• lista de episodios - sobre
  • Constitucionalismo para totós

    [00:00:00 - 00:06:44] |
    Esta semana a Pedramxia sente-se concentrado.
    [00:06:44 - 00:20:08] |
    João Miguel Tavares declara-se marroquino e Ricardo Orojo Pereira confessa-se chate.
    [00:20:08 - 00:28:28] |
    Está reunido o programa que o joenom estamos legalmente impedidos de dizer.
    [00:28:28 - 00:56:56] |
    [Música]
    [00:56:56 - 01:09:36] |
    Nesta semana o Renu Etek assume a pasta do au seu disparo, na qualidade da prestação e assistência.
    [01:09:36 - 01:20:00] |
    Uma qualidade aliás que nos aprais bastante enquanto portugueses, nós tivéssemos nós constantemente
    [01:20:00 - 01:26:08] |
    a assistir certas e determinadas entidades.
    [01:26:08 - 01:32:24] |
    Se pensar bem, há os assistentes de bordo que andam lá nos aviões.
    [01:32:24 - 01:41:56] |
    E depois há os assistentes de borde que somos nós, sempre prontos para auxiliar os borde
    [01:41:56 - 01:47:12] |
    de grandes empresas em caso de turbulência.
    [01:47:12 - 01:53:00] |
    Deve ser uma maneira de permanecermos sempre com o sinto apartado.
    [01:53:00 - 02:03:08] |
    Pelo menos a conduzir, temos o Google assistente do Renu Etek para nos assistir.
    [02:03:08 - 02:06:08] |
    "Hey Google, levam para casa?"
    [02:06:08 - 02:15:32] |
    O "Hey Google" ligou a o ar condicionado, sem reclamar nem julgar.
    [02:15:32 - 02:23:20] |
    E agora sou eu que vos presto um serviço, Calandumã.
    [02:23:20 - 02:27:12] |
    "Hey Google, terminar."
    [02:27:12 - 02:32:12] |
    [Música]
    [02:32:12 - 02:40:16] |
    Para viver vocês um bem-vindos no final de uma semana que vai ficar na história da igreja
    [02:40:16 - 02:45:48] |
    catálica portuguesa e pelas piores razões.
    [02:45:48 - 02:55:28] |
    A semana também em que Catarina Martins anunciou a decisão de abandonar a liderança do
    [02:55:28 - 03:02:04] |
    Bloco de Esquerda, a sunto de que vamos dar atenção daqui a pouco.
    [03:02:04 - 03:10:16] |
    Mas começamos pelo tema que o terminamos na semana passada, uma questão carregada das
    [03:10:16 - 03:22:00] |
    pedes simbólicos que leva o João Miguel de Paváres a querer ser ministro do Imperio.
    [03:22:00 - 03:30:52] |
    E ainda faz sentido termos uma pasta dessas em 2023, João Miguel de Paváres.
    [03:30:52 - 03:34:12] |
    "Velos vistos, faz, Calandumã."
    [03:34:12 - 03:35:52] |
    "Velos, sim, sim, sim."
    [03:35:52 - 03:43:32] |
    "Vamos estar em calza e inauguração esta semana do renovado jardim da prática do Imperio
    [03:43:32 - 03:47:28] |
    em Lisboa em Plém.
    [03:47:28 - 03:58:08] |
    Como é que vê a substituição dos velhos símbolos coluniais em rango-storal por brazões
    [03:58:08 - 04:06:52] |
    de pedra mantendo a mesma simbologia do passado colunial?"
    [04:06:52 - 04:16:12] |
    Mas é um lado positivo nisso, que é um sinto tão bem e tão confortável de ser português,
    [04:16:12 - 04:25:28] |
    porque realmente é que por aqui nós percebemos Portugal é um país especial, porque todo
    [04:25:28 - 04:29:44] |
    mundo nós vemos não te sejornar, não.
    [04:29:44 - 04:38:44] |
    Nos Estados Unidos, as tegoncios, as tegoncios, nós nós temos tantas vezes aqui dos movimentos
    [04:38:44 - 04:51:24] |
    ou dos robos de status, as tegoncios dos passos públicos de status de Lincoln, George Washington,
    [04:51:24 - 05:03:16] |
    até o Póbrio do Teddy Roosevelt, que estava à frente do museu de história natural,
    [05:03:16 - 05:17:06] |
    já foi removido ali do meio de Nova Iorque e mesmo em frente ao central parque, que
    [05:17:06 - 05:20:00] |
    ficava lá tão bem.
    [05:20:00 - 05:29:00] |
    Quando olhamos para a Inglaterra, o Póbrio do Churchill também já não escapa, porque
    [05:29:00 - 05:36:52] |
    parece que tinha umas visões sobre um empério que não são aprovadas nos dias dois, e
    [05:36:52 - 05:38:32] |
    chegamos a Portugal.
    [05:38:32 - 05:47:52] |
    E eu imaginei, eu gostava de ter visto mesmo ao vivo, os meus calceteiros estaram
    [05:47:52 - 05:57:52] |
    de bruxados no pavimento, a colocaram os brazões em pedra portuguesa e agora vou colocar
    [05:57:52 - 06:04:36] |
    aqui o brazão de Timora, agora deixem-me colocar aqui o brazão de Moçambique.
    [06:04:36 - 06:11:20] |
    E há um lado nisso de quem é encantador, que é, olha, ninguém sabe o que se está
    [06:11:20 - 06:13:00] |
    passar no mundo.
    [06:13:00 - 06:18:52] |
    Alguns desses calceteiros, probablemente, ali um dos daldas, umas partes do empério que
    [06:18:52 - 06:23:04] |
    estavam com os brazões, estavam no meio de...
    [06:23:04 - 06:29:40] |
    Mas é uma mesma tem...
    [06:29:40 - 06:38:48] |
    E já vinha desde 2014, era um dia nos meus equipes?
    [06:38:48 - 06:40:28] |
    Tu piária.
    [06:40:28 - 06:48:36] |
    É um em 2000, porque eles já haviam sido os meus equipes, mas o que é engraçado é que
    [06:48:36 - 06:56:24] |
    nem os buchos nem nada disso até estava nos 200 originais da própria parte do empério.
    [06:56:24 - 07:04:00] |
    Mas lá vieram os buchos, o que que passava os buchos é que, depois de ser uma certa
    [07:04:00 - 07:10:36] |
    arte de jardimagem e arranjar aqueles buchos, estava uma terabadilha de desagregação.
    [07:10:36 - 07:16:44] |
    E então a decisão, por volta de 2014, tinha sido.
    [07:16:44 - 07:24:52] |
    Se caralhar acabávamos com os buchos, também já está aqui, tanto tempo, 25 de abril, lá,
    [07:24:52 - 07:28:12] |
    pagar timor, Moçambique, Angola, etc.
    [07:28:12 - 07:36:24] |
    E a salutura polêmica com aqueles que defendiam, que era patrimônio que não se
    [07:36:24 - 07:38:04] |
    havia perdido.
    [07:38:04 - 07:40:36] |
    E o polêmica da grossa e tal.
    [07:40:36 - 07:47:48] |
    E parece que até o voo abasta assinando e de repente a câmara municipal também voltou
    [07:47:48 - 07:49:28] |
    atrás.
    [07:49:28 - 07:54:52] |
    Mas depois, me meditaram sobre o assunto e disse "eu espero, já sei o que é que nós vamos
    [07:54:52 - 08:01:32] |
    fazer".
    [08:01:32 - 08:16:12] |
    E foi o empreendedemente não houve ainda nenhum levantamento, a torza daquela dessa nova inauguração
    [08:16:12 - 08:17:52] |
    dessa inauguração.
    [08:17:52 - 08:19:32] |
    Não houve.
    [08:19:32 - 08:27:28] |
    E é isso também que é bonito, ao mesmo tempo, porque isto tem qualquer gol de pís do mundo.
    [08:27:28 - 08:31:12] |
    Já deveria muito de gente aos glítios.
    [08:31:12 - 08:32:52] |
    Aqui?
    [08:32:52 - 08:34:32] |
    Nada.
    [08:34:32 - 08:36:12] |
    Isso é um citamento à revoluão.
    [08:36:12 - 08:37:52] |
    Não é nada.
    [08:37:52 - 08:58:12] |
    Até a versão, o jogo de João Miguel Tavares.
    [08:58:12 - 09:24:52] |
    E o jogo de João Miguel Tavares.
    [09:24:52 - 09:34:48] |
    E isso é de diferença entre mandar uma estatua ao baixo, que eu acho que é, e sim é uma espacida
    [09:34:48 - 09:37:08] |
    pagamento da história.
    [09:37:08 - 09:39:36] |
    É destruir coisas.
    [09:39:36 - 09:43:56] |
    Isto está com destruir coisas.
    [09:43:56 - 09:46:28] |
    Não é o mesmo gesto.
    [09:46:28 - 09:49:48] |
    Philosóficamente não é o mesmo gesto.
    [09:49:48 - 09:57:28] |
    E, portanto, da mesma maneira que eu acho que isso mal está a se remover, estatos do passado,
    [09:57:28 - 10:04:32] |
    porque parece descobrir o somalínia do corrícleo de um senhor qualquer que foi absolutamente
    [10:04:32 - 10:07:00] |
    bagelhante na história da humanidade.
    [10:07:00 - 10:13:36] |
    Mas, ao valer, "ah, este tinha um escravo, e que já este tinha mais opiniões para o
    [10:13:36 - 10:17:36] |
    jogo em pé, eu acho muito mal.
    [10:17:36 - 10:20:36] |
    Ninguém é perfeito.
    [10:20:36 - 10:27:44] |
    Mas ao mesmo tempo, esta coisa, matem a pena, que quer que continuasse a chamar praça do
    [10:27:44 - 10:29:24] |
    ín pé.
    [10:29:24 - 10:34:16] |
    É dar a colocar os brazes ruins.
    [10:34:16 - 10:44:46] |
    Muitas antigas, por convícias úteas, marguinas, em 2023, no chão da praça do ín pé, com
    [10:44:46 - 10:49:28] |
    destruir coisas que não estavam lá.
    [10:49:28 - 10:51:28] |
    Já me pareça um bocado de folha.
    [10:51:28 - 10:53:08] |
    É o que?
    [10:53:08 - 10:56:12] |
    O do passado colonial?
    [10:56:12 - 11:00:44] |
    A lógica daquilo é que eles chamam essa praça do ín pé.
    [11:00:44 - 11:06:08] |
    Então vamos lá colocar os brazes ruins, do tempo que o ouvre gente gostava de lá, os
    [11:06:08 - 11:07:48] |
    ter.
    [11:07:48 - 11:13:40] |
    Mas é o gesto para mim é significativo, mas o país já sabe que não tem uma grande tradição
    [11:13:40 - 11:18:04] |
    filosófica e notas.
    [11:18:04 - 11:28:28] |
    Transformar as flores em pedra resolva a controverse e a cultura já a vários anos ou a Ricardo
    [11:28:28 - 11:30:08] |
    da Ores para a Era.
    [11:30:08 - 11:39:00] |
    O Carlos Confeste que não sei, e eu, se a pessoa que tenha acompanhado este processo com atenção
    [11:39:00 - 11:40:40] |
    sou eu.
    [11:40:40 - 11:52:20] |
    Eu vi quando sou, porque havia aqui problemas com a tupiária, eu fico chita de cima sempre
    [11:52:20 - 12:01:56] |
    que aprendo uma palavra nova, eu não sei, no meio desse processo de repente percebemos
    [12:01:56 - 12:10:56] |
    que aquilo que chamava tupiária, eu sou sempre assim, eu continuo 11 anos de descobrir
    [12:10:56 - 12:17:44] |
    a palavra pro líxo, e fiz país três composições seguidas em que a palavra pro líxia
    [12:17:44 - 12:23:36] |
    aparecia até o padas do que me chamaram a parte e dizer "Oh, Ricardo, se cada nem tudo
    [12:23:36 - 12:26:56] |
    tem que ser pro líxo, vamos aqui".
    [12:26:56 - 12:31:28] |
    Estava a tornar-se muito pro líxo.
    [12:31:28 - 12:41:04] |
    Mas a tupiária aqui deste problema era este, o que é que o que fazer a tupiária da praça
    [12:41:04 - 12:45:28] |
    do empério que reproduziu os brazões.
    [12:45:28 - 12:53:56] |
    Então deixe-me só fazer a rezanha do que aconteceu neste processo.
    [12:53:56 - 13:01:04] |
    2015 houve um concurso de ideias para remodelar a praça do empério.
    [13:01:04 - 13:07:40] |
    2016 o Júri escolheu o projeto vencedor.
    [13:07:40 - 13:16:28] |
    2019, 3 anos depois, a direção geral do patrimônio cultural e elaborou-me para ser
    [13:16:28 - 13:23:28] |
    favorável ao projeto vencedor 3 anos antes.
    [13:23:28 - 13:28:32] |
    Em 2020, a empreitada foi adjudicada.
    [13:28:32 - 13:43:08] |
    2021 surge uma peticção contra o apagamento dos brazões entupiária da praça do empério
    [13:43:08 - 13:46:52] |
    de 2023.
    [13:46:52 - 13:55:36] |
    Concluição obra com os brazões encalçada e a plantação do Masal Fáceis.
    [13:55:36 - 13:57:16] |
    Al Fáceis ali.
    [13:57:16 - 14:00:36] |
    Eu sinceramente...
    [14:00:36 - 14:17:40] |
    Eu acho que o facto do empério ter acabado numa salavinha sinceramente, eu não sei se
    [14:17:40 - 14:25:20] |
    não é propriado, se não está correto, se não está correto isto.
    [14:25:20 - 14:37:44] |
    Percebo o prorido do João Miguel na relação aos brazões de calçada portuguesa, mas sua
    [14:37:44 - 14:40:24] |
    favor da Al Fáceis.
    [14:40:24 - 14:49:32] |
    Em que comedida é que o aspecto simbólico deste assunto poderá ter consequências
    [14:49:32 - 14:51:12] |
    políticas.
    [14:51:12 - 15:02:52] |
    É, branco, não ter vazio uma ou alguns artigos, mas não se se houve grandes constatções
    [15:02:52 - 15:04:32] |
    para as...
    [15:04:32 - 15:06:12] |
    O leitura espolíticas, pronto.
    [15:06:12 - 15:12:32] |
    É do respeto que é assim, porque é um pouco como o João Miguel disse, uma coisa aí
    [15:12:32 - 15:16:52] |
    eu sou favor de respeitar o passado.
    [15:16:52 - 15:28:12] |
    O respeitar o passado sentido que aconteceu, deixou traços e estratos para vencer, como
    [15:28:12 - 15:36:12] |
    se diz agora, deslocalizados ou contextualizados, mas não destruídos, etc.
    [15:36:12 - 15:44:52] |
    Mas não sou realmente o horror de refazer o passado, não é que é dizer, não faz-me sentir,
    [15:44:52 - 15:58:04] |
    é não ser um sentido meramente programático, perdão, programático, esperou a que não seja
    [15:58:04 - 16:06:58] |
    programático, mas programático que é, se não há ninguém para tratar dos buchos, fiquem
    [16:06:58 - 16:08:38] |
    pedra.
    [16:08:38 - 16:18:12] |
    Mas isso não parece, eu não tenho opinião sobre a questão histórica, no sentido histórica,
    [16:18:12 - 16:28:12] |
    que é tônico, paisagístico e o floral, não tenho opinião sobre isso.
    [16:28:12 - 16:37:04] |
    Sobre a maneira de, no momento em que se escute, como nos relacionamos com o passado
    [16:37:04 - 16:50:00] |
    e com o passado, que é considerado programático, passar de uma coisa floral para uma coisa
    [16:50:00 - 16:56:20] |
    em pedra, parece uma história que se conta já, listo, às vezes não se acer, perderam
    [16:56:20 - 17:06:52] |
    o nome da inauguração da ponto, então ponto se alasar, e que o seu alasar teria dito com a coisa
    [17:06:52 - 17:14:20] |
    do gênero, ponham os letras em caratérios móveis porque é fácil tirar quando mudar
    [17:14:20 - 17:23:44] |
    o nome, ou seja, se é verdade, o que daria, pelo menos, uma manução, daria pelo menos,
    [17:23:44 - 17:26:00] |
    uma manução do que iria.
    [17:26:00 - 17:34:24] |
    E, de facto, há uma diferença entre as coisas, chamem permanentes e não seerem, fazer
    [17:34:24 - 17:49:36] |
    uma coisa em pedra, dar uma permanência e usar para a permanência, um código do regime
    [17:49:36 - 17:59:04] |
    anterior como Portugal, com colônias, com polícia de tremarinas, o que é no chamado?
    [17:59:04 - 18:00:44] |
    Estrânio.
    [18:00:44 - 18:10:12] |
    Inperentemente, depois de toda, o António Araú escreveu um longuíssimo artigo no público sobre
    [18:10:12 - 18:20:16] |
    isso, todas as contextualizações históricas daquele lugar, estrânio.
    [18:20:16 - 18:31:56] |
    Entregamos ao João Miguel Tavarza Pasta de Ministro do Imperio, quanto ao Pedro Mxia, que
    [18:31:56 - 18:43:36] |
    era ser desta vez, ministro da consequência, pelo que percebi para recuperar o velho
    [18:43:36 - 18:50:20] |
    jogo de mudada, ou consequência à propósita de divulgação do relatário sobre abusos
    [18:50:20 - 18:52:00] |
    de menores...
    [18:52:00 - 18:53:40] |
    Sim.
    [18:53:40 - 18:56:20] |
    No émbito, é grája católica.
    [18:56:20 - 19:07:12] |
    Porque, porque isto foi uma notícia, como o lugar é meio de saber, porque parece que
    [19:07:12 - 19:13:00] |
    ele cairam 4.515 metiúritos.
    [19:13:00 - 19:25:16] |
    Estão todos lembrados que o bicho do Porto dizia que não havia investigações na diocésio
    [19:25:16 - 19:33:44] |
    do Porto, porque podem ter de vida abusos, é uma coisa tão raro como é que era um metiúrito.
    [19:33:44 - 19:36:32] |
    E portanto, a idade é a consequência?
    [19:36:32 - 19:47:12] |
    Isto era o estado de espírito da igreja português, uma parte da igreja portuguesa, há
    [19:47:12 - 20:02:28] |
    poucos meses, não foi há 50 anos, há poucos meses, quando nós sabemos tudo que se passou
    [20:02:28 - 20:10:40] |
    em igreja em vários outros países, em que eu for relatórios, em que eu fiz lá os
    [20:10:40 - 20:14:32] |
    casas ininizações, processos de diézia.
    [20:14:32 - 20:22:36] |
    Bom, é verdade que o relatório revelou terá consequências?
    [20:22:36 - 20:30:08] |
    É verdade, porque já há uma verdade e praticamente ninguém não seja.
    [20:30:08 - 20:36:52] |
    Então, as absurdas com os pirativas ilunáticas nega que isto é verdade.
    [20:36:52 - 20:44:28] |
    Já é um passo, a primeira passo para fazer alguma coisa é reconhecer a verdade dos
    [20:44:28 - 20:49:52] |
    facto dos facto dos facto dos facto dos facto comentado, documentado como diz a própria
    [20:49:52 - 20:54:48] |
    comissão, em níveis mínimos.
    [20:54:48 - 21:08:24] |
    Isto é isto são as caixas e o apuramento dos facto que passaram vários filtros que
    [21:08:24 - 21:18:32] |
    dependeram de pessoas geralmente mais escolarizadas, se chegar a frente e contar em suas
    [21:18:32 - 21:20:12] |
    histórias, etc.
    [21:20:12 - 21:21:52] |
    É parte visível do S.B.
    [21:21:52 - 21:23:32] |
    É parte visível do S.B.
    [21:23:32 - 21:29:36] |
    É parte visível, é bastante visível.
    [21:29:36 - 21:39:00] |
    Mas ainda ver consequências, consequências têm que ser várias e a primeira consequência
    [21:39:00 - 21:45:56] |
    que não quer dizer nada, é uma coisa quase anilótica.
    [21:45:56 - 22:04:36] |
    A primeira consequência devia ser uma reação inviata, decisiva e a enforça da igreja portuguesa.
    [22:04:36 - 22:11:32] |
    A primeira decisão de igreja portuguesa é que se vai pronunciar sobre isto momento no
    [22:11:32 - 22:13:12] |
    dia 3 de março.
    [22:13:12 - 22:24:32] |
    No dia 3 de março, eu pensei que é um coletório circunstanciado e é preciso de leu, mas eu
    [22:24:32 - 22:26:12] |
    expo.
    [22:26:12 - 22:27:52] |
    É o carnaval.
    [22:27:52 - 22:35:00] |
    Não acho que não é o carnaval, depois bíspis não é, não sei.
    [22:35:00 - 22:38:44] |
    Não sei, não é, não é sempre fantasia.
    [22:38:44 - 22:50:00] |
    E portanto, eu espero que neste momento já não é possível negar a evidência e evidência,
    [22:50:00 - 22:58:12] |
    é que isto é um desmemento, não só português, não é, não o contexto.
    [22:58:12 - 23:05:12] |
    European e americano não só é um desmemento de mais grafre a história da igreja católica.
    [23:05:12 - 23:08:12] |
    Isso parece indimentível.
    [23:08:12 - 23:18:20] |
    E no caso da igreja católica chegou tardiamente porque este movimento é...
    [23:18:20 - 23:20:00] |
    Tem igreja portuguesa.
    [23:20:00 - 23:28:40] |
    Na igreja portuguesa, isso foi de forma relativamente tardia uma vez que em outros países...
    [23:28:40 - 23:32:04] |
    Isso chega tardiamente porque...
    [23:32:04 - 23:41:08] |
    Mas para o ano de chegou ainda bem que chegou, mas é preciso que os gestos não se sejam
    [23:41:08 - 23:42:48] |
    simplesmente gestos.
    [23:42:48 - 23:58:36] |
    Diremos de boa vontade, acho que perdão é o mínimo e em um contexto de cristão, perdão
    [23:58:36 - 24:10:04] |
    não é qualquer coisa, é uma parte importante de ser cristão, mas é preciso três ou quatro
    [24:10:04 - 24:13:24] |
    coisas, diria essenciais.
    [24:13:24 - 24:18:48] |
    Uma é o afastamento das pessoas que ainda estão.
    [24:18:48 - 24:36:40] |
    E neste caso o tom é praticamente ou menos no ativo, que são 100, 100, das quais não
    [24:36:40 - 24:44:20] |
    prescreveram, portanto tem componentes penal, 25.
    [24:44:20 - 24:53:00] |
    E cinco lucadores que vão tentar ofrecer essas circunstidades?
    [24:53:00 - 24:56:16] |
    Eles tentam entregar, exatamente.
    [24:56:16 - 24:57:56] |
    Mas também as pessoas...
    [24:57:56 - 24:59:36] |
    Sem acesso.
    [24:59:36 - 25:08:44] |
    Não apenas as pessoas que cometeram os crimes, mas também as pessoas que vão ter
    [25:08:44 - 25:21:08] |
    as pessoas que usocultaram e que até nesta fase de desocultamento não colaboraram, é
    [25:21:08 - 25:31:48] |
    absolutamente inaudito que a comissão tenha dito que houve diocesse que não responderam.
    [25:31:48 - 25:35:36] |
    Bismos que se esqueceram foi possível.
    [25:35:36 - 25:37:16] |
    Se fosse.
    [25:37:16 - 25:41:44] |
    Fia ser como a história de outro dia do ministro da defesa da...
    [25:41:44 - 25:49:16] |
    Agora nos gastos transjeros que disse que o Mâlula era pesado mais e não foi recebido.
    [25:49:16 - 25:58:32] |
    Também é preciso pesado mais o Mâlula e era pesado, é muita coisa, tem muitos atetos.
    [25:58:32 - 26:08:28] |
    E portanto, essas pessoas também não estão fazendo nada na igreja neste momento.
    [26:08:28 - 26:22:00] |
    E qualquer coisa que não seja uma atitude radical quanto a isso, é uma atitude insuficiente,
    [26:22:00 - 26:30:40] |
    tal como o apoiado de vítimas, que estão da ininização, o que diz a comissão que o gregamento
    [26:30:40 - 26:34:16] |
    é que praticamente ninguém falou nisso.
    [26:34:16 - 26:42:20] |
    Mas enfim, é uma questão que se pôs no outros países, também se pode pôr.
    [26:42:20 - 26:49:40] |
    E depois uma questão mais complicada, porque não tem a ver só com a igreja portuguesa,
    [26:49:40 - 26:59:24] |
    que é a velha questão das relações da igreja com a questão da sexualidade, um assunto
    [26:59:24 - 27:11:16] |
    que eu gosto de lembrar muito pouco tratado por Jesus Cristo, de que há muito pouco atenção
    [27:11:16 - 27:23:08] |
    à sexualidade, é muito curioso, mas os seus seguidores parece que sim.
    [27:23:08 - 27:28:44] |
    E por tanto, acho que isto neste momento é a igreja que tem que mostrar o que val.
    [27:28:44 - 27:39:52] |
    E para mostrar o que val seria o ideal, não tem absolutamente nada contra o atual cardiado
    [27:39:52 - 27:49:24] |
    patriarco, mas talvez no contexto da mudança que já estava anunciado na altura de os
    [27:49:24 - 27:58:12] |
    nados miliejos de ventudo, é a pessoa que vier essa seguir protagonizar-se rapidamente
    [27:58:12 - 28:06:24] |
    todas estas mudanças que são pedidas antes de mais pelos próprios católicos, e, verdilmente,
    [28:06:24 - 28:09:24] |
    pelas vítimas e pelas ciadadas, em geral.
    [28:09:24 - 28:18:24] |
    O que é que ele percebeu mais chocante, Ricardo Arroz, Pereira, os números e a dimensão
    [28:18:24 - 28:28:12] |
    do caso que foi revelado a essa espana, os relatos de situações concretas que vieram a
    [28:28:12 - 28:30:24] |
    público, como relatório?
    [28:30:24 - 28:41:40] |
    A divulgação dos relatos, eu acho que é difícil laver alguma coisa mais chocante
    [28:41:40 - 28:55:28] |
    do que isso, e a questão é que a divulgação dos relatos tem uma razão de ser que tem
    [28:55:28 - 29:00:16] |
    enquanto aqui isto foi um crime escondido durante muito tempo.
    [29:00:16 - 29:01:56] |
    E não tem nomes?
    [29:01:56 - 29:05:04] |
    E não tem nome de relatos, nem nome.
    [29:05:04 - 29:13:44] |
    Mas tem enquanto que foi um crime escondido durante muito tempo, por as vítimas a falar,
    [29:13:44 - 29:28:16] |
    era quase uma obrigação, é quase medicinal, neste caso, o problema é, ninguém pensava
    [29:28:16 - 29:37:20] |
    que a buce sexual do menor era uma coisa suave, mas ouvi as vozes das vítimas.
    [29:37:20 - 29:45:44] |
    É muito mais perturbador do que apenas dizer, havia aqui um problema grave do buce sexual
    [29:45:44 - 29:53:12] |
    do menor, e portanto quando a gente ouve, e os números ocultam a estação, situações
    [29:53:12 - 29:54:52] |
    concretas e...
    [29:54:52 - 29:56:32] |
    Números são...
    [29:56:32 - 29:58:12] |
    Tribas?
    [29:58:12 - 29:59:52] |
    Sim, são números agora.
    [29:59:52 - 30:04:52] |
    É isso, ouvi-a aquilo.
    [30:04:52 - 30:12:40] |
    O problema aqui é o seguinte, nós estamos ouvi-a aquilo agora pela primeira vez.
    [30:12:40 - 30:20:52] |
    Mas a igreja não é a primeira vez que ela ouvi-a aquilo, ouvi muita gente na igreja
    [30:20:52 - 30:25:40] |
    que ouviu aquilo e foi capaz de ignorar por muito tempo.
    [30:25:40 - 30:33:20] |
    Aliás, como se percebeu até por pelo menos um dos testimonhos?
    [30:33:20 - 30:40:40] |
    A igreja não só ouviu e ignorou, como castigou quem se cachou?
    [30:40:40 - 30:49:20] |
    Um dos testimonhos que é uma menina que diz que foi castigada por uma...
    [30:49:20 - 30:51:00] |
    Eclesiástica?
    [30:51:00 - 30:54:20] |
    É uma coisa que se apatou.
    [30:54:20 - 30:57:40] |
    Por meio por ela, ela se está adonunciar um...
    [30:57:40 - 31:05:12] |
    É uma coisa que é quase pior do que ignorar, na nada, pior que ignorar naturalmente,
    [31:05:12 - 31:09:20] |
    que é mudar o padr de paróquia.
    [31:09:20 - 31:11:00] |
    Sim, é isso.
    [31:11:00 - 31:18:24] |
    É uma coisa absolutamente ofilcível, porque na paróquia, para onde ele vai, isso é uma
    [31:18:24 - 31:20:04] |
    melhor criança.
    [31:20:04 - 31:21:44] |
    É isso, é isso.
    [31:21:44 - 31:23:24] |
    É isso, é isso.
    [31:23:24 - 31:39:56] |
    Portanto, são coisas de facto improciantes, que são, primeiro, uma capacidade bastante
    [31:39:56 - 31:49:44] |
    improcionente de pervaricar e uma capacidade ainda mais improcionente de encobrir.
    [31:49:44 - 32:01:32] |
    E, portanto, isto coloca aqui um problema bastante sério à igreja.
    [32:01:32 - 32:04:52] |
    E é o que deu que diz o Pedro.
    [32:04:52 - 32:25:12] |
    Eu não sei exatamente o que resposta.
    [32:25:12 - 32:28:32] |
    E é isso que temos ouvido?
    [32:28:32 - 32:39:00] |
    Subscribe, João Miguel Tabares, a ideia do psiquiatra Daniel Sampaio quando eu sugero,
    [32:39:00 - 32:48:36] |
    como sujo a diversa, semana que os bichos, quem cobriram casos de abuso, devem renunciar.
    [32:48:36 - 32:51:04] |
    Sem dúvida.
    [32:51:04 - 32:58:48] |
    Aliás, é começar pelo bicho beja que não sei se incomver ou não, mas que teve a lata de
    [32:58:48 - 33:01:56] |
    dizer, olha, esqueci-me de responder com ela.
    [33:01:56 - 33:10:20] |
    Isto é uma resposta totalmente inaceitável nas contas, é alguém que não sabe o que está
    [33:10:20 - 33:12:00] |
    a fazer.
    [33:12:00 - 33:15:44] |
    E, portanto, sim.
    [33:15:44 - 33:17:24] |
    Isso não...
    [33:17:24 - 33:25:56] |
    Deixa-me dizer que uma coisa só, já que não foi sublinhada pelos meus celos esculegas, que
    [33:25:56 - 33:27:36] |
    é...
    [33:27:36 - 33:36:32] |
    A igreja tem aqui um mérito que foi buscar o pé de cedreste, agora ele irá ter
    [33:36:32 - 33:42:52] |
    uma permissão impendente, que depois foi buscar que pessoas como Daniel Sampaio, como
    [33:42:52 - 33:56:28] |
    o Lugio Mérito, foi uma invitabilidade, faça a pressão que já era insustentável a coisa
    [33:56:28 - 33:58:08] |
    de fazer.
    [33:58:08 - 34:04:04] |
    A pressão insustentável não era só da opinião pública, a pressão insustentável era felizmente
    [34:04:04 - 34:06:32] |
    do Vaticano e deste Papa.
    [34:06:32 - 34:13:04] |
    Ou seja, havia ordens policíticos, pois você foi.
    [34:13:04 - 34:25:20] |
    É, João Miguel, e sabemos isto pelo jornais, com bicho portugueses, é descurvar nas reuniões
    [34:25:20 - 34:31:08] |
    de culpéssicas e preocupados, instruções do Papa sobre essa matéria.
    [34:31:08 - 34:36:52] |
    E esse parece muito evidente, ou seja, os bichos não são todos iguais, de longe, não têm
    [34:36:52 - 34:46:36] |
    todas as mesmas opiniões, o jortega teve impecável também a reagir ao documento.
    [34:46:36 - 34:56:16] |
    E traz sido ele que mais que houvesse uma conferência de imprensa para anunciar o relatório,
    [34:56:16 - 35:02:52] |
    contra a opinião de outros bichos, isso foi claro.
    [35:02:52 - 35:04:32] |
    Claro.
    [35:04:32 - 35:11:40] |
    Portanto, há claramente ali uma divisão entre pessoas sensatas que felizmente são
    [35:11:40 - 35:20:44] |
    aquelas que estão a revertar a cara e outras claramente insensatas, que algumas das quais nós
    [35:20:44 - 35:28:12] |
    já falamos aqui, mas depois há questões muito reais da própria Comissão de Segurança.
    [35:28:12 - 35:31:12] |
    Nós tivemos dificuldade.
    [35:31:12 - 35:35:56] |
    Às vezes falar com os bichos de pesou, cobra que tu ganha dos equipos, porque os dois
    [35:35:56 - 35:39:28] |
    vezes demoraram 7 meses até abrigo.
    [35:39:28 - 35:48:12] |
    Portanto, existem de um problema genuino de admitir aquilo que aconteceu.
    [35:48:12 - 35:57:08] |
    Mas, justiça seja feita, foi uma comissão independente, que fez um excelente trabalho
    [35:57:08 - 36:06:56] |
    num prazo a meu ver talvez civamente curto, mas esse trabalho foi feito.
    [36:06:56 - 36:14:04] |
    Isso é maritorio, aí a igreja até pode dizer, embora acho que isso é um argumento que
    [36:14:04 - 36:19:44] |
    não deve ser galávero balizálogo de "ok, e o Estado também não devia fazer isto em
    [36:19:44 - 36:28:24] |
    certas colas", acho que a estevia, mas também não é igreja que deve estar a dizer.
    [36:28:24 - 36:37:00] |
    Agora, eu acho que falta agora o ponto seguinte, que não é só isto ter acontecido ter
    [36:37:00 - 36:45:52] |
    sido um escândalo, e a igreja está agora a fazer um genuino caminho de penitência,
    [36:45:52 - 36:55:12] |
    tipo, perdão, ou seja, e de ininizações ou não, e de apoio psicológico, parece que sim,
    [36:55:12 - 37:01:52] |
    isso é um dos pontos, mas a pergunta, porque é que isto aconteceu?
    [37:01:52 - 37:05:28] |
    E como é que isto aconteceu?
    [37:05:28 - 37:17:48] |
    É realmente fundamental, e isso é algo com que a igreja parece ter alguma dificuldade
    [37:17:48 - 37:26:44] |
    a enconfrontar-se, porque há questão do celibato, que é uma questão altamente escutível.
    [37:26:44 - 37:36:20] |
    É muito fácil fazer traçar linhas do genu, este é tudo também não de mim, eles não se
    [37:36:20 - 37:45:16] |
    podem casar, e portanto, se não existe o celibato, não pode justificar em caso, não se
    [37:45:16 - 37:53:16] |
    pode produz, primeiro é o sexual sobre crianças, não é?
    [37:53:16 - 38:01:00] |
    Não é só isso, é que é a primeira, a pessoas se libertárias que não agriden sexualmente
    [38:01:00 - 38:11:28] |
    crianças, segundo, a pessoas não se libertárias que agriden sexualmente, a duas coisas que
    [38:11:28 - 38:18:40] |
    são presoísimas, são um facabes, tendo a ser um objeto.
    [38:18:40 - 38:34:32] |
    Se for o critério dos cap, esses captenos têm dos objetos estranhos que, a menor cidade,
    [38:34:32 - 38:44:00] |
    naturalmente, medididades 11 anos, e uma percentage gigante de rapazes.
    [38:44:00 - 38:52:08] |
    Portanto, há várias coisas aí, e não há evidentemente nenhuma ligação, não é isto que
    [38:52:08 - 39:02:12] |
    estou a dizer, entra a nossa excedência da lei pela filia, como há algumas pessoas insensatemento
    [39:02:12 - 39:12:32] |
    gostam de tentar intoxicar nesta matéria, mas não é só isso, não é só isso.
    [39:12:32 - 39:15:04] |
    O que estou a dizer é que são se libertos?
    [39:15:04 - 39:19:44] |
    Não, não é só se libertos, eu tenho por causa das testes, provavelmente são mais
    [39:19:44 - 39:32:08] |
    consistentes que é, pessoas com este tipo tendência acharem que aquilo é um bom emprego
    [39:32:08 - 39:35:28] |
    para a vida, digamos assim.
    [39:35:28 - 39:45:44] |
    Mas seja como for, é uma cultura, que é uma cultura que é perfeita, é para mim ter
    [39:45:44 - 39:53:44] |
    ocultação, ainda por cima aquela confusão entre a figura do padre e a figura de Cristo,
    [39:53:44 - 40:02:56] |
    e a figura de Deus, portanto tudo isso, potência, pessoas que têm um determinado desvio,
    [40:02:56 - 40:11:28] |
    para a comissão, se metam na matéria problemática, que é a questão do segreda da confissão.
    [40:11:28 - 40:19:12] |
    O segreda da confusão é realmente uma questão de problemática, mas seja como for, são
    [40:19:12 - 40:26:04] |
    questões que deveriam ser assumidas com a segreda da igreja e em cima da estuda, que estão
    [40:26:04 - 40:29:36] |
    no poder e a questão do poder absoluto.
    [40:29:36 - 40:35:24] |
    Há muita coisa que já mudou, desde logo os enserramentos dos seminários monógros, ou
    [40:35:24 - 40:41:44] |
    seja os seminários para crianças monóxidas e tudo isso.
    [40:41:44 - 40:47:24] |
    E muita coisa mudou, a igreja já não está igual aquilo que há 20 anos, mas ainda
    [40:47:24 - 40:56:44] |
    assim acho que há um terabalho de reflexão e sério que a igreja deve as sociedade.
    [40:56:44 - 41:05:20] |
    O Pedro Messia, fica então o ministro da Consequência, é a vez do Ricardo Aros Pereira
    [41:05:20 - 41:17:36] |
    se tornar o ministro da Juventude e haverá eleixir da Juventude suficiente para a questão
    [41:17:36 - 41:19:16] |
    que é abordar Ricardo.
    [41:19:16 - 41:22:36] |
    Ah, eu espero que sim, Carlos.
    [41:22:36 - 41:28:04] |
    O Pedro Messia tem que ser inérgico porque este é de facto mais importante, essa política
    [41:28:04 - 41:36:40] |
    americana, assim, de fim, várias coisas no mundo inteiro.
    [41:36:40 - 41:38:56] |
    É, se as manas não é conhecida, mas...
    [41:38:56 - 41:43:04] |
    É, estamos aqui que gostamos de arrir, mas para o tempo.
    [41:43:04 - 41:47:24] |
    Estamos a arrir porque houve dissensal sobre...
    [41:47:24 - 41:53:24] |
    Estou de importância das coisas, mas agora mas recarte.
    [41:53:24 - 41:56:44] |
    Então eu vou mostrar essa coisa.
    [41:56:44 - 41:58:24] |
    Eu acredito em ti.
    [41:58:24 - 42:00:04] |
    Obrigado.
    [42:00:04 - 42:01:44] |
    Juma ga o muda, o rador de sete.
    [42:01:44 - 42:03:24] |
    Para cada vez que vai ficar desildido, não é?
    [42:03:24 - 42:05:04] |
    É o decidenho.
    [42:05:04 - 42:06:44] |
    É o decidenho, assim, quem confie em mim.
    [42:06:44 - 42:12:24] |
    Essa história foi conhecida a uma pré-canidade republicana da Casa Branca?
    [42:12:24 - 42:14:04] |
    A pré-canidade.
    [42:14:04 - 42:19:04] |
    Nicky Halley, uma trampista de cidente.
    [42:19:04 - 42:22:04] |
    De cidente, agora já não é?
    [42:22:04 - 42:25:24] |
    É ela que faz crescer ministro da Juventude?
    [42:25:24 - 42:33:12] |
    É também porque um dos argumentos dela, se quer ser um, e um dos principais.
    [42:33:12 - 42:34:52] |
    É o da Juventude.
    [42:34:52 - 42:36:32] |
    E eu estou forte.
    [42:36:32 - 42:44:52] |
    Eu sou ficava ele, então ficava ele, estou forte, desse da Juventude ser apontada como um argumento.
    [42:44:52 - 42:48:12] |
    É que isso é isso.
    [42:48:12 - 42:49:52] |
    Porcento, volta...
    [42:49:52 - 42:51:32] |
    Vota a trem, provaile.
    [42:51:32 - 43:03:12] |
    O que disso, o privou da CNN, o Don Leman, um dos progressistas de serviço da CNN, disse.
    [43:03:12 - 43:09:52] |
    Ela disse que está em Harry Prime, mas ela já está em 50 anos.
    [43:09:52 - 43:11:32] |
    Posta em 50 anos, a frase...
    [43:11:32 - 43:14:52] |
    Já era uma frase grande categoria.
    [43:14:52 - 43:16:32] |
    Exatamente.
    [43:16:32 - 43:28:12] |
    Surtudo aplicada por um homem, é um grande categoria.
    [43:28:12 - 43:38:12] |
    Mas a minha questão é que, em ter argumentos de Juventude, nem a juventude, nem a ver isso,
    [43:38:12 - 43:43:12] |
    recomendo, ou deixando de romendar uma pessoa, para desempenhar um cara político.
    [43:43:12 - 43:49:52] |
    Claro que a gente pode dizer que aquelas contas façam isto, faziam suas esperanças de vida.
    [43:49:52 - 43:59:52] |
    Por exemplo, se um candidato, que tem 82 anos, a partida, pão um cargo, não é só de vida.
    [43:59:52 - 44:01:32] |
    É uma coisa...
    [44:01:32 - 44:03:12] |
    É de capacidade.
    [44:03:12 - 44:06:32] |
    É de capacidade, isso claro.
    [44:06:32 - 44:13:12] |
    É de cuidar com o que desejam, porque é, por exemplo, às vezes, as pessoas dizem assim,
    [44:13:12 - 44:19:52] |
    "tô não gostava de ter uma mulher jovem, afrento do teu país".
    [44:19:52 - 44:23:12] |
    Depende, por exemplo...
    [44:23:12 - 44:26:32] |
    A gente tão bem, ela se safreia.
    [44:26:32 - 44:28:12] |
    A senhora que...
    [44:28:12 - 44:33:12] |
    Ah, é exártice copaláter, de ele dido, era afrento o país.
    [44:33:12 - 44:38:12] |
    Depende, por exemplo, a senhora que agora manda na Itália.
    [44:38:12 - 44:41:32] |
    Mas não vem do que, é mais nova do que eu.
    [44:41:32 - 44:43:12] |
    É uma jovem mulher.
    [44:43:12 - 44:44:52] |
    Tão contentos?
    [44:44:52 - 45:04:52] |
    Então, acho que é uma coisa...
    [45:04:52 - 45:06:32] |
    É isso, esta...
    [45:06:32 - 45:09:52] |
    Tem um líder jovem, e tal e que é o Berlusconi.
    [45:09:52 - 45:13:12] |
    Ah, é um líder muito jovem, mas lá está.
    [45:13:12 - 45:16:32] |
    O problema do Berlusconi e a...
    [45:16:32 - 45:26:32] |
    E desta senhora não tem a ver nem com a velhice, nem com a jovem, tudo do outro.
    [45:26:32 - 45:28:12] |
    É tal coisa.
    [45:28:12 - 45:34:52] |
    Eu sinto bastante mais próximo, de certas...
    [45:34:52 - 45:41:32] |
    De certas, por exemplo, mulheres velhas do que dão homens jovens.
    [45:41:32 - 45:48:12] |
    E mais próximo da Trump e Biden do que Niki Reoli?
    [45:48:12 - 45:51:32] |
    Não, de Trump não sinto próximo, maneiro de mim.
    [45:51:32 - 46:01:32] |
    A questão é saber se o que é que interessa quando a gente vai por uma cruz no bulletin.
    [46:01:32 - 46:09:52] |
    Se são as características físicas e biológicas das pessoas que se candidatam,
    [46:09:52 - 46:13:12] |
    ou é o que elas pensam e se interessa mais?
    [46:13:12 - 46:16:32] |
    Porque a questão é que...
    [46:16:32 - 46:28:12] |
    Reproducantes e democráticas nos EUA têm dificuldade em encontrar uma alternativa aos gerantes.
    [46:28:12 - 46:31:32] |
    A palavra foi usada pelo Ricardo quando...
    [46:31:32 - 46:33:12] |
    Não, esperar o problema.
    [46:33:12 - 46:36:32] |
    Não há nenhum bom candidato.
    [46:36:32 - 46:41:32] |
    O Biden não é uma questão da idade, é uma questão da...
    [46:41:32 - 46:44:52] |
    É uma questão da idade que tem agora.
    [46:44:52 - 46:46:32] |
    É uma questão da idade que tem agora.
    [46:46:32 - 46:54:52] |
    Mas os anos em que exercerão possivel a segunda mandato,
    [46:54:52 - 47:03:12] |
    mais certo tipo de... Eu sei que ela sempre faz as frabalhadas lápis,
    [47:03:12 - 47:06:32] |
    enganos, etc., que não são muito animadores.
    [47:06:32 - 47:13:12] |
    Mais a decessão que tem sido que a Mala Harris,
    [47:13:12 - 47:16:32] |
    mais não haver nenhum nome óbvio,
    [47:16:32 - 47:23:12] |
    mais os asstelas das redes sociais,
    [47:23:12 - 47:31:32] |
    de democrata serem pessoas que matam o voto cientista,
    [47:31:32 - 47:34:52] |
    de ocasiocorteza, etc.,
    [47:34:52 - 47:39:52] |
    e mais o partido de republicante sem caminhar, provavelmente,
    [47:39:52 - 47:43:12] |
    e provavelmente, e provavelmente, não.
    [47:43:12 - 47:49:52] |
    Porque aconteceu nas outras... nas anteriores, nas anteriores,
    [47:49:52 - 47:53:12] |
    nas anteriores essas.
    [47:53:12 - 48:01:32] |
    Primeiras que candidatas se trampe contra catoras adversários
    [48:01:32 - 48:09:52] |
    que vão evidentemente dividir em catorzo, fatias ou antitrampismo.
    [48:09:52 - 48:16:32] |
    Quero de um lado, quero de outro para as pessoas que ainda não compreenderam uma coisa muito simples.
    [48:16:32 - 48:21:32] |
    Neste democracia, eu acho que isso falo disso aqui, mas quem é que me ofem?
    [48:21:32 - 48:34:24] |
    que é seguinte, isto é democracia, ganha, quem obtém maior fatia do voto popular, é a sentidade.
    [48:34:24 - 48:42:40] |
    A pova é que mandan isto e portanto, o que há a fazer é persuadir a sentidade.
    [48:42:40 - 48:46:56] |
    Ele está desunido, ele está desunido...
    [48:46:56 - 48:51:08] |
    Sim, mas que é zero, vai estudar ao mesmo.
    [48:51:08 - 48:59:08] |
    Ele está escrito, "Eu sou a viro, o povo é voltado depois do colégio eleitoral, mas antes,
    [48:59:08 - 49:05:28] |
    não persuadou o povo estar em ti, agora, como é que o persuado o povo votar?
    [49:05:28 - 49:08:56] |
    E isso que interessa, é a primeira coisa que interessa.
    [49:08:56 - 49:29:08] |
    O povo se é com, se as pessoas acham, que é mantendo uma fidelidade canina a princípios,
    [49:29:08 - 49:33:36] |
    que é a maioria da população rejeita.
    [49:33:36 - 49:35:16] |
    Força.
    [49:35:16 - 49:39:48] |
    Ah, muito bom saber isso no filme do Sorkin.
    [49:39:48 - 49:43:04] |
    Pois há, samos chicas de a treva.
    [49:43:04 - 49:50:56] |
    Exatamente, tem que a personagem do Eddie Redman diz "ah, a personagem do Sáxapar
    [49:50:56 - 50:00:08] |
    ancoe" e não acredito que tem que lembrar que as coisas como tu preocupas e igualdade,
    [50:00:08 - 50:03:48] |
    sem ganhar ilestões e se não existe.
    [50:03:48 - 50:07:48] |
    É a primeira que existe, é ganhar as ilestões.
    [50:07:48 - 50:09:28] |
    É muito simples.
    [50:09:28 - 50:17:44] |
    Nem eventualidade da repetição do ela entre Joe Biden e Donald Trump, João Miguel Tavars,
    [50:17:44 - 50:26:02] |
    quem é que vê em melhores condições como que está aquela cadeira da sala o vál, da
    [50:26:02 - 50:27:42] |
    casa branca.
    [50:27:42 - 50:38:48] |
    O mesmo de sempre, Joe Biden, entre Biden e Trump, eu acho que o Biden limpa novamente o Trump.
    [50:38:48 - 50:42:08] |
    Eu tenho despreienço com o Trump, não sei lá.
    [50:42:08 - 50:51:48] |
    Provavelmente, para Biden seria mais difícil se o Governador da Florida fosse candidato.
    [50:51:48 - 51:01:44] |
    Eu acho que se o Rom de Santos forgo o candidato contra Joe Biden, certamente Joe Biden
    [51:01:44 - 51:10:08] |
    tem a vida mais difícil porque aí é questão da idade, torna-se uma questão relevante.
    [51:10:08 - 51:18:48] |
    Aí, estamos a ver que Joe Biden, estamos a falar dele, acaba aos 86 anos.
    [51:18:48 - 51:27:08] |
    Estava aí, eu partido que hoje em dia os 86 não são como já ainda antigamente, mas uma pessoa
    [51:27:08 - 51:34:32] |
    segundo, o presidente republice ele, quase non-existent, de um país como os Estados Unidos
    [51:34:32 - 51:38:12] |
    da América, é qualquer coisa.
    [51:38:12 - 51:44:56] |
    Mas eu acho que o Partido de Republicando tem que fazer outra balde casa e o Pagmetra
    [51:44:56 - 51:49:28] |
    Balde Casa é corre contra o Trump.
    [51:49:28 - 51:57:00] |
    Isso parece que isso é o serviço mais patriótico que os republicantes podem prestar
    [51:57:00 - 51:58:40] |
    ao Estado Unido.
    [51:58:40 - 52:10:36] |
    Um Ricardo da República, se ministro da Joventude, trouxe-nos aqui uma antecipação valiosa.
    [52:10:36 - 52:18:56] |
    Eu sou o Brasil e sou as americanas que acuerram qualquer dia.
    [52:18:56 - 52:23:56] |
    Estou em entregue das partes ministriais para esta semana.
    [52:23:56 - 52:25:36] |
    O mundo que é hoje do todo o mundo.
    [52:25:36 - 52:27:16] |
    Não tem estação.
    [52:27:16 - 52:28:56] |
    Estes assim.
    [52:28:56 - 52:32:16] |
    Não, mas não tem.
    [52:32:16 - 52:33:56] |
    Não é, não.
    [52:33:56 - 52:37:16] |
    Eu disse que era valiosa.
    [52:37:16 - 52:38:56] |
    É um despeio.
    [52:38:56 - 52:48:56] |
    A ajuda pro nosso declarcimento público foi valiosa ou não?
    [52:48:56 - 52:53:04] |
    É que estão aqui, eu profissionalmente, eu estou profissionalmente.
    [52:53:04 - 52:57:16] |
    Obrigada, teotar e reuni asinhas.
    [52:57:16 - 53:00:36] |
    Não me deixem ganar.
    [53:00:36 - 53:05:36] |
    Estem qualquer outro programa que vava aqui.
    [53:05:36 - 53:08:56] |
    Isso seria sem gravir.
    [53:08:56 - 53:12:16] |
    Imagina o carro da entrada.
    [53:12:16 - 53:13:56] |
    Você podia ser agora?
    [53:13:56 - 53:15:36] |
    É o poesado.
    [53:15:36 - 53:17:16] |
    Imagina o carro da entrada.
    [53:17:16 - 53:18:56] |
    A banhoa para cheque para ela.
    [53:18:56 - 53:22:16] |
    Olha muito giro que troço a esta hoje.
    [53:22:16 - 53:23:56] |
    Se senhora.
    [53:23:56 - 53:25:36] |
    E posso?
    [53:25:36 - 53:27:16] |
    Mas eu esforço.
    [53:27:16 - 53:28:56] |
    Vai.
    [53:28:56 - 53:33:56] |
    Se inscreva o carro do Dr. Doria dessa circunstância.
    [53:33:56 - 53:43:56] |
    A altura agora para sabermos porque a pedrabexia se declara concentrado.
    [53:43:56 - 53:53:56] |
    E o que é que tem a ver como da essa delíder anunciada no bloco de esquerda da pedrabexia?
    [53:53:56 - 53:55:36] |
    Concentrado?
    [53:55:36 - 53:58:56] |
    Estou muito concentrado no que está acontecendo.
    [53:58:56 - 54:02:16] |
    Não vai acontecer no bloco de esquerda.
    [54:02:16 - 54:08:56] |
    Lembre-me do concentrado porque quando há um ano,
    [54:08:56 - 54:20:36] |
    houve uma concentração em frente à embaixada rússia protestando contra a evasão da Ucrania,
    [54:20:36 - 54:30:36] |
    este tinha sido anunciado os partidos que adrieram onde não estava,
    [54:30:36 - 54:33:56] |
    nem o PC, nem o bloco.
    [54:33:56 - 54:40:36] |
    E quando as pessoas, entre as quais aqui nesta mesa estavam lá concentradas,
    [54:40:36 - 54:43:56] |
    aparecem do bloco.
    [54:43:56 - 54:47:16] |
    Que deve ter lido.
    [54:47:16 - 54:50:36] |
    As redes sociais e disse que não vamos perder este parco.
    [54:50:36 - 54:55:36] |
    Porque a primeira reação era não agarraniu,
    [54:55:36 - 55:00:36] |
    mas não sei que os Estados Unidos e o imperialismo
    [55:00:36 - 55:03:56] |
    vão perceber a evidência juntaram.
    [55:03:56 - 55:05:36] |
    Sim, bem.
    [55:05:36 - 55:07:16] |
    E ainda bem que se juntaram.
    [55:07:16 - 55:17:16] |
    O futuro do bloco tem que duas cortenadas diferentes atras.
    [55:17:16 - 55:28:56] |
    O bloco é, para mim, sempre foi muito difícil de concretizar o que nesta votante do bloco,
    [55:28:56 - 55:35:36] |
    que são pessoas que estão descontentes com o PS nos momentos.
    [55:35:36 - 55:38:56] |
    E por isso votam a noite não votam.
    [55:38:56 - 55:43:56] |
    E que nesta pessoa acham que havia sido cabilada a cabilada no 25 de novembro.
    [55:43:56 - 55:45:36] |
    Portanto...
    [55:45:36 - 55:50:36] |
    - A mal, latitudes, né? - A mal, latitudes, né?
    [55:50:36 - 55:57:16] |
    - Ou as medidas de um alofpalme ou outras coisas que é.
    [55:57:16 - 55:58:56] |
    Tudo bem.
    [55:58:56 - 56:00:36] |
    E tudo isso é.
    [56:00:36 - 56:08:56] |
    Logite em ser com qualquer uma dessas coisas, mas são plataformas políticas diferentes.
    [56:08:56 - 56:17:16] |
    É, Cristi, que é a Catarina Martís, disse que há uns tempos que era social como crata.
    [56:17:16 - 56:25:36] |
    Deixamos daqui um loco em grande polvorosa, porque social como crata é uma dirty word
    [56:25:36 - 56:32:16] |
    em certos setores da esquerda. Não é prometido ilogil.
    [56:32:16 - 56:48:56] |
    Em segundo lugar, que foi lançada pelo pede flip suar sobre as coisas que realmente importam.
    [56:48:56 - 56:55:36] |
    Quando o bloco anunciou que vai agora tratar das coisas que realmente importam
    [56:55:36 - 57:02:16] |
    e anunciou aquelas que tudo agente concordam aqui em porto, a habitação, a catação de entregras.
    [57:02:16 - 57:18:56] |
    - Esta catação, vocês vão ver? - Neste caso, a habitação, a saúde, a educação, a justiça e a sequa da outra.
    [57:18:56 - 57:27:16] |
    Isso significa que isso tem prioridade sobre outras que eventualmente importam em menos.
    [57:27:16 - 57:37:16] |
    E como o Ricardo tava dizer, tava achando menos meiuritárias nos exemplulares.
    [57:37:16 - 57:45:36] |
    - A gente vê uma mudança de rumo significativa com a nova validraça do bloco?
    [57:45:36 - 57:52:16] |
    Não sei se...
    [57:52:16 - 58:03:56] |
    A melhor amortagem, o avista de fora, isto é a sua postação mediática parlamentar, parece uma escolha óbvia.
    [58:03:56 - 58:12:16] |
    Parece ser a pessoa mais... certamente mais eficaz nos pás públicos.
    [58:12:16 - 58:18:56] |
    Isso é uma aliagem mais do que o Catarina Martís. Isso parece meio evidente.
    [58:18:56 - 58:23:56] |
    Mas se lê dê o partido não é só isso, é, ainda, apelas de estritais.
    [58:23:56 - 58:28:56] |
    Isso é o bloco de entregritais, mas se se chama assim.
    [58:28:56 - 58:42:16] |
    É, ainda, apelas de estritais, fazer coisas internas de secretaria e de que são aborcidas, não sei se é o perfil da plena.
    [58:42:16 - 58:53:56] |
    Não sei se ela será uma boa líder nesse podivista, para debates, entrevistas e discursas, etc.
    [58:53:56 - 58:58:56] |
    É uma ótima escolha e é de certa forma a escolha e vira.
    [58:58:56 - 59:07:16] |
    Agora, adovir é se ela representar ou não aquilo que se chama a Alas Querdas.
    [59:07:16 - 59:13:56] |
    Alas Querdas, por exemplo, Alas Querdas já anunciou que é diminuta, a década...
    [59:13:56 - 59:17:16] |
    Há outro identificado a Alas Querdas do bloco.
    [59:17:16 - 59:18:56] |
    Há uma mais...
    [59:18:56 - 59:22:16] |
    Mas a esquerda já sei o...
    [59:22:16 - 59:23:56] |
    Mas a esquerda é mais...
    [59:23:56 - 59:33:56] |
    E agora, ainda resta uma fração de esquerda.
    [59:33:56 - 59:35:36] |
    Mas a esquerda...
    [59:35:36 - 59:42:16] |
    A aparentemente vai apresentar um candidato próprio, por exemplo, não se sente, mas ao mesmo tempo.
    [59:42:16 - 59:52:16] |
    É chamado a Alas o D.P. que seria em parte dessa aula, ver como bons olhos assosam em pretento.
    [59:52:16 - 59:58:56] |
    Do ponto de vista ideológico, eu estou muito tocado centrato, mas não se senti até que estou a ver.
    [59:58:56 - 60:08:56] |
    Para que ele vai dar para que precisar de toda a diferença entre tratar dos temas,
    [60:08:56 - 60:17:16] |
    sito que importam, ou fundamentais, não sei como me quer dar a expressão, ou os outros.
    [60:17:16 - 60:27:16] |
    Com maior diferença de processos social democrata, ou ser ferroabrasho de esquerda.
    [60:27:16 - 60:35:36] |
    É de frente, e, portanto, vamos ver, mas a escolha para qualquer pessoa,
    [60:35:36 - 60:42:16] |
    que ela é melhor pessoa que o bloco ali tem do ponto de vista da supercessão política.
    [60:42:16 - 60:45:36] |
    É marido, Marta, é muito senão, a dúvida nho.
    [60:45:36 - 60:52:16] |
    O bloco descatada com o Catarina Martenha, teve uma grande subida eleitoral em 2015,
    [60:52:16 - 61:00:36] |
    melhor resultado sempre, e uma queda significativa nas últimas eleições,
    [61:00:36 - 61:07:16] |
    portanto, chegou a ter dezenove de portados, agora tem só 5,
    [61:07:16 - 61:17:16] |
    que balança é que se pode fazer João Miguel Tavarres desta década de liderança de coordenadora do bloco,
    [61:17:16 - 61:23:56] |
    que é em maio sai de cena.
    [61:23:56 - 61:35:36] |
    Acho que há dois momentos. Um é este mais recente, em que, apesar de tudo depois de dar taga baixo o governo,
    [61:35:36 - 61:42:16] |
    da António Costa, apreço a António Costa com uma maioria absoluta,
    [61:42:16 - 61:47:16] |
    isso é uma derrota em toda a linha, o público que é da hipópica e a pcp.
    [61:47:16 - 61:55:36] |
    Não há outra forma de olhar ali, aliás, não foi só para esses partidos, né?
    [61:55:36 - 62:02:16] |
    Neste momento, António Costa e André Ventuga são os únicos dois líderes partidários
    [62:02:16 - 62:10:36] |
    que se apresentaram às últimas eleições, todos os outros, já foram, o que é bastante impressionante.
    [62:10:36 - 62:18:56] |
    Mas, justiça já feita a categoria de Martín, porque ela conseguiu um feito que era bastante difícil,
    [62:18:56 - 62:25:36] |
    que foi sua instituição de Francisco Oça, de falça, jovens de Recordo,
    [62:25:36 - 62:30:36] |
    quando o Lossan saiu de cena e teve que se ter litorado a salto.
    [62:30:36 - 62:38:56] |
    E recuperação não é legal, toda a gente achou, mas agora o papá foi em Semora, o que é que fazia dos meninos,
    [62:38:56 - 62:47:16] |
    ainda houve uma liderança de céfola, não é, já que nós não se conseguimos entender lá dentro,
    [62:47:16 - 62:58:56] |
    entre o próprio João Sosmedo e a categoria de Martín, mas a categoria de Martín pagou no partido e conseguiu manter o coeso.
    [62:58:56 - 63:08:56] |
    Isso é um méguito que ele deve ser atribuído, agora o que vai acontecer na equipa afanhe, não sei, mas vai ser gidi de ver.
    [63:08:56 - 63:15:36] |
    O que é que espera a douta derrassa de Martín a morte água?
    [63:15:36 - 63:18:56] |
    Recardar hoje para a regra.
    [63:18:56 - 63:28:56] |
    Eu espero que não concorde com o tema dos Zebra Ratamora, que diz, é a valsa da burguesia,
    [63:28:56 - 63:38:56] |
    tocada bem a compasso, plasso social democracia, para nos travar o passo.
    [63:38:56 - 63:45:36] |
    Eu não concordo, acho que se o social democracia cria, eu, isso ficaria muito...
    [63:45:36 - 63:53:56] |
    Eu também que fosse cantar a Joana como a papa.
    [63:53:56 - 63:58:56] |
    Não, não, não, não, não fui.
    [63:58:56 - 64:05:36] |
    Recordo, acho que o que eu tenho na Martín foi uma da Chade, isso que o blog de que era o social democracia.
    [64:05:36 - 64:12:16] |
    Eu estava se falando, eu estava se falando, eu não sabia que não passava.
    [64:12:16 - 64:13:56] |
    É lente.
    [64:13:56 - 64:27:16] |
    Uma pessoa foi do Partido Comunista, dizer, que era o seu álbum democracia, dava uma chadinha nas costas.
    [64:27:16 - 64:35:36] |
    Mas não sou o único, não sou o social faz, mas não sou o único.
    [64:35:36 - 64:40:36] |
    Na minha circunstância, essa mesma circunstância.
    [64:40:36 - 64:58:56] |
    A questão é, eu acho que a Maria de Mortago tem aqui uma circunstância excelente, que é ela consegue apesar de tudo ser relativamente transversal
    [64:58:56 - 65:03:56] |
    por causa do seu trabalho nas comissões parlamentares de inquéria.
    [65:03:56 - 65:08:56] |
    Eu acho que aquilo que ela fez nas comissões parlamentares de inquéria,
    [65:08:56 - 65:17:16] |
    é admirada por gente que não é, às vezes não é sequer de esquerda.
    [65:17:16 - 65:22:16] |
    O que eu comisante, muito gente, muito gente mesmo.
    [65:22:16 - 65:30:36] |
    No bens, segundo ela fala baixinho, eu não acho isso tepicindo.
    [65:30:36 - 65:42:16] |
    Há uma diferença de atitude ou de personalidade, não sei, entre Catania e Martín,
    [65:42:16 - 65:45:36] |
    e Maria de Mortago, que é bastante evidente.
    [65:45:36 - 65:53:56] |
    Catania de Martín, estravertida, é um matriz.
    [65:53:56 - 66:00:36] |
    E Maria de Mortago, aparentemente, de introvertida...
    [66:00:36 - 66:03:56] |
    Sim, mas ainda sem eficaz.
    [66:03:56 - 66:07:16] |
    Sem que o diores não têm nada a ver com eficaz.
    [66:07:16 - 66:08:56] |
    É ainda sem eficaz.
    [66:08:56 - 66:20:36] |
    E portanto, e isto tudo isto, sumado ao facto de o bloco seguir concentrar no fundamental.
    [66:20:36 - 66:27:16] |
    É realmente, eu mais uma vez vou te dizer que acho boa ideia.
    [66:27:16 - 66:37:16] |
    Não sei se isso surpreend, mas eu acho que uma pessoa concentrar-se no fundamental é uma boa ideia.
    [66:37:16 - 66:45:36] |
    E eu acho que isso é um conjunto de fatores que podia fazer aqui, fazer aqui qualquer coisa.
    [66:45:36 - 66:48:56] |
    Mais o zero dia de reflexão nas dos relativos?
    [66:48:56 - 66:53:56] |
    Não, então sem para refletir.
    [66:53:56 - 66:57:16] |
    Não sem para refletir, mas...
    [66:57:16 - 67:03:56] |
    E também estou sem para refletir sobre isto, o que significa uma pessoa concentrado no fundamental,
    [67:03:56 - 67:10:36] |
    só um daqueles eleitores, que têm a prece por essa ideia.
    [67:10:36 - 67:17:16] |
    Vamos a partir de maio, está esclacido porque o Pedro Mxí acitou-se de clara concentrado
    [67:17:16 - 67:23:56] |
    quanto ao João Miguel Taváres, de sentir-se marroquino.
    [67:23:56 - 67:35:36] |
    E vamos perceber melhor o que está em causa nas imagens que seguem com uma picaria entre carlos moedas,
    [67:35:36 - 67:42:16] |
    presente a câmera de Lisboa e o presidente república.
    [67:42:16 - 67:47:16] |
    É facilitar-me vir atrás das emoções.
    [67:47:16 - 67:52:16] |
    Mas como se faz, atrás das emoções, há dois problemas.
    [67:52:16 - 67:55:36] |
    Primeiro, eu e moção, muitas vezes não ser racional.
    [67:55:36 - 68:03:56] |
    Segundo o problema é a emoção, aquilo que é mais emocional, ganha sempre.
    [68:03:56 - 68:08:56] |
    A copia perde sempre com a origenal.
    [68:08:56 - 68:20:36] |
    Eu fui imigrante. Sou casado com uma imigrante.
    [68:20:36 - 68:30:36] |
    O meu sogro é marroquino. A minha sogra é tonizina.
    [68:30:36 - 68:37:16] |
    Por isso, há algo que gostaria de deixar muito claro.
    [68:37:16 - 68:48:56] |
    Não aceito, lições de ninguém nesta matéria, de ninguém.
    [68:48:56 - 68:58:56] |
    Carlos moedas reagir a uma farpa do presidente república, depois de declarações,
    [68:58:56 - 69:07:16] |
    do presidente da câmera de Lisboa e também do líder do PSC sobre imigração.
    [69:07:16 - 69:17:16] |
    O João Miguel Taváres sente-se marroquino, mas não é por sentir sogro de moedas.
    [69:17:16 - 69:22:16] |
    Não, é uma moeda, a versão, uma sogra, muito simpático.
    [69:22:16 - 69:28:56] |
    Não tem idade para ser sogro de moedas, mas não teria nada contra.
    [69:28:56 - 69:37:16] |
    É por isso que sente marroquino, mas pode-me também sentir tonizino, o que você for, todo magra.
    [69:37:16 - 69:47:16] |
    Como é que viu João Miguel Taváres desta picardia, que começou com declarações de moedas e montenegro,
    [69:47:16 - 69:58:56] |
    a respeito da imigração, depois da tragédia da moraria e das agressões, em um imigrante no Algarve,
    [69:58:56 - 70:10:36] |
    quando ambos o acentônico na necessidade de maior fiscalização e de regras mais apertadas para aceitar imigrantes
    [70:10:36 - 70:17:16] |
    e depois com aquela intervenção do presidente da república, este respeito.
    [70:17:16 - 70:23:56] |
    Eu acho que há duas coisas diferentes. O meu problema, como é que se ela que ele parece a bolsa de Nova Iorque,
    [70:23:56 - 70:33:56] |
    uma semana, a tala em cima, a tala em cima, a tala em baixo, eu tenho gostado muito de as suas intervenções
    [70:33:56 - 70:42:16] |
    desde que o António Costa começou a ficar mais encheforado e agora que o António Costa,
    [70:42:16 - 70:45:36] |
    para esse estar a outra vez mais vivá-se e recuperar um bocadinho,
    [70:45:36 - 70:55:36] |
    começa a outra vez a não estar que as intervenções de Marcelo estão a outra vez a ser mais discutível.
    [70:55:36 - 71:07:16] |
    Acho que isso foi altamente discutível. Isso não tem a ver com saber se as funções que carros moedas
    [71:07:16 - 71:17:16] |
    propostas da questão de ter que as pessoas já vêm com o contrato de trabalho, que é apresentado como uns pantalos originalidade,
    [71:17:16 - 71:23:56] |
    qualquer pessoa que vai apostar dos Unidos de Nomega, que isso quiser ela ficar tem que ter um contrato de trabalho.
    [71:23:56 - 71:35:36] |
    Ou ao mesmo aquilo mais complicado que Luís Montenegra disse porque falou da comunidade,
    [71:35:36 - 71:42:16] |
    como a proximidade cultural, a portuguesa e que deviam privilegiar essas comunidades.
    [71:42:16 - 71:50:36] |
    Mas isso não era um imigrante, ele estava falado de colaboradores do nosso sucesso.
    [71:50:36 - 72:05:36] |
    Mas é uma parola de salpeitos, mas a minha oposta aqui é, para mim não estou especialmente interessado a saber que isso
    [72:05:36 - 72:17:16] |
    saia da ideia do carros moedas é muito boa, ou saia da ideia do Luís Montenegra, as petacoladas, as agresidades podem ser canalizadas, podem ser criticadas.
    [72:17:16 - 72:23:56] |
    O meu problema é que quando há aqueles caixos, são que elas nesses que podem ser pensadas.
    [72:23:56 - 72:30:36] |
    Mas entendeu as palavras de Marcelo como um poxão de orélias amoeiras e um monte negro?
    [72:30:36 - 72:42:16] |
    Eu entendi, exatamente da maneira como eu estou a dizer para mim, é ele quase defender, coisas que não se podem dizer que são muito emocionais e quase não podem ser pensadas.
    [72:42:16 - 72:47:16] |
    Olha a imigração, pode ser pensada.
    [72:47:16 - 73:03:56] |
    Quer dizer, nós não podemos estar do lado, uma espécie de política, da braça severta, que ainda é uma política mentigosa e cínica,
    [73:03:56 - 73:18:56] |
    porque não é isso que acontece, não é isso que acontece no agaroporto que eles boas, as pessoas são mal tratadas, as pessoas e depois são enfiadas em casas, um doce bordo.
    [73:18:56 - 73:32:16] |
    As vezes são mortas, portanto esta política de uma espécie de... porque se isso, portanto, como mandar a esquerda, como é a esquerda que manda no país,
    [73:32:16 - 73:37:16] |
    tem uma espécie de política de braça severta, que é falsa ela não existe.
    [73:37:16 - 73:48:56] |
    E portanto, também não podemos estar no atlado, que é política chega, que é sempre ali com os livros dovidosos de xenofobia.
    [73:48:56 - 73:53:56] |
    Ah, pode-se, mas pode-se discutir em imigração.
    [73:53:56 - 74:03:56] |
    E portanto, eu não consigo perceber estas bocas do Marcelo, são totalmente deslocadas no atual contexto.
    [74:03:56 - 74:17:16] |
    E portanto, Luís Montenegre reagiu mal, o que há as mudas reagiu com os pitons à frente, que é uma coisa que se estrenia nela,
    [74:17:16 - 74:30:36] |
    mas essas reações e relação a Marcelo, acho que são justas, Marcelo tem que ter muito cuidado, embora ela seja, no fundo está muito bem intencionado,
    [74:30:36 - 74:38:56] |
    ela teve um gesta demigável no caso do emigrante agredido, no algarve, perfeito.
    [74:38:56 - 74:50:36] |
    Mas as coisas têm que ser discutidas e devem ser discutidas, mas não o que acontece é apenas manifesta de boas intenções,
    [74:50:36 - 75:00:36] |
    e depois, na realidade, não há uma política de imigração de centros, os imigrantes chegam caixos, são supologados, são maltagatados.
    [75:00:36 - 75:03:56] |
    Isso não é sério, não é uma maneira sério e tem que agarro o problema.
    [75:03:56 - 75:27:16] |
    Parece que o Ricardo Aros para ver que experiência de pessoas de carros moedas pode ser invocado para este debate sobre as condições em que vivem imigrantes, como aquilo que foi agredido em Olhéu, como os que morreram na moraria.
    [75:27:16 - 75:38:56] |
    É, que estão em essa, essa é a saber se essa experiência de pessoal, para já essas experiências de carros moedas como imigrantes.
    [75:38:56 - 75:50:36] |
    Quando nós pensamos em imigrantes, não pensamos exatamente, tem pessoas que vão trabalhar a Pagol de Mança, que se para a Comissão Europeia.
    [75:50:36 - 76:12:16] |
    Por causa de uma diferença, acho que eu não tenho uma experiência nenhuma, mas ao que me dizem estar, por exemplo, se calhar às vezes uma pessoa está lá na Comissão Europeia e na cantina, não há as latinas esta semana.
    [76:12:16 - 76:33:56] |
    É acredito que possa maçar sob a pessoa que eu gosto muito de latina. É diferente ser agredido nas ruas de Olhéu e de viver em grupo de 21 em casas e iguais na moraria.
    [76:33:56 - 76:50:36] |
    E portanto, a questão é essa, mesmo quando ele... A ideia parece ser um bom argumento, eu não discrimindo a relação a este tipo de pessoa, pois só casado com uma.
    [76:50:36 - 77:03:56] |
    Mas a primeira questão é um bom argumento, quando a gente possa me repensar, imagina que o alho ser um agressor de mulheres, como assim, se só casado com uma.
    [77:03:56 - 77:25:36] |
    Sim, mas ainda assim é possível, né? A gente não é possível. E portanto, é isso, é a mesma coisa que ter assim. Todos nos lembrem dasquelas da tragédia dos imigrantes no catálogo, que eu sofrendo as obras dos estádios.
    [77:25:36 - 77:38:56] |
    E agora estou preocupado, também temos um imigrante no país, e o que eu gostei do Ronaldo, como é que ele se estará... É diferente, não é? Não é bem a mesma experiência de imigração.
    [77:38:56 - 77:57:16] |
    Como é que entretiu a pedra-mecia rapidamente das palavras de Luís Montenegro, quando o líder do PST diz que temos de... Esta é a frase que a pouco João Miguel Tavares estava a citar.
    [77:57:16 - 78:12:16] |
    Temos de procurar pelo mundo as comunidades que possam interagir melhor com o Noscow, que se possam integrar melhor na nossa cultura, na nossa identidade.
    [78:12:16 - 78:32:16] |
    A gente faz uma frase muito rápida, é uma, é a interação das comunidades imigrantes em Portugal, é a interação dos portugueses uns com os outros. É, cumprir a lei.
    [78:32:16 - 79:00:36] |
    Cumprir a lei não é, terem a mesma religião que a maioria dos portugueses, nem o mesmo tom de papel, nem os meus amigos, os águidos e gastronômicos, é não terem práticas que caram a nossa lei, que é a nossa leção que se cumprir a lei, estão integrados, podem ser mais sociáveis e menos.
    [79:00:36 - 79:12:16] |
    A comunidade chinesa não está muito integrada e cumpre a lei, que depende da maneira como as comunidades vivem.
    [79:12:16 - 79:32:16] |
    A segunda, eu concordo como em parte que o João Miguel disse em apostrato no sentido de que não há temas tabul, mas este tema não foi apostrato, foi neste momento.
    [79:32:16 - 79:55:36] |
    A consequência das clarações do Lisbon Tenego foi, a André Ventura, Regussjar-se, com o fato de o PSD se aproximar, com as opiniões do chega sobre migração, o que é falso e ainda por cima.
    [79:55:36 - 80:13:56] |
    Mas é evidentemente que ele ia usar isso e, pronta, está afotado, está refoito o prato, a salava, após ara, esperando o Ricardo está servido.
    [80:13:56 - 80:23:56] |
    Está na altura dos livros e eu trago esta semana uma memória ilustrada de 2022.
    [80:23:56 - 80:35:36] |
    É um livro quase só para ver, muito mais do que para ler, embora também tenha alguma reportagem escrita e legendas,
    [80:35:36 - 80:55:36] |
    a conta de atualizar cada uma das fotografias, este anuário lusa 2022, riune o trabalho de foto ao jornalismo dos reporterestos fotograficos, da agência lusa ao longo do ano passado,
    [80:55:36 - 81:17:16] |
    só trouxe este volume que é pesadinho, mas foram agora publicados três volumes em simultâneo, além deste 2022 também, os de 2022 e 2021 que se trazaram devido a pandemia.
    [81:17:16 - 81:32:16] |
    Aqui documentos notáveis escolha apenas um atítulo de exemplo, uma fotografia que correu o mundo no ano passado,
    [81:32:16 - 81:48:56] |
    num incêndio é uma fotografia do reporter, fotográfico, palcúnia, num incêndio, no conselho de delaria, em julho do ano passado,
    [81:48:56 - 82:05:36] |
    força desta fotografia fala por si o anuário lusa tem edição aleteia e, evidentemente, recomendável e perguardar.
    [82:05:36 - 82:10:36] |
    O João Miguel Taváres propõe literatura gai?
    [82:10:36 - 82:23:56] |
    Sim, há uma editora portuguesa que é, sobretudo, de livros online chamada index e books que é dedicado à literatura gai,
    [82:23:56 - 82:37:16] |
    mas tem uma vantagem é que eles colocam esses livros em printout de mente e, finalmente, este dicional de literatura gai,
    [82:37:16 - 82:47:16] |
    que tem vindo a crescer de anu, por isso que diz aqui embaixo, sua sete inmedição, chegou finalmente,
    [82:47:16 - 83:02:16] |
    e portanto, chegou do A, Z e Estados Unidos, para printando de mente, eu comprei este meu exemplar na Amazon de Spanela, e este é um momento interessante,
    [83:02:16 - 83:15:36] |
    não só para quem se interessa, especialmente na literatura gai, mas também para quem se interessa como é o meu caso na questão da história da homossexualidade.
    [83:15:36 - 83:32:16] |
    E portanto, Val, e mença pena, é um arquivo excelente de conhecimento e de entradas e enroquemento.
    [83:32:16 - 83:40:36] |
    O permoche é, traz um pequeno ensaio, um livro sobre livros.
    [83:40:36 - 83:58:56] |
    Sim, são quatro portais, entre os quais aqui é o arquiváctrico da atitude law livre do Roberto Calácio, que foi um escritor italiano e editor de uma maravilhosa editora chamada Delphi,
    [83:58:56 - 84:17:16] |
    e este o ensaio que é o arquiváctrico da atitude law livre é sobre questões que todos os possuídores grandes bibliotecas se fazem, que é, meadamente,
    [84:17:16 - 84:37:16] |
    como organizar os livros ao ordem, que são das afinidades, e também como é que um pessoa que émos livros se relaciona com eles, por exemplo, Calácio,
    [84:37:16 - 84:58:56] |
    diz que uma pessoa que émos livros escreve neles, lápices de frase, e que uma pessoa que émos livros também, lemaw os livros e também tem mal os livros em casa, por razões que elas explica.
    [84:58:56 - 85:13:56] |
    Enfim, é uma pessoa que, como escritor, editor e editor e bibliófil, sabe do que fala, e é um livro muito recomendável.
    [85:13:56 - 85:22:16] |
    O lugar da eraos para ir atrás, um autor português, muito recomendável também.
    [85:22:16 - 85:33:56] |
    Pois é, mas tem um pouco tempo com a Ébito, os dois colegas acharam um pouco tempo, mas não preciso. O Bruno Vieira Amaral é um autor que eu gosto, ele é riso.
    [85:33:56 - 86:03:56] |
    Vamos usar este adjetivo, é riso. E este é um livro de crónicas em que se percebe por que é que ele é riso. Como é que ficou riso? Um livro sobre o que eu fiz, sobre a infância, sobre a avó, a mãe, o avó, até o bisavó, sobre a gente percebe que desde o tempo também é uma influência,
    [86:03:56 - 86:33:56] |
    a claramente uma influência sobre a classe social em que ele nasceu, sobre o cita em que ele nasceu, e o cita na peripheria em que ele nasceu, também a bíblia também é presente, muito presente. E os livros em geral, não só esse livro, mas os livros em geral, e isso tudo forma este autor riso.
    [86:33:56 - 86:37:16] |
    E é interessante.
    [86:37:16 - 87:00:36] |
    O livro chama-se o segundo coração de Bruno Vieira Amaral e diz que é de sal, se está concluída mais de uma regina em um semanal, dois ou oito dias a mesmo horas, os mesmos de sempre, pedamos que a João Miguel Tavarzi recar do Oros Pereira, aqui, ou em podcast.
    [87:00:36 - 87:45:36] |
    [Música]
    [87:45:36 - 88:02:16] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

    Source code