• lista de episodios - sobre
  • Livros da semana: Pina, Flaubert, BD e poesia

    [00:00:00 - 00:06:20] |
    Esta semana João Miguel Tavarres considera-se fake.
    [00:06:20 - 00:19:04] |
    Pedro Mexia sente-se incompetente e Ricardo Orojo Pereira presta tributo a cícero.
    [00:19:04 - 00:27:56] |
    Está reunido o programa, cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer.
    [00:27:56 - 01:10:28] |
    Olá! Bom, gastou eu de novo a trabalhar? Pois é, achavam que eu faz isso de graça. Ah, né! E não vos falto de trabalho por acaso.
    [01:10:28 - 01:22:56] |
    É que hoje assumimos a pasta do facilitismo e por quê? Porque os falamos do modelo perfeito para facilitar trabalhos.
    [01:22:56 - 01:32:12] |
    O Renault Kangu Van Etek. Comecemos pelo Open Sesame, não.
    [01:32:12 - 01:48:12] |
    É nós de falar de um troco de magia, mas garante-vos, é impressionante. Um sistema bairno que abra as portas a todo mundo de oportunidades e possibilidades.
    [01:48:12 - 02:04:44] |
    Assim um pouco como fazem as joventos partidárias, mas felizmente sem aquela parte chata de ter de abanar a banderinha e gritar repetidamente muito bem para funcionar.
    [02:04:44 - 02:14:24] |
    E pronto, hoje é cortinho. Já chega a trabalho por hoje, por menos para mim, que estou a acabar o anúncio.
    [02:14:24 - 02:24:52] |
    Bom, programa. Especialmente se tiver ouvir isto enquanto trabalha. No macangu, quem sabe?
    [02:28:12 - 02:39:52] |
    Para viver vocês vão bem vindos no final de uma semana marcada pelo arranque de um novo anelativo e pelo novo livro de Cavaco Silva.
    [02:39:52 - 02:51:00] |
    Vamos falar disso daqui a pouco. Mas antes o Ricardo Raúse Pereira quer ser ministro da Flascha interview.
    [02:51:00 - 02:58:12] |
    E acha que é caso para um rescaldo ou mais alto nível?
    [02:58:12 - 03:02:12] |
    Acho que sim, Carlos. Acho que sim.
    [03:02:12 - 03:06:32] |
    Estamos a falar da maior agulhada. Exatamente.
    [03:06:32 - 03:26:32] |
    O exemplo da seleção portuguesa de futebol, quando sou o apeto final naquele Portugal, o semburgo, depois dos 9-0, após que quis ouvir de imediato protagonistas...
    [03:26:32 - 03:33:12] |
    Exatamente. Alguns os medores em particular, ou o funcionador Martínez?
    [03:33:12 - 03:53:12] |
    Não, os verdades protagonistas, os jogadores... As jogadores tiveram desempenhar um papel de si senhor no jogo, o selecionador também, mas eu queria ouvir o grande protagonista e felizmente...
    [03:53:12 - 03:56:32] |
    Exatamente.
    [03:56:32 - 04:03:12] |
    Com patrocínio e tudo, por trás?
    [04:03:12 - 04:06:32] |
    Com patrocínio e tudo lá atrás.
    [04:06:32 - 04:14:52] |
    A frente do... Só faltava aquele boneco, o treinador do passe de ferrer também, que estuma ter.
    [04:14:52 - 04:18:12] |
    Então vamos a isso.
    [04:18:12 - 04:31:32] |
    Infelizmente, não temos aqui atrás de nós o tal painel de patrocínio para reproduzirmos fialmente a cena da Flascha interview, mas...
    [04:31:32 - 04:53:12] |
    E também não podemos ver as imagens, porque embora Marcelo, seja presidente, todos os portugueses, as imagens de Marcelo, são só da RTP, mas podemos tentar reproduzir a situação, pelo menos no essencial,
    [04:53:12 - 05:11:32] |
    Marcelo estava feliz com o resultado histórico, mas sem esconder ainda assim uma ligeira preocupação, em todo caso estava... Pode se dizer "radiente".
    [05:11:32 - 05:21:32] |
    Eu vou reproduzir o discurso, se não se importam, pode ser?
    [05:21:32 - 05:24:52] |
    É, é o que eu disse assim.
    [05:24:52 - 05:36:32] |
    Há um entro, porque não me lembro de uma primeira parte tão boa de equipe nacional, uma segunda parte foi subendo, foi subendo, subendo, subendo.
    [05:36:32 - 05:41:32] |
    E, portanto, foi um grande espetáculo, foi um grande resultado.
    [05:41:32 - 05:59:52] |
    A única coisa em como, de que temos muitos portugueses no Luxemburgo, alguns delos aqui, passá ferios, talvez tenha tenha tenha sido pesado demais para o Luxemburgo, mas não julgamos muito, muito, muito, muito, vai.
    [05:59:52 - 06:19:52] |
    Correu tudo bem, quer dizer quem devia marcar Marco, marcaram muitos, marcaram bem, todos os gols foram bons, julgamos-se de prece com imaginação, sabe-me o NETA-SIM que tudo corre bem?
    [06:19:52 - 06:33:12] |
    Presidente, acertou no jogo, é... porque a maior coliada de sempre portugal, estava aqui presente, fica também para a história.
    [06:33:12 - 06:48:12] |
    Eu tenho estado em vários outros em que tenho a certa idade, mas não há do vídeo que é uma coliada de variedade de história, eu não me lembro mesmo de mim, ter assistido a uma resoltada assim.
    [06:48:12 - 06:51:32] |
    A dia 2,8 égo.
    [06:51:32 - 06:58:12] |
    Portanto, esta é a maior de sempre, nunca vi um nada tão grande.
    [06:58:12 - 07:08:12] |
    É o primeiro 9 a 0, podia ter sido 11 a 0, uma bola na barra, ainda outra bola, a baliza praticamente aberda.
    [07:08:12 - 07:13:12] |
    Não foi... não, não, mas foi de facto uma noite sonho.
    [07:13:12 - 07:16:32] |
    Muito obrigado, senha presidente.
    [07:16:32 - 07:23:12] |
    É um gosto. Isto atenção, mais um...
    [07:23:12 - 07:34:52] |
    É natural que ele não se lembra de uma coliada assim, porque acabou de saber que é a primeira vez na história que eu vamo, mas ele insiste.
    [07:34:52 - 07:39:52] |
    Eu acho isto ótimo atenção, acho isto bom, porque...
    [07:39:52 - 07:49:52] |
    Que é post-selecinador, espanhol, que vem para cá orientar a seleção, porque é a saber que isto não é brincar, que ele deve ter pensado.
    [07:49:52 - 07:56:32] |
    Então, eu... atenção que aqui, aqui, o Presidente de República Tatiana, então, é meu trabalho.
    [07:56:32 - 08:04:52] |
    Eu treinei a belgica durante 6 anos, o rei não fez uma consideração tecnico-tática, o mundo e que vejo.
    [08:04:52 - 08:08:12] |
    Agora é importantado, não é assim.
    [08:08:12 - 08:19:52] |
    E como é que avaliás, qualidades de analis, tecnico-tática, destra reforço da equipa de comentadores da televisão pública?
    [08:19:52 - 08:24:52] |
    Carlos... excelente.
    [08:24:52 - 08:38:12] |
    A via fotobol total, aquele fotobol inventado na Holanda, isto é que comentaria o total, porque Marcelo de Bólio de Souza aborda as pétas técnicos, as pétas táticos.
    [08:38:12 - 08:53:12] |
    Faz a certa altura para desenjuar uma consideração político e diplomática sobre os imigrantes que castam, e são os imigrantes no Luxemburgo e tal,
    [08:53:12 - 09:08:12] |
    e se calhar a rota demasiado pesada quando eles montarem Paulo Chamburg, se calhar os Luxemburgo e tal, pode ser, pode criar um incidente,
    [09:08:12 - 09:13:12] |
    foi para as pétas téticos.
    [09:13:12 - 09:24:52] |
    Até as pétas que não são normalmente abordados, como por exemplo, quem devia marcar marco, quem era?
    [09:24:52 - 09:31:32] |
    Eu não sei bem, há a partida para um jogo, se calhar isso é definido, eu não sei.
    [09:31:32 - 09:34:52] |
    Olha, tudo isso é marcado.
    [09:34:52 - 09:49:52] |
    Só sei isso, uma coisa... E aumentária foi ainda mais distenso, o presidente da República, por longo, foi.
    [09:49:52 - 10:03:12] |
    Foi. Ele fez um segundo comentário que foi todo, foi técnicamente, artísticamente, estratégicamente,
    [10:03:12 - 10:14:52] |
    depois havia pontos de vírus da diferente sobre quem devia jogar, não devia jogar, portanto uma revelação aqui sobre bastidores da seleção.
    [10:14:52 - 10:29:52] |
    Houve uma modificação subestancial no começo da segunda parte, e tudo corra bem, todos jogaram bem, acabou muito e sim, não sei quando é que forem,
    [10:29:52 - 10:36:32] |
    espera ver mais vezes, mas não sei quando é que forem um resultado e nos pétal com como hoje.
    [10:36:32 - 10:38:12] |
    E, portanto, foi isto.
    [10:38:12 - 10:49:52] |
    Foi uma noite, em flação, o problema da habitação, o clima de tenso, entreblência, o vento ficaram adormecidos,
    [10:49:52 - 11:06:32] |
    o presidente Marcelo voltou a ser o adepto e comentador Marcelo Ravel Sosa na Flascha interview, será que se pode citar este propósito, o amigo Altavar,
    [11:06:32 - 11:19:52] |
    daquela velha máxima do falecido Jorge Presetrello e, quando dos relatos de futebol, é disto como eu povo gosta.
    [11:19:52 - 11:29:52] |
    Não sei, o povo está vez gosto, mas eu não gosto nada.
    [11:29:52 - 11:41:32] |
    Não faz parte do mundo. Não, nós já estamos já falamos nisso aqui, isto tornou um som hábito e faz-me confusão.
    [11:41:32 - 11:49:52] |
    Para mim é esse, como entrar a regal ganho de Paltó numa praia de nudistas.
    [11:49:52 - 11:54:52] |
    O que é este senhor que está a fazer?
    [11:54:52 - 12:06:32] |
    Paltó de se calhar é divertido, mas eu mesmo post-pobros nudistas e que lê desagradável.
    [12:06:32 - 12:23:12] |
    Eu, por acastava, ouviu o relato, estava a esquiarem, estava ouvindo a radio no canal e o senhor realmente, o homem que está bem estudo,
    [12:23:12 - 12:29:52] |
    e agora vamos ouvir os portagnesis e tal de repente?
    [12:29:52 - 12:49:52] |
    Bom, é o presidente repubi, ficou um velhinho certo em barraço do jane, para deixa-me ouvir quem está um dos responsáveis e entra ali feito pnétria o Marcelo.
    [12:49:52 - 12:54:52] |
    Tem mais patrocínio por trás que o Ricardo Arospreira.
    [12:54:52 - 12:58:12] |
    Sim, é uma coisa, por isso está a infesta.
    [12:58:12 - 13:14:52] |
    E aquilo é uma coisa, o populismo é difícil olhar para aquilo, aquilo é uma coisa escandalosamente populista, porque não há nenhuma outra razão compreensível.
    [13:14:52 - 13:19:52] |
    Pega o presidente, então tem essa alegra.
    [13:19:52 - 13:31:32] |
    Não tem essa alegra, porque lembro-me do Roosevelt na cadeira roda estará a dizer "ah, os lecas maram muito bem".
    [13:31:32 - 13:39:52] |
    E você, senhora, foi bem jogado? Não sei lembra-me.
    [13:39:52 - 13:48:12] |
    E eu sou pelo respeito pela independência das instituições, e portanto isso também, se é pelo convoc de bol.
    [13:48:12 - 13:56:32] |
    É o palácio de banho de um lado e o estádio da já amor do outro.
    [13:56:32 - 13:59:52] |
    Não foi no já amor, mas é o estádio de colgada.
    [13:59:52 - 14:04:52] |
    Por isso estavam lá muito em portugão.
    [14:04:52 - 14:06:32] |
    Exato.
    [14:06:32 - 14:14:52] |
    A gente ficou o presidente de Portugal devia ser diferente do presidente da Fedração Portugada de Portugal.
    [14:14:52 - 14:21:32] |
    É uma gente que se idade minha.
    [14:21:32 - 14:29:52] |
    Como ficou seu orgulho patrio pedramxia depois dos 9-0 ao do semburgo?
    [14:29:52 - 14:34:52] |
    Antes mais uma noite, obrigada por ter uma vida.
    [14:34:52 - 14:39:52] |
    É, tem que estar devido com intervindo.
    [14:39:52 - 14:44:52] |
    É, tem que estar devido com interesse o voce programa.
    [14:44:52 - 14:49:52] |
    É, reparado, tem uma relação...
    [14:49:52 - 14:54:52] |
    Um mercado complicada com ele, de patriotismo.
    [14:54:52 - 15:04:52] |
    E há um momento em que ele não se manifeste, que é em que é vazado do alo semburgo.
    [15:04:52 - 15:09:52] |
    Quer dizer, já estou vindo.
    [15:09:52 - 15:11:32] |
    Não é um objetivo.
    [15:11:32 - 15:21:32] |
    Em setecentizo, o patriotismo fotoblístico, sobretudo quando vende pessoas que só têm patriotismo fotoblístico.
    [15:21:32 - 15:24:52] |
    E isso estão nas tintas por tudo.
    [15:24:52 - 15:33:12] |
    Mas quer dizer ganhar ou fazer alo semburgo é um bocadinho mais do que costumo.
    [15:33:12 - 15:34:52] |
    Mas quererem mais.
    [15:34:52 - 15:39:52] |
    Nós ganhamos os jogos todos e nós se foremos de News.
    [15:39:52 - 15:48:12] |
    Nós estamos no grupo Cipate e aqui está com a Bahia. Não tem mais nada a dizer.
    [15:48:12 - 15:51:32] |
    Minha flash intervindo seria um flash mesmo.
    [15:51:32 - 15:56:32] |
    Pronto, e este também é um segmento flash.
    [15:56:32 - 16:03:12] |
    Entregamos ao Ricardo Arões Pereira, a parte de ministro da flash interviu.
    [16:03:12 - 16:08:12] |
    E agora que já desapilamos com as grandesas do foto vol,
    [16:08:12 - 16:13:12] |
    voltamos às comzinhas misérias todos os dias.
    [16:13:12 - 16:21:32] |
    Ou talvez não, porque João Miguel Tavares tirou senha pro cargo de ministro da vaidade.
    [16:21:32 - 16:26:32] |
    E ela justifica-se, da vaidade, é um Miguel Tavares.
    [16:26:32 - 16:29:52] |
    Eu tenho muitas dúvidas que justifica.
    [16:29:52 - 16:33:12] |
    Quer falar do início do anoletivo?
    [16:33:12 - 16:34:52] |
    Sim.
    [16:34:52 - 16:41:32] |
    Em sombrado progreves, por situações de falta de professores de algumas disciplinas.
    [16:41:32 - 16:51:32] |
    Mas também, marcado pela satisfação do governo com os resultados de um relatório da OCDE,
    [16:51:32 - 16:56:32] |
    conhecido esta semana, segundo o qual, agora mais jovens,
    [16:56:32 - 17:03:12] |
    aconcluíram, assim, de secundário e o superior, o que levou o ministro da execução,
    [17:03:12 - 17:09:52] |
    a dizer que senta uma certa vaidade por estes resultados.
    [17:09:52 - 17:18:12] |
    Como é que conjuga estes dados por um lado do início do anoletivo nos moldes,
    [17:18:12 - 17:26:32] |
    que são públicos e, para atorar deste relatório da OCDE?
    [17:26:32 - 17:33:12] |
    Eu tenho dificuldade em compatibilizar essas vaidades, porque vamos cá, ver.
    [17:33:12 - 17:38:12] |
    O ministro de educação aí depois explicou, dizendo que,
    [17:38:12 - 17:46:32] |
    relembrando que há 50 anos, 26% da população era a Nalphabeta.
    [17:46:32 - 17:49:52] |
    Já estava em modo de...
    [17:49:52 - 17:53:12] |
    Comunações do R$ 500,000.
    [17:53:12 - 17:59:52] |
    Há 50 anos, 26% da população era a Nalphabeta.
    [17:59:52 - 18:06:32] |
    Há 30 anos mais de notar dos jovens abandonavam os coles antes do final do ano.
    [18:06:32 - 18:09:52] |
    E é verdade, e tudo isso é verdade.
    [18:09:52 - 18:14:52] |
    E podemos sentir vaidosis disso.
    [18:14:52 - 18:24:52] |
    Se, no mesmo sentido, nos sentimos vaidosis de aluros e a canalização,
    [18:24:52 - 18:29:52] |
    ter chegado ao desde os trássos montes.
    [18:29:52 - 18:33:12] |
    Portanto, sim que bom, realmente, o país evoluiu.
    [18:33:12 - 18:36:32] |
    E foi evoluindo.
    [18:36:32 - 18:43:12] |
    O mulher não é, também é algo que faltava.
    [18:43:12 - 18:53:12] |
    E, portanto, essa evolução de facto é a evolução do país integrada na União Europeia.
    [18:53:12 - 18:59:52] |
    E a que, apesar de tudo, foi por que o Gagardinho cobalear os restantes países da Europa.
    [18:59:52 - 19:08:12] |
    Agora, há aquilo que é, digamos assim, o cenário macro.
    [19:08:12 - 19:14:52] |
    E, pois, é um cenário mais micro que não é tão micro, assim que já dura o 8-0.
    [19:14:52 - 19:21:32] |
    E é o 8-0, estão aqueles, em que o João Costa, atual, na Insta-Edecação,
    [19:21:32 - 19:26:32] |
    está no governo, que antes, estava como se que está a educação.
    [19:26:32 - 19:36:32] |
    E quando se vai ver desde 2015, será que nós podemos dizer que a educação melhorou
    [19:36:32 - 19:39:52] |
    neste últimos 8 anos.
    [19:39:52 - 19:44:52] |
    E, eu, e de facto, tenho mesmo muita dificuldade.
    [19:44:52 - 19:48:12] |
    Eu e quase toda a gente.
    [19:48:12 - 19:54:52] |
    E, portanto, esta, esta, utilizar a expressão vai-dado.
    [19:54:52 - 20:03:12] |
    Para se vangluriar da acontecimentos que não são mere direto dele.
    [20:03:12 - 20:11:32] |
    Esquece-se entre essas asenegas e a falta de reação que são próprias de eu.
    [20:11:32 - 20:14:52] |
    Isso me parece muito bizarro.
    [20:14:52 - 20:24:52] |
    É porque, eu também, disse uma outra coisa esta semana, que é preciso, por eu paciência,
    [20:24:52 - 20:31:32] |
    porque é preciso tempo para resolver os problemas do ensino.
    [20:31:32 - 20:36:32] |
    De isso, ministro da educação, que está lá há 8 anos.
    [20:36:32 - 20:43:12] |
    Olha, eu relem, porque a primeira guerra mundial demogou 4 anos.
    [20:43:12 - 20:51:32] |
    E quando acabou, o mundo europeu, então, é totalmente diferente que aí uns empereis todos.
    [20:51:32 - 20:56:32] |
    A segunda guerra mundial demogou 6 anos.
    [20:56:32 - 21:03:12] |
    O vobombas atômicas, o mundo ficou totalmente diferente.
    [21:03:12 - 21:08:12] |
    Este ministro está lá há 8 anos.
    [21:08:12 - 21:13:12] |
    Mas aí, pede paciência, porque não é suficiente para mudar as coisas.
    [21:13:12 - 21:18:12] |
    Eu não sei qual é que vai-dado aquele de pote que tenho neste facto.
    [21:18:12 - 21:26:32] |
    O facto do conflito na educação continua para resolver o conflito com os professores,
    [21:26:32 - 21:34:52] |
    não me adhamente, revela incapacidade no negociar o apartado do Governo,
    [21:34:52 - 21:44:52] |
    pedimos-se ou temos-se por parte dos professores, o que ele parece a maior grau.
    [21:44:52 - 21:53:12] |
    O que temos? É compreensível. Está a falar da vida das pessoas,
    [21:53:12 - 21:58:12] |
    e para ter compreensível, temos-se. Acho que a vela de duas coisas,
    [21:58:12 - 22:01:32] |
    já falamos aqui, disso, no outro circunstâncias.
    [22:01:32 - 22:09:52] |
    A vela que a capacidade negociar, que já era problemática,
    [22:09:52 - 22:18:12] |
    se tornou mais problemática com um sindicato mais radical do que aquilo que já existia.
    [22:18:12 - 22:26:32] |
    E, portanto, todos os episódios que nós vimos do famoso cartónico,
    [22:26:32 - 22:34:52] |
    eles lá, piscos de pétados, no olho, que são evidentemente um detalhe no sentido.
    [22:34:52 - 22:38:12] |
    É que foi uma coisa que aconteceu e que não é significativa de nada,
    [22:38:12 - 22:43:12] |
    mas é significativa de um clima.
    [22:43:12 - 22:44:52] |
    -Lima. -De um clima.
    [22:44:52 - 22:49:52] |
    -A nem musidade. -De uma nem musidade que já vai a esse nível.
    [22:49:52 - 22:56:32] |
    E o outro problema, além disso, da radicalidade,
    [22:56:32 - 23:06:32] |
    é que eu tenho lido com muita atenção tudo que sou republicana do Jornal,
    [23:06:32 - 23:16:32] |
    sobre isso, e acho que é difícil sair deste beco que é, por um lado,
    [23:16:32 - 23:21:32] |
    boas partes de reivindicação são justas, por outro lado,
    [23:21:32 - 23:28:12] |
    não é viável atender essas reivindicação, tendem conta,
    [23:28:12 - 23:34:52] |
    o globalidade da função pública, etc.
    [23:34:52 - 23:46:32] |
    E honestamente, não linava nem falei com pessoas de vivimento,
    [23:46:32 - 23:59:52] |
    não lhe tenham ou doutor opinião, mas visto de fora, não vejo que se possa dizer que injusto em si,
    [23:59:52 - 24:04:52] |
    nem vejo que se possa dizer que é fácil de resolver,
    [24:04:52 - 24:14:52] |
    porque, de facto, depois há questões de igualdade entre funcionários públicos,
    [24:14:52 - 24:26:32] |
    que sempre pessoas que não estão a apostar, e isso se há uma coisa que não sei sair resolvido,
    [24:26:32 - 24:31:32] |
    mas se há uma coisa que é para o que realmente complicada é este.
    [24:31:32 - 24:41:32] |
    Neste quadro, será desesperar que o nível de mobilização dos professores se mantém tão elevado,
    [24:41:32 - 24:49:52] |
    como no ano passado, ou eles próprios poderão começar a cansar-se de uma luta que,
    [24:49:52 - 25:01:32] |
    no aspecto central, de aquilo que os move, que é do tempo do serviço, parece não dar forú dos...
    [25:01:32 - 25:11:32] |
    Quer dizer, já se percebeu que no plano político é extracional e se parece perdido.
    [25:11:32 - 25:24:52] |
    Não quer dizer que as pessoas não continuem inscitidas, que nas causas perdidas, ou noito ao liveense.
    [25:24:52 - 25:41:32] |
    Mas acho que já se viu que não tem evidinho, não se imagina como é que poderá vir a haver
    [25:41:32 - 25:53:12] |
    da parte da existência do governo começar e do grupo parlamentar do perdido.
    [25:53:12 - 25:56:32] |
    Se isso é a solução para isso.
    [25:56:32 - 26:03:12] |
    O mesmo relatório que já falamos que deixou ministros de educação orgulhoso,
    [26:03:12 - 26:11:32] |
    vai doze feitos para ver mais alunos em agressar no secundário e no superior,
    [26:11:32 - 26:23:12] |
    também diz que os pessoas portugueses perderam o poder de compra desde cantónio costa, é primeiro ministro.
    [26:23:12 - 26:33:12] |
    Será caso para ir à procura no dicionário do Antónimo de Vai Doze ou Ricardo Raúcha Pereira?
    [26:33:12 - 26:39:52] |
    Antes de por contrário, Carlos, acho que temos que ir à procura de um sino animo de Vai Doze,
    [26:39:52 - 26:49:52] |
    não estará repetir vai da outra vez porque o que isto mostra seja mais alunos nos secundários no superior,
    [26:49:52 - 26:58:12] |
    com menos poder de compra dos processos, é a gestão eficaz, ou seja com mão dobra mais barata,
    [26:58:12 - 27:06:32] |
    obtém mais produto, mais alunos nos secundários no superior.
    [27:06:32 - 27:16:32] |
    Por tanto, se este é a minha prebosta, depois por nós temos anos de reduzirmos o salário,
    [27:16:32 - 27:24:52] |
    por exemplo, uma senda de paqueda professor, a próxima geração entre a toda em Oxford.
    [27:24:52 - 27:31:32] |
    É fazer as contas, se fizer outro.
    [27:31:32 - 27:43:12] |
    João Miguel Tavar fica então ministro de Vai Doze e é vez do Pedro Messias tornar ministro de Governança,
    [27:43:12 - 27:58:12] |
    também é da opinião Pedro Messias que há como diz o título de livre que vamos falar a seguir o mar de Governar.
    [27:58:12 - 28:06:32] |
    É capaz de virar um mar de Governar, mas este livro não é sobre isso.
    [28:06:32 - 28:14:52] |
    Não se chama-se, mas o primeiro ministro é a propósito de um novo livro de Cavacilva,
    [28:14:52 - 28:28:12] |
    que se foram conhecendo os serem-desceros ao longo da semana, já agora é um livro lançado esta sexta-feira
    [28:28:12 - 28:34:52] |
    e nós estamos a gravar ainda um pouco antes disso.
    [28:34:52 - 28:38:12] |
    Mas dá alguns de nós ao leram.
    [28:38:12 - 28:48:12] |
    Pronto, mas é só para prevenir os espectadores que se houver a ser refúsca no lançamento,
    [28:48:12 - 28:58:12] |
    nós estamos a falar um pouco antes, não traçam-se de pesquerecimentos, não se proveem que é a gente.
    [28:58:12 - 29:06:32] |
    Então, vantagem que você agora tem que fazer isso comenta, e se não sabe o qual é acontecer.
    [29:06:32 - 29:16:32] |
    Porque já conhece parece que o livro Pedro Messias, este livro primeiro ministriário de Governar,
    [29:16:32 - 29:28:12] |
    foi escrito para ser lido a entesa ou como um comentário direto da atualidade política.
    [29:28:12 - 29:39:52] |
    Repara o livro, é um livro do qual, sobretudo, é a primeira parte, que é a parte nova ou resta,
    [29:39:52 - 29:49:52] |
    são recolhas de textos, a primeira parte é difícil descordar de uma coisa que é dita,
    [29:49:52 - 29:56:32] |
    porque são simplesmente... Não é isso que é sobre a arte, quando se diz a arte de Governar,
    [29:56:32 - 30:03:12] |
    suponha que há que uma tesla, mas, obviamente, florentina, isso esticada.
    [30:03:12 - 30:08:12] |
    Não, não é uma tesla, não é uma coisa.
    [30:08:12 - 30:19:52] |
    Não é isso, são coisas que não são, e assim mesmo não é criticava que o ex-presidentes,
    [30:19:52 - 30:24:52] |
    meu ministro escrevam a dizer isso, mas são coisas bastante óbvio, gente.
    [30:24:52 - 30:33:12] |
    Quando esse quadrionista é fazer uma lista, e com as ações que são escapados mais tecnicamente,
    [30:33:12 - 30:39:52] |
    falar com eles, dar tempo para eles, falar com a família.
    [30:39:52 - 30:49:52] |
    Nas reuniões, se você vai dizer um comentário desagradável, deixem privado para não melhor a pessoa em público.
    [30:49:52 - 30:58:12] |
    Se há um problema como ela fala, se o primeiro ministro, ou que o primeiro ministro, com jornalistas,
    [30:58:12 - 31:04:52] |
    às vezes é preciso ter algo de cuidado, por causa das fontes e das fulgas, etc.
    [31:04:52 - 31:08:12] |
    Bom, isso não é nada.
    [31:08:12 - 31:19:52] |
    O problema é o seguinte, e é até uma visão bastante institucionalista e formal,
    [31:19:52 - 31:24:52] |
    que me agrada em grande medida.
    [31:24:52 - 31:34:52] |
    Mas há das problemas aqui, o que está tudo, o que está chorando, como funciona o Conselho de Ministros?
    [31:34:52 - 31:44:52] |
    E a gente já não precisa existir, não precisa ser humano-al, do funcionamento do sistema do Governo em Portugal.
    [31:44:52 - 31:58:12] |
    Há dois problemas aqui, que há algumas regras genéricas que podem ser consideradas,
    [31:58:12 - 32:08:12] |
    farpas ao atual titular, tanto mais que na última parte do livro,
    [32:08:12 - 32:16:32] |
    há um texto que foi publicado, peço que no observador, há um expresso.
    [32:16:32 - 32:24:52] |
    -Eso do livro de Mamueda? -Não, não é o de Mamueda.
    [32:24:52 - 32:29:52] |
    -Elo tem de Mamueda também, é o que está fazendo.
    [32:29:52 - 32:36:32] |
    É o texto de Cavaco Silva, chamado "fazer mais e melhor do que Cavaco Silva".
    [32:36:32 - 32:46:32] |
    Estais tão textos, mesmo de Grilha, contra o Anteuá, o Governo, claramente.
    [32:46:32 - 32:48:12] |
    -Eva em inglês, sabe?
    [32:48:12 - 32:59:52] |
    Mas não derá de que o primeiro aparto que tem, momentos em que, por um látiz, se aplica,
    [32:59:52 - 33:06:32] |
    pode se aplicar em geral, mas pode aplicar o caso correto, por exemplo,
    [33:06:32 - 33:13:12] |
    quando Cavaco Silva diz, e no Governo não se deve escolher pessoas procações
    [33:13:12 - 33:16:32] |
    de amizades ao que estão em familiares.
    [33:16:32 - 33:23:12] |
    Isto, que em si mesmo não parece, não polêmico,
    [33:23:12 - 33:28:12] |
    parece uma farpa antónio Costa.
    [33:28:12 - 33:43:12] |
    Quando diz a páginas 37, diz, o primeiro ministro não pode deixar de propor admissão
    [33:43:12 - 33:49:52] |
    de um ministro, como sejam os casos de faltado de há dado para consigo,
    [33:49:52 - 33:58:12] |
    ou comportamento de reveladores da ausência de sentido Estado, nós somos capazes de pensar,
    [33:58:12 - 34:03:12] |
    na água dos casos de recente da ausência de sentido Estado.
    [34:03:12 - 34:09:52] |
    -Pas este, como exemplo, isso durante a governação de Cavaco,
    [34:09:52 - 34:16:32] |
    o momento em que ele se mariamente o ministro do Ambiente Carlos Borrego.
    [34:16:32 - 34:24:52] |
    -Demissão por ausência de comportamentos.
    [34:24:52 - 34:28:12] |
    -E vem.
    [34:28:12 - 34:34:52] |
    -E demitiu o somariment e, quer dizer, era um tempo para recuperar.
    [34:34:52 - 34:38:12] |
    -E deixa-me só dizer uma coisa.
    [34:38:12 - 34:49:52] |
    A outra parte, e certamente que os resignistas, socialistas vão pegar nisso,
    [34:49:52 - 34:56:32] |
    que há aqui momento, em que é devido ao Cecavaque Silva,
    [34:56:32 - 35:01:32] |
    o primeiro ministro esteve à altura de algumas as coisas que aqui dizem.
    [35:01:32 - 35:09:52] |
    -Pas certamente que há pessoas que vão pegar em parte, em que ele diz o momento.
    [35:09:52 - 35:16:32] |
    -Dá uma sola vez, não deve dar as a ilusões, etc., etc.,
    [35:16:32 - 35:23:12] |
    e fiar vários momentos em que será, mas isso, Cavaco Silva,
    [35:23:12 - 35:34:52] |
    já vai no saber o Itavo Livro, o VII Livro, de autosplicação, bolanço,
    [35:34:52 - 35:38:12] |
    autoologio, etc., o que é, por isso mesmo que não é normal,
    [35:38:12 - 35:48:12] |
    faz parte da atividade editorial, mas o livremente polêmico é o mesmo do que para isso.
    [35:48:12 - 35:54:52] |
    -O que é que ele diz o facto de homigialar a vars de Cavaco Silva ter escolhido o Dorma,
    [35:54:52 - 35:58:12] |
    rosto para apresentar este livro?
    [35:58:12 - 36:09:52] |
    -É para nada especial, não sentida em que, bom, é uma pessoa da sua ideológica e do gombarroso.
    [36:09:52 - 36:14:52] |
    -E depois eu... -Mas eu acho que era uma pessoa que...
    [36:14:52 - 36:19:52] |
    -Via ter lido o livro sobre como é com o primeiro ministro de Aficion?
    [36:19:52 - 36:24:52] |
    -Devo com a previsão número 1. Não se pijar.
    [36:24:52 - 36:31:32] |
    -Não, mas repaga. Isso bate em todos, em que o Inno Péu Pio Cavaco,
    [36:31:32 - 36:43:12] |
    como o Pedro em Tia explicou e bem, e estão 60 pages na verdade.
    [36:43:12 - 36:49:52] |
    O da título livre é um ensaio de 60 pages, que se lei muito rapidamente,
    [36:49:52 - 37:01:32] |
    e que é quase uma manuala que se eu tivesse a dar aula de uma aula com a consciência política
    [37:01:32 - 37:08:12] |
    e que fosse dica a do tema, para o primeiro ministro, era aquilo que eu ensinava aos meninos.
    [37:08:12 - 37:14:52] |
    E, portanto, enquanto... E são testes de jage, das coisas...
    [37:14:52 - 37:18:12] |
    -É como é, sem satas?
    [37:18:12 - 37:19:52] |
    -Sim.
    [37:19:52 - 37:26:32] |
    -Não há nenhum rágido de "Olha que eu bem visto, nunca tinha pensado nisto".
    [37:26:32 - 37:29:52] |
    -Portanto, não, não é, necloma que vê-lo.
    [37:29:52 - 37:33:12] |
    -E, portanto, são...
    [37:33:12 - 37:36:32] |
    -Aquí vê-lo através de pessoa ou não?
    [37:36:32 - 37:39:52] |
    -Não, não, não, não.
    [37:39:52 - 37:46:32] |
    -E, portanto, são coisas relativamente com as quais a pessoa pode concordar.
    [37:46:32 - 37:54:52] |
    Agora, claro, como aquilo é o patamar de exigência e de excelência no comportamento,
    [37:54:52 - 38:01:32] |
    daqui que deve ser um primeiro ministro, toda a gente fica a cair, ou seja, se tu quiser.
    [38:01:32 - 38:08:12] |
    Por isso é que isto, na verdade, estamos aqui atentando hoje de enhar a vaca da euroneótica
    [38:08:12 - 38:16:32] |
    a vez se saia alguma pinguinha de leite, mas a vaca não tem uma grande leita.
    [38:16:32 - 38:19:52] |
    -E, mas já, muita gente vai ouro-dinhardo.
    [38:19:52 - 38:26:32] |
    -Não, senão, já tem um "dinhado", mas aquilo dá, ou seja, o que eu quero dizer é,
    [38:26:32 - 38:33:12] |
    se estivesse no tempo do Santana, dava por "dinhado", e olha críticas ao Santana.
    [38:33:12 - 38:36:32] |
    Se estivesse no tempo do "dragão", olha o que é.
    [38:36:32 - 38:41:32] |
    -E se ele ouve a publica o tal texto, o "damamué", "damamamé".
    [38:41:32 - 38:48:12] |
    -Sim, é, se dizendo que mantém a sua atualidade.
    [38:48:12 - 38:54:52] |
    -E se eu digui a que a republicação desse texto é o "Potapé" mais invisível,
    [38:54:52 - 38:56:32] |
    mas de resto.
    [38:56:32 - 38:58:12] |
    -No verso?
    [38:58:12 - 39:04:52] |
    -Não "Potapé" é exatamente, mas um "Potapé" no "Póbico de Bebe" aqui ainda está no "Póbico".
    [39:04:52 - 39:06:32] |
    -Nem "Cubadora".
    [39:06:32 - 39:08:12] |
    -Nem "Cubadora".
    [39:08:12 - 39:14:52] |
    Mas se estivesse no tempo do "Sócretis", também se aplicava "Sócretis".
    [39:14:52 - 39:24:52] |
    -E que a aplica a toda a gente, ao António Costa, a Marcelo, mas também se aplicou o "Póbico de Bebe"
    [39:24:52 - 39:33:12] |
    porque o "Póbico de Bebe" também nem sempre, porque se devolou a nível,
    [39:33:12 - 39:38:12] |
    das coisas que isso aqui incluindo no "Póbico de Bebe".
    [39:38:12 - 39:41:32] |
    -Incluindo no "Póbico de Bebe", como é evidente.
    [39:41:32 - 39:48:12] |
    -E numa questão que o Pedro Mexías já afluou, Ricardo Raúl,
    [39:48:12 - 39:56:32] |
    o Pedro Ricardo Raúl, para ele acera que o "Póbico" sempre compre o arresco da Corte,
    [39:56:32 - 40:04:52] |
    o que já sabemos do livro, tudo aquilo que ensina nesta obra, a ser cadar de governar.
    [40:04:52 - 40:11:32] |
    -Tanto, e tanta pena de saber a resposta a essa pergunta, que ela significa ela estar.
    [40:11:32 - 40:21:32] |
    Eu lembro que não sei que o passado, de facto, não, o "Póbico de Bebe" não fez aquilo que agora recomenda
    [40:21:32 - 40:24:52] |
    aqui um primeiro ministro faça, desigadamente.
    [40:24:52 - 40:33:12] |
    Eu li alguns certos, não li o livro todo, porque não quero.
    [40:33:12 - 40:41:32] |
    Mas, de facto, a diferença entre uma cave... uma cavele e uma cavele.
    [40:41:32 - 40:48:12] |
    É como uma cavele, o tempo problema de ter governado.
    [40:48:12 - 41:01:32] |
    E, portanto, as sugestões de uma cavele, quando a gente vai, com cotijolas, com a prática de uma cavele,
    [41:01:32 - 41:11:32] |
    vê algumas diferenças, como, por exemplo, quando ele diz, o primeiro ministro,
    [41:11:32 - 41:21:32] |
    não deve criticar em público, o presidente da República, a gente lembra,
    [41:21:32 - 41:29:52] |
    e aquelas entrevistas que o senhor deu quando era o primeiro ministro de dizer assim,
    [41:29:52 - 41:34:52] |
    "Por que, com cheixes, não voltou a PS, isso candidata a primeiro ministro,
    [41:34:52 - 41:41:32] |
    assim já podia conduzir politicamente o país e coordenar a ação dos ministros."
    [41:41:32 - 41:44:52] |
    -É, e riguadar do gíntimo de fesa.
    [41:44:52 - 41:48:12] |
    -Certo? -Sicupo lá.
    [41:48:12 - 41:53:12] |
    Uma cavele aqui foi uma nota, não ser que seja ele de gíntimo.
    [41:53:12 - 41:56:32] |
    -E tu era o gíntimo de fesa aí.
    [41:56:32 - 42:01:32] |
    -E depois... -Aprair a alguns...
    [42:01:32 - 42:11:32] |
    -Que nunca era sempre muito subtil, que pretendem transformar uma magia extratura de influência,
    [42:11:32 - 42:14:52] |
    numa magia extratura de interferência.
    [42:14:52 - 42:19:52] |
    E, portanto, quem se lembra disso, sabe que...
    [42:19:52 - 42:29:52] |
    -Que não. -Que a vaca de mito que pode ter estado menos bem nos seus conflitos,
    [42:29:52 - 42:33:12] |
    como é que só as figuras de saber.
    [42:33:12 - 42:38:12] |
    -O Pedro Mexíica, a Sim Ministro da Governança,
    [42:38:12 - 42:43:12] |
    está em entrega das pastas ministriais por esta semana.
    [42:43:12 - 42:49:52] |
    Agora vamos saber porque os homenial está avar, se declara feic,
    [42:49:52 - 42:56:32] |
    e estamos a falar de falsidade liberada ou involuntária.
    [42:56:32 - 43:01:32] |
    -É, não, acho que foi bastante deliberada.
    [43:01:32 - 43:04:52] |
    -E confessada já, não é? -E confessada.
    [43:04:52 - 43:09:52] |
    -E que está aqui em causa o processo... -E este é uma festa.
    [43:09:52 - 43:16:32] |
    -E o processo de passagem para a era contra lemes de esteves,
    [43:16:32 - 43:23:12] |
    na altura dos facto, em causa...
    [43:23:12 - 43:26:32] |
    Era assistente da Faculdade Direto Lisboa,
    [43:26:32 - 43:36:32] |
    por causa de um artigo que publicou este professor universitário no Jornal Sol.
    [43:36:32 - 43:43:12] |
    O caso acabou de não ir a julgamento, porque lemos esteves esta semana
    [43:43:12 - 43:51:32] |
    admitiu que já entrebunal, mas sem que tivesse chegado a julgamento,
    [43:51:32 - 44:01:32] |
    admitiu que o que escreveu era tudo mentira e aceitou pagar uma indenização a passagem para a era.
    [44:01:32 - 44:09:52] |
    -Crafação daquesta processo de imbrece, João Miguel Paváras.
    [44:09:52 - 44:16:32] |
    -Deixa-me só fazer uma pequena nota em relação ao lemes de esteves,
    [44:16:32 - 44:21:32] |
    porque como de facto nós já fomos mais novos, já que andamos há muitos anos,
    [44:21:32 - 44:31:32] |
    e foi daqueles que acompanhou a sua trajetória, que do início era altamente por um missora.
    [44:31:32 - 44:34:52] |
    -Vocervador, não me gaguei. -Como só nos parece,
    [44:34:52 - 44:41:32] |
    em um blog, e depois passou o salto ao pós-sol.
    [44:41:32 - 44:48:12] |
    Mas ele, de facto ao longo do tempo, foi se afestando da órgbita,
    [44:48:12 - 44:53:12] |
    em que o Indorbita resta, e depois, a partir de certa altura,
    [44:53:12 - 44:58:12] |
    já andava no espaço a dar algumas voltas.
    [44:58:12 - 45:06:32] |
    E foi quando já estava realmente... -Fora da órgbita.
    [45:06:32 - 45:13:12] |
    -Como a história da órgbita, que eles escreveram, está, principalmente,
    [45:13:12 - 45:19:52] |
    tem concebível sobre o paixecte para a era.
    [45:19:52 - 45:26:32] |
    E eu acho que vale a pena trazer isto para aqui, porque nós somos aqui,
    [45:26:32 - 45:31:32] |
    eles gostamos de sempre aqui nas defesas da liberdade de expressão.
    [45:31:32 - 45:36:32] |
    -Como estamos sempre a defender a liberdade de expressão,
    [45:36:32 - 45:41:32] |
    lá vem a ver que o pessoal da diz "ah, mas pensam que a liberdade de expressão
    [45:41:32 - 45:48:12] |
    não tem limites". -Nocro lá, devemos dizer que nunca me rendicis.
    [45:48:12 - 45:51:32] |
    -Clar que a liberdade de expressão tem um limites.
    [45:51:32 - 45:58:12] |
    -Tão limites da liberdade de expressão. -Tão todos na lei.
    [45:58:12 - 46:06:32] |
    -Tão todos na lei. -Este é uma das estratégias de feitas
    [46:06:32 - 46:11:32] |
    da liberdade de expressão, precisamente, a lugar certa a altura,
    [46:11:32 - 46:14:52] |
    que era uma questão de liberdade de expressão.
    [46:14:52 - 46:18:12] |
    -Certo, mas havia lá a via lá.
    [46:18:12 - 46:21:32] |
    -Que eu returqui o mais mente e mentigo os dentes de dor.
    [46:21:32 - 46:24:52] |
    -Esclaro. -Mas atenção.
    [46:24:52 - 46:28:12] |
    A parte do tacho, acho que sim, são liberdade de expressão.
    [46:28:12 - 46:31:32] |
    -Como ela chama de "ah, a to linhas".
    [46:31:32 - 46:34:52] |
    -Nada que ele é. -Aquia que ele é.
    [46:34:52 - 46:41:32] |
    -Exatamente. Quando ele chama a personagem mais inarravel da comunicação
    [46:41:32 - 46:44:52] |
    social portuguesa, quando são opiniões?
    [46:44:52 - 46:48:12] |
    -Opniões. -A gente tem isso.
    [46:48:12 - 46:54:52] |
    -Sustantivos, aqui. -Pois, depois, então, solta para a paga.
    [46:54:52 - 47:01:32] |
    -Este senhor que fez viagens de luxo, é um paga espelhém baixada.
    [47:01:32 - 47:08:12] |
    -Não, paga. -E não se pode.
    [47:08:12 - 47:11:32] |
    -Não provas isso ou não dá. -Exato.
    [47:11:32 - 47:18:12] |
    -Porque isso aqui são acusações factuais, mas são as crianças que elascem.
    [47:18:12 - 47:23:12] |
    -Eu sou da opinião de que ele fez viagens paga. -Não, é de uma opinião.
    [47:23:12 - 47:29:52] |
    E portanto, é este lado de facto que vem muito o entalava.
    [47:29:52 - 47:33:12] |
    E eu, eu pego, pego, pego.
    [47:33:12 - 47:39:52] |
    -Apanhou o bem. -E eles têm a mesma posição sobre liberdade de expressão que nós temos.
    [47:39:52 - 47:43:12] |
    -Nos temos. -E não tem.
    [47:43:12 - 47:49:52] |
    -E não tem a chance de ter a chance de ter a chance de ter a chance de que ele foi.
    [47:49:52 - 47:56:32] |
    -Exatamente. -E deixe-me só finalizar com um aspecto que eu já...
    [47:56:32 - 47:59:52] |
    Eu escrevi sobre isso no público e falei lá isto.
    [47:59:52 - 48:04:52] |
    Mas este desapareceu quando nós estavamos de feias.
    [48:04:52 - 48:08:12] |
    E eu acho que vale a pena sobrelomar isto.
    [48:08:12 - 48:16:32] |
    Porque este é um daqueles casos em que para chegue para a gara, por ser e muito bem.
    [48:16:32 - 48:19:52] |
    E aconteceu quando nós estávamos de feias.
    [48:19:52 - 48:23:12] |
    Este é este descoberto.
    [48:23:12 - 48:28:12] |
    Foi de um ciato primeiro pela Rádio Renanchenci, e depois pelo próprio público.
    [48:28:12 - 48:33:12] |
    Quando a aventura andava a utilizar,
    [48:33:12 - 48:43:12] |
    aí sim, criar uma espécie de fábrica que já te feite news, para aproveitar aquilo que é o leio autográfico,
    [48:43:12 - 48:51:32] |
    tanto o público como da Rádio Renanchenci, para colocar lá notícias que nunca o público...
    [48:51:32 - 48:56:32] |
    -Pas eu não tenho que ter dado a chance de não ter sido a notícias do público.
    [48:56:32 - 49:03:12] |
    -E aí, curiosamente, que o ministério público está investigar,
    [49:03:12 - 49:11:32] |
    é que deliberou sobre o tema, desendevidentemente, que ele estava sabendo para o feitado leal,
    [49:11:32 - 49:19:52] |
    ele, de pecema, vai passar que mentira, dizem que aquilo era um leio de experimentais da folha nacional,
    [49:19:52 - 49:26:32] |
    que é um órgão oficial do cheiro, por exemplo, que uma mentira descaga de cima.
    [49:26:32 - 49:34:52] |
    E, mas que o Sábado é agora na Rádio Renanchenci, não é um público para o Sábado, não é da aventura.
    [49:34:52 - 49:41:32] |
    E eu queria dizer que aqui está uma oportunidade perdida.
    [49:41:32 - 49:48:12] |
    Porque este é que um daquilo de aqueles casos, em que valia a pena por ser o cheiro,
    [49:48:12 - 49:51:32] |
    porque aquilo é quem não aceitava.
    [49:51:32 - 49:56:32] |
    Ou seja, as opiniões de aventura, de escuta, em se bate-se na parça pública,
    [49:56:32 - 50:01:32] |
    a gente chama-lo de nomes uns, ou a outros gostam muito,
    [50:01:32 - 50:06:32] |
    mas isso está no domínio de as opiniões políticas da aventura.
    [50:06:32 - 50:13:12] |
    Quando, de repente, está a alugabara, a copiar,
    [50:13:12 - 50:19:52] |
    coisas que são facilmente comprováveis e processáveis,
    [50:19:52 - 50:24:52] |
    acho que é da aproveitar, em vez de andar em queixasse,
    [50:24:52 - 50:33:12] |
    um pouco, ter um nó constitucional andar a declarar que o partido não pode concorrer as eleições.
    [50:33:12 - 50:41:32] |
    Aqui é que está uma boa oportunidade para atingar-se de judicialmente ao cheiro.
    [50:41:32 - 50:44:52] |
    Como é que, entendre, Ricardo Aros Pereira, o facto de lames,
    [50:44:52 - 50:51:32] |
    estivesse ter arrelado como destemunhas de processo,
    [50:51:32 - 50:56:32] |
    quando ainda queria defender-se aparentemente,
    [50:56:32 - 51:04:52] |
    depois admitiu que mentiu, arreloco como destemunhas,
    [51:04:52 - 51:08:12] |
    o embaixador do Luirão em Portugal, Marcelo Ravel,
    [51:08:12 - 51:14:52] |
    e Donald Trump. E Donald Trump? Eu acho que, Carlos,
    [51:14:52 - 51:21:32] |
    acho que é uma tentativa de, na eventualidade de ser condinado e preso,
    [51:21:32 - 51:26:32] |
    ir para um estabelecimento presional especial,
    [51:26:32 - 51:33:12] |
    que há, com que as paredes são forradas, são almofadadas,
    [51:33:12 - 51:38:12] |
    e assim, tem esse tipo de condições, né?
    [51:38:12 - 51:43:12] |
    Comvocar o Donald Trump como destemunha de defesa.
    [51:43:12 - 51:48:12] |
    E este é um caso que é um caso, é o que os homenagaldei,
    [51:48:12 - 51:53:12] |
    é a diferença entre a opinião e a caluña, e fica muito clara.
    [51:53:12 - 51:58:12] |
    É a punição, a sentença de...
    [51:58:12 - 52:03:12] |
    Em demonizar o paixec para ir em 10 mil euros,
    [52:03:12 - 52:08:12] |
    admitir que é um aldravão, devia ser a crescida
    [52:08:12 - 52:14:52] |
    de os dicionales ilustrados passarem a trazer a fotografia
    [52:14:52 - 52:19:52] |
    do lames de devos na definição de zéquinha.
    [52:19:52 - 52:26:32] |
    Não sabemos de fazer um tipo de castigo que...
    [52:26:32 - 52:31:32] |
    que tivesse outro tipo de...
    [52:31:32 - 52:36:32] |
    Mas era que o Trump, ela abrir o corralho
    [52:36:32 - 52:41:32] |
    com notificações, com moro guido, repentendo...
    [52:41:32 - 52:44:52] |
    É, esta é a potes de moña.
    [52:44:52 - 52:48:12] |
    É, esta li de moña.
    [52:48:12 - 52:51:32] |
    Que é o livro, desta vez não é recete, é...
    [52:51:32 - 52:56:32] |
    O teste de Fossilamus Pyrs chamava, já se disse,
    [52:56:32 - 53:03:12] |
    a paixec para o Aia Tolinho, desíquilo que estava a sol de doirão,
    [53:03:12 - 53:11:32] |
    é responsabilidade que é toda exclusivamente
    [53:11:32 - 53:16:32] |
    do artículo isto, a pedra-moxia, ou ver também
    [53:16:32 - 53:21:32] |
    é alguma responsabilidade da publicação jornalística
    [53:21:32 - 53:26:32] |
    onde o artículo apareceu, no caso o domedário sol.
    [53:26:32 - 53:33:12] |
    Deixa-me só dizer que é refrescante ver uma pessoa
    [53:33:12 - 53:38:12] |
    entre bonal, dizer, 5 com o tiaquilo de comia cuasam.
    [53:38:12 - 53:43:12] |
    Em Portugal, nunca ninguém recebe aluvias,
    [53:43:12 - 53:46:32] |
    nunca ninguém foi beneficiado legalmente,
    [53:46:32 - 53:53:12] |
    nunca ninguém matou pessoas idosas nos trajeiros,
    [53:53:12 - 53:59:52] |
    nunca não há um único pessoa que reconheça os crimes
    [53:59:52 - 54:04:52] |
    e este senhor pronta e evidência.
    [54:04:52 - 54:08:12] |
    E, portanto, saúde, essa...
    [54:08:12 - 54:11:32] |
    Saúde, porque ela disse, não mente e inventar.
    [54:11:32 - 54:14:52] |
    Quanto é isso mente e inventar?
    [54:14:52 - 54:19:52] |
    É muito refrescante, a segunda coisa.
    [54:19:52 - 54:24:52] |
    - De facto, a publicação também tem responsabilidade?
    [54:24:52 - 54:29:52] |
    - Ah, aqui duas entidades que me faltam nesta história,
    [54:29:52 - 54:34:52] |
    que é a publicação de responsabilidade, como tenho sempre,
    [54:34:52 - 54:41:32] |
    eu subpoenho que tinha sempre os jornais, não são isto, é.
    [54:41:32 - 54:46:32] |
    - A opinião de referência entre um jornal de imarreto social.
    [54:46:32 - 54:49:52] |
    - Exatamente. - É porque os mava-se reça, né?
    [54:49:52 - 54:56:32] |
    - É uma coisa é a latitude da adjetivação
    [54:56:32 - 54:59:52] |
    e das opiniões, outra coisa é,
    [54:59:52 - 55:06:32] |
    que são, em si mesmo, crimes, os jornais não podem lavar as mãos disso.
    [55:06:32 - 55:09:52] |
    E, portanto, falta-me aqui o jornal em causa,
    [55:09:52 - 55:14:52] |
    ou só que publicou os textos.
    [55:14:52 - 55:19:52] |
    E, segundo lugar, falta-me não o problema de como arguido,
    [55:19:52 - 55:24:52] |
    ou como suspeito, mas como instituição em causa
    [55:24:52 - 55:29:52] |
    a faculdade de direito a universidade de Lisboa.
    [55:29:52 - 55:34:52] |
    Apesar de tudo não é todos os dias que nós vemos,
    [55:34:52 - 55:39:52] |
    é uma pessoa que foi por sou de direito,
    [55:39:52 - 55:41:32] |
    é tribunal dessa...
    [55:41:32 - 55:46:32] |
    Isso, essa partementia, isso, inventei.
    [55:46:32 - 55:53:12] |
    É uma coisa bastante inquietata, não sei qual é a situação de ele...
    [55:53:12 - 55:56:32] |
    - Afinal, é isso, quando a gente está reforgado.
    [55:56:32 - 55:59:52] |
    - Já não está reforgado. - Forgado.
    [55:59:52 - 56:03:12] |
    - Forgado, mas também já não é. - Forgado, lá.
    [56:03:12 - 56:06:32] |
    - Já não é por toda a focoladreta, mas... - Mas o domingo...
    [56:06:32 - 56:09:52] |
    - Isso é que é menino, né? - Já escrevi até este...
    [56:09:52 - 56:14:52] |
    Já escrevi até este destes, né, salto, tu.
    [56:14:52 - 56:19:52] |
    Está esclarecido porque é que os homenial da Vars de Clara Feich,
    [56:19:52 - 56:29:52] |
    quanto ao Ricardo Arospreira aparece nos como admirador de Cícero.
    [56:29:52 - 56:38:12] |
    Isso é tudo por causa da eloquência, da eloquência da...
    [56:38:12 - 56:43:12] |
    - É, sim, da eloquência das habilidades oratórias.
    [56:43:12 - 56:49:52] |
    E a que tribuno eloquente pretende colocar uma coroa de louro.
    [56:49:52 - 56:53:12] |
    - Ao presidente do PS, se cala o sucez, ar.
    [56:53:12 - 57:03:12] |
    Vamos então, ver o momento de retórica que justifica esta distinção
    [57:03:12 - 57:11:32] |
    que o Ricardo Arospreira atribui ao presidente do Partido Socialista.
    [57:11:32 - 57:19:52] |
    Da manquim, passou na RTL, a do PSD precisa de mostrar com a sobrevivência no seu partido
    [57:19:52 - 57:28:12] |
    que fala mais alto com o Rio, ou que os restantes líderes da Direita
    [57:28:12 - 57:39:52] |
    e o que dá mais jeito é vender a imagem de um Portugal como se fosse um monte negro de problemas.
    [57:39:52 - 57:44:52] |
    Um monte negro de problemas.
    [57:44:52 - 57:53:12] |
    Como é que avalia o gol perretórico deste trocadinho, Ricardo?
    [57:53:12 - 57:59:52] |
    Não é bem que dizer. É um jogo de palavras, não sei se é exatamente um trocadinho,
    [57:59:52 - 58:04:52] |
    mas não tem um trocadinho. Não sei bem, não sei bem.
    [58:04:52 - 58:09:52] |
    Se é jogo fora, parece um bocadinho, vamos lá ver.
    [58:09:52 - 58:21:32] |
    Mais uma vez, a política, e o discurso político,
    [58:21:32 - 58:33:12] |
    é por vezes violento, e até deve-se, provavelmente deve-se ele, né?
    [58:33:12 - 58:41:32] |
    É isso que meme. É esta giga-joga de dizer,
    [58:41:32 - 58:48:12] |
    "Pois, o presidente do PS deixa a massimom de negro, espera aí que eu já te digo.
    [58:48:12 - 58:56:32] |
    Mas querem vender Portugal como um monte negro de problemas."
    [58:56:32 - 58:59:52] |
    Vem, visto o que eu fiz.
    [58:59:52 - 59:04:52] |
    Mais uma vez, é uma coisa um bocadinho total.
    [59:04:52 - 59:09:52] |
    É um instante do todo. É que o cícero.
    [59:09:52 - 59:14:52] |
    O cícero que ele chamou ao lúcio, o cícero,
    [59:14:52 - 59:19:52] |
    se ao lúcio calpurnio, pizão, sez unino.
    [59:19:52 - 59:24:52] |
    Estão lembrados do que? Ele chamou a pizão.
    [59:24:52 - 59:29:52] |
    Pô, que mundo bebe. A tua mãe pariu uma velha.
    [59:29:52 - 59:44:52] |
    É isto, sim. Aqui temos um debate. Temos alguma reunião em fortes,
    [59:44:52 - 59:49:52] |
    acusações graves.
    [59:49:52 - 59:59:52] |
    Este habilidades de um monte negro deixa-me irritado em casa só.
    [59:59:52 - 60:09:52] |
    Com esta habilidade não faltaria um possibilidade com os apledos de líderes,
    [60:09:52 - 60:13:12] |
    partidário, costa, rosa.
    [60:13:12 - 60:21:32] |
    É uma coisa que me costa bastante, que é carlos chezar.
    [60:21:32 - 60:28:12] |
    Tendo a ver o genado para dizer, o que não se faz brincadeiras com os nomes
    [60:28:12 - 60:38:12] |
    das pessoas, seria mulher de sez, era o fim de sez, era o príncipe de sez, era o filhar de sez.
    [60:38:12 - 60:43:12] |
    Quenta e vezes, o certo.
    [60:43:12 - 60:48:12] |
    Eu fui a vítima, algo muito bom.
    [60:48:12 - 60:53:12] |
    E alguns bons? Olha o vital sassur.
    [60:53:12 - 60:56:32] |
    O vital sassur não é mais nada.
    [60:56:32 - 61:08:12] |
    É só uma coisa de idade que gira muito negro.
    [61:08:12 - 61:11:32] |
    Estas boincas.
    [61:11:32 - 61:21:32] |
    Com esta com a cidad, não esteve a nível de academia do peso.
    [61:21:32 - 61:26:32] |
    Não esteve.
    [61:26:32 - 61:33:12] |
    Com este cuidado, com este investimento de criatividade, isso é facil.
    [61:33:12 - 61:36:32] |
    O antónio manda com pais à costa.
    [61:36:32 - 61:46:32] |
    É assim, é facil. É assim, é facil.
    [61:46:32 - 61:53:12] |
    A água vai ver essa água do peso, não fura a rocha do líder da iniciativa liberal.
    [61:53:12 - 61:56:32] |
    Cuidado com aventuras.
    [61:56:32 - 61:59:52] |
    É facil, é muito fácil.
    [61:59:52 - 62:06:32] |
    A desartes retória, que, em todo caso, discurso do presidente do peso,
    [62:06:32 - 62:16:32] |
    foi bem mais relevante naturalmente, porque aquele trocadilho,
    [62:16:32 - 62:28:12] |
    em que tivemos agora, pranto os jovens socialistas, reunidos na batalha,
    [62:28:12 - 62:36:32] |
    Carlos Caesar deixou até uma lição de humildade.
    [62:36:32 - 62:46:32] |
    O Partido Socialista não é donde do país.
    [62:46:32 - 62:58:12] |
    Nem o único que ter as melhores ideias ou ter sempre as boas ideias.
    [62:58:12 - 63:03:12] |
    Não se governa sozinho em partal do humano.
    [63:03:12 - 63:13:12] |
    É facil ter consciência disso e é preciso ter humildade suficiente para isso.
    [63:13:12 - 63:23:12] |
    Os avidos de Carlos Caesar para o interior do Partido Socialista na Academia de Jovens do PS
    [63:23:12 - 63:28:12] |
    será de considerar peder um cheio e pode se tanto ao único gosto
    [63:28:12 - 63:39:52] |
    a ouvir estas palavras, ter ficado como se costuma dizer com as orelhas a arderem.
    [63:39:52 - 63:44:52] |
    É respondido, não verbalmente,
    [63:44:52 - 63:54:52] |
    mas depois do pado caso sobre o que...
    [63:54:52 - 63:59:52] |
    É porque os hombros ficaram não se acham.
    [63:59:52 - 64:08:12] |
    O que Carlos Caesar não foi como gostava ter sido presidente da República.
    [64:08:12 - 64:16:32] |
    Eu tenho que cultivar esta imagem que no helicuado é completamente bem.
    [64:16:32 - 64:19:52] |
    De uma pessoa que não é...
    [64:19:52 - 64:24:52] |
    Sim, é o Partido Socialista, mas é um auçulso social,
    [64:24:52 - 64:29:52] |
    é o Partido Socialista, é o Polícia Bon,
    [64:29:52 - 64:41:32] |
    é de humildade que não é provavelmente assim uma característica muito evidente naquela agramiação.
    [64:41:32 - 64:43:12] |
    E que, verificamente...
    [64:43:12 - 64:48:12] |
    O sentimento veio defender a remodulação.
    [64:48:12 - 64:54:52] |
    Exatamente, disse que até iria a lei na remodulação,
    [64:54:52 - 64:59:52] |
    além dos ministros de quem se pedia remodulação.
    [64:59:52 - 65:04:52] |
    Claro que isto é uma olhe custa nada e o Governo não faz nada
    [65:04:52 - 65:09:52] |
    porque ele tem um estatuto de sonadora,
    [65:09:52 - 65:14:52] |
    é presidente do Partido que é um cara, enfim, ou no rio,
    [65:14:52 - 65:24:52] |
    é um fico, basicamente, não é muito viável que tenha ambições políticas futuras.
    [65:24:52 - 65:29:52] |
    Eu já sabia presidenciais, mas também não sabia.
    [65:29:52 - 65:34:52] |
    E, visto, nós não temos, portanto, ele também pode ter.
    [65:34:52 - 65:39:52] |
    Mas acho que não tem consequência nenhuma, acho que acho que...
    [65:39:52 - 65:46:32] |
    Mas acho graças de posicionamento que ele tem cultivado nos últimos anos.
    [65:46:32 - 65:53:12] |
    No capítulo de ilicuencia, o primeiro ministro pronunciou esta semana
    [65:53:12 - 65:59:52] |
    sobre o muito comentado clima de tensão entre blen e sombento
    [65:59:52 - 66:03:12] |
    e como frase curiosa.
    [66:03:12 - 66:09:52] |
    "Tem da ver tensão para que espontes se mantenham direitas.
    [66:09:52 - 66:16:32] |
    Lea, frase antónico, estas vão me guata a vars como está tudo bem
    [66:16:32 - 66:21:32] |
    ou como nem tudo está bem.
    [66:21:32 - 66:28:12] |
    Repita, frase, "tem da ver tensão para que espontes se mantenham direitas".
    [66:28:12 - 66:33:12] |
    Eu acho que é mais um "é bom nem tudo estar bem".
    [66:33:12 - 66:36:32] |
    Acho que é mais isso.
    [66:36:32 - 66:43:12] |
    Mas, em ultimanal, desvaz que eles estão, ele está tentando aliviar atenção
    [66:43:12 - 66:48:12] |
    e fui buscar mais uma daqueles frases, é a frase.
    [66:48:12 - 66:49:52] |
    Não é má.
    [66:49:52 - 66:54:52] |
    Eu ainda não é a procura de onde eu conhecia, mas acho que não conhecia de lá de nenhum pômen,
    [66:54:52 - 66:58:12] |
    de não me dar ela ter sido usada antes.
    [66:58:12 - 67:03:12] |
    E, portanto, estava em, é paliviar atenção entre os dois.
    [67:03:12 - 67:06:32] |
    É de medo que a tensão.
    [67:06:32 - 67:11:32] |
    E é de medo que a tensão, talvez seja a primeira vez que a essa...
    [67:11:32 - 67:13:12] |
    Admitim, da evidentição.
    [67:13:12 - 67:19:52] |
    É, acho que eu já tinha dado a entender que existia essa tensão.
    [67:19:52 - 67:24:52] |
    Agora, além da sugerca tensão, é uma coisa positiva.
    [67:24:52 - 67:26:32] |
    Exato.
    [67:26:32 - 67:28:12] |
    Bom, vocês mal?
    [67:28:12 - 67:33:12] |
    Sabe-se que existe o encarnizamento terapêutico
    [67:33:12 - 67:38:12] |
    e depois existe o encarnizamento terapêutico.
    [67:38:12 - 67:41:32] |
    Eu acho que há as mensagens de gente.
    [67:41:32 - 67:44:52] |
    Fare de algum tempo, não encarnizamento terapêutico.
    [67:44:52 - 67:51:32] |
    Já sabemos por que o Ricardo Aospreira se declara uma admirador de cícero.
    [67:51:32 - 67:56:32] |
    Vamos agora tentar perceber por que o Pedro mexia.
    [67:56:32 - 68:01:32] |
    Se não se ia incompetente, isso, o tanto, quando seia,
    [68:01:32 - 68:06:32] |
    é um tempo que tem a validade jurídica.
    [68:06:32 - 68:08:12] |
    É, claro que tem.
    [68:08:12 - 68:11:32] |
    Tribunal de Clara se incompetente.
    [68:11:32 - 68:13:12] |
    É que a explica neste caso.
    [68:13:12 - 68:21:32] |
    Quando não ele cabe julgar aquela matéria, não é da sua competência nesse sentido.
    [68:21:32 - 68:24:52] |
    E nós tivemos de facto um exemplo.
    [68:24:52 - 68:26:32] |
    Quem é que se aplica?
    [68:26:32 - 68:29:52] |
    Muito glamoroso que foi o Lula da Silva.
    [68:29:52 - 68:34:52] |
    Vamos então ver o que está em causa o presidente brasileiro Garantil,
    [68:34:52 - 68:41:32] |
    que o presidente Rousseau pode ir ao Brasil sem problemas,
    [68:41:32 - 68:51:32] |
    porque, apesar de uma metade captura do Tribunal Penal Internacional de que o Brasil é signatário, diga-se,
    [68:51:32 - 68:54:52] |
    Putin não será preso.
    [68:54:52 - 69:01:32] |
    A Garantilha foi deixada numa entrevista a um canal de televisão indiana.
    [69:04:52 - 69:13:12] |
    E o que eu posso dizer para você é que se eu moro em Presidenta da Brasil,
    [69:13:12 - 69:18:12] |
    se ele mora no Brasil, não há a maneira que ele resta.
    [69:18:12 - 69:21:32] |
    Não, ele não resta.
    [69:21:32 - 69:28:12] |
    Não é uma pessoa que vai ir ao reino de respeito do Brasil.
    [69:28:12 - 69:34:52] |
    Se você resta no Brasil sem o autorização do governo,
    [69:34:52 - 69:38:12] |
    não respeito do Brasil.
    [69:38:12 - 69:43:12] |
    A gente tem que ter que ser a verdade da Brasil, e é dependência.
    [69:43:12 - 69:51:32] |
    O Lula Silva exigir respeito pela independência do Brasil,
    [69:51:32 - 69:58:12] |
    sem respeitar o próprio, no entanto, a independência do sistema judicial brasileiro.
    [69:58:12 - 70:04:52] |
    As explicações posteriores de Lula, fazendo uma espécie de marcha atrasa
    [70:04:52 - 70:11:32] |
    e questionando a legitimidade do próprio Tribunal Penal Internacional,
    [70:11:32 - 70:16:32] |
    arremendar uma situação, pedra-mexionando em por isso.
    [70:16:32 - 70:26:32] |
    Em parte, porque há uma das componentes desta declaração,
    [70:26:32 - 70:33:12] |
    não tem marcha atras, que é ele, de facto, disse um presidente do Brasil,
    [70:33:12 - 70:41:32] |
    disse "esse senhor só é preso seu governo autorizar".
    [70:41:32 - 70:48:12] |
    Portanto, isso não é uma frase, não democrática, em qualquer país do mundo.
    [70:48:12 - 70:53:12] |
    Em qualquer país do mundo, isso não fosse, digamos,
    [70:53:12 - 71:03:12] |
    o odor de santidade, que seria o Lula da Silva,
    [71:03:12 - 71:13:12] |
    desta frase seria denunciada, generalizado,
    [71:13:12 - 71:16:32] |
    momento como que é uma frase, não democrática.
    [71:16:32 - 71:24:52] |
    É, portanto, depois, vai estar dizendo "Não, não, o seu exterminais são independentes".
    [71:24:52 - 71:33:12] |
    Eu sei que ele lembrou-se, tomou a medicação, o que aconteceu entre a primeira.
    [71:33:12 - 71:38:12] |
    A segunda ainda é mais bizarra, porque, como tu disse,
    [71:38:12 - 71:41:32] |
    este o Brasil é signatário do TPI.
    [71:41:32 - 71:49:52] |
    E quando Lula vai fazer uma retificação, diz duas coisas.
    [71:49:52 - 71:58:12] |
    O Madela também, do grau de incompetência no sentido político,
    [71:58:12 - 72:08:12] |
    que é o Nessa Bia, o que é bastante bizarra, ou foi presidente durante dois mandados,
    [72:08:12 - 72:14:52] |
    o TPI, tem aparecido nas notícias em muitas coisas.
    [72:14:52 - 72:23:12] |
    E a segunda lugar diz, Nessa Bia, mas já que somos, vamos saber por quê?
    [72:23:12 - 72:29:52] |
    Já que os Estados Unidos não são, isto é tudo uma desgraça.
    [72:29:52 - 72:34:52] |
    O que aconteceu foi o seguinte, é que, porém, são pessoas muito diferentes
    [72:34:52 - 72:41:32] |
    e quase muito diferentes a fazer sobre eles, Biden e Lula,
    [72:41:32 - 72:49:52] |
    gostaram de uma função de saúde pública, que foi impedir os seus concorrentes
    [72:49:52 - 72:54:52] |
    serem presidentes do Brasil e do Estados Unidos.
    [72:54:52 - 73:04:52] |
    Mas ambos, no caso de Lula, não têm cooperação, estão num estado que não é,
    [73:04:52 - 73:13:12] |
    não estou a falar da idade, no caso de Lula que estão não têm a ver com a idade.
    [73:13:12 - 73:19:52] |
    Nesse crédito fiscal, mesmo no velho Lula, digamos assim,
    [73:19:52 - 73:28:12] |
    no Lula da quando ela é presidente, esta frase está no top 5
    [73:28:12 - 73:36:32] |
    das coisas absurdas que ela disse, latino-americanas do sentido pior da palavra.
    [73:36:32 - 73:44:52] |
    É a questão de uma viagem de Putin ao Brasil, não é ameramente abstratam,
    [73:44:52 - 73:53:12] |
    uma vez que a Simeira do G20, isto foi, foi dito na Índia,
    [73:53:12 - 73:58:12] |
    no Índia do G20 que se realizou agora na Índia,
    [73:58:12 - 74:06:32] |
    para o ano vai ser, o G20 vai se reunir precisamente no Brasil,
    [74:06:32 - 74:13:12] |
    o Brasil ficou com essa incombencia, como é que entendemos o Amigal Tavars
    [74:13:12 - 74:19:52] |
    está amizada política, amargem das normas,
    [74:19:52 - 74:24:52] |
    mais elementares do Direito Internacional,
    [74:24:52 - 74:29:52] |
    estou a falar da amizada política entre Lula e Putin.
    [74:29:52 - 74:34:52] |
    Mas o Lula nunca teve nenhuma espécie de polar aliagem,
    [74:34:52 - 74:41:32] |
    nem no pigmento, nem no segundo, nem no que se mandato, nunca teve.
    [74:41:32 - 74:43:12] |
    E, portanto...
    [74:43:12 - 74:48:12] |
    Mas agora está pior mesmo com a enumiação dos juízes,
    [74:48:12 - 74:51:32] |
    porque também a situação internacional também está pior.
    [74:51:32 - 74:56:32] |
    As pessoas utilizavam o adjetivo sul-americano,
    [74:56:32 - 75:03:12] |
    muitas vezes, para falar da política, e quando é usado, não é de facto,
    [75:03:12 - 75:09:52] |
    de uma forma positiva, esse nome de uma espécie de bandalhaga Mugali,
    [75:09:52 - 75:11:32] |
    ela parece muito claro.
    [75:11:32 - 75:16:32] |
    Lula, numa frase, recarda hoje para a Inglaterra,
    [75:16:32 - 75:19:52] |
    tem condições para ser uma figura de referência para a esquerda.
    [75:19:52 - 75:24:52] |
    Hoje eu clico, como sabe, por dizer, que possui o precioso amento,
    [75:24:52 - 75:31:32] |
    um amigo, um abraço a seger, que sabe dizer,
    [75:31:32 - 75:33:12] |
    o absetário todo em rotos.
    [75:33:12 - 75:34:52] |
    E...
    [75:34:52 - 75:36:32] |
    E roto, porque...
    [75:36:32 - 75:39:52] |
    Estou mais pro mesmo.
    [75:39:52 - 75:44:52] |
    Por que é que isto interessa? Porque o Lula fala, parece muito meu amigo.
    [75:44:52 - 75:53:12] |
    Meu amigual é ver da vava, deus eu, não há a ver a sua habilidade dos arôticos.
    [75:53:12 - 75:58:12] |
    Mas... o que acontece?
    [75:58:12 - 75:59:52] |
    Há várias coisas que...
    [75:59:52 - 76:01:32] |
    É concluído. Vamos lá, concluído.
    [76:01:32 - 76:03:12] |
    Há várias coisas que...
    [76:03:12 - 76:04:52] |
    É que é concluído.
    [76:04:52 - 76:06:32] |
    Vamos lá, concluído.
    [76:06:32 - 76:08:12] |
    Há várias coisas que...
    [76:08:12 - 76:09:52] |
    É que é concluído.
    [76:09:52 - 76:11:32] |
    Vamos lá, concluído.
    [76:11:32 - 76:13:12] |
    Há várias coisas que...
    [76:13:12 - 76:14:52] |
    É que é concluído.
    [76:14:52 - 76:16:32] |
    Vamos lá, concluído.
    [76:16:32 - 76:18:12] |
    Há várias coisas que...
    [76:18:12 - 76:19:52] |
    É que é concluído.
    [76:19:52 - 76:21:32] |
    Vamos lá, concluído.
    [76:21:32 - 76:23:12] |
    Há várias coisas que...
    [76:23:12 - 76:24:52] |
    É que é concluído.
    [76:24:52 - 76:26:32] |
    Vamos lá, concluído.
    [76:26:32 - 76:28:12] |
    Vamos lá, concluído.
    [76:28:12 - 76:29:52] |
    Há várias coisas que...
    [76:29:52 - 76:31:32] |
    É que é concluído.
    [76:31:32 - 76:39:52] |
    Um livro que retrata os efeitos de mais longa situação de guerra a nível mundial,
    [76:39:52 - 76:43:12] |
    uma guerra começou em 1950.
    [76:43:12 - 76:54:52] |
    Esse prolongar até hoje está em vigor um sarfogo, mas na verdade nunca chegou a haver um acordo de paz.
    [76:54:52 - 76:59:52] |
    Para todos os efeitos a Península da Coreia vivem em estado de guerra.
    [76:59:52 - 77:06:32] |
    E este livro é uma boa radiografia dessa situação.
    [77:06:32 - 77:16:32] |
    Se chama-se Coreia, uma breve história do norte e do sul mostra como se formaram em pouco mais de meio século.
    [77:16:32 - 77:24:52] |
    Doidos estados estão diferentes a partir da divisão de um mesmo país e de um mesmo povo.
    [77:24:52 - 77:36:32] |
    A sul o tigre econômico democrático liberal, capitalista, anorte uma ditadura frosse, comunista,
    [77:36:32 - 77:44:52] |
    num território armado até aos dentes, mas com relatos de grande miseria.
    [77:44:52 - 77:54:52] |
    O livro que compara duas realidades e é particularmente ao portunno nesta semana, em que tanto souviu falar
    [77:54:52 - 78:09:52] |
    da visita do ditador no tecureano Arruxia e a Homem-Gputin, um encontro onde foram trocadas, juras de amor eterno
    [78:09:52 - 78:16:32] |
    e, tanto considerado também, compartilha de material militar à aventura.
    [78:16:32 - 78:28:12] |
    Coreia, uma breve história do norte e do sul de Victor Chai, Ramón, Pacheco, Pardo, edição e ideias de ler.
    [78:28:12 - 78:31:32] |
    O João Miguel Tavares, atrás...
    [78:31:32 - 78:41:32] |
    Bom, eu estava alegueste, mas depois de poder desenjoar a cheio de viei por este.
    [78:41:32 - 78:49:52] |
    Proje ouvintes, podem casse, tem ali o cavaco Silva?
    [78:49:52 - 78:58:12] |
    Sim, mas é verdade, final. Não, a minha escórica, a minha insustão, é o seco da sessustiva.
    [78:58:12 - 79:01:32] |
    O seco da sessustiva, o seco da sessustiva.
    [79:01:32 - 79:08:12] |
    O segundo é mais chatar de 1 metro, vai ver o cavaco, o livro da sessinha.
    [79:08:12 - 79:16:32] |
    Sim, sim, sim, não, a capa é muito sessustiva e até tá que telemento sessustiva fica aqui,
    [79:16:32 - 79:21:32] |
    se quiser em gasa de divergria, experimentar, e porque é bastante divertido.
    [79:21:32 - 79:33:12] |
    O seco da sessustiva, é uma escritória francisa que eu não conhecia, chamada a Cristiela.
    [79:33:12 - 79:38:12] |
    Acho que é assim que se diz, mas ela ainda é bastante jovem.
    [79:38:12 - 79:51:32] |
    E depois tem um percurso fascinante, porque ela é filha de uma mãe polinesia católica e de um pai judeu, túnizino.
    [79:51:32 - 79:56:32] |
    E portanto, é uma mistura fascinante.
    [79:56:32 - 80:08:12] |
    E isto é uma espécie de manifesto feminista, mas de escrever-lo assim, não faz total justiço ao livro.
    [80:08:12 - 80:16:32] |
    O postite lefre a agmente de um discurso belico e realmente ele é violento, é sarcástico,
    [80:16:32 - 80:26:32] |
    mas o mesmo tempo é sensato, que é uma coisa que eu gosto, é que é as pessoas que são musculadamente sensatas.
    [80:26:32 - 80:36:32] |
    E ela tem isto, só uma pequena situação, mesmo para terminar, porque também fala dos homens, além das minhas,
    [80:36:32 - 80:46:32] |
    diz, os homens sentem-se a minha sade, primeiro, foram atacados os violadores, depois os poderosos,
    [80:46:32 - 80:59:52] |
    e se sabriga a caça aos vulgar chicanas, aos pobres tipos, é temer o desaparecimento da espécie.
    [80:59:52 - 81:03:12] |
    O sexo da junha é...
    [81:03:12 - 81:04:52] |
    O sexo da junha é...
    [81:04:52 - 81:06:32] |
    O peda-mexia atrás de teatro.
    [81:06:32 - 81:16:32] |
    Teatro, há uma das minhas peças favoritas que foi traduzida, recentemente ensinada,
    [81:16:32 - 81:24:52] |
    foi traduzida pelo poluíza Costa Gomes, há uma tradução, melhamente metrotação dos jogos de cena,
    [81:24:52 - 81:33:12] |
    foi agora traduzida pelo poluíza Costa Gomes e ensinada pelo Cicardo Pais no Tieto São João no Porto,
    [81:33:12 - 81:36:32] |
    e é uma peça pós-posta, isto é...
    [81:36:32 - 81:39:52] |
    - Isso é uma se longa jornada para nós?
    [81:39:52 - 81:43:12] |
    - Toco para a noite que o Anil escreveu no...
    [81:43:12 - 81:51:32] |
    O Dina Anil foi para a maior basal de criatura, escreveu nos anos 40, por exemplo os anos 40,
    [81:51:32 - 81:59:52] |
    o meu gancho é 53 e deixou instruções para a peça só ser publicada ensinada.
    [81:59:52 - 82:03:12] |
    Por que, porque esta...
    [82:03:12 - 82:21:32] |
    Quem leu ágil ámo com esta boa anil, ve que esta insuportávelmente idulo o razoimental autobiográfico, é um retrato da sua família e da doença, o alcolismo, o topolitico, o dinheiro,
    [82:21:32 - 82:38:12] |
    é quase insuportável e absolutamente magnífico, ainda mais em palco do que no livro, mas para quem não viu, está o livro editado.
    [82:38:12 - 82:46:32] |
    - Fica a peça, o recado da hora de superar traz um livro de uma coleção que conhece bem.
    [82:46:32 - 82:48:12] |
    - Exatamente, é para a peça.
    [82:48:12 - 83:03:12] |
    - É uma coisa que é, a coisa que só uma excel pode fazer, como flash de entrevistas, jogos de cebole, e outras coisas que só recarga o esperegro pode fazer, como vando-se na sessina.
    [83:03:12 - 83:13:12] |
    - Eu quero que tu te liches, nós vamos ter que ir ao ganho por ser diretor desta coleção.
    [83:13:12 - 83:14:52] |
    - Certo, é uma coisa que...
    [83:14:52 - 83:18:12] |
    - Olha, vocês acharem que vai ganhar com isto?
    [83:18:12 - 83:21:32] |
    - O público leitor, João Minha, tá bom.
    [83:21:32 - 83:23:12] |
    - Muito bem, muito bem.
    [83:23:12 - 83:29:52] |
    - Mas eu quero dizer, eu para chegue para a peça mesmo, mas realmente distribuir os livros para os livros.
    [83:29:52 - 83:38:12] |
    - Ah, vou forretar, vai comprar. Isso é um livro de machado assim, isso...
    [83:38:12 - 83:43:12] |
    - Tem um termo técnico, é que é o grande doctor brasileiro machado assim.
    [83:43:12 - 83:49:52] |
    - Seu eber esta semana um podcast, tipo, chamado coisa que é indifíquiana.
    [83:49:52 - 83:53:12] |
    - E é uma coisa que é indivíquiana.
    [83:53:12 - 83:56:32] |
    - É um livro, é uma coisa que fica tão triste.
    [83:56:32 - 83:58:12] |
    - É esse livro.
    [83:58:12 - 83:59:52] |
    - E...
    [83:59:52 - 84:04:52] |
    - Esse livro, tem que olhar para se caracteritarizar como automigismo.
    [84:04:52 - 84:06:32] |
    - É, é um magnífico.
    [84:06:32 - 84:08:12] |
    - O magnífico.
    [84:08:12 - 84:09:52] |
    - O magnífico.
    [84:09:52 - 84:11:32] |
    - É pá, ele...
    [84:11:32 - 84:13:12] |
    - Não tem, mas ele tem muito trabalho.
    [84:13:12 - 84:14:52] |
    - É bom avantar.
    [84:14:52 - 84:16:32] |
    - A partir deste momento.
    [84:16:32 - 84:23:12] |
    - É um magnífico livro humorístico que tem um excelente para o façador Abel Barras Batista.
    [84:23:12 - 84:29:52] |
    - Muitos especialistas mundial, probablemente, na imachada da sisiza.
    [84:29:52 - 84:31:32] |
    - Um conhecimento enteditado.
    [84:31:32 - 84:36:32] |
    - O que é, são excelentes tá escrito, uma coleção excelente enteditada.
    [84:36:32 - 84:39:52] |
    - Por este artista.
    [84:39:52 - 84:41:32] |
    - Muito bem.
    [84:41:32 - 84:43:12] |
    - De que todo.
    [84:43:12 - 84:44:52] |
    - Só falta de ver o título, é, é...
    [84:44:52 - 84:49:52] |
    - Uma olheas por as pessoas, mas vai jogar como o livro, é lindo.
    [84:49:52 - 84:51:32] |
    - Porque é escrito por um de fundo.
    [84:51:32 - 84:53:12] |
    - O que é que querem mais?
    [84:53:12 - 84:56:32] |
    - Tem os vermos aqui, a quem ele dedica.
    [84:56:32 - 85:01:32] |
    - Ao primeiro ver, o meu cadáver, o que eu ia fazer hoje,
    [85:01:32 - 85:06:32] |
    que eu ia fazer, que eu ia fazer, que eu ia fazer.
    [85:06:32 - 85:08:12] |
    - É isso que eu ia fazer.
    [85:08:12 - 85:09:52] |
    - É isso que eu ia fazer.
    [85:09:52 - 85:11:32] |
    - É para eu ir.
    [85:11:32 - 85:13:12] |
    - Olha, olha.
    [85:13:12 - 85:14:52] |
    - É para eu ir.
    [85:14:52 - 85:19:52] |
    - Comprasse muito bem, em vários pontos de venda.
    [85:19:52 - 85:24:52] |
    - E aciste com o lui, mais marrinho ao semanal.
    [85:24:52 - 85:26:32] |
    - É.
    [85:26:32 - 85:31:32] |
    - Com vergonha zoom 11 e falsas vergonha 2.
    [85:31:32 - 85:33:12] |
    - É verdade.
    [85:33:12 - 85:36:32] |
    - Doja dia, às mesmas horas, ou a qualquer hora em podcast,
    [85:36:32 - 85:41:32] |
    a turma do costume pedra-mexia João Miguel Tavars
    [85:41:32 - 85:48:12] |
    e Ricardo Barraú, espereira, o diretor de coleção.
    [85:48:12 - 85:49:52] |
    - É isso.
    [85:49:52 - 86:34:52] |

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

    Source code