• lista de episodios - sobre
  • Buscas, suspeitas e uma condenação inédita

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    Essa semana, Ricardo Arou's Pereira considera-se vandalizado.
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    João Miguel Tavares declara-se "ma da herença" e pedra-me-se-se "a sente que não é não".
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    Está reunido o programa, cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer.
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    [Música]
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    Não sabemos de estar científicamente comprovável que os autores utilizam design-finking para construir este programa.
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    Mas enquanto vamos investigar o assunto, porque não falar já no design dos modelos CUPRA,
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    arrujados e refrentes, desportivos e sofisticados por dentro e por fora.
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    Até parece que o design CUPRA e inspira este programa.
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    Sempre desafiar mentalidades, empulsar novas experiências e entregar emoção.
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    E por falar nisso, este novo episódio é como conduzir o CUPRA,
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    estar científicamente comprovado que apura a Tranelina.
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    Bom programa.
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    [Música]
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    Para a vida vocês vão bem-vindos no final da semana, em que poucos falou das eleições na madeira,
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    que vão acontecer de um próximo domingo, em que se falou alguma coisa das eleições europeias
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    que se realizam daqui por duas semanas, e que se falou muito daquilo que pode e não pode ser dito no Parlamento.
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    Uma questão societada por um deslato da André Ventura e por denúncias de comportamentos machistas e racistas
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    de deputados dos chega em apartes parlamentares e nos coladores assemblyem.
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    Uma ofência e uma injuria permanente sobre tudo das mulheres, quando estamos a passar a falar,
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    em que já houve coisas como vaca, mojidos, nomes que normalmente se chamam deputadas,
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    que são assumidamente lésbicas que eu não vou repetir aqui em voz alta.
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    Já houve, por exemplo, quando uma tada negra uma ibia de zero ou noite de senhora deputada,
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    que é uma coisa normal de se dizer uma ibia ou uma pessoa negra, mas isto não é dito com o microfone.
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    Então, isto é absoluta noção do que é irresponsabilidade. Tanto sabem os deputados e as deputadas dos chega,
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    que são irresponsáveis criminalmente, que as piores ofensas e intimidasções etc.
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    que fazem fazem no microfone fechado, para não serem ouvidos e para serem só ouvidos pela pessoa que estão a injuriar,
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    sempre mulheres ou quase sempre mulheres, ou fazem nos corredores quando estamos sózinhos e ninguém está a ouvir.
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    A denúncia da deputada socialista Isabel Mureira, na raio observador de denúncia, que faz com que o Ricardo Raúse Pereira
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    que era ser desta vez ministro da Javardice e como é que se totala a Javardice?
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    Ricardo Raúse Pereira. Eu creio que com relativa facilidade.
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    Mas sim?
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    Eu acho que não é assim, então difícil por o Javardo no ordem.
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    Eu queria dizer o seguinte primeiro, só para começar, eu queria dizer que não acredito em Isabel Mureira.
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    Eu tenho certeza absoluta que ela está a dizer a verdade, porque isso é essa acreditar e parecia que era uma questão de fé.
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    E não é. Eu tenho certeza absoluta que ela está a ouvir.
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    É uma convidada mesmo.
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    Exato, porque a história dos, como é óbvio, os bastidores do Parlamento não estou lá para viver.
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    Agora, não é me ciclo, eu, por dever do ofício, vejo muitas horas de debates parlamentares.
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    E é evidente porque as coisas ovens lense nos lábios.
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    E, por exemplo, ainda esta semana, acho, de portada a Joana Mortágua, sobe ao púlpito.
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    Porque reparem, a parte de na Assembleia da República são normais há muito tempo.
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    É normal uma pessoa estar a falar e a outra dizer se é a veritira, também é a vergonha, isso é muito frequência.
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    É a Joana Mortágua, porque isso é só para dar um exemplo.
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    Os nois mortágua sobe ao púlpito e ela ainda não abriu a boca.
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    A voziaria que está prefaciar a chegada dela ao púlpito é uma barulheira.
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    E por que isto é grave? Por que isto não deixar falar os outros, que é o que se pretende com isto.
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    Com este tipo de intimidação, barulho, etc.
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    É de facto uma violação da liberdade de pressão do orador.
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    Neste caso concreto, ver o André Ventura a falar de caixinhas.
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    Justamente os chegueis e esprovas das denúncias da deputada socialista Isabel Mureira.
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    Vale a pena, essas provas, se não apareceram, levaram um processo judicial, vale a pena lembrar que isto respeito a recordar um tweet do "Agora de Portado Pedro Frasão".
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    Já estamos a ver o tweet na altura Pedro Frasão era veriadora em Santa Rã e vice-presidente dos Chega.
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    Tendo como alvo, é isto deputada Joacinho Catar Mureira.
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    Quero ajudar os nossos ouvintes do podcast a entender o que estamos a ver.
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    Sim, porém, a senso repreza é uma atitude muito digna de Pedro Frasão.
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    Eu tenho uma pessoa muito tmentadeus e notas que ele tem toda essa sólida formação moral.
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    Porque isto é uma fotografia da porta do gabinete de Joacinho Catar Mureira, onde ela fixou um papel que dizia dos colonizar este lugar.
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    E que o Pedro Frasão engraçadamente mostra então uma fotografia em que alguém tapou as letras.
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    A senso repreza para descunizar a Assembleia da República.
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    Não sei se percebe onde é que o senhor de Portado Católico quer chegar com esta insimação.
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    E o senhor de Portado Catar Mureira, que é uma atitude muito digna de que ele seja um pouco distinto.
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    Embora um Deus cheio um pouquinho substancial, que é algumas coisas mais explícitas que o senhor que ouvimos.
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    Não dessa desse grau de aberdíssima, mas por exemplo de chamarem "Senil", a deputada de distraile da que estava a presideração.
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    Estas são de feitamento de colectiva de lidas, o líder do bloco de Lembrolis.
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    E há de facto vários destes de molho de pessoas.
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    E evidentemente que essas coisas têm que ser feitas como provas. Não basta dizer que o senhor disse-se num corredito.
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    Eu acredito que ele é sugero a recardo que tem a obrigação de ver as imagens.
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    Tem a impressão que se querem vir com bastante atenção aos debates parlamentares,
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    as partes mortas ou as partes que não passam no estado de jornal, encontrará provas disso. Não tem dúvidas nenhuma, mas que há um ambiente.
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    Agora não sei. Não tenho maneira de saber o que foi indítimo a quem conhece de portatos que me dizem isso.
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    Que dizem que o patamar de apartos, como eu vou ficar, dizia, ou a parte natural, são de um grau particularmente oficivo.
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    Deve ser o portanto fora do amicículo, por exemplo, que a parte de pessoas com o subitoro.
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    A pessoa que eu falei dizem que fora do amicículo é mais pesado. Que é que há algumas coisas tipo epítitos,
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    colectionados com essa exualidade e tal, não serão provavelmente no amicículo.
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    Mas eu não tenho conhecimento direto. Agora se os deputados ouviram isso e foram visados com isso,
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    tem que fazer o possível por provar isso, porque é bom que o país saiba, não ser só uma aligação.
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    A mais um dado aí importante é que estas notícias não exabel morar, eu falo desta agora,
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    mas já notícias sobre isso, na comunicação social, a uma nitala, lemme que a Sava de fez uma coisa.
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    Falo, aliás, deste tweet, se vimos... A desculpa, a relação é a desculpa de portátil na altura, não era ainda.
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    Pedro Frazon foi dizer que o tweet era uma piada. Como é que eu vou lhe explicar?
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    Acho que não seja uma coisa.
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    O Vundo de Portado, não lembro que eu já foi o deputado, o Vundo de Portado, que foi levar um díldo, uma televisão para entregar...
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    Uma jornalista.
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    Ação mecréscita, porque estou na linha de Txana, sei o que.
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    Portanto, estamos a falar...
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    E filmou isso.
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    E filmou.
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    E filmou.
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    Temos este patamar um deputado da nação, levam o gadget sexual, com uma implicação de este texto, precisas.
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    É um jornalista e acha que aquilo é tão exaltante a sua missão de representar o povo português, que filme a põe aquilo.
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    Imagina-me nas grandes sociais.
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    E, portanto, dito ao este exemplo, e este que vocês agora lheiram, faz com que a nossa reação não seja nunca.
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    Nunca estas pessoas insultariam a ganho. Não, não faz.
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    Porque havia um para moralizar o seu problema, quando estava lá antigamente, era um banho de madrace.
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    Agora não, agora são as pessoas que estão a moralizar através de coisas como a descunização do...
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    Eu, sempre, como mais, é o quarto de Isateis.
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    Sentidos humor.
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    É, já vejo a ver disso e buçalidade.
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    Não tem nenhuma dúvida sobre isso.
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    E, de aventura, viga agora a fazer-se de "ah, 80 de indenginho", a puçar com a minha saia como processa, esqueça.
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    Não e não acho que se que é que seja preciso, e se estigam em gravações em bordelas, sem jeito, ou aliás, até as penas.
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    Se calhar os tatos, convém os que sentem-se na pele, convém começar a andar com os jovens adolescentes,
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    que estão em uma vanão, filmar, e colocar nos redes sociais, porque acho que isso pode ser vovgada negamente eficaz.
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    Como os encontros centros do presidente de República e um ex-presentador de reggae, um ex-prenom ministro que eram gravados,
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    porque certar a altura de se instalau a desconfiar a centros da...
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    Está muito tempo.
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    Exatamente. Mas não acho que é que seja necessário, porque o número conta.
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    Ou seja, se de repente não é uma pessoa que diz nem duas, nem três, mas são dez, ou são vinte.
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    É evidentemente que ninguém duvida do lado onde está a razão. E acho que se deve ser resolvido dentro do paralelamento,
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    e em um último análise, o paralelamento, como um todo, se quer assim, chega, e tomar uma posição nesse sentido.
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    Porque isto sim é inaceitável, mas como nós vamos ser saltado a tema, deixando também ao mesmo tempo fazer aqui um sublinhado,
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    que eu acho que é muito importante. É que isto não tem nada a ver.
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    A ver com a questão do agargo branco e da preguiça de estúrcros. Então, entregamos ao Ricardo Aros para a parte de ministro da...
    [19:42:28 - 19:45:48] |
    Ministro da Quê?
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    Ministro da Gervardice?
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    Quando a pedra mexia, neste caso, a respeito da outra polêmica, aquela que já estava a falar, o João Miguel Tavares,
    [19:59:08 - 20:14:08] |
    da outra polêmica envolvendo o chega depois da frase da André Ventura sobre os túrcros e depois da indignação à esquerda,
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    para a interreação do caso do presidente da Ação do Rio de Janeiro, o pedra mexia, quer ser ministro do que pode, pode.
    [20:27:28 - 20:30:48] |
    E quem é que pode?
    [20:30:48 - 20:32:28] |
    O que? Pedra mexia.
    [20:32:28 - 20:45:48] |
    Pode ser importante que os ponteiras se perguntam, porque como esta questão tem várias dimensões e as pessoas escolheram uma,
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    todas poderam escolher tranquilamente o seu lado.
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    E eu não sou capaz de escolher tranquilmente o meu lado, porque há várias questões, as quais eu respondo de forma diferente.
    [21:04:08 - 21:19:08] |
    E são pelo menos quatro, a liberdade de pressão, a linguagem parlamentária, o discurso ofensivo e a justão dos debates.
    [21:19:08 - 21:29:08] |
    Começando pela primeira e aquela em que eu estou a acordo com os meus colegas que falaram daqui a bocado.
    [21:29:08 - 21:37:28] |
    É que a liberdade de nós vamos ser máxima e isso já é a liberdade de pressão.
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    E só deve ser a prohibida, ou melhor dizendo, censurado, medemente judicialmente, as pessoas aquilo que for, explicitamente crime.
    [21:55:48 - 22:07:28] |
    Portanto, sou a favor de que se possa dizer coisas ofensíveis no sentido âmbito, isto é coisas que eu fenda alguém,
    [22:07:28 - 22:14:08] |
    desde que isso não está a janeprovisão das coisas que não se pode dizer.
    [22:14:08 - 22:20:48] |
    Portanto, testativamente aquilo está prohibido, o resto pode fazer-se.
    [22:20:48 - 22:39:08] |
    Coisa diferente é aquilo que se chama a linguagem parlamentária, ou seja, no Parlamento, que é uma instituição como não transituições, por exemplo, no Tribunal,
    [22:39:08 - 22:55:48] |
    há convenções, essas convenções são importantes em termos de ritual, em termos de dignidade, em termos de ordem dos trabalhos.
    [22:55:48 - 23:14:08] |
    Essas pessoas noventam se conduzm os juízes entre a na sala.
    [23:14:08 - 23:20:48] |
    Essas pessoas tratam as pessoas de certa forma, não tratam os juízes portu, como no caso do FEMO do César Montaire, até de uma forma mais colorida, o levanta de tu, o meu estupor, vamos dizer, não é estupor.
    [23:20:48 - 23:25:48] |
    Portanto, há uma série de regras, essas regras podem se dizer.
    [23:25:48 - 23:30:48] |
    Uma pessoa pode respeitar os juízes e tratar o portu.
    [23:30:48 - 23:39:08] |
    Pode, mas o neutro tratar portu é uma forma convencional, que respeita.
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    Portanto, há uma série de regras, aqui está a regra do neutro tratar os deputados portugues faz parte dessas regras e uma das regras.
    [23:52:28 - 23:57:28] |
    É o regra que eu sigo aqui no verinçado.
    [23:57:28 - 23:59:08] |
    Exatamente.
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    Não, não, não, não, mas não isso.
    [24:02:28 - 24:04:08] |
    Não é isso.
    [24:04:08 - 24:07:28] |
    Não é lamentável isso.
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    Bom, e portanto, a linguagem, para lamentar com um certo de cor, para um certo de cor,
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    é importante, por um lado, porque permito de algo, de uma forma mais substancial do que a pica de a pessoa,
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    e aquelas pessoas representam o povo, e portanto, tem que estar à altura da repreentação da nação.
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    E portanto, nesse sentido, é que, embora os deputados sejam irresponsáveis no sentido,
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    nem que não podem ser vimandados pelas coisas que dizem na suas funções,
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    são penetárias, temos doopiniam políticos.
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    É, são penetárias todos os dias, e para a rota tribunais, porque pessoas descordavam politicamente deles,
    [25:15:48 - 25:25:48] |
    não quer dizer que o presidente da Assembleia não usa de ver,
    [25:25:48 - 25:34:08] |
    talias, o dispositivo que é gemental, nem diz isso como hipótese,
    [25:34:08 - 25:40:48] |
    mas diz isso como o facto que o presidente adverte.
    [25:40:48 - 25:54:08] |
    Quando senta que a linguagem ultrapassou o decor parlamentar?
    [25:54:08 - 25:55:48] |
    Neste caso?
    [25:55:48 - 25:59:08] |
    Eu acho que, neste caso, a linguagem passou o decor parlamentar.
    [25:59:08 - 26:00:48] |
    Quarto e o último ponto.
    [26:00:48 - 26:07:28] |
    Esta é a importante, por que?
    [26:07:28 - 26:15:48] |
    Porque esta é a primeira das dezenas de vez que isto vai acontecer na legislatura,
    [26:15:48 - 26:19:08] |
    ou nas próximas legislaturas.
    [26:19:08 - 26:27:28] |
    Esta descoção é uma descoção sobre como livar com esta novidade no Parlamento.
    [26:27:28 - 26:34:08] |
    Não, a novidade de pessoas se derem expor adicamente,
    [26:34:08 - 26:40:48] |
    ou se fazerem a parte ofensivos, é, de fazer isto constantemente,
    [26:40:48 - 26:44:08] |
    e como estratégia.
    [26:44:08 - 26:52:28] |
    Portanto, esta decisão não é uma decisão do caso concreto dos turcos,
    [26:52:28 - 26:59:08] |
    é uma decisão sobre como é que o presidente deve proceder.
    [26:59:08 - 27:05:48] |
    E por isso é que sendo um caso aparentemente menor e de certa forma,
    [27:05:48 - 27:12:28] |
    é, vou uma semana e continua a ser sentido.
    [27:12:28 - 27:17:28] |
    E por que neste caso, aqui eu não for estratégia, eu não estava com isso.
    [27:17:28 - 27:24:08] |
    Em parte, por causa da resposta...
    [27:24:08 - 27:29:08] |
    Exato, o presidente da Assembleia de República é uma esposação.
    [27:29:08 - 27:32:28] |
    O presidente da Assembleia de República é uma esposação.
    [27:32:28 - 27:35:48] |
    O presidente da Assembleia de República é uma esposação.
    [27:35:48 - 27:40:48] |
    O presidente da Assembleia de República é uma esposação.
    [27:40:48 - 27:44:08] |
    O problema não é só dizer se ele pode, não.
    [27:44:08 - 27:52:28] |
    É o presidente da Assembleia de República, como que eu ia dizer que pode.
    [27:52:28 - 28:00:48] |
    Como é que veio o contraste entre este exercício do mandato da segunda figura do Estado
    [28:00:48 - 28:05:48] |
    e a comparação com o anterior presidente da Assembleia de República
    [28:05:48 - 28:10:48] |
    é algo bastante sociolva.
    [28:10:48 - 28:19:08] |
    É muito diferente, por uma razão, o presidente da Assembleia de República
    [28:19:08 - 28:24:08] |
    é entreiores, ou utilizaram o chega.
    [28:24:08 - 28:34:08] |
    E até se pode dizer, algumas pessoas disseram no instrumentalizaram o chega
    [28:34:08 - 28:40:48] |
    fazendo uma picardinha constante, por tanto, anti-fascismo, etc.
    [28:40:48 - 28:47:28] |
    No fundo, menurizando o PSD nessa leva.
    [28:47:28 - 28:55:48] |
    O presidente da Assembleia de República parece ter uma postura diferente.
    [28:55:48 - 29:04:08] |
    Tanto, jogar um bocadinho, um bocadinho puxar de um lado, puxar do outro.
    [29:04:08 - 29:12:28] |
    Tanto, tanto, deixe a dizer coisas que nos acham ofensíveis, como insiste nas formas de tratamento.
    [29:12:28 - 29:17:28] |
    Então, está muito preocupado a engerir.
    [29:17:28 - 29:25:48] |
    E além de mais a jurista, é importante isto porque uma das coisas, nesta estimada à disposição,
    [29:25:48 - 29:35:48] |
    é que ouve não são metas pessoas de esquerda a tomar a posição, a tomar uma posição no sentido de amplir.
    [29:35:48 - 29:40:48] |
    E, por isso, é o sentido de amplir tudo que se pode dizer no Parlamento,
    [29:40:48 - 29:50:48] |
    algumas das quais, de dizer isso, fizeram automaticamente parte do clube, no Ricardo Jett,
    [29:50:48 - 29:59:08] |
    que é a pessoa de esquerda, que as outras pessoas dizem que não são de esquerda.
    [29:59:08 - 30:05:48] |
    De una calvaera, acho que é uma tua nova colega de clube.
    [30:05:48 - 30:12:28] |
    Por tanto, há também isto que tem...
    [30:12:28 - 30:15:48] |
    Tem uma era de já ter por que sado no Governo.
    [30:15:48 - 30:19:08] |
    Também tem isto, exatamente.
    [30:19:08 - 30:30:48] |
    Tem que ter em conta que, do ponto visto jurídico, a essa maioria interpretativa,
    [30:30:48 - 30:40:48] |
    dito isto, eu acho, eu preferia, como o eleitor, etc., que o presidente tivesse tido.
    [30:40:48 - 30:44:08] |
    O deputado, esta linguagem não é para lamentar.
    [30:44:08 - 30:54:08] |
    Essa é o isto, não é impredido falar, tirar de a palavra, opinar sobre o que ele diz, é dizer.
    [30:54:08 - 31:00:48] |
    Objetivamente, isto não se deve dizer no Parlamento, porque é conversa de taxa.
    [31:00:48 - 31:10:48] |
    É que em causa desta polêmica, não se entendem, já me guata a várias exigências, de respeito pelas leis
    [31:10:48 - 31:15:48] |
    que proibem como portamento de racistas.
    [31:15:48 - 31:25:48] |
    Isso não fosou a garantia do direito de prevertar a disposição, mesmo da expressão de parvo isso.
    [31:25:48 - 31:30:48] |
    Então, por que não tem a complexa? Porque isso vai ter com a questão do discurso do ódio,
    [31:30:48 - 31:42:28] |
    que em si o vaguia, um programa inteiro, a discutir, como parece, como conceitá-lo também do vídeo.
    [31:42:28 - 31:49:08] |
    É um peço, por que não é preciso e, portanto, é uma tal latitude.
    [31:49:08 - 31:57:28] |
    É uma tal latitude que eu acho que se tornam conceito inútil.
    [31:57:28 - 32:00:48] |
    Sim, sim, por que ficamos? Sim, por que ficamos?
    [32:00:48 - 32:09:08] |
    Sim, por que ficamos? Sim, por que ficamos? É, eu acho que nós temos que separar aquilo que é mais educação,
    [32:09:08 - 32:20:48] |
    daquilo que são mais ideias. E até foi bom, temos que começar com a história da Isabel Morgaram.
    [32:20:48 - 32:30:48] |
    Porque aquilo que... O Isabel Morgaram está a trazer exemplos de buçalidade, javredice, comportamento,
    [32:30:48 - 32:45:48] |
    absolutamente inaceitáveis dentro do Parlamento. E a razão pela qual a educação deve ser permitida,
    [32:45:48 - 32:55:48] |
    deve ser permitida não, a educação deve ser procurada, estimulada, exigida, muito bem.
    [32:55:48 - 33:05:48] |
    É para que as mais ideias possam ser preferidas, as boas e as mais,
    [33:05:48 - 33:14:08] |
    mas de uma maneira civilizada, ao ponto de nós conseguimos ouvilas.
    [33:14:08 - 33:25:48] |
    Quando as coisas se tornam... Isso portávelmente não é... imagina, estamos nas programas.
    [33:25:48 - 33:32:28] |
    Programa é um bom exemplo, nós podemos estar aqui e ter acontecido, exatamente por causa do chega.
    [33:32:28 - 33:39:08] |
    Momento, chega, eu e o Pedro, que estamos profundamente em desacordo,
    [33:39:08 - 33:47:28] |
    sobre matérias que notam-se no Pedro, nós temos brinca de aqui com isso que fazem ferveras entre ganhas,
    [33:47:28 - 33:51:40] |
    mas tu mantém-se. Isso pedra um homem sanguíneo. É um homem sanguíneo, por isso é que o Pedro é só por isso que o
    [33:51:40 - 34:05:00] |
    Commissional, mas ele é um homem sanguíneo. É um homem sanguíneo, por isso é que o Pedro é só por isso que o Commissional é um bom exemplo neste aspecto.
    [34:05:00 - 34:11:40] |
    Mas ele, embora às vezes, ele apeteça, não perde a cabeça por nós, estamos no ar.
    [34:11:40 - 34:21:40] |
    No ar. No ar. No ar. É ainda no ar. No ar, mas não é isso. Exatamente, se vocês dizem isso.
    [34:21:40 - 34:31:40] |
    Não muita as nossas expectadores. Se as pessoas ouvirem ser expulhadas por uma foga do ar, devalvamente as audiencias se serviam.
    [34:31:40 - 35:05:00] |
    Mas não. Mas não. Mas não. Mas não. Mas não. Quando estás no ar, mantém-se um certo decoro aliás e formulações que deixamos já agora com o sago aos nossos espectadores e ouvintes que foga daqui nesse mantém. Por exemplo, é o voce carrega. Você tratou-se por você agora.
    [35:05:00 - 35:08:12] |
    O chão, pois foi um chão.
    [35:08:12 - 35:11:40] |
    Não итuel.
    [35:11:40 - 35:15:40] |
    – Foi um chão. – Outro chão.
    [35:15:40 - 35:20:48] |
    - É, depois daqui. – Quais?
    [35:20:48 - 35:28:32] |
    – Não mesela pode estar por você. – Há um fôrim de uma piada.
    [35:28:32 - 35:35:56] |
    Bem, os campeões docas vozes.
    [35:42:04 - 35:44:48] |
    O técnico de nada.
    [35:44:48 - 35:51:16] |
    QuandoEST interactions eleid Hermita OP criava um Thyme.
    [35:51:24 - 35:56:52] |
    A gente já tem a discussão com a minha cor.
    [35:56:52 - 35:59:52] |
    A gente trata os portugues.
    [35:59:52 - 36:06:28] |
    Muitos amigos tratam os provocês e o classe IT e o IT.
    [36:06:28 - 36:11:56] |
    Nós, às vezes, tínhamos que termos a sensação que os filhos de outros
    [36:11:56 - 36:14:40] |
    são mais bem educados.
    [36:14:40 - 36:21:24] |
    Será que o tratá com você com um sério?
    [36:21:24 - 36:25:00] |
    – É um chão. – É um chão.
    [36:25:00 - 36:28:12] |
    Será que o chão não é o chão.
    [36:28:12 - 36:34:20] |
    Isso é muito presidência.
    [36:34:28 - 36:41:24] |
    Não é fiching for compliments porque conhece meus filhos.
    [36:41:24 - 36:44:28] |
    Mas são meio desaduráveis.
    [36:44:28 - 36:47:08] |
    É só dentro da casa de cada um.
    [36:47:08 - 36:53:48] |
    Mas às vezes, por isso, tu usa essa distância para o mesmo tempo.
    [36:53:48 - 36:55:44] |
    Conseguís dizer coisas.
    [36:55:44 - 36:59:24] |
    Às vezes, são muito violentas, mas de uma maneira.
    [36:59:24 - 37:03:04] |
    – É assim que você se conhece uma besta. – É isso.
    [37:03:04 - 37:05:20] |
    Exato.
    [37:05:20 - 37:11:12] |
    Mas, por ser aceitável, agora, não convente escuteir as duas coisas.
    [37:11:12 - 37:17:20] |
    Porque eu acho que o Pedro não tem razão na resposta do agar branco.
    [37:17:20 - 37:23:28] |
    Porque a pergunta que a chão dela então ele faz,
    [37:23:36 - 37:26:08] |
    não é uma pergunta sobre a educação.
    [37:26:08 - 37:29:20] |
    É uma pergunta sobre ideias.
    [37:29:20 - 37:40:20] |
    Será que uma das pessoas poderão defender estas coisas sobre estas esetemias?
    [37:40:20 - 37:44:48] |
    Ou seja, é uma pergunta ideológica do gênero.
    [37:44:48 - 37:49:52] |
    Será que estas pessoas têm direito a defender estas coisas?
    [37:49:52 - 37:52:40] |
    E ela responde "temem".
    [37:52:40 - 37:54:08] |
    É isso.
    [37:54:08 - 37:56:52] |
    Isso significa do podes.
    [37:56:52 - 37:59:52] |
    Porque é muito difícil, naquela casa.
    [37:59:52 - 38:03:12] |
    Em particular, tudo dizem que é expressão.
    [38:03:12 - 38:07:36] |
    Os turcos não são conhecidos por trabalhar muito.
    [38:07:36 - 38:11:04] |
    Os turcos não são conhecidos por trabalhar muito.
    [38:11:12 - 38:15:20] |
    É muito difícil considerar que isto é uma educação.
    [38:15:20 - 38:17:20] |
    É muito difícil.
    [38:17:20 - 38:21:04] |
    É uma coisa de linguagem bruxada.
    [38:21:04 - 38:26:24] |
    Tá bem, mas...
    [38:26:24 - 38:29:28] |
    Mas é evidente.
    [38:29:28 - 38:32:04] |
    É evidente.
    [38:32:04 - 38:35:52] |
    Isso tem que se sempre ser um marco.
    [38:35:52 - 38:38:32] |
    Claro, é evidente.
    [38:38:32 - 38:40:20] |
    Tem que ser casa a casa.
    [38:40:20 - 38:45:52] |
    Porque você poderá te dizer que ele diz que os turcos são poli-guitosos.
    [38:45:52 - 38:52:08] |
    Eu acho que os deus ou os negros haviam se escortejados,
    [38:52:08 - 38:54:24] |
    abriam se eles abriam,
    [38:54:24 - 38:57:04] |
    tigava se eles as entrâneas
    [38:57:04 - 39:00:16] |
    e estava durante cinco minutos a dizer que...
    [39:00:24 - 39:04:32] |
    Algo abrinha cada dia do suíste como se havia cozinhar.
    [39:04:32 - 39:05:52] |
    É preciso.
    [39:05:52 - 39:07:36] |
    E depois com elos.
    [39:07:36 - 39:10:36] |
    É evidente que se tu quando levas a isso
    [39:10:36 - 39:13:12] |
    é um extremo desses.
    [39:13:12 - 39:17:44] |
    A formulação da pergunta da loja de eleitão
    [39:17:44 - 39:22:32] |
    é a esclarecedora para o que você era resposta.
    [39:22:32 - 39:24:56] |
    Que é uma coisa.
    [39:24:56 - 39:33:04] |
    Imagina, por exemplo, dizer defender a desigualdade entre as raças
    [39:33:04 - 39:38:16] |
    como teoria que é, evidentemente, absurda,
    [39:38:16 - 39:40:44] |
    mas...
    [39:40:44 - 39:45:20] |
    Mas para não ter uma formulação a mostrar-te.
    [39:45:20 - 39:47:28] |
    Mas tu defende que se pode defender.
    [39:47:28 - 39:49:28] |
    Ou a outra coisa.
    [39:49:36 - 39:54:40] |
    Eu admite que possa haver uma formulação da Senatoresa
    [39:54:40 - 40:00:24] |
    que seja admissível, chucante, sujeita, crítica, a senatoresa.
    [40:00:24 - 40:05:20] |
    O offender dizer, o povo tal é isto.
    [40:05:20 - 40:07:20] |
    Não é mesma coisa.
    [40:07:20 - 40:10:08] |
    Tem um lado insultoso aliás.
    [40:10:08 - 40:11:20] |
    Basta.
    [40:11:20 - 40:13:28] |
    Nós temos que te dizer, me obrigar aqui,
    [40:13:28 - 40:17:36] |
    mas quando alguém nos tranjeiro,
    [40:17:36 - 40:19:52] |
    não diga em paralelamento.
    [40:19:52 - 40:21:12] |
    Não sempre em paralelamento.
    [40:21:12 - 40:24:56] |
    Diz alguma coisa, eu sou o português.
    [40:24:56 - 40:27:36] |
    Foi suce, o senhor, o Landoejo.
    [40:27:36 - 40:32:36] |
    Foi ser mais terpureça, foi sem mais,
    [40:32:36 - 40:34:48] |
    toda a gente, rasca as vezes,
    [40:34:48 - 40:37:44] |
    estão o offender Portugal.
    [40:37:52 - 40:40:00] |
    Portanto, alguma impotia.
    [40:40:00 - 40:42:56] |
    Está a falar dessa capacidade de indignação.
    [40:42:56 - 40:48:00] |
    Tu tais a dizer que se deve transmitir imediatamente no paralelamento.
    [40:48:00 - 40:53:52] |
    Estou a dizer que prenda este tipo de linguagem,
    [40:53:52 - 40:57:44] |
    que o offender pessoas,
    [40:57:44 - 41:01:20] |
    o presidente da Senatora República,
    [41:01:20 - 41:04:48] |
    está perfeitamente lhes de mate para fazer.
    [41:04:48 - 41:06:48] |
    Não usa essas pessoas.
    [41:06:48 - 41:11:28] |
    Uma coisa é banalíssima, não é?
    [41:11:28 - 41:14:48] |
    Não ele é que o artelismo está a responder.
    [41:14:48 - 41:18:56] |
    Não impedo o discurso, não nava?
    [41:18:56 - 41:23:20] |
    O muderador de terá-te das pessoas de vocês,
    [41:23:28 - 41:27:12] |
    que é a impotada para o professor,
    [41:27:12 - 41:30:00] |
    o momento deste pai não.
    [41:30:00 - 41:33:20] |
    Por favor, por que você saiu do provocê?
    [41:33:20 - 41:35:56] |
    Entretanto, a Guiarbranqui,
    [41:35:56 - 41:38:04] |
    elaborou um documento,
    [41:38:04 - 41:43:20] |
    em que explica o ponto de vista que defende sobre esta questão,
    [41:43:20 - 41:47:00] |
    e chamou-lhe a liberdade de expressão,
    [41:47:00 - 41:53:20] |
    uma super-liberdade de proteção máxima e de restrição mínima.
    [41:53:20 - 41:56:08] |
    Em contrapartida,
    [41:56:08 - 41:59:44] |
    depois de apresentar este documento,
    [41:59:44 - 42:04:08] |
    ou a presente,
    [42:04:08 - 42:07:00] |
    juntando a este documento,
    [42:07:00 - 42:12:36] |
    defende a criação de um voto de rejeição
    [42:12:44 - 42:17:00] |
    no Parlamento contra discursos do audio,
    [42:17:00 - 42:20:44] |
    como é que entende?
    [42:20:44 - 42:22:40] |
    Ricardo Raúges para ele,
    [42:22:40 - 42:26:16] |
    esta iniciativa do presidente da República,
    [42:26:16 - 42:27:44] |
    nomeadamente,
    [42:27:44 - 42:31:48] |
    esta ideia da criação de um voto de rejeição.
    [42:31:48 - 42:34:04] |
    Eu não acho bem,
    [42:34:04 - 42:36:44] |
    porque eu acho que é uma figura regimental
    [42:36:44 - 42:41:44] |
    que é ficar assada de tanta opulvisação,
    [42:41:44 - 42:43:32] |
    em principio.
    [42:43:32 - 42:46:20] |
    É como aqueles jogos que estásem para a Pital Wario.
    [42:46:20 - 42:48:28] |
    Exato, não se faziam outra coisa.
    [42:48:28 - 42:50:40] |
    Desculpe, eu voto de rejeição.
    [42:50:40 - 42:52:24] |
    Posso.
    [42:52:24 - 42:56:52] |
    E portanto, eu creio que o regimento já tem,
    [42:56:52 - 43:00:28] |
    já tem mecanismos suficientes.
    [43:00:36 - 43:03:04] |
    Eu até gostava de falar sobre isso
    [43:03:04 - 43:04:44] |
    que eu tenho mais afrento.
    [43:04:44 - 43:07:36] |
    Antes, nada eu queria dizer que estou chocado
    [43:07:36 - 43:09:24] |
    quanto estou a desconto agora,
    [43:09:24 - 43:11:20] |
    porque ninguém tinha definido debate.
    [43:11:20 - 43:14:16] |
    Primeira coisa é definir o debate.
    [43:14:16 - 43:16:36] |
    Uma pessoa, o primeiro tem que definir o debate.
    [43:16:36 - 43:19:40] |
    -O primeiro de fim do debate. -Definir o debate.
    [43:19:40 - 43:22:04] |
    Não, dois, definir o debate,
    [43:22:04 - 43:23:52] |
    depois esperar,
    [43:23:52 - 43:25:40] |
    e deixar esperar? Não.
    [43:25:40 - 43:29:08] |
    Impor que as outras pessoas
    [43:29:08 - 43:32:48] |
    deforma, obediante e disciplinada,
    [43:32:48 - 43:35:40] |
    debateam o que tu disse que é o debate.
    [43:35:40 - 43:40:24] |
    E o debate, vocês falaram na frase do André Ventura.
    [43:40:24 - 43:43:04] |
    São buscítulos, que será a frase do André Ventura,
    [43:43:04 - 43:45:52] |
    e sou buscítulos, não é o debate.
    [43:45:52 - 43:48:36] |
    O debate é a resposta,
    [43:48:44 - 43:51:24] |
    porque a pergunta da Alçandra leitão,
    [43:51:24 - 43:55:04] |
    que é o que eu lembro de fazer naquela hora,
    [43:55:04 - 43:58:40] |
    por absoluta coincidência.
    [43:58:40 - 44:02:24] |
    Não tem nada a ver com a frase do André Ventura.
    [44:02:24 - 44:05:16] |
    Não foi a frase do André Ventura sobre os turcos,
    [44:05:16 - 44:09:00] |
    que se eu o debate não é o debate.
    [44:09:00 - 44:11:16] |
    Vamos debater o debate.
    [44:11:16 - 44:14:36] |
    Eu convoco usar debaterinho debate.
    [44:14:36 - 44:16:08] |
    E, portanto,
    [44:16:08 - 44:18:32] |
    a que a problema é,
    [44:18:32 - 44:23:24] |
    e, acerto, depois nós fomos então debater.
    [44:23:24 - 44:26:00] |
    -Polávamos... -E se fica eventalado com coisas
    [44:26:00 - 44:28:36] |
    durante a semana, e se nós fiquem...
    [44:28:36 - 44:30:20] |
    Sim, sim.
    [44:30:20 - 44:34:08] |
    Eu gosto muito de bater o debate, que é o debate.
    [44:34:08 - 44:36:04] |
    Não é agora o debate.
    [44:36:12 - 44:38:40] |
    Vamos debater o debate, que é o debate.
    [44:38:40 - 44:41:36] |
    Vocês tiveram uma debate, outros debates?
    [44:41:36 - 44:44:20] |
    Mal, mal, não sabem.
    [44:44:20 - 44:49:00] |
    De bater o debate e deviam ser até ponidos por debater em outros debates.
    [44:49:00 - 44:51:16] |
    -O debate rejeição, já. -Exato.
    [44:51:16 - 44:55:32] |
    Nós depois tivemos a intercomada de debateiro.
    [44:55:32 - 44:58:44] |
    Palávbras que não foram ditas,
    [44:58:44 - 45:02:20] |
    mas o que acontece alguma vez forem.
    [45:02:20 - 45:04:04] |
    Foi isso que tivemos...
    [45:04:04 - 45:07:56] |
    O universo das palavras que não foram ditas,
    [45:07:56 - 45:13:32] |
    por exemplo, é melhor do que duas palavras que são ditas.
    [45:13:32 - 45:17:32] |
    Mas não é um debate estúpido, porque não ser ditas.
    [45:17:32 - 45:19:48] |
    É só porque...
    [45:19:48 - 45:23:28] |
    -Quê dizer? -Para já, não sabemos,
    [45:23:36 - 45:27:44] |
    mas é uma decisão que tendo a ser determinada.
    [45:27:44 - 45:32:00] |
    Para já não, ó Pedro, para já não saber.
    [45:32:00 - 45:35:56] |
    A gente não vai voltar a ver esses identes...
    [45:35:56 - 45:40:00] |
    -Nas cidentes parlamentares. -Não, que afrasa.
    [45:40:00 - 45:47:04] |
    -Oso é essa, por favor. -Tá, eu acredito que uma letnia é mais burra do que os outros.
    [45:47:04 - 45:49:52] |
    -Eu até agora não. -Não é sem concreter.
    [45:49:52 - 45:52:56] |
    Mas foi essa que é o problema.
    [45:52:56 - 45:58:52] |
    -Decorra, décorra. -E essa pergunta é que suscito.
    [45:58:52 - 46:02:16] |
    É discussão sobre...
    [46:02:16 - 46:09:24] |
    Sem piternos, discussão, sobre a latitude do que pode ser dito.
    [46:09:32 - 46:15:24] |
    Que opõe as pessoas que acham que a liberdade de expressão
    [46:15:24 - 46:19:12] |
    é como diz o senhor presidente da República, e vem.
    [46:19:12 - 46:21:08] |
    Você dá-se uma lei da República.
    [46:21:08 - 46:27:32] |
    Uma super liberdade de proteção máxima, ir e restrição mínima.
    [46:27:32 - 46:30:52] |
    -Achka estamos todos da coisa. -Estamos todos da coisa.
    [46:30:52 - 46:37:40] |
    Estava a cor, por exemplo, advogada a Lino Caldeira,
    [46:37:40 - 46:46:04] |
    que teve várias participações neste debate excelente.
    [46:46:04 - 46:49:16] |
    Ela diz a expressão individual do racismo.
    [46:49:16 - 46:53:32] |
    Como bem em China e Isabel Moreira, não pode ser crime.
    [46:53:32 - 46:57:24] |
    Os crimes de discurso do adios estão felizmente dependentes
    [46:57:32 - 47:01:08] |
    de um crime de gravidade muito superior.
    [47:01:08 - 47:05:00] |
    Muita em bora as partilhas do Instagram na Oluvmonster,
    [47:05:00 - 47:13:52] |
    porque as pessoas do Instagram treinem tendência a ser bastante mais restritivas
    [47:13:52 - 47:23:08] |
    do que o lei embora interpreta em uma forma estranha.
    [47:23:08 - 47:26:40] |
    E diz, ela não poderia ser doutra maneira só pena
    [47:26:40 - 47:30:44] |
    adentro piremos os tribunais e as perisões que cada vez consideram
    [47:30:44 - 47:34:28] |
    preferir-se uma afirmação racista.
    [47:34:28 - 47:38:44] |
    Esso, exato. É que estão em este.
    [47:38:44 - 47:41:32] |
    E depois o problema é o seguinte.
    [47:41:40 - 47:47:00] |
    A própria alceandra leitão é aparentemente confroteu-se esta posição,
    [47:47:00 - 47:50:20] |
    porque na Assembleia da República ela diz, "poda",
    [47:50:20 - 47:54:16] |
    e o presidente Asemboia disse, "não meu entender pode".
    [47:54:16 - 47:57:16] |
    E ela respondeu, "não meu não pode".
    [47:57:16 - 48:01:52] |
    Mas três dias depois, estava na quadratura do Círculo,
    [48:01:52 - 48:03:48] |
    lá que o que se chama agora,
    [48:03:48 - 48:06:20] |
    ele testa esses problemas no domão.
    [48:06:20 - 48:09:28] |
    Sim, não, não, não.
    [48:09:28 - 48:11:52] |
    Não por gosto.
    [48:11:52 - 48:22:28] |
    Por que ela diz, porque ela diz, "não, não, não, é a única coisa que está em causa".
    [48:22:28 - 48:25:00] |
    Sim, mas ela diz.
    [48:25:00 - 48:27:48] |
    Mas ela recou, ela são a raci-mara.
    [48:27:56 - 48:32:32] |
    Porque, pelos vistas, a pergunta não é "poda",
    [48:32:32 - 48:35:24] |
    é "poda sem ser advertido".
    [48:35:24 - 48:37:40] |
    Isso é o outro bato.
    [48:37:40 - 48:39:32] |
    Isso é o outro bato, isso é.
    [48:39:32 - 48:43:00] |
    É que estão em este. É que de repente.
    [48:43:00 - 48:50:16] |
    E porque eu disse, "fra cista e cheirada a moto, vai falar sobre isso".
    [48:50:16 - 48:54:28] |
    Não, tem. É o especialista, quer dizer,
    [48:54:28 - 48:59:16] |
    é provavelmente o maior especialista em Portugal sobre a liberdade de opções.
    [48:59:16 - 49:01:16] |
    O especialista infalível.
    [49:01:16 - 49:07:40] |
    E Jorge Lacan, o agar branco que foi ministro da defesa,
    [49:07:40 - 49:12:28] |
    que é da justiça, exatamente.
    [49:12:28 - 49:15:56] |
    E é o próprio, é isso que é a risa de treza.
    [49:16:04 - 49:24:04] |
    É para o Leonor Caldeira, que apresentou todos os argumentos clássicos
    [49:24:04 - 49:26:04] |
    e a defesa de liberdade de opções.
    [49:26:04 - 49:30:12] |
    Como, por exemplo, não são só eles que têm direito de falar,
    [49:30:12 - 49:32:36] |
    somos nós temos direito de ouvir,
    [49:32:36 - 49:35:36] |
    porque, a partir do momento, um deputado,
    [49:35:36 - 49:41:56] |
    que é impedido de dizer, de comunicar as ideias abjetas que têm.
    [49:41:56 - 49:44:36] |
    Primeiro, não deixe de este ter.
    [49:44:36 - 49:48:36] |
    Segundo, o mito de o eleiturado que esteem,
    [49:48:36 - 49:51:56] |
    e eu gosto de saber em quem é que estou a votar,
    [49:51:56 - 49:59:48] |
    ela diz que é melhor contra dizer do que calar,
    [49:59:48 - 50:02:52] |
    e neste caso isso fica muito claro.
    [50:02:52 - 50:04:36] |
    É, isso é muito importante.
    [50:04:44 - 50:10:44] |
    Quando tempo se gastou, já vou perguntar se eu vim,
    [50:10:44 - 50:15:56] |
    quando tempo se gastou a contradizer a idiote,
    [50:15:56 - 50:18:36] |
    se que o André Ventura disse,
    [50:18:36 - 50:23:52] |
    e quando tempo se gastou a discutir,
    [50:23:52 - 50:29:24] |
    se ele deve ser calado na eventualidade de,
    [50:29:24 - 50:36:04] |
    potéticamente, um dia, dizer as frazes que elas sendo aleitão por pôs.
    [50:36:04 - 50:43:16] |
    Portanto, essa ideia de contradizê-lo pelo justiça de ter verdade a disto,
    [50:43:16 - 50:47:04] |
    eu tenho que pena ser, a terceira argumento,
    [50:47:04 - 50:49:16] |
    que é Leonor Caldeira-Usa,
    [50:49:24 - 50:54:52] |
    e bem que é isto, estas restrições,
    [50:54:52 - 50:57:32] |
    mais tarde viram-se contra nós.
    [50:57:32 - 51:00:52] |
    - Ah, muito argumentos, quase.
    [51:00:52 - 51:05:32] |
    - Muito argumentos que lá se quiser favor de restringir a liberdade de pressão.
    [51:05:32 - 51:13:16] |
    - E já quer dizer, aquelas estafadíssimas de não segrita fogo,
    [51:13:16 - 51:17:24] |
    falsamente fogo, num teatro cheio,
    [51:17:24 - 51:20:28] |
    é argumento esse que é o divorubendo al Homem,
    [51:20:28 - 51:24:20] |
    que é o seu autor, reverter o mais tarde,
    [51:24:20 - 51:26:56] |
    e que é, em portanto, não esquecer.
    [51:26:56 - 51:33:48] |
    Na altura, foi aplicado, porque essa é a dificuldade de que é que define o que é fogo,
    [51:33:48 - 51:35:16] |
    e não é fogo.
    [51:35:24 - 51:40:32] |
    Foi aplicado a jovens socialistas,
    [51:40:32 - 51:44:12] |
    que estavam a distribuir pamfletos,
    [51:44:12 - 51:53:24] |
    em ídis contra o alistamento de jovens americanos para a primeira guerra mundial.
    [51:53:24 - 51:56:48] |
    Foi isto que foi considerado gritar fogo,
    [51:56:48 - 52:00:44] |
    falsamente, numa sala, num teatro cheio.
    [52:00:44 - 52:08:08] |
    E, portanto, ele reverteu mais tarde essa posição.
    [52:08:08 - 52:12:56] |
    O outro argumento clássico é, pois,
    [52:12:56 - 52:17:24] |
    porque reparem na República de Weimar não censuraram,
    [52:17:24 - 52:20:04] |
    e depois os nazistas subiram a poder.
    [52:20:04 - 52:22:12] |
    É o contrário.
    [52:22:20 - 52:31:32] |
    A República de Weimar censurou, e número de centenas foram encerrados,
    [52:31:32 - 52:39:00] |
    centenas de jornais nasis, centenas, só na Procia 99.
    [52:39:00 - 52:44:28] |
    Os nazis foram atribunados várias vezes.
    [52:44:28 - 52:49:56] |
    Pessoas como o Góbulse foram condonadas a pena de prisão efetiva.
    [52:49:56 - 52:57:56] |
    Eles aproveitaram que, de uma dessas ocorrências para operações de marketing,
    [52:57:56 - 53:05:36] |
    havia um cartaz muito céubre com o Hitler com dois adesivos na boca,
    [53:05:36 - 53:09:36] |
    e, por baixo, dizia, o mundo tem dois mil milhões de pessoas,
    [53:09:44 - 53:15:16] |
    que não é que não pode falar na alma.
    [53:15:16 - 53:24:24] |
    Tudo isso era aproveitado por eles para reforçar o discurso que era o delas,
    [53:24:24 - 53:29:56] |
    que era, até são uma conspiração entre os judeus, alta finança,
    [53:29:56 - 53:32:56] |
    os marxistas, dos argumentas...
    [53:32:56 - 53:36:24] |
    E nós, como estão a calar-nos, por que?
    [53:36:24 - 53:39:28] |
    Porque não querem que a gente denuncia o quê?
    [53:39:28 - 53:41:56] |
    É argumento, como você sabe,
    [53:41:56 - 53:45:00] |
    e como a Liga já ou disse, é argumento é pregoso,
    [53:45:00 - 53:48:32] |
    que não fazer aquilo que se deve fazer,
    [53:48:32 - 53:51:52] |
    porque vai favorecer nesta excega.
    [53:51:52 - 53:54:08] |
    É isso, mas é um mal argumento.
    [53:54:08 - 53:56:24] |
    Eu estou só a dizer que...
    [53:56:32 - 53:59:52] |
    Estou só a dizer que historicamente favorece.
    [53:59:52 - 54:02:04] |
    Claro, historicamente favorece.
    [54:02:04 - 54:03:16] |
    Eu sei que sim.
    [54:03:16 - 54:05:32] |
    E há outra coisa que é...
    [54:05:32 - 54:08:40] |
    De facto, é repugnanto, não se perdi.
    [54:08:40 - 54:10:04] |
    Então, nós...
    [54:10:04 - 54:13:04] |
    Tem se vista a nossa volta como favorece.
    [54:13:04 - 54:20:52] |
    É esta ideia que o chega toca a música e toda a gente dança.
    [54:20:52 - 54:22:48] |
    E nós estamos aqui.
    [54:22:48 - 54:25:40] |
    Estamos avançados, sim.
    [54:25:40 - 54:27:24] |
    Foi um belo.
    [54:27:24 - 54:31:36] |
    O Pedro Mexíaf, que é tão ministro do que é imposto.
    [54:31:36 - 54:37:28] |
    Pode, agora é vezes, do João Miguel Tavar se tornar ministro da despesa,
    [54:37:28 - 54:39:16] |
    da boa, da má.
    [54:39:16 - 54:46:28] |
    Quer dizer, a despesa até pode ser...
    [54:46:32 - 54:51:16] |
    É ser boa o problema é quando falta de minha papagára.
    [54:51:16 - 54:53:04] |
    Quer falar do apordo?
    [54:53:04 - 54:57:48] |
    Conseguir esta semana entre o governo e vários sindicatos dos processores,
    [54:57:48 - 55:00:08] |
    mas também em outras negociações.
    [55:00:08 - 55:01:56] |
    Sim.
    [55:01:56 - 55:05:44] |
    Já anunciadas, algo assim, o curso,
    [55:05:44 - 55:11:08] |
    acham que se compram promessas eleturas ou Miguel Tavar?
    [55:11:08 - 55:18:20] |
    Eu não acho que se compram promessas eleturas.
    [55:18:20 - 55:25:48] |
    Imagina, tenho ainda uma outra ideia que é que a gente tinha para espagar.
    [55:25:48 - 55:35:12] |
    Porque neste momento dá a ideia que não sei que elas por expressões honestos do lítio,
    [55:35:20 - 55:41:00] |
    o óste Patróleo, ali na Jornal do Algarve,
    [55:41:00 - 55:43:40] |
    foram outra vez...
    [55:43:40 - 55:51:52] |
    Voltaram a pesquisar a ver se encontrava uma coisa em encontraram.
    [55:51:52 - 55:54:12] |
    Porque não sei se Portugal,
    [55:54:12 - 55:58:04] |
    a cor do mil e um área do Nadea Paoto.
    [55:58:04 - 56:02:56] |
    É porque a tida do IRR é ser o acordo dos processores,
    [56:02:56 - 56:08:32] |
    é os policias, é isso que vem uns médicos,
    [56:08:32 - 56:16:12] |
    agora o IRR se jovem, parece que é mil milhões, mil milhões.
    [56:16:12 - 56:21:00] |
    Jornal até os 35 anos, até os 35 anos.
    [56:21:08 - 56:26:40] |
    E é uma medida que eu gosto de imenso, porque eu tenho quatro filhos,
    [56:26:40 - 56:29:12] |
    eles estão mesmo a chegar àquela boidade,
    [56:29:12 - 56:31:12] |
    que é que se eu tiver muito dinheiro,
    [56:31:12 - 56:37:40] |
    já sei a quem que eu vou pedir diretamente para aumentar o meu patrimônio,
    [56:37:40 - 56:41:48] |
    que é por as casas todas em nomes de filhos.
    [56:41:48 - 56:47:04] |
    Eu tenho tantas dúvidas em tanta coisa,
    [56:47:04 - 56:54:28] |
    menos numa cheirame que o facto deste governo
    [56:54:28 - 56:57:56] |
    quer muito manter-se no poder
    [56:57:56 - 57:02:00] |
    e, claro, ganhar as próximas eleições,
    [57:02:00 - 57:07:40] |
    esteja a levar a uma chuva de euros
    [57:07:48 - 57:11:24] |
    e eu não sei onde é que está a dormir em passar.
    [57:11:24 - 57:14:40] |
    Chegou, checo nutricionista, etc.
    [57:14:40 - 57:16:28] |
    Sim, sim.
    [57:16:28 - 57:18:16] |
    Sim, sim.
    [57:18:16 - 57:20:56] |
    E a gente, porque montamos as coisas?
    [57:20:56 - 57:24:52] |
    Há uma chuva de nofertas, Nadea.
    [57:24:52 - 57:29:16] |
    E quando a minha diferença é que eu tenho a PSDPS,
    [57:29:16 - 57:34:20] |
    é apenas na forma como eles redistribuem o dinheiro,
    [57:34:20 - 57:38:04] |
    das maneiras mais ou menos criativas,
    [57:38:04 - 57:45:00] |
    eu comece a empachar que onde é que está a minha realmente,
    [57:45:00 - 57:47:48] |
    posso continuar até o final dos meses,
    [57:47:48 - 57:52:20] |
    eu vou sempre a votar a iniciativa liberal,
    [57:52:20 - 57:56:44] |
    mas convine alguém a chegar a um ponto e disse,
    [57:56:52 - 58:03:08] |
    "Se há um milhão que eu não desculpe que os professores
    [58:03:08 - 58:09:48] |
    precisem de aumentar os seus ordenados, só diguei,
    [58:09:48 - 58:12:20] |
    10 milhão os professores,
    [58:12:20 - 58:17:52] |
    então cortem 10 milhão e não estamos no outro sitio qualquer."
    [58:17:52 - 58:23:24] |
    Tornem as coisas mais eficientes, mais ágeis,
    [58:23:24 - 58:29:20] |
    agora, normalmente, a distesa corrente
    [58:29:20 - 58:31:08] |
    até a nível de tratos fego.
    [58:31:08 - 58:36:32] |
    Partilha da preocupação do João Miguel Tavares,
    [58:36:32 - 58:38:12] |
    a respeito do Pai Natal,
    [58:38:12 - 58:41:48] |
    a Ricardo Raúze Pereira.
    [58:41:56 - 58:50:28] |
    "O Pai Natal sonos nós, nós pagamos impostos,
    [58:50:28 - 58:55:44] |
    pagamos e pagamos bastante, e eu não me caste disso."
    [58:55:44 - 58:56:56] |
    Acho ótimo.
    [58:56:56 - 59:02:40] |
    E esse dinheiro que eu estava recolho é pagastado.
    [59:02:40 - 59:04:36] |
    Com quem?
    [59:04:36 - 59:08:28] |
    Com pessoas que não sou eu.
    [59:08:28 - 59:13:40] |
    São, por exemplo, com jovens, parecem bem,
    [59:13:40 - 59:20:28] |
    com pagar salários...
    [59:20:28 - 59:25:48] |
    Quer dizer, a cumprir aquilo que as pessoas têm direito,
    [59:25:48 - 59:29:40] |
    às vezes, por exemplo, a luta dos professores,
    [59:29:48 - 59:35:40] |
    para citar apenas uma, parece que a gente parece que temos a falar
    [59:35:40 - 59:41:28] |
    de privilégios.
    [59:41:28 - 59:44:48] |
    Não, são coisas que eles têm direito.
    [59:44:48 - 59:50:04] |
    Aquela lida exigirou durante a troika,
    [59:50:04 - 59:54:20] |
    que era ter sido o Estado de Tenc Compromissos,
    [59:54:20 - 59:57:40] |
    e por isso, com os creedores estrangeiros
    [59:57:40 - 60:00:16] |
    e Tenc Compromissos, tem dias pagar.
    [60:00:16 - 60:02:44] |
    O Estado tem vários compromissos,
    [60:02:44 - 60:06:08] |
    onde ele é os contratos que assino
    [60:06:08 - 60:09:48] |
    com os funcionários do Estado.
    [60:09:48 - 60:15:28] |
    E esse compromisso, para fazer façam aos outros compromissos,
    [60:15:28 - 60:17:36] |
    esses compromissos foram...
    [60:17:44 - 60:21:20] |
    -A não ser quando vai falar. -A no lado.
    [60:21:20 - 60:26:24] |
    -Vamos contragrados. -E que estão a ver,
    [60:26:24 - 60:32:56] |
    -mão de estar a dormir os seus compromissos. -É assim.
    [60:32:56 - 60:37:12] |
    Deixando de "falei" com os privados...
    [60:37:12 - 60:38:56] |
    Essa é a única...
    [60:38:56 - 60:42:00] |
    Essa é a única alternativa.
    [60:42:00 - 60:51:04] |
    -Comenta-se que ele está para a sinal. -Este é o travessatino.
    [60:51:04 - 60:55:24] |
    Como é que interpreta este tanossios do Governo, Pedro Messia?
    [60:55:24 - 60:58:08] |
    Os desta semana, a luz de polêmica,
    [60:58:08 - 61:02:04] |
    lançada pelo ministro das Finanças,
    [61:02:04 - 61:04:04] |
    com a produção da governa anterior,
    [61:04:12 - 61:10:32] |
    porque, final, as contas não estavam sendo tão saudáveis.
    [61:10:32 - 61:17:20] |
    Nós tivessem tão saudáveis que, quando se dizia,
    [61:17:20 - 61:21:04] |
    não faz a menor ideia, mas...
    [61:21:04 - 61:25:08] |
    Estavam, certamente, o saudável e o suficiente
    [61:25:08 - 61:28:20] |
    para se pedir a esta dinheiro, ponto 1.
    [61:28:20 - 61:31:32] |
    E não estavam, certamente.
    [61:31:32 - 61:34:52] |
    Então, saudáveis que se possam que a esta dinheiro
    [61:34:52 - 61:37:32] |
    sem fazer contas.
    [61:37:32 - 61:40:40] |
    Portanto, eu concordo com as duas coisas,
    [61:40:40 - 61:47:44] |
    no sentido que, claro que o PSC depois de censurar,
    [61:47:52 - 61:54:12] |
    o PS que, mesmo, ferno da questão das contas,
    [61:54:12 - 62:02:52] |
    não intervinha nas questões sociais e laborais, etc.
    [62:02:52 - 62:06:08] |
    Não pode agora estar no Governo e não fazer nada.
    [62:06:08 - 62:08:52] |
    Agora, concordo com o João Miguel,
    [62:08:52 - 62:10:24] |
    que isso é, por tudo,
    [62:10:24 - 62:13:36] |
    não diz que os patais que lá são profissionais,
    [62:13:36 - 62:17:48] |
    se se atenda uma tende a outra, tende a outra,
    [62:17:48 - 62:22:16] |
    e tudo sumado pode não ser viável,
    [62:22:16 - 62:27:32] |
    portanto, acho que esta gestão é muitoíssimo, lindrosa.
    [62:27:32 - 62:30:28] |
    O João Miguel Tavares fica assim, ministro,
    [62:30:36 - 62:39:48] |
    da despesa, só entrega as pastas ministrias por esta semana,
    [62:39:48 - 62:42:28] |
    altura para saber-me-se acelerando,
    [62:42:28 - 62:46:24] |
    porque o João Miguel Tavares é de novo ele.
    [62:46:24 - 62:51:56] |
    Se declara maderence, se sente despectativa para o próximo domingo.
    [62:51:56 - 62:55:28] |
    Não, é só para dizer, olha, português,
    [62:55:28 - 62:59:12] |
    sabiam que português são os pimentes.
    [62:59:12 - 63:02:52] |
    Português é o que há a ver,
    [63:02:52 - 63:05:32] |
    que vai haver a eleição de um próximo domingo,
    [63:05:32 - 63:10:00] |
    algo que está alimbrado porque dá a ideia que não está acontecendo.
    [63:10:00 - 63:13:44] |
    E não só está a acontecer como são bastante importantes.
    [63:13:44 - 63:18:56] |
    E são interessantes também em função das línguas vermelhas
    [63:19:04 - 63:22:44] |
    e das questões que têm muitas razões.
    [63:22:44 - 63:28:24] |
    É governabilidade porque o PSD, Miguel Alvoquerca,
    [63:28:24 - 63:36:52] |
    admite aligar-se, a ver se é a ver se é a ver.
    [63:36:52 - 63:39:40] |
    E vai se sentir isso a acontecer.
    [63:39:40 - 63:42:28] |
    Só há muitas coisas para comentar,
    [63:42:28 - 63:44:52] |
    mas só tem que achar que a gente não tem tempo.
    [63:44:52 - 63:48:48] |
    Em primeiro lugar, eu queria recordar que Miguel Alvoquerca
    [63:48:48 - 63:54:40] |
    não digamos de uma democracia mais soldável, nunca.
    [63:54:40 - 63:57:04] |
    Já mais, em tempo, algum,
    [63:57:04 - 64:01:56] |
    se teve a ter recandida de coisas peitas que ainda recém sobre ele,
    [64:01:56 - 64:06:24] |
    e o fato de ele ser aguído naquele processo.
    [64:06:32 - 64:09:48] |
    Se é um processo que depois tem de ver
    [64:09:48 - 64:12:40] |
    com as funções que ele está desempenhado.
    [64:12:40 - 64:17:40] |
    O segundo é para ex-neinamadara,
    [64:17:40 - 64:20:08] |
    nem nesta ocasião,
    [64:20:08 - 64:22:52] |
    ouvego uma alternância de ver.
    [64:22:52 - 64:31:24] |
    Também temos que admitir que desde o 25 de abril,
    [64:31:24 - 64:36:08] |
    em 50 anos, nunca tenha vivido a alternância democrática,
    [64:36:08 - 64:38:16] |
    naquilo da pequepélago,
    [64:38:16 - 64:42:08] |
    também não é uma coisa democráticamente soldável.
    [64:42:08 - 64:45:52] |
    E só para terminar,
    [64:45:52 - 64:49:44] |
    o chega que ainda paraia,
    [64:49:44 - 64:53:16] |
    queríamos limpar e estudo,
    [64:53:24 - 64:57:24] |
    vai ser muito engraçado,
    [64:57:24 - 65:02:04] |
    se de repente se juntar a Miguel Alvoquerca na mudara,
    [65:02:04 - 65:05:00] |
    e, portanto, isso é muito interessante.
    [65:05:00 - 65:07:56] |
    Uma frase que adou um pedro de uma chia,
    [65:07:56 - 65:13:00] |
    a sondagem que ele disse que o BSD vai ganhar largo,
    [65:13:00 - 65:15:16] |
    em relação ao pés.
    [65:15:16 - 65:18:40] |
    A minha frase é que o CÉ é só das desequipesas.
    [65:18:40 - 65:25:36] |
    CÉ ganha que o PÉs tem, não chega que o PÉs de Abra Porta,
    [65:25:36 - 65:28:40] |
    a unha de ver na cochega,
    [65:28:40 - 65:31:44] |
    e eu acho isso ótimo,
    [65:31:44 - 65:35:08] |
    porque vai permitir, finalmente,
    [65:35:08 - 65:37:56] |
    nós percebemos que o João Miguel,
    [65:37:56 - 65:41:36] |
    não está avisado, que é um governo estável,
    [65:41:44 - 65:44:56] |
    que se consabe eu vou reformar isso, portanto, nós,
    [65:44:56 - 65:47:56] |
    é pertenir e vamos olhar para a mudara,
    [65:47:56 - 65:51:12] |
    e vamos dizer, quero isto.
    [65:51:12 - 65:54:16] |
    Deixamos só dizer uma coisa, para mim,
    [65:54:16 - 65:55:44] |
    é muito rápido.
    [65:55:44 - 66:02:08] |
    Se houver um acordo com o chega, não é mudara?
    [66:02:08 - 66:04:56] |
    Se mostra apenas,
    [66:04:56 - 66:08:32] |
    aquilo que eu diga em relação ao chega,
    [66:08:32 - 66:14:16] |
    que o seu pragmatismo é total e absoluto.
    [66:14:16 - 66:16:04] |
    Casta, plasvão,
    [66:16:04 - 66:19:04] |
    os gêmeos tipos, estou de limpeza,
    [66:19:04 - 66:22:28] |
    vamos estar cá, só vamos estar cá,
    [66:22:28 - 66:28:08] |
    Ricardo, ainda vale a pena fazer leisões da mudara.
    [66:28:16 - 66:33:20] |
    Porque o PSD é candidata, se ganha PSD.
    [66:33:20 - 66:37:20] |
    O PSD é candidata, se com as suspeitas de...
    [66:37:20 - 66:39:08] |
    O PSD.
    [66:39:08 - 66:43:56] |
    O PSD, eu gostava de saber o que é que é preciso,
    [66:43:56 - 66:46:40] |
    acontecer ao PSD,
    [66:46:40 - 66:50:00] |
    por ao PSD, de não ganhar na manera.
    [66:50:00 - 66:54:32] |
    O pinto da costa foi por ridido do bóculo do bóculo.
    [66:54:32 - 66:56:40] |
    -Acho de PSO. -Tudeu preciso, né?
    [66:56:40 - 66:58:16] |
    -Tudeu preciso. -Tudeu preciso.
    [66:58:16 - 67:00:32] |
    Sabe que você está gostido porque o João Miguel
    [67:00:32 - 67:03:44] |
    está avar se declara uma deirança
    [67:03:44 - 67:06:52] |
    quando tal pedra mexia de sentir
    [67:06:52 - 67:10:48] |
    que não é não, estamos novo,
    [67:10:48 - 67:13:04] |
    no tema das líneas vermelhas,
    [67:13:12 - 67:18:44] |
    das vezes, dentro da mesma família política,
    [67:18:44 - 67:25:04] |
    europeia com a expulsão da extrema direita al mar,
    [67:25:04 - 67:31:40] |
    -Reinente. -Raremente política internacional,
    [67:31:40 - 67:36:40] |
    não é vargar a gargalhada, mas esta foi a semana.
    [67:36:40 - 67:38:40] |
    Por que?
    [67:38:40 - 67:44:04] |
    Nós andamos a meses ou não anos,
    [67:44:04 - 67:50:44] |
    com a direita radical, a rejegar as vestes,
    [67:50:44 - 67:56:24] |
    porque a direita moderava diz que é uma linha de visória,
    [67:56:24 - 68:01:04] |
    e que é limite, que é valor de inaceitáveis,
    [68:01:12 - 68:07:40] |
    e agora é o ídolo da direita radical,
    [68:07:40 - 68:11:52] |
    e provavelmente futura, presente França,
    [68:11:52 - 68:15:00] |
    marguindo o Lepen, que diz, não,
    [68:15:00 - 68:19:12] |
    com este senhor achou muitos extremistas para mim.
    [68:19:12 - 68:23:28] |
    -O senhor são... -A FD, este é o bairro.
    [68:23:28 - 68:30:12] |
    -Entretanto, foi o estado do grupo, mas a direita... -Edem.
    [68:30:12 - 68:33:52] |
    -Onde está o cheio ali? -Do Parlamento Europeu.
    [68:33:52 - 68:38:20] |
    Isto quer dizer, evidentemente,
    [68:38:20 - 68:43:56] |
    que todas as pessoas traçam linhas vermelhas,
    [68:43:56 - 68:46:52] |
    e na política, por uma ilha de razão,
    [68:46:52 - 68:48:44] |
    todas as pessoas acham,
    [68:48:52 - 68:52:44] |
    que este valores são inaceitáveis,
    [68:52:44 - 68:56:24] |
    não quer estar sentado com esta pessoa,
    [68:56:24 - 68:58:52] |
    e isso é normal,
    [68:58:52 - 69:05:24] |
    e vai ser uma patologia, um obstáculo democrático.
    [69:05:24 - 69:10:56] |
    É coisa mais normal do mundo, e que é que o diz,
    [69:10:56 - 69:13:24] |
    marguindo o Lepen.
    [69:13:24 - 69:17:52] |
    Não são os senhores brocratas centristas.
    [69:17:52 - 69:20:12] |
    É marguindo o Lepen.
    [69:20:12 - 69:22:44] |
    -Tens que que ter uma interpreta a si,
    [69:22:44 - 69:26:12] |
    como o facto daquela este,
    [69:26:12 - 69:30:20] |
    este rei uma digaita de na qual tu traça as linhas vermelhas,
    [69:30:20 - 69:34:44] |
    e a verdade também tem uma capacidade de se mudar.
    [69:34:52 - 69:39:32] |
    É o meu argumento desde sempre, porque o meu Lone,
    [69:39:32 - 69:42:40] |
    agora está as outras coisas do Opena.
    [69:42:40 - 69:48:32] |
    -O meu Lone, com a Melona, com a Melona, com a Melona. -E com a Melona.
    [69:48:32 - 69:51:12] |
    -E com a Melona. -E com a Esquisão.
    [69:51:12 - 69:56:00] |
    -E que eles forem que cida realmente que acham que os SES,
    [69:56:00 - 69:58:16] |
    que é um gato de fichas.
    [69:58:16 - 70:02:28] |
    Por mais que 1.8 quidagem, não com a sexo que esfogir a isso.
    [70:02:28 - 70:07:04] |
    É extremo a direita, que está a lizeira,
    [70:07:04 - 70:10:52] |
    que as linhas vermelhas são aceitáveis.
    [70:10:52 - 70:13:32] |
    -Espino. -Claro que são...
    [70:13:32 - 70:16:12] |
    -Espino que são uma asso. -Claro que são.
    [70:16:20 - 70:27:48] |
    -Espino. -Espino. -Espino.
    [70:27:48 - 70:30:44] |
    -Espino. -Espino.
    [70:30:44 - 70:38:16] |
    Eu queria dizer aos nossos tels espectadores que o problema é o seguinte.
    [70:38:16 - 70:46:00] |
    3 dos elementos deste programa moram no centro do Lisboon.
    [70:46:00 - 70:51:20] |
    E por isso venha no mesmo carro para o estudo.
    [70:51:20 - 70:52:52] |
    -Já bem. -Quesse.
    [70:52:52 - 70:56:52] |
    Eu, como crec, sou uma pessoa suburbana.
    [70:56:52 - 71:02:40] |
    E tendo venha pelos próprios meios, no outros.
    [71:02:48 - 71:08:56] |
    E o que acontece é que eu não tenho este...
    [71:08:56 - 71:11:40] |
    Eu também assisto tal com o meu torsão.
    [71:11:40 - 71:14:16] |
    Os espectadores assistam isto aqui.
    [71:14:16 - 71:17:32] |
    -Propro. -E se eu lhe ver, vir, gente.
    [71:17:32 - 71:21:00] |
    -Exatamente. -Ens que viram do leico a nós.
    [71:21:00 - 71:22:48] |
    -Ens que viram do leico a nós. -Exatamente.
    [71:22:48 - 71:25:28] |
    -Propro. -Propro.
    [71:25:28 - 71:27:48] |
    Por que que pedemos que ele não é?
    [71:27:48 - 71:31:00] |
    Não, agora, em duas frases.
    [71:31:00 - 71:34:48] |
    Nós temos que perceber porque o Ricardo Aramos Pereira
    [71:34:48 - 71:37:00] |
    assim não se é vandalizado,
    [71:37:00 - 71:40:12] |
    por causa de um ataque no turno...
    [71:40:12 - 71:44:56] |
    -Sim. -A faixada do observador.
    [71:44:56 - 71:47:52] |
    -O jornal observador. -Dito assim, não é.
    [71:47:52 - 71:51:20] |
    É um ataque no turno na faixada do jornal.
    [71:51:28 - 71:53:08] |
    É que estão em sequenta.
    [71:53:08 - 71:56:36] |
    Em democracia, há coisas...
    [71:56:36 - 72:05:24] |
    No topo das coisas graves que se podem fazer,
    [72:05:24 - 72:13:16] |
    em democracia está certamente a intimidação
    [72:13:16 - 72:18:24] |
    de órgãos de comunicação social
    [72:18:24 - 72:21:20] |
    e das pessoas que lá trabalham,
    [72:21:20 - 72:28:00] |
    por via da violência, da vandalismo, etc.
    [72:28:00 - 72:35:28] |
    E, portanto, isto, que aconteceu à faixada do observador,
    [72:35:36 - 72:43:16] |
    que se tivesse sido feito a faixada de outros órgãos de comunicação
    [72:43:16 - 72:45:44] |
    que não o observador.
    [72:45:44 - 72:52:08] |
    E por outras pessoas indignadas que não exatamente estas.
    [72:52:08 - 72:57:32] |
    Teria uma repercussão bastante maior do que teve esta,
    [72:57:32 - 73:02:08] |
    -a Cheu, eu acho isso. -Pafeta por rica, possablos.
    [73:02:08 - 73:04:04] |
    Foi, exatamente.
    [73:04:04 - 73:10:04] |
    -Que fiam marrom. -A propósito de não concordarem
    [73:10:04 - 73:13:04] |
    com algumas coisas que são escritas.
    [73:13:04 - 73:17:12] |
    -Tudo me instragar. -Tudo me instragar.
    [73:17:12 - 73:23:48] |
    Ora, eu creio que está montado um ambiente.
    [73:25:16 - 73:30:16] |
    É estimular por várias pessoas.
    [73:30:16 - 73:36:32] |
    É assim que, considera que certo tipo de discurso pode ser,
    [73:36:32 - 73:39:40] |
    pode deve ser censurado.
    [73:39:40 - 73:47:12] |
    E que a palavras é lícito responder com ações.
    [73:47:12 - 73:53:28] |
    E este é mais um caso em que as pessoas subscrevem isso
    [73:53:28 - 73:58:48] |
    e vão tentar responder a palavras das quais discordam
    [73:58:48 - 74:01:48] |
    com ações violentas.
    [74:01:48 - 74:06:20] |
    Assim, chegamos aos livros.
    [74:06:20 - 74:11:36] |
    Eu trago esta semana um livro publicado originalmente
    [74:11:44 - 74:15:44] |
    há mais de duas décadas.
    [74:15:44 - 74:23:08] |
    Agora, a Rida e Tada, um ensaio que nos faz perceber
    [74:23:08 - 74:28:48] |
    como no essencial aquilo que está em causa no medi-oriento,
    [74:28:48 - 74:34:52] |
    uma tragédia humanitária e uma catástrofe geopolítica.
    [74:34:52 - 74:38:24] |
    Tem reízes complexas e profundas.
    [74:38:24 - 74:44:16] |
    É um problema que resiste a todo tipo de simplificações
    [74:44:16 - 74:48:28] |
    e de slogans, o livro chama-se o medi-oriento
    [74:48:28 - 74:54:08] |
    e o acidente tem, como subtitulo, uma pergunta,
    [74:54:08 - 75:00:48] |
    que é aliada a primeira frase do próprio livro, o que correu mal,
    [75:00:56 - 75:03:24] |
    o autor Bernard Lewis,
    [75:03:24 - 75:06:48] |
    judeu inglês, morreu em 2018,
    [75:06:48 - 75:12:56] |
    mas, durante 70 anos, estudou a história daquela região do mundo.
    [75:12:56 - 75:18:08] |
    Bernard Lewis tinha um tronho furraro para esse estudo,
    [75:18:08 - 75:23:52] |
    que era o facto de dominar as três grandes línguas de região,
    [75:23:52 - 75:28:04] |
    o ar, o persa e o turco.
    [75:28:04 - 75:34:08] |
    As análises de Bernard Lewis estão longe de ser consensoais,
    [75:34:08 - 75:38:16] |
    como explica aliás bem no perfácio bruno,
    [75:38:16 - 75:42:24] |
    o bruncador dos reis,
    [75:42:24 - 75:47:52] |
    mas são sempre extraordinariamente bem documentadas.
    [75:48:00 - 75:53:32] |
    Este livro tem além disso uma história curiosa,
    [75:53:32 - 75:57:52] |
    foi publicada imediatamente após o ano de setembre,
    [75:57:52 - 76:04:32] |
    agora, tenha sido escritim de atamentantes,
    [76:04:32 - 76:07:28] |
    em certo sentido,
    [76:07:28 - 76:13:48] |
    um livro pronunciou o que estava para acontecer,
    [76:13:48 - 76:21:24] |
    uma ira à abera da expulsão, escreve o autor logo de início,
    [76:21:24 - 76:24:52] |
    o livro foi, por isso, um grande sucesso mundial
    [76:24:52 - 76:30:16] |
    na altura e Bernard Lewis dizia ironicamente que seria,
    [76:30:24 - 76:39:28] |
    inteiramente justo, que binladam-lhe exigir uma parte dos direitos
    [76:39:28 - 76:44:24] |
    da autor que ela recebeu pela publicação,
    [76:44:24 - 76:51:40] |
    um medi-orientio e o acidente de Bernard Lewis e edição gradiva.
    [76:51:40 - 76:59:16] |
    O João Miguel Tavares sugera um livro de um deputado do chega.
    [76:59:16 - 77:02:08] |
    Exatamente, Gabriel, me está arribando,
    [77:02:08 - 77:07:00] |
    lançou já algum tempeste de livro chamado "Dos Regres"
    [77:07:00 - 77:09:48] |
    para um Portugal mais justo,
    [77:09:48 - 77:12:28] |
    e ele veio que achasse para o psicodor,
    [77:12:28 - 77:15:20] |
    que teve que fazer uma edição de autor,
    [77:15:20 - 77:18:36] |
    porque, em um meditório que pegava,
    [77:18:44 - 77:23:04] |
    e eu estou lá de Gabriel Meitar-Ribar,
    [77:23:04 - 77:26:36] |
    porque é verdade que ele já é de tão oficina do livro,
    [77:26:36 - 77:28:24] |
    na gradiva, na conta da ponta,
    [77:28:24 - 77:35:20] |
    e agora que tem um palco maior que é de estar um livro político que diz,
    [77:35:20 - 77:38:04] |
    "Ah, escala, não".
    [77:38:04 - 77:41:20] |
    E por que que eu acho que isto é importante?
    [77:41:20 - 77:45:32] |
    É importante, e dizem-se que é, não, com todo o direito.
    [77:45:32 - 77:48:40] |
    Porque os editoras sempre se pediram que isto é...
    [77:48:40 - 77:53:28] |
    Não, com certeza, mas isto não está a fora de questão
    [77:53:28 - 77:56:44] |
    o direito que as editoras têm.
    [77:56:44 - 78:02:20] |
    Mas por que que eu acho que é muito importante este livro?
    [78:02:20 - 78:07:24] |
    Este livro é passei comprar pelos meus jornalistas
    [78:07:32 - 78:10:48] |
    e para entrevistarem em Ita-Ribar,
    [78:10:48 - 78:17:32] |
    todas as vezes que puderem, para eles explicar melhor algumas coisas que estão.
    [78:17:32 - 78:23:00] |
    E essa é a vantagem, e lá está as ideias circularem.
    [78:23:00 - 78:29:32] |
    E eu concordo com muitos dos diagnósticos do Senhor Meitar-Ribar,
    [78:29:32 - 78:33:36] |
    até concordo com o diagnóstico de exerlação ao chega,
    [78:33:36 - 78:39:36] |
    porque ele diz que não deixam o chega autótipo-níquice,
    [78:39:36 - 78:42:12] |
    impõe-lhe uma identidade.
    [78:42:12 - 78:44:04] |
    Concordo com tudo isso.
    [78:44:04 - 78:48:04] |
    Qual é o problema deste livro?
    [78:48:04 - 78:52:36] |
    É que o Meitar-Ribar está sempre a saltar
    [78:52:44 - 78:57:36] |
    de estes senhores chão meus adversários políticos,
    [78:57:36 - 79:03:52] |
    para estes senhores ter uma doença que tem que ser combatida.
    [79:03:52 - 79:08:52] |
    E então, ele está constantemente a falar em parasitismo,
    [79:08:52 - 79:13:40] |
    violação mental, ditadura mental, guerra psicológica,
    [79:13:40 - 79:20:32] |
    alienação paranoia e infecção psíquica.
    [79:20:32 - 79:29:16] |
    Ora, é este salto em que tu deixes de ver o outro como...
    [79:29:16 - 79:35:40] |
    Eu te corti para tués alguém que está doento,
    [79:35:40 - 79:42:00] |
    ou que estás a tentar atacar o meu bem de estar psicológico,
    [79:42:08 - 79:46:56] |
    e as coisas tornam realmente porque tu ocupadoras.
    [79:46:56 - 79:53:20] |
    Portanto, espero que leiam, compram,
    [79:53:20 - 79:57:12] |
    e fom fazem perguntas a que o Meitar-Ribar.
    [79:57:12 - 80:02:32] |
    Mas aqui, agora, em de fezo de Gabriel Meitar-Ribar,
    [80:02:32 - 80:05:20] |
    era uma pondração que tem de ser feito,
    [80:05:20 - 80:07:28] |
    que isso realmente são ideias das objetos,
    [80:07:28 - 80:10:44] |
    mas quando são ditas com aquela voz,
    [80:10:44 - 80:14:08] |
    tudo é mais engraçado, e acaba por ser...
    [80:14:08 - 80:15:28] |
    Até mal, eu não sei.
    [80:15:28 - 80:19:56] |
    E depois eu te vacioso que...
    [80:19:56 - 80:23:28] |
    Tão senso pela mudança da voz do Real.
    [80:23:28 - 80:27:36] |
    Mas ali, falo alguma coisa sobre este programa, também.
    [80:27:44 - 80:34:24] |
    Isso não é um bocado mal, mas com comentários desse do Ricardo,
    [80:34:24 - 80:35:44] |
    os pés, os séries.
    [80:35:44 - 80:44:40] |
    O Pedro Messia traz ensaios de um mestre inédites em livro.
    [80:44:40 - 80:46:56] |
    Sim, chama-se crítica do livro,
    [80:46:56 - 80:52:36] |
    são ensaios que o "A Scarlobs" publicou no comércio do Porto,
    [80:52:36 - 80:54:40] |
    entre os anos de 50 e 70.
    [80:54:40 - 80:59:24] |
    -Sais literários. -Essas literários são os ensaios
    [80:59:24 - 81:07:08] |
    que não tinham sido recolhidos ainda em livro.
    [81:07:08 - 81:13:16] |
    E é muito curioso porque nós tendemos a achar que o...
    [81:13:24 - 81:19:24] |
    "A Scarlobs" como era um comunista ortodoxo,
    [81:19:24 - 81:25:04] |
    também era por inerência um crítico ortodoxo.
    [81:25:04 - 81:29:04] |
    Ou seja, que defendia só o realismo,
    [81:29:04 - 81:32:36] |
    ou os autostes esquerda, ou com o ideia de esquerda.
    [81:32:36 - 81:35:32] |
    E nós vemos nesta coleténea
    [81:35:32 - 81:40:20] |
    como eu compatibilizava a sua ortodoxia política,
    [81:40:20 - 81:43:12] |
    com a sua liberdade crítica,
    [81:43:12 - 81:50:48] |
    e com pessoas que não foram na parte da sua vida,
    [81:50:48 - 81:55:08] |
    nem escreviam sobre isso, marxistas,
    [81:55:08 - 81:59:56] |
    como os Arrejo, Eranel e Lisboa, o Rio Ferreira,
    [82:00:04 - 82:05:08] |
    o Herbert Weller, a Cristina Bessa, Luísa e Eduardo Lorenzo.
    [82:05:08 - 82:08:36] |
    Pessoas, alguns foram marxistas e deixaram de ser.
    [82:08:36 - 82:12:56] |
    Mas, por isso, tenho visões do mundo que não tem nada a ver
    [82:12:56 - 82:17:16] |
    e é fascinante perceber como é que alguém
    [82:17:16 - 82:22:56] |
    no momento onde isso era certamente censurado,
    [82:22:56 - 82:27:36] |
    consegue fazer a distinção e entrar à análise séria
    [82:27:36 - 82:31:12] |
    de autores com visões do mundo diferentes,
    [82:31:12 - 82:34:36] |
    mantendo-se no entanto um comunista,
    [82:34:36 - 82:37:12] |
    fiel como foi até o fim da vida.
    [82:37:12 - 82:41:48] |
    -O Ricardo Raul Spreira vem cá a Mundiano. -Pois o veinho?
    [82:41:48 - 82:47:12] |
    No outro dia nós falamos sobre o problema das comorações do...
    [82:47:20 - 82:50:40] |
    São 500 anos, não é bem uma...
    [82:50:40 - 82:54:48] |
    São 500 anos camões, falamos dos avances e recusos
    [82:54:48 - 83:00:24] |
    do facto da comissão para as comorações ter estados
    [83:00:24 - 83:02:12] |
    que é cidador entre dois anos,
    [83:02:12 - 83:04:44] |
    e depois ao último noticiéra...
    [83:04:44 - 83:09:32] |
    Não, agora é que foi criado uma comissão
    [83:09:32 - 83:14:08] |
    e no dia 20 de maio, a comissão tenda a apresentar
    [83:14:08 - 83:16:56] |
    ao governo o programa.
    [83:16:56 - 83:20:04] |
    Hoje é dia 24, eu espero que tenha
    [83:20:04 - 83:23:20] |
    tenha tenha sido apresentado, embora não tenha habido nenhum
    [83:23:20 - 83:25:44] |
    noticié nesse sentido.
    [83:25:44 - 83:32:16] |
    Mas, este livro que chama camões é uma antologia
    [83:32:24 - 83:43:32] |
    de textos do camões feita pela professora Frederic Lawrence.
    [83:43:32 - 83:52:40] |
    E ainda por cima, profundamente anotado.
    [83:52:40 - 84:00:04] |
    E, portanto, é realmente a prova de que a sociedade civil...
    [84:00:04 - 84:02:24] |
    É que o que chama um compénin.
    [84:02:24 - 84:05:48] |
    É um compénin, exatamente.
    [84:05:48 - 84:07:40] |
    E a sociedade civil...
    [84:07:40 - 84:12:56] |
    A sociedade civil, ao Estado, pelos vídeos de Estado,
    [84:12:56 - 84:18:16] |
    Boris Fando faz comorações, mas a sociedade civil,
    [84:18:24 - 84:23:28] |
    por meio do professor Frederic Lawrence.
    [84:23:28 - 84:27:36] |
    -Tão muito tarde, Carlos. -E que fica aqui.
    [84:27:36 - 84:31:12] |
    -E que fica aqui. -E que fica aqui.
    [84:31:12 - 84:36:48] |
    -O contribuo. -Camões, uma antologia de você.
    [84:36:48 - 84:40:44] |
    Frederic Lawrence, a edição Catizal,
    [84:40:44 - 84:43:56] |
    a Sense Concluí, mais uma reunião humanal.
    [84:43:56 - 84:48:16] |
    Dois e oito dias, a mesma hora,
    [84:48:16 - 84:51:16] |
    e sempre em podcast, a qualquer hora,
    [84:51:16 - 84:54:24] |
    os mesmos de sempre pedrem de chia.
    [84:54:24 - 84:58:24] |
    João Mikáltal Vardes e Ricardo Rúl-Esperer.
    [84:58:24 - 85:45:56] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

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