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  • Viva a estabilidade

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    Esta semana a pedramxia traz uma ordem meta João Miguel Taváres declara-se azul e Ricardo
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    Urospreira sente-se um canhão. Está reunido o programa que o
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    estamos legalmente impedidos de dizer.
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    Antes de o seu podcast favorito começar, um ano importante. A partir de hoje, este programa
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    conta com um novo membro que o Junomos estamos perfeitamente à vontade de dizer. Renou
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    Etec. Sim, Renou Etec. E programa que o Junomos estamos legalmente impedidos de dizer,
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    a partida não tem muito a ver, mas repare. Este podcast é um dos cinco podcasts mais ouvidos
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    por tu eassos. E um em cada cinco veículos elétricos vendidos na Europa é um Renou.
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    Está a ver a relação? Um pouco rebuscado. Não. Aci encendo esta semana o Renou Etec
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    assuma pasta da inovação. Em referência à exclusiva tecnologia Etec, nas cidadas na
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    Forma I, presenta em todos os veículos e bairros elétricos Renou.
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    Nos próximos episódios Renou Etec assumirá diferentes pastas, mas isso fica para depois.
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    Bom programa.
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    Agora, viva, sejam bem-vindos. No final de uma semana em que os casos que têm estado
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    a balar a meio e a absoluta estiveram escrutinho no Parlamento e em que surgiram novas complicações
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    em torno de dois governantes, complicações relativas ao tempo em que foram autarcas,
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    o secretário de estado de Paul Caffof e o ministro Fernando Bandina. Avem-me de falar
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    disso mais adiante, mas começamos pelos dias turbulentes no mundo da educação com o Ricardo
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    de Estado da Resultável.
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    Para me encarles, que critéries a que a gente usa para saber se uma greva está a dar
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    resultado. Pode ser do ex-1, as revinicações atendidas, mas o outro também pode ser, se
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    ao menos as revinicações estão a ser ouvidas. Isso em princípio está a funcionar.
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    O que já funcionou? Esta semana, eu escolhi este tema para escrever na pós-preço.
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    O título é de receio bem que possa excitar nas redes sociais aquelas pessoas que não compreendem
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    figuras de estil em geral e reunia muito em particular. Acho que é uma abrigação para
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    ter Facebook. É um requisito. O título é, os pessoas portugueses não sabem ensinar.
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    E a sensação que dá essa não sabem por que andam há décadas para explicar a vários
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    ministros da educação. Só só um, a gente diz "ah, este tipo é burro". Não são vários.
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    Os pessoas portugueses andam há décadas e tentais explicar a vários ministros da educação.
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    Uma coisa simples, planta culpa no é dos ministros e também no é da matéria, porque a matéria
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    é fácil entender que é "eu não tenho condições para fazer meu trabalho".
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    Ora, os pessoas andam há décadas para explicar isto e não conseguem.
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    Mas se bem entendir, inclusive, que estava a dizer no início, os professores agora estão
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    a ser um pouco mais ouvidos. É que o segundo critério para a avaliação de sucesso
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    da greve? É este da greve faz mais sucesso porque eles estão a ser ouvidos. É claro que
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    aos protestos do costume, não é? Então, mas este da greve está em mudar tantas pessoas.
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    É normal, não é? É justamente como é que vê a dúvida ver se a que surgiu nos
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    pases públicos sobre o modelo de greve levado a cabo, nomeadamente, pelo stop. O sindicato
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    é um sorvete independento que conseguiu mobilizar desanas de milhares de professores.
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    Os professores e outros profissionais de educação. Eu tenho assistido a toda a gente que
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    é "escançã". Todos os "escançã", os "canções".
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    Os "canções". Toda que é o que é "escanção" de sindicalistas. E diz, este sindicalista
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    não é uma grada tanto como... Todas, não desces. Todas, não desces. E já me está
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    a chegar a uma marca de bolsa. Pois acreditem que sim, é...
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    Estou de estar refredindo. Estou em nada mental e destruir a lista do público.
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    Exatamente. Provo este, este não é o ideal maior de canção de...
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    Não estou. Se eu dir que é a lista, é o PCP. O próprio PCP, não gosta, há pessoas que...
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    Eu tenho visto pessoas muito sectárias e dizer a atenção que este tipo é um catacectário.
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    É uma coisa que me agrada, a grande registar, a grande registar. E aquela frase do
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    Vrest, que costuma ser até às vezes é citada para justificar coisas injustificáveis.
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    Do rio que tu enrares até, etc. E às vezes, às vezes, nesta luta dos profissores...
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    As margens estão imprimidas. Do rio que tu enrares, todos dizem violentos. Mas ninguém
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    diz violentos às margens que eu comprema. Ora, este professores realmente tendo a ser
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    comprimidos pelas margens. E as margens são feitas muita coisa. São feitas de papalada, de
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    brucaracia, são feitas de falta da autoridade na sala da aula.
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    Essa foi a das coisas que eu sugiri aos professores. É que deixem-te chamar assim para os professores.
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    Enquanto se chamarem professores, o Ministério acha que tá tudo bem. Quando aquelas pessoas,
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    muitas vezes, já não são bem professores. São engrandendidas criaturários, que é por causa
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    da papalada que tem a preencher. E segurança, por causa do estáquio, estou ali, cheio, vira para
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    o momento. Acho que é para o senhor. Se eu chumbar, tem que preencher uns papéis. E o
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    princípio não há grande de autoridade. Mas o Ministro de Agrave não tem reflexões
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    a fazer sobre os dois modelos de Agrave o da femprofe e do Sotop.
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    Eu sou... É tal coisa. Tudo o que consiga produzir um efeito que vá dentro de certo,
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    limitos e evidentemente. A tirar, só para tomar-te a banaliza.
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    Isso calharam faz muito sentido. Mas não faz muito. Ou, por exemplo, acertar com coisas
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    no Ministro. Também preferia que não oufisei sem.
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    Mas... Profecar bem feita. Não tinha ser peça. E feitos?
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    Não. E feitos provocável, mas às vezes acho que seriam contra o Antrecais.
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    Sim. É a problema. Eu acho que neste momento, mesmo da parte da própria comunidade,
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    não só escolar, mas da própria... do país. As pessoas, acho eu, são sensíveis, que
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    começam a ser sensíveis aos argumentos dos professores. Porque são até o presidente da
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    República disso. É ingável? É ingável? Não é possível.
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    Atenção. João Miguel Tavares até se vai chegar a frente.
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    Sim. Com certeza? Tá, muito endível. E agora não é o que eu crido no no
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    no no-crato. Por isso pode estar avontado para como as tanciodades do no-crato.
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    Saudades? Muito isso.
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    Mas esta... Esta saudade...
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    O Ministro de Avalhóia. O Ministro de Avalhóia.
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    Eu... Eu... Eu impludir assim de outubro. Não é falhar todos.
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    É verdade. Não é falhar todos. É lamentável, é legal.
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    E agora convencionou-se que foi desde a Maria de Lutro Rodrigues, não é?
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    Eu, por mim, tudo bem. Por mim, tudo bem. Desde aí até hoje é o que tem de
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    os os
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    pessoas que gritam quando duas pisam e tira a dizer, sim, mas este tipo gritou muito alto.
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    Que desagredável. Não sei se é o tipo de resposta adequado.
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    Depois da manifestição do sofínio de senão no passado, o governo viu-se na necessidade de apresentar
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    propostas novas. Esta semana apresentou algumas, nomeadamente com tal sistema de vinculação
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    de professores e quanta dimensão dos quadros de zona pedagógica, aquilo que faz com que
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    os pessoas tenham de andar dezenas ou centenas de quilômetros para ir dar aulas e, portanto,
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    ter de mudar de casa. Parece que eles vão me gravar, acho que o ministro ainda vai a tempo
    [12:54:26 - 13:03:46] |
    de aplicar esta revolta dos professores ou já centrou numa espécie de bola de neve que
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    pode mesmo por ele lugar em causa.
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    Eu acho que pode colocar o lugar em causa, mas a bola de neve não é específica da
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    educação. A bola de neve inclui o país como um todo e, portanto, a educação vai derrasto
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    na avalanche. Parece que as pessoas não podem admitir que as duas coisas acontecem
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    em simultâneos, em simultâneos, que é por um lado, as pessoas têm uma razão em imensas
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    das suas cães. Por outro lado, a determinar a tipo de graves, como esta coisa das graves
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    aos primeiros tempos da manhã, ou então andar a patucinar os auxilheres e educativos
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    para também eles fazerem em greve e não poder em brilhos de coles, isso poder seguir
    [14:12:18 - 14:20:02] |
    legal. O modelo de grave do stop, as duas coisas são possíveis.
    [14:20:02 - 14:28:42] |
    Não, a grave. As queves, como se estão assim a ser feitas, não se agressaitáveis e os
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    professores têm toda. Não acho que graça essas duas coisas que tu descreveis.
    [14:34:58 - 14:47:22] |
    Mas o problema, nós já falamos isto aqui na semana, passada em um impasse geral, porque
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    nós tivemos um enorme problema que foi o centralismo da Sintoutubre, a tal que
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    tinha que ser impoludida. Este centralismo dificulta em mensos as suas ascolas. E qualquer
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    pai que tem uns seus filhos não ensinem público, como é o meu caso, e logo há tudo, sabe as
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    dificuldades que isso provocam, acontece, porque vezes, que há um professor, que é ótimo,
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    os pais adoram, os alunos adoram. A escola adoram, o próprio que estava te continando
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    naquela escola, mas não pode. Porque de repente, no próximo ano, por causa das regras,
    [15:40:06 - 15:46:46] |
    nós temos que rodar a pão atalado, e as pessoas perguntam, mas que se sente a ideia aqui.
    [15:46:46 - 15:55:54] |
    São os próprios professores que não querem o modelo alternativo, e é o da descentralização
    [15:55:54 - 16:07:22] |
    dessa forma de distribuição dos professores. E esse é o grande impasse, parece que está
    [16:07:22 - 16:15:10] |
    a graça, a famosa filósofa, que está em impasse. A grande impasse é o seguinte, é evidente
    [16:15:10 - 16:23:26] |
    que isto só foram compridas, há contratos, não são as que estão na lei que não são
    [16:23:26 - 16:31:38] |
    compridas, há vários grandes impasse. E este grande impasse que vocês estão
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    a reforir. É só, agora, descentraliza-se, para descrever o processo como descentralização.
    [16:41:50 - 16:52:38] |
    Tem, de facto, um apelo, do professor descentralização ou descentralização? Eu prefiro a segunda,
    [16:52:38 - 17:00:30] |
    mas professor descentralização, na verdade, dá-se isso, como só só, a verdade, né?
    [17:00:30 - 17:10:54] |
    Mas professor descentraliza-se, no modelo, de repente, começa a cheirar, aquilo pode
    [17:10:54 - 17:18:18] |
    degenerar, né? Não porto isso. Eu primeiro não entrar aqui, eu, sim.
    [17:18:18 - 17:29:30] |
    Mas exatamente aquilo que Ricardo Agustre Pereira acaba de fórmula com o grande impasse
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    que eu estava a falar. Porque quando nós olhamos para as capas dos últimos que é doce,
    [17:38:56 - 17:46:54] |
    correga da manhã, é porque há sã anos lá. Eu já não sei, se quer há doce à vontade. Todos
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    os dias na capa alguma coisa que te refulha com algum governante. E sempre envolvidas,
    [17:56:54 - 18:09:54] |
    autaquias, corrupção, pequenas trocas de favores, ou grandes. E a gente olha para aquilo e diz,
    [18:09:54 - 18:18:22] |
    "pa, se é para ser assim, não é?" Se a gente espera na futura autaquias, "barra",
    [18:18:22 - 18:24:46] |
    "se é autaquia", a mandar nesta escola, mas vai se querer há ser um partido de cinco
    [18:24:46 - 18:33:10] |
    totos, porque assim que mais assim, são séculos. O que é que ele centralismo lá está? É
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    século. E portanto, estamos a optar entre um centralismo século ou o risco de uma descentralização
    [18:43:18 - 18:50:14] |
    corrupta. Olha, venha, adiabe escolha. Pois isso é que eu digo, isso não é um problema da escola.
    [18:50:14 - 18:58:10] |
    Isso é um problema do modelo que o país quer mais ganhar. Em centralismo séria e descentralização
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    que vê bem com mais. É isso, não é? É um pouco índio.
    [19:03:58 - 19:10:58] |
    Doleão. Doleão. Salve seja, polhaão. É um abraço.
    [19:10:58 - 19:16:18] |
    É um abraço, polhaão, cada abraço, polha. Portanto, isto é de um livro da Naquecinha Alionário.
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    É verdade. É que me lida a pedramer-se aqui o aparecimento de um novo sindicato em dependentes
    [19:24:26 - 19:35:58] |
    de stop, já falamos, travindo agitar as águas e estará contribuir para uma constitação
    [19:35:58 - 19:40:14] |
    mais radical ao Ministro do Educação.
    [19:40:14 - 19:54:46] |
    Um ponto para a viência, dizer que muitas das reivindicações ao contrário de reivindica
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    seis às vezes que nos precem corporatíveis no pior sentido da palavra, são reivindicações
    [20:04:06 - 20:12:18] |
    a palavra de sido metodizada. Os exigidos creem um artigo sobre isso no público de dignidade
    [20:12:18 - 20:20:58] |
    dos professores. Acho que isso é uma questão real nos vários pontos que já foram abordados
    [20:20:58 - 20:27:38] |
    no meio de pelo João Miguel. Eu tenho, por tanto, isto tem a certeza.
    [20:27:38 - 20:39:18] |
    Tenho dúvida sobre o novo sindicalismo já que me for isso, mas que uma vez?
    [20:39:18 - 20:40:58] |
    Mas também tem covelho, não é?
    [20:40:58 - 21:06:18] |
    Não, não tem covelho. É assim, o problema é o seguinte, é que...
    [21:06:18 - 21:06:18] |
    É, inclusive, é essencial. Enquanto o velho sindicalismo é a acusação é que está ao serviço
    [21:06:18 - 21:17:08] |
    dos partidos de que este centraço é indicado a próxima. E por tanto, ao serviço de uma
    [21:17:08 - 21:21:18] |
    certa ideia para o país que esses partidos têm.
    [21:21:18 - 21:32:22] |
    Não é uma acusação? É para o facto de... Sim, ok. Aqui o facto de ser simplesmente
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    ao serviço dos interesses da classe, estar em desligados de partidos e, portanto, desligados
    [21:42:30 - 21:51:28] |
    de uma ideia para o país, pode criar problemas. Isto é uma observação de facto, não há uma
    [21:51:28 - 22:04:26] |
    crítica específica a este sindicato ou outro. Acho que é um desafio grande e acho que
    [22:04:26 - 22:16:42] |
    está até sido discutida, aquelas os fundos para sustentar as graves, etc. Tudo isso são
    [22:16:42 - 22:26:46] |
    mecanismos complicados. Agora, o ponto... As reivindicações para se me evidente de toda a gente
    [22:26:46 - 22:36:30] |
    que conhece professores e que eu viu, não apenas dos jornais, mas da primeira pessoa,
    [22:36:30 - 22:44:50] |
    aquelas histórias, não pode deixar de concordar com elas. E depois aí isto que eu já me
    [22:44:50 - 22:55:22] |
    disse, também não posso dizer de forma melhor que o centralismo é complicado e a decentralização
    [22:55:22 - 23:08:02] |
    complicada é, pelas casões, de isto ser o país que é, da centralização, ser o que
    [23:08:02 - 23:18:50] |
    é e do país ser o que é. Mas esta semana, houve uma tentativa do governo de pôr em
    [23:18:50 - 23:29:26] |
    cima da mesa algumas cartas novas, ou, por menos algumas cartas que possam mudar o jogo,
    [23:29:26 - 23:44:34] |
    que ainda vai a tempo, ou já se criou, ou tal, onde a indignação que já não se fica agora
    [23:44:34 - 23:58:10] |
    por pequenos resultados, já precisa de uma mudança drástica. Não para este acontecimento,
    [23:58:10 - 24:12:50] |
    porque como não são apenas uma lista de mercilharia, são reivindicações, que são caixas,
    [24:12:50 - 24:25:14] |
    reivindicações, são caixas estruturais sobre o lugar do professor na nossa sociedade,
    [24:25:14 - 24:31:02] |
    de ouvido como se tem a sequência que eu ali as coisas vai ter para trás.
    [24:31:02 - 24:42:10] |
    - Estou chegando a se for indignar, ou só melhor deixou-se que a indignação chegasse longe
    [24:42:10 - 24:48:54] |
    demais. - Deixou-se que o Estado das coisas chegasse longe demais.
    [24:48:54 - 24:55:50] |
    - Entregamos ao Ricardo da Roussupereira, a Pasta de Ministro da Greve, o João Miguel
    [24:55:50 - 25:05:10] |
    Varys Carcer desta vez ministro dos Anões e do Gigante. Quem é o Gigante que é que são
    [25:05:10 - 25:11:42] |
    os Anões? - Esta que não é a falo, não é minha.
    [25:11:42 - 25:21:18] |
    São palavras de José Eduardo Massitinhos, que foi almoçar com peda de passos cor,
    [25:21:18 - 25:32:54] |
    antiguidade de regente do PSD, cometador político e que antigamente não se dava bem que
    [25:32:54 - 25:35:50] |
    ele tinha de passos cor. - Desde o tempo da Jota.
    [25:35:50 - 25:49:10] |
    E no início de passos cor, ele compre meio ministro, não é uma relação, assim, então, amistosa.
    [25:49:10 - 25:54:10] |
    - E esta semana... - Mas parece que você tem todo distinto a público de um almoço com
    [25:54:10 - 26:00:30] |
    passos cor. - Sim. - Quer falar portanto dos almoços recentes de passos cor.
    [26:00:30 - 26:11:06] |
    - Sim. - Com os tomones públicos partilhados nas redes sociais, que relevância política
    [26:11:06 - 26:18:50] |
    que atribui este tipo de encontros e, sobretudo, o facto de eles estarem a ser tornados
    [26:18:50 - 26:23:02] |
    públicos. - É isso, os não tivessem parecer tantos
    [26:23:02 - 26:32:42] |
    no Instagram. A frata José do Argmertinho foi mais bombástica porque foi "farto da noinzeal
    [26:32:42 - 26:41:26] |
    da cabões", disse-lo, fui desabafar com o gigante que conhece.
    [26:41:26 - 26:47:58] |
    - E isso tem... - Irá vamos estar com o gigante no abuido aí.
    [26:47:58 - 26:52:02] |
    - Porque é o papo de tudo. - Eu acho que é o vente do papo.
    [26:52:02 - 27:00:54] |
    E de repente foram mais, por menos mais dois. No intervalo de uma semana, é evidente
    [27:00:54 - 27:07:38] |
    que eu não faço ideia, imagino que o peda de passos cor não controla o que é que vai
    [27:07:38 - 27:14:34] |
    pagar o Instagram, mas também não se devem borrecer muito com isso porque não pedia
    [27:14:34 - 27:20:30] |
    - Por favor, não conheço. - O dia do interesse do Dota 2, da...
    [27:20:30 - 27:22:30] |
    - Exato, exato. - A autorização dela.
    [27:22:30 - 27:29:50] |
    - Os passos cor, ele poderá estar reunir tropas com o intuito qualquer?
    [27:29:50 - 27:36:18] |
    - Eu acho que é um passando da que por aí. Como dizia o outro.
    [27:36:18 - 27:41:14] |
    - Por aí, pelo Instagram. - E pelo Instagram?
    [27:41:14 - 27:51:18] |
    - E pelo sustarante. E quando nós juntamos a isto? Uma entrada a P. Juntz, que partiu
    [27:51:18 - 28:01:10] |
    a canal à Luís Montenegro, no artigo, sobre a otanasia, no obsticulador, é difícil.
    [28:01:10 - 28:07:50] |
    - Mais a crítica de vários passistas à abstenção na moção de censura?
    [28:07:50 - 28:12:38] |
    - Exatamente. - E... - Passistas não. Até riuistas.
    [28:12:38 - 28:19:54] |
    - Quando nós juntamos a esta rota de censura. - É porque nós juntamos isto.
    [28:19:54 - 28:26:46] |
    - É, é. - O que que acontece? A acontece que mais uma vez está a acontecer
    [28:26:46 - 28:35:30] |
    a Luís Montenegro, aquilo que também já vimos a acontecer a Rui Rui Rio, que é começar a agrilhar
    [28:35:30 - 28:46:22] |
    muito rapidamente, porque não se consegue em pó. Em cima daí, colocas a camada espinho,
    [28:46:22 - 28:54:38] |
    que eu acho que pode ser realmente um espinho para Luís Montenegro, embarassoso.
    [28:54:38 - 29:06:50] |
    E depois passa escolho de fato. Ele vai andando e até a maneira como vê esta maneira como se
    [29:06:50 - 29:14:50] |
    apresentam o seu cabelo repado Super sexy. - Há um lado... - Não, não.
    [29:14:50 - 29:19:50] |
    - Não, a gente é lho entendendo a gente por normal. - Não, tá, não, é bato de tisse.
    [29:19:50 - 29:25:22] |
    Mas não lado quase. Aqui, mano.
    [29:25:22 - 29:27:54] |
    - Que bizarro. - Não, não, não.
    [29:27:54 - 29:32:20] |
    - A poloça irótica. - Não, nada. Não, nada.
    [29:32:20 - 29:37:02] |
    - Não, nada. - O giger... - Não, não, nada.
    [29:37:02 - 29:41:12] |
    Até porque eu acho que isto... - Perfexi. Não. Repaga.
    [29:41:12 - 29:49:02] |
    Pegue aí, já, já bebe daqui, nada, tá, só pode-me ir. Eu não estou. Não estou.
    [29:49:02 - 29:52:58] |
    Não estou. Embore, eu tenho um passo de escolha. É muito boa com a serotrata.
    [29:52:58 - 29:59:14] |
    - É um pouco muita gente. - Mas a gente já está me fora de uma da política. Quando...
    [29:59:14 - 30:04:16] |
    Ava, o homem está se quietando. Sexto que isto misture isto, não.
    [30:04:16 - 30:15:30] |
    Mas há um lado que eu como estás, mas até que quase um lado te juzé mógica do pé ser.
    [30:15:30 - 30:20:14] |
    No passos porque há um lado...
    [30:20:14 - 30:26:54] |
    - É uma mógica, eu antico presidente de Tuuru, Guáin. - Tu não guáin, mas que há um lado da simplicidade.
    [30:26:54 - 30:32:04] |
    - Sim, querou. - O lado da simplicidade do passos que há.
    [30:32:04 - 30:35:58] |
    - O homem é dispossado. - É exatamente, só de faltam as galinhas.
    [30:35:58 - 30:39:34] |
    - A maneira de comer o seu presente... - É, porra.
    [30:39:34 - 30:47:38] |
    E isto tem um lado positivo, porque eu acho que é genuíne, que passa a mesma assim.
    [30:47:38 - 30:55:34] |
    Mas há um lado também já desesperado, de ver que tanta gente suspira por ele.
    [30:55:34 - 31:01:26] |
    E isso é mal.
    [31:01:26 - 31:07:16] |
    Ou seja, eu tenho que passe escolher a engenho com a cederação.
    [31:07:16 - 31:09:54] |
    Acho que eu faz muita falta ao país.
    [31:09:54 - 31:14:04] |
    Espero que um dia ainda venham a desempenhar um papel político.
    [31:14:04 - 31:17:06] |
    Mas há um lado de desespero, isto.
    [31:17:06 - 31:21:46] |
    Que é... o que é triste?
    [31:21:46 - 31:25:54] |
    E eu não queria deixar de assim, não lá, isto.
    [31:25:54 - 31:30:30] |
    Porque a direita tem realmente que pensar bem na sua vida.
    [31:30:30 - 31:39:08] |
    Monto, negra terá razões de pedermos-ci para se inquietar com estas movimentações políticas
    [31:39:08 - 31:40:48] |
    de passo escolhe.
    [31:40:48 - 31:45:38] |
    - Acho que sim. - Politicas ou gastronômicas, não?
    [31:45:38 - 31:53:42] |
    Mesmente, de uma muitação de políticas já tinha razões para se inquietar.
    [31:53:42 - 32:05:22] |
    Acho que não há uma sensação de que o PSD esteja embora as chundagens até sejam
    [32:05:22 - 32:11:06] |
    melhores do que os que havia há um tempo.
    [32:11:06 - 32:12:46] |
    Não há a sessão de ter...
    [32:12:46 - 32:28:32] |
    - De uma de... - Sim. - De uma de... Desta sexta-feira do dia de notícias, que, mais de 60% dos portugueses, consideram, que o PSD não está preparado para ser governo.
    [32:28:32 - 32:30:12] |
    - Isso. - Isso.
    [32:30:12 - 32:40:22] |
    - A seja, mesmo que os números têm ainda a vida de uma recuperação em termos de números. - Quanto está caio, mas de monte de clima.
    [32:40:22 - 32:53:52] |
    Não há uma sensação exatamente. Não há sessão de que o governo cair, que pode acontecer, extremamente pode acontecer.
    [32:53:52 - 33:06:40] |
    Que o PSD esteja pronto, por exemplo, e evidentemente que, ao fim de sete anos de governo, PS, é normal que a sua chinquieta.
    [33:06:40 - 33:28:00] |
    O PSD que ele teve uma intervenção bastante direta na questão da Eutanasia, é que o plenismo monte negro respondeu quando maziar a viagem, se ele não entender.
    [33:28:00 - 33:49:06] |
    Portanto, sentindo secosado, evidentemente que a homosse não quer dizer nada, a homosse de comentários nas redes sociais, com teus temesciênicos, quer dizer uma coisa.
    [33:49:06 - 34:08:36] |
    Não são só homocínios. Portanto, são... Agora, eu não tenho certeza... tenho que falar a vista com muitas pessoas, por causa desta onda meciênica.
    [34:08:36 - 34:23:00] |
    Eu só estive numa sessão pública com pedrapassescoelho uma vez nos últimos tempos, e senti que realmente era na sala.
    [34:23:00 - 34:32:28] |
    Isso, portanto, há qualquer coisa desse gênero. - A direta. - Não vi com política que você sabe.
    [34:32:28 - 34:41:34] |
    Mas... - Exatamente. - Mas... não, nunca vi muito com política.
    [34:41:34 - 34:47:06] |
    Não, não, com política. - Com política. - Há 20 ou 22 anos.
    [34:47:06 - 34:51:42] |
    - Há com política. - Há com política. - Há com política.
    [34:51:42 - 35:02:26] |
    Há 20 anos, vi pra haver com tudo. Não é... não é... não é... não tem que ver dizer.
    [35:02:26 - 35:19:10] |
    Mas que é questão da memória, há uma ideia de que... que às vezes foi... também muito cruzada no jornal desta semana, a propósita ser só homosse, que é...
    [35:19:10 - 35:31:30] |
    não vale a pena direta a ser a polu passos, porque... com o regresso do passo também regressa, sobretudo nos iletores mais velhos,
    [35:31:30 - 35:43:00] |
    e eu confirmo entre muitos iletores de iletor mais velhos, que não está curado. - Precisamente.
    [35:43:00 - 35:50:58] |
    - E se acompanha... - Ricardo Aros, pera a ideia de quem considera que passo escolho ainda hoje...
    [35:50:58 - 36:03:02] |
    para a imagem do PSD, sobretudo, do iletorado mais velho, por causa do período da troca, da memória, da chamada Peste Grisalha,
    [36:03:02 - 36:14:16] |
    que passos escolho podem ainda ser... ativo tóxico para o PSD.
    [36:14:16 - 36:26:16] |
    Essa é a expressão de Peste Grisalha, faça a assistiça passo escolho, não vai falar com ele, mas é de um passo coininho, não é? É de uma outra pessoa que...
    [36:26:16 - 36:37:44] |
    - Não sei o quem é, de quem. - É um dos botados de castal branco. - Exato, o que é que é que esse peste que teve o no jornal, isso é isso, assim.
    [36:37:44 - 36:57:12] |
    A Peste Grisalha, a Peste Grisalha, pretendia de... de... deignar, deignar um conjunto de pessoas... de positivamente, são velhinhos, já não trabalham, estão ali... a receber a pensão, imagina?
    [36:57:12 - 37:14:10] |
    A pensão para qual trabalharam a vida toda, estão a consumir pensões, isso que é a prova, são daqui a uns os pessoas, grisalhas, que são pessoas assim meio esquecidas e tal. E não...
    [37:14:10 - 37:29:28] |
    - Isso não é isso, é o que faz, mas... - É raro no diagnostic, porque estas pessoas que foram designadas por Peste Grisalha, têm uma tua memória. Mas...
    [37:29:28 - 37:32:56] |
    - Além de que deixem-se... - Eu vou perdendo para eles... - É isso, só.
    [37:32:56 - 37:51:16] |
    Mas a atenção, eu também sei de casos de gris alhos, da alguns gris alhos, que esses sim ficaram desmemorriados, porque são fãs de passecôleo. Mas que serão se cofotavam no PSD, então afotaram um cadinho mais para a colher.
    [37:51:16 - 38:24:36] |
    Mas a atenção, eu também sei de casos de gris alhos, da alguns gris alhos, que esses sim ficaram desmemorriados, porque são fãs de passecôleo. Mas esqueceram se cofotavam no PSD, então afotaram um cadinho mais alado.
    [38:24:36 - 39:04:36] |
    Mas a atenção, eu espero que eu regrese e enquanto eu não regrese, tomo a votar... Mas vamos ver como o Zanóis e o Giganso. O João Miguel Tavares fica ministro do Zanóis e é vez do Pedro Messias tornar ministro da História e da Moria. Parece que está tudo ligado. Para que feita que querendo.
    [39:04:36 - 39:29:36] |
    Vamos falar aqui muitas vezes sobre questões ligadas às comurações dos 50 anos de Vieta e de Cicabrio. Foram anunciadas o plano das comurações, da comissão.
    [39:29:36 - 39:59:36] |
    E há alguns chinais que há os positivos. Os chinais positivos são, para já ainda estamos em relação a acontecimentos previntes de Cicabrio, como Cristo de Antílil, capela do rato, aula de liberal, etc.
    [39:59:36 - 40:47:56] |
    Mas já nesta, se mostra um ánimo que é o ánimo que deve presidir às comurações, que é dizer que antes de Vieta Cicabrio, e em todo o processo avolucionário, e, portanto, fazendo todos os partes do processo pré e pôde avolucionário, há agentes diferentes, ideias para o país diferentes, memórias diferentes entre os portugueses, e que comurar o Vieta Cicabrio.
    [40:47:56 - 41:17:56] |
    A liberdade, o pluralismo é democracia, é preservar essas divergencias, não apagá-las, não dizer que temos todos uma memória igual, seja do que for, com um conteúdo mínimo obrigatório que é, e devemos ser democracia e deve ser uma celebração de valores democráticos, isso é evidente.
    [41:17:56 - 42:06:16] |
    A dimensão de estúdio também desse passado. A dimensão de estúdio, por isso é que a dimensão da memória da história, a história de memória são coisas diferentes, evidentemente a memória tem uma dimensão às vezes, irmediávelmente subjetiva, o exemplo máximo que todos nós já tivemos preso, e disso falar como uma pessoa, aliás, de esquerda ou de direita, a uma estesquase de direita ou de esquerda, viveu em África, e que tem uma opinião sobre o que se passou, sobre a comunização,
    [42:06:16 - 42:29:36] |
    que não é necessariamente discutível, aliás, temos de facto, e por isso aconteceu, e também não podemos passar uma esponja por cima da memória subjetiva e pessoal, de cada pessoa,
    [42:29:36 - 42:54:36] |
    pois há a história, a história feita com fontes, documentos, provas e finalmente a relação a isto, também não há uma história, ou seja, quando eu digo história, não é para dizer que vamos todos passar a achar o mesmo sobre 11 de março,
    [42:54:36 - 43:26:16] |
    provavelmente nunca vamos achar, ou 25 de novembro, não vamos, e não há nada de errado nisso, não há nada de errado nisso, e portanto, se os chinais que temos visto, de que o 25 de abril é um momento histórico, que envolve vários momentos contraditórios,
    [43:26:16 - 43:42:56] |
    e toca de formas diferentes, pessoas no espetro político, a partidário e ideológico, então acho que isso é uma de comissão digna tudo o que não seja isto,
    [43:42:56 - 43:51:16] |
    é uma comissão sectária, parcial e quando nada afracasse.
    [43:51:16 - 44:07:56] |
    Este venha, propósito já, foi de facto ter sido aprovada esta semana, o programa das comissões dos 50 anos, 25 de abril, embora ainda não se conheçam em promenores detalhes,
    [44:07:56 - 44:29:36] |
    e sem entender João Miguel Tavarres, as controverses iniciais, a respeito da preparação das comissões, já foram ultrapassadas, ou ainda vê neste processo algum potencial polêmico?
    [44:29:36 - 44:42:56] |
    Veja um potencial polêmico neste processo, mas não pelas mesmas razões, porque ele foi polêmico no início, que estava muito relacionado com a escolha de peda de peda de um ensil,
    [44:42:56 - 44:47:56] |
    aqui antes que tanto foi para a ministra da Cultura.
    [44:47:56 - 44:52:56] |
    E quando você entende em mente pessoais também?
    [44:52:56 - 44:56:16] |
    E antes de ver as coloresco?
    [44:56:16 - 45:09:36] |
    Exatamente, mas ainda é o velho discurso sobre a moa de 25 de abril, e isso tem a ver com o que é que aconteceu,
    [45:09:36 - 45:26:16] |
    e o que é que realmente foi o estado novo, eu não acho que vai ser o centro, ou destas discussões, pode ser o centro das comissões oficiais,
    [45:26:16 - 45:31:16] |
    mas eu estou muito mais interessado nas comissões oficiosas.
    [45:31:16 - 45:47:56] |
    E eu acho que este 50 anos de 25 de abril pode haver sido muito importante em boa parte, por causa do estado em que você encontra a maioria absoluta da Antónia Costa.
    [45:47:56 - 46:02:56] |
    Ou seja, ele de repente não ser mais uma questão de debate histórica, que sou o que é que aconteceu em 1974, mas sim do que é que nós fizemos com 50 anos de democracia.
    [46:02:56 - 46:17:56] |
    E isso é que eu acho que vale muito a pena discutir, estou ansioso para que o país discuta, não ainda saber qual o estado em que o estado novo deixou o país,
    [46:17:56 - 46:27:56] |
    mas realmente como é que o que é que nós fizemos de Portugal após 50 anos de democracia, e, portanto,
    [46:27:56 - 46:41:16] |
    acho que estas comigações venha na altura certa para nós temos este debate, e este debate não é um debate bonito de ter.
    [46:41:16 - 46:46:16] |
    Mas é essencial.
    [46:46:16 - 46:52:56] |
    Como é que pretende comemorar os seus 50 anos de cabelar hoje para ele?
    [46:52:56 - 47:01:16] |
    Vai tentar encodrar as suas comemorações do âmbito das comemorações oficiais a vizinho de abril?
    [47:01:16 - 47:07:56] |
    Não, porque não se mistura fantexadas com coisas sérias.
    [47:07:56 - 47:22:56] |
    É para a sede, não faço ideia, confesso que eu estive na clandecinidade nos 9 meses anterior, são com a tencada de um tempo.
    [47:22:56 - 47:31:16] |
    Sim, eu deixei 3 dias depois e tal como 25 de abril.
    [47:31:16 - 47:32:56] |
    É um filho de abril?
    [47:32:56 - 47:49:36] |
    Exatamente, como é óbvio, não se pode, as sombrações dos meus 50 anos, mas é bom ser menor, é me visível ser comigo na cama.
    [47:49:36 - 47:57:56] |
    E você não acha que é o comissário? Não há as pessoas que não têm a não fazer nada.
    [47:57:56 - 48:16:16] |
    Nós temos que fazer aqui uma comissão ador, mas a questão é que não há as tantas diferenças, porque eu nasci 3 dias depois e tal como 25 de abril.
    [48:16:16 - 48:22:56] |
    Também há uma grande descoção a fazer isso sobre o que é que fez sobre os 50 anos.
    [48:22:56 - 48:34:36] |
    Para algumas pessoas, tal como 20 de abril, para algumas pessoas eu não fui longe demais e para outras fui além do que terter isso.
    [48:34:36 - 48:39:36] |
    Sendo aparentemente?
    [48:39:36 - 48:42:56] |
    A transação que começaste bem, depois de perder isso.
    [48:42:56 - 48:44:36] |
    E depois de perder isso?
    [48:44:36 - 48:46:16] |
    Tá, realmente.
    [48:46:16 - 48:47:56] |
    Tendo, tenho um vejo.
    [48:47:56 - 48:57:56] |
    Tendo, tanto eu como 25 de abril. Tendo aparentemente potencial, passemos com sensuais e lã apenta que vamos a não agradar ninguém.
    [48:57:56 - 49:01:16] |
    O que acontece?
    [49:01:16 - 49:11:16] |
    O Pedro, se ficar triunistro da história da memória, estão a entregar das pastas ministrias para esta semana.
    [49:11:16 - 49:19:36] |
    Agora vamos saber porque aqui o João Miguel Tavares se declara azul e o que é carbo?
    [49:19:36 - 49:26:16] |
    No saco desse estado de espírito, João Miguel Tavares.
    [49:26:16 - 49:29:36] |
    E vai, que há muita coisa, carbo.
    [49:29:36 - 49:32:56] |
    Se acaba muito a coisa.
    [49:32:56 - 49:34:36] |
    O saco azul?
    [49:34:36 - 49:54:36] |
    Este também é propósito das buscas da Judiciária, esta semana na Câmara de Lisboa, para investigar as suas peitas de corrupção ainda do tempo em que o presidente da autarquia era Fernandina,
    [49:54:36 - 50:09:36] |
    é incondida, é que não só entender, é incondida que esta situação fragiliza politicamente o ministro das finanças.
    [50:09:36 - 50:29:36] |
    Acho que pode fragilizar a imenso, dependendo do que se vier a saber, e a prova de que pode fragilizar a imenso é maneira rápida como desta vez medina falou a jornalistas,
    [50:29:36 - 50:44:36] |
    e os forços que ele estava a fazer para permanecer calma. O grande problema é que as aplicações deles são péssimas.
    [50:44:36 - 50:57:56] |
    Eu imagino se seja gente, eu não seré agitar lá em casa ou ver isto tudo e estaria a dizer, mas eu já contei isto da 5 anos e ninguém contou.
    [50:57:56 - 51:11:16] |
    A única coisa não vai aqui é de facto azul, não sentirem que eu ouvo buscas e a gente que tenha a tese, não sei se algum dia será aprovado,
    [51:11:16 - 51:29:36] |
    principalmente não, de que aquela contratação está ligada a possíveis luvas que o senhor jogue aqui morar um estaguia, a coletar, apaga, depois passar ao partito socialista,
    [51:29:36 - 51:37:56] |
    demanda isso, é a tese, sucessivamente que anda por aí numa nuvem e que segue a tese do ministro de poupo.
    [51:37:56 - 51:47:56] |
    Mas não ser aprovado pode ser por duas razões, ou porque não é verdade, ou porque é impossível de provar?
    [51:47:56 - 52:01:16] |
    Qual é que temos que abrir a possibilidade de ser por isso? Qual é que é o problema nisto? É que aquilo que se pode provar,
    [52:01:16 - 52:12:56] |
    além da documentação estará a vista de todos, como se é admitido, pelo próprio Fernando Nidina, acabou de ser admitido onde tem,
    [52:12:56 - 52:19:36] |
    onde tem honesto aqui em tafaga, né? O admitido que contra todos os jogue morar um?
    [52:19:36 - 52:32:56] |
    Mas quando faz ler a notícia, o que é o problema é que aquilo admitido é daqueles que não faz sentido nenhum.
    [52:32:56 - 52:44:36] |
    Aquila ali, deslogo, uma mentira incompréensiva, não sei o que é, ele está a utilizar a expressão injusto direto,
    [52:44:36 - 53:02:56] |
    olha a documentação na Câmara Municipal de Lisboa, a dizer que o vinho concurso porque foram consultadas mais duas entidades para a empresa do senhor morar um ser contratada,
    [53:02:56 - 53:19:36] |
    e esse concurso não há em menor dúvida, não precisa diga, tribunal, para saber que é um concurso completamente fejuto e falso.
    [53:19:36 - 53:31:16] |
    Porque as únicas outras duas empresas foram consultadas, foi no senhor Gantónio Realinho, contactada,
    [53:31:16 - 53:44:36] |
    é no senhor chamado António Realinho, que é Únia Comcarna, com o senhor Morão e que ainda por cima já foi combinado por Búrla e falsificação.
    [53:44:36 - 53:56:16] |
    Portanto, esse concurso aprendeu o que ficou vazio, mas existiu e Fernandina agora nas suas intervenções,
    [53:56:16 - 54:01:16] |
    então as foram modas a qual o que o referir a final não concurso, é um ajuste direto.
    [54:01:16 - 54:26:16] |
    E depois, qual é o problema? O problema é o que Morão. Quando Fernandina vem e vem dizer que é um extraordinário autático-modeu e utilizar as mais ginerosas adjetivos para qualificar o jogo que Morão,
    [54:26:16 - 54:26:20] |
    ele tem um problema aqui, a gente já sabe que Fernandina não leu os preços, porque não sabia nada o que tinha acontecido com o
    [54:26:20 - 54:51:16] |
    Alexandre Reyes, pelos vistas também não leu o público. Esse lego público, para mim, de gente honestoreira, de ser uma obrigação, é como saber o apsago,
    [54:51:16 - 55:01:16] |
    ver se é uma obrigação, todos os políticos que os portugueses têm, que leu os artigos de investigação, de gente honestoreira.
    [55:01:16 - 55:14:36] |
    E o Centro Anestete escreveu abundantemente sobre este caso, pois escreveu sobre o caso, de idanear novas, e escreveu sobre o Castelo Barang. E sob todo aquele ecossistema que foi,
    [55:14:36 - 55:24:36] |
    também, o ecossistema, não devolvesse os exáceros sócrates e que por dizer tantas coisas mais maravilhosas neste país.
    [55:24:36 - 55:34:36] |
    O que se passa na barinha interior? O que se passa na barinha interior? No distrito castelo barang, em particular onde vem pessoas e tentadoras.
    [55:34:36 - 55:39:36] |
    -Amentente que são o Altharca Movelo. -Desloga, minha mulher e meus chocos.
    [55:39:36 - 55:52:56] |
    -A Altharca Movelo, o Altharca Movelo também tem o historial problema. -Eu não sei que seja aquele típico, que é o Altharca Movelo.
    [55:52:56 - 56:07:56] |
    -A Altharca Movelo. -Era Movelo. É Movelo. É Movelo. É o Altharca Movelo, que depois morre do país, que fazem coisas, mas ao mesmo tempo há uma série de questões e buscuras.
    [56:07:56 - 56:27:56] |
    Deixa-me só dizer isto, que isto é importante. O Jouque Moral é apresentado como homem que vai coordenar as obras da cidade do Lisboa e indina disso, ou são isto.
    [56:27:56 - 56:37:56] |
    A tema que usavam não dá-vos a fazer obras da mais. Nós precisávamos de uma pessoa para coordenar estas obras todas.
    [56:37:56 - 56:54:36] |
    Para alguém tem que perguntar, ó se o presidente tem câmara, como é que uma pessoa que vivia em Castelo Branco e continuou a viver em Castelo Branco, coordenava essas obras, não produziu um relatório,
    [56:54:36 - 57:27:56] |
    e já então isso já dizia que não encontrou destemunhas ninguém sequer que o tivesse visto de coordenar o que é que fosse. E ao mesmo tempo que ele coordenava as obras todas, Lisboa era, presidente da Conselha da Administração da Cacha, Crete de Baga Baixa Sul, por vovador da Misericórdia de Idaña Nova,
    [57:27:56 - 57:44:36] |
    se criou da União da Misericórdia, presidente do Conselho Fiscal do Montepio, presidente da Asociação de Desenvolvimento Regional, Atraces, presidente da Asociação de Desenvolvimento Regional, Bagalusa.
    [57:44:36 - 57:57:56] |
    Portanto ele era tudo isto e ainda assim estava a coordenar todas as obras da Lisboa. A Effortina Indina tem imensa coisa para explicar.
    [57:57:56 - 58:22:56] |
    Entretanto, veio a público um outro caso que se pode similar a este, pelo menos na suposição que é feita daquilo que será ilícito nel, do antigo presidente da Câmara da Fonschala,
    [58:22:56 - 58:42:56] |
    agora secretário de Estadas Comunidades Paul Capuff, que estará a ser investigado também por suspeitas de um alregado esquema de financiamento duvidoso com o objetivo de desviar fundos para o Partido Socialista.
    [58:42:56 - 58:49:36] |
    Veco incidentes entre estes dois casos de pedremissia.
    [58:49:36 - 59:14:36] |
    É uma platicriação do que foi no Juditias Sí e há um problema que as pessoas acham de manifesto assim, se viscam a corrupção, e são sensíveis a ação do que havia,
    [59:14:36 - 59:44:36] |
    mas há questão do financiamento partidário. E as duas coisas ligadas, faz linha e, portanto, é um pouco problemático, mas o que é só é que sentar uma coisa em relação ao Fernando Indina, que é uma suceção de casos que vem desde ainda das questões camarárias a estes,
    [59:44:36 - 60:09:36] |
    em que o Fernando Indina que disse que não sabia de nada, não sabia de nada dos Estados dos manifestantes que foram enviados às embachadas de países, não democráticos,
    [60:09:36 - 60:22:08] |
    a inização dos
    [60:22:08 - 60:45:28] |
    osgares que é quase impossível aqui no saber-se, eu até admite que nos outros eu possa saber com o problema que, uma lista de finanças não é com a quere, pessoa no governo, uma figura central,
    [60:45:28 - 61:10:28] |
    e quando se se sede em casos do mesmo responsável político, a dizer não sei não sabia de nada, nunca vi falar nisso, entre um bocadinha ação, o prêmio, sem albava da política aqui, não é possível,
    [61:10:28 - 61:35:28] |
    não é possível, e isto eu estou a dizer isto independentemente dele, por hipótese não saber mesmo de nada, mas isso é, portanto, sei fazer um processo de intenções de que ele sabia e diz que não sabia,
    [61:35:28 - 61:50:28] |
    mesmo que não soubesse-se de um innamente uma sução de casos que o Ad Ants, presente a Câmara de Lisboa, atualado nistas finanças,
    [61:50:28 - 62:03:48] |
    poderia saber á alguns de irão, deveria saber e não sabe, isso fragiliza Flanondina, forsozamente.
    [62:03:48 - 62:18:48] |
    Na sequência desta situação instala-se uma questão curiosa de saber se os atuais governentes também devem ser subentidos aos ás céus,
    [62:18:48 - 62:30:28] |
    obro-questionários das 36 perguntas do governo. O presidente de República também entende-se em que sim, o Primeiro Ministro acha que não,
    [62:30:28 - 62:38:48] |
    qual dos dois é que ele parece mais assertar deste respeito, o Ricardo Arustreira. O República não deu a entender que sim,
    [62:38:48 - 62:52:08] |
    o que disse taxativamente, que é óbvio, eu não consegui imaginar um argumento que justificasse o outro hipótese, o que já está já está, o que é...
    [62:52:08 - 63:10:28] |
    Depois vamos supor que isto, que os argumentos aqui, eles entretam, estão em funções, estão em funções, mas se nós descobrimos enquanto sociedade e o partido do governo descobriu que para integrar o governo,
    [63:10:28 - 63:27:08] |
    é preciso passar aquele tempo, com o responder a determinado critério, e tem gente no governo que não corresponde, e isso é um bocado que diz, mas até porque...
    [63:27:08 - 63:37:08] |
    - A gente vai se sacrificar portuguesa, é melhor que depois da mesa está a seguir a vida, não porque não está a chave de taguinha.
    [63:37:08 - 63:45:28] |
    - Você está bem, mas não é? - Mas não que é a questão. - Se não, depois fiquem as camisas que se sim,
    [63:45:28 - 63:58:48] |
    a gente que é como a Neu Europeia é preciso compre certos critérios, para ser da Neu Europeia, cheque para um grie que já está... - Claro, porque é que não precisa de compreender.
    [63:58:48 - 64:18:48] |
    - Isso é realmente problemático, porque depois gera-se uma espécie de primeira divisão, e segunda divisão da ética, em que a membros do governo que entram bem pinhos para passar a este teste do algodão,
    [64:18:48 - 64:30:28] |
    e sentem superiores com a razão, não é? - A selvagens que já lá estavam antes de ser preciso uma pessoa demonstrar que a impluta,
    [64:30:28 - 64:48:48] |
    se sim, são éticos e o dos... - Exatamente, do varão só um doszinho. - Estás se conhecido porque o João Miguel Tavar, se declara azul, o Ricardo Rousperer diz sentir-se cânion,
    [64:48:48 - 65:05:28] |
    e é um cânion que ainda dispara, já é só decorativo. - Mas o Carlos vai um bovejo de parou, eu sim paguei-se um oficinho. - Não, não, não. - Acate se inventaste os 50 anos de de Elma, agora vou ir agora.
    [65:05:28 - 65:17:08] |
    - Não, mas nunca de parou, eu já... - Não, nunca... - Eu não... - Eu não posso... - Eu deixei... - Não, eu sei o que que estão a pensar, mas não é sobre isso.
    [65:17:08 - 65:43:48] |
    - Mas eu canto o Innocio Nacional. - Não tenho saber. - Eu canto o Innocio Nacional. - Estava em causa do Innocio Nacional. - Você não tem nada. - Deixa eu lá pro ser... - Eu canto o Innocio Nacional, duas vezes por dia. - Canto uma logo de manhã e outra aldeita. - É por isso que é central na minha vida. - Eu só centrar... - Já.
    [65:43:48 - 66:10:28] |
    - Nunca marchei contra canhões, nem nunca corria as armas, acontecem... - É, acontecem... - É, acontecem... - É, acontecem com Innocio Nacional, mesmo com o Atirei Pogato. Já cantei várias vezes, nunca atirei pausa-gato. Contessa... - É, é preciso.
    [66:10:28 - 66:25:28] |
    - É, é, é, é, é, é. - É sempre, posita contra o versio, é, sustitada... - A sustitada? - Não, ressuscitada, por não, exactly, mosquito. - Sim. - É, aqui é um tempo.
    [66:25:28 - 66:31:54] |
    Um tempo, pelo músico Din Santiago no Aniversário do Espresso
    [66:31:54 - 66:36:56] |
    Din Santiago diz que é preciso mudar ela e traduindo,
    [66:36:56 - 66:45:06] |
    Portanto, não lhe fazem pressão, que continuemos a cantar cometer aos canhões, marchar, marchar.
    [66:45:06 - 66:47:26] |
    Não me fazem pressão por duas razões.
    [66:47:26 - 66:52:48] |
    A primeira é porque também não me fazem pressão, por exemplo, quando aos números ao porte dizem,
    [66:52:48 - 66:56:02] |
    se as prestajárias, vamos agora, lembram que...
    [66:56:02 - 67:02:34] |
    "Ah, lembram que é um barco, não é um barco, não é um barco, não é um barco, mas deixem, lembram que..."
    [67:02:34 - 67:08:50] |
    "Continuimos a dizer, lembram que é um fenômeno linguístico que acontece, acontece muito."
    [67:08:50 - 67:10:30] |
    (riso)
    [67:10:30 - 67:15:10] |
    O segundo razão para o Paulo não me faz confusão.
    [67:15:10 - 67:24:44] |
    É porque eu acho que o Inno está perfeitamente ajustado, precisamente por causa da sua letra.
    [67:24:44 - 67:30:22] |
    As armas, as armas, contra os canhões, marchar, marchar.
    [67:30:22 - 67:37:48] |
    Aquilo foi escrito, num momento em que nós me temos o Rebin entre as pernas.
    [67:37:48 - 67:43:52] |
    Em que não fomos as armas, nem marcharmos contra o canhões nenhum.
    [67:43:52 - 67:45:38] |
    "Pedal, tudo o ultimato?"
    [67:45:38 - 67:51:42] |
    É o Inno Perfeito, para um país da nossa dimensão.
    [67:51:42 - 67:59:52] |
    E com o nosso poder internacional, é o chamado "Já a formiga tem catálogo."
    [67:59:52 - 68:01:32] |
    É o que isto é.
    [68:01:32 - 68:09:46] |
    Depois é essa outra questão, que é outra razão para o placoal, não estou, assim, especialmente
    [68:09:46 - 68:22:14] |
    sobre o projeito, com isto, que é vantagens de cervello, que é esta proposta, muito novíssima.
    [68:22:14 - 68:29:14] |
    Eu já ouvi há 25 anos, da boca da António Alçada Batista.
    [68:29:14 - 68:30:54] |
    A pessoas diziam, mas...
    [68:30:54 - 68:32:34] |
    "Já não era jovem no alto."
    [68:32:34 - 68:34:14] |
    "Já não era jovem?"
    [68:34:14 - 68:39:48] |
    A proposta é curiosa, exatamente com os mesmos argumentos, sobre os mesmos versos e com as
    [68:39:48 - 68:44:50] |
    mesmas propostas da alteração, as pessoas que estão a dizer assim.
    [68:44:50 - 68:50:30] |
    Pois, mas eu não me lembro de que bem, de quais foram as reações, eu lembro-me e é fácil
    [68:50:30 - 68:58:38] |
    lembrar, porque está se forem se pesquisarem, está na RTP, está uma longa reportagem sobre
    [68:58:38 - 69:00:18] |
    isso, por exemplo.
    [69:00:18 - 69:08:26] |
    Carlos Brito do PCP, Rius e de esquinos e banderas têm de ser vistos à luz do contexto histórico
    [69:08:26 - 69:14:18] |
    em que surgiram e não se podem sobintero aos valores da hora.
    [69:14:18 - 69:24:14] |
    O Fernando Roses disse, é uma discussão sem sentido, o Inno tem uma origem histórica particular,
    [69:24:14 - 69:31:08] |
    é para o poste um pouco deslocada, ou até um sinal de como o processo de unidade europeia
    [69:31:08 - 69:36:56] |
    começa a mexer com os símbolos essenciais da unidade nacional.
    [69:36:56 - 69:43:48] |
    E aí, mas isso que estava deviando Roses, Mentei, é a sua opinião da senhora.
    [69:43:48 - 69:45:28] |
    E a que sentou?
    [69:45:28 - 69:51:52] |
    É relativamente perigoso, mexer nos símbolos, identidade nacional, são símbolos que se
    [69:51:52 - 70:00:20] |
    radicaram e que não valem pelo que dizem, valem pelo que são.
    [70:00:20 - 70:06:32] |
    É uma pessoa mais ou menos ou menos ouve, é estas do qualquer modo.
    [70:06:32 - 70:12:40] |
    Eu sei que há uma letra.
    [70:12:40 - 70:22:00] |
    É uma letra, como é óbvio, é que há uma letra que é consensual e que se podia adotar,
    [70:22:00 - 70:23:40] |
    ela é letra.
    [70:23:40 - 70:29:16] |
    Lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai, lai,
    [70:29:16 - 70:30:56] |
    em principi, esta é consensual.
    [70:30:56 - 70:37:08] |
    O Inno Espanyol é que não é um problema de problema, é a letra do Inno Espanyol, nunca
    [70:37:08 - 70:40:20] |
    levantou para o problema, é que não é um problema de entre os espaniais.
    [70:40:20 - 70:42:00] |
    Caralho, os ditos isto.
    [70:42:00 - 70:45:20] |
    Até daqui é 25.
    [70:45:20 - 70:54:04] |
    Gosto do Inno Nacional tal como ele existe a preferir a portuguesa menos velicista da
    [70:54:04 - 70:55:44] |
    energia.
    [70:55:44 - 70:59:04] |
    O Inno é um mim, uma peda bandera.
    [70:59:04 - 71:03:24] |
    Atenção, a bandera.
    [71:03:24 - 71:05:04] |
    Sim, por amor da bandera.
    [71:05:04 - 71:09:12] |
    Que tem as cores de um partido político.
    [71:09:12 - 71:10:52] |
    Não é?
    [71:10:52 - 71:19:04] |
    São as cores que nos identificam enquanto país e eram de um partido político.
    [71:19:04 - 71:24:40] |
    E tem várias referências, tem referências a Jesus Cristo.
    [71:24:40 - 71:26:20] |
    Sim, sim.
    [71:26:20 - 71:28:00] |
    Sério de coisas.
    [71:28:00 - 71:31:28] |
    Não, mas só a junção, estava só pensando em junção de cores.
    [71:31:28 - 71:33:08] |
    É isso.
    [71:33:08 - 71:34:48] |
    O verde, o vermelho.
    [71:34:48 - 71:36:28] |
    É uma coisa só estética.
    [71:36:28 - 71:38:08] |
    Não.
    [71:38:08 - 71:40:40] |
    É assim, o Inno, de este caso é a letra.
    [71:40:40 - 71:44:00] |
    Acho que é de que soube a letra, não é soube.
    [71:44:00 - 71:45:40] |
    É soube.
    [71:45:40 - 71:47:20] |
    É soube.
    [71:47:20 - 71:52:32] |
    É a letra em A, é porque é um Inno.
    [71:52:32 - 71:54:12] |
    É um Inno.
    [71:54:12 - 71:59:24] |
    É a letra, é a vela e que é patriótica e anticelada.
    [71:59:24 - 72:02:32] |
    Sim, não me dimentem que é um Inno.
    [72:02:32 - 72:08:16] |
    O Inno ao bão, o músico é do Hayden.
    [72:08:16 - 72:09:56] |
    Portanto.
    [72:09:56 - 72:11:36] |
    Sim, não, está bem.
    [72:11:36 - 72:14:56] |
    Mas se ele é do músico, ele é da letra.
    [72:14:56 - 72:16:36] |
    Ah, é da letra.
    [72:16:36 - 72:22:00] |
    É, portanto, é nossa.
    [72:22:00 - 72:23:40] |
    É nossa.
    [72:23:40 - 72:30:20] |
    É deção emocional, é de editorio que exermos a bandera.
    [72:30:20 - 72:34:12] |
    E eu acho que mais de que mais é o que é o que é o que é o acionário.
    [72:34:12 - 72:35:52] |
    É o facto de ser em cima.
    [72:35:52 - 72:37:32] |
    É, eu vou dizer.
    [72:37:32 - 72:43:40] |
    Eu vou dir a bandera, porque realmente é que ela com a junção de cores está muito mal.
    [72:43:40 - 72:46:56] |
    Não, por tanto, não vou se pôr.
    [72:46:56 - 72:48:36] |
    Não moro com o risco.
    [72:48:36 - 72:50:16] |
    É o acionário.
    [72:50:16 - 72:51:56] |
    Acho que a bandera é péssima.
    [72:51:56 - 72:55:16] |
    Mas quer dizer, o que é?
    [72:55:16 - 72:56:56] |
    É a bandera.
    [72:56:56 - 72:58:36] |
    É a bandera nacional.
    [72:58:36 - 73:00:16] |
    É a bandera nacional.
    [73:00:16 - 73:01:56] |
    E portanto, o Inno...
    [73:01:56 - 73:05:20] |
    A poli a letra, a poli a ser melhor.
    [73:05:20 - 73:07:40] |
    E a poli pode se mexer no Inno.
    [73:07:40 - 73:09:20] |
    Acho que se pode mexer no Inno.
    [73:09:20 - 73:13:40] |
    Aliás, nós nunca temos outros trófas todos do Inno.
    [73:13:40 - 73:15:20] |
    Não é o que é do Canto.
    [73:15:20 - 73:17:00] |
    É o Canto sempre, tudo até o fim.
    [73:17:00 - 73:20:20] |
    A bandera é um letra, tudo.
    [73:20:20 - 73:31:20] |
    É e portanto, não vejo, quer dizer, não acho que seja um crime de lesão no Estado, mas também
    [73:31:20 - 73:43:04] |
    não vejo que seja há uma série de referências históricas no nosso cotidiano, nos nossos museus,
    [73:43:04 - 73:44:44] |
    castelos e mais.
    [73:44:44 - 73:52:00] |
    Que são ofensivas, que se refere a coisas do passado, que nós hoje já não dizemos de
    [73:52:00 - 73:53:40] |
    mesma maneira.
    [73:53:40 - 73:58:28] |
    Já não, ninguém acha que somos uma nação imortal, por exemplo.
    [73:58:28 - 74:00:08] |
    E bem, e bem.
    [74:00:08 - 74:02:12] |
    As opiniões têm este dividido.
    [74:02:12 - 74:08:56] |
    E já a quem está já avançar com propostas concretas, o que parece o Miguel Tavaard,
    [74:08:56 - 74:17:16] |
    o sugestão de Miguel Tavaard, um conservador, a atenção.
    [74:17:16 - 74:20:16] |
    Um conservador monárquico.
    [74:20:16 - 74:21:56] |
    Um conservador monárquico?
    [74:21:56 - 74:28:00] |
    É natural que ele apoia, muda essas no inno, se não se chama.
    [74:28:00 - 74:36:04] |
    Mas eu quero mudar e dir que devíamos cantar a vez das armas, às armas, às armas, às
    [74:36:04 - 74:37:44] |
    almas, às almas.
    [74:37:44 - 74:41:04] |
    Eu acho que o Dundo Arto, mas eu não vou fazer.
    [74:41:04 - 74:42:44] |
    E, ao ver se está a formentar.
    [74:42:44 - 74:50:48] |
    E, ao ver se contra os canhões, marchar, marchar, ficaria se calhar bem contra os cabrões
    [74:50:48 - 74:52:28] |
    de cantar cantar.
    [74:52:28 - 74:56:48] |
    É bom, eu acho que é ótimo.
    [74:56:48 - 75:06:32] |
    Eu tinha colocado um microfone na frente da boca da da aventura para perguntar o que
    [75:06:32 - 75:11:32] |
    ela achava dessa parte, provavelmente, com curta e guia.
    [75:11:32 - 75:13:12] |
    Contro as cabrões?
    [75:13:12 - 75:14:52] |
    Exatamente.
    [75:14:52 - 75:16:32] |
    A cantar cantar.
    [75:16:32 - 75:18:12] |
    Eu sou a sua foto.
    [75:18:12 - 75:23:12] |
    Eu sou o bestema, tenho um faça seguinte, sustão.
    [75:23:12 - 75:30:08] |
    Tatos punivam no YouTube, que é um dos índios mais míticos, talvez, mais míticos, que é
    [75:30:08 - 75:31:48] |
    marcieliza.
    [75:31:48 - 75:33:28] |
    Por favor, ponham.
    [75:33:28 - 75:35:08] |
    Sim.
    [75:35:08 - 75:38:28] |
    Põe o outro car e vão ver a letra.
    [75:38:28 - 75:41:48] |
    Então, para a gente, para a gente.
    [75:41:48 - 75:48:28] |
    E o chão americano.
    [75:48:28 - 75:53:28] |
    O chão americano, chão ameradilha.
    [75:53:28 - 75:59:36] |
    Já saberás porque aqui o Ricardo era o espreiro de Clara Canhão.
    [75:59:36 - 76:08:16] |
    Agora são um apontamento para tentarmos perceber porque o Pedro Mestia se anunciia meta, mas
    [76:08:16 - 76:09:56] |
    meta do verbo miter.
    [76:09:56 - 76:13:16] |
    O verbo miter, porque...
    [76:13:16 - 76:21:36] |
    Embora o assunto de tania haver com o meta, a empresa foi segura que nos segra.
    [76:21:36 - 76:36:12] |
    O melhor de supervisão da meta, reverter uma decisão sobre memilhos e produzir o teoria
    [76:36:12 - 76:45:20] |
    sobre memilhos, porque nós podemos por memilhos nas redes sociais, não ser algo mais
    [76:45:20 - 76:47:00] |
    circunstências.
    [76:47:00 - 76:52:24] |
    Já agora a notícia tem esta frase fascinante.
    [76:52:24 - 77:01:04] |
    A meta tem de repensar a sua política sobre memilhos para tornar mais inclusiva.
    [77:01:04 - 77:08:04] |
    Sim, é uma coisa que com a série a gente tem que fazer, é repensar os memilhos e
    [77:08:04 - 77:17:40] |
    a gente estava gostado ao seguinte é que os memilhos em questão eram de duas pessoas, duas
    [77:17:40 - 77:25:08] |
    pessoas trans, não binárias, que estavam com o peito, que estavam com o peito tapado, descoberto
    [77:25:08 - 77:33:12] |
    mas também com os memilhos tapados e era no contexto de uma transição etc.
    [77:33:12 - 77:34:52] |
    Ciro e orgica.
    [77:34:52 - 77:43:24] |
    E portanto, isso era um bem, nós só pensamos na prohibição dos memilhos, pensando em homens
    [77:43:24 - 77:45:04] |
    e mulheres.
    [77:45:04 - 77:55:28] |
    E agora, como já não são só duas categorias, temos que repensar a nossa política de memilhos.
    [77:55:28 - 77:57:08] |
    Ah, finalmente.
    [77:57:08 - 78:03:24] |
    E qual a que a razão era boa para acabar com a política de memilhos?
    [78:03:24 - 78:06:44] |
    Deixas memilhos em paz, bravo.
    [78:06:44 - 78:18:00] |
    Então, a redeira da política de memilhos está na altura dos livres e eu trago esta semana.
    [78:18:00 - 78:29:12] |
    Não apenas um livro, mas na verdade, quatro reunidos num de jolão de mais de mil páginas
    [78:29:12 - 78:40:20] |
    são mil 150 páginas, o poeta e ança esta Jôquim Mélmagalhens é seguramente o mais influente
    [78:40:20 - 78:49:48] |
    leitor da poesia porteza contemporânea nas últimas décadas e este volume riun tudo aquilo
    [78:49:48 - 78:58:52] |
    que Jôquim Mélmagalhens escreveu sobre os poetas portugueses nossos contemporâneos,
    [78:58:52 - 79:04:56] |
    um deles aqui à mesa e alguéras abundantemente referidas.
    [79:04:56 - 79:06:36] |
    Obrigado, Carlos.
    [79:06:36 - 79:09:56] |
    Alguéras do autor.
    [79:09:56 - 79:11:36] |
    Alguéras do autor.
    [79:11:36 - 79:15:40] |
    E o João Miguel do agradeço.
    [79:15:40 - 79:19:00] |
    Ah, é assim, muito, muito.
    [79:19:00 - 79:20:40] |
    Obrigado, aqui.
    [79:20:40 - 79:29:00] |
    O autor alguéras faz questão de sublinhar que, com uma única exceção, os poetas sobre
    [79:29:00 - 79:38:36] |
    os quais escreveu são todos aqueles que lhe interessam, os que não estão aqui referidos,
    [79:38:36 - 79:43:36] |
    com essa única exceção, não lhe interessam de todo.
    [79:43:36 - 79:52:48] |
    E os dentores que publicaram até 2007, porque só até aí é que Jôquim Mélmagalhens escreveu
    [79:52:48 - 80:01:36] |
    sobre o poesia portuguesa, daí para cá deixou de escrever sobre a poesia contemporânea
    [80:01:36 - 80:03:16] |
    portuguesa.
    [80:03:16 - 80:14:36] |
    E Miguelhens faz questão de salientar o caráter pessoal desta escolha, rejeita, aliasa,
    [80:14:36 - 80:24:22] |
    de que há já aqui qualquer intenção de estabelecer um canon conceito que confessa de
    [80:24:22 - 80:26:02] |
    testa.
    [80:26:02 - 80:35:40] |
    O livre apuizia portuguesa contemporânea, de Jôquim Mélmagalhens, quatro livres reunidos,
    [80:35:40 - 80:41:16] |
    1.150 páginas, edição bestiário.
    [80:41:16 - 80:50:36] |
    Quando o João Miguel Tavares traz diáugos metafísicos com Nick Caveve.
    [80:50:36 - 80:56:12] |
    Isso muito, antes de apresentar, então, Carlos Ames Misse é um...
    [80:56:12 - 81:03:52] |
    A conta é que há para dizer, isso não é um livre de memórias e este é uma conversa.
    [81:03:52 - 81:13:24] |
    Mas, na verdade, é memórias, é uma extraordinária conversa entre Nick Caveve e um jornalista,
    [81:13:24 - 81:24:16] |
    Jean Oregan, que também é um amigo e, portanto, isso causa aqui um...
    [81:24:16 - 81:28:00] |
    Sente-se uma intimidade e uma...
    [81:28:00 - 81:31:20] |
    Uma é uma, quer dizer, ali...
    [81:31:20 - 81:33:00] |
    Em patia.
    [81:33:00 - 81:41:32] |
    Qualquer coisa, que o empatia perseguia quase na construção deste livro que é a extraordinária.
    [81:41:32 - 81:49:04] |
    E a gente não é apenas, de facto, um livre de memórias, não é apenas um livre de entrevistas,
    [81:49:04 - 81:57:20] |
    mas é uma reflexão profundíssima sobre aquilo que é a obra Nick Caveve, a tarjeta e a que tem sido a sua vida.
    [81:57:20 - 82:04:52] |
    Ela que ainda não tinha perdido o segundo filho, mas já tinha perdido o programar, o que marcou o profundamente.
    [82:04:52 - 82:11:20] |
    E também sobre a questão da fé e de Deus.
    [82:11:20 - 82:16:40] |
    Portanto, tem que l'aspar tudo o que interessa nesta vida.
    [82:16:40 - 82:19:56] |
    Deus, o amor e a morte.
    [82:19:56 - 82:21:36] |
    Féssepo, porém.
    [82:21:36 - 82:23:16] |
    E o século também.
    [82:23:16 - 82:24:56] |
    E carnificina.
    [82:24:56 - 82:29:04] |
    Exatamente, ele é o João Miguel Tavares.
    [82:29:04 - 82:46:56] |
    O ligado, o Pedro Mexia, não traz essa semana ao livro, traz um newsletter, um autor reconhecido.
    [82:46:56 - 82:58:48] |
    O alificoreche, que é um escritor inglês, que é bastante conhecido e, por exemplo, é um protocolo também,
    [82:58:48 - 83:11:04] |
    teve um colapso em Roma e perdeu a mobilidade das pernas e desbrazos.
    [83:11:04 - 83:19:32] |
    Ele tem 68 anos, está até bem, bastante novo.
    [83:19:32 - 83:37:36] |
    E em possibilidades de escrever, passou a ditar para o Twitter, algumas reflexões sobre o Twitter.
    [83:37:36 - 83:40:40] |
    Não, não, o Twitter é o subsitec.
    [83:40:40 - 83:42:52] |
    Não, foi pro Twitter e depois...
    [83:42:52 - 83:45:56] |
    Depois passou o meu laptop.
    [83:45:56 - 83:51:56] |
    Por causa disso, para o subsitec.
    [83:51:56 - 83:56:08] |
    Portanto, são coisas que é o dita.
    [83:56:08 - 84:05:52] |
    E eu não gosto de a palavra de resiliência, eu vou lá ver como fazer uma confusão, mas a palavra antiga do estoisismo.
    [84:05:52 - 84:08:52] |
    É uma palavra que eu gosto.
    [84:08:52 - 84:18:32] |
    Porque ele continua a fazer o que os escritores fazem, que é escrever, apesar de não poder escrever.
    [84:18:32 - 84:22:28] |
    E os textos são...
    [84:22:28 - 84:31:16] |
    É algo que são moralísticos, é uma observação, e quando consegue até ser divertidos,
    [84:31:16 - 84:38:24] |
    como é que um escritor impossibilidade de escrever, com 68 anos,
    [84:38:24 - 84:48:32] |
    com a sector, a coragem, a prevenção de espírito para manter este diário público sobre sua situação.
    [84:48:32 - 84:53:04] |
    O Ricardo Arospreira traz um livro sobre o amor aos livros.
    [84:53:04 - 85:00:36] |
    Exatamente, o relógio que a gente tem ali no estudo indica que o nosso tempo já acabou há bastante tempo.
    [85:00:36 - 85:07:52] |
    Se chama-se de coronicas de um livreiro, Martin Leitham, espero que seja assim que se leu o nome do mundo.
    [85:07:52 - 85:09:24] |
    O verdade é curdo, olha.
    [85:09:24 - 85:12:04] |
    -Autor, exatamente. -Eso é o ler.
    [85:12:04 - 85:16:12] |
    As obssoções, pois claro, as obssoções têm muita graça.
    [85:16:12 - 85:34:40] |
    O livro, na estere do que também recomenda aqui há tempos de carros Maria Bob-On, é a obsessão do autor e sobre as obssoções das pessoas que o autor observa.
    [85:34:40 - 85:44:40] |
    Portanto, é o livro mistura história da leitura, incluindo as pete que estomam ficar de fora das histórias da leitura, mas que são importantes.
    [85:44:40 - 86:00:04] |
    Biblia, a mania destrea, mas livraria, as feiras, bibliotecas, bibliotecaria, os colecionadores de livros, tipos de livros, modos de ler, modos de tratar os livros.
    [86:00:04 - 86:28:32] |
    Tudo feito com uma irudição e uma coisa própria das obssoções, que é um tema puxa o outro, e outro, e outro, de repenta a uma teia de referências que é muito interessante e abre muitos caminhos novos.
    [86:28:32 - 86:38:52] |
    É claramente convidado para quem gosta do livro, se está concluída mais uma reunião semanal, hoje é oito dias, a mesma hora, os mesmos de sempre,
    [86:38:52 - 86:43:16] |
    Pedro Messias, o Homem Galta Avares e Ricardo Rojo-Espreida.
    [86:44:28 - 87:30:36] |
    [Música]
    [87:30:36 - 87:35:36] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

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