Os Livros da Semana
[00:00:00 - 00:11:24]
|
Bom, estão a altura dos livros. Eu trago esta semana um livrinho estranho e surpreendente,
[00:11:24 - 00:19:36]
|
quase insignificante no melhor sentido da palavra, onde já tive que o autor com certeza
[00:19:36 - 00:28:40]
|
"não se recusaria a aplicar a muito do que escreveu", é o próprio Diz, no último texto
[00:28:40 - 00:39:24]
|
deste livro, desejo ser ignorado, apesar desse desejo Robert Vosser, o escritor de Suíço
[00:39:24 - 00:48:08]
|
de Lingualma, não caiu no esquecimento, tornou-se até uma espécie de autor de culto,
[01:05:24 - 01:13:52]
|
reunam com os juntos textos que fazem os autítulos e que são uma espécie de pequenas
[01:21:40 - 01:29:16]
|
de danelhos, uma vida própria, podem ser umas louvas, um candidheiro, ou até um botão,
[01:35:52 - 01:47:52]
|
O propósito deste olhar está explicado o logo no texto inicial, onde Robert Vosser escreve,
[01:47:52 - 01:57:24]
|
creio que não me equivoco muito se me arriscar a acreditar que apenas basta abrir os olhos
[01:57:24 - 02:08:28]
|
e olhar atentamente em redor para ver coisas que são valiosas, se as contemplarmos com
[02:22:32 - 02:31:36]
|
O João Miguel Tavá, atrás, abriu grafido de um capitalista do tempo da outra senhora.
[02:38:16 - 02:47:32]
|
Isto faz parte da série, pessoas que já têm um 10 chegue no Netflix, tivessem-nos
[02:55:12 - 03:03:04]
|
Este livro é uma redição, a primeira edição tinha sido em 96, pelo Albert Einstein, estava
[03:03:04 - 03:14:52]
|
ajustada, agora é um chute reditou em boa hora, é da autoguia de José Ferreira Antunes.
[03:27:12 - 03:33:08]
|
Tu chamaste-lo de capitalista, é verdade, eu estou à empresa de paixão, paul e mão, foi
[03:33:08 - 03:39:40]
|
super secretário do Estado do Antustado, não foi enviado de salas, a que caiu tenno, foi
[03:39:40 - 03:48:20]
|
de estabilizador, a gangolim, a sambique e depois negociador, um planil golpe de Estado, foi
[03:48:20 - 03:56:56]
|
o chefe de tropas especiais, é uma personagem incrível, ainda por cima foi pai de 12 filhos,
[04:08:52 - 04:17:48]
|
É um clássico da crítica de cinema, é em 6ª cinema, um livro de Paul Schrader, chamado
[04:17:48 - 04:23:44]
|
o estilo transcendental no cinema, o Zubrisson e a Dreyah, o Paul Schrader não se enneaste
[04:23:44 - 04:31:48]
|
muito conhecido e é talvez com o Peter Bogue da Anovidis o mais importante dos críticos
[04:41:52 - 04:51:48]
|
E o Schrader foi educado, teve uma educação que a Avenida está muito estreita e decidiu,
[04:51:48 - 04:58:56]
|
depois a paixão sobre o cinema, que não permitiu, permitiu não ver cinema até a adolescência.
[04:58:56 - 05:07:04]
|
E então neste livro é o no fundo, tinha 24 anos, é um investidor o dinário pague a inconstidade,
[05:07:04 - 05:16:52]
|
e ele tenta encontrar qualquer coisa de comum nos filmes, aquela chama de transcendentais,
[05:16:52 - 05:25:32]
|
o estilo transcendental é o estilo dos filmes em que querem falar do sagrado, como sabem,
[05:25:32 - 05:35:24]
|
é um tema difícil de falar sobre, sobre ele, e até os escolheis trascinheastas, o Zubrisson
[05:35:24 - 05:44:04]
|
e o Dreyer, e até se deleque há uma forma de falar do sagrado, que é o estilo transcendental,
[05:44:04 - 05:52:32]
|
que é transversal às culturas, é uma forma de representação e não sistema de crianças
[05:52:32 - 06:04:12]
|
e eles tudo isso, e tem um profício novo sobre o slow cinema, que não tem muito a ver com o resto,
[06:04:12 - 06:16:48]
|
mas enfim, é um anex muito interessante sobre as tendências do cinema nos últimos 20 e 30 anos.
[06:30:28 - 06:39:00]
|
É um volume fascinante, que se chama teatro de revista em Portugal, revistas perdidas e outras,
[06:39:00 - 06:51:44]
|
1858 e 1868, é um estudo reparem, é bastante volumoso, até porque tem, digamos aqui,
[06:51:44 - 07:03:12]
|
várias revistas, transcritas, antigas que se julgavam perdidas e outras entrevistas...
[07:05:56 - 07:12:28]
|
O teatro de revista é a teatro de revista do ano, seria o seu nome completo, porque é
[07:20:52 - 07:31:20]
|
Eu, eu, eu organizado pela Eugenia Vásquez, o que faz um, uma espécie de estudo inicial,
[07:31:20 - 07:40:12]
|
que valeria o livro sobre ele, até porque só nas hipígrafas, a gente já se diverte muito,
[07:40:12 - 07:47:40]
|
e a gente já percebe que, digamos, partidários do teatro de revista, que até se comprasem,
[07:47:40 - 07:54:24]
|
como, digamos, um certo desbregamento, e dizem, é assim mesmo, com chalassa grossa e o
[07:59:40 - 08:08:08]
|
Mas, por exemplo, temos fialho da alméida, que mais à frente, a Eugenia Vásquez diz que,
[08:08:08 - 08:15:56]
|
quando morreu deixou uma revista escrita, mas que aqui ele diz assim, as revistas do ano tornaram
[08:23:56 - 08:32:24]
|
Portanto, são cartinos sem saborões, dos recessos suspeitos das letras, sacodem o rira
[08:43:48 - 08:51:12]
|
-Ah, ainda lugar para a colaboração, a vulsa e porca dos atores, que metem sua casa
[08:58:48 - 09:06:32]
|
Há várias transcrições de revistas, sempre, alogóricas, né, uma cena em que hipocrisia
[09:17:48 - 09:26:48]
|
-Fica ao teatro de revista, compilado por Eugenio Vás, que está concluída mais uma
[09:28:28 - 09:37:08]
|
Doas 8 dias, à mesma hora, sempre em pós-caste de qualquer hora pedrem o dia João Miguel