• lista de episodios - sobre
  • O pesadelo da tutela

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    Esta semana, Ricardo Arrozpreira declara-se ofendido.
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    Pedro Mexia confessa-se estúpidamente normal e João Miguel Taváres sente que estragaram
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    a festa para.
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    Está reunido o programa que o Juno Amos estamos legalmente impedidos de dizer.
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    Olá!
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    Uma nova semana, uma nova pasta para o Renou Etec.
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    Desta vez a pasta da autonomia, que segundo o imano elcante, é a capacidade de agir de
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    acordo com a própria razão, independentemente de influências externas.
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    Para compreender melhor este conceito, recorte-se da polêmica com a nossa marinha e a missão
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    de acompanhamento um navio ruso.
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    Independente das ordens externas, agiu de acordo com a própria razão e vontade de ficar
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    a fazer turismo naquela linha.
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    O que me leva a perguntar, não seria melhor substituir as fragatas por hipótshops e criar um
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    trajeto que vai do museu da marinha até abase ao feito?
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    Turismo, porturismo e o Estado ainda ganhavam os trocos.
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    É, termos autonomia é muito bonito, mas há limites.
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    Felizmente no que toca autonomia relacionada com mobilidade, é tudo muito mais simples.
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    Por menos para o Renou Etec, que conta com 470 km de autonomia para não seguir ordens
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    de ninguém.
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    Outra coisa que também está a cheia de autonomia e boa disposição é o programa que se
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    sec.
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    E isso diverta-se.
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    Então, viva, sejam bem vindos no final de uma semana em que a controverse em torno da gestão
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    da tabu, levou o primeiro ministro a dizer que tirará com os anos políticas sobre
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    o tuso que se tem sabido no final dos trabalhos da Comissão de Inquieto.
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    Vamos falar disso como é invitar valda que é pouco.
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    É um curso da legações de acédio acadêmico, de recessão parlamentar ao presidente brasileiro,
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    e ainda outros assuntos.
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    Esta semana uma vez mais com dois ministros à distância, o João Miguel Tavares e o Ricardo
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    Raúx Pereiro, o Ricardo que quer ser desta vez ministro do Bolso.
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    E o que é que lacave nesse bolso, Ricardo?
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    Então, a gente cava muita coisa, Carlos, foi uma semana de política da Algi Veda.
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    O Bolso, que tem um papel central.
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    O Bolso foi, de facto, um dos grandes protagonistas desta semana política.
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    Sem termos populares.
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    Aqui está muito sempre o presidente, não está nem no bolso da oposição, não no bolso
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    do governo, não no bolso del.
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    O peste e o seu líder não estão no bolso de ninguém, tem total independência naquilo
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    que é sua ação política.
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    Quem está afinal no bolso de quem é a pergunta da semana, depois do que viu e ouviu
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    mesmo aliado, está de ser Ricardo Raúx Pereira, parece que isto é conversa de quem está
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    de bolso cheios ou com os bolso-vasíos.
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    É que vai ser de bolso-vasí, que é a lavelha de estar em casa, não há palma.
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    Mas as de coisas do presidente há rápido que foram profridas no ámbito de uma intervenção
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    maior em que ele diz o seguinte, não faz sentido de solver o Parlamento.
    [05:43:40 - 05:54:12] |
    Porque a situação nacional, internacional, é delicada e além disso, a alternativa ainda
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    é pior do que o governo.
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    E isso se tranquilizou algumas pessoas, também, em que eu tomo um bocadinho, porque ele não
    [06:04:44 - 06:12:08] |
    disse, não faz sentido meter o governo, porque foi eleitar um ano e teve uma ideia absoluta.
    [06:12:08 - 06:21:56] |
    Não, não, ele aparentemente, ele dizia eu até admitir, se as circunstâncias fossem
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    outras.
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    E depois, então, distraímos um pouco com esta declaração sobre o bolso em que ele disse que
    [06:32:08 - 06:38:52] |
    não estava nem no bolso da oposição, nem no bolso do governo, não estava no seu próprio
    [06:38:52 - 06:40:32] |
    bolso.
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    Um parece fisicamente impossível.
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    Não sei, não sei o que seja um presidente de República que é desenhada pelo echa, não
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    ver se é isso.
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    E para ter o creio que é para a antista política portuguesa precisa de um carteirista, acho
    [07:01:16 - 07:02:56] |
    que é o que eu propone.
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    Propone que todos os altos dignitários, presidente, o ministro do líder da opolição, vão todos
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    para o elétrico número 28, e no fim, o carteirista, o carteirista, mostramos o que é que
    [07:20:16 - 07:23:40] |
    cadão de ontem no bolso.
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    Pode ser uma solução, de facto.
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    Parece que ele pedram que os mais recentes de desenvolvimento políticos aumentaram a possibilidade
    [07:35:32 - 07:44:50] |
    mesmo na ver de uma maioria absoluta da atual legislatura, não serão fim.
    [07:44:50 - 07:57:14] |
    Se tem ouvido vários episódios nas celos legislatura de, em que a velha frase da conceito
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    do regular funcionamento das instituições, tem causa isso, parece irvidente, caso de
    [08:08:06 - 08:19:10] |
    desnorte, de control, de desleixo, de sobrensoria, de trepagadas, etc.
    [08:19:10 - 08:24:14] |
    Agora, há aqui três coisas.
    [08:24:14 - 08:31:42] |
    Para uma lugar, o governo tem a põe melhoritar em na sembra da República e...
    [08:31:42 - 08:34:02] |
    Ele digita o mais orrescento.
    [08:34:02 - 08:38:38] |
    Ele digita o mais orrescento, as duas coisas.
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    Então, em segundo lugar, do ponto de vista, digamos assim, o pinativo, porque é discutível,
    [08:48:30 - 08:57:50] |
    porque é uma opinião importante à discutível, não é claro que a oposição seja alternativa,
    [08:57:50 - 09:08:42] |
    mas mais do que isso, não é claro que a oposição, convocada as eleições, ganha eleições.
    [09:08:42 - 09:18:50] |
    E, portanto, essa incógnita faz com que uma dissulação seja praticamente impossível
    [09:18:50 - 09:26:14] |
    nesta, ou em qualquer sequência, nós nunca, nunca aconteceu em Portugal.
    [09:26:14 - 09:37:26] |
    E seria trágico uma dissulação, seguida de uma desautorização do eleturado, a relação
    [09:37:26 - 09:39:06] |
    à dissulação.
    [09:39:06 - 09:46:58] |
    Mesmo, mesmo, mesmo, a maioria absoluta do Partido Socialista recente não foi bem isso
    [09:46:58 - 09:49:26] |
    que aconteceu.
    [09:49:26 - 10:01:42] |
    E, portanto, acho que havia razões para a legilatura, não é o que eu acho que há algumas
    [10:01:42 - 10:03:22] |
    razões para isso.
    [10:03:22 - 10:05:02] |
    Isso vai acontecer.
    [10:05:02 - 10:14:22] |
    Não sei o que este multiplico por ver, ou que há já qualquer coisa.
    [10:14:22 - 10:26:14] |
    Eu já há alguns chinais interessantes, elas são o que nós ouvimos já agora sobre um
    [10:26:14 - 10:29:34] |
    reposição namento o PSD.
    [10:29:34 - 10:33:50] |
    É interessante a relação à política no PSD.
    [10:33:50 - 10:46:18] |
    Desmonte negro diz no meio entrevista esta sexta-feira que não haverá racistas na
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    esforça.
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    Eu acho que isso é uma coisa.
    [10:49:38 - 10:53:46] |
    No verde, em que eu seja a primeira nesta.
    [10:53:46 - 10:58:14] |
    Eu acho que isso é uma declaração clarificadora.
    [10:58:14 - 11:06:14] |
    Para mim, como eleitor, é super clarificadora, mas o meu voto é só um e não conta.
    [11:06:14 - 11:09:42] |
    Quer dizer, quanto tanto como dos outros.
    [11:09:42 - 11:15:18] |
    Mas, apesar de tudo isso, é um passo a frente.
    [11:15:18 - 11:26:38] |
    Não sei se o esmonte negro de miliculosamente lembrou de maré de satisfazão, mas enfim,
    [11:26:38 - 11:35:50] |
    a verdade é que o fez, e por tanto, isso pode ser um contributo para que os portugueses
    [11:35:50 - 11:44:58] |
    vejam uma solução e uma solução que, neste momento não tem para nos pandarem, temos
    [11:44:58 - 11:49:30] |
    de números, sabemos, mas que pode vir a ter.
    [11:49:30 - 11:54:06] |
    PSE já esteve mais longe do PS.
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    Ele já esteve a empatar de que o PSD enção da gente.
    [11:59:50 - 12:01:30] |
    Que sente-se?
    [12:01:30 - 12:03:30] |
    Vamos ver como é que isto é voo.
    [12:03:30 - 12:11:06] |
    Quem é que, no seu entender, João Miguel Tavares estará no bolso de caingua atual,
    [12:11:06 - 12:19:06] |
    cenário político neste triângulo presidente governa a oposição?
    [12:19:06 - 12:28:06] |
    Ok, a missão, vamos cadinha lá para se for ao dia, porque por que, de repente, não
    [12:28:06 - 12:37:06] |
    parece que alguém tivesse a acusar muito negro, ele estava no bolso de ninguém, e depois
    [12:37:06 - 12:40:58] |
    ele saisse com aquelas declarações.
    [12:40:58 - 12:50:42] |
    Assim, mal comparado, eu acho que é um bocadinho como Ricardo Aguio-Suparera, a Jantar
    [12:50:42 - 13:00:14] |
    em família enquanto vi um jogo do Benfica, e, de repente, a sua mulher dizia Ricardo,
    [13:00:14 - 13:06:14] |
    eu quero ter nhes certez absoluta que eu nunca te trai com ninguém.
    [13:06:14 - 13:10:42] |
    E o Ricardo, para que meia coisa que dizem, "Ela!"
    [13:10:42 - 13:19:46] |
    E parece que foi um bocadinho este, "Ela!" é que eu sou a lá para se for a dia.
    [13:19:46 - 13:21:26] |
    Eu acho que...
    [13:21:26 - 13:25:06] |
    É, absoluto exame, por que?
    [13:25:06 - 13:28:06] |
    Não pessoalizar, é, destes exemplos.
    [13:28:06 - 13:30:42] |
    Não que estás, Ricardo.
    [13:30:42 - 13:32:22] |
    Não, está.
    [13:32:22 - 13:39:14] |
    E falar do Benfica esta, mas não igual para baixo.
    [13:39:14 - 13:40:54] |
    E aí?
    [13:40:54 - 13:55:14] |
    E aí, então eu tenho mesmo certeza que é mundo negro.
    [13:55:14 - 14:01:38] |
    Eu acho que mundo negro estava a pensar que está a sentir dentro de um bolso.
    [14:01:38 - 14:09:58] |
    Ou seja, mais do que, mundo negro para ser como um homem que diz, eu não estou dentro
    [14:09:58 - 14:16:14] |
    do bolso ninguém, eu acho que os portugueses não imaginam, é dentro do que o bolso é
    [14:16:14 - 14:17:54] |
    alguém.
    [14:17:54 - 14:22:18] |
    E, portanto, eu acho que o esforço de alguém tem sido de uma constante.
    [14:22:18 - 14:34:06] |
    Já agora, Ziludirono é estas declarações de Luís Mundo Negro, esta sexta-feira, deixando
    [14:34:06 - 14:48:06] |
    do entender que não fará qualquer tipo de sedência ao chega.
    [14:48:06 - 14:52:02] |
    Sente que se reparás bem, a uma ainda assim não foi.
    [14:52:02 - 14:59:46] |
    Neste declarações nós vimos, até agora ele não conseguiu ainda verbalizar a palavra
    [14:59:46 - 15:12:30] |
    que é "nós não falaremos de maneira absoluta de forma alguma ou um acordo com o chega".
    [15:12:30 - 15:26:18] |
    E ainda se refugiu nas histórias dos não haverá políticos, nem políticas novas racistas,
    [15:26:18 - 15:31:34] |
    populistas, e portanto, ele não verbalizou ainda.
    [15:31:34 - 15:41:34] |
    E ainda não disse que jamais, em algum, faga qualquer acordo ou qualquer negociação,
    [15:41:34 - 15:43:54] |
    que eu cheio com a anagraventura.
    [15:43:54 - 15:52:26] |
    E, portanto, a mil, como parece, e a certeza de um dos grandes problemas de Luís Mundo
    [15:52:26 - 15:58:02] |
    Negro, é que ela é sobretudo uma pessoa muito calcolista.
    [15:58:02 - 16:07:06] |
    E eu acho que tenho muitas dúvidas que aquilo que nós precisemos, seja, em 2006 ou
    [16:07:06 - 16:12:38] |
    antes de 2006, seja de mais um política e calcolista.
    [16:12:38 - 16:16:30] |
    Porque isso é a bunda, poguei, é a bunda.
    [16:16:30 - 16:23:30] |
    Aquilo que eu sinto como falta e que falta aos portugueses, é política e que acredita
    [16:23:30 - 16:25:10] |
    em alguma coisa.
    [16:25:10 - 16:26:50] |
    E sim, falta.
    [16:26:50 - 16:39:14] |
    Entregamos ao Ricardo da Auxupereira, a pasta de ministro do Bolso, o peda-mexia, quer
    [16:39:14 - 16:50:42] |
    ser desta vez ministro da estupidez normal e não será pernicioso normalizar os estupidez.
    [16:50:42 - 17:06:58] |
    É bastante, é bastante, mas eu vi este caso da reunião preparatória de uma audição
    [17:06:58 - 17:16:54] |
    parlamentária, em que um dos deputados está tanto na primeira reunião, como na segunda,
    [17:16:54 - 17:19:02] |
    é um caso bastante problema.
    [17:19:02 - 17:29:02] |
    E, por que, se me quer falar de divergência de opiniões na área do PS, em reação,
    [17:29:02 - 17:37:38] |
    essa já famosa reunião em que esteve vacíada o datato, que depois foi inquirida no dia
    [17:37:38 - 17:46:06] |
    seguinte, como é que entendo o desacerto de pontos de vista entre socialistas?
    [17:46:06 - 17:52:04] |
    Eu tenho dizer que tínhamos tantas notas alelos jornais desta semana que, entretanto, já
    [17:52:04 - 17:58:34] |
    me perdi, o que é que disso que, porque eu fui anotando tudo que várias pessoas da área
    [17:58:34 - 18:10:34] |
    do PS disseram sobre aquela reunião e disseram que era um erro, que era normalíssimo, que
    [18:10:34 - 18:19:38] |
    não devia ser assim, que era um estupidez, que era escusado, qual delas?
    [18:19:38 - 18:24:42] |
    É o mesmo partido, qual delas, qual delas é que foi?
    [18:24:42 - 18:32:54] |
    Não pode ser estupido e normal ao mesmo tempo, não há nada que seja estupido e normal,
    [18:32:54 - 18:40:02] |
    que é de nada licenciado algumas coisas, mas fora disso não.
    [18:40:02 - 18:50:06] |
    E, portanto, eu fico, fico, nós sabemos que há muitas pessoas que têm a lida, já vão falar
    [18:50:06 - 19:01:46] |
    disso certamente, toda este contexto, todas estas acontecimentos do contexto das disputas
    [19:01:46 - 19:03:26] |
    internas do PS.
    [19:03:26 - 19:11:30] |
    Mas eu já nem falo disso, porque isso, embora seja muito pronuncioso neste momento, é
    [19:11:30 - 19:19:50] |
    digamos assim, normal, o que não é normal é que, perante, um assunto grave que
    [19:19:50 - 19:33:14] |
    a membro do governo ou responsável político ou membro do PS diga a sua coisa, porque
    [19:33:14 - 19:35:38] |
    este não é um casinho.
    [19:35:38 - 19:44:38] |
    Eu acho que há vários casinhos, vamos falar alguns, e este é um caso sério em que
    [19:44:38 - 19:54:06] |
    continuamos a não saber que é que conficou as reuniões, continuamos a não saber uma série
    [19:54:06 - 19:55:46] |
    de coisas.
    [19:55:46 - 20:09:46] |
    Mas a gravidade é a reunião em si ou é o facto de ter ouvido, afirmações divergentes
    [20:09:46 - 20:11:26] |
    da reunião.
    [20:11:26 - 20:13:06] |
    A reunião?
    [20:13:06 - 20:16:26] |
    Por exemplo, quem conficou?
    [20:16:26 - 20:38:54] |
    Quem conficou?
    [20:38:54 - 21:08:30] |
    O que é que a gente não faz?
    [21:08:30 - 21:49:42] |
    É a mesma lógica.
    [21:49:42 - 22:03:42] |
    Se eu tivesse sabido ocorrer com esse senhor, portanto, ou as responsabilidades são invocadas
    [22:03:42 - 22:16:42] |
    no hipotético, no passado ou não há sequer uma unanimidade natuaria do próprio partido
    [22:16:42 - 22:23:22] |
    sobre como não houve sobre, e vamos falar disso sobre as questões familiaros, as
    [22:23:22 - 22:32:54] |
    FEMA-LIGAIDES, também, ou pessoas diferentes, as coisas diferentes, e é um pouco cansativo
    [22:32:54 - 22:40:50] |
    que um partido não tenha uma doutrina.
    [22:40:50 - 22:43:46] |
    Não é saudável manifestação de polarismo?
    [22:43:46 - 22:51:50] |
    Não, porque não há um pluralismo, sim, ter opiniões diferentes, mas não pode ter
    [22:51:50 - 23:07:30] |
    ninterportações diferentes sobre o que é o modo certo de escrutinar com imparcialidade,
    [23:07:30 - 23:10:46] |
    por exemplo, se parece meio evidente.
    [23:10:46 - 23:20:46] |
    Está João Miguel Tavares, entre aqueles que lêem aquilo que está a passar como uma guerra
    [23:20:46 - 23:27:30] |
    de fações dentro do portei de socialista ou houve outras razões?
    [23:27:30 - 23:33:22] |
    Não, em relação à tape, acho que é acogamento uma luta de fações.
    [23:33:22 - 23:43:26] |
    Acho que isso não explica tudo, mas explica muita coisa na maneira como Pedro Nussante
    [23:43:26 - 23:52:10] |
    e o Ministério das Infastruturas e o famoso que está aí de Estado se movimentaram em
    [23:52:10 - 23:55:06] |
    todo este processo, né?
    [23:55:06 - 24:04:58] |
    A necessidade de controle de informação, a necessidade de desagraciar o da tape que todas
    [24:04:58 - 24:16:34] |
    as comunicações da senhora passam por nós, não se atreva a sequer reunir com o ministro
    [24:16:34 - 24:18:14] |
    das Finanças.
    [24:18:14 - 24:29:42] |
    E isso, como está lá, essa parte de não se atrevar aquilo que eu entendi e também há
    [24:29:42 - 24:41:30] |
    divergência de relação a isso, é que as relações da tape com outros ministérios, mas não
    [24:41:30 - 24:54:50] |
    necessariamente com ministério das Finanças, que era um ministério de totaela da tape.
    [24:54:50 - 24:58:10] |
    Mas que é contato?
    [24:58:10 - 25:08:22] |
    É que ela podia falar com todos os ministérios ou não, não podia falar com as finanças,
    [25:08:22 - 25:10:42] |
    mas não com os outros todos.
    [25:10:42 - 25:13:42] |
    Eu não ia ter apretado isso da semana.
    [25:13:42 - 25:24:26] |
    Não, eu vi essa interpretação e essa interpretação, parece-me fazer sentido, né?
    [25:24:26 - 25:27:50] |
    Porque há outros ministérios e, portanto, aquilo...
    [25:27:50 - 25:30:26] |
    Não, é assim que é uma interpretação.
    [25:30:26 - 25:40:02] |
    Foi no âmbito de uma relação, de uma interação com o ministério das Seguras Social,
    [25:40:02 - 25:46:10] |
    que traz surgido essa email.
    [25:46:10 - 25:57:22] |
    Não, mas eu acho que aquele email quer dizer, tudo passa por nós.
    [25:57:22 - 26:06:42] |
    Aliás, neste momento, se tu reparás bem, Fernandina também quer que seja essa interpretação
    [26:06:42 - 26:16:14] |
    e João Lian, porque o grande argumento para a Mandina continuar no governo é ele não
    [26:16:14 - 26:21:54] |
    sabia nada do que se passou com aquela imensação com a inscenda reira.
    [26:21:54 - 26:31:06] |
    E portanto, o ministério das Seguras dá-lhe jeito neste caso de se fazer passar por morto.
    [26:31:06 - 26:41:42] |
    E aparentemente, foi, era isso, o tipo de relação que existia e isto não tem em vez de
    [26:41:42 - 26:45:38] |
    só o que o acio da tape, não, é esta semana.
    [26:45:38 - 26:54:46] |
    Olvimos, Manuel Beja não é, e Manuel Beja queixava-se da mesma coisa, e isso aliás, que
    [26:54:46 - 27:02:46] |
    achava se falta de comunicação em todo o lado, não conseguir reunir com as finanças,
    [27:02:46 - 27:07:26] |
    não ter as respostas em devido tempo do Pedro Número Santos.
    [27:07:26 - 27:18:58] |
    E isto só se explica por um governo que eu acho que está desarticulado e em que todos estão
    [27:18:58 - 27:28:32] |
    a vigiar uns outros, que é uma coisa que acontece quando o Partido Socialista tem este
    [27:28:32 - 27:30:46] |
    tipo de poder há tanto tempo.
    [27:30:46 - 27:37:38] |
    Isso é comum, aconteceu também no tempo das maniogueses que é vacistas, ó, aconteceu
    [27:37:38 - 27:47:42] |
    no tempo do Estado novo, que são partidos que têm tanto poder que a managa de centra
    [27:47:42 - 27:53:50] |
    que tem a era é começar a despertar facas nas costas um dos outros.
    [27:53:50 - 28:03:58] |
    Ve esta controverse, Ricardo Raúseper, como um caso, ou como um casinho.
    [28:03:58 - 28:15:38] |
    Nomeadamente, esta está a falar daquela que diz respeito a reunião em que assim esteve
    [28:15:38 - 28:26:30] |
    e que está a levantar a selão até por causa de não se saber ainda com exatidão quem
    [28:26:30 - 28:29:10] |
    é que convocou e como.
    [28:29:10 - 28:30:50] |
    Exato.
    [28:30:50 - 28:32:54] |
    Sim, o Carlos vai variando.
    [28:32:54 - 28:40:42] |
    Eu acho, segundo as quartas e seis estas, quando do Rio Nés, deste tipo, são normais,
    [28:40:42 - 28:44:02] |
    eu acho um casinho.
    [28:44:02 - 28:52:30] |
    As terças que ainda as savas, quando estas grimeis são um claríssimo erro, já acho que é
    [28:52:30 - 28:54:10] |
    um caso.
    [28:54:10 - 29:01:14] |
    Algo mingue eu descanso porque vai ficar exácido, não é, não dá para mudar de opinião.
    [29:01:14 - 29:12:34] |
    Mas o para desimpatar estas diferenças de opiniões entre pessoas do PS em que uns acham
    [29:12:34 - 29:20:38] |
    normalíssimo e outros acham, claro, o erro, o presidente da República pronunciou-se exatamente
    [29:20:38 - 29:25:34] |
    naquele momento em que a lesoteração é que tivemos há pouco.
    [29:25:34 - 29:33:34] |
    E o presidente fez que clarações há imprensa, a dizer que também acham isto um perigoso
    [29:33:34 - 29:35:14] |
    índio.
    [29:35:14 - 29:42:58] |
    Portanto, eu crecço um almormedio que é convocar o presidente da República também para
    [29:42:58 - 29:52:14] |
    estas regemões prévias para preparar para as declarações que depois para a imprensa.
    [29:52:14 - 29:54:30] |
    Acho que é melhor assim.
    [29:54:30 - 29:58:38] |
    Posar a fazer isso para toda a gente.
    [29:58:38 - 30:10:22] |
    Reunilhões com fatora, para a preparação das reuniões futuras, sim, pode ser uma solução.
    [30:10:22 - 30:19:42] |
    O peda-mexia fica então ministro de estúpidejo natural e é a vez dos homogéutavares
    [30:19:42 - 30:28:34] |
    se tornar ministro da coordenação para coordenar o que é exatamente, dos homogéutavares.
    [30:28:34 - 30:33:54] |
    Sobretudo, passou o Belmiac, coordenar é uma coisa de dirigir a outra.
    [30:33:54 - 30:40:10] |
    São duas coisas muito diferentes e é para explicar essa diferença semântica.
    [30:40:10 - 30:50:22] |
    E se a ironia está mesmo a dizer aquilo que disse.
    [30:50:22 - 30:59:38] |
    Ou seja, vê mesmo uma diferença semântica entre uma coisa de outra coordenar e dirigir.
    [30:59:38 - 31:02:58] |
    Não, não vai geniu, é a mesma coisa.
    [31:02:58 - 31:04:38] |
    Era ironia, pronto.
    [31:04:38 - 31:06:18] |
    Bem, parecia.
    [31:06:18 - 31:16:10] |
    Quero falar de uma controverse em torno de Laura Abreu-Cravvo, casada com o ministro João Galamba,
    [31:16:10 - 31:25:30] |
    uma jurista que está a exercer funções de coordenação, castar num departamento de ministério
    [31:25:30 - 31:27:10] |
    das finanças.
    [31:27:10 - 31:36:14] |
    Esta é uma informação que não saiu no Diário de República e foi isso que desencadeou
    [31:36:14 - 31:39:38] |
    a polêmica esta semana.
    [31:39:38 - 31:47:30] |
    Não saiu no Diário de República, nem tinha nada de sair, garanto o ministro Fernández
    [31:47:30 - 31:49:10] |
    Medina.
    [31:49:10 - 32:01:52] |
    Da doutora Laura Cravvo, não foi nomeada pelo governo, não foi pre-numiada pelo governo,
    [32:01:52 - 32:11:02] |
    não tem nenhuma nomeação à espera de nenhum cargo que depende de nenhum membro do governo.
    [32:11:02 - 32:19:42] |
    E por isso, argumentou o ministro das finanças, não havia razão nenhuma para publicar o que
    [32:19:42 - 32:29:10] |
    é que fosse no Diário de República, onde é que está aqui o caso de João Miguel Tavarres?
    [32:29:10 - 32:40:14] |
    Então o caso está por que a estagopulação deste ressicínio de Fernández, que é um ressicínio
    [32:40:14 - 32:47:58] |
    que me parece absolutamente extraordinário, significa que se acaba com o Diário de República,
    [32:47:58 - 32:55:32] |
    porque é se basta acabar com os diretores e estupositulos por coordenador, que deixa de ser
    [32:55:32 - 33:03:22] |
    preciso colocar essa chatice, nomear quem quer que seja em Diário de República, porque
    [33:03:22 - 33:09:46] |
    eu disse, mas esta senhora está a dirigir este partamente, ela devia ser indigadora, não
    [33:09:46 - 33:14:46] |
    não, ela é apenas uma coordenadora, ela não está a dirigir.
    [33:14:46 - 33:21:46] |
    E o digator quando chega, esse não é interessa, fica lá o coordenador, porque também não
    [33:21:46 - 33:27:34] |
    há nenhum limite temporal, para o coordenador que passara a digator.
    [33:27:34 - 33:36:18] |
    Eu não consigo perceber minimamente este ressicínio, não sei, por aquelas doses que
    [33:36:18 - 33:43:34] |
    avalaste de São Cis, a que Fernando Nundina não está habituado, e eu acho isto absolutamente
    [33:43:34 - 33:51:46] |
    escante, dentro, nós queríamos começar a ter um de aqueles que queríamos do, este é um caso,
    [33:51:46 - 33:58:58] |
    tu alheja a perguntar este, este é um casão, este é um casinho, vamos ver, dentro que
    [33:58:58 - 34:05:46] |
    tudo aquilo que está acontecendo no governo, este é de facto um casinho, não é certamente
    [34:05:46 - 34:14:22] |
    a coisa mais grave, e mais de que isso é perfectamente possível que esta senhora doutora, logo
    [34:14:22 - 34:21:10] |
    grave, estou chamada doutora, porque foi assim que Fernando Nundina disse que nós tínhamos
    [34:21:10 - 34:25:10] |
    que ele chamar, que para respeitar devidamente.
    [34:25:10 - 34:32:50] |
    A doutora logo grave pode ser uma pessoa super competente, não é isto que está em causa,
    [34:32:50 - 34:40:50] |
    o que está em causa, e que eu te quis trazer isto para aqui, são as explicações de Nundina,
    [34:40:50 - 34:54:50] |
    é que são totalmente inaceitáveis, não consigo perceber isto, ela própria logo
    [34:54:50 - 35:06:46] |
    grave não seu link dina considera que é "head" do tal departamento, e vai em Nundina dizer
    [35:06:46 - 35:16:30] |
    como uma lata de descomunal, é primaravés, é primaravés, que é uma pessoa que é um polítem
    [35:16:30 - 35:25:18] |
    que está a ser acusado, de não me arar alguém, quando não me ou, e eu perguntava, mas pega,
    [35:25:18 - 35:34:22] |
    mas esta pessoa não está num departamento estratégico na digação de finanças, e ela não
    [35:34:22 - 35:43:50] |
    está a mandar nas pessoas que lá estão, está, e depois eu vi isso sim, mas a atenção ela
    [35:43:50 - 35:50:54] |
    não é digator, as digatoras se se senhores, se ela fosse digator, tinha que ser nomeada,
    [35:50:54 - 35:58:30] |
    mas a final é só, ela só está a curde de nada, ali dentro de um regime de mobilidade,
    [35:58:30 - 36:09:14] |
    que é como todas as pessoas, e o partido de seu lista tem sido o Zivezagnisto, muitas
    [36:09:14 - 36:14:22] |
    vezes quando não usa esta figura, que é nova para mim, eu não conhecia esta estratégia
    [36:14:22 - 36:23:10] |
    da colinação, hoje usa a estratégia também da substituição, não é que é para ultrapassar
    [36:23:10 - 36:30:02] |
    as regras da Cresapo, me é tal ganho regime de substituição, quando ela está ao fim do
    [36:30:02 - 36:38:42] |
    ano, já o leva a concurso porque então já tem experiência no cargo, e assim fica entre os
    [36:38:42 - 36:46:34] |
    três primargos, e portanto o governo pode escolher-lo, e esta estratégia parece uma coisa completamente
    [36:46:34 - 37:02:54] |
    inacreditável, e que faz parte daquela ambiente, tristemente, cunha, de boy, de girl, de boy,
    [37:02:54 - 37:06:14] |
    Boi, integral... - E qual é o meu immuno?
    [37:06:14 - 37:13:10] |
    Quem é o móvel... - Qual é o móvel do crimen, então? Entriaspras.
    [37:13:10 - 37:17:38] |
    O móvel do crimen da senhora não é nenhum...
    [37:17:38 - 37:25:02] |
    Não é, agora, o móvel do crimen da condição, não...
    [37:25:02 - 37:30:38] |
    Inclusão da área derrepublica doção, entendeu?
    [37:30:38 - 37:35:26] |
    Sim, que...
    [37:35:26 - 37:41:34] |
    É uma das duas... - É uma das duas.
    [37:41:34 - 37:45:50] |
    Das duas o moelas não vai para lá...
    [37:45:50 - 37:49:02] |
    Ou se vai, tem que ser nomeada...
    [37:49:10 - 37:55:34] |
    Mas o móvel da questão, aquilo que motiva...
    [37:55:34 - 38:00:14] |
    O facto não terem posto...
    [38:00:14 - 38:04:30] |
    Porque aí, um impolitito, né?
    [38:04:30 - 38:07:42] |
    E eu queria tornar o expolitito.
    [38:07:42 - 38:10:30] |
    A ver o expolitito.
    [38:10:30 - 38:12:38] |
    O expolitito...
    [38:12:38 - 38:15:50] |
    Estás a falar da questão do Diago derrepublica, não é?
    [38:15:50 - 38:20:38] |
    Ou seja, todas as pessoas olham para isto e o que é que penso.
    [38:20:38 - 38:25:30] |
    Bom, evitou-se que ela fosse nomeada em Diago derrepublica,
    [38:25:30 - 38:29:58] |
    apagou o seu nome, não vi que facilmente a público.
    [38:29:58 - 38:33:50] |
    Porque as jornalistas, todos os dias, vão olhar...
    [38:33:50 - 38:36:30] |
    Por que as ações nomeações...
    [38:36:38 - 38:39:18] |
    Podiam corrar um risco de olhar...
    [38:39:18 - 38:46:14] |
    Pro nome daquela senhora e lá se dizia, bom, mais a esposa de João Galamba, não é?
    [38:46:14 - 38:50:46] |
    Estamos a falar, evidentemente, da esposa de João Galamba...
    [38:50:46 - 38:54:38] |
    Lá está a mais uma vez a mulher do impolitito,
    [38:54:38 - 39:00:46] |
    e que foi nomeada, pugu, neste caso, o ministro das Finanças.
    [39:00:46 - 39:08:46] |
    E evidentemente que essa interpretação é perfectamente logítima.
    [39:08:46 - 39:11:14] |
    É perfectamente logítima.
    [39:11:14 - 39:18:02] |
    E depois as pessoas perguntam, mas uma pessoa deve ser penalizada
    [39:18:02 - 39:23:50] |
    por ser mulher ou marido de um governante.
    [39:24:14 - 39:29:26] |
    A esposação não é penalizada, mas é evidente que essas pessoas têm
    [39:29:26 - 39:34:06] |
    determinados tipos de direitos limitados.
    [39:34:06 - 39:38:22] |
    É evidente que é limitada na sua vida.
    [39:38:22 - 39:41:26] |
    Mas quer dizer, há um setor de público...
    [39:41:26 - 39:46:14] |
    há um setor de pentecoupe, há um setor privado de gigantesco.
    [39:46:14 - 39:52:26] |
    E há até um setor público que não está diretamente dependente
    [39:52:26 - 39:59:42] |
    daquilo que é o governo... Agora, um departamento dos ministros das Finanças,
    [39:59:42 - 40:02:22] |
    claro que está.
    [40:02:22 - 40:06:30] |
    E, portanto, não se pode viver num melhor dos dois mundos.
    [40:06:30 - 40:14:06] |
    Que as pessoas acharem que querem ter a sua independência à prova de bola,
    [40:14:06 - 40:19:34] |
    e depois arriscarem este tipo de movimento.
    [40:19:34 - 40:28:54] |
    Também suspeita-se de algum elícito nesta situação, perta-me-se-se a...
    [40:28:54 - 40:32:38] |
    Não, eu concordo que se trata de um casinho, quer dizer,
    [40:32:38 - 40:36:30] |
    eu ouviu algumas juristas pronunciar no sobre isto.
    [40:36:30 - 40:40:54] |
    Deve ou não constar no diário da República, porque que não consta.
    [40:40:54 - 40:46:38] |
    Isso é uma pergunta legítima para os partos crutínios.
    [40:46:38 - 40:52:22] |
    Neste nas semanas, nós temos que ser acompanhado casos
    [40:52:22 - 40:57:02] |
    abracada-dabrantes, não parece que isto seja um caso.
    [40:57:10 - 41:08:02] |
    Isso, como parece, que sejam casos, é, de facto, a intervenção do ministro
    [41:08:02 - 41:14:22] |
    pelas coisas que o João Miguel já disse, e que eu acrescento,
    [41:14:22 - 41:22:06] |
    talvez uma, que é a semântica, a sonsício sufisma.
    [41:22:06 - 41:28:06] |
    A semântica, por causa do coordenário dirigir, porque parece simplesmente,
    [41:28:06 - 41:38:06] |
    não quer responder ao que está em casa, e não vejo na necessidade disso.
    [41:38:14 - 41:47:18] |
    A sonsício, porque, evidentemente, que este governo,
    [41:47:18 - 41:56:18] |
    ou melhor os governos do Antônio Costa, várias vezes enfrentaram questões ligadas
    [41:56:18 - 42:04:38] |
    familiaras de dirigentes e de titulares de cargos públicos.
    [42:04:38 - 42:13:58] |
    E, portanto, essa questão não é uma teoria geral sobre se podem ou não estarem.
    [42:13:58 - 42:22:22] |
    Eu sou bastante, acho que não há nenhuma diminuição da possibilidade das pessoas.
    [42:22:30 - 42:28:22] |
    Não compara que o João Miguel Tavares, como é o disco que tem os direitos limitados?
    [42:28:22 - 42:32:30] |
    Não concordo.
    [42:32:30 - 42:42:54] |
    O João Miguel Tavares acha que o Kennedy não havia no meu ar-hermão para distracter Terni,
    [42:42:54 - 42:44:46] |
    porque era irmão del.
    [42:44:46 - 42:51:38] |
    Mas distracter... Não, Terni, Tianro.
    [42:51:38 - 42:57:34] |
    Mas, portanto, não acho isso.
    [42:57:34 - 43:08:38] |
    Mas acho que as questões familiares têm sido uma questão política e uma polêmica,
    [43:08:46 - 43:17:42] |
    neste governo, incluindo condivergências dentro do governo, sobre a conduta.
    [43:17:42 - 43:31:02] |
    E, entre ser lugar, a expressão, quando ele diz, é uma pessoa que é conjuntualmente casada com o João Galámbito.
    [43:31:02 - 43:38:14] |
    Todos nós somos... O Fernando Diné, conjuntualmente, mistro e não está...
    [43:38:14 - 43:40:06] |
    E a vida é conjuntural.
    [43:40:06 - 43:43:10] |
    E nós estamos conjuntualmente vivos.
    [43:43:10 - 43:49:10] |
    Não é que é dizer... A palavra conjuntural não tem nenhum interesse.
    [43:49:10 - 43:56:22] |
    A razão pela qual isto foi assunto foi, por causa dessa, que estão a familiar.
    [43:56:30 - 44:05:50] |
    É óbvio que, por causa de uma especial vontade de escrutinar,
    [44:05:50 - 44:09:50] |
    e às vezes em virar com o João Galámbito, isso é revirante.
    [44:09:50 - 44:13:34] |
    No lado de um íma que foi isso que aconteceu.
    [44:13:34 - 44:21:42] |
    Agora, a palavra conjunturalmente e todas as outras que eu utilizou tornaram aquilo que premi,
    [44:21:42 - 44:24:54] |
    não é um caso relevante.
    [44:24:54 - 44:32:06] |
    Não assunto que... Desnecessário mais um que o PS não sabe,
    [44:32:06 - 44:42:54] |
    porque há um lado de desconforto ainda, explicações, que eu não consigo perceber.
    [44:43:02 - 44:54:14] |
    Vamos fazer 50 anos quase democracia porque que os políticos sentem desconforto...
    [44:54:14 - 45:03:02] |
    Há explicações de casos, não estou a falar dos dados,
    [45:03:02 - 45:06:46] |
    a embaixar da Russia e em percebo desconforto.
    [45:06:46 - 45:12:30] |
    Fernando, isto é um caso que não parece ser muito difícil de explicar,
    [45:12:30 - 45:15:50] |
    porque esta intervenção...
    [45:15:50 - 45:19:58] |
    Como é que ve este caso recardar aos superheiros?
    [45:19:58 - 45:21:42] |
    É a distância.
    [45:21:42 - 45:25:34] |
    Por causa eu queria pronunciarmos a ver este caso,
    [45:25:34 - 45:28:14] |
    mas não trouxe o microescopio.
    [45:28:22 - 45:33:50] |
    Eu acho isso sinceramente, isto está insignificante,
    [45:33:50 - 45:42:54] |
    admira atenção, admira o fougour, a vimencia de Jomeini que estava a falar do caso,
    [45:42:54 - 45:45:42] |
    não tem nada contra isso,
    [45:45:42 - 45:50:06] |
    estou com muito limitado a indignação,
    [45:50:06 - 45:54:30] |
    pois não sobra pouco interessa.
    [45:54:30 - 45:57:34] |
    Eu acho que é preciso ir aovar.
    [45:57:34 - 46:02:54] |
    Não sei, o Diário da República não notícia,
    [46:02:54 - 46:07:50] |
    por isso, isto é secreto, nós ela depois nas suas redes,
    [46:07:50 - 46:10:54] |
    pois, afinal, não é assim tão secreto,
    [46:10:54 - 46:15:42] |
    eu vou ter que estar a espera dos técnicos da cidade do futebol.
    [46:15:50 - 46:19:10] |
    Sim, sinceramente, nas escadas que o ovo orbal.
    [46:19:10 - 46:25:42] |
    Hoje, vamos ver que ela está avar, fica assim, o ministro da curde de nação,
    [46:25:42 - 46:30:22] |
    isto é um entregue das pastas ministriais por esta semana.
    [46:30:22 - 46:35:50] |
    A altura para saber-me porque a equipe de uma mochia diz sentir-se
    [46:35:50 - 46:44:22] |
    teoricamente enquadrado, mas o que está em causa nas acutações,
    [46:44:22 - 46:47:50] |
    ao social, o Boa Ventura de Sozacentes,
    [46:47:50 - 46:54:06] |
    vai muito para além do enquadramento teórico.
    [46:54:06 - 46:56:38] |
    É muito, é muito para além.
    [46:56:38 - 47:02:46] |
    Eu, mais uma vez, como aliás, é meu hábito, vou falar
    [47:02:54 - 47:07:58] |
    de explicações mais do que de facto.
    [47:07:58 - 47:14:54] |
    O quadro teórico, porque foi a sua enquadramento,
    [47:14:54 - 47:23:26] |
    para este segmento, é referido, explicitamente,
    [47:23:26 - 47:27:34] |
    por uma expressão de Boa Ventura de Sozacentes,
    [47:27:34 - 47:32:30] |
    na resposta às acutações emplicidas contra eu,
    [47:32:30 - 47:38:14] |
    num artigo de uma revista científica,
    [47:38:14 - 47:41:42] |
    caso já abriu até as avalais,
    [47:41:42 - 47:45:34] |
    abriu-se aqui uma caixa de pandora.
    [47:45:34 - 47:47:50] |
    Já lavo a caixa de pandora.
    [47:47:58 - 47:54:22] |
    Acho que não sou de duas coisas, aquilo que é mais importante,
    [47:54:22 - 48:00:22] |
    mas aquilo que me custa sempre,
    [48:00:22 - 48:04:22] |
    por dizer, "Ah, uma coisa, eu não vou desenhar a sobre ela isto é".
    [48:04:22 - 48:09:42] |
    Boa Ventura de Sozacentes é inocente acupado, não é facido.
    [48:09:42 - 48:17:02] |
    No número 1, segunda coisa que me parece muito pavloviana
    [48:17:02 - 48:21:42] |
    e infantil, que é as pessoas,
    [48:21:42 - 48:26:46] |
    há direitos sobretudo que estão encantadas por ser
    [48:26:46 - 48:32:38] |
    Boa Ventura de Sozacentes ou acusado.
    [48:32:46 - 48:38:54] |
    Também é uma coisa palerma, nós podemos ser, como eu sou certamente,
    [48:38:54 - 48:45:42] |
    feroza adversária das ideias políticas de Boa Ventura de Sozacentes,
    [48:45:42 - 48:49:26] |
    sem ser feita, chá dentro de fróia de vista,
    [48:49:26 - 48:57:26] |
    de reguzes da alegria com as graças alheias,
    [48:57:26 - 49:01:34] |
    e, portanto, espero que seja investigada essas coisas todas,
    [49:01:34 - 49:04:14] |
    que se diz e que se diz bem.
    [49:04:14 - 49:10:06] |
    Agora, o outro problema que é a explicação,
    [49:10:06 - 49:13:10] |
    e que é o quadro teórico,
    [49:13:10 - 49:17:50] |
    o Boa Ventura de Sozacentes diz
    [49:17:58 - 49:25:02] |
    que o texto que saiu no "Live of the Red Lads"
    [49:25:02 - 49:32:46] |
    tem um quadro teórico sólido,
    [49:32:46 - 49:40:46] |
    mas que a informação empírica não é comprovada.
    [49:40:46 - 49:44:14] |
    Isso parece uma discreção do Boa,
    [49:44:14 - 49:51:34] |
    parte de sociologia, incluindo a praticada no centro de estudos sociais.
    [49:51:34 - 49:57:50] |
    Isto é, as acusadoras, chamemos de assim,
    [49:57:50 - 50:05:42] |
    produzem muito boa teoria, um bom discurso,
    [50:05:50 - 50:08:46] |
    só que não é verdade.
    [50:08:46 - 50:13:10] |
    Bom, não sabendo de ou seja, é verdade ou não,
    [50:13:10 - 50:18:54] |
    acho muito bem que, se o assegou atenção
    [50:18:54 - 50:25:18] |
    todas, todas, neste caso, as queixosas,
    [50:25:18 - 50:30:30] |
    e acho muito bem que os acusados tenham todos os direitos de feza,
    [50:30:30 - 50:38:14] |
    isto é, é uma velha, é uma velha resposta,
    [50:38:14 - 50:41:58] |
    mas é única e resposta boa para mim.
    [50:41:58 - 50:47:10] |
    E depois, entretanto, entramos em parafuso,
    [50:47:10 - 50:50:54] |
    a culpa de unéu liberalismo,
    [50:50:54 - 50:54:22] |
    as acusadoras são racistas,
    [50:54:30 - 51:00:22] |
    por causa do assistente do Boa Ventura Sosa Sante,
    [51:00:22 - 51:05:42] |
    que também está, que também foi acusado,
    [51:05:42 - 51:10:14] |
    entramos de facto num de lirio teórico
    [51:10:14 - 51:15:50] |
    e entramos num de lirio teórico ao ponto de
    [51:15:50 - 51:20:54] |
    Boa Ventura Sosa Sante ter dito duas coisas.
    [51:20:54 - 51:25:26] |
    Primeiro, que é alvo de cancelamento.
    [51:25:26 - 51:33:50] |
    E e a jurar que Boa Ventura Sosa Sante é o gurú
    [51:33:50 - 51:39:18] |
    das pessoas que todas as semanas nos dizem que não há cancelamentos,
    [51:39:18 - 51:42:50] |
    que os cancelamentos são uma invenção
    [51:42:58 - 51:44:42] |
    e jurar.
    [51:44:42 - 51:49:14] |
    Esse segundo lugar, ele diz que tipo de ciência é esta,
    [51:49:14 - 51:54:02] |
    que permitem enxuvalhar e lançar lama.
    [51:54:02 - 52:01:14] |
    Eu também seria capaz de jurar que há muita de esta ciência,
    [52:01:14 - 52:07:22] |
    que enxuvalha e lança lama cotidianamente.
    [52:07:22 - 52:16:46] |
    E portanto, enquanto eu sou completamente pela presunção
    [52:16:46 - 52:18:14] |
    de Inocência,
    [52:18:14 - 52:22:58] |
    é diagnostico, é relação, não tem informação,
    [52:22:58 - 52:24:50] |
    não sei o facto de concreto.
    [52:24:50 - 52:27:46] |
    Nem do Jografíte e Sabia, não sabia nada,
    [52:27:54 - 52:33:14] |
    não convio rumores, não sei de nada.
    [52:33:14 - 52:38:46] |
    Acho que as pessoas devem falar da vencer ouvidas,
    [52:38:46 - 52:42:54] |
    não sou pelo acreditante nas pessoas,
    [52:42:54 - 52:45:42] |
    porque não está decretando ou não,
    [52:45:42 - 52:46:58] |
    ou é verdade ou não,
    [52:46:58 - 52:49:54] |
    e para ser verdade, tem que separar.
    [52:49:54 - 52:54:02] |
    Acho que Boa Ventura Sosa Sante também tem direito a achar
    [52:54:02 - 52:59:46] |
    que se foi difamado por ser as atores de agressão,
    [52:59:46 - 53:03:30] |
    não tem nada nessa matéria,
    [53:03:30 - 53:08:10] |
    mas porque produzir teoria manhosa
    [53:08:10 - 53:13:46] |
    e absolutamente ao lado nesta altura,
    [53:13:54 - 53:17:58] |
    acolpendo o neoliberalismo a sério,
    [53:17:58 - 53:22:50] |
    a sério, quando todas estas pessoas adeserem
    [53:22:50 - 53:28:54] |
    que quiseram ir para as seis por razões de militância política,
    [53:28:54 - 53:31:26] |
    de progressismo,
    [53:31:26 - 53:35:22] |
    de antístia e aquilo,
    [53:35:22 - 53:40:26] |
    foi meu neoliberalismo que foi culpado besta.
    [53:40:26 - 53:46:58] |
    Depois do artigo e das denúncias de três acadêmicas
    [53:46:58 - 53:49:54] |
    que passaram pelo centro de os sociais,
    [53:49:54 - 53:52:58] |
    já vieram a uma entretanta público
    [53:52:58 - 53:57:06] |
    mais duas mulheres acusadas,
    [53:57:06 - 54:02:14] |
    acusando claramente Boa Ventura de Sabia Sosa Sante,
    [54:02:22 - 54:04:22] |
    uma delas,
    [54:04:22 - 54:08:38] |
    é uma ativista argentina que passou por quimbra
    [54:08:38 - 54:11:42] |
    e que o gestore está contado por ela,
    [54:11:42 - 54:18:54] |
    própria, num vídeo do YouTube já com algum tempo.
    [54:18:54 - 54:27:50] |
    Acabamos de nombrar a Boa Ventura Sosa, por exemplo,
    [54:27:50 - 54:35:26] |
    em elano de 10, choviaje Portugal a Coimbra,
    [54:35:26 - 54:41:10] |
    invitado por ela, dar um post-grado,
    [54:41:10 - 54:44:58] |
    e este senhor me lleva a ensinar
    [54:44:58 - 54:48:18] |
    a um lugar onde estávamos solos
    [54:48:18 - 54:51:46] |
    e comienza a beber,
    [54:51:54 - 54:56:54] |
    e me ofrece ir a sua departamento a buscar
    [54:56:54 - 55:00:14] |
    unos livros que eu me abro sequer.
    [55:00:14 - 55:07:34] |
    E quando vou e a departamento de este senhor,
    [55:07:34 - 55:10:58] |
    este senhor se metirem em cima.
    [55:10:58 - 55:16:50] |
    O caso traa acontecido em 2010
    [55:16:50 - 55:23:30] |
    e a protagonista ativista argentina Moira Milhane
    [55:23:30 - 55:28:58] |
    explica por que na altura não denunciou o caso.
    [55:28:58 - 55:35:18] |
    Em este momento, no 2010,
    [55:35:18 - 55:39:54] |
    não me anime a decir porque era uma mocha activista,
    [55:40:02 - 55:43:22] |
    não sou acadêmica,
    [55:43:22 - 55:49:34] |
    que me disse que um argentino que me alojava
    [55:49:34 - 55:54:02] |
    em Lisboa, quando eu volvi de Coimbra,
    [55:54:02 - 55:57:22] |
    desgarrado por isso que já passado,
    [55:57:22 - 56:02:34] |
    sentindo o racismo e o patriarcado a flor de piel
    [56:02:34 - 56:06:34] |
    em essa actitud que eu tinha.
    [56:06:34 - 56:11:54] |
    Me disse que esse argentino Moira não diz isso.
    [56:11:54 - 56:16:02] |
    Ele é o esquerdo em Portugal.
    [56:16:02 - 56:21:10] |
    E, na Argentina, não, e eu te vou acreditar
    [56:21:10 - 56:24:02] |
    porque ele é como o burú,
    [56:24:02 - 56:29:10] |
    de pensamento e esquerda.
    [56:30:46 - 56:35:50] |
    De não seiar o burú, boa aventura podia passar
    [56:35:50 - 56:40:02] |
    por alinhar no jogo da direita,
    [56:40:02 - 56:48:38] |
    diz também este ativista que diz ter sido acediada
    [56:48:38 - 56:53:34] |
    atacada sexualmente por a aventura de seus açantes.
    [56:53:34 - 56:56:10] |
    Aseita, Ricardo Raúchepreia,
    [56:56:10 - 57:00:14] |
    a forma como o social que se defende, dizendo,
    [57:00:14 - 57:02:38] |
    que é tudo falso e dizendo.
    [57:02:38 - 57:05:54] |
    Agora, vou passar a citar a resposta
    [57:05:54 - 57:08:34] |
    que boa aventura de seus açantes,
    [57:08:34 - 57:11:46] |
    de Deus, a audiária de notícias,
    [57:11:46 - 57:16:34] |
    dizendo que o neoliberalismo
    [57:16:42 - 57:21:34] |
    está a robar a alma da solidariedade,
    [57:21:34 - 57:24:02] |
    da coesão social,
    [57:24:02 - 57:31:42] |
    e a criar subjectvidades que canalizam os seus recentimentos
    [57:31:42 - 57:39:54] |
    para acusações de que quem não sabe
    [57:39:54 - 57:42:06] |
    poder haver... de quem sabe,
    [57:42:06 - 57:45:34] |
    não poder haver contraditório e eficaz.
    [57:45:34 - 57:50:34] |
    De quem sabe, não poder haver contraditório e eficaz.
    [57:50:34 - 57:54:54] |
    Também viu neoliberalismo na denúncia
    [57:54:54 - 57:59:46] |
    daquela ativista Argentina
    [57:59:46 - 58:02:34] |
    com os dos tomunhos acabamos de ver,
    [58:02:34 - 58:06:22] |
    e que está no YouTube.
    [58:06:30 - 58:10:38] |
    Eu acho que um observador de zapai
    [58:10:38 - 58:13:22] |
    estonado tem sempre o riso
    [58:13:22 - 58:15:54] |
    do neoliberalismo e do racismo,
    [58:15:54 - 58:18:30] |
    que seria muito lucivo,
    [58:18:30 - 58:21:46] |
    que o observador de zapai estonado
    [58:21:46 - 58:25:06] |
    tem dificuldade ainda ter atar
    [58:25:06 - 58:29:18] |
    a culpa de ambos neste caso concreto.
    [58:29:18 - 58:32:50] |
    Se passar aqui, normalmente,
    [58:32:50 - 58:38:58] |
    é, por exemplo, essa mesma ideia de não denunciar
    [58:38:58 - 58:44:14] |
    porque isso seria entendido como fazer o jogo da direita.
    [58:44:14 - 58:46:30] |
    É uma das semelhanças,
    [58:46:30 - 58:49:06] |
    e este caso tem várias,
    [58:49:06 - 58:52:10] |
    com os casos de profilinha negréja,
    [58:52:10 - 58:55:58] |
    porque também no caso da profilinha negréja,
    [58:56:06 - 59:00:26] |
    havia pessoas que nos diziam que estavam desconfortáveis,
    [59:00:26 - 59:02:42] |
    com as denúncias,
    [59:02:42 - 59:06:42] |
    não dida em que elas iam prejudicar a igreja
    [59:06:42 - 59:10:34] |
    e por essa via, no Senhor Jesus Cristo.
    [59:10:34 - 59:12:46] |
    E, portanto,
    [59:12:46 - 59:14:22] |
    eu,
    [59:14:22 - 59:17:10] |
    eu, este tipo de casos,
    [59:17:10 - 59:20:38] |
    é sempre aquela ideia de...
    [59:20:38 - 59:23:14] |
    Isso acontece muitas vezes, a gente vê,
    [59:23:14 - 59:29:42] |
    não é, é uma pessoa antipatiza com o acusado
    [59:29:42 - 59:35:54] |
    e, de sede que ela é culpada, antipatiza com a vítima
    [59:35:54 - 59:39:18] |
    e, de sede que o acusado é inocente.
    [59:39:18 - 59:44:38] |
    Antipatiza com os dois de ponderem e pensando,
    [59:44:46 - 59:48:06] |
    e, de sede que ela é culpada,
    [59:48:06 - 59:50:38] |
    e, de sede que ela é culpada,
    [59:50:38 - 59:53:26] |
    ela é culpada,
    [59:53:26 - 59:55:58] |
    ela é culpada,
    [59:55:58 - 59:58:38] |
    ela é culpada,
    [59:58:38 - 60:00:38] |
    ela é culpada,
    [60:00:38 - 60:02:46] |
    ela é culpada,
    [60:02:46 - 60:04:38] |
    ela é culpada,
    [60:04:38 - 60:06:54] |
    ela é culpada,
    [60:06:54 - 60:09:18] |
    ela é culpada,
    [60:09:18 - 60:11:02] |
    ela é culpada,
    [60:11:02 - 60:13:18] |
    ela é culpada,
    [60:13:18 - 60:16:06] |
    ela é culpada,
    [60:16:06 - 60:18:38] |
    ela é culpada,
    [60:18:38 - 60:20:22] |
    ela é culpada,
    [60:20:22 - 60:22:38] |
    ela é culpada,
    [60:22:38 - 60:24:46] |
    ela é culpada,
    [60:24:46 - 60:26:46] |
    ela é culpada,
    [60:26:46 - 60:29:02] |
    ela é culpada,
    [60:29:02 - 60:30:38] |
    ela é culpada,
    [60:30:38 - 60:32:46] |
    ela é culpada,
    [60:32:46 - 60:34:22] |
    ela é culpada,
    [60:34:30 - 60:36:30] |
    ela é culpada,
    [60:36:30 - 60:38:14] |
    ela é culpada,
    [60:38:14 - 60:40:22] |
    ela é culpada,
    [60:40:22 - 60:42:30] |
    ela é culpada,
    [60:42:30 - 60:44:54] |
    ela é culpada,
    [60:44:54 - 60:47:02] |
    ela é culpada,
    [60:47:02 - 60:49:02] |
    ela é culpada,
    [60:49:02 - 60:50:22] |
    ela é culpada,
    [60:50:22 - 60:52:22] |
    ela é culpada,
    [60:52:22 - 60:53:42] |
    ela é culpada,
    [60:53:42 - 60:55:02] |
    ela é culpada,
    [60:55:02 - 60:57:02] |
    ela é culpada,
    [60:57:02 - 60:59:02] |
    ela é culpada,
    [60:59:02 - 61:00:46] |
    ela é culpada,
    [61:00:46 - 61:02:30] |
    ela é culpada,
    [61:02:30 - 61:04:06] |
    ela é culpada,
    [61:04:06 - 61:06:06] |
    ela é culpada,
    [61:06:06 - 61:08:22] |
    ela é culpada,
    [61:08:22 - 61:10:06] |
    ela é culpada,
    [61:10:06 - 61:11:50] |
    ela é culpada,
    [61:11:50 - 61:13:50] |
    ela é culpada,
    [61:13:50 - 61:15:42] |
    ela é culpada,
    [61:15:42 - 61:17:10] |
    ela é culpada,
    [61:17:10 - 61:18:54] |
    ela é culpada,
    [61:18:54 - 61:20:22] |
    ela é culpada,
    [61:20:22 - 61:22:14] |
    ela é culpada,
    [61:22:14 - 61:24:06] |
    ela é culpada,
    [61:24:14 - 61:27:02] |
    aquelas que foram feitas em grafite
    [61:27:02 - 61:30:38] |
    e na parede da Universidade Coímbra,
    [61:30:38 - 61:34:06] |
    dessas talvez ainda se possam dizer
    [61:34:06 - 61:37:42] |
    que foram feitas por mão invisível.
    [61:37:42 - 61:38:54] |
    Agora,
    [61:38:54 - 61:41:58] |
    a primeira é o liberalismo,
    [61:41:58 - 61:43:10] |
    né?
    [61:43:10 - 61:45:10] |
    Depois,
    [61:45:10 - 61:48:14] |
    nos três primeiros destes termunidos,
    [61:48:14 - 61:50:38] |
    já é mais difícil,
    [61:50:38 - 61:53:02] |
    no quarto também,
    [61:53:02 - 61:55:26] |
    no quinta ainda menos,
    [61:55:26 - 61:57:34] |
    acho que eu...
    [61:57:34 - 61:59:58] |
    e portanto, eu...
    [61:59:58 - 62:01:58] |
    não podia terminar esta...
    [62:01:58 - 62:05:18] |
    sem dizer o seguinte,
    [62:05:18 - 62:07:42] |
    reparem do seguinte,
    [62:07:42 - 62:09:58] |
    no público esta semana,
    [62:09:58 - 62:12:46] |
    vou citar uma notícia
    [62:12:54 - 62:15:58] |
    que vem no público esta semana que diz o seguinte,
    [62:15:58 - 62:17:02] |
    o sexto,
    [62:17:02 - 62:19:02] |
    o cento de estudos sociais,
    [62:19:02 - 62:23:42] |
    Coímbra vai nomear uma comissão independente
    [62:23:42 - 62:25:58] |
    para investigar alegações
    [62:25:58 - 62:29:42] |
    da sédio sexual e moral na instituição.
    [62:29:42 - 62:31:50] |
    E bem, parece.
    [62:31:50 - 62:37:18] |
    Aqueles dias, no JPN,
    [62:37:18 - 62:39:42] |
    vinha a seguir a notícia.
    [62:39:42 - 62:44:46] |
    A nova médica alzcula criou uma comissão da valiação
    [62:44:46 - 62:48:22] |
    para analisar o caso do pessoal Miguel Seabra
    [62:48:22 - 62:50:46] |
    que escreviu no verso de um cartaz,
    [62:50:46 - 62:56:06] |
    o homem branco gostava em vias de extinção na ciência.
    [62:56:06 - 62:57:50] |
    E portanto, ou seja,
    [62:57:50 - 62:59:26] |
    cremos
    [62:59:34 - 63:05:18] |
    um garoto já uma piada no verso de um cartaz,
    [63:05:18 - 63:07:18] |
    o mesmo remédio.
    [63:07:18 - 63:10:14] |
    Como se fossem coisas de igual importância,
    [63:10:14 - 63:12:22] |
    cremos em uma piada,
    [63:12:22 - 63:16:06] |
    espero que agora se percebem no ririco
    [63:16:06 - 63:21:26] |
    da criação de uma comissão para analisar a paz.
    [63:21:26 - 63:26:14] |
    Sinceramente, vamos brincar com outro brinquedo,
    [63:26:14 - 63:28:22] |
    porque isso true, sinceramente,
    [63:28:22 - 63:29:18] |
    é paz.
    [63:29:18 - 63:32:30] |
    Acho uma coisa...
    [63:32:30 - 63:35:18] |
    Espero que o esperto se encerramento,
    [63:35:18 - 63:39:42] |
    que se perceba agora, ao lus deste caso,
    [63:39:42 - 63:47:10] |
    o ririco criar comissões para investigar a piadas.
    [63:47:18 - 63:50:06] |
    Será isto que o Amigal Tavares,
    [63:50:06 - 63:55:42] |
    neste caso, o movimento mitu a chegar a Portugal?
    [63:55:42 - 64:00:06] |
    Embora com certa atrasa, já...
    [64:00:06 - 64:06:30] |
    Oh, Carlos, eu não tenho grande memória.
    [64:06:30 - 64:10:54] |
    Mas tenho a sensação que tu já me fiz esta pergunta,
    [64:10:54 - 64:13:58] |
    ou a memória dos nossos painel,
    [64:13:58 - 64:17:50] |
    várias vezes ao longo dos últimos anos.
    [64:17:50 - 64:21:18] |
    É por um movimento mitu,
    [64:21:18 - 64:24:38] |
    está sempre em carga, arranca, arranca,
    [64:24:38 - 64:27:34] |
    mas nunca arranca.
    [64:27:34 - 64:30:14] |
    Eu tenho, né?
    [64:30:14 - 64:31:34] |
    Parece...
    [64:31:34 - 64:36:54] |
    Não é porque, uma vez, nós ouvimos casos relacionados com este,
    [64:37:02 - 64:39:42] |
    não só na academia.
    [64:39:42 - 64:44:22] |
    E, portanto, isto é...
    [64:44:22 - 64:49:26] |
    Dá uma ideia com o mitu, é como o desenvolvimento em Portugal.
    [64:49:26 - 64:52:06] |
    É por um tira há muitos anos,
    [64:52:06 - 64:54:54] |
    mas depois nunca acontece.
    [64:54:54 - 65:00:54] |
    E eu frequentemente gostava que começar a saber acontecer.
    [65:00:54 - 65:08:46] |
    Porque o problema destes, estes chamados abus sexuais,
    [65:08:46 - 65:14:46] |
    sobretudo, quantos estão envolvidas instituições?
    [65:14:46 - 65:18:30] |
    E sejam essas instituições,
    [65:18:30 - 65:22:06] |
    a igreja católica,
    [65:22:06 - 65:25:34] |
    ou uma universidade,
    [65:25:42 - 65:30:46] |
    ou até, sei lá, uma televisão,
    [65:30:46 - 65:35:42] |
    tem a ver com o poder.
    [65:35:42 - 65:43:50] |
    Ou seja, o abuso sexual está relacionado com o abuso de poder.
    [65:43:50 - 65:56:02] |
    E, portanto, quando o pédio diz que às vezes tem dificuldade em perceber
    [65:56:02 - 65:59:10] |
    que esta espécie de cháudon Freud
    [65:59:10 - 66:04:46] |
    é nomeadamente da digaita e relação a...
    [66:04:46 - 66:08:54] |
    Não tem dificuldade em perceber, tem dificuldade em acompanhar.
    [66:08:54 - 66:12:38] |
    Ou tem dificuldade em acompanhar.
    [66:12:46 - 66:19:18] |
    Mas na verdade, ela é fácil perceber porque acontece.
    [66:19:18 - 66:22:38] |
    É porque boa aventura, se você sente,
    [66:22:38 - 66:29:18] |
    não é apenas uma pessoa que tem opiniões de esquerda.
    [66:29:18 - 66:33:50] |
    Eu lé, como aliás, aquela ativista disse bem,
    [66:33:50 - 66:36:54] |
    um Google.
    [66:36:54 - 66:46:22] |
    E é esse lado de Google que o torna pra digaita e irritante.
    [66:46:22 - 66:52:46] |
    E depois, para dentro de um determinado contexto,
    [66:52:46 - 66:59:42] |
    é preciso ter esses particulares cuidados com os gulhos.
    [66:59:50 - 67:04:22] |
    Até que o torna de gulho ainda precisam algo longo,
    [67:04:22 - 67:08:06] |
    a tradição de gurus pelo mundo fora,
    [67:08:06 - 67:13:10] |
    desde lá, tem condimento religiosas.
    [67:13:10 - 67:18:06] |
    Entrepenta que o senhor Santo vai saber...
    [67:18:06 - 67:22:38] |
    Estou a examar da por aí fora.
    [67:22:38 - 67:30:06] |
    E o senhor vai saber e os seus comportamentos sexual são altamente dovidosos.
    [67:30:06 - 67:37:10] |
    E o problema dos gurus é isso.
    [67:37:10 - 67:40:14] |
    É que muitas vezes convidam auxilência.
    [67:40:14 - 67:47:18] |
    O primeiro convidam uma espécie de lado deslumbrado.
    [67:47:26 - 67:51:02] |
    E depois convidam auxilência de desvítima.
    [67:51:02 - 67:59:26] |
    Estas coisas são todas muito difíceis por provar quando o pedra que diz,
    [67:59:26 - 68:05:10] |
    que parece ser verdade, tem que se apagar.
    [68:05:10 - 68:12:06] |
    O problema dos abusos é que isso não é isso.
    [68:12:06 - 68:14:22] |
    Não são fácil.
    [68:14:22 - 68:19:42] |
    Acho que não há maneira de despertar essa futebol.
    [68:19:42 - 68:26:46] |
    Acho que não há maneira de despertar essa futebol.
    [68:26:46 - 68:33:02] |
    Entribunal não há maneira de despertar essa futebol.
    [68:33:10 - 68:37:34] |
    Mas entrebuná-la estas pessoas...
    [68:37:34 - 68:41:02] |
    Para um tribunal ao faro é...
    [68:41:02 - 68:43:58] |
    Vão ser que a pessoa ouvidas.
    [68:43:58 - 68:46:06] |
    Para tribunal ao faro é...
    [68:46:06 - 68:50:38] |
    Como na questão dos abusos sexuais,
    [68:50:38 - 68:55:26] |
    a maior parte dos padros, das coisas que sabem,
    [68:55:26 - 68:58:58] |
    já que escreveram foram há muito tempo
    [68:58:58 - 69:02:30] |
    e as pessoas também vão ser que a pessoa ouvidas.
    [69:02:30 - 69:05:58] |
    Portanto, a questão do mitoe é,
    [69:05:58 - 69:10:54] |
    será que estas coisas se devem saber,
    [69:10:54 - 69:19:26] |
    apesar de entrebuná-lo provávelmente as provas não ser insustentáveis
    [69:19:26 - 69:21:50] |
    para aquilo que é uma condinação...
    [69:21:58 - 69:24:22] |
    Claro que sim.
    [69:24:22 - 69:26:06] |
    É uma...
    [69:26:06 - 69:28:30] |
    Sim, quer dizer, eu até acho que...
    [69:28:30 - 69:29:34] |
    Isso, sim.
    [69:29:34 - 69:31:10] |
    Então digna de debate.
    [69:31:10 - 69:34:02] |
    Mas a minha tendência é,
    [69:34:02 - 69:38:30] |
    sim, estas coisas devem saber,
    [69:38:30 - 69:42:38] |
    ainda que o Ministério e Público e a Justiça
    [69:42:38 - 69:47:14] |
    nunca consigam apagar para além de qualquer dúvida,
    [69:47:14 - 69:49:34] |
    razoável,
    [69:49:34 - 69:53:18] |
    que aquilo realmente aconteceu.
    [69:53:18 - 69:57:42] |
    O que nos convence que talvez tenha acontecido?
    [69:57:42 - 69:59:34] |
    É o número.
    [69:59:34 - 70:01:58] |
    É o número de pessoas.
    [70:01:58 - 70:06:14] |
    Porque se vem uma, é a palavra contra a palavra.
    [70:06:14 - 70:11:10] |
    São duas, são três, são cinco.
    [70:11:18 - 70:13:58] |
    Se depois já é uma tendência,
    [70:13:58 - 70:18:14] |
    se depois já é uma série de pessoas que há volta a elas
    [70:18:14 - 70:23:22] |
    vão viram que aquilo se passava, evidentemente aí
    [70:23:22 - 70:26:46] |
    temos um problema grave.
    [70:26:46 - 70:29:50] |
    E é importante, sim.
    [70:29:50 - 70:33:02] |
    Acho que temos um problema grave.
    [70:33:02 - 70:36:30] |
    E já que estão a fazer comissões,
    [70:36:30 - 70:41:10] |
    façam então comissões independentes como realmente...
    [70:41:10 - 70:44:34] |
    E a igreja conseguiu fazer
    [70:44:34 - 70:47:58] |
    e levem estas coisas a sério,
    [70:47:58 - 70:51:18] |
    porque os gurus acadêmicos,
    [70:51:18 - 70:55:06] |
    eu não sei se é só o Boa ventora sozessante.
    [70:55:06 - 70:58:30] |
    Nós já vimos coisas para que cidades não fomuculado
    [70:58:30 - 71:00:38] |
    de de gay de talisboa.
    [71:00:46 - 71:04:46] |
    É isso que é a graça por aí, por outras faculdades.
    [71:04:46 - 71:07:18] |
    Porque esta...
    [71:07:18 - 71:13:10] |
    é aquilo que concobinato entre o Senhor Profissão de Latora,
    [71:13:10 - 71:17:34] |
    o aluno ou aluno deslumbrada.
    [71:17:34 - 71:22:34] |
    E as festas, onde eles se entretenem
    [71:22:34 - 71:29:02] |
    muito a divertiga de sermos com os outros,
    [71:29:02 - 71:33:42] |
    evidentemente criam uma série de dos anos 500
    [71:33:42 - 71:36:02] |
    que nunca serão resolvidas,
    [71:36:02 - 71:41:02] |
    porque desde o início da humanidade que não tem resolução.
    [71:41:02 - 71:47:18] |
    Mas agora que existe uma sociedade mais despreta para isto,
    [71:47:26 - 72:01:40] |
    a isso sim, abram os olhos, e portanto escrevam menos livros ridículos, escrevam menos livros ridículos, muito preocupados com as tipo coisas.
    [72:01:40 - 72:14:14] |
    E a João, que é sempre o que nós estamos aqui a dizer. Substituiu uns palavras por ações e sobretudo não confundam,
    [72:14:14 - 72:22:06] |
    se este é com a ativismo, porque é a outra coisa que está aqui em cima, porque não é...
    [72:22:06 - 72:26:06] |
    - A outra, que faz a gente fica depois, tá bem? - É.
    [72:26:06 - 72:37:04] |
    - Fica para uma próxima oportunidade, porque... -َPeste não é plutôt estar aqui no próximo... - Porque não há que ir porque não tem um contador e portanto não sei quanto tempo é...
    [72:37:04 - 72:41:40] |
    - Por ontem, por ontem... - Já é muito, muito, muito.
    [72:41:40 - 72:51:18] |
    Fica esclarecido porque é que o Pedro Mexia se declara teóricamente enquadrada, agora o Ricardo era o Espiréira,
    [72:51:18 - 72:58:00] |
    a distente ir-se offendido e alguém vai ser condonado por isso, Ricardo.
    [72:58:00 - 73:11:22] |
    - Parece que sim, Carlos, parece que vai... - Quer falar da condinação do ex-presidente da Câmara do Cartagelo,
    [73:11:22 - 73:20:22] |
    por ter usado numa reunião da Câmara em 2020, a expressão, os nazis do chega,
    [73:20:22 - 73:29:02] |
    vai ter de pagar por isso o presidente da Câmara, o ex-presidente da Câmara do Cartagelo em 2020,
    [73:29:02 - 73:35:42] |
    como é que vê esta punição judicial em duas frases?
    [73:35:42 - 73:47:52] |
    - Sim, as não são só mililitros e 200 euros, acho que são duas, tem duas parcelas emização, mas eu acho que é mais uma e ela disso, não, nasí dos chega.
    [73:47:52 - 73:55:22] |
    É mais uma manifestação, acho, do fenômeno, liberdade de pressão para mim, e pós meus amigos, mas não para ti.
    [73:55:22 - 74:03:12] |
    Ou seja, o chega reclamou o direito, é uma linguagem relativamente desbragada e eu acho que eles têm esse direito.
    [74:03:12 - 74:10:42] |
    A questão é sequente, os outros sequer também devem também, pode entender, né? É a expressão a chega.
    [74:10:42 - 74:16:02] |
    As pessoas, os neonazis do chega, é ofensivo, e eu espero que sim.
    [74:16:02 - 74:20:42] |
    E é bom se não, as pessoas só fendam quando chamam o neonazis.
    [74:20:42 - 74:29:02] |
    O problema é o do costume que o que é ofensivo deve ser proibido, será um bom critério, esse.
    [74:29:02 - 74:41:32] |
    Não parece, ou seja, além disso, não há uma latitud diferente do debate político, não debate numa cama municipal, não há uma latitud diferente.
    [74:41:32 - 74:56:32] |
    Mas quanto é que se está a abusar dessa latitud na verdade? Reparei agora, deixe-me citar uma notícia da sava do dezener de 2020.
    [74:56:32 - 75:02:02] |
    Eis membros do grupo neonazis são dirigentes do chega.
    [75:02:02 - 75:11:12] |
    A membros dos órgãos sociais do chega, que se vieram em partidos, teremos uma direita, e movimentos neonazis e até estão a chegar.
    [75:11:12 - 75:14:52] |
    Sententes militantes de extrema direita.
    [75:14:52 - 75:26:32] |
    O que é a parte política do que está a ser sersiado desta forma?
    [75:26:32 - 75:36:32] |
    Eu tenho alguns receios sobre a diversidade da nossa democracia de equipamento.
    [75:36:32 - 75:45:42] |
    Sabendo assim porque o Ricardo Aros Pareres declara o offendido, agora vamos tentar rapidíssimamente perceber
    [75:45:42 - 76:00:42] |
    porque é que o João Miguel Tavares diz sentir que estragaram a festa, o que é que há derrado no seu entender na festa e na recessão do Parlamento,
    [76:00:42 - 76:08:12] |
    o que é o presidente do maior país de língua oficial portuguesa, João Miguel Tavares?
    [76:08:12 - 76:16:32] |
    Olha, Ricardo, isto é mais uma vaga, mais uma vagaiação do Fumô, mas não inalou.
    [76:16:32 - 76:26:32] |
    Nossa, certamente a história da Curde de Nadoga, que afinal não digigia, também é um Fumô, mas não inalou.
    [76:26:32 - 76:34:02] |
    E aqui o Lula da Silva, no 25 de abrigo, também é um Fumô, mas não inalou.
    [76:34:02 - 76:48:12] |
    Porque depois de toda a polêmica, a Assembleia da República, a Dissida, não, este senhor vai realmente falar no 25 de abrigo.
    [76:48:12 - 76:58:12] |
    Mas não vai falar no São Soleno, a São Soleno é a 1 e 1 e 1 e 1 e eu se falar as 10 da manhã.
    [76:58:12 - 77:09:52] |
    Olha, e agora perguntas muito, certo? Então, mas aqui, olha, é que isto uma ser a São Soleno do 25 de abrigo.
    [77:09:52 - 77:18:12] |
    E já agora, o ano passado, aqui olha, sei que começou a ser a São Soleno do 25 de abrigo.
    [77:18:12 - 77:23:12] |
    E eu vou te dizer como sou às 10 da manhã.
    [77:23:12 - 77:34:52] |
    Como sou às 10 da manhã, portanto Lula da Silva veio a Portugal, iniciar ação à mesma hora do que o ano passado,
    [77:34:52 - 77:46:32] |
    onde chamam-se São Soleno e a seguir a que vem a São Soleno, tanto ele basicamente, vai instragar o almoço a todas as pessoas,
    [77:46:32 - 77:51:32] |
    para que todas tomam um bom pequeno almoço, porque se eles viste, vão almoçar a esta vez da tarde.
    [77:51:32 - 78:01:32] |
    E é ao mesmo tempo, o nome que eu técnico se dá e isto é uma panheçada.
    [78:01:32 - 78:11:32] |
    As pessoas, o peste é meio que a Assembleia da República, portanto ele pode decidir o que quiser,
    [78:11:32 - 78:18:12] |
    ao menos assumam-se e as que eles da que se assumam e sejam um grandeinhos.
    [78:18:12 - 78:28:12] |
    É terrirículo. Para todos os efeitos Lula da Silva, vai falar no 25 de abrigo, sejam não, se são solendo.
    [78:28:12 - 78:38:12] |
    Portanto, vai estar a de ser louas, a democracia e a liberdade, o amigo de Sócrates, o protagonista da Lava Jato,
    [78:38:12 - 78:46:32] |
    o homem que aconselou os elenço que acedera algumas coisas e que não podia esperar, e ter tudo,
    [78:46:32 - 78:58:12] |
    e que é amigo tudo que é ditador de soulamaricano de esquerda e também de não só soulamaricano, também gosta dos chineses.
    [78:58:12 - 79:09:52] |
    E é verdade que o Durante muito tempo foi um combatente em prol da limparidade contra a ditadura brasileira,
    [79:09:52 - 79:16:32] |
    mas, por tanto, este instalinho também foi muito importante no combate contra o Hitler.
    [79:16:32 - 79:19:52] |
    Ao podião, por exemplo, o Durante.
    [79:19:52 - 79:29:52] |
    Ao podião, vamos voltar a este assunto em próxima oportunidade, assim, chegamos aos livros,
    [79:29:52 - 79:43:12] |
    e eu trago esta semana um ensaio sobre o modo que, como evoluiu a relação entre a cultura humana e a natureza.
    [79:43:12 - 79:56:32] |
    E as consequências dessa transformação, até do ponto de vista ecológico, desde tempo de imorias a humanidade considerou a natureza ou uma entidade sagrada,
    [79:56:32 - 80:06:32] |
    e o título deste livro "Natureza sagrada" autor é uma famosa investigadora da história das religiões,
    [80:06:32 - 80:13:12] |
    cara na Armstrong, que tem aliás uma história pessoal curiosa, na joventude,
    [80:13:12 - 80:26:32] |
    foi durante uns anos freira católica, abandonou o catolicismo, mas não perdeu o interesse pelo fenômeno religioso,
    [80:26:32 - 80:34:52] |
    ainda restou uma longa bibliografia a esse respeito. Neste livro analisa o modo como a humanidade,
    [80:34:52 - 80:48:12] |
    foi perdendo, proversivamente, o vínculo à natureza, a partir sobretudo da transição do politaíso para o monotaíso.
    [80:48:12 - 80:59:52] |
    No fundo, os seres humanos deixaram de ver Deus em cada árvore, em cada pedra, em cada riacho,
    [80:59:52 - 81:11:32] |
    e essa perda do cara a ter sagrado da natureza explica, cara na Armstrong, é isso que explica,
    [81:11:32 - 81:23:12] |
    porque é que a luta, a indifesa do meio ambiente, sendo algo hoje superficial e utilitário,
    [81:23:12 - 81:31:32] |
    está a ter poucos resultados. Um livro fascinante natureza sagrada,
    [81:31:32 - 81:43:12] |
    recuperar o nosso vínculo com o mundo natural é o subtítulo de cara na Armstrong e deção de temas e de batas.
    [81:43:12 - 81:51:32] |
    O João Miguel Taváris propõe uma vez mais ilustração portuguesa.
    [81:51:32 - 82:03:12] |
    Sim, exatamente. Eu já tinha trazido aqui um livro do Antonio Jorge Gonçalves de outra vez,
    [82:03:12 - 82:11:32] |
    este chama-se a sua nova obra, sem o Pelor Filmeiglet, chamada "Welcome to Paradise",
    [82:11:32 - 82:31:32] |
    e como se vê, não tem uma única palaverinha, e ao mesmo tempo distanto sobre aquilo que é o Portugal de 2023 e 2022,
    [82:31:32 - 82:39:52] |
    não só Portugal, mas sobretudo, a Lisboa, porque isto é um retrato da Lisboa turística,
    [82:39:52 - 82:51:32] |
    portanto, são as filas, as trotinetes, os tutuques, as festas, os santos populares, as possições,
    [82:51:32 - 83:03:12] |
    os artistas de rua, as selfies e também a senhores de meia-dade a olhar para turistas boas onas,
    [83:03:12 - 83:14:52] |
    e é tudo feito com um olhar super, porque os picas, e também com um grande sentido de humor,
    [83:14:52 - 83:23:12] |
    e um grande retrato daquilo que é a Lisboa turística da atualidade.
    [83:23:12 - 83:38:12] |
    O Pedro Messia traz um livro múltiplo, digamos, que tem no título uma palavra que caiu um bocadinho antes de usar, Floreilégio.
    [83:38:12 - 83:44:52] |
    Sim, Floreilégio, que era, foi uma antelogia, e de facto, é uma antelogia de poemas,
    [83:44:52 - 83:58:12] |
    comentados, poemas de poetas muito diferentes, o Albert Pimento, o Ramboo, o Remão de Carvor, o Bernardo de Enribeiro,
    [83:58:12 - 84:06:32] |
    comentados, sobretudo, por acadêmicos e poetas, é um livro organizado pela Maria Siqueiramentos,
    [84:06:32 - 84:13:12] |
    Joana Berinho, o Nuna Mado, que vem de um blog de um site, que se é uma jogo de floreis,
    [84:13:12 - 84:21:32] |
    e que tem esta, são comentários muito curtos, e que tem esta ideia de que não há a maneira como se,
    [84:21:32 - 84:31:32] |
    como abordar a poesia, que não há uma maneira certa de ler, há perguntas que nós fazemos,
    [84:31:32 - 84:39:52] |
    há hipóteses que nós ponmos, e há um sentido que, no Quete Fimitivi, portanto,
    [84:39:52 - 84:51:32] |
    são simplesmente pessoas qualificadas a certo, apresentarem a sua leitura de um determinado poema,
    [84:51:32 - 85:01:32] |
    com a noção do que estão a dar um contributo que é, bom, nem o tempo pessoal e provisório.
    [85:01:32 - 85:11:32] |
    O Ricardo Arospreira, recupera um livro que ganhou esta semana uma nova atualidade.
    [85:11:32 - 85:23:12] |
    Sim, eu acho que valia apenas ler, nesta semana é um livro que se chama "O Pluriverso dos Direitos Humanos",
    [85:23:12 - 85:31:32] |
    a diversidade das lutas pela dignidade organizada por governador Aventura Sosa Sente,
    [85:31:32 - 85:39:52] |
    e Bruno Saino, na Marcinha, precisamente, até se centra-o do livro, é seguinte,
    [85:39:52 - 85:53:12] |
    os direitos humanos convencionais, tal como nós nos conhecemos, foram concevidos no norte e no ocidente.
    [85:53:12 - 86:03:12] |
    E, portanto, essa origem monocultural ocidental faz com que esses direitos humanos
    [86:03:12 - 86:11:32] |
    têm sido moldados pelo capitalismo, o unilismo e pelo patriarcado, deixem, de fora,
    [86:11:32 - 86:21:32] |
    sofrimento humano e injusto que para este direito humanos convencionais não conta com a violação dos direitos humanos.
    [86:21:32 - 86:29:52] |
    E só as epistologias do sul, nas cidas das lutas daqueles que têm resistido,
    [86:29:52 - 86:38:12] |
    as opressões do capitalismo e do patriarcado, é que contribuem para uma nova concessão
    [86:38:12 - 86:46:32] |
    mais justa dos direitos humanos. Para isso diz o livro. É fundamental ouvir as vozes do sul,
    [86:46:32 - 86:58:12] |
    e, por exemplo, do Brasil, da Argentina, ouvir todas essas vozes e manter presente
    [86:58:12 - 87:09:52] |
    que às vezes o discurso de defesa dos direitos humanos coisiste com uma prática de violação dos direitos humanos.
    [87:09:52 - 87:14:52] |
    Isso é uma alerta que eu também acho importante sobre o linha.
    [87:14:52 - 87:23:12] |
    Porque há que abolir, diz o livro, a linha avissal, que cria este fosso,
    [87:23:12 - 87:34:52] |
    então é disponível ao entro norte e o sul global, e nessa medida este livro acaba por dia
    [87:34:52 - 87:43:12] |
    ao lugar com pensamento contigo, num daqueles grafípticos que foram escritas na Côrida,
    [87:43:12 - 87:51:32] |
    da Universidade Coímbra, que dizia a linha avissal passando seu cu.
    [87:51:32 - 87:59:52] |
    É assim que se conclui mais uma reunião humanal,
    [87:59:52 - 88:06:32] |
    dois ou oito dias, à mesma hora, ou a qualquer hora em podcasts de pedra mexia,
    [88:06:32 - 88:13:12] |
    João Miguel Tavarres e Ricardo Rauspreira, para a semana já todos aqui em estúdio.
    [88:13:12 - 89:01:32] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

    Source code