• lista de episodios - sobre
  • É o burlesco que nos salva

    [00:00:00 - 00:06:08] |
    Esta semana João Miguel Tavares declara-se sabotado.
    [00:06:08 - 00:12:28] |
    Ricardo Varou-Oespreira sente-se Lucaco
    [00:12:28 - 00:21:32] |
    e Pedro Mxia confessa-se ao Capone.
    [00:21:32 - 00:30:52] |
    Está reunido o programa que o Juno Amos estamos legalmente impedidos de dizer.
    [00:30:52 - 00:57:32] |
    [Música]
    [00:57:32 - 01:02:32] |
    Hora, mais uma semana, não é verdade?
    [01:02:32 - 01:08:36] |
    Nesta, o Renoueteca suma pasta de ministro de...
    [01:08:36 - 01:13:56] |
    É tudo a grande. Em homenagem a nós portugueses.
    [01:13:56 - 01:23:00] |
    E a mania que temos de mostrar o nosso valor pelo tamanho das coisas.
    [01:23:00 - 01:29:48] |
    Um gênero de cindrome de naplilhão mas concentrado em trivialidades.
    [01:29:48 - 01:37:08] |
    Por exemplo, fomos nós que criamos a maior um moleto do mundo, sabia?
    [01:37:08 - 01:41:48] |
    Um maior lançamento de aviões de papel também é português.
    [01:41:48 - 01:44:08] |
    Está no Guinness?
    [01:44:08 - 01:51:16] |
    É que há que exista a maior coleção de recordações relacionadas com a princesa Diana?
    [01:51:16 - 01:53:24] |
    Ah, pois é.
    [01:53:24 - 01:58:28] |
    E foi na lagoa da Bufera que cresceu a maior confe de sempre.
    [01:58:28 - 02:02:36] |
    Isto não é de nos orgulharmos.
    [02:02:36 - 02:06:44] |
    Para nós tem de ser tudo a grande.
    [02:06:44 - 02:10:28] |
    Como as peças d'artas ou na vasconcelos.
    [02:10:28 - 02:24:04] |
    E é por isso que o é grande do Renoueteca com 772 centímetros quadrados é perfeito para nós.
    [02:24:04 - 02:27:56] |
    Por causa desta nossa grande mania.
    [02:27:56 - 02:32:12] |
    É grande, vai ser também a tertulic se sec.
    [02:32:12 - 02:35:56] |
    Por isso, aproveite.
    [02:35:56 - 02:38:16] |
    Bom programa.
    [02:38:16 - 02:44:28] |
    [Música]
    [02:44:28 - 02:55:00] |
    Ora, viva-se a João Benvinhos. No final de uma semana de grande agitação para lamentar e cheia de revelações.
    [02:55:00 - 03:00:20] |
    A semana também, pela primeira vez um antigo presidente dos Estados Unidos,
    [03:00:20 - 03:07:12] |
    foi formalmente acusado de 34 crimes.
    [03:07:12 - 03:20:00] |
    A vemos falar disso daqui a pouco, mas o prato principal é evidentemente a comissão para lamentar de inquérito a TAP,
    [03:20:00 - 03:26:04] |
    que vai ocupar boa parte desta nossa reunião.
    [03:26:04 - 03:41:56] |
    Hoje, quando as presenças há distância, o Pedro Mexia e o Ricardo Aospreira deixaram uma sós aqui no estúdio com o João Miguel Tavars.
    [03:41:56 - 03:46:04] |
    Isso porque esta com 7x19, não é?
    [03:46:04 - 03:51:32] |
    Paguei-se tudo o distância no social.
    [03:51:32 - 03:55:40] |
    Mas apesar disso, a reunião é pública.
    [03:55:40 - 04:08:12] |
    Embora o Ricardo Aospreira quer assumir a pasta de ministro da reunião secreta e por vídeo a chamada,
    [04:08:12 - 04:15:56] |
    mais ou menos como esta, trasse tão produtiva como aquela que vamos ter aqui, Ricardo.
    [04:15:56 - 04:19:40] |
    Renião, que quer falar?
    [04:19:40 - 04:30:04] |
    Carlos, eu acho que foi muito mais, muito mais, não só porque as nossas não costumam ser produtivas de todo,
    [04:30:04 - 04:47:44] |
    mas porque esta foi, portanto, foi uma... estamos a falar do seguinte, de uma reunião que, por isso, se deu e preparou a idã,
    [04:47:44 - 05:01:36] |
    assim, ele da tape, a comissão parlamentar de inquéria, aliás, o Parlamento da primeira vez, ou seja, ainda...
    [05:01:36 - 05:16:16] |
    Se eu estou a falar daquela reunião que houve na véspera da primeira audição parlamentar Cristín Wagner em Janeiro,
    [05:16:16 - 05:30:56] |
    uma reunião em que estiveram a própria ciêu, elementos de dois gabinetes ministriais e, pelo menos, um deputado do PS,
    [05:30:56 - 05:44:40] |
    como é que vier Ricardo Ausperer esta iniciativa de que tem agora ainda ninguém assumiu claramente a paternidade?
    [05:44:40 - 05:57:20] |
    Não assumiram paternidade, mas dizem isto é normal, as pessoas reuniantes, as pessoas reuniantes, mas com o inquiérido,
    [05:57:20 - 06:06:24] |
    com o inquiérido, reuniante, com o inquiérido, e isso não sabia que isso acontecia.
    [06:06:24 - 06:16:24] |
    Este foi, da maneira como eu vejo, respondendo a sua pergunta, Carlos, e aí eu vejo isto como um ensai geral.
    [06:16:24 - 06:28:00] |
    Fue ensai geral as pessoas reuniantes, que dão um estudor seu papel, fazem um...
    [06:28:00 - 06:34:24] |
    Mas, ver nos ensai gerais assim, ou, uma vez, não sei se este foi sentado, ou se foi empenho,
    [06:34:24 - 06:41:52] |
    porque primeiro é dar um... toda a gente que está sentada, ler os papéis e tal,
    [06:41:52 - 06:47:36] |
    e ver como é que aquilo funciona e depois ele está levantando-se,
    [06:47:36 - 06:54:24] |
    e, depois, imovem-se no palco para fazer as marcações e tal.
    [06:54:24 - 07:03:44] |
    Não sei qual foi este, por exemplo, foi sentado, pois o teatro em si também é sentado.
    [07:03:44 - 07:16:48] |
    Mas, João Galamba, garante que reunião aconteceu a pedido da própria si, e é o da tapa.
    [07:16:48 - 07:28:48] |
    Sim, exatamente, ele disse que a iniciativa veio dela, mas o certo é que ele aceitou,
    [07:28:48 - 07:43:04] |
    não é, mesmo isso, sendo, mesmo isso sendo verdade, o certo é que o governo disse, "Tá bem, tá bem, vamos então fazer um ensai geral,
    [07:43:04 - 07:48:24] |
    para eu só tenho pena que eles não tenham chamada ensai geral,
    [07:48:24 - 07:55:36] |
    porque eu gostava de saber que no dia seguinte estava a assistir uma peça de teatro,
    [07:55:36 - 08:02:16] |
    eu gostava de saber, para eu gostava de apreciar, se os atores tão bem,
    [08:02:16 - 08:08:56] |
    talvez até pagar o bledo, não me importa, não me importava até fecwisto,
    [08:08:56 - 08:14:48] |
    mas eu gostava de saber para valiar-se.
    [08:14:48 - 08:23:04] |
    O preço bledo já está incluído na conta, que é que é paz.
    [08:23:04 - 08:26:40] |
    Já pagaste o preço bledo, é verdade.
    [08:26:40 - 08:34:08] |
    É verdade. A gente virou de 2000 milhões, parece tão bom para esse pão bledo.
    [08:34:08 - 08:43:28] |
    Sim, é, eu só acho que o teatro, a cultura custa dinheiro e não pode por um preço na cultura.
    [08:43:28 - 08:54:32] |
    O preço, dentro de tanto já recreu a comissão parlamentar de transparência, que avalia a situação,
    [08:54:32 - 08:59:44] |
    considera o preço de que a presença de um deputado socialista na reunião,
    [08:59:44 - 09:11:04] |
    o mesmo deputado que no dia seguinte teve a audição, assim é ou a fazer ele de perguntas,
    [09:11:04 - 09:17:20] |
    que essa presença configura uma situação de conflito de interesses,
    [09:17:20 - 09:24:00] |
    ver que um problema é etico pedrimxil, apenas uma forma de partilha de informações,
    [09:24:00 - 09:33:36] |
    para usar a expressão do deputado em causa do socialista.
    [09:33:36 - 09:39:12] |
    Aqui coisas que podem ser nobolosos, mas, pesar coisas clarinhas.
    [09:39:12 - 09:50:56] |
    É noboloso, pode ser noboloso, que é que convocou, de que que se falou, etc.
    [09:50:56 - 09:54:00] |
    Mas há duas coisas que são clarinhas.
    [09:54:00 - 10:05:52] |
    Uma delas é que foi uma reunião, na vez, para dar audição parlamentar, o que já sugera que
    [10:05:52 - 10:17:52] |
    não foi apenas uma partilha de informação, uma bela expressão, mas talvez industriar as
    [10:17:52 - 10:22:48] |
    respostas da desalvição.
    [10:22:48 - 10:32:00] |
    Mas, se isso ainda pode ser como grande tolerância democrática,
    [10:32:00 - 10:46:32] |
    compreensível, com uma grande tolerância democrática, o que não há tolerância que permita
    [10:46:32 - 11:03:16] |
    é que uma pessoa que vai no dia seguinte escrutinar alguém no Parlamento está a
    [11:03:16 - 11:09:20] |
    janevesse para numa reunião de preparação desses escrutinhos.
    [11:09:20 - 11:14:40] |
    Isso é, não sei que seja um entrónimo, não é?
    [11:14:40 - 11:33:40] |
    Só seria um entrónimo, que era o Carlos Perreira, a senhora, a senhora, a senhora, a senhora,
    [11:33:40 - 11:43:48] |
    a ir não acha que a patória possível, não há maneira nenhuma de jogar com as palavras
    [11:43:48 - 11:55:32] |
    e achar admissível que uma pessoa que escrutina, prepara, não dá?
    [11:55:32 - 12:05:08] |
    Mas, tudo o resto pode ser, essas reuniões fazem, se não fomos nós convocamos, dependendo
    [12:05:08 - 12:13:44] |
    do nosso grau de credibilidade, de caridade, de cristã para estas explicações.
    [12:13:44 - 12:27:08] |
    Mas o deputado que escrutina preparar a destumunha, preparar no sentido de falar como ela
    [12:27:08 - 12:31:28] |
    é a desespera, para saber o que ela vai dizer.
    [12:31:28 - 12:42:16] |
    E depois no dia seguinte, evidentemente, fazer perguntas muito pertinentes e muito agudas
    [12:42:16 - 12:52:24] |
    preparadas de vez, isso não tem justificação possível aliás, o deputado PS, quando ele foi
    [12:52:24 - 13:02:56] |
    perguntado, como é que foi a reunião, quem convocou, ele disse, "Pregunta a minha secretária",
    [13:02:56 - 13:14:32] |
    que também é uma forma interessante de apurar responsabilidades, por parte de um deputado
    [13:14:32 - 13:19:20] |
    da nação a minha secretária que sabe.
    [13:19:20 - 13:31:00] |
    Ova aqui, João Miguel Tavares, intenção de preparar a destumunha, a manhar a destumunha para
    [13:31:00 - 13:32:40] |
    a audição.
    [13:32:40 - 13:34:20] |
    Mas como não.
    [13:34:20 - 13:36:00] |
    Mas como não.
    [13:36:00 - 13:40:12] |
    Às vezes, a linguagem não verbal.
    [13:40:12 - 13:56:16] |
    O como não é se tomarmos em conta que o deslovarmos a linha de conta, a informação do ministro
    [13:56:16 - 14:08:52] |
    João Galemba, que foi própria, assim eu, que quis falar com aquelas pessoas, com os membros
    [14:08:52 - 14:15:40] |
    dos dois gabinetes misteriais e com o deputado de carros de traí.
    [14:15:40 - 14:23:40] |
    Bom, eu acho que João Galemba só para se clagir em aquilo que se passou esta semana, não
    [14:23:40 - 14:31:00] |
    deve ser levado do na audição da tape, não deve ser levado, eu acho que o alves habitual.
    [14:31:00 - 14:38:44] |
    Portanto, só para clificar, eu acho que João Galemba está amintilco aos dentes todos.
    [14:38:44 - 14:45:28] |
    Acho que, naquanto a guinaamente está amintilco aos dentes todos, acho que a gente parece estar
    [14:45:28 - 14:53:20] |
    amintilco aos dentes todos e acho importante que nestas alturas as pessoas, para a mente,
    [14:53:20 - 15:00:12] |
    que quem olha para o fenômeno político, tem também a capacidade de fazer, "Oh,
    [15:00:12 - 15:09:32] |
    pessoas, vocês estão desastrofregar uma quantidade de mentiras na cara". E isso não é, é, é,
    [15:09:32 - 15:15:40] |
    aceitável, sobretudo que é um histórico que é um histórico destas pessoas que nos mentiram
    [15:15:40 - 15:25:40] |
    muito durante muito tempo e não acham que aceitava que nos continuem a mentir atualmente. Porque,
    [15:25:40 - 15:32:36] |
    João Galemba esquece de sair ainda que nós achá-semos muito piadosamente que aquela tese,
    [15:32:36 - 15:39:20] |
    é a verdadeira. E eu acho que estas tesses são mentigos, as porquivárias razões desde
    [15:39:20 - 15:48:00] |
    logo, até pela linguagem no verbal. Por a linguagem não verbal, porque basta olhar para que
    [15:48:00 - 15:58:08] |
    o cara esparaira e depois pode-se ter que de galamba demogou responder a isto, as várias vocções
    [15:58:08 - 16:09:16] |
    de dano cataginamentos, tem aquela arzínio de menino que foi apanhado a me ter a mão na caixa
    [16:09:16 - 16:20:24] |
    das boachas. E isso é uma coisa que é muito difícil desconder. Agora, ainda que nós
    [16:20:24 - 16:28:00] |
    tenhamos muito avontado da acreditar, na tese de João Galemba, expliquei uma coisa,
    [16:28:00 - 16:36:32] |
    se o datap tem acesso à agenda do paralelamento, é uma coisa que ela recebe por uma ela? Porque
    [16:36:32 - 16:43:24] |
    o João Galemba diz, foi ela que viu para se juntar, para se juntar, mas como é que ela sabia que
    [16:43:24 - 16:55:52] |
    havia uma reunião? Juntas de que forma. E portanto, quando, quando a tese é, só se... que ela...
    [16:55:52 - 17:06:48] |
    se pediu para se juntar, só se foi no mesmo sentido, hein? Que nós, quando temos uma reunião,
    [17:06:48 - 17:18:12] |
    por zoom, ou por timbre, temos que carregar a reunião. Só se for para esse sentido, se quer,
    [17:18:12 - 17:27:16] |
    o Ricardo é o superarrega que está longe e está a fazer esta reunião numa plataforma,
    [17:27:16 - 17:33:32] |
    porvelmente também pediu o pádriga, e é esta reunião, só se foi nesse sentido.
    [17:33:32 - 17:37:16] |
    Pediu este pádriga, Ricardo, se quer, já pediu este?
    [17:37:16 - 17:47:24] |
    Por causa não, eu acho que foi a própria sílica que me ouigo, eu sou atendi, mas eu,
    [17:47:24 - 17:56:52] |
    o que eu leve mais amal, é o facto de... é perda de tempo, que é pesado que tudo
    [17:56:52 - 18:08:48] |
    existiu naquela... naquela... naquela inquivição. Eu preferia que Carlos para errar, tivesse
    [18:08:48 - 18:16:28] |
    poupado o tempo toda a gente e naquele dia tivesse de itapênis. Agora pedia ele a resposta,
    [18:16:28 - 18:23:32] |
    está a perguntando número 3, que sou voado. Muito bem. Agora, número 7.
    [18:23:32 - 18:33:44] |
    Até porque entrebuna-la, convém-se que segue as pessoas, que isso... entrebuna-la não está
    [18:33:44 - 18:41:36] |
    proiridíssima, pode-se dizer que aquilo não foi uma comissão, foi somal, deição, mas tentei
    [18:41:36 - 18:50:16] |
    o autocistava em causa, não beia-se que a diferença fosse muito grande. Entrebuna-la é proibida
    [18:50:16 - 18:54:56] |
    em estuídos de munhas, os advogados não podem fazer isso.
    [18:54:56 - 19:04:16] |
    Há um outro caso que João Miguel Tavar se quer referir, o caso de uma outra reunião
    [19:04:16 - 19:15:12] |
    que levanta questões, mas para abordarmos, temos de dar atenção a um momento particular
    [19:15:12 - 19:23:08] |
    da inquivição a si é o datate. A pergunta é do deputado Bernardo Blanco, de iniciativa
    [19:23:08 - 19:32:24] |
    liberal. No dia 26 de dezembro, de 2022, os ministros
    [19:32:24 - 19:40:36] |
    Pedro Nando Sánchez e Fernandina emitiram um despacho a pedir-se que ele fosse em menos
    [19:40:36 - 19:49:24] |
    a etapa. Aqui é o que podemos chamar o despacho da fechada, porque já sabemos que Pedro
    [19:49:24 - 19:56:28] |
    Nando Sánchez sabia tudo e que o argumento, como disse, também já revimos as mensagens
    [19:56:28 - 20:06:44] |
    de gração públicas, se teve envolvido em tudo. Pelo óbvio, a etapa foi informada, a
    [20:06:44 - 20:14:40] |
    comunicação social também foi informada a destes despachos e a tarde começou o processo
    [20:14:40 - 20:23:48] |
    da tapa de responder estes despachos e a 6,45. Há também uma nota de calendário, chamada
    [20:23:48 - 20:34:24] |
    de despachos Discussion, com o CEO, o seu advogado da altura, manela-se em mães, manuelbeja,
    [20:34:24 - 20:41:40] |
    o gumento secretário de Estado, praticiderem como vão responder ao mesmo. E durante essa
    [20:41:40 - 20:50:04] |
    tarda e pela noite vão editando um documento e enviando várias alterações, incluindo
    [20:50:04 - 20:57:28] |
    suas opções do próprio secretário de Estado. Por isso que eu頂 o governo, pede
    [20:57:28 - 21:06:44] |
    declarcimento à tapa e depois do próprio secretário de Estado do Governo está a responder
    [21:06:44 - 21:15:04] |
    aos clarimentos com o seu ministro pediu publicamente. É isso, tranquilo e vai.
    [21:15:04 - 21:28:24] |
    Se eu reenegir para responder.
    [21:28:24 - 21:38:56] |
    Eu acho que, como você viu em presentação, o secretário de Estado foi, você sabe, bem-vaiço de
    [21:38:56 - 21:49:24] |
    o processo e isso é, talvez, a razão que o tempo foi envolvido, porque essas factos, que,
    [21:49:24 - 22:00:20] |
    você sabe, há mais um ano e acho que precisamos understander as factos para fazer que a inserção
    [22:00:20 - 22:05:04] |
    era consistente com a realidade.
    [22:05:04 - 22:15:28] |
    Assim, eu na resposta à inserção liberal, parece considerar que não houve nada normal na reunião
    [22:15:28 - 22:21:36] |
    com a presença do secretário de Estado. Qual é a sua opinião este, respeito de porquê
    [22:21:36 - 22:25:04] |
    que ele parece relevante, João Miguel Tavarres?
    [22:25:04 - 22:32:12] |
    Eu pedi muito para estas imagens, passarem no programa, porque há um dia aqui, este
    [22:32:12 - 22:38:48] |
    estava acontecendo aqui ao dia, logo por azago Donald Trump, que estava a entrar num tribunal
    [22:38:48 - 22:49:56] |
    em Manhattan e muitas vezes, e as televisões, várias televisões abandonaram nesta parte a audição.
    [22:49:56 - 23:00:04] |
    E este, não te disse, até foi o pau ferreira que ele estou para isto na radio-opossegvador,
    [23:00:04 - 23:05:16] |
    e depois eu tenho que pedir, olha, mas não tem que estão essas imagens.
    [23:05:16 - 23:10:48] |
    E realmente eu não tinha visto essas imagens e fui ver.
    [23:10:48 - 23:20:04] |
    E não me parece que aqueles textos teijam a ter atenção que merece as pessoas todas
    [23:20:04 - 23:25:28] |
    fogam atrás do caso do Marcelo, que é ótima atrás do caso desta reunião que também
    [23:25:28 - 23:35:08] |
    é igualmente ótima, mas isto, este episódio, é inacreditável.
    [23:35:08 - 23:45:00] |
    Todos nós já te confiávamos que ninguém acreditava que o ministro das infraestraturas e os
    [23:45:00 - 23:52:56] |
    ministérios, mesmo das finanças, não só abessem da ilidização Alexandre Reis.
    [23:52:56 - 24:00:00] |
    Isso ficou mais porquê do que provar também nesta audição, tendem conta a maneira como
    [24:00:00 - 24:10:44] |
    funcionava a ligação entre a tape e, nomeadamente, o gumentes o secretário de estado das infraestruturas.
    [24:10:44 - 24:14:48] |
    Ou seja, ninguém dá a vão-passe sem saber.
    [24:14:48 - 24:25:04] |
    Mas é verdade que no dia 26 de dezembro de 2022, ou vão comunicado conjunto entre as finanças,
    [24:25:04 - 24:35:08] |
    e as infraestruturas, a dizer, por favor, tape, a administração da tape.
    [24:35:08 - 24:41:36] |
    Explica-nos lá este processo de rechizão como é que isto aconteceu.
    [24:41:36 - 24:49:32] |
    E portanto, isso aconteceu no dia 26 de dezembro, a hora do almoço e como está aqui a dizer
    [24:49:32 - 25:01:20] |
    muito bem, o Bernardo Blanco, nesta mesma esta arde, estava a insistir de espaço, de
    [25:01:20 - 25:04:08] |
    explage de discussion.
    [25:04:08 - 25:12:44] |
    Ou seja, o mesmo governo que perguntou, acia o explique misto.
    [25:12:44 - 25:22:24] |
    Estava, horas depois, a discutir que assim eu qual a resposta que devia dar a sua própria
    [25:22:24 - 25:24:04] |
    pergunta.
    [25:24:04 - 25:25:44] |
    Que dizem?
    [25:25:44 - 25:35:16] |
    Isto é o grau zero da aldebra-meço política.
    [25:35:16 - 25:41:36] |
    Evidentemente, todos nós temos consciência que a política não é uma coisa para meninos
    [25:41:36 - 25:48:08] |
    do coro e que há 100 personas de sombra, nem sempre se contava verdade.
    [25:48:08 - 25:55:36] |
    Quer dizer, mas isto, tem que haver um limite, não pode valer tudo.
    [25:55:36 - 26:02:00] |
    E, basta isto, não sei qual mais é possível te ver.
    [26:02:00 - 26:13:40] |
    Quer que um paralismo recardara a os prer entre esta situação e a situação de manhar
    [26:13:40 - 26:21:36] |
    a destemunha de preparar a destemunha de que falamos anteriormente?
    [26:21:36 - 26:25:12] |
    Vê aqui algo com um?
    [26:25:12 - 26:36:24] |
    Sim, parece, parecem-me no prática, assimilhantes, embora o que parece que é importante
    [26:36:24 - 26:38:04] |
    salientar aqui.
    [26:38:04 - 26:44:52] |
    É o facto de termos todo percebido, porque hoje o Miguel está a vários e gosta muito
    [26:44:52 - 26:53:08] |
    das prestações deste portável de iniciativa liberal, porque não só é de iniciativa liberal,
    [26:53:08 - 27:01:52] |
    como também não diz o ex-resco, dizer assim, é realmente uma pessoa, claro, assim, uma
    [27:01:52 - 27:09:32] |
    pessoa às vezes, uma pessoa vença este, e isto de portável representa.
    [27:09:32 - 27:11:12] |
    Claro que...
    [27:11:12 - 27:16:08] |
    Para as pessoas que têm esta deficiência na fala de uma audiência, elas são pessoas
    [27:16:08 - 27:19:52] |
    que têm uma mente inteligente, explicaram.
    [27:19:52 - 27:31:36] |
    Bom, entregamos ao recardo da ospreira, o Polôrdio de Ministro da Reunião Secreta
    [27:31:36 - 27:40:20] |
    e continuamos a tratar do mesmo doce-se, que tem da pan para a mangas, com o João Miguel
    [27:40:20 - 27:50:48] |
    Tavares, a querer ser ministro do pior pesadelo, e de quem é o mal dormir, João Miguel
    [27:50:48 - 27:52:28] |
    Tavares.
    [27:52:28 - 27:59:24] |
    Bom, aqui o mal dormir aparentemente é do próprio Ogo Menos, do secretário Sára das
    [27:59:24 - 28:06:36] |
    Infraestuturas, mas também do todo o governo que ele fazia a tese, sobre a regação.
    [28:06:36 - 28:17:16] |
    As perção, o nosso pior pesadelo é justamente uma situação, a que propósito é que
    [28:17:16 - 28:18:56] |
    ela vem.
    [28:18:56 - 28:30:08] |
    Então, no meio destas trocas, isto tem a ver com a mudança, a famosa mudança do voo,
    [28:30:08 - 28:31:48] |
    não é?
    [28:31:48 - 28:39:36] |
    É hipotético, pois voo acabou para não mudar, mas portanto era Marcelo Melçosa, a Dava
    [28:39:36 - 28:47:48] |
    ele de jeito, vir de uma puto, na véspera, e portanto a sua agência de viagens, já se
    [28:47:48 - 28:54:56] |
    provou que foi a agência de viagens, que trata destas coisas, perguntou a Tapa e pode...
    [28:54:56 - 29:05:08] |
    Não dava para participar, isso voo, um dia, 24 horas, portanto, lixando a vida, evidentemente,
    [29:05:08 - 29:13:04] |
    200 ital pessoas para o presidente republica poder vir mais cedo.
    [29:13:04 - 29:21:48] |
    E isto pedido chegou a CEO, logo isso, para mim, é muito significativo, quer dizer, uma
    [29:21:48 - 29:30:16] |
    minha que devia estar preocupada em salvar a Tapa, por desvisto, tinha que arranjar tempo para
    [29:30:16 - 29:34:44] |
    decidir as marcações de agenda do presidente republica.
    [29:34:44 - 29:44:32] |
    E depois, como se não, bastante chatear a CEO, a CEO foi chatear o momento de dizer, a
    [29:44:32 - 29:51:32] |
    minha tendência, seria dizer que não, mas tenda conta que é o presidente republica e o
    [29:51:32 - 29:58:12] |
    argumento responde a minha tendência, se seguir dizer que sim.
    [29:58:12 - 30:13:04] |
    Ok, o Moves, aliás, a frontalidade e também a ingenuidade deste secretário de Estado, que é
    [30:13:04 - 30:20:32] |
    um dos muitos sociólogos do Isto que está no governo, por favor, então isto está cheio deles,
    [30:20:32 - 30:27:48] |
    e isto é mais um, que é mais um daqueles, que nunca fez nada na vida sem se agandar
    [30:27:48 - 30:40:48] |
    e orbitar na esfera do PS, e que depois acaba com esta responsabilidade, acaba ser
    [30:40:48 - 30:51:52] |
    o homem que gera uma empresa, e que gera, na verdade, é mais do que andar à distância
    [30:51:52 - 30:57:20] |
    ver como é que as coisas corros, está mesmo metido com as mãos na massa, e portanto está
    [30:57:20 - 31:06:04] |
    metido com as mãos em 3.2 mil milhões de euros, e ao mesmo tempo, a decidir quais é que
    [31:06:04 - 31:09:28] |
    são as viagens do presidente republica.
    [31:09:28 - 31:21:08] |
    E portanto, dentro de aquilo que foi a sua justificação, para que seu voluntarismo,
    [31:21:08 - 31:28:52] |
    para que seu voluntarismo diz a, por favor, muda a viagem, está o argumento que ele é o
    [31:28:52 - 31:37:24] |
    nosso principal aliado político, e que pode transformar-se no nosso pior pesadelo.
    [31:37:24 - 31:42:08] |
    Uma que seu rebelde soza aparentemente não costou muito?
    [31:42:08 - 31:57:04] |
    Isto parece um cumprimento governamental em relação ao presidente, ou pelo contrário,
    [31:57:04 - 32:03:12] |
    que arrega qualquer coisa de problemático e insultuoso.
    [32:03:12 - 32:13:24] |
    Ou seja, Marcelo, terá ficado, vamos fazer a definição e a especulação, este problema
    [32:13:24 - 32:27:08] |
    é começar por isso, mas Marcelo terá ficado satisfeito por ver bem, sotido com uma certa
    [32:27:08 - 32:37:16] |
    consideração, consideração que quererem agradar e te merem.
    [32:37:16 - 32:38:56] |
    Certo.
    [32:38:56 - 32:45:20] |
    Quer dizer, eu acho que no Marcelo não deve ter ficado muito contendo, de ver alguma coisa
    [32:45:20 - 32:48:24] |
    daquela resposta, daquela maneira.
    [32:48:24 - 32:50:04] |
    Não.
    [32:50:04 - 32:56:28] |
    Aquilo que o Gumentes verbaliza é que todos os portugueses desconfiam há muito tempo, e é
    [32:56:28 - 33:03:40] |
    bastante visível, tem sido aquele procedimento do presidente república.
    [33:03:40 - 33:10:48] |
    Agora, querrepa xargue isso no mail, por parte de um secretário de estado, ou dizer as
    [33:10:48 - 33:14:40] |
    coisas com este tipo de transparência.
    [33:14:40 - 33:25:08] |
    É que esse é o grande problema desta audição da TAP, é este signa TAP, que reparem a empresa
    [33:25:08 - 33:28:44] |
    em cima do Corso, todos os holofotes.
    [33:28:44 - 33:37:04] |
    Por tanto, imagine, como se sagarem nas outras dizenas e de empresas estatais que existem
    [33:37:04 - 33:44:12] |
    por este país fora, aí os procedimentos vão ser diferentes, ou ainda são piores
    [33:44:12 - 33:45:52] |
    do que isto.
    [33:45:52 - 33:52:24] |
    Vou ter que ir ainda deve ser piores do que isto, porque as câmeras não estão voltadas
    [33:52:24 - 33:54:04] |
    para lá.
    [33:54:04 - 33:59:44] |
    Como é que entende este episódio, pera mexia?
    [33:59:44 - 34:08:24] |
    Assim, todos nós temos amigos que, às vezes, quando usam a ofrecem coisas, e dizem, acho
    [34:08:24 - 34:10:04] |
    que vai escoestar.
    [34:10:04 - 34:21:00] |
    Às vezes, gostamos, as vezes não gostamos, mas, em todo o caso, esses amigos não esperam
    [34:21:00 - 34:23:44] |
    de nós uma contrapartida.
    [34:23:44 - 34:34:44] |
    E essa é a diferença entre os atos de gestes de zeio, ou de liberalidade, ou de amizade,
    [34:34:44 - 34:39:04] |
    na vida pública e na vida privada.
    [34:39:04 - 34:48:24] |
    E, portanto, uma pessoa ter uma atenção, relação a outra, mesmo que presumida e mesmo que
    [34:48:24 - 34:59:40] |
    fictícia, é mais problemática quando ela é feita na expectativa de uma contrapartida.
    [34:59:40 - 35:17:12] |
    Além do mais, como já dissem, há o facto de antecipar um voo para uma pessoa, estregando
    [35:17:12 - 35:25:36] |
    voo a 200 pessoas, ou lá quanto zero os passageiros, desse voo.
    [35:25:36 - 35:33:28] |
    E, portanto, não parece, não se cedo, não se cedo, o interesse público, mas, certamente,
    [35:33:28 - 35:43:28] |
    não era do interesse do público, não era de público que poderia, eventualmente ficar, sem
    [35:43:28 - 35:47:08] |
    o voo que tinha que comprar.
    [35:47:08 - 35:57:24] |
    E, portanto, parece-me todo uma justão bastante, bastante terapelhona e bastante
    [35:57:24 - 36:17:32] |
    afante, digamos assim, desta questão.
    [36:17:32 - 36:32:08] |
    Acho que sim, querê agradar mais do que o próprio que queria ser agradável, mas é que, sobretudo,
    [36:32:08 - 36:41:12] |
    porque isso é conveniente, no sentido de que, se eles tiver desagradado, pode treinar
    [36:41:12 - 36:44:12] |
    se no nosso pior pesadelo.
    [36:44:12 - 36:53:36] |
    A questão é que, o que seja, se está vingando evidentemente, é ser o segundo pior pesadelo.
    [36:53:36 - 37:04:32] |
    O pior pesadelo é, agora, ter vindo a público que ela achava que isto era o seu pior pesadelo.
    [37:04:32 - 37:09:32] |
    Isso passou para o segundo lugar, agora.
    [37:09:32 - 37:25:52] |
    Mas é, realmente, isso, acho que a ideia de que, se a gente conformar o voo à vontade
    [37:25:52 - 37:36:32] |
    desta pessoa, prejudicada à vontade das outras 200, ela mantém-se como nossa alíada
    [37:36:32 - 37:38:12] |
    política, etc.
    [37:38:12 - 37:49:36] |
    E isso é a demonstração clara, que já sabia, mas que agora ficou mais evidente, entre o
    [37:49:36 - 38:01:00] |
    modo como a tutela da tape entenda o valor das opiniões do senhor presidente da República
    [38:01:00 - 38:09:32] |
    e as minhas, porque no caso o senhor presidente da República, quando ele vai viajar, se o voo
    [38:09:32 - 38:19:12] |
    no lidar jeito, naquele dia, ele se procura um modelo para o dia anterior.
    [38:19:12 - 38:32:08] |
    Já eu comprei o vieto na tape para vir para aqui e vim numa companhia de Charter Bulgara,
    [38:32:08 - 38:42:08] |
    não sei exatamente por que, mas, provavelmente, a tape não tinha equipamento.
    [38:42:08 - 38:52:00] |
    Outra opção, que é uma coisa que eles fazem em luta, é despedir gente e, agora, não ter
    [38:52:00 - 38:54:28] |
    material humano.
    [38:54:28 - 39:10:00] |
    E, então, como isto não é o pior pesadelo deles, o facto de, e mais 250 companheiros
    [39:10:00 - 39:18:04] |
    do viagem, termos vindo numa companhia de Charter Bulgara, quando ele toca a vir de vir na
    [39:18:04 - 39:22:44] |
    tape, isto acontece.
    [39:22:44 - 39:29:36] |
    É como pagar a vir de paixera também, depois de ir ficar no parque de tempinho de ordem e
    [39:29:36 - 39:31:16] |
    de tour.
    [39:31:16 - 39:38:44] |
    O senhor, o senhor já está passando, porque é um problema de comentário, é um livro de reclamações.
    [39:38:44 - 39:50:32] |
    Exatamente, já agora, já agora, uma vez que estamos a falar de acertos de voos, etc.,
    [39:50:32 - 39:59:52] |
    um educacadelo só, pro gerando da República, ter direito a fazer a justi na sua viagem na
    [39:59:52 - 40:01:32] |
    tape.
    [40:01:32 - 40:05:28] |
    Mas as senhoras Bulgars não eram sem páticas, Ricardo?
    [40:05:28 - 40:15:08] |
    As senhoras Bulgars não são, não eram sim páticas como passaram o estado de viagem e dormire.
    [40:15:08 - 40:22:44] |
    Sendo que o voo não era exatamente onde aquelas voos no turno de, tem que às três da
    [40:22:44 - 40:24:56] |
    manhã, estamos no ar.
    [40:24:56 - 40:27:24] |
    Não, não era isso.
    [40:27:24 - 40:35:24] |
    Era se calhar as senhoras já vinham de três ou quatro viagens e dezenetriores, mas,
    [40:35:24 - 40:41:24] |
    o certo é que estavam a dormir no chão da Guialei.
    [40:41:24 - 40:44:44] |
    -Bé, no chão.
    [40:44:44 - 40:54:20] |
    O João Miguel Tavares fica, então, ministro do pior pesadelo, e ficábamos aqui com o
    [40:54:20 - 41:01:40] |
    livro de reclamações, de Ricardo Arospreiro, e uma situação concreta.
    [41:01:40 - 41:13:56] |
    Agora é vez do Pedro Messias tornar ministro do Bliscaum, e aqui já passamos das revelações
    [41:13:56 - 41:22:24] |
    na audição para lamentar, assim, é o da tape para as novidades que saíram da audição
    [41:22:24 - 41:29:48] |
    antiga administradora Alexandre Reyes, a dos 500 mil euros de manhã, de uma inização
    [41:29:48 - 41:33:48] |
    que desencadeou todo este processo.
    [41:33:48 - 41:39:28] |
    Onde é que entra aqui o Bliscaum, Pedro Messias?
    [41:39:28 - 41:47:16] |
    -Porque, a O Alexandre Reyes diz na audição para lamentar que as divergências entralhem
    [41:47:16 - 41:54:04] |
    e assim, eu não bliscaram, já não sei exatamente como é a formulação, não bliscaram
    [41:54:04 - 41:58:12] |
    o interesse da tape com a coisa desse cena.
    [41:58:12 - 42:06:12] |
    Ora, o que acontece é que houve sucessivos neste processo.
    [42:06:12 - 42:13:36] |
    Não há só um problema, ligado, não é o único processo, infelizmente.
    [42:13:36 - 42:26:52] |
    Não há só bliscoões, enfim, ao interesse público, aos contribuintes, etc., há muitos
    [42:26:52 - 42:37:24] |
    bliscoões entre as pessoas que possuem de tão do mesmo lado.
    [42:37:24 - 42:50:24] |
    Temos visto que estão da tape, que muitas vezes estes processos são conduzidos com base
    [42:50:24 - 42:58:36] |
    nas rivalidades pessoais que não há alguns casos que são inovitáveis, enfim, em qualquer
    [42:58:36 - 43:05:52] |
    organização, mas mais do que isso, mais do que as incompatibilidades pessoais que
    [43:05:52 - 43:21:24] |
    são de certa forma, não há como evitar que elas aconteçam, por vezes, mas justo quantas
    [43:21:24 - 43:37:56] |
    entre fações do PS, tomadas de posição, nós temos visto que certas intervenções públicas
    [43:37:56 - 43:49:20] |
    de membros do governo é desagrado em um profundamente a outros membros do governo, que
    [43:49:20 - 43:58:48] |
    os opostamentos estão armados na mesma estratégia global, no mesmo interlação à tape.
    [43:58:48 - 44:02:12] |
    E a relação outras áreas.
    [44:02:12 - 44:17:12] |
    E portanto, faz minha impressão que, além do bliscoão que toda esta, começamos com o patriotismo
    [44:17:12 - 44:25:52] |
    das caravélias, não é que os avínguos da tape eram as novas caravélias e portanto estera
    [44:25:52 - 44:42:52] |
    nosso, etc. vamos acabar na privatização, de pauperendo o valor da empresa embora até
    [44:42:52 - 44:53:56] |
    com resultados da anterior CEO positivo, se também há um aspecto interessante, depois
    [44:53:56 - 45:10:48] |
    evidentemente houve aqui esta troca de acusações, um momento muito interessante do depoimento da
    [45:10:48 - 45:22:28] |
    tradição da Alexandrera Gás Maria da Dís, eu não vou dizer que, se eu não era não
    [45:22:28 - 45:32:08] |
    tenho perfil adequado, não vou dizer isso, sobre o Nioh Ben que não ia dizer isso, portanto
    [45:32:08 - 45:44:32] |
    dizendo várias vezes, portanto este bliscoão existe, é este lado conflitooso, este lado
    [45:44:32 - 45:54:12] |
    pior ainda do conflito, no caso das pessoas, uma recação de posições e uma recação homem
    [45:54:12 - 46:12:52] |
    no caso das várias fações do PS, é particularmente irresponsável numa matéria tão importante
    [46:12:52 - 46:22:44] |
    como a tape que tem este estúrial tão complicado, que não tem um bom fim se quer avista,
    [46:22:44 - 46:29:04] |
    que nada é que há as coisas, está a ser mal, mas há uma maneira ótima dos lavistas,
    [46:29:04 - 46:34:40] |
    não há uma maneira ótima, mas eu não sou uma maneira ótima neste momento.
    [46:34:40 - 46:43:52] |
    O que é que se oferece dizer Ricardo Aospreira ainda continuando com a audição do Sender
    [46:43:52 - 46:53:52] |
    Reis sobre os casos referidos pela antiguar administratura, relativamente atentativa de
    [46:53:52 - 47:04:20] |
    despatimento um turista que estará falado demais e há a oposição firme que ela própria
    [47:04:20 - 47:12:32] |
    e o Sender Reis manifestou relativamente a possibilidade de vir a ser contratada a empresa
    [47:12:32 - 47:20:20] |
    do marido da CEO, o senhor Wagner.
    [47:20:20 - 47:31:48] |
    Nisto Ricardo, as razões que podem ter levado o Cristino Wagner a querer a O Sender Reis
    [47:31:48 - 47:39:48] |
    fora da empresa e a gerar um conflito entre as duas?
    [47:39:48 - 47:52:44] |
    Sim, mas antes disso, Carlos, veja isto, mais uma demonstração de que o FMI, José Maribranco,
    [47:52:44 - 48:04:36] |
    é quase sempre a ilustração da vida pública portuguesa, há sempre uma parte do FMI explica isto.
    [48:04:36 - 48:13:12] |
    Neste caso, a parte do FMI explica o que aconteceu, é que ela é José Maribranco, diz,
    [48:13:12 - 48:23:12] |
    "entretente, filho, entretente, do lugar de sindical trata da saúde aos administradores, entretente
    [48:23:12 - 48:32:24] |
    que o ministro do trabalho trata da saúde ao lugar de sindical, entretente que a oposição
    [48:32:24 - 48:39:26] |
    parlamentar trata da saúde ao ministro do trabalho, entretente que o ia a administrar
    [48:39:26 - 48:48:20] |
    a sua oposição parlamentar e foi isso, o que aconteceu foi, portanto os deputados,
    [48:48:20 - 48:57:00] |
    dizendo perguntas em como da soberanização da Al'sender Reis, trataram da saúde aos Andre Reis,
    [48:57:00 - 49:04:32] |
    a Al'sender Reis, contando alguns desses episódios meiaem braços para a cião, tratou da
    [49:04:32 - 49:17:40] |
    saúde, a cião, a cião, falando, por exemplo, de reuniões secretas preparatorias do deputamento
    [49:17:40 - 49:27:00] |
    dela, tratou da saúde ao governo e o governo trata da saúde, nós.
    [49:27:00 - 49:39:32] |
    É um final é sempre igual, é um final, na verdade é sempre igual, mas isso, eu, mais uma
    [49:39:32 - 49:55:20] |
    vez, é esta, quer dizer, estas revelações da Al'sender Reis sobre em que ela está a tratar
    [49:55:20 - 50:05:04] |
    da saúde, se eles são interessantes, podem justificar aquilo que pelo que estava chamando
    [50:05:04 - 50:19:20] |
    o incompatibilidade de pessoas, mas naquele, em toda a cadeia de tratar da saúde, eu não
    [50:19:20 - 50:33:40] |
    sei se o meu favorito não é o ogo mentes, quando eu digo se gostaria de estar.
    [50:33:40 - 50:48:48] |
    Porque o gomentes conseguem, uma vez em 1966, no Portugal Brasil, o Elzea viu o marco-o-canto
    [50:48:48 - 50:59:12] |
    e depois marcou o golo, ou seja, o canto que eu próprio marcou, e depois é o autor do
    [50:59:12 - 51:03:00] |
    golo que resulta desse canto.
    [51:03:00 - 51:20:12] |
    E eu acho que o gomentes é igual, já agora fica essa nota, porque faz o mesmo, faz
    [51:20:12 - 51:32:48] |
    contribui para o processo de minimização, depois faz pergunta sobre como é que afinal
    [51:32:48 - 51:42:04] |
    foi possível esse processo de minimização e é um artista muito completo, tenho que
    [51:42:04 - 51:45:40] |
    avisar de saber mais sobre ele.
    [51:45:40 - 51:54:16] |
    Só mais umas pinceladas breves, temos aliás que acelerar, ainda não ouvimos o primeiro
    [51:54:16 - 52:01:00] |
    ministro este respeito, respeito a este último desenvolvimento, o sapsar do reto, que
    [52:01:00 - 52:10:24] |
    ele foi lançado pelo líder do PSC, nesse sentido, acredita que João Miguel Taváres,
    [52:10:24 - 52:16:44] |
    que costa virar a falar sobre estes casos concretos revelados na audição parlamentar,
    [52:16:44 - 52:24:32] |
    não vai deixar amarei vazar.
    [52:24:32 - 52:35:04] |
    É assim, se dermos uma hipótese antónicosta, ele vai com os aviões búlgales do Ricardo
    [52:35:04 - 52:42:48] |
    para qualquer sitio do planeta, para que não tenha que responder a isto, e se não tenha
    [52:42:48 - 52:54:28] |
    melhor dúvida, agora ele já disse o essencial, que é a verdade do aquê do ergo, não é?
    [52:54:28 - 53:05:48] |
    Essa frase, esta gordinária, sobretudo, tendem conta aquilo que é o histórico de antónicos.
    [53:05:48 - 53:10:48] |
    Nós estamos no ministro de Díceva, propósito dos trabalhos da Comissão de Inquéria,
    [53:10:48 - 53:18:36] |
    que é toda a verdade do aquê do ergo, porque já vimos quem é que podra, também numa
    [53:18:36 - 53:26:32] |
    pincelada, abre a verpensa, que é que podra vir a doer mais, tudo isto.
    [53:26:32 - 53:39:12] |
    Neste caso, se libertar nesta circunstância, quer dizer, a responsabilidade, a responsabilização,
    [53:39:12 - 53:47:36] |
    que se pode dizer é uma coisa, falta ainda 3 anos, a lo que é pro governo acabar o seu
    [53:47:36 - 54:00:08] |
    mandato, mas os livros de história poderão dizer o que exerrem sobre os governos antónicos,
    [54:00:08 - 54:11:28] |
    e até coisas positivas, se quiserem, mas não dirão que foi o momento a Oreo da história
    [54:11:28 - 54:15:36] |
    da responsabilização política.
    [54:15:36 - 54:23:56] |
    Isso não foi, não foi o momento em que as pessoas que tomavam decisões, quando estavas
    [54:23:56 - 54:35:56] |
    foram chamadas à pedra, emitidas a tempo, afastadas por índice e sentem a figura.
    [54:35:56 - 54:42:32] |
    É para te dar certo, que é que o governo ministro se está refriro, não sei que está
    [54:42:32 - 54:50:52] |
    que se crinacha na sua filosofia política de governação, não se vê onde é que ele vai
    [54:50:52 - 54:58:16] |
    buscar essa entusiasme pela verdade, isto é pela responsabilidade política.
    [54:58:16 - 55:03:36] |
    Ah, porque todos os ministros que ainda não passaram pela Comissão de Inquéria, enquanto
    [55:03:36 - 55:13:40] |
    o Fultim vai continuar, algum deles se suscita particular em trece, quem é que tem mais
    [55:13:40 - 55:18:36] |
    curiosidade a ouvir ainda, Ricardo Raúxperéra?
    [55:18:36 - 55:29:28] |
    O Gumento está em primeiro lugar, mas eu não sei se será que pedra no Santos ainda tem,
    [55:29:28 - 55:44:04] |
    eu não sei se ele tem, digamos, uma carta, uma daquelas cartas de como ano, no polio,
    [55:44:04 - 55:53:36] |
    do saír, não é de ser da prisão, é de caso, é saír da missão para o lamentar de Inquéria.
    [55:53:36 - 56:02:48] |
    Se ele não tiver e for levado a ir também, que já havia muita estiria, é se, porque
    [56:02:48 - 56:17:04] |
    eu creio que Pedro Númesse antes também tem uma participação divertida neste processo.
    [56:17:04 - 56:25:20] |
    O Pedro Mexí é ficar assim o ministro do Bolicicão, estão em entregues das pastas ministriais,
    [56:25:20 - 56:37:28] |
    por esta semana, todas a volta do caso de tópides, audições para o lamentar desta semana.
    [56:37:28 - 56:46:56] |
    Vamos agora saber o mudando da sunto e traduzer tudo muito rápido, porque o Pedro
    [56:46:56 - 56:59:44] |
    Mexí é se declarar álbum, mas não é álbum, é álbum de Alfonso.
    [56:59:44 - 57:01:44] |
    O que é que eu fiz?
    [57:01:44 - 57:08:48] |
    É vocar esta semana álbum de Gabriel Capone, Pedro Mexí.
    [57:08:48 - 57:18:52] |
    Sim, já se falou até no problema, passado, falamos sobre o Al Capone e a sensação que muitas
    [57:18:52 - 57:38:52] |
    pessoas têm que o do Anólio Tramp estar a ser acusado de um crime comparativamente menor,
    [57:38:52 - 57:40:32] |
    digamos assim.
    [57:40:32 - 57:45:32] |
    Bom, há duas coisas diferentes sobre isso.
    [57:45:32 - 57:54:20] |
    Bom, se eu tenho um crime deve ser investigado e quando nada se for ocupado, seja mais de
    [57:54:20 - 58:07:12] |
    grave ou menos grave, e não é o facto de o crime de que ela é acusado.
    [58:07:12 - 58:16:40] |
    É um poder beneficiar, como aliás vimos, que beneficiu em termos de salto nas chondagens
    [58:16:40 - 58:23:40] |
    das primárias republicanas e ao aumento dos donativos.
    [58:23:40 - 58:33:56] |
    Isso também é um bom critério para não avançar com essa investigação, mas estamos
    [58:33:56 - 58:46:24] |
    a falar de dinheiro, para mandar calar uma senhora com que ele, alegarvelmente, teve um caso,
    [58:46:24 - 58:58:32] |
    de dinheiro que vai, o da campanha, que, portanto, implica falsificação de documentos e que implica
    [58:58:32 - 59:09:26] |
    devido de dinheiro e que implica no fundo mentirais americanos na autoapresentação da sua
    [59:09:26 - 59:11:06] |
    vida, etc.
    [59:11:06 - 59:29:16] |
    Mas, se nós pensarmos que do Anólio Tramp é pelo menos respeito de ter tentado arranjar
    [59:29:16 - 59:34:16] |
    o frado do lentamento dos votos, que falta na Georgia.
    [59:34:16 - 59:43:52] |
    E certamente culpado, que não há possibilidade, honestamente, brincar com as palavras, certamente
    [59:43:52 - 59:55:04] |
    culpado de ser o autor moral do ataque ao capitolio, andar calar um matriz pornográfica,
    [59:55:04 - 60:04:28] |
    que não parece uma coisa escandalosamente, quer dizer, na persimão, uma pessoa para quem
    [60:04:28 - 60:18:12] |
    agente diz, o Tramp com matriz pornográfica, não é exatamente assim uma coisa breaking news.
    [60:18:12 - 60:32:20] |
    E por isso, como digo, se a crime é crime, seria mais proveitoso para a América que o
    [60:32:20 - 60:42:08] |
    dano-dano-trampo poderia ser acusado e condinado, se for culpado, de coisas muito mais graves
    [60:42:08 - 60:53:32] |
    e muito mais corrosivas da política americana, como é essas duas que eu citei.
    [60:53:32 - 61:02:00] |
    Parece que é a cruzação do procador de Nova Iorque contra o dano-dano-trampo tem pernas
    [61:02:00 - 61:04:56] |
    para andar, João Miguel Tavarres.
    [61:04:56 - 61:15:12] |
    Pernas para andar, certamente ela tem solidéis suficientes para ter apenas a andar contra
    [61:15:12 - 61:21:28] |
    qualquer pessoa, o que é o mesmo tempo é dano-trampo.
    [61:21:28 - 61:28:08] |
    É evidentemente perigoso, ainda para mais porque os procuradores são eleitos no Estados
    [61:28:08 - 61:35:48] |
    Unidos da América, portanto há uma eleição, há acusações de proximidade democrática,
    [61:35:48 - 61:39:08] |
    e trampo, já jogou essa cartánea.
    [61:39:08 - 61:40:48] |
    E trampo, já jogou essa cartánea de foda.
    [61:40:48 - 61:46:08] |
    E vai continuar a jogar-la.
    [61:46:08 - 61:52:32] |
    Neste momento eu acho que ninguém pode saber se aquilo vai beneficiar ou podemos indicar.
    [61:52:32 - 62:01:08] |
    Como é que entende Ricardo Aosperer a comparação que está a ser feito por apoientes
    [62:01:08 - 62:11:20] |
    inefetíveis de dano-dano-trampo entre o antigo presidente agora acusado e figuras com
    [62:11:20 - 62:18:04] |
    na Alçana de Mandela ou mesmo o Jesus Cristo?
    [62:18:04 - 62:19:44] |
    Acho natural, Carlos.
    [62:19:44 - 62:30:20] |
    Eu sou um leitor atento do novo testamento e lembre-me como as todos nos lembramos daquele
    [62:30:20 - 62:39:00] |
    episódio em que Jesus tenta calado, uma das pornográficas com quem esteve por vir do seu
    [62:39:00 - 62:52:52] |
    advogado, fazendo com os fundos que realmente dá ao seu advogado escapa em Aos, aos impostos
    [62:52:52 - 63:01:04] |
    e da das vezes até que quando dinheiro da própria respeita-se que deve a campanha de Jesus
    [63:01:04 - 63:06:16] |
    Cristo, passaria leito para o sinébrio.
    [63:06:16 - 63:19:00] |
    Está-se gostido então porque o Pedro Mexí, a Clara Aal, quanto aos 1 mil
    [63:19:00 - 63:26:44] |
    altavários diz sentir-se sabotado e há indícios sabotagens, há indícios de
    [63:26:44 - 63:33:08] |
    erro humano, eu te confia que a palavra era erro humano ali, quer dizer outra coisa.
    [63:33:08 - 63:42:52] |
    Está em causa, é o apagão, voltamos a esta sunto, é o apagão no navio, um onde é o que
    [63:42:52 - 63:53:00] |
    já falamos aqui na semana passada e agora depois disso a garantia desta semana do chefe de
    [63:53:00 - 64:01:36] |
    estado maior da armada do que aconteceu teve causa humana.
    [64:01:36 - 64:13:36] |
    Unica a coisa que ele possa dizer é que a marinha não mente e que o problema, o último incidente
    [64:13:36 - 64:23:20] |
    não teve origens em problemas mecânicos ou problemas da plataforma.
    [64:23:20 - 64:29:36] |
    Foi um erro humano que nós estamos investigados.
    [64:29:36 - 64:35:56] |
    O material tem sempre o razão, costumamos ir aos militares, parece que alguém esqueceu
    [64:35:56 - 64:46:40] |
    de reabastecer o navio, veiste como uma situação propicia a boas teorias da conspiração
    [64:46:40 - 64:48:20] |
    ao Amiga da Vars.
    [64:48:20 - 64:56:12] |
    Sim, porque, na verdade, nós não podemos passar aqui tudo, mas há mais de colégações
    [64:56:12 - 65:03:12] |
    e depois há uma inúmeração, para mim é muito significativa, que é seguinte.
    [65:03:12 - 65:16:48] |
    A causa da paragem subita de quatro motores dizem, dois geradores elétricos e dois propulsores
    [65:16:48 - 65:21:36] |
    resultam de baixo nível de combustível no tente serviço.
    [65:21:36 - 65:28:20] |
    E, portanto, esta inúmeração é como quem diz.
    [65:28:20 - 65:33:20] |
    Mas isso não parava de um doce e não é?
    [65:33:20 - 65:40:44] |
    E, portanto, alguém se esqueceu de ir à bomba de gasolina, não é?
    [65:40:44 - 65:43:20] |
    Isso é muito estranho.
    [65:43:20 - 65:50:12] |
    Portanto, embora ele não diga, há que a gente acreditar que ele me lixar ou acreditar que
    [65:50:12 - 65:56:20] |
    os maguinhas tinham o razão, é isso que fica no ar.
    [65:56:20 - 65:58:00] |
    Depois dessas condições.
    [65:58:00 - 66:05:36] |
    Parece que ele acredível recadra-os para a ideia de que andar alguém a querer tramar
    [66:05:36 - 66:07:16] |
    o almeirante?
    [66:07:16 - 66:12:32] |
    É cada vez mais claro que carros que sim.
    [66:12:32 - 66:19:52] |
    E, que em princípio, tal como o almeirante desconfiava a duas semanas, não se aciei
    [66:19:52 - 66:24:36] |
    em duas poetas da semana, mas é o PCP.
    [66:24:36 - 66:34:04] |
    Em princípio, foi o PCP que se esqueceu de abastecê-lo, como é que chama o tanque de
    [66:34:04 - 66:44:12] |
    forma, depois de combustível desse lado, de forma do barco.
    [66:44:12 - 66:54:16] |
    O que comentaria que este novo desenvolvimento lembreu-se de pedromexia, assim, em duas farazes?
    [66:54:16 - 66:55:56] |
    Doas farazes.
    [66:55:56 - 67:07:56] |
    A primeira frase é que é diferente a ver varias e problemas e ter evido risco de segurança,
    [67:07:56 - 67:12:28] |
    que é uma coisa que está na origem da questão da desobediência.
    [67:12:28 - 67:23:08] |
    E, segundo lugar, é possível que é admissível que esteja um atentar, tramar o almeirante,
    [67:23:08 - 67:27:40] |
    mas não que venha que seja o almeirante a dizer essa frase.
    [67:27:40 - 67:37:00] |
    Caso sabemos porque que o João Miguel Tavar, se não se é sabotado, agora vamos tentar
    [67:37:00 - 67:47:04] |
    perceber porque o Ricardo Raus Prenas declara Lukaku, Lukaku, o jogador do Ficbol do Interminilão.
    [67:47:04 - 67:52:36] |
    Sim, o caso é muito rápido, contra muito pressa.
    [67:52:36 - 68:03:08] |
    É o caso, em si, é bastante cozinho, porque é um caso de ter a ver com o Ficbol e, por
    [68:03:08 - 68:11:48] |
    tanto, se não está nesse Ficbol do Italiano, Lukaku é um jogador do Interminilão que
    [68:11:48 - 68:21:40] |
    ia marcar um penalti e enquanto está a tentar marcar o penalti, estão a ouvir em sugestes,
    [68:21:40 - 68:33:44] |
    racistas, vintes da bancada, marca o penalti e, depois, leva o indicador aos lábios fazendo
    [68:33:44 - 68:43:44] |
    o gesto de agora ozinho de gulho, vamos fazer pouco barulho.
    [68:43:44 - 68:52:24] |
    E o árbitro da Lio II amarelo expulsam.
    [68:52:24 - 69:03:52] |
    Atenção, as regras, dizem que quando um jogador, digamos, provoca a bancada fazendo gestos
    [69:03:52 - 69:11:24] |
    como esse devolvado amarelo, em este caso é nosso corpo.
    [69:11:24 - 69:21:24] |
    O problema é que quando as regras aplicar as regras, quando as regras não fazem sentido, é
    [69:21:24 - 69:23:04] |
    mais selvagem.
    [69:23:04 - 69:29:56] |
    Então o amarelo do Vídeo se encontrava em primeiro instância, não é?
    [69:29:56 - 69:36:04] |
    É mais desumanho do que não haver regras enumas.
    [69:36:04 - 69:49:56] |
    E, portanto, foi um momento de desumanidade, apesar de se estarem a compreir de legendes
    [69:49:56 - 69:53:36] |
    comenta as regras, às vezes acontece.
    [69:53:36 - 70:07:20] |
    Experemos que os nossos espectadores e ouvintes anotem que nós fazemos referência a jogos
    [70:07:20 - 70:14:44] |
    do campeonato português e, portanto, passamos por cima disso, que o vinho é vindo e
    [70:14:44 - 70:19:44] |
    não é vindo.
    [70:19:44 - 70:26:24] |
    Como é que entenda expulsão do lucáco neste contexto?
    [70:26:24 - 70:34:40] |
    O gesto é um gesto que respondam o insulto, e, portanto, entre todos os gestos com que
    [70:34:40 - 70:45:36] |
    se pode corresponder a um insulto, por delicadamente o dedo nos livros é o mais gente que se
    [70:45:36 - 70:48:56] |
    possa imaginar.
    [70:48:56 - 70:59:12] |
    A bancada do Estado de Juventus, onde vieram os insultos racistas, foi a cerrada e a direção
    [70:59:12 - 71:05:36] |
    do que o club diz que está a tentar perceber quem for os infelatores, se essa identificação
    [71:05:36 - 71:14:00] |
    resultar que pena defender que eles sejam aplicadas ou migrantes avares?
    [71:14:00 - 71:25:00] |
    Não sei bem, não é porque se os glúnedis forçem todos afastados do Estado de Estefbol,
    [71:25:00 - 71:36:16] |
    não sei, há muita gente senta, mas enfim, e também há gente que é glúnea do gante um
    [71:36:16 - 71:39:32] |
    tempo muito específico.
    [71:39:32 - 71:49:52] |
    Ache muito bem que as pessoas reajam e isso também aconteceu com a caja em Portugal, as
    [71:49:52 - 72:10:16] |
    lúbadas, os atingidos que perceba como aquilo é inaceitável, inadmissível, mas também
    [72:10:16 - 72:23:20] |
    os bancadas dos campos de Sefbol se transformem num sitio cheio de boas manegas infelizmente.
    [72:23:20 - 72:31:16] |
    Não é por uma maneira, não é?
    [72:31:16 - 72:44:56] |
    O que está mal, ou seja, vai ser impossível impedir que as bancadas façam as coisas, vai
    [72:44:56 - 72:49:08] |
    sempre, acho que deve ser combatido, mas vai ser impossível.
    [72:49:08 - 72:58:36] |
    Agora, o cara que não pode acontecer do que ele aconteceu por reagir a aquele tempo.
    [72:58:36 - 73:03:00] |
    O Miguel é tão impossível a como impedir que ele tira em ver e ele vai de outra coisa
    [73:03:00 - 73:04:40] |
    com qualquer.
    [73:04:40 - 73:06:20] |
    Claro.
    [73:06:20 - 73:09:40] |
    E continuam a atingar os atingidos.
    [73:09:40 - 73:17:40] |
    Mas isso não é dúvida, isso não é dúvida nenhuma, como é evidente.
    [73:17:40 - 73:26:40] |
    Então dizé, continuam a atingar versos, continuam a ser racistas, continuam a insultar a
    [73:26:40 - 73:28:20] |
    manhu do ágbit.
    [73:28:20 - 73:35:00] |
    E soltou, dizé, que é para não se ter expressa, é algum dia isso acontece.
    [73:35:00 - 73:39:12] |
    Porque vai continuar sempre a acontecer infelizmente.
    [73:39:12 - 73:46:00] |
    Chegamos à altura dos livros e esta semana eu trago puizia.
    [73:46:00 - 73:57:24] |
    A geração de poetas bít, o termo foi usado inicialmente para o escritor Jack Kerrock e
    [73:57:24 - 74:08:16] |
    passou a designar um movimento literário incomformista em altura rebelde, a seguirá a segunda
    [74:08:16 - 74:17:00] |
    guerra mundial nos anos 50 do século passado, entre as figuras que mais destacaram na
    [74:17:00 - 74:27:52] |
    poesia e bít, então, nós vamos como Lóra Ansefero Linguético, foi o dinamizador do grupo,
    [74:27:52 - 74:36:04] |
    também com o editor, não só como poeta, e também como liberaero, na famosa libreria
    [74:36:04 - 74:39:20] |
    City Light, de São Francisco.
    [74:39:20 - 74:49:16] |
    Outro nome importante é o de Ferango Arara, talvez o mais emblemático seja Allan Gindesberg
    [74:49:16 - 75:02:48] |
    que chegou aliás a ter problemas judiciais, por causa de um poema publicado a plenitora
    [75:02:48 - 75:05:20] |
    de Félgen Gatti.
    [75:05:20 - 75:17:28] |
    Estes e outras poetas são uma desenautoodo, estão reunidos nesta entologia breve, é uma pequena
    [75:17:28 - 75:28:52] |
    seleção de poemas com tradução e apresentação de Adolfo Luchuria-Canibal, que é também
    [75:28:52 - 75:38:32] |
    o responsável pelas introduções valiosas a cada um dos autores aqui representados, vale
    [75:38:32 - 75:48:00] |
    a pena para quem quiser ter uma panurámica desta geração de poetas norte-americanos,
    [75:48:00 - 75:54:16] |
    BIT é uma edição do lado esquerdo.
    [75:54:16 - 76:01:20] |
    O João Miguel Tavárez propõe um livro sobre a pesca da sardinha.
    [76:01:20 - 76:09:12] |
    Sim, eu gosto de dizer de vez em quando de livros improváveis que eu encontro pela Inaz
    [76:09:12 - 76:21:28] |
    Leveraguês, e este é o caso, sardinha, sem fim da pesca do cerco, de Elder Luís, o Elder
    [76:21:28 - 76:33:46] |
    Luís fotografa, escreve, também designou o próprio livro, e este livra uma consequência de
    [76:33:46 - 76:41:24] |
    uma residencia artística que foi apoiada pela Câmara da Pová do Verzín, e é, de facto,
    [76:41:24 - 76:49:42] |
    um livro muito completo e fascinante sobre aquilo que o Alvergarrito no prefácio chama
    [76:49:42 - 76:55:36] |
    a pesca das pescas do Marco Tuguês.
    [76:55:36 - 77:04:36] |
    Há uma tradição muito nobre e antiga de livro sobre a pesca na lita de Tuguês, e há
    [77:04:36 - 77:13:24] |
    até um clássico do estrangeiro Oalham Vilie, chamada a campanha do Arcos, e é, entre
    [77:13:24 - 77:21:04] |
    sante, perceber que em boa hoje em dia a pesca, esteja muito fora dos nossos radarques,
    [77:21:04 - 77:31:00] |
    ela continua a acontecer e que as agentes que se dica ela e que documenta com o brinatismo
    [77:31:00 - 77:35:28] |
    do que o Elder Luís faz neste livro.
    [77:35:28 - 77:43:12] |
    O Pedro Xí atrás, no suficção científica de pendor filosófico.
    [77:43:12 - 77:56:04] |
    Esse independor muito filosófico mesmo é um livro do Stanislav Lame, que é autor do
    [77:56:04 - 78:03:00] |
    meu comércio muito conhecido, chamado Solares, que é também sobre este tema, do Solares
    [78:03:00 - 78:12:48] |
    é de 61 e este livro é de 68, avós do dono, ilitado pela antigna, e que é, sobre o mesmo
    [78:12:48 - 78:24:04] |
    tema do Solares, que é sobre a inteligência alienígena, é um grupo de cientistas que
    [78:24:04 - 78:32:00] |
    está a tentar descudificar uma mensagem vinda do espaço.
    [78:32:00 - 78:41:52] |
    E é um comércio filosófico, é um mais muito danço em que esse grupo de acadêmicos
    [78:41:52 - 78:55:08] |
    intelectuais, ao tentar descudificar o que é que pessoas doutro planeta ou doutra dimensão
    [78:55:08 - 79:05:58] |
    do cosmos nos querem dizer, faz as perguntas que nós fazemos sobre nós próprios, o que
    [79:05:58 - 79:12:28] |
    é que isto quer dizer, o que é que isto significa, pronde é que isto vai e, portanto,
    [79:12:28 - 79:24:02] |
    a vontade de filosofia, biologia, física, meta física, todas as perguntas que nós fazemos
    [79:24:02 - 79:32:28] |
    na história do pensamento acidental estão neste livro de ficção científica.
    [79:32:28 - 79:40:32] |
    O Ricardo Rojo para recomenda um ensai de Jorge Sena publicado agora pela primeira vez de
    [79:40:32 - 79:43:00] |
    forma autônoma.
    [79:43:00 - 79:51:28] |
    Exato, ó cá, se chamou-lhe ensai, não é, é, na verdade, mas isto que estamos aqui, é um
    [79:51:28 - 80:03:12] |
    verbete de um dicionário, é, o que o espaço é, o Jorge Sena escreveu um verbete, amor
    [80:03:12 - 80:10:08] |
    para um grande dicionário de alitratura portuguesa e de alitraria.
    [80:10:08 - 80:21:46] |
    A questão é que o verbete tem 100 páginas, o cematismo e ainda vai para nós, por que
    [80:21:46 - 80:33:36] |
    se passa aqui, é que é, ou seja, uma reflexão sobre a ideia da morna, a litratura portuguesa,
    [80:33:36 - 80:42:04] |
    mas é também uma espécie de história da sexualidade humana, porque o livarentemente do amor
    [80:42:04 - 80:55:08] |
    foi por sexo e a seguir ao sexo foi também por óbceeno, por isso também há aqui uma espécie
    [80:55:08 - 81:04:00] |
    de panoremica do óbceeno na litratura portuguesa.
    [81:04:00 - 81:17:12] |
    Tudo coisa é que me entra, entre litratura, amor, óbceeno e sexo, talvez aqui eu gosto menos
    [81:17:12 - 81:24:56] |
    de ser jovem ou amor, mas eu estou aqui todas, aqui tudo.
    [81:24:56 - 81:34:12] |
    Amor de Jorge Sena, a edição da Guerra e Paz, e a Sien-se concluiu mais uma reunião
    [81:34:12 - 81:42:40] |
    humanal, reunião pascal, dois ou oito dias, a mesma hora ou qualquer hora, como sempre,
    [81:42:40 - 81:51:20] |
    em pod caso, pedrem estirias o Miguel Tavar e Ricardo Araújo Pereira, boa páscoa.
    [81:51:20 - 82:37:36] |
    [Música]
    [82:37:36 - 82:42:34] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

    Source code