• lista de episodios - sobre
  • Crimes, pecados e tranças

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    Esta semana, Ricardo Aúes Pereira, na estrangea à distância, declara-se apropriado.
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    Pedro Mexia, cento-se misto e João Miguel Taváres, cantarola, avante.
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    Está reunido o programa que os nomes estamos geralmente impedidos de dizer.
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    [Música]
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    Agora, vivem vocês, um bem-vindos.
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    No final de uma semana, em que se computaram cinco meses de guerra na Europa,
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    em que a União Europeia acertou o modo como vai racionar o consumo de gas,
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    e em que a Rússia não dia assim um acordo que permite a exportação de seriais do caranheianos,
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    e no dia seguinte, bom bardiou o porto, onde esses seriais estão começando a ser enviados.
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    É este o pânio de fundo internacional de uma semana, em que por cá,
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    o vosaragata política encontra-os há o mais alto nível e a revelação de abusos.
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    Aliás, o João Miguel Taváres quer ser precisamente nisto dos abusos
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    para falar de crimes ou de pecados, João Miguel Taváres.
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    Não, são pecados, mas os pecados também são crimes, e isso é o grande problema
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    que é e gráida já muitas vezes se esquece.
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    O que está em causa é a revelação pelo observador,
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    esta semana, de uma denúncia da buso sexual, de uma criança por parte de um padre,
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    ou o caso de há venhos anos 90, sem que tenha a vida com as consequências,
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    e sem que o caso tenha sido encaminhado para a justiça mesmo agora,
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    numa conversa recente do atual patriarca com a vítima.
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    Ah, sempre argumentos para não fazer certas coisas e a lei nem sequer em põe,
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    que os casos como este, tenham que ser denunciados à polícia,
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    e aqui existe até o argumento que é vítima, que permet lugar a mãe da vítima.
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    Nos anos 90 eu falo com o bom Jé Policar, porque é tanto falsoil,
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    e a própria vítima falou com o atual da humanaal de clomente,
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    e portanto, estamos a falar sobre um caso que teria acontecido quando ele teria 11 anos,
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    no início da década de 90.
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    Evidentemente, já passou muito tempo, e portanto o caso está escrito,
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    a igreja diz que não teve conhecimento de mais casos e de outras denúncias.
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    É que o meu problema, e eu aléjo-se, que vi sobre isto aqui,
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    e aquilo que vou escrever sobre isso, é que sempre o meu lugar foi a permanência
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    de uma dificuldade de andar explicações claras quando estes casos são conhecidos.
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    E foi isso que quando eu li o tais do observador indignou particularmente,
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    porque dou manual clomente, e os seus portavosos,
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    primeiro, davam uma explicação muito vaga sobre o assunto,
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    admitiram que isto realmente tinha acontecido,
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    e que tinha a vida daquela conversa e aquelas queixas.
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    - Fiaram que vítima não quis que fosse tornado a pública situação,
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    sem se perceber na formulação até agora na carta da manual clomente,
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    se se está a dizer com isso, que não quis, no sentido de não fez nada
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    para que o caso fosse divulgado, ou se não quis pedindo que não fosse divulgado,
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    lá aqui, o manual, fica por disclucer.
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    - Mas essas noantes, e as noantes que ficam com pós-escoleques,
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    são a meu ver o eterno problema deste caso.
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    - E o que você falava de um caso de encobrimento nesta situação, ou é esticar...
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    - Eu, para mim, pode não ser um caso de... - Estas máticas?
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    - Não, eu não sei... O problema é, na década de 90,
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    é possível que você possa falar de um caso de encobrimento.
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    Esse é o problema, ou seja, quando donos de usar policar com o tefo conhecimento,
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    deste caso é verdade que as leis no dentro da própria igreja e os procedimentos
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    é um de diferentes.
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    - Mas mudou um paro com os outros que... - Fou nos anos de 90, ainda não há certeza
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    ou não que o caso não autogativesse proscrito.
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    E o que aconteceu é que o padre foi retirado da pagóquia e foi colocado numa caplania,
    [06:51:04 - 06:57:20] |
    aparentemente agora, uma caplania hospitalar.
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    E, portanto, nós temos aqui aquilo que tem sido o constante e trágico,
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    e constante e trágica reação da igreja de antes de casos, que agarra nesta pessoas
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    e desvia-se para um outro lado.
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    O facto de ter tirado da pagóquia para colocar no outro lado, já em si indicia que,
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    com certeza, que haveria alguma dimensão ali, de culpabilmente, a igreja estar convencida
    [07:39:28 - 07:44:56] |
    que alguma coisa ao padre que tenha feito, se não não teria mudar de sítio.
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    E aparentemente, esse páscoo, o joenom ainda não é conhecido, fundou uma outra instituição
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    fora do âmbito da igreja, mas com... enfim, fora técnicamente do âmbito de patriarquato,
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    mas que dá a colhimento da família e aparentemente das jovens.
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    A gente se chama "O que é o esclimo de pedofilia" tendem a ser repetidos, ou seja, quem
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    comenta esse crime uma vez, tende a isso que sabe porque, tratas do impulso difícil de
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    controlar, tendem a ser repetidos.
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    E, portanto, a igreja sempre lidou horrívelmente com isto.
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    Acho que é das páginas mais negras e trágicas, ainda por cima, estamos aqui, esta
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    mesa, pessoas que têm uma relação muito próxima com a igreja, e é realmente absolutamente
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    chocante tudo o que aconteceu.
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    Muita gente abandonada, muita gente que perdeu a fé por causa disso e acho que, de
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    alguns casos, infeligmente com boas razões.
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    E depois de tudo isto acontecer, depois de vir uma comissão apoiada pela igreja, formada
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    pela igreja para averigou aos casos, continuar a ver estas extrema dificuldade de simplesmente
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    falar com os jornalistas.
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    Explicar o que aconteceu mesmo que não revelando nomes, ser clago a explicar aquilo que
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    se passou.
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    E este jornalistas que fizeram esta peça de novo observador, que vão fazer síscomes
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    e as sonas em cima, não há li sessionalismo, são ótimos jornalistas, que vão fazer síscomes
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    já, escrevam um livro sobre isto, aliás, não eu recomendei o aqui, são pessoas muito séries,
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    estão a fazer um trabalhado de escultínio genuino e essa é a merece em respostas do patrô
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    de aquado.
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    E antes de ter publicado.
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    De república já veio dizer que não acredita pessoalmente e fez questão de dizer que era
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    a título pessoal que falava, que tenha a vida a intenção de ocultar crimes.
    [10:40:34 - 10:50:34] |
    Isto é Marcelo na posição de a desvogada de defesa do patriarco, a tê-lis boa.
    [10:50:34 - 10:57:54] |
    Eu tenho criticado muitas afirmações de Marcelo Veloçoso, eu tenho indito todas as
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    semanas ou quase neste programa que Marcelo anda a falar demais, sobre maziadas coisas.
    [11:05:30 - 11:16:46] |
    Acho que isso co-corre do tempo e dos anos, pode fazer o seu papel enquanto o presidente
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    da república se vá, de facto, fora o lando.
    [11:22:02 - 11:25:22] |
    E será isto caso também?
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    Em caso, eu acho que todas as coisas que já disse, parecem das mais escancas.
    [11:32:38 - 11:39:22] |
    Todas as coisas que ele que ainda enqueeu abriu a boca e não devia ter aberto, esta para
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    mim é uma das mais escancas.
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    E se eu gostam tanto, tanto é o que eu gostam, devia ter a imparender de já, que da mesma
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    maneira que a lundia disse que nem há mais o que a festa achava de ser.
    [11:56:46 - 12:01:26] |
    Ministro, também nem há mais o que a festa deixa de ser presidente da república.
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    As opiniões pessoais Marcelo Veloçoso hoje em dia 3 são no zero.
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    Se são só opiniões pessoais de eu, guarde-as para si, não, as verbalize porque quando fala
    [12:14:46 - 12:22:10] |
    evidentemente o que quem fala é o presidente da república, ainda que diga só a título pessoal.
    [12:22:10 - 12:32:22] |
    Aquelas afirmações são totalmente desnecessárias para mais vim de um católico, o que ainda
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    torna as afirmações mais grafes e a ansiedade silêncio, maior, e isso que eu tendo a conta
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    o histórico daquilo que tem sido da igreja.
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    E portanto, é mesmo um daqueles casos de pouca e anotacalhas.
    [12:50:46 - 12:58:48] |
    O que cosco esse dizer é que a revelação deste caso pode ter para o patriarco de Lisbo
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    manual de clima, pedra-mexia.
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    Parece que ele fica numa posição difícil, fragilizado.
    [13:09:50 - 13:18:16] |
    Mais de que o patriarco é mais que a igreja que tem falado e aliás o nome de uma
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    documento falou também várias vezes.
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    E ainda agora na tolerância zero, tolerância zero não pode ser uma palavra.
    [13:30:12 - 13:40:16] |
    Ou seja, tolerância zero significa que não há tolerância nenhuma com nada e, portanto,
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    significa total abrutura em relação ao que aconteceu no passado.
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    Ovalu uns passos foram dados nesse sentido, uma forma um pouco relutante, mas foram dados.
    [14:01:44 - 14:10:56] |
    E total desperibleidade para clarificar tudo.
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    Eu acho que o que é importante foi a passagem do entendimento da própria igreja, que
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    me sabe, o Papa, destasuntos ser um assunto do Or da Interna.
    [14:33:24 - 14:45:00] |
    E só o entendimento do Or da Interna é que permitiu o resolução, como, vermelhista
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    para o resto do tapete, ou seja, mudar os pardes de sítio, do paróque, ou de sítio
    [14:54:12 - 14:55:52] |
    onde ele estava.
    [14:55:52 - 15:06:32] |
    Portanto, isto tem uma dimensão pública, tem uma dimensão criminal, tem uma dimensão
    [15:06:32 - 15:13:44] |
    não apenas de passado no sentido de isto acontecer.
    [15:13:44 - 15:19:08] |
    Vamos lidar com isto, mas isto pode voltar a acontecer.
    [15:19:08 - 15:29:00] |
    Portanto, também há uma responsabilidade de prevenção a relação ao que pode acontecer.
    [15:29:00 - 15:43:32] |
    Ele afrentiu o que diz, de uma nova clima, para um lado, é um resultado de uma resposta
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    ligeiramente técnica.
    [15:51:04 - 15:58:44] |
    Em que parte é que é verdade?
    [15:58:44 - 16:02:04] |
    É a mesma coisa.
    [16:02:04 - 16:09:40] |
    Quando ele diz que as recomendações canonicas e civis vigentes, não sei o mais há muito
    [16:09:40 - 16:15:24] |
    que aquele que quer dizer como civis, não sei que seja no sentido em que o jovem é
    [16:15:24 - 16:25:44] |
    referiu que não há de facto uma obrigação à luz da lei portuguesa de comunicar esses
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    casos, mas...
    [16:27:24 - 16:31:56] |
    Mas já havia a determinação do Papa da...
    [16:31:56 - 16:34:24] |
    Essa é a ver comunicação...
    [16:34:24 - 16:36:04] |
    Essa é a parte que é técnica.
    [16:36:04 - 16:37:44] |
    Essa é a par que é técnica.
    [16:37:44 - 16:39:24] |
    Já havia.
    [16:39:24 - 16:42:44] |
    Não, nos anos de novo.
    [16:42:44 - 16:44:24] |
    Não, não.
    [16:44:24 - 16:47:04] |
    O que estamos a falar do nome no argumento.
    [16:47:04 - 17:02:04] |
    Mas as normas, essas normas que mudaram na igreja, estavam neste momento a ser
    [17:02:04 - 17:03:44] |
    mudadas.
    [17:03:44 - 17:13:24] |
    Portanto, pode-se ver de técnica ela, tinha a verdade que só entraram em vigor um pouco
    [17:13:24 - 17:20:56] |
    depois, porque isso foi um processo entre o Papa decidir, isso tem que mudar.
    [17:20:56 - 17:25:16] |
    E haver mudanças concretas ou um processo.
    [17:25:16 - 17:33:04] |
    Não parece que o refugio de uma norma técnica seja uma boa resposta.
    [17:33:04 - 17:36:12] |
    Parece uma explicação administrativa demais.
    [17:36:12 - 17:48:00] |
    Isso, sobretudo, acho que uma coisa é não haver a obrigação de um cidadão individual
    [17:48:00 - 17:57:52] |
    de reportar um caso, uma suspeita de pedofil de outra coisa, uma instituição que já
    [17:57:52 - 18:09:32] |
    há muitos anos antes disso, sabia que havia caso, já tinha sido os casos de bosta, etc.,
    [18:09:32 - 18:18:44] |
    que uma instituição não tinha entriorizado a necessidade de eu fazer, mesmo antes de
    [18:18:44 - 18:20:40] |
    ver a instruções do Vaticano.
    [18:20:40 - 18:23:16] |
    Portanto, isso é problemático.
    [18:23:16 - 18:33:32] |
    Eu não sei exatamente o que se passou, problemático é e quanto mais justificações, no sentido
    [18:33:32 - 18:42:20] |
    de respostas foram andadas, mais tolerância a zerar realmente, mas por enquanto não é
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    muito zero.
    [18:44:00 - 18:53:00] |
    Será este caso de Ricardo Aoros Pereira, o meteorito, que se referia ao bicho de porto quando
    [18:53:00 - 18:59:36] |
    há uns anos de seu opos à criação de uma comissão para investigar situações da
    [18:59:36 - 19:07:16] |
    buso sexual na igreja portuguesa, do Manuel Linda disse na altura que ninguém queria
    [19:07:16 - 19:12:24] |
    uma comissão para estudar os efeitos de um meteorito?
    [19:12:24 - 19:20:28] |
    O exame provável, é provável que seja este meteorito, nós na altura dessas declarações
    [19:20:28 - 19:31:08] |
    do bicho Manuel Linda, toda a gente te confie um bocadinho, é porque ele disse se for
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    para prevenção, formação para determinar estas ídol clero, avance com essa comissão, se
    [19:41:12 - 19:50:00] |
    é para recolher caixas, sinceramente, não se justifica, porque até este momento não
    [19:50:00 - 19:53:32] |
    tivemos caso nenhum graças a Deus.
    [19:53:32 - 19:56:52] |
    E nós te confiamos, todo mundo.
    [19:56:52 - 20:01:56] |
    Você podia adentrar diretamente o Poas Seminário, Pão.
    [20:01:56 - 20:05:00] |
    Se eu sei, clique em mim.
    [20:05:00 - 20:12:04] |
    Está preparada.
    [20:12:04 - 20:21:32] |
    Nós te confiamos porque era muito exito não é ver a casa deste, um pouco por todo o mundo
    [20:21:32 - 20:30:00] |
    e Deus, nosso senhor, não há casos nenhum graças a Deus.
    [20:30:00 - 20:41:12] |
    Deus, nosso senhor, ter escolhido Portugal para distinguido Portugal com a inexistência
    [20:41:12 - 20:50:24] |
    de casa, é certo que há um estúrial, também de umcias, também visitou o nosso país em
    [20:50:24 - 21:00:08] |
    17, a todo um estúrial, a mãe do meu seer.
    [21:00:08 - 21:03:28] |
    Foi o que eu disse, a mãe do meu seer.
    [21:03:28 - 21:08:56] |
    Ah, peço desculpa, peço desculpa, só percebi o que seia, a mãe.
    [21:08:56 - 21:16:20] |
    A todo um estúrial de grande proximidade entre nós e Deus, nosso senhor, entre Portugal e
    [21:16:20 - 21:18:48] |
    Deus, nosso senhor, não há dúvida.
    [21:18:48 - 21:27:08] |
    Agora, na verdade nós te confiamos todos que se não havia caso nenhum era graças a Deus,
    [21:27:08 - 21:35:08] |
    era graças a alguns representantes de Deus que estavam, digamos, não dizer nada a
    [21:35:08 - 21:36:48] |
    ninguém.
    [21:36:48 - 21:41:20] |
    Isso era isso mesmo.
    [21:41:20 - 21:57:44] |
    O João Miguel e o Pedro acham que mudar os padas do Paróquia é pouco, quer dizer, quem
    [21:57:44 - 22:05:40] |
    já fez mudanças sabe que é muito chato, é preciso estar em pacoitado tudo, há sempre
    [22:05:40 - 22:15:40] |
    coisas que se partem, acaba por ser um castigo desagradável.
    [22:15:40 - 22:26:56] |
    Eu não sei, eu acho que este, por um lado, há este silêncio da igreja, não é?
    [22:26:56 - 22:33:00] |
    O silêncio da igreja relativamente é este caso, por exemplo.
    [22:33:00 - 22:39:20] |
    Mas há outro silêncio que é insurso-lo, também, que é o duma partido.
    [22:39:20 - 22:46:56] |
    Não sei se sabe qual é, que sempre que se falem abuso sexual de crianças, está na primeira
    [22:46:56 - 22:53:12] |
    linha da literia e das propostas para castrar.
    [22:53:12 - 23:00:40] |
    É certo quando se trata da igreja.
    [23:00:40 - 23:13:48] |
    E neste caso, vem neste caso que veio a público, sintoma de uma cultura de encubrimento
    [23:13:48 - 23:20:08] |
    na igreja que pode esconder outras situações similhantes?
    [23:20:08 - 23:24:20] |
    Não, mais uma vez.
    [23:24:20 - 23:32:28] |
    Nós, tem acontecido, isso é aquilo que temos assistido em todos os países, não é?
    [23:32:28 - 23:36:36] |
    Se as iria estranhas Portugal, o de força diferente.
    [23:36:36 - 23:41:32] |
    Parece que sim, que é um de cima ao diz.
    [23:41:32 - 23:51:20] |
    Os números, sempre, de fato, que ter extras são muito menor, com aquilo que nós temos visto.
    [23:51:20 - 24:03:20] |
    A transmissão tem dito que sente que há algumas pessoas e alguma dificuldade de fazer
    [24:03:20 - 24:06:40] |
    com que as pessoas querem falar.
    [24:06:40 - 24:08:20] |
    Para o que é algo?
    [24:08:20 - 24:15:48] |
    Eu acho que é o país para o que é algo para um lado, um país pequeno e com comunidades
    [24:15:48 - 24:25:44] |
    muito fortes, até para o que é sede, e que não facilitam a divulgação deste caso e a
    [24:25:44 - 24:30:44] |
    casapia.
    [24:30:44 - 24:39:04] |
    Se qualquer pessoa tenha sido evitemente pedofilia e que levou com o caso de casapia e o que é
    [24:39:04 - 24:47:08] |
    que as crianças passaram e o que aconteceu, pensa duas ou três vezes antes de andar e
    [24:47:08 - 24:48:48] |
    fazer num ser fulm.
    [24:48:48 - 24:57:28] |
    Sendo que há que crescer em igreja católica, português, dá alguns exemplos contraditórios
    [24:57:28 - 25:12:20] |
    porquanto há uns anos, ou um bicho sobre o que eram suspeitas, foram de uma impiedade
    [25:12:20 - 25:23:32] |
    para com ele, basicamente, disseram que iriam rezar por ele, como quem diz esse desgraçado,
    [25:23:32 - 25:34:12] |
    esse criminoso, e portanto às vezes há uma impunidade e, outras vezes, há uma saínea
    [25:34:12 - 25:37:52] |
    que eu não sei exatamente o que quer dizer.
    [25:37:52 - 25:47:00] |
    Entregamos ao João Miguel Tavares a pasta de ministro dos abusos, quanto o albeder mexia
    [25:47:00 - 25:54:12] |
    quer ser por esta semana, ministro da escolha, que está complicada.
    [25:54:12 - 26:09:28] |
    Temos, tem sido álbum, de uma tentativa, de indostar a responsabilidade de decidir
    [26:09:28 - 26:15:44] |
    para o PSD, mas o que é ser muito claro, o PSD é um partido responsável, é um partido
    [26:15:44 - 26:24:48] |
    que entende que estas obras estratégicas e estruturantes devem terceiro um consenso
    [26:24:48 - 26:32:04] |
    tão alargado quanto possível, mas não vamos invertir os companjos, quem tem que governar
    [26:32:04 - 26:33:44] |
    ao governo.
    [26:33:44 - 26:46:56] |
    O assunto é o novo era o Porto PSD, não quer ficar com responsabilidades que são do
    [26:46:56 - 26:55:52] |
    governo, que não são do PSD, compreendo esta dança que tem acontecido nos últimos dias,
    [26:55:52 - 26:57:32] |
    pedrem-seias.
    [26:57:32 - 27:07:28] |
    Eu acho que o que aconteceu nesses últimos dias pode ser exemplo ficativo de uma dificuldade
    [27:07:28 - 27:17:36] |
    do estilo do oposição praticado por Luís Mundo Negro, que tem a vantagem, elas são
    [27:17:36 - 27:26:24] |
    arruir e o de ser uma forma do oposição, porque é um passo a frente a relação a que havia
    [27:26:24 - 27:35:48] |
    antes, mas a oposição não é simplesmente dizer, estou contra, e num caso como este que não
    [27:35:48 - 27:43:40] |
    é o assunto novo, se há assunto que não é novo, é o assunto, era o Porto.
    [27:43:40 - 27:54:48] |
    O governo passo com ele teve uma opção na altura e dizia simplesmente quem decidiu governo,
    [27:54:48 - 28:03:20] |
    o que é verdade, mas o governo agora entende, quando as últimas vegras, que se
    [28:03:20 - 28:15:12] |
    quer abrir, realmente a maior parte da oposição, a decisão, a decisão é do governo, o PSD
    [28:15:12 - 28:24:52] |
    que vai decidir, mas o PSD, como partido da alternativa, num assunto, importante como
    [28:24:52 - 28:34:36] |
    é este, já teve tempo, tem que minerar estúdios, tem técnicos, tudo em mais uma coisa para
    [28:34:36 - 28:46:20] |
    dizer, a nossa é preferência, é esta, dizer, não, isso é com o governo, sendo verdade, não
    [28:46:20 - 28:56:28] |
    é muito reconfortante em termos da seriedade do PSD, que é um partido que vai haver, como todos
    [28:56:28 - 29:10:52] |
    os partidos do governo, ideias feitas, feitas no sentido de ideias estruturadas, sobre
    [29:10:52 - 29:24:28] |
    os grandes assuntos da vida pública nacional, e, portanto, simplesmente dizer, teremos, ou
    [29:24:28 - 29:33:52] |
    temos, mas não dizemos, porque é o governo, que caro não parece interessante, sendo que depois
    [29:33:52 - 29:44:24] |
    na canelava, isso é que está na oposição, na canelava é muito bom, porque disse logo, quando
    [29:44:24 - 29:51:52] |
    pera no interessante, vai protestar, elas são a necessidade à obra, no aeroport, etc., pelo
    [29:51:52 - 30:01:52] |
    que dizer, não reconheça a turidade, ou se o ministro, no intercultório é o primeiro ministro,
    [30:01:52 - 30:08:16] |
    como que é o senhor chefe, não, nunca sabemos que o ministro está em cinto, como o
    [30:08:16 - 30:16:24] |
    primeiro ministro, e é isto, é bem na política, e bem, acho que fez bem, fez bem no sentido
    [30:16:24 - 30:24:36] |
    que está no seu papel, mas não é só que no lado ao poli, isso não tem que ser alternativo.
    [30:24:36 - 30:36:20] |
    Justamente o líder do PSD e o ministro das infraestruturas envolveram-se numa troca de argumentos,
    [30:36:20 - 30:44:20] |
    sobre de quem é a responsabilidade, plus atrasos na decisão, Pedro Número Santos,
    [30:44:20 - 30:54:16] |
    responsabiliza o PSD, Luís Montenegro, acusa ao governo de ter estado a dormir.
    [30:54:16 - 31:04:24] |
    Descidir a utilização do novo aeroport, e até muda-livado, que se quer seguir, faça-se
    [31:04:24 - 31:15:36] |
    já as obras não eram portas de portela, já se pediam ter feito aliás, no tempo que era mais propício,
    [31:15:36 - 31:26:52] |
    que foi o tempo da pandemia, nós tivemos, desculpa, a mesma expressão, a dormir em Portugal, e o governo esteve a dormir.
    [31:26:52 - 31:32:08] |
    No dormir não, nós temos a trabalhar, só coisa que nós fazemos é trabalhar.
    [31:32:08 - 31:41:16] |
    O PSD, a última coisa que pode fazer a matéria de expansão da capacidade da aeroporto-área da região,
    [31:41:16 - 31:51:20] |
    de Lisboa, é por ser de fora da fotografia. Neste último setan, o governo foi até um depote, o PSD sabia que,
    [31:51:20 - 31:59:20] |
    para concretizar aquela que era a solução, foi por si escolhida, era necessário altrar uma lei,
    [31:59:20 - 32:04:16] |
    que se recusou a fazer e atrasou o movimento processo.
    [32:04:16 - 32:07:52] |
    E portanto, o PSD está na fotografia.
    [32:07:52 - 32:17:52] |
    Quem ficará em grande plano na fotografia é a questão, o que é que retira desta troca de galeravetes?
    [32:17:52 - 32:19:28] |
    Ricardo Arospreira.
    [32:19:28 - 32:35:48] |
    O cara, nós retiro que, talvez, fosse importante cunharmos uma nova expressão na nossa língua, que é passar a batata morna.
    [32:37:28 - 32:46:08] |
    Em vez de passar a batata para quente, é a batata morna, porque isso é do aeroporto.
    [32:46:08 - 32:55:04] |
    Uma vez que dura há 50 anos, a batata não se está propriamente quente.
    [32:55:04 - 32:56:56] |
    Porque já está feria mesmo.
    [32:56:56 - 33:03:32] |
    É que a parte se está feria, que a parte se está feria.
    [33:03:32 - 33:09:24] |
    É a batata agruada neste momento.
    [33:09:24 - 33:21:56] |
    E não se se viram que Luís Montenegro disse que é preciso um consenso alargado.
    [33:21:56 - 33:27:08] |
    Não se se viram nas imagens que nós passamos há porquadinho.
    [33:27:08 - 33:31:52] |
    O Luís não é isso, é um consenso.
    [33:31:52 - 33:33:48] |
    O debate é que é largado.
    [33:33:48 - 33:38:32] |
    É, na espécie de um batal largado, como é um consenso?
    [33:38:32 - 33:41:48] |
    É uma doura normal.
    [33:41:48 - 33:46:04] |
    É presidente do PSD ainda há pouco tempo.
    [33:46:04 - 33:57:00] |
    Mas isto é só não ir la diante, porque é aflipivo.
    [33:57:00 - 34:07:24] |
    Esta ideia deve estarmos há 50 anos à procura de uma solução para este problema.
    [34:07:24 - 34:18:04] |
    E em 50 anos depois, estamos ainda a fazer a figura daqueles casais que é preciso ligar
    [34:18:04 - 34:19:44] |
    a poca analisador.
    [34:19:44 - 34:22:12] |
    Liga-tú, perço a oliga-tú.
    [34:22:12 - 34:27:44] |
    Sou sempre a oliga-tú, já oliga-tú, poca a pintar-tú, oliga-tú.
    [34:27:44 - 34:31:04] |
    E portanto é isto.
    [34:31:04 - 34:33:44] |
    Estamos à este momento.
    [34:33:44 - 34:37:32] |
    Estamos à este momento, oliga-tú.
    [34:37:32 - 34:51:24] |
    Depois de ouvir Luís Montenegro falar da obra do aeroporto da Portela, o ministro das Infrastruturas,
    [34:51:24 - 34:56:16] |
    que é escritor do PSD, fosse mais solicita a este respeito.
    [34:56:16 - 35:04:16] |
    Montenegro, já o referimos a pouco, diz que não fala com, não responde, Pedro Númeso
    [35:04:16 - 35:14:36] |
    Santos, ou o chefe, Pedro Númeso Santos é a época de que a gente é público, desentenda,
    [35:14:36 - 35:20:20] |
    e, por tanto, deixou o ministro falar sozinho.
    [35:20:20 - 35:29:04] |
    Será isto um sintoma de fragilidade política de Pedro Númeso Santos ou a Miguel Tavárez,
    [35:29:04 - 35:36:08] |
    depois de ele ter sido publicamente autorizado por Andarem Costa?
    [35:36:08 - 35:44:04] |
    Isso é, não é? Ou seja, quando ele fala grosso, hoje em dia já não o vemos falar da mesma
    [35:44:04 - 35:45:44] |
    maneira.
    [35:45:44 - 35:50:44] |
    Sou a grosso, mas nos nossos vídeos parece fininho, não é?
    [35:50:44 - 35:59:50] |
    E vai passar algum tempo até isso, deixar de acontecer no campeonato da Canelada, Luís
    [35:59:50 - 36:07:26] |
    Montenegro, que teve uma boa piada, não vou estar aqui a responder até porque não sei
    [36:07:26 - 36:17:00] |
    se aquilo que eu estava dizendo é aquilo que o ministro concorda, o que é o atimo.
    [36:17:00 - 36:25:56] |
    Mas isto acontece tudo, pois não é encontro, 3 horas e meia, entre Luís Montenegro
    [36:25:56 - 36:37:52] |
    e António Costa, é um longo reunião, serado concluir que não tem suficiente nessa reunião
    [36:37:52 - 36:45:08] |
    de 3 horas e meia para acertar em produções a respeito desta questão, que já será
    [36:45:08 - 36:51:04] |
    está meio século, a questão da Batata Garlada, como diz o Ricardo.
    [36:51:04 - 36:57:12] |
    O António Costa prestou de clarações depois dessa reunião.
    [36:57:12 - 37:07:48] |
    Luís Montenegro não, um teus no carro e não fosse ser visto, não quis ficar numa fotografia,
    [37:07:48 - 37:17:00] |
    Luís Montenegro, o António Costa, como o Rio de Nificado, quando o Chimale Derença do PSD.
    [37:17:00 - 37:27:16] |
    Mas está, é verdade, eu já estou a aplicação do lente, eu sei, tal como é.
    [37:27:16 - 37:28:56] |
    Os analistas comunidades.
    [37:28:56 - 37:35:28] |
    É verdade, um líder do segundo partido de serviço ao lado do primeiro ministro, qual é
    [37:35:28 - 37:37:08] |
    o problema do que?
    [37:37:08 - 37:46:56] |
    É a explicação para não ter estado e para não ter falado depois dessa reunião, como é
    [37:46:56 - 37:57:00] |
    a explicação para estas clarações do Governo, né, Governo não é o PSD, ou seja.
    [37:57:00 - 38:07:32] |
    Dentro daquilo que esta estratégia de Luís Montenegro, embora ele está já dizia, o que
    [38:07:32 - 38:12:36] |
    está a fazer é a posição, a primeira coisa, que ele não é verdade, está a fazer, é
    [38:12:36 - 38:14:16] |
    que está a ser o Rio de Nificado.
    [38:14:16 - 38:19:20] |
    É a dizer, não me confundam, eu não sou como ao outro.
    [38:19:20 - 38:21:00] |
    Mas isso já sabemos?
    [38:21:00 - 38:23:20] |
    Pois eu acho que já sabemos.
    [38:23:20 - 38:25:00] |
    Sabemos isso.
    [38:25:00 - 38:32:36] |
    E também, dentro daquilo que são as necessidades do país, parece muito infantil.
    [38:32:36 - 38:35:48] |
    É preciso um bocadinho mais.
    [38:35:48 - 38:45:52] |
    E o caso do aeroporto vai haver milhões de casos para a dissensão.
    [38:45:52 - 38:56:32] |
    Não precisa destagar, inventar uma dissensão, num caso em que convém, de facto, PSD,
    [38:56:32 - 38:58:12] |
    esteja um da cor.
    [38:58:12 - 39:07:22] |
    O Pedro Messia, fica então o ministro da escolha, é a vez do Ricardo Aroos Pereira se tornar
    [39:07:22 - 39:11:32] |
    o ministro da Zaragata.
    [39:11:32 - 39:16:48] |
    O caso chegou a via este facto, foi só o barulho, Ricardo.
    [39:16:48 - 39:18:28] |
    Conte lá isso.
    [39:18:28 - 39:22:32] |
    Não, ó, Carlos, vamos lá ver.
    [39:22:32 - 39:29:20] |
    Antes de mais nada, é preciso termos uma conversa séria, porque eu acho que o nosso país
    [39:29:20 - 39:33:52] |
    tem um problema com uma minoria.
    [39:33:52 - 39:37:12] |
    Não vale a pena estarmos apotinando a fugir.
    [39:37:12 - 39:43:44] |
    Demos um problema com uma minoria, são desacates uns atrás dos outros.
    [39:43:44 - 39:52:36] |
    Eu nem preciso ler, quando as notícias aparecem, eu nem preciso ler qual é um grupo
    [39:52:36 - 39:56:44] |
    que está metido nela, porque é evidente.
    [39:56:44 - 39:58:24] |
    É evidente.
    [39:58:24 - 40:04:20] |
    É uma minoria que não chega a 10%, porque que se chama cheguem.
    [40:04:20 - 40:18:04] |
    E na mesma semana, o chega armou o masaragata, o lá um desacate na câmera municipal
    [40:18:04 - 40:21:48] |
    do Velo Francoad Chira, acho eu.
    [40:21:48 - 40:35:40] |
    E depois daquela de ter embatido enretirada por as palavras do presidente da Assembleia,
    [40:35:40 - 40:39:00] |
    eles terem feito do Vóido.
    [40:39:00 - 40:43:52] |
    Nesse conhecia disso ainda o vejo.
    [40:43:52 - 40:56:28] |
    A meaça, de um senhor do chega, é uma seçora de imprensa do PS.
    [40:56:28 - 40:59:24] |
    E portanto, é isto, Carlos.
    [40:59:24 - 41:08:12] |
    Estou estima de que essas pessoas não podem viver com o privilégio especiais no nosso
    [41:08:12 - 41:09:52] |
    associado.
    [41:09:52 - 41:16:44] |
    Eu sei que custo ao viriste, mas temos que enfrentar o problema.
    [41:16:44 - 41:20:56] |
    O que eles chamam a atenção no episódio de Velo Franco?
    [41:20:56 - 41:25:56] |
    Há um comunicado do chega bastante suígêneres.
    [41:25:56 - 41:34:56] |
    E, idademente, o comunicado é uma espécie de poder ser candidato ao jogo de floreis
    [41:34:56 - 41:36:36] |
    de Velo Francoad.
    [41:36:36 - 41:44:12] |
    Já agora não sei se é possível, porque o presidente da câmera chama-se rei e o
    [41:44:12 - 41:49:32] |
    comunicado do chega é ópto por um conto.
    [41:49:32 - 41:59:12] |
    Eu muito bonito a dizer, era uma vez um reino longem com quem mandava um rei e, pronto,
    [41:59:12 - 42:11:20] |
    há uma série de alegorias sobre eu, infelizmente já não tenho filhas em idade de ouvir
    [42:11:20 - 42:25:20] |
    em histórias antes do leitar, se não teria contado aquela historinha, lavarada pela pena
    [42:25:20 - 42:38:52] |
    de um autarca do chega de Velo Francoad Chira, que era realmente muito vela e que aparentemente
    [42:38:52 - 42:49:28] |
    justificava o facto de eles tenham começado a ouvir de armar um zacato com qualquer
    [42:49:28 - 42:52:00] |
    numa seção de câmera.
    [42:52:00 - 43:02:16] |
    São estas coisas que o chega veio trazer a vida política portuguesa, a gente, eles avisaram
    [43:02:16 - 43:05:36] |
    que o objetivo era destruir o sistema.
    [43:05:36 - 43:11:00] |
    Devíamos ter desconfiado que era aponada.
    [43:11:00 - 43:19:52] |
    Uma vez que o caso se passou a Velo Francoad Chira é este concreto, poderá dar algum modo
    [43:19:52 - 43:27:08] |
    atribuírus que estão uma espécie de espírito de forcado, pedram de chia.
    [43:27:08 - 43:30:04] |
    Não, o que está dentro da Francoad Chira?
    [43:30:04 - 43:33:28] |
    Não, eu acho que eu estou em feito isto.
    [43:33:28 - 43:41:04] |
    Não estou a ver, não estou a dar a atribuírus, o que está dentro da Francoad Chira.
    [43:41:04 - 43:46:12] |
    Não, eu não sou de Velo Francoad Chira.
    [43:46:12 - 43:55:32] |
    Muitos deus vem de uma terra, aí que não é Velo Francoad, vem de uma terra problemática,
    [43:55:32 - 44:09:56] |
    que é a terra do online, muitos destas pessoas acham que no Parlamento podem dizer coisas
    [44:09:56 - 44:12:24] |
    como se diz nas redes sociais.
    [44:12:24 - 44:20:40] |
    Aliás, há um caso, eu sei qual dos portados aqui, que foi que fez naquele famoso comentário
    [44:20:40 - 44:31:40] |
    quando a deputada João Acindezia disse que era preciso descolonizar o Parlamento e ele
    [44:31:40 - 44:40:04] |
    disse que era preciso desconalizar, estou a citar, desconalizar o Parlamento.
    [44:40:04 - 44:52:00] |
    E portanto, é esse nível, é o nível da Chukarrer, é o nível da Zaragat, é o nível da
    [44:52:00 - 44:53:40] |
    do Circo Parlamentar.
    [44:53:40 - 45:00:52] |
    Eu acho que tão importante, aliás, eu já disse isto, três vezes a algum dos últimos anos,
    [45:00:52 - 45:10:52] |
    elas são ofnômeno, tramp, etc., tão importante quanto a densidade ideológica.
    [45:10:52 - 45:26:00] |
    E este comportamento que é a margem das regras de decesse mínima num Parlamento, num
    [45:26:00 - 45:32:08] |
    Parlamento, e a gente que é a augmentar as meninas de expressão, não é porque achar muita
    [45:32:08 - 45:34:08] |
    violência no país, né?
    [45:34:08 - 45:41:46] |
    E aí os barras de agradados, isto parece a bancada de agradada e o partido de agradado, no
    [45:41:46 - 45:48:16] |
    sentido, em que não todos constatementar, bancados com os outros e há minhas sangres outros.
    [45:48:16 - 45:49:56] |
    É ser aparto boa.
    [45:49:56 - 45:51:36] |
    É ser aparto boa.
    [45:51:36 - 46:01:36] |
    Bem, os portados atensam, o ventuga no meio d'íste aparece como um tip civilizado no meio daquilo.
    [46:01:36 - 46:03:16] |
    E não é bom.
    [46:03:16 - 46:04:56] |
    Fico preocupação, é.
    [46:04:56 - 46:06:36] |
    Pois, exatamente.
    [46:06:36 - 46:12:48] |
    Na semana passada, falamos aqui do episódio no Parlamento com os deputados dos Chegá, abandonarem
    [46:12:48 - 46:21:20] |
    um amiciclo em protesto contra o presidente do Parlamento, o presidente da República.
    [46:21:20 - 46:33:12] |
    Esta semana, Augusto Santichilva, almoçou em Blanco o presidente, vê se intunia nesta
    [46:33:12 - 46:39:00] |
    circunstância entre as duas principais figuras dos Estados, João Miguel Tavares.
    [46:39:00 - 46:45:04] |
    O presidente, a República é um doce disputado pelos dois esta semana.
    [46:45:04 - 46:47:56] |
    Também tivesse esta feira.
    [46:47:56 - 46:49:36] |
    Esta feira de aventura.
    [46:49:36 - 46:58:44] |
    A regraventura e a regraventura depois foi contado, dizem que estava muito convite,
    [46:58:44 - 47:11:44] |
    eu acreditava muito que o Marcelo Rebello de Sosa iria sensibilizar algo sentilva para
    [47:11:44 - 47:16:56] |
    um lugar, o seu comportamento, no paralelamento.
    [47:16:56 - 47:26:00] |
    O que seiu do almoço de Santichilva com o presidente foi que nem sequer falaram do chega.
    [47:26:00 - 47:27:40] |
    Exato, certo.
    [47:27:40 - 47:35:16] |
    Mas esse porque é foinato, mas agora eles vão testesar um salvo através e vão...
    [47:35:16 - 47:38:28] |
    E isto interessa zero.
    [47:38:28 - 47:44:16] |
    O problema disso, como aliás, acho que nós já falamos aqui.
    [47:44:16 - 47:48:40] |
    Interessa zero, como aliás, é um metade daquilo que nós tratamos aqui.
    [47:48:40 - 47:50:20] |
    Sim, não, não.
    [47:50:20 - 47:53:40] |
    Passou a venda programa, né?
    [47:53:40 - 47:56:16] |
    Interessa zero, só não tem cuidado.
    [47:56:16 - 47:57:56] |
    Só não tem cuidado.
    [47:57:56 - 48:01:56] |
    O importante é uma coisa importante agora.
    [48:01:56 - 48:09:56] |
    Deixa-me explicar o que é que a Interessa zero não se entiden que tudo esteja atual, ou seja,
    [48:09:56 - 48:12:08] |
    nada disso esteja no inno.
    [48:12:08 - 48:13:48] |
    E que faz?
    [48:13:48 - 48:15:28] |
    E que o venha todos?
    [48:15:28 - 48:17:08] |
    Convém aos dois.
    [48:17:08 - 48:27:44] |
    Mas de uma maneira muito evidente, a oceantilva distribuiu-se desdubou-lo sem entrevistas e declarações
    [48:27:44 - 48:29:24] |
    ao botema.
    [48:29:24 - 48:39:24] |
    E portanto ele claramente está a fazer a sua campanha para a presidência da República,
    [48:39:24 - 48:42:44] |
    ou seja, que é passada no número dois e no número um.
    [48:42:44 - 48:44:24] |
    E o chega é o instrumental.
    [48:44:24 - 48:50:08] |
    O chega está a fazer a sua instrumental, mas também dajeito.
    [48:50:08 - 48:51:48] |
    É instrumental?
    [48:51:48 - 48:53:28] |
    No sentido que ele dá jeito.
    [48:53:28 - 48:58:12] |
    Não, instrumental, da alguns sentívios e há alguns sentívios.
    [48:58:12 - 48:59:52] |
    É instrumental do chega.
    [48:59:52 - 49:01:56] |
    Sim, e a chega também dajeito.
    [49:01:56 - 49:06:28] |
    E portanto, ficam todos muito feliz.
    [49:06:28 - 49:08:08] |
    É um desrecalar.
    [49:08:08 - 49:11:24] |
    Neste tia de indignado.
    [49:11:24 - 49:17:16] |
    O Ricardo Raúse Pereira fica nisto de Zaragata.
    [49:17:16 - 49:24:12] |
    E também entrega das pastas ministriais por esta semana na última missão antes da
    [49:24:12 - 49:26:24] |
    habitual pausa da Gosta.
    [49:26:24 - 49:33:24] |
    Vemos de voltar revigorados no dia 2 de setembro.
    [49:33:24 - 49:39:36] |
    Mas ainda cá estamos portanto, quer dizer, nem todos, né?
    [49:39:36 - 49:43:56] |
    O Ricardo Raúse Pereira já deu a sola.
    [49:43:56 - 49:45:36] |
    Como é que está aí?
    [49:45:36 - 49:47:20] |
    A sombra da banana era Ricardo.
    [49:47:20 - 49:57:32] |
    Não há muitos bananas aqui, mas está recebendo em a sombra.
    [49:57:32 - 50:00:52] |
    Aliás também está de simpere.
    [50:00:52 - 50:08:32] |
    É, a duas sentívota daqueles teus cortinados de linko entre que tu gostou de ser sempre
    [50:08:32 - 50:10:12] |
    uma coisa.
    [50:10:12 - 50:13:32] |
    É, vai ser mais quieto.
    [50:13:32 - 50:15:12] |
    É, vai ser mais quieto.
    [50:15:12 - 50:16:52] |
    É, vai ser mais quieto.
    [50:16:52 - 50:18:32] |
    É, vai ser mais quieto.
    [50:18:32 - 50:20:12] |
    É, mas é muito importante.
    [50:20:12 - 50:21:52] |
    É, porque estamos sempre...
    [50:21:52 - 50:28:32] |
    Não, a questão não é essa é que por causa do fuso orário e da questão de iluminação,
    [50:28:32 - 50:38:24] |
    não pode manter os meus discretos cortinados e tive de reorganizar a que é...
    [50:38:24 - 50:41:44] |
    Mas a mesma coisa, agradeço para a sociedade.
    [50:41:44 - 50:43:24] |
    Eu faço a pé, que passou...
    [50:43:24 - 50:45:04] |
    Olha, mas eu...
    [50:45:04 - 50:51:40] |
    Nós apreciamos essa profundidade de campo, né?
    [50:51:40 - 50:59:28] |
    Agora esses dois retratos aí atrás de ti, que são os seus poidos, não sei de quem são.
    [50:59:28 - 51:05:04] |
    Também não sei bem, não sei bem.
    [51:05:04 - 51:08:24] |
    Ali um do errico e tava.
    [51:08:24 - 51:21:20] |
    Ah, a ver um espectador aumentar isso e descobriram qualquer coisa de comprometidor.
    [51:21:20 - 51:23:24] |
    Descrevo o carato a quando.
    [51:23:24 - 51:25:04] |
    É verdade, sim.
    [51:25:04 - 51:26:44] |
    Vamos lá então.
    [51:26:44 - 51:28:24] |
    Vamos lá então.
    [51:28:24 - 51:46:44] |
    Vamos lá então despissar o resto do estudiante.
    [51:46:44 - 51:55:04] |
    É de novo a vez do Ricardo Raújo Pereira para explicar por que é que senta propriado.
    [51:55:04 - 52:06:44] |
    Vem algo de impróprio na apropriação ou a propriedades que não devem ter propriedaria.
    [52:06:44 - 52:26:44] |
    É um preto de cableira loira e um branco de carapinha não é natural.
    [52:26:44 - 52:33:24] |
    O que é natural e fica bem é que vê um cúlceu cabelo.
    [52:33:24 - 53:00:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [53:00:04 - 53:26:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [53:26:44 - 53:53:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [53:53:24 - 54:23:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [54:23:24 - 54:53:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [54:53:24 - 55:20:04] |
    É um direto aliás as pessoas que são discriminadas estão a notar por direitos, não é por provilégios.
    [55:20:04 - 55:46:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [55:46:44 - 56:03:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [56:03:24 - 56:20:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [56:20:04 - 56:36:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [56:36:44 - 57:06:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [57:06:44 - 57:40:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [57:40:04 - 58:03:24] |
    O Jomem Altavar já veio orgulhosamente no artigo de Jornal a propria-se de uma longa lista de canções, de propriação cultural.
    [58:03:24 - 58:15:04] |
    A propria-se são cultural entre a cultura walk, como nós le chamamos, tem muitas coisas estupidas.
    [58:15:04 - 58:41:44] |
    A propriação cultural é os étnites da idutis.
    [58:41:44 - 59:21:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [59:21:44 - 59:38:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [59:38:24 - 59:55:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [59:55:04 - 60:35:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [60:35:04 - 60:51:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [60:51:44 - 61:08:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [61:08:24 - 61:25:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [61:25:04 - 61:41:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [61:41:44 - 61:58:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [61:58:24 - 62:15:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [62:15:04 - 62:31:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [62:31:44 - 62:48:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [62:48:24 - 62:55:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [62:55:04 - 63:01:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [63:01:44 - 63:18:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [63:18:24 - 63:35:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [63:35:04 - 63:41:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [63:41:44 - 63:48:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [63:48:24 - 64:05:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [64:05:04 - 64:21:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [64:21:44 - 64:28:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [64:28:24 - 64:31:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [64:31:44 - 64:35:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [64:35:04 - 64:51:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [64:51:44 - 65:08:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [65:08:24 - 65:15:04] |
    É um cúlceu cabelo.
    [65:15:04 - 65:18:24] |
    É um cúlceu cabelo.
    [65:18:24 - 65:21:44] |
    É um cúlceu cabelo.
    [65:21:44 - 65:26:54] |
    que não se acha que foi errado, mas não faz sentido nenhum.
    [65:26:54 - 65:34:58] |
    Estás por acgressivo porque o Ricardo Raújo Pereira se declara apropriado, o João Miguel
    [65:34:58 - 65:42:26] |
    Tavares disse sentir-se avante já comprou o suépê.
    [65:42:26 - 65:46:50] |
    A minha entrada permanente é isso.
    [65:46:50 - 65:50:00] |
    Com pra já, tu é pê, era o slogan, não.
    [65:50:00 - 65:54:06] |
    Pois é, é entrada permanente, porque hoje não tem bilhetes, não é?
    [65:54:06 - 66:00:32] |
    O avan que não tem bilhetes, não é, porque se seguia capitali isto, então imbatar
    [66:00:32 - 66:03:34] |
    e entrar uma entrada permanente, disserve, na mesma coisa.
    [66:03:34 - 66:07:38] |
    Quer falar de polêmica desencadeada?
    [66:07:38 - 66:17:54] |
    Pelo dos amelhados, na FIC, há o que estionar os artistas que vão estar na festa do avan
    [66:17:54 - 66:28:58] |
    testiano, entendo da participação desses artistas, como uma presença meramente profissional
    [66:28:58 - 66:40:10] |
    ou como uma forma de calção política ao PCP, em particular, há expulsões do PCP sobre
    [66:40:10 - 66:42:54] |
    a guerra na Ucrania.
    [66:42:54 - 66:50:34] |
    Me parece uma presença meramente profissional como a anos Antiguiores, e portanto eu venho
    [66:50:34 - 66:57:46] |
    aqui defender os artistas que querem tocar na festa do avan.
    [66:57:46 - 66:59:26] |
    Por que?
    [66:59:26 - 67:09:30] |
    Por é que não sabe por que o PCP, já é o PCP, desde que eu nasci e, e nunca foi uma outra coisa.
    [67:09:30 - 67:15:14] |
    Deixe que eu nasci, para que você não enlouve.
    [67:15:14 - 67:20:58] |
    É cliarize desde que eu me lembre e nunca foi uma coisa diferente desta.
    [67:20:58 - 67:31:04] |
    Agora só é mais chocante por que aquilo que está passando na Ucrania está nas televisões
    [67:31:04 - 67:37:50] |
    todos os dias e lá está homenjases e o rejaro.
    [67:37:50 - 67:42:50] |
    A discutir ganhou o tema todos os dias à noite.
    [67:42:50 - 67:53:18] |
    Mas as posições do PCP sobre política internacional são abjetas há muito tempo.
    [67:53:18 - 67:58:18] |
    Portanto, nada do que está passando na Ucrania é surpreendente.
    [67:58:18 - 68:02:14] |
    Se estes senhores tocavam já lá nos outros anos.
    [68:02:14 - 68:05:18] |
    Deixe-nos continuar a tocar.
    [68:05:18 - 68:11:58] |
    Agora, realmente foi despedida explicações.
    [68:11:58 - 68:14:22] |
    Justiçante seja feita.
    [68:14:22 - 68:18:54] |
    A maior parte deles não pediu desculpa.
    [68:18:54 - 68:20:34] |
    Aliás, todos.
    [68:20:34 - 68:24:26] |
    O último que eu me lembro de ter pedido desculpa, mas isso foi no conselso do cheio.
    [68:24:26 - 68:27:46] |
    Foi o pobre do Alave Bilá, que está.
    [68:27:46 - 68:33:54] |
    Tem pedido desculpa por ter educado por cheio, porque foi apanhado numa selfie com andré aventura.
    [68:33:54 - 68:40:58] |
    E aí foi torturado nas redes sociais à SEGA e Alave vai fazer mais uma vez se eu ato
    [68:40:58 - 68:42:38] |
    com atenção em pedido desculpa.
    [68:42:38 - 68:46:58] |
    Mas a solução para isso não é pedido desculpa.
    [68:46:58 - 68:48:38] |
    É.
    [68:48:38 - 68:50:18] |
    Mesmo...
    [68:50:18 - 68:51:58] |
    Repara.
    [68:51:58 - 68:56:22] |
    Eu acho que mesmo as bandas de direita deviam ir...
    [68:56:22 - 68:58:02] |
    Souver.
    [68:58:02 - 68:59:42] |
    Deviam ir ouvante.
    [68:59:42 - 69:01:22] |
    Deviam ir ouvante.
    [69:01:22 - 69:05:26] |
    Se me convidar para ir ouvante, eu também vou ouvante.
    [69:05:26 - 69:07:06] |
    Por que?
    [69:07:06 - 69:08:46] |
    A garra se no cachê.
    [69:08:46 - 69:10:26] |
    E o que é que se faz?
    [69:10:26 - 69:14:58] |
    Entrega-se não embaixar da outra.
    [69:14:58 - 69:16:38] |
    É essa ação.
    [69:16:38 - 69:18:58] |
    Mas o meu amigo direita mesmo.
    [69:18:58 - 69:23:06] |
    Saca, supilim, marxista.
    [69:23:06 - 69:30:50] |
    A garra se diz assim, olha, Zé Lenski compre aí mais umas armas com isto.
    [69:30:50 - 69:33:22] |
    Isso é que é verdadeiamento.
    [69:33:22 - 69:38:06] |
    Então, gente, deve este sandar em todos acancelar uns aos outros.
    [69:38:06 - 69:39:46] |
    Faça isso.
    [69:39:46 - 69:45:50] |
    E no caso do Alave Bilá, a garra não denhaga e dá uma associação de siga.
    [69:45:50 - 69:49:06] |
    Isso é que é bem feito.
    [69:49:06 - 69:51:50] |
    Estata do Vasco com salvos.
    [69:51:50 - 69:54:50] |
    A garra não está-ta do Vasco com salvos.
    [69:54:50 - 69:57:50] |
    É uma está-ta do Vasco com salvos.
    [69:57:50 - 70:08:22] |
    Que o presidente da Câmara de Lisboa admitiu fazer, mas depois disso que...
    [70:08:22 - 70:10:50] |
    É, para mim estimar o meu melhor.
    [70:10:50 - 70:12:30] |
    Então, ele admitiu fazer.
    [70:12:30 - 70:17:06] |
    Depois veio dizer que já mais ainda é alguma admitiu fazer.
    [70:17:06 - 70:18:46] |
    Depois se iram às...
    [70:18:46 - 70:22:46] |
    O que é a vídeo das duas situações?
    [70:22:46 - 70:28:14] |
    É um vídeo que mostra que o que você faz que ele admitiu fazer.
    [70:28:14 - 70:34:34] |
    Querem um busto, mas tem que haver uma troca, uma cena que capitalista.
    [70:34:34 - 70:36:14] |
    Esté-se-lo.
    [70:36:14 - 70:37:54] |
    São que capitalista, por favor.
    [70:37:54 - 70:39:34] |
    Eu como é que a gente troca isto?
    [70:39:34 - 70:44:46] |
    Sei lá, tiramos o Caminhar, para o especialismo da Constituição.
    [70:44:46 - 70:52:38] |
    Então, colocamos uma estátua para o Passeiro das Águines Santa Comba e ficam todos os contentos.
    [70:52:38 - 71:03:14] |
    Como é que vê a participação profissional de artistas no evento deste tipo, como calção
    [71:03:14 - 71:09:38] |
    ou como uma atividade artística profissional?
    [71:09:38 - 71:21:42] |
    É, pelo que temos sido muito aborcido nesta matéria, escritada, no outro, também, mas os artistas
    [71:21:42 - 71:29:02] |
    que vão a festa do avente, vão a festa do avente pelas razões que quisesem.
    [71:29:02 - 71:38:02] |
    Imagina que a maioria será para a música, outro será para a sua adição ideal do PC.
    [71:38:02 - 71:47:26] |
    E pode evidentemente ser criticado por isso, como por tudo, mas não há nada a dizer sobre isso.
    [71:47:26 - 71:57:46] |
    Está como há nada a dizer sobre, não ser, criticar, as posições do PC, mas o PC é
    [71:57:46 - 72:01:30] |
    tendo direito a ter as suas posições sobre aocrânia.
    [72:01:30 - 72:10:22] |
    Tera a posição que o PC é ter sobre aocrânia, não é uma posição inaceitável nos
    [72:10:22 - 72:16:46] |
    pássios públicos, tanto que as pessoas o têm e não devem se ferrer com as coisas
    [72:16:46 - 72:25:18] |
    de uma espada dessa, este policiamento de toda a gente, estou à vontade porque não tenho
    [72:25:18 - 72:32:38] |
    qualquer afinidade de comer e vida pelo PC, para as suas posições.
    [72:32:38 - 72:40:50] |
    Agora, se curar porque um tipo vai tocar na festa do avente e portanto é a favor da evasão
    [72:40:50 - 72:44:02] |
    da o grania, se parece um...
    [72:44:02 - 72:50:06] |
    Já foi convidado para voltar a este tia na festa do avente, Ricardo Arospreira.
    [72:50:06 - 72:54:26] |
    Ó, gás, está uma boa pergunta.
    [72:54:26 - 72:57:06] |
    Não, mas a questão é...
    [72:57:06 - 73:02:50] |
    E se tivesse sido convidado?
    [73:02:50 - 73:07:18] |
    E então, qual seria o problema?
    [73:07:18 - 73:13:30] |
    Eu te sinto, já não sou convidado, sou convidado para ir lá, para ir uma vez por década,
    [73:13:30 - 73:16:50] |
    é uma cautela...
    [73:16:50 - 73:19:22] |
    -Presenta, bachias ou não?
    [73:19:22 - 73:23:14] |
    -Estou um sucesso, Andy, para ser...
    [73:23:14 - 73:33:58] |
    -Té, até a atenção, mas hoje eu me ghele, algumas estas bandas que vão a festa do avente.
    [73:33:58 - 73:41:34] |
    E já agora deixe-me dizer que, no outro dia, fui falar a rar de erros na chance.
    [73:41:34 - 73:48:14] |
    Não sei se tem que dizer também que não subscreva as polições da igreja sobre...
    [73:48:14 - 73:54:34] |
    Porque é que elas do que falaram-nos há porquéril, para não fiquem falar a rar de erros na chance.
    [73:54:34 - 74:03:14] |
    Também não já agora fiquem aqui, como é que se diz, descrever em português?
    [74:03:14 - 74:06:10] |
    Não sei bem, vamos procurar.
    [74:06:10 - 74:07:50] |
    A gente fala dessa pergunta.
    [74:07:50 - 74:13:10] |
    -Pando lá, mas eu estou a entender que se vai a festa do avente, né?
    [74:13:10 - 74:16:30] |
    Pronto, dá mais, é isso?
    [74:16:30 - 74:18:10] |
    -E atenção.
    [74:18:10 - 74:21:30] |
    -Eu te fico ali, o que vai arralir na chance?
    [74:21:30 - 74:33:42] |
    -O direito a ir a festa do avente, a rar na chance, a usar tranças, etc.
    [74:33:42 - 74:39:14] |
    -É um conceito do chegue?
    [74:39:14 - 74:42:34] |
    São coisas que já não se usam.
    [74:42:34 - 74:50:14] |
    E atenção, um conceito do chegue é uma coisa...
    [74:50:14 - 74:56:54] |
    Um conceito do chegue é que o...
    [74:56:54 - 74:58:34] |
    É que o...
    [74:58:34 - 75:03:02] |
    É que o que vai fazer no avente não é um conceito do PCP.
    [75:03:02 - 75:06:22] |
    Isso é uma coisa curiosa.
    [75:06:22 - 75:18:14] |
    É que é um hibrilo dentro, um festival e uma ação política.
    [75:18:14 - 75:19:54] |
    -E já está de cotompe.
    [75:19:54 - 75:24:22] |
    -É, mas não esquece de isso.
    [75:24:22 - 75:27:42] |
    -Este está de cotompe.
    [75:27:42 - 75:33:42] |
    -Vamos ver a secondidade, este anesse é a questão.
    [75:33:42 - 75:42:26] |
    Bom, está a altura dos livros e eu trago esta semana, na despedida, antes de um mês de
    [75:42:26 - 75:52:38] |
    interregno, um livro apropriado à estação, é um clássico da literatura de viagens em português,
    [75:52:38 - 76:03:10] |
    é uma espraia de Portugal e tem que construir-lo guia do banista e do viajante.
    [76:03:10 - 76:12:58] |
    -E, claro que já não é como um guia útil que os banistas do século 21 vão lelo.
    [76:12:58 - 76:15:02] |
    As preias mudaram muito.
    [76:15:02 - 76:25:46] |
    Aliás, é curioso que o Algarve não consta sequer deste roteiro, ainda era na época uma região
    [76:25:46 - 76:27:26] |
    remota.
    [76:27:26 - 76:34:10] |
    As preias mais assustulam que referidas são as destubales.
    [76:34:10 - 76:45:30] |
    O livro foi publicado há quase 150 anos, em 1876, perdeu o seu sentido da atualidade, obviamente,
    [76:45:30 - 76:54:30] |
    mas não se perdeu o sentido de observação e, sobretudo, as critas espirituosas de ramalha
    [76:54:30 - 77:04:32] |
    artigão, que ainda é um prazer, excelentes razões para um bom mergulho nesta espagem, a
    [77:04:32 - 77:08:58] |
    baramar ou no interior, pouco importa.
    [77:08:58 - 77:18:02] |
    O João Miguel Tavares traz dois livros ainda com os tantas da guerra.
    [77:18:02 - 77:25:58] |
    -Sim, e já que vamos para fegas, é uma boa altura para levar livros volumosos, que é
    [77:25:58 - 77:36:26] |
    o caso tanto deste fome vermelha da Ana Apalbaum com esta porta da Europa do Céria Hiplóquia.
    [77:36:26 - 77:43:50] |
    Na verdade, os livros casam muito bem um com o outro, e a sua origem não é assim tão
    [77:43:50 - 77:45:30] |
    diferente.
    [77:45:30 - 77:56:46] |
    O Céria Hiplóquia é professora de história em Harvard, em Instituto de Estudos Ocranianos,
    [77:56:46 - 78:06:02] |
    e esse Instituto foi muito importante para ajudar Ana Apalbaum a escrever sobre o chamado
    [78:06:02 - 78:17:58] |
    "O Lodomor", a fome que no início da década de 30 do século passado, matou milhões e milhões
    [78:17:58 - 78:20:14] |
    de pessoas na Ucrania.
    [78:20:14 - 78:29:46] |
    Eu aconselho tanto um como outro, e este é uma das melhores histórias da Ucrania que já
    [78:29:46 - 78:38:26] |
    foram escritas até hoje, e eu livre da Ana Apalbaum acho que hoje em dia já pode ser
    [78:38:26 - 78:43:06] |
    considerado, embora não seja assim tão antigo em classe.
    [78:43:06 - 78:48:30] |
    -O Pedro Mexia decidiu regressar a joventude.
    [78:48:30 - 78:56:46] |
    -É, a joventude tinha 9 anos quando cê o primeiro desse livro, e foi um livro do Miguel
    [78:56:46 - 79:05:02] |
    de Seus Cardoso que não lhe enalteu em que cêu, só lhe depois, muito menos lhe, na altura.
    [79:05:02 - 79:18:06] |
    O esteste no jornal é o escritor Capóp, que é de 81, e que ele juntou, aliás é do extendedor,
    [79:18:06 - 79:27:46] |
    e que ele juntou também o postfácio ao livro do alto, ao francês, também sobre música
    [79:27:46 - 79:38:42] |
    de pop-ição. Estão alguns melhores textos do Miguel de Seus Cardoso aqui, porque tem o mesmo
    [79:38:42 - 79:49:02] |
    tonco que nós conhecemos dos outros, os outros, com duas características muito interessantes.
    [79:49:02 - 80:01:38] |
    Uma é um gosto pelo novo, aliás do segundo destes livros, chama-se o Ovo e o novo, o entusiagem
    [80:01:38 - 80:10:26] |
    pelo novo, e ainda por cima o novo que estava a acontecer na altura, no meio-alimento da música,
    [80:10:26 - 80:17:22] |
    o postfánc, em inglês, e o facto de ele estar de ele ter estado em inglês até, é para
    [80:17:22 - 80:27:38] |
    ter visto muitas equelas coisas, inlocou e alimentar-se aquela tradição da imprensa britânica.
    [80:27:38 - 80:29:18] |
    Só de Manchester?
    [80:29:18 - 80:38:22] |
    No meio-alimento. E depois, ao ler algum destes textos, e ao ler alguns também, pela primeira
    [80:38:22 - 80:48:06] |
    vez, lembrei-me de que o Miguel de Seus Cardoso fez com o Juminar da Costa um dos catáugos
    [80:48:06 - 80:57:06] |
    mais conhecidos de cinema até que, mais famosos, que é um catáugo sobre o cinema musical,
    [80:57:06 - 81:08:30] |
    são três volumes de louca e esta semiação entre eles dos dois é mesmo quando estão
    [81:08:30 - 81:21:30] |
    a falar de um objeto, dizem estranho, estranho, não, exterior, estão a falar da sua vida, estão
    [81:21:30 - 81:33:46] |
    a fazer estílidos, estão a seduzirmos de uma maneira e portanto este livro é um livro fundamental
    [81:33:46 - 81:35:22] |
    do Miguel de Seus Cardoso.
    [81:35:22 - 81:42:46] |
    Você diz que é pop e o ovo e o novo o Ricardo Raúl-Supreira não sei o que é que tem, porque
    [81:42:46 - 81:46:06] |
    é assim de me perguntar antes.
    [81:46:06 - 81:54:26] |
    Ah, isso estão a dizer que o cinema tem que ser muito rápido, e se este livro é do Emmanuel Carrer.
    [81:54:26 - 82:01:42] |
    Eu tenho que ser muito rápido, mas eu já recomenda este autor em momentos anteriores, e ainda
    [82:01:42 - 82:10:26] |
    por si mesmo este livro é um yoga, é uma espécie de, digamos, é primo do último livro
    [82:10:26 - 82:14:50] |
    dele, a cheio, ou anterior, é este chamado Correino.
    [82:14:50 - 82:22:26] |
    Ele está a procurar das mesmas coisas, não se deixem lá pelo título, é claro que o livro é
    [82:22:26 - 82:30:06] |
    a parte de tudo yoga, mas não é um livro sobre yoga, também não teria grande interesse.
    [82:30:06 - 82:43:38] |
    Mas é sobre as opções do que estudo deste autor que foram esplanadas em episódio anterior
    [82:43:38 - 82:45:18] |
    deste programa.
    [82:45:18 - 82:50:06] |
    É a boxe procurada ou a neta.
    [82:50:06 - 83:02:18] |
    Está concluído, então, com o yoga e a menor carreira, a última reunião semanal desta temporada,
    [83:02:18 - 83:03:58] |
    voltamos em setembro.
    [83:03:58 - 83:27:30] |
    Hasta la vista. Baby, thank you.
    [83:27:30 - 84:13:50] |
    [Música]
    [84:13:50 - 84:18:50] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

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