• lista de episodios - sobre
  • O irrevogável Natal dos auriculares

    [00:00:00 - 00:06:44] |
    Esta semana Ricardo Oroos Pereira declara-se revigurado.
    [00:06:44 - 00:12:52] |
    João Miguel Tavarres considera-se seguro
    [00:12:52 - 00:18:16] |
    e pedre-me-se-se-se-se-endorçado.
    [00:18:16 - 00:27:12] |
    Está reunido o programa que o Juno Amos estamos legalmente impedidos de dizer.
    [00:27:12 - 01:00:32] |
    [Música]
    [01:00:32 - 01:09:20] |
    Nem sempre é fácil saber qual é a emoção que nos aceleram por ação.
    [01:09:20 - 01:17:04] |
    E há ligações tão intensas que não nos deixam ver mais nada.
    [01:17:04 - 01:24:00] |
    É um apego exagerado, é uma emoção extrema.
    [01:24:00 - 01:34:48] |
    E é mesmo isso que vai sentir quando o novo cupra formentor ele passará a frente dos olhos.
    [01:34:48 - 01:43:12] |
    Ele uma obsessão plasioses perfeita entre design e tecnologia.
    [01:43:12 - 01:48:00] |
    A grelha frontal renovada e imponente.
    [01:48:00 - 01:54:20] |
    As novas antes, a luz infinita atrasaira.
    [01:54:20 - 02:00:28] |
    Cada promenor ainda enloupe no seu pensamento.
    [02:00:28 - 02:03:48] |
    É por obsessão.
    [02:03:48 - 02:15:28] |
    Quase tão intensa como esta entre si e o podcast, o Juno Amos já todos sabemos.
    [02:15:28 - 02:18:48] |
    Bom programa.
    [02:18:48 - 02:22:08] |
    [Música]
    [02:22:08 - 02:27:08] |
    [Música]
    [02:27:08 - 02:35:04] |
    Viva-se a João Benvindos no final da semana em que o Governo entregou no Parlamento
    [02:35:04 - 02:44:32] |
    de proposta do Orçamento para 2005, mas no final de uma novela de que acabou sem acordos.
    [02:44:32 - 02:48:44] |
    Entra-se agora na segunda temporada.
    [02:48:44 - 02:57:16] |
    Embora Peter Nuno Santos parece estar com pouca pressa para tomar uma decisão
    [02:57:16 - 03:06:36] |
    quanto ao sentido de voto socialista na votação marcada para o último dia do mês.
    [03:06:36 - 03:13:44] |
    Em todo o caso, prante de hipótesse do PS não viabilizar o orçamento.
    [03:13:44 - 03:23:56] |
    Perfiloso de imediato esta semana é um possível substituto que, entretanto, já deixou
    [03:23:56 - 03:27:16] |
    de ser confusos.
    [03:27:16 - 03:32:08] |
    O Ricardo R. Espera já vai explicar tudo isto.
    [03:32:08 - 03:37:16] |
    É para isso que é o que é ser ministro irrevogável.
    [03:37:16 - 03:45:52] |
    E agora começamos para este aspecto verbal.
    [03:45:52 - 03:56:44] |
    Será que já está na altura de os leques e co-graphos começarem a pensar alterar a definição
    [03:56:44 - 04:00:04] |
    da palavra irrevogável?
    [04:00:04 - 04:11:36] |
    Sim, é melhor tal como quando o Oxford, o inglês Dictionary, não é assim?
    [04:11:36 - 04:21:44] |
    O que é o significado da palavra literalmente para, por vezes, pode significar o contrário
    [04:21:44 - 04:23:24] |
    de literalmente.
    [04:23:24 - 04:27:04] |
    Tanto era o uso que as pessoas lhe davam.
    [04:27:04 - 04:37:44] |
    Como daquela reportagem de um jornal desportiva que há uns anos, em que se dizia que um jogador
    [04:37:44 - 04:46:28] |
    durante um jogo em que foi expulso, tinha pra dia de literalmente a cabeça.
    [04:46:28 - 04:48:08] |
    Exatamente.
    [04:48:08 - 04:53:28] |
    O que fusilou literalmente o guarda de redes quando remata um conforto.
    [04:53:28 - 04:59:48] |
    É a mesma que a pessoa dizem que ele vai eventualmente morrer.
    [04:59:48 - 05:03:08] |
    Mas isso é um falso amigo.
    [05:03:08 - 05:04:48] |
    Por causa do inglês.
    [05:04:48 - 05:06:28] |
    Exato.
    [05:06:28 - 05:15:40] |
    Mas o portanto, quer ajudar na ilaboração do meu verbete irrevogável?
    [05:15:40 - 05:31:08] |
    Sim, eu creio que significa definitivo e sem voltar atrás, não ser que significa o contrário.
    [05:31:08 - 05:32:48] |
    Tente ser...
    [05:32:48 - 05:34:28] |
    Tente ser...
    [05:34:28 - 05:36:08] |
    De que haver marido perceptivo.
    [05:36:08 - 05:37:48] |
    De que haver marido perceptivo.
    [05:37:48 - 05:39:28] |
    Exatamente.
    [05:39:28 - 05:44:48] |
    Portanto, eu comece a acontecer quando mais eada a frequência.
    [05:44:48 - 05:49:48] |
    E ainda não sabemos o que significa neste caso concreto.
    [05:49:48 - 06:01:20] |
    Fala pena documentar a evolução do pensamento da André Ventura no final de setembro
    [06:01:20 - 06:07:08] |
    irrevogável era assim.
    [06:07:08 - 06:10:28] |
    O cheio que vai faltar contra este orçamento do Estado.
    [06:10:28 - 06:16:18] |
    Leandro, mas lá o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o
    [06:16:18 - 06:17:58] |
    outro da década dos outros.
    [06:17:58 - 06:24:08] |
    É um irrevogável de quem tem palavra.
    [06:24:08 - 06:28:08] |
    Irvogável até a semana passada.
    [06:28:08 - 06:34:28] |
    Irvogável no princípio desta semana.
    [06:34:28 - 06:39:28] |
    A minha posição sobramente é conhecida e é claríssima.
    [06:39:28 - 06:41:08] |
    O mantai-se?
    [06:41:08 - 06:44:08] |
    Hoje não é a minha posição.
    [06:44:08 - 06:47:28] |
    É a posição do grupo parlamentar.
    [06:47:28 - 06:54:08] |
    Então acha que o grupo parlamentar que vai frustrar a fia blaisar o Orçamento do Estado.
    [06:54:08 - 07:04:28] |
    Tudo, tudo, tudo, tudo, faremos previtar uma crise política.
    [07:04:28 - 07:14:48] |
    André Ventura, revogar as suas próprias palavras, dando entender que o grupo parlamentar
    [07:14:48 - 07:22:48] |
    estava a forçar a virar o bico alprego, mas isto era no princípio desta semana.
    [07:22:48 - 07:36:08] |
    Entretanto, esta quinta-feira, o irrevogável voltou a vigorar numa entrevistacia ania.
    [07:36:08 - 07:44:28] |
    Para ter aquilo que podemos assumir é que ou o Partido Socialista viabiliza este Orçamento
    [07:44:28 - 07:47:48] |
    Estado ou vá nos preenlições.
    [07:47:48 - 07:54:28] |
    O que o Governo repensa e volta atrás como não é não porque não só temos uma palavra,
    [07:54:28 - 07:56:08] |
    é mesmo irrevogável.
    [07:56:08 - 07:57:48] |
    É mesmo irrevogável.
    [07:57:48 - 08:02:48] |
    Como é que está a conseguir se segurar neste carrossel?
    [08:02:48 - 08:04:28] |
    Recardo hoje para...
    [08:04:28 - 08:07:48] |
    Conte dificuldade, Carlos, temos que fazer aqui...
    [08:07:48 - 08:14:28] |
    Não, temos que fazer aquele caveat do costume que é.
    [08:14:28 - 08:26:08] |
    No momento em que estamos a falar para André Ventura é irrevogável o voto contra este orçamento.
    [08:26:08 - 08:29:28] |
    Aliás, qual é o problema disto?
    [08:29:28 - 08:37:48] |
    É primeiro, ser André Ventura, que está a dizer-lo, segundo as palavras que ele escolheu,
    [08:37:48 - 08:41:08] |
    porque não foi apenas irrevogável.
    [08:41:08 - 08:46:08] |
    Ele também usou a expressão "Leios nos lábios", viu?
    [08:46:08 - 08:47:48] |
    Isso ali há pouco.
    [08:47:48 - 08:52:48] |
    Ora, quero o político que disse irrevogável.
    [08:52:48 - 08:59:28] |
    Quero que disse, read my lips, não haverá novos impostos.
    [08:59:28 - 09:02:48] |
    Ambos voltaram atrás.
    [09:02:48 - 09:12:48] |
    Portanto, não é a melhor maneira de fazer uma promessa credível.
    [09:12:48 - 09:26:08] |
    Por outro lado, parece-me que já se nota que André Ventura está a preparar uma forma de irrevogável,
    [09:26:08 - 09:27:48] |
    não ser irrevogável.
    [09:27:48 - 09:32:48] |
    De duas maneiras, a primeira é "eu disse que era irrevogável".
    [09:32:48 - 09:42:48] |
    Este orçamento, mas, entretanto, mudámos três vírgulas e por isso, como é óbvio,
    [09:42:48 - 09:47:48] |
    é o outro orçamento completamente diferente e aí já é válido.
    [09:47:48 - 09:51:08] |
    O chega a votar a favor.
    [09:51:08 - 09:57:48] |
    Por outro lado, há uma outra estratégia que vimos há pouco,
    [09:57:48 - 10:07:48] |
    que é irrevogável, era a minha opinião, mas o grupo parlamentar quer outra coisa.
    [10:07:48 - 10:19:28] |
    Ou seja, eu promim dava-lhe uma carga de pancada, mas os meus amigos agarraram e por isso não posso fazer-lo.
    [10:19:28 - 10:31:08] |
    Por que é que houvesse essa mudança esta semana depois daquela primeira declaração,
    [10:31:08 - 10:44:28] |
    dizendo que era o grupo parlamentar que tinha a palavra naquele momento
    [10:44:28 - 10:57:48] |
    e que chega a tudo faria para evitar uma crise política e agora voltou ao irrevogável.
    [10:57:48 - 11:01:08] |
    Precisamos de explicações, o Miguel Tavárez.
    [11:01:08 - 11:11:08] |
    E esta vida não está fácil, sobretudo, para a oposição, nem para a Pédria de Uncente, nem para a André Ventura.
    [11:11:08 - 11:17:48] |
    É curioso, Pedro de Uncente, no dia anterior, que também tinha dado uma entrevista ao Pedro de Santos,
    [11:17:48 - 11:26:08] |
    correto e houve um momento confissional, que às vezes tem pena que os jornalistas não aproveitem mais,
    [11:26:08 - 11:32:48] |
    em que Pedro de Uncente, esteve mesmo, mas é realmente ester complicado,
    [11:32:48 - 11:41:08] |
    esteve, ela admitiu, isto é uma situação difícil, não é fácil encontrar uma saída daqui,
    [11:41:08 - 11:52:48] |
    porque tanto André Ventura, como Pedro de Uncente, aparentemente não querem ir a eleições.
    [11:52:48 - 12:01:08] |
    Entre a ele, não querem de certeza, Pedro de Uncente, eu também acho que não querem,
    [12:01:08 - 12:14:28] |
    mas ele tem um lado, às vezes quase tentador, vamos lá, vamos lá, e ele tem que ir lá de focado aposentemente da moita
    [12:14:28 - 12:21:08] |
    de satirapós corgnos do torgo, e às vezes inventa torgos mesmo quando eles lá não estão.
    [12:21:08 - 12:36:08] |
    E, para eles não querem ir a eleições, mas também não querem aprovar o orçamento, porque esperam que seja o outro a aprovar.
    [12:36:08 - 12:44:28] |
    Ou seja, Pedro de Uncente, perfeita que seja André Ventura, andré Ventura, perfeita que seja Pedro de Uncente,
    [12:44:28 - 12:56:08] |
    para ganhar o troféu, que eu acho que é uma espécie de modália de latão, o troféu de o que não aprovou orçamento
    [12:56:08 - 13:01:08] |
    e, portanto, é o verdade dele da oposição.
    [13:01:08 - 13:14:28] |
    Mas no meio deste processo está ao mesmo tempo aquela velha jogo que todos nós conhecemos dos filmes do Hollywood,
    [13:14:28 - 13:21:08] |
    de carro, que vai na regação do outro e vai qual se desvia primeiro.
    [13:21:08 - 13:34:28] |
    E, no meio deste processo, há entrevista de Luz Montenegro, a destratar, por completo, André Ventura,
    [13:34:28 - 13:37:48] |
    chamando de cada vento, por exemplo.
    [13:37:48 - 13:47:48] |
    Ventura ainda em cima disso, ainda tem mais uma camada de complexidade que é.
    [13:47:48 - 13:57:48] |
    Eu escrevi um teste sobre isso que o Jutí Tleira, o Curgajoso Ventura, afinal está cheio de medo.
    [13:57:48 - 14:11:08] |
    Quero que parecia que, quando eu volte a outra gás, a meia da semana, com o irrevogável, e dizer "nã, afinal, talvez..."
    [14:11:08 - 14:22:48] |
    O grupo parlamentar. O grupo parlamentar que é da Obriga, como nós sabemos, é grande impedência do grupo parlamentar do cheiro.
    [14:22:48 - 14:34:28] |
    A pessoas, né, acometadores, eu, por exemplo, que dizem "é, pá, que obrigadolas, então, tás têm que colher".
    [14:34:28 - 14:44:28] |
    E, então, ele de repente soltou outra gás, não, também tal competimento de transportamento do homem.
    [14:44:28 - 14:51:08] |
    Estou com os comentários, ou foi Monto Negro, a limpar o chão com...
    [14:51:08 - 15:09:28] |
    Eu acho que é tudo de junto, acho que são os comentários, acho que é Monto Negro, é evidente que Monto Negro não precisava ter sido tão assim-toso para com...
    [15:09:28 - 15:16:08] |
    Monto Negro quis deixar claro mesmo que as linhas vermalhas são...
    [15:16:08 - 15:17:48] |
    Claro!
    [15:17:48 - 15:27:48] |
    E bem, vamos ver uma coisa. Monto Negro manteve as linhas vermalhas quando é a mais difícil.
    [15:27:48 - 15:36:08] |
    A partir do momento que está agarrada a elas, não é nesta altura que o que é, é que vai cabrar.
    [15:36:08 - 15:46:08] |
    Embora se está aquele episódio de ter recebido aventura por mais de que uma vez, não sei...
    [15:46:08 - 16:01:08] |
    Os preços para há duas semanas, que levou aliás aventura, agora, a dizer que Monto Negro o convidou pro Governo, é credível...
    [16:01:08 - 16:12:48] |
    É... O venturaleiro disse que houve mais encontros além dos dois que eram públicos.
    [16:12:48 - 16:29:28] |
    É que estão aqui com um ventura, ou eu mostro os papéis, ou eu mostro o mail, ou eu mostro as gravações, as filmagens, qualquer coisa...
    [16:29:28 - 16:37:48] |
    Ou a palavra do Lis Monto Negro quando a palavra da aventura ninguém vai acreditar.
    [16:37:48 - 16:42:48] |
    Da aventura de tirando as pessoas que adogam a da aventura, e acham...
    [16:42:48 - 16:46:08] |
    Sim, certo, entendi que aqueles que acham...
    [16:46:08 - 16:56:08] |
    Exatamente. Pegando a bancada para a lamentar de chega e os trolos todos da internet, que amam a aventura...
    [16:56:08 - 17:02:48] |
    -Para que são muito. -Acima todas as coisas, esses não deviam derrão de él.
    [17:02:48 - 17:12:48] |
    Mas não são certamente esses que deram uns de 8% ao perdi só a a a a a a a a aventura.
    [17:12:48 - 17:19:28] |
    E aquilo que é o povo como nós, é esta mesa, não é os povo?
    [17:19:28 - 17:34:28] |
    Quiserem, entre Monto Negro e aventura, ninguém aposta as suas fichas no aventura, e é exatamente por causa de todos os irrevocáveis.
    [17:34:28 - 17:47:48] |
    Não há uma nega, o ele apresenta documentes criitos ou imagens, ou jamais alguém acredita que é naquela tese.
    [17:47:48 - 17:49:28] |
    E eu, como é essa?
    [17:49:28 - 18:02:48] |
    -Mas, às vezes, eu puei imagens sobre, por exemplo, agressões em Portugal, que em Portugal esta semana,
    [18:02:48 - 18:07:48] |
    que depois de若 que eles queram do Brasil, dá 20 anos.
    [18:07:48 - 18:14:28] |
    -Vais fazer isso, às vezes, mas também não é isso. -E essa descria de abilização dele, eu acho que...
    [18:14:28 - 18:19:28] |
    -Está a fazer moça. -Acho que faz moça, acho que faz moça.
    [18:19:28 - 18:29:28] |
    -Acho às vezes, existe uma um olhar muito sínique sobre as coisas que acham, não, estes tipos da direita radical,
    [18:29:28 - 18:34:28] |
    pode mentir à vontade, o seu aleitogado em imune.
    [18:34:28 - 18:42:48] |
    Eu, porra, entende, dovidas disso. Acho que estas coisas, descre de abilização, é feito, e realmente, a nega ventura.
    [18:42:48 - 18:54:28] |
    -Entretanto, neste contexto, chega será um preg político maior, pedra-mexia, se ficar de fora do orçamento,
    [18:54:28 - 19:12:48] |
    acusando o PSD e o PSD com Luio, ou, aparecendo como partido que seria capaz de evitar uma crise política, como
    [19:12:48 - 19:17:48] |
    a emdraventurência e a uma ideia esta semana?
    [19:17:48 - 19:24:28] |
    -Piouro, a melhor poupa ir, isto que eu estou dizendo, ou pode chega.
    [19:24:28 - 19:31:08] |
    -Será um preg político maior, em termos sistêmicos, assim?
    [19:31:08 - 19:37:48] |
    -Na verdade, há duas coisas importantes. Por um lado,
    [19:37:48 - 19:52:48] |
    o chega, o professeria, como aconteceu com a Frente Nacional em França,
    [19:52:48 - 19:59:28] |
    agora é nosso irmão Frente Nacional, é inser-o.
    [19:59:28 - 20:01:08] |
    -Nossa, Bruno Món.
    [20:01:08 - 20:12:48] |
    -O único partido claramente é oposição, certo, em certimentos, e, portanto,
    [20:12:48 - 20:19:28] |
    é inser-o, não viabilizar o orçamento, ficava liberado a oposição.
    [20:19:28 - 20:34:28] |
    Uma espacelho de liberado a oposição implica várias coisas, implica que,
    [20:34:28 - 20:44:28] |
    seja, liberado a oposição por ser responsável e não por ser incomfiável.
    [20:44:28 - 20:52:48] |
    Ou seja, os piuntos de ir de líder, podem ficar de liberado a opção, se dissesse aí.
    [20:52:48 - 21:06:08] |
    Dicemos sempre o mesmo, tentamos, não conseguimos, dizendo um várias coisas diferentes e isso não dá a credibilidade.
    [21:06:08 - 21:22:48] |
    Por outro lado, há uma coisa de uma mágua, com raza amorosa, que não é não.
    [21:22:48 - 21:31:08] |
    Está se buffulado não é não. É uma tampa de que não recupera.
    [21:31:08 - 21:41:08] |
    É uma fida narcísica, inúter passável.
    [21:41:08 - 21:49:28] |
    -E até já tiveram alguma relação pessoal no passado, como já foi...
    [21:49:28 - 21:52:48] |
    -Sim, de um momento de gemetável.
    [21:52:48 - 22:02:48] |
    -E ele convém recordar que sempre o primário romance da André Ventura,
    [22:02:48 - 22:12:48] |
    lançado pela Chega de Litora, o Eroi, o Eroi, chamas Luís Montenegro.
    [22:12:48 - 22:17:48] |
    -Ero o primeiro e o decissão da André Ventura.
    [22:17:48 - 22:19:28] |
    -Ero ciclista ser positivo.
    [22:19:28 - 22:22:48] |
    -Certo? Não interessa.
    [22:22:48 - 22:24:28] |
    -Não interessa, mas chamava-se.
    [22:24:28 - 22:31:08] |
    -Ele já é um acaso chamar-se Luís Montenegro.
    [22:31:08 - 22:32:48] |
    Ninguém convém-se que é um acaso.
    [22:32:48 - 22:37:48] |
    -Nos agora o ambiental um bocadinho mais desagradado.
    [22:37:48 - 22:47:48] |
    -Entretanto, a pesada não terá vida cor do nas negociações entre Montenegro e Santos,
    [22:47:48 - 22:57:48] |
    o governo acabou por dar mais um passo no sentido de uma aproximação ao PS,
    [22:57:48 - 23:12:48] |
    abdicando das autorizações legislativas para poderme ser no IRC, no IRGS jovem e no IRC.
    [23:12:48 - 23:21:08] |
    Como é que entendeu estas julgadas ultima hora, João Miguel Taváres?
    [23:21:08 - 23:32:48] |
    -Luís Montenegro está muito confortável, porque ele tem as duas hipotes, são boas para ele,
    [23:32:48 - 23:36:08] |
    destes coisas que estejam bem feitas.
    [23:36:08 - 23:42:48] |
    Hipótesseo continua com o primeiro ministro, o orçamento é aprovado,
    [23:42:48 - 23:47:48] |
    e portanto, de garante a sua permanência durante mais dois anos,
    [23:47:48 - 23:56:08] |
    na famosa altura da chuva de NHG dos PR, do IRR.
    [23:56:08 - 24:04:28] |
    E com isso, com economia, obrigatoriamente a crescer,
    [24:04:28 - 24:12:48] |
    porque vai chover tanto dinheiro em Portugal, quem é impossível que economia não cresça.
    [24:12:48 - 24:17:48] |
    Portanto a mais dinha para distinguir é bom para ele.
    [24:17:48 - 24:22:48] |
    Se for para eleições, deixe que as coisas já vão bem feitas,
    [24:22:48 - 24:31:08] |
    ele toda a gente sabe que vai ser favorável, vai ter melhor votação do que aquele que teve,
    [24:31:08 - 24:34:28] |
    é praticamente certo.
    [24:34:28 - 24:39:28] |
    Mas o que é que significa fazer as coisas bem feitas?
    [24:39:28 - 24:51:08] |
    É, não dar o PS, nenhum preteste, para o PS realmente se poder evitar imizar com o razão de ser.
    [24:51:08 - 24:57:48] |
    E portanto, estão dentro daqui, o que é evidentemente é razoável,
    [24:57:48 - 25:04:28] |
    não podem ter cada programa eleito, gal, não podem ceder tudo, tudo, tudo.
    [25:04:28 - 25:09:28] |
    Mas estão a ceder a quase, certo?
    [25:09:28 - 25:12:48] |
    No 1% de baixa do IRR, cê.
    [25:12:48 - 25:16:08] |
    Mas estigando 1% do IRC.
    [25:16:08 - 25:22:48] |
    Não é que em tempos aliás foi um objetivo do próprio PS,
    [25:22:48 - 25:31:08] |
    no tempo em que Antônio Lopchevier fez um acordo com o próprio Antônio J. S. Guglopchevier,
    [25:31:08 - 25:44:28] |
    quem controla esse grupo de estudo e pelo lado da aden altura,
    [25:44:28 - 25:51:08] |
    e portanto, é só isso 1%, é só isso 1%,
    [25:51:08 - 26:01:08] |
    e o PS não quer dar a menor desculpa ao PS, né, pedra de sante, parece, poder evitar imizar.
    [26:01:08 - 26:07:48] |
    No lado do Rato, há uma lupa neste momento a funcionar, procurado...
    [26:07:48 - 26:09:28] |
    Sim.
    [26:09:28 - 26:17:48] |
    Aspeto que possam justificar eventualmente um chumbo.
    [26:17:48 - 26:21:08] |
    Mas eu acho que peste a realmente diferente.
    [26:21:08 - 26:31:08] |
    Eu quando eu ouço a alto de chão de galetão, por exemplo, a falaga, dá a mesma impressão que ela está desactinha de paralleleções,
    [26:31:08 - 26:37:48] |
    mas acho que é um OTPS, porque não tem pez na encabeça,
    [26:37:48 - 26:44:28] |
    e é difícil de encontrar um racional suba de tudo com este orçamento.
    [26:44:28 - 26:52:48] |
    O PS ainda derá margem para chumbar este orçamento,
    [26:52:48 - 26:59:28] |
    ou através de condições colocadas, políder do PS,
    [26:59:28 - 27:09:28] |
    colocadas na entrevista que deu esta semana a pedaça de sante escarrereiro,
    [27:09:28 - 27:19:28] |
    era que não houve essa nenhuma referência à privatização da tapo no orçamento, e de facto não há.
    [27:19:28 - 27:21:08] |
    Sim.
    [27:21:08 - 27:29:28] |
    E ainda haverá alguma virula que possa ser invocada para...
    [27:29:28 - 27:31:08] |
    Há duas coisas.
    [27:31:08 - 27:39:28] |
    Primeiro, em termos de sedências do PS, de exigências do PS,
    [27:39:28 - 28:04:28] |
    que é o que o PS aprova, mas o PS acessa o que nós ficamos, e se aliás até um pouco surpreendente para a imagem de revical de pedor no sante,
    [28:04:28 - 28:14:28] |
    é que neste momento o PS tem uma liderança biséfola, que é pedor no sante e ele chandra a leitão,
    [28:14:28 - 28:26:08] |
    que é, claramente, uma das pessoas que quer que se vote contra,
    [28:26:08 - 28:31:08] |
    e peda-no sante até parece mais mal diável isso.
    [28:31:08 - 28:41:08] |
    Se estamos a se uma negociação, quer dizer,
    [28:41:08 - 28:52:48] |
    ceder em pontos de cisíveis da proposta, excluir outros,
    [28:52:48 - 29:01:08] |
    que também se exigem, como sendo, de excluir.
    [29:01:08 - 29:09:28] |
    Então, o próximo ação não é possível dizer que o PS tem a não se deu,
    [29:09:28 - 29:17:48] |
    inclusive, dizer que, mesmo aquilo que não, que primeiro havia,
    [29:17:48 - 29:27:48] |
    quando ficavam no orçamento, e depois até abdicaram que seja discutido em sete parlamentar,
    [29:27:48 - 29:31:08] |
    são um passo muito significativo.
    [29:31:08 - 29:36:08] |
    De guardar, abdicaram da autorização desusativa para...
    [29:36:08 - 29:39:28] |
    Pronto, isso é, então, a parlamento.
    [29:39:28 - 29:42:48] |
    Portanto, há muitos passos nesse...
    [29:42:48 - 29:54:28] |
    Sim, eu tenho uma dúvida, é se o próprio pedo, no sante já sabe como será o sentido de voto do PS,
    [29:54:28 - 29:57:48] |
    e se não haver...
    [29:57:48 - 30:01:08] |
    Que vai perguntar ao grupo parlamentar com uma aventura, não é?
    [30:01:08 - 30:07:48] |
    Não se não haverá que ir um jogo de entre-el de Alexandre Leitão,
    [30:07:48 - 30:12:48] |
    um jogo de policia bom e policia mal para manterem abertos,
    [30:12:48 - 30:29:28] |
    duas hipóteses, para não deixar claramente inclinada a decisão para um sentido ou para o outro.
    [30:29:28 - 30:34:28] |
    Mas isso, mantém abertos as duas hipóteses,
    [30:34:28 - 30:39:28] |
    pode acreditar uma de duas coisas, ou é uma julgada,
    [30:39:28 - 30:44:28] |
    aquelas chamadas "ajugadas", que ele disse, não.
    [30:44:28 - 30:46:08] |
    Sim, não havia tática.
    [30:46:08 - 30:47:48] |
    Não havia tática?
    [30:47:48 - 30:52:48] |
    Ou é uma julgada, simplesmente,
    [30:52:48 - 31:02:48] |
    ou então é uma posição do princípio que é com o PSD, nada,
    [31:02:48 - 31:07:48] |
    tanto com a direita, no entendimento.
    [31:07:48 - 31:17:48] |
    Isso é muito diferente de dizer, bom, estamos na dúvida, vamos deixar isto até o fim,
    [31:17:48 - 31:22:48] |
    é diferente, uma tática e outra é uma opção.
    [31:22:48 - 31:32:48] |
    Porque seria ventajoso o propósito que podesse se ficar de fora, como disse João Miguel Tavar,
    [31:32:48 - 31:39:28] |
    e que tivesse de ser o chega a chegar-se afareto.
    [31:39:28 - 31:46:08] |
    É ventajoso para dizer que o PSD, o Governo em que está aberto a chega.
    [31:46:08 - 31:52:48] |
    O Governo está a ceder para evitar a eleições a todo custo,
    [31:52:48 - 32:02:48] |
    o Ricardo Rouspreiro, por calcular que assim, em tal o PS, de forma mais eficaz.
    [32:02:48 - 32:11:08] |
    O caso eu gostava de responder a pergunta, mas eu estou firtinho.
    [32:11:08 - 32:14:28] |
    Deus táticas?
    [32:14:28 - 32:17:48] |
    Estou forte de d'aestática.
    [32:17:48 - 32:21:08] |
    Estou até jendendo muito para te factar.
    [32:21:08 - 32:27:48] |
    Eu sei que tenho, mas depois de dar especialidade, depois de dar especialidade a d'aestas.
    [32:27:48 - 32:36:08] |
    E ia que vai ser que nós nunca acompanharam o detalhe daquelas minhas vezes.
    [32:36:08 - 32:41:08] |
    Mas está a decorrer um chadrês.
    [32:41:08 - 32:46:08] |
    Só, e agora vou ponho aqui, quer para te lixar ali.
    [32:46:08 - 32:52:48] |
    Mas olha, bem, da parte dele, estes chadrês entusiasmo muitos painéis de comentadores,
    [32:52:48 - 32:56:08] |
    que é no fundo para isso que serve.
    [32:56:08 - 33:01:08] |
    Mas está muito chato.
    [33:01:08 - 33:11:08] |
    É muito chato, sobretudo, o comentário é dois níveis.
    [33:11:08 - 33:22:48] |
    O primeiro é um determinado protagonista político tomou esta opção.
    [33:22:48 - 33:31:08] |
    E o segundo nível é que perceção cria esta opção.
    [33:31:08 - 33:44:28] |
    Ou seja, toda a gente sabe que perceção é que, numa entidade, designada por as pessoas,
    [33:44:28 - 33:49:28] |
    uma determinada jogada vai criar.
    [33:49:28 - 33:57:48] |
    O comentador é sempre mais sofisticado do que a entidade designada por as pessoas.
    [33:57:48 - 34:06:08] |
    Porque o comentador sabe, não só que a jogada foi, que peça, foi movida,
    [34:06:08 - 34:14:28] |
    como o que a entidade das pessoas vai achar, vai ficar convencida daquilo
    [34:14:28 - 34:21:08] |
    e por isso, perver o seu comportamento mais tarde nas urnas.
    [34:21:08 - 34:41:08] |
    E o que a gente tem é que as pessoas, lá em casa, lá em casa.
    [34:41:08 - 34:54:28] |
    E o comentador é pago para ter um problema mais sofisticação, porque as pessoas coitadas estão a pagar a sua.
    [34:54:28 - 35:01:08] |
    Eu tenho muitas dúvidas de que seja verdade, de que nas magadaram,
    [35:01:08 - 35:07:48] |
    a maioria dos comentadores, ou seja, mais sofisticados do que a entidade das pessoas.
    [35:07:48 - 35:14:28] |
    É uma parte desta novela. Entregamos ao Ricardo Aospreira, a pasta de ministro,
    [35:14:28 - 35:22:48] |
    irrevogável, o jovem que é o da Vars, quer ser desta vez ainda com implicações orçamentais,
    [35:22:48 - 35:27:48] |
    o ministro de Almo Fada. Por que? Alguma coisa a tirar de ilusão?
    [35:27:48 - 35:36:08] |
    Por que? Porque isto é que é o problema que preocupa as pessoas lá em casa.
    [35:36:08 - 35:41:08] |
    Almo Fada em causa é algo fado orçamental.
    [35:41:08 - 35:47:48] |
    E o Alherta, deixado esta semana, pelo governador do Banco de Portugal,
    [35:47:48 - 35:59:28] |
    de que a despesa pública corrente está cresceram um ritmo que já não se via deste 1992, a mais 30 anos,
    [35:59:28 - 36:06:08] |
    em simultâneo, com uma promessa da redução de impostos.
    [36:06:08 - 36:12:48] |
    Também via perigos neste grande Natal, anticipados, ou a Milhaautávara?
    [36:12:48 - 36:19:28] |
    Vejo como é invidente. É muito engraçado.
    [36:19:28 - 36:27:48] |
    Isto é a discussão orçamental e a questão da tática é realmente, às vezes, bizarra.
    [36:27:48 - 36:36:08] |
    Porque não parece que haja um português que mudasse o seu voto do PS,
    [36:36:08 - 36:44:28] |
    o PSD, do PSD, do PSD, do PSD, só porque o PS se resolvem se lote de dizer a partir da que se apestinha,
    [36:44:28 - 36:49:28] |
    neste orçamento, e que simplesmente deixava passar porque é o primeiro.
    [36:49:28 - 36:57:48] |
    E tem que desgritar para a Marabóra. E evitava se toda esta confusão,
    [36:57:48 - 37:04:28] |
    eu acho que isso não feitava nada ou pedendo um sante, nada, mas, por honesto,
    [37:04:28 - 37:11:08] |
    não terá com o sinistro. Mario sentendo que agora,
    [37:11:08 - 37:21:08] |
    felizmente, está numa espécie de poder desencará-lo com uma oposição ao governo,
    [37:21:08 - 37:26:08] |
    porque ele é um ois ministros das finanças do PS.
    [37:26:08 - 37:36:08] |
    Está finalmente a fazer o seu papel, que é um papel de vigilância do poder,
    [37:36:08 - 37:42:48] |
    e de contrapoderé, para isso que serve o governador do Banco Portugal
    [37:42:48 - 37:47:48] |
    e os alertas que ele vai fazer, são realmente sélios.
    [37:47:48 - 37:54:28] |
    E vá tem com aquilo que são os números do orçamento, porque nós andamos aqui a distinguir,
    [37:54:28 - 38:02:48] |
    "Ah, conta aqui a por RCA, conta aqui a Europa e a RSO, vai ter dinheiro".
    [38:02:48 - 38:09:28] |
    Mas sabe-se que ela é grande fete de dinheiro que vai neste orçamento,
    [38:09:28 - 38:17:48] |
    daquilo que são naquela pequena parte do orçamento que existe realmente de disponibilidade
    [38:17:48 - 38:27:48] |
    para mexer por correto, é tudo que os desfixos. Nesse pouco cunho que existe
    [38:27:48 - 38:37:48] |
    em cada ano de criatividade, onde o governo pode dar mais a este menos àquela,
    [38:37:48 - 38:46:08] |
    um ponto cinco, mil e quinhentos milhões de euros, vão paga,
    [38:46:08 - 38:51:08] |
    aumente, de funcionar este estado.
    [38:51:08 - 38:59:28] |
    É para aí que está aí na maior parte do dinheiro com todos os compromissos que o governo já fez,
    [38:59:28 - 39:09:28] |
    com os professores, as forças de segurança, que podem ser reenvidigações justíssimas,
    [39:09:28 - 39:17:48] |
    mas como todos sabemos, atrás dessas reenvidigações vão vir muitas outras.
    [39:17:48 - 39:24:28] |
    E mesmo, continuávive gréves nas colas, continuávive gréves nos hospitais,
    [39:24:28 - 39:32:48] |
    nós pesavamos até, mas não estavam já contentos. Não, há mais gréves e mil e quinhentos milhões de euros.
    [39:32:48 - 39:41:08] |
    É muito minha, e é aquilo que chamou uma de peso, uma de peso estrutural por tal ainda em 2024,
    [39:41:08 - 39:51:08] |
    mas tal ainda em 2025, que é em 2016, em 2017. É sempre a se sumar, e isso sempre ocupa.
    [39:51:08 - 39:59:28] |
    É muito, quando nós olhamos, é isto o que se espera de um orçamento de digaíta,
    [39:59:28 - 40:09:28] |
    não, mas de facto, Luís Mão, nem ele está a tentar com o que está por o PCCD,
    [40:09:28 - 40:17:48] |
    ou o reconquistar por o PCC, todos aqueles que se desangaram no tempo de tanto a trajetiva, estão muito encerrado.
    [40:17:48 - 40:19:28] |
    Justamente.
    [40:19:28 - 40:31:08] |
    Que consequências polítiques veram esta inversão de papéis, em matérios ambientais entre o PSD e o PSP de mexia.
    [40:31:08 - 40:37:48] |
    Parece haver aqui uma mudança de paradigma.
    [40:37:48 - 40:52:48] |
    Partido momento em que o PS vireu à direita nas quantas certas, o PSD virá esquerda no despesismo.
    [40:52:48 - 41:06:08] |
    Acho que é uma troca de papéis, que faz algo sentido, embora seja partilha da preocupação do João Miguel.
    [41:06:08 - 41:21:08] |
    Embaraja a duas coisas diferentes, uma que é meramente ilitural e outra que é digamos de justiça,
    [41:21:08 - 41:36:08] |
    que é de justiça, tem a ver com a situação de algumas colatos profissionais.
    [41:36:08 - 41:51:08] |
    E sendo justiça não quer dizer que seja fácil de fazer isso, sobretudo que isso não leve por arrasto todas as outras colastas que também têm razões de caixa.
    [41:51:08 - 42:06:08] |
    Mas há injustiças que podem e devem haver um detalhe ao ompa-fada ser corrigidas.
    [42:06:08 - 42:31:08] |
    E outra é um trauma do PSD, meadamente com... - Facilistas? - Corpacionistas. Nós vimos que uma dos momentos em que Lis Manteigre foi confrontada direitamente,
    [42:31:08 - 42:34:28] |
    que bem eleitural foi por uma pensionista.
    [42:34:28 - 42:57:48] |
    E por tanto, essa questão não desapareceu das preocupações do PSD. E essa... Não quer dizer que também os pensionistas já têm uma razão de caixa, não é se costuma dizer.
    [42:57:48 - 43:17:48] |
    Mas isso é feito antes de ser por justiças razões de caixa para conquistar o eleturado, que é um eleturado em grande medida tendencialmente a direita em todo lado.
    [43:17:48 - 43:31:08] |
    Não se chama esse "eleturalismo", é curioso a ver o eleturalismo, não se standem há época de leições, ou será que está até lá a gente pensada.
    [43:31:08 - 43:42:48] |
    É claro que é dizer. - Se tem há época de leitura. - Isto é um orçamento primeiro ano, mas que chega ao orçamento quarto ano.
    [43:42:48 - 43:51:08] |
    - Exato. - Mas deixe-me só dizer de uma coisa. Isto é curioso porque isto é um espacito combate de traumas, este orçamento.
    [43:51:08 - 44:06:08] |
    Porque por um lado tem o traumas sucrático do PS, que é o traumas despesista e, por tanto, o PS tem que aparecer com um partito responsável e de conta certas.
    [44:06:08 - 44:21:08] |
    Ver se o traumas passis-te, que foi... Nós fizemos estas pessoas para o Nágui e agora temos que devolver o rendimento. É me ter engraçado, é um combate de traumas.
    [44:21:08 - 44:31:08] |
    Acrita que os alertas de mario sentendo podem vir a sortir e ferto, o Ricardo Raúche para ele. Ou ele vai ter...
    [44:31:08 - 44:49:28] |
    Para que a coisa tenha alguma receptividade, vai ter descandido a estar um cargo em que seja mais ouvido.
    [44:49:28 - 45:04:28] |
    Quero dizer, eu resto saber se o cargo... Se as pessoas que ocupam esse cargo são mais ouvidas do que o cargo de presidente do Banco de Portugal.
    [45:04:28 - 45:07:48] |
    Às vezes o outro cargo não tenha
    [45:07:48 - 45:22:48] |
    que a pessoas morri fomção no que o titular diz. Mas eu aduso outras coisas que eu gostava de registar que são positivas, que são, ao menos, nós deixamos de ser...
    [45:22:48 - 45:32:48] |
    Converse, deixamos de ser não há dinheiro e a pessoa ser realmente algo que o dinheiro não é para gastar.
    [45:32:48 - 45:36:08] |
    Já não é mal.
    [45:36:08 - 45:49:28] |
    E depois, no outro dia, eu liguei a televisão e o líder do PS estava a dizer ao governo.
    [45:49:28 - 46:09:28] |
    Oi, só FM e homem. E depois, o líder do PSD e primeiro ministro disse, "Olha, olha, nós temos aqui um fã da tráica e eu dei umas palmadas na televisão a pensar que era isto..."
    [46:09:28 - 46:12:48] |
    É uma emissão antiga.
    [46:12:48 - 46:26:08] |
    Aconteceu aqui qualquer coisa. Essa é a almofada com que eu estou mais preocupada. É a gente que tenha estado com a cabeça na almofada.
    [46:26:08 - 46:39:28] |
    A dormir por uma razão qualquer nos últimos shellar. Dizando. Para que o filme do Adelante me enraça. Isso é a corda de repente a corda e diz.
    [46:39:28 - 46:44:28] |
    Eu lembra, isto não era assim.
    [46:44:28 - 46:51:08] |
    A que tem a emissão que isto... aconteceu aqui qualquer coisa muito estranha.
    [46:51:08 - 47:09:28] |
    O João Miguel Tavar fica então o ministro da Almfada e é vezes do Pedro Messias tornar ministro a auricular, não me diga que tenha alguém superar ali coisas ao ouvido.
    [47:09:28 - 47:16:08] |
    Tenho um dia bem bom e um dia bem bom.
    [47:16:08 - 47:26:08] |
    Eu, por acaso, de vez em quando confesso que tenho a energia aqui, a vos enarma ao ouvido.
    [47:26:08 - 47:34:28] |
    E quem topou isto mesmo bem, foi Luís Montenegro.
    [47:34:28 - 47:49:28] |
    Uma das coisas que mais me impressiona hoje. Quer dizer-vos aqui olhos nos olhos, é estar com seis ou sete câmeras à minha frente.
    [47:49:28 - 48:01:08] |
    E ter os nolistas a fazer em perguntas sobre determinado acontecimento, determinado tema.
    [48:01:08 - 48:14:28] |
    E ver que a maior parte deles tem um auricular no qual eles estão a superar a pergunta que devem fazer.
    [48:14:28 - 48:24:28] |
    E outros a minha frente pega no telefone e faz a minha pergunta que já estava previamente feita.
    [48:24:28 - 48:37:48] |
    Eu vou dizer, eu, como a gente política que conhecida dá, olho para este quadro e diga assim.
    [48:37:48 - 48:47:48] |
    Os chingos unilistas não estão a valorizar a sua própria profissão.
    [48:47:48 - 49:07:48] |
    A gente está a dizer, fala, Montenegro atento ao auricular de unilistas e a pedir uma comunicação mais tranquila e não tão oficante
    [49:07:48 - 49:27:48] |
    de expressões do próprio primeiro ministro. O que é que ler nesta declaração em espéter-me-se? É uma infelicidade de expressão onde zeis mal desfarsado de um misto e caro.
    [49:27:48 - 49:37:48] |
    Não, porque são várias. É uma impreza. Foi o auricular, as perguntas preparadas, as perguntas superadas.
    [49:37:48 - 49:42:48] |
    É comunicação tranquila. É comunicação tranquila.
    [49:42:48 - 49:59:28] |
    No contexto em que o governo anunciou uma série de medidas, algumas positivas ou outras discutivas, mas em todo o caso, substantivas.
    [49:59:28 - 50:11:08] |
    Enquanto isto é apenas disparatado? Ou seja, é normal. Não vejo qual é o problema.
    [50:11:08 - 50:21:08] |
    E uma pessoa, por exemplo, que escreveu que parou as suas perguntas, ler nutela é móvelas perguntas.
    [50:21:08 - 50:34:28] |
    Por que parou? Aliás, podemos dizer que é uma coisa que nós temos um guião.
    [50:34:28 - 50:41:08] |
    O próximo tema não sei se quer apresentar para desligar neste momento.
    [50:41:08 - 50:47:48] |
    Nós sabemos que tem mais equas que vem discutido.
    [50:47:48 - 50:47:48] |
    É um estando.
    [50:47:48 - 50:49:28] |
    É um estando.
    [50:49:28 - 50:51:08] |
    Nós que os escorremos.
    [50:51:08 - 50:54:28] |
    É um estando.
    [50:54:28 - 51:01:08] |
    Nem o auricular, nas perguntas superadas me parecem.
    [51:01:08 - 51:16:08] |
    O tranquilo depende do quer dizer. Parece aquela coisa muito essa frase do Simon Opinadamente atrás de um...
    [51:16:08 - 51:19:28] |
    Ah, tu não se senta no costa.
    [51:19:28 - 51:21:08] |
    Não se cede.
    [51:21:08 - 51:24:28] |
    Não se cede.
    [51:24:28 - 51:29:28] |
    É um respostar uma jornalista que creio que da Cica...
    [51:29:28 - 51:31:08] |
    Não sei se é isso.
    [51:31:08 - 51:32:48] |
    Não se seria isso.
    [51:32:48 - 51:34:28] |
    É um impostar.
    [51:34:28 - 51:41:08] |
    É um palavra de jornalismo tranquilo.
    [51:41:08 - 51:44:28] |
    Não sei muito bem o que quer dizer.
    [51:44:28 - 51:52:48] |
    Inventamente que o jornalismo tem que ser... os jornalistas, melhor dizendo, tem que ser...
    [51:52:48 - 52:11:08] |
    Europeiros, digamos assim, tem que fazer as perguntas e não sou pelo jornalismo que a Lager se virar de tabloide nunca fui na televisão, né, no jornalismo.
    [52:11:08 - 52:16:08] |
    Mas jornalismo tranquilo não sou bem.
    [52:16:08 - 52:32:48] |
    Não sou bem. Por que? Porque o jornalismo, em todos os países do mundo, faz que ir governos e políticos e denunciar escândidos, isso não é tranquilo.
    [52:32:48 - 52:39:28] |
    A missão do jornalismo não é tranquilidade.
    [52:39:28 - 52:46:08] |
    Pode ser uma palavra que já não se usa. É verdade.
    [52:46:08 - 52:49:28] |
    Mas não é tranquilidade.
    [52:49:28 - 53:01:08] |
    Será que Montenegro ganha a linha em uma situação destas recargar hoje para ele ter um auricular com...
    [53:01:08 - 53:09:28] |
    do outro lado uma sessora dar umas dicas sobre questões que, por exemplo, eles não domina...
    [53:09:28 - 53:14:28] |
    Sim, como a questão de... de razão de ser desouricular.
    [53:14:28 - 53:21:08] |
    Exato, assim como, por exemplo, eu quero dizer.
    [53:21:08 - 53:27:48] |
    Escalhar é uma novidade para todos, mas às vezes o Montenegro leu um discurso.
    [53:27:48 - 53:32:48] |
    E não foi ele, sozinho que eu escreveu.
    [53:32:48 - 53:36:08] |
    Às vezes não foi de todo o que escreveu.
    [53:36:08 - 53:44:28] |
    Ele tá aleram discurso que ele foi preparado, ou tá aleram discurso que foi ele que escreveu.
    [53:44:28 - 53:49:28] |
    Qual a coloboração de outras pessoas?
    [53:49:28 - 53:52:48] |
    É o que acontece, né?
    [53:52:48 - 54:01:08] |
    E o... é o jornalismo tranquilo. É uma maneira de dizer assim.
    [54:01:08 - 54:07:48] |
    Estão nervososos para a pressão do ódio do café. Não se pode contar aqui, influiçamento.
    [54:07:48 - 54:11:08] |
    Mas, depois quando fula fora.
    [54:11:08 - 54:17:48] |
    É a questão... eu adorei.
    [54:17:48 - 54:21:08] |
    Não havia nenhuma...
    [54:21:08 - 54:26:08] |
    Era... foi uma coisa completamente imprevisível.
    [54:26:08 - 54:31:08] |
    Não estava a esperar que eu fiz essa uma coisa destas.
    [54:31:08 - 54:39:28] |
    A insinuação, segundo a qual os jornalistas têm auricular,
    [54:39:28 - 54:47:48] |
    para que alguém que não é identificado...
    [54:47:48 - 54:56:08] |
    Por que atenção? Vamos supor que tem auricular e há alguém na redação que diz.
    [54:56:08 - 55:02:48] |
    Olha, nós temos aqui a confrontar as declarações da pessoa com quem está a falar, com documentos,
    [55:02:48 - 55:06:08] |
    coisas que você não consegue fazer aí.
    [55:06:08 - 55:12:48] |
    E aquilo que foi que acabaram de dizer é falso.
    [55:12:48 - 55:16:08] |
    Pregunto, faz então esta pergunta.
    [55:16:08 - 55:19:28] |
    Que é uma coisa completamente normal.
    [55:19:28 - 55:22:48] |
    Mas não parece ser isso que o mundo negre estar refriu.
    [55:22:48 - 55:27:48] |
    Parece que há um poder obscuro, qualquer.
    [55:27:48 - 55:34:28] |
    Que trata aos jornalistas como títries, para ele perguntar em coisas.
    [55:34:28 - 55:36:08] |
    Eu não sei se eu...
    [55:36:08 - 55:41:08] |
    Ora, tendo em conta que é o mundo negro, o líder do PST,
    [55:41:08 - 55:47:48] |
    em principal, não é o grupo do Bilderberg, que ele se está refriu.
    [55:47:48 - 55:54:28] |
    Há de ser outro poder obscuro que não é esse no caso dele.
    [55:54:28 - 55:56:08] |
    O que foi muito engraçado?
    [55:56:08 - 55:57:48] |
    Talvez.
    [55:57:48 - 56:04:28] |
    Ovo uma coisa que foi muito engraçada, que foi...
    [56:04:28 - 56:12:48] |
    Ovo muita gente que com justiça,
    [56:12:48 - 56:21:08] |
    condinou o monte negro por estar a atacar desta forma a ouanorabilidade
    [56:21:08 - 56:29:28] |
    dos jornalistas sugerindo que eles estão ao serviço de um poder obscuro.
    [56:29:28 - 56:32:48] |
    Qual é a parte engraçada?
    [56:32:48 - 56:36:08] |
    É que essas pessoas que se scandalizaram,
    [56:36:08 - 56:39:28] |
    também têm por hábitos a causar os jornalistas
    [56:39:28 - 56:46:08] |
    testarem ao serviço de um poder obscuro por uma razão que é.
    [56:46:08 - 56:54:28] |
    O jornalismo é hábitragem da política, assim como no futebol.
    [56:54:28 - 56:57:48] |
    Toda a gente está convencida de que há hábitragem
    [56:57:48 - 57:02:48] |
    tem o único propósito de prejudicar o seu colubo.
    [57:02:48 - 57:09:28] |
    Também na política, os jornalistas estão sempre contra o nosso colubo.
    [57:09:28 - 57:14:28] |
    -Pois? -Pô, uma vantagem para as meios dos rolistas.
    [57:14:28 - 57:19:28] |
    -Apesar de tudo. -Alguma vantagem são menos...
    [57:19:28 - 57:22:48] |
    -Mens vilipendiadas. -Mens vilipendiadas.
    [57:22:48 - 57:27:48] |
    Mas é mesmo muito parecido.
    [57:27:48 - 57:36:08] |
    O que é que o improviso sobre os auriculares revelou acerca de Lisbonto Negro
    [57:36:08 - 57:41:08] |
    que ainda não conheciamos, só melhor, estávarts?
    [57:41:08 - 57:44:28] |
    É a melhor não improvizar.
    [57:44:28 - 57:49:28] |
    Eu, porque antes de dizer estas pagovoíces todas,
    [57:49:28 - 57:54:28] |
    ele disse, "Pinde a pensar em se vi dizer isso ou não".
    [57:54:28 - 57:59:28] |
    A resposta, claro, não devia estar e disse.
    [57:59:28 - 58:04:28] |
    Até por uma outra razão que ainda não foi aqui de itê,
    [58:04:28 - 58:16:08] |
    é estas afirmação do jornalismo de coitade ou fegante
    [58:16:08 - 58:24:28] |
    e que tem que ser mais meditado, ao mesmo tempo que está anunciado,
    [58:24:28 - 58:29:28] |
    de ninguém do Estado para o governo.
    [58:29:28 - 58:34:28] |
    -Paremos ter mais coisa da outra coisa. -Exer.
    [58:34:28 - 58:41:08] |
    É que aquele é a pior ocasião do mundo para ele dizer uma coisa daquelas.
    [58:41:08 - 58:51:08] |
    Portanto, "Oh, é mesmo a Zilisse ou então sendo mal intencionado e ainda pior".
    [58:51:08 - 58:57:48] |
    Mas quer também sublinhar aquele veixe que lá o que quer dizer,
    [58:57:48 - 59:02:48] |
    não artigo foi publicado, esta sexta-feira nos preços.
    [59:02:48 - 59:06:08] |
    E, claro, disse que foi mal interpretado,
    [59:06:08 - 59:16:08] |
    mas ao mesmo tempo louvo a qualidade e a responsabilidade do jornalismo.
    [59:16:08 - 59:24:28] |
    E eu também gosto muito de ver políticos que juntam a linda mesma frase,
    [59:24:28 - 59:31:08] |
    uma frase à expressão, qualidade e responsabilidade.
    [59:31:08 - 59:37:48] |
    Fais lembrar os tempos de liberdade de respoi de tosas de que eu tanta possível.
    [59:37:48 - 59:44:28] |
    E, por último, é verdade que existe a vez um jornalismo oficante,
    [59:44:28 - 59:51:08] |
    um jornalismo pouco reflexivo e, às vezes, um jornalismo um pouco inteligente.
    [59:51:08 - 59:57:48] |
    Mas o maior problema em Portugal nunca foi essa.
    [59:57:48 - 60:04:28] |
    Não é tanto o jornalismo, o jornalismo de zófugantes,
    [60:04:28 - 60:09:28] |
    não dá um mal no jornalismo, mas é, por exemplo,
    [60:09:28 - 60:16:08] |
    aquelas pessoas que vão buscar jornalistas e comentadores
    [60:16:08 - 60:22:48] |
    e os transformam em cabeças de listas para o Parlamento Europeu, por exemplo.
    [60:22:48 - 60:32:48] |
    Essa transição constante entre jornalismo política entre comentariado e político,
    [60:32:48 - 60:39:28] |
    que a gente não sabe se está a comentar que está a clicar e que não dá a presidença da República
    [60:39:28 - 60:44:28] |
    e viceversa. Ou agora, também parece que é modo,
    [60:44:28 - 60:49:28] |
    o que se quer candidar a Câmara Municipal de Cascar,
    [60:49:28 - 60:56:08] |
    isso é que dá mal no mal comentariado e dá mal no mal jornalismo.
    [60:56:08 - 61:01:08] |
    É apenas o lirmo de negra não se preocupar mais com essa parte.
    [61:01:08 - 61:04:28] |
    O Pedro Mexia fica assim ministro a auricular,
    [61:04:28 - 61:09:28] |
    se também entrega das pastas ministriais por esta semana,
    [61:09:28 - 61:17:48] |
    acelerando, temos agora, em convencia de saber,
    [61:17:48 - 61:22:48] |
    porque o Ricardo Raúx Pereira-Ceteclara, revigorado,
    [61:22:48 - 61:26:08] |
    foi alguma coisa que tomou, Ricardo.
    [61:26:08 - 61:27:48] |
    Foi uma coisa que...
    [61:27:48 - 61:32:48] |
    Para se provecer de tomar medidas, pode ser revigorante.
    [61:32:48 - 61:41:08] |
    É, na verdade, é por causa de uma coisa que RTP vai deixar de tomar.
    [61:41:08 - 61:42:48] |
    É feio.
    [61:42:48 - 61:44:28] |
    Falei deixar...
    [61:44:28 - 61:49:28] |
    Pilinho, estamos a falar do Plan da Aceção Anunciado
    [61:49:28 - 61:52:48] |
    pro Governo de Praque Comunicação Social,
    [61:52:48 - 61:56:08] |
    em particular, da medida mais emblemática,
    [61:56:08 - 62:02:48] |
    a decisão de prohibir o recurso à publicidade plrTP,
    [62:02:48 - 62:07:48] |
    a partir de 2017, gradualmente até lá,
    [62:07:48 - 62:14:28] |
    ou seja, um quarto de receita calculado em 22 milhões de euros.
    [62:14:28 - 62:16:08] |
    É isso.
    [62:16:08 - 62:26:08] |
    Parece-lhe bem ou como quem já tem uma forma de condonar a morte
    [62:26:08 - 62:29:28] |
    do serviço público de radio e televisão.
    [62:29:28 - 62:32:48] |
    Mas isso lá está.
    [62:32:48 - 62:37:48] |
    Parece bem ou mal de acordo com o objetivo.
    [62:37:48 - 62:39:28] |
    O objetivo é...
    [62:39:28 - 62:42:48] |
    Como é aquela história de cortar as pernas da renda?
    [62:42:48 - 62:46:08] |
    Depois de dizer assim, então, ver como a renda não salta.
    [62:46:08 - 62:47:48] |
    Vamos ver.
    [62:47:48 - 62:49:28] |
    A história é ser rara da senda.
    [62:49:28 - 62:51:08] |
    É ser rara da senda.
    [62:51:08 - 62:52:48] |
    É ser rara da senda.
    [62:52:48 - 62:54:28] |
    É ser rara da senda.
    [62:54:28 - 62:57:48] |
    Sim, isso tem uma forma de insurter de ser RTP.
    [62:57:48 - 62:59:28] |
    Ou seja, depois...
    [62:59:28 - 63:04:28] |
    Primeiro, vamos cortar sustancialmente o financiamento
    [63:04:28 - 63:06:08] |
    da uma empresa.
    [63:06:08 - 63:09:28] |
    E depois vamos verificar.
    [63:09:28 - 63:16:08] |
    Já repararam que esta empresa não está prosperada.
    [63:16:08 - 63:17:48] |
    Já virão.
    [63:17:48 - 63:24:28] |
    É natural que isso vai acontecer.
    [63:24:28 - 63:32:48] |
    Esta medida tem um objetivo que é improvável que seja comprido,
    [63:32:48 - 63:34:28] |
    que é...
    [63:34:28 - 63:41:08] |
    Vamos tirar, então, estes 22 milhões de euros a RTP,
    [63:41:08 - 63:47:48] |
    que é para reforçar os outros...
    [63:47:48 - 63:51:08] |
    Sí, que até veio, etc.
    [63:51:08 - 63:54:28] |
    Todos os outros camais privados.
    [63:54:28 - 64:01:08] |
    É improvável que estes 22 milhões de euros vão...
    [64:01:08 - 64:07:48] |
    No mínimo integralmente para a ROS outros camais.
    [64:07:48 - 64:14:28] |
    Em precipitão de luz no mercado, por exemplo, digital também.
    [64:14:28 - 64:19:28] |
    Qual o le parece ser a medida mais emblemática da explandação
    [64:19:28 - 64:22:48] |
    ao presidente alplo Governo de Permixia?
    [64:22:48 - 64:26:08] |
    Bem, são...
    [64:26:08 - 64:29:28] |
    A mais emblemática, aquela...
    [64:29:28 - 64:31:08] |
    É do RTP, né?
    [64:31:08 - 64:32:48] |
    É da RTP, né?
    [64:32:48 - 64:34:28] |
    Da Cetura.
    [64:34:28 - 64:39:28] |
    Da RTP, sim, mas, isto também, dependendo do que é que se quepa RTP.
    [64:39:28 - 64:44:28] |
    Por exemplo, eu sou o fúforo da...
    [64:44:28 - 64:47:48] |
    Que existam o canal público,
    [64:47:48 - 64:52:48] |
    uma chame programação comercial, por exemplo.
    [64:52:48 - 64:57:48] |
    Quando sava falar da RTP muitas vezes falas do canal,
    [64:57:48 - 65:01:08] |
    mas aqui a RTP é...
    [65:01:08 - 65:04:28] |
    Sim, é, não, é...
    [65:04:28 - 65:06:08] |
    Mas é...
    [65:06:08 - 65:07:48] |
    Obrigado.
    [65:07:48 - 65:12:48] |
    Os descontos, e até a gratuitidade,
    [65:12:48 - 65:17:48] |
    não há alguns casos, das assinas de jornalistas.
    [65:17:48 - 65:24:28] |
    As assinas de digitais graças para estudantes,
    [65:24:28 - 65:27:48] |
    e descontos para toda a gente,
    [65:27:48 - 65:32:48] |
    e um incentivo específico às empresas de média
    [65:32:48 - 65:36:08] |
    para a contradição de jornalistas.
    [65:36:08 - 65:42:48] |
    Acho que, embora perceba também essa problemática
    [65:42:48 - 65:46:08] |
    que o João Miguel já se referiu,
    [65:46:08 - 65:56:08] |
    que é a relação entre ajudar financeiramente
    [65:56:08 - 66:02:48] |
    e o jornalismo ser tranquilo e respeitoso,
    [66:02:48 - 66:06:08] |
    acho que é preciso ser uma coisa para o jornalista.
    [66:06:08 - 66:11:08] |
    Acredita que estas medidas podem reivigurar de algo móvel,
    [66:11:08 - 66:14:28] |
    como nicas são socials ou migralas avais?
    [66:14:28 - 66:17:48] |
    Acho que não, e descorte também a parte delas,
    [66:17:48 - 66:22:48] |
    e descorte totalmente do que disse o Ricardo Dago e o Espirera,
    [66:22:48 - 66:27:48] |
    porque no meio daquelas medidas acaba que a publicidade na RTP
    [66:27:48 - 66:32:48] |
    parece uma coisa de mais elementais justiça.
    [66:32:48 - 66:37:48] |
    RTP recebe uma quantidade absurda de dinheiro,
    [66:37:48 - 66:42:48] |
    absurda de dinheiro através da taxa,
    [66:42:48 - 66:47:48] |
    que nós pagamos com a conta de eleticidade,
    [66:47:48 - 66:51:08] |
    e tem que saber viver com esse dinheiro.
    [66:51:08 - 66:54:28] |
    É evidente que, além dessa taxa,
    [66:54:28 - 66:57:48] |
    estará concorrer em mercado aberto.
    [66:57:48 - 67:01:08] |
    Reparem que o mercado publicitario dos canais privados
    [67:01:08 - 67:06:08] |
    tem estado a diminuir consecutivamente, evidentemente,
    [67:06:08 - 67:11:08] |
    ao longo do tempo, por todas as razões tecnológicas
    [67:11:08 - 67:17:48] |
    que nós conhecemos, mas a RTP continua com a sua taxa,
    [67:17:48 - 67:22:48] |
    aliás, quanto mais gente, como a população portuguesa
    [67:22:48 - 67:27:48] |
    está aumentado, vi emigração cada vez mais gente apaguei a eleticidade,
    [67:27:48 - 67:31:08] |
    portanto, até aí o seu rinamentalmente,
    [67:31:08 - 67:34:28] |
    e não precisa daquilo de enego,
    [67:34:28 - 67:37:48] |
    é uma parte de injustiça.
    [67:37:48 - 67:41:08] |
    O apoio aos e visual, que é o cinema, por exemplo.
    [67:41:08 - 67:46:08] |
    Mas com certeza, mas em um lugar, e isso não é...
    [67:46:08 - 67:51:08] |
    É uma vastione de injustiça, é uma instiça enorme RTP,
    [67:51:08 - 67:54:28] |
    que concorre com os outros canais, pela publicidade,
    [67:54:28 - 67:57:48] |
    acho que muito bem que acabem com aquilo,
    [67:57:48 - 68:02:48] |
    assim, na turga digitais, as que as escendar aos mil dos segundos,
    [68:02:48 - 68:07:48] |
    ainda é como a outra, que estarem em patrocinar,
    [68:07:48 - 68:12:48] |
    em 50% adultos, descorte totalmente,
    [68:12:48 - 68:17:48] |
    e, portanto, eu sou daquilo que acha que não o governo não seja,
    [68:17:48 - 68:24:28] |
    forma muito subtil, e algumas dessas medidas não são,
    [68:24:28 - 68:29:28] |
    não deve estar a ajudar os mesmos comunicação celos privados.
    [68:29:28 - 68:34:28] |
    Estás crescido porque a correcarta era os pareres de clara re-regurado,
    [68:34:28 - 68:39:28] |
    o Pedro Mestia diz sentir-se endorçado,
    [68:39:28 - 68:42:48] |
    essa palavra existe, ou...
    [68:42:48 - 68:46:08] |
    Quer dar trabalho a reláxia e corra, por isso?
    [68:46:08 - 68:49:28] |
    Não, é o endorçamento, é o endorçamento do inglês.
    [68:49:28 - 68:56:08] |
    O assunto é presidenciais, parece que ficaram desfeitas,
    [68:56:08 - 69:02:48] |
    às dúvidas, às esta semana, sobre quem será o candidato PSD,
    [69:02:48 - 69:06:08] |
    a Bolaem, Pedro Mestia.
    [69:06:08 - 69:09:28] |
    O que o Suártin ia falar, de Leonor Belez,
    [69:09:28 - 69:11:08] |
    é que disse que é o que não.
    [69:11:08 - 69:16:08] |
    E agora, a Marxmanes fala de...
    [69:16:08 - 69:21:08] |
    O contrário, Luz Murtonega fala de Marxmanes,
    [69:21:08 - 69:27:48] |
    dizendo que encaixa no perfil, aliás, o PSD já tinha...
    [69:27:48 - 69:34:28] |
    Murtonega, aliás, encaixem qualquer lado, que manerinho.
    [69:34:28 - 69:41:08] |
    Isso não pode ser bem por isso.
    [69:41:08 - 69:44:28] |
    Não é cheio que não ia dizer, e é importante.
    [69:44:28 - 69:49:28] |
    O PSD já tinha encurtado o listo,
    [69:49:28 - 69:52:48] |
    dizendo que seria um militante do PSD?
    [69:52:48 - 69:54:28] |
    É encurtado.
    [69:54:28 - 69:57:48] |
    Não, não, não.
    [69:57:48 - 70:02:48] |
    Tá, nós temos algo para lá para as portuguesas.
    [70:02:48 - 70:07:48] |
    Tinha encurtado o listo dizendo que seria um militante do PSD.
    [70:07:48 - 70:12:48] |
    Se nós pensarmos nos tendos do PSD,
    [70:12:48 - 70:17:48] |
    hoje estão muito velhos, ou são ainda presentáveis, portanto.
    [70:17:48 - 70:29:28] |
    Pois esta declaração ainda há haverá espaço para outros possíveis candidatos,
    [70:29:28 - 70:34:28] |
    terem voleidados, na área do PSD.
    [70:34:28 - 70:41:08] |
    Pedro Santana, ó, pedi-se que tem mais do correio que o passeio para o meu ministro.
    [70:41:08 - 70:42:48] |
    Presidente republicá.
    [70:42:48 - 70:47:48] |
    Se seguimos, porque o assunto continua a ser o mesmo,
    [70:47:48 - 70:52:48] |
    sabemos porque é que o pé de pesquisa com a cidade de Leonor Sado.
    [70:52:48 - 70:57:48] |
    Agora, vamos tentar perceber,
    [70:57:48 - 71:02:48] |
    porque é que o João Miguel está avar se declara seguro
    [71:02:48 - 71:07:48] |
    e também com as presidenciais, como o Pande Fundo.
    [71:07:48 - 71:35:20] |
    Sorpirem, deu ou pedra no
    [71:35:20 - 71:45:42] |
    Alguns te anteciva António Vitorino, Antónios de Acesseguro, Mario Centeno e Ana Gómes.
    [71:45:42 - 71:47:58] |
    Foi esta ordem?
    [71:47:58 - 71:58:16] |
    Não sei se a ordem é muito relevante pra mim, o que mais me interessa é que a gente quer
    [71:58:16 - 72:05:52] |
    ver o PS a perder, ou algo sentiu a vir em primeiro, é boa notícia, tanto pôr o meu campo
    [72:05:52 - 72:07:32] |
    política.
    [72:07:32 - 72:19:00] |
    Agora, o que é estranho é Antónios de Acesseguro porque o nome que não se fala é este propósito.
    [72:19:00 - 72:26:16] |
    Eu gostei muito que o Pedro Nussante estivesse colocado em cima da mesa porque eu tenho um enorme
    [72:26:16 - 72:32:48] |
    respeito, acho que eu fui em um péssimulite da oposição, mas tenho um enorme respeito
    [72:32:48 - 72:38:52] |
    porque todos os socialistas que se afestaram no dia 10 só, quer dizer, quando ele foi
    [72:38:52 - 72:40:32] |
    primeiro-ministro.
    [72:40:32 - 72:43:16] |
    E como são pais cinco?
    [72:43:16 - 72:52:32] |
    Antónios de Acesseguro é um deles, portanto fica muito feliz que ele fosse escolhido
    [72:52:32 - 72:58:16] |
    pelo PS para o primeiro-ministro, quem sabe, ainda acabou a afetanear.
    [72:58:16 - 73:07:12] |
    Mas isto aconteceu, não acontece em que o entrevistador confrontou o que o nome Mario Centeno
    [73:07:12 - 73:20:16] |
    no fundo, pareceu que havia pouquanto diálogo quando se julgaram para afogar a tantos outros
    [73:20:16 - 73:21:56] |
    nomes.
    [73:21:56 - 73:25:36] |
    Não nos pantanadas que as apouquentiasmo, né?
    [73:25:36 - 73:27:36] |
    Nada, então, vamos ver.
    [73:27:36 - 73:32:48] |
    Foi um alíon e a concato que com António Costa, e as coisas não creem.
    [73:32:48 - 73:41:20] |
    Eu acho que o Mario Centeno é demasiado à direita para Pedro Nussante.
    [73:41:20 - 73:49:28] |
    Bom, vamos de falar, continuar a falar deste top e que evidentemente parece que o PSD
    [73:49:28 - 73:53:20] |
    já está clarificado no PS ainda não.
    [73:53:20 - 74:00:52] |
    Se há altura dos livros e outra é a esta semana, um romance é o livro mais recente
    [74:00:52 - 74:10:16] |
    da José Gardi Azabálu, um autor que tem desafiado com venções e obtido prêmios.
    [74:10:16 - 74:17:36] |
    Prêmios, tanto na poesia, com o livro de estreia publicado em 2015, como nos seis romances
    [74:17:36 - 74:19:16] |
    já publicados.
    [74:19:16 - 74:29:52] |
    Agora, os sete e nos chamam-se origami e o protagonista, e narrador é um jovem e de lucente confrontado
    [74:29:52 - 74:38:08] |
    com o mundo que rodeia os vzinhos do pré-dio de vive e uma família mais ou menos
    [74:38:08 - 74:44:16] |
    de funcional, se calhar como todas, de uma forma ou de outra.
    [74:44:16 - 74:53:56] |
    O que há de especial neste romance, na tanteste tempo, é voz deste jovem, um modo como
    [74:53:56 - 75:01:36] |
    ele, consegue surpreender o leitor com observações.
    [75:01:36 - 75:12:32] |
    Mas, vezes candidas, outras vezes, com olhar muito baguoso, analisando o mundo em que
    [75:12:32 - 75:23:48] |
    sincera, sem qualquer tipo de lugar comum, escrita de José Gardi Azabálu, e acho desafiadora
    [75:23:48 - 75:25:56] |
    também por isso.
    [75:25:56 - 75:36:08] |
    Se fosse a literatura, diz-l, o narrador, a minha mãe e meu pai seriam clichês.
    [75:36:08 - 75:43:00] |
    origami de José Gardi Azabálu, edição companhia das letras.
    [75:43:00 - 75:51:12] |
    O João Miguel Tavares leva-nos numa viagem no tempo ao IT.
    [75:51:12 - 76:01:36] |
    Exatamente, ao IT na altura são domínguis, e isto é como digui-recar de gostar de
    [76:01:36 - 76:04:40] |
    pagar uma condicimenta de especial.
    [76:04:40 - 76:14:16] |
    Porque estes Jacobins de Negroes, o Loverty ou Riae, a revolução de São domínguis,
    [76:14:16 - 76:24:24] |
    apesar deste aspecto de muda-gnácia da capa muito bonita, é um livro de 1938.
    [76:24:24 - 76:35:36] |
    E, portanto, tem 85 anos, mas continua a ser a obra mais importante, já mais escrita, sobre
    [76:35:36 - 76:39:00] |
    aquilo que foi a revolução.
    [76:39:00 - 76:51:16] |
    A IT naquê é a única revolução descrava que realmente foi bem sucedida e deu origem a
    [76:51:16 - 76:52:56] |
    um país.
    [76:52:56 - 77:02:56] |
    Enfim, desaggraçadamente, o IT hoje em dia não é bom, é bom, o país mais feliz e próspero
    [77:02:56 - 77:06:16] |
    do mundo, bem, por conta de algo.
    [77:06:16 - 77:17:28] |
    Mas esta figura do Dr. São Nova Retura é uma figura extraordinária e, portanto, isto passa
    [77:17:28 - 77:27:28] |
    no final do século XVIII, a tradição para o início do século XIX, portanto, é uma clonifracesa
    [77:27:28 - 77:29:08] |
    na polião.
    [77:29:08 - 77:39:00] |
    O impredor, portanto, é um conflito mesmo extraordinário da companhia, e quem escreveu este
    [77:39:00 - 77:46:08] |
    livro é um senhor chamado C. L.R. James, que também é Cagibanha, a galera de Trinidad
    [77:46:08 - 77:58:08] |
    do Bago, e, portanto, conhecia bem esta ambiente da Cagaiibas, foi a França investigar e
    [77:58:08 - 78:06:28] |
    escreveu um livro absolutamente revolucionário para a época sobre uma revolução também ela
    [78:06:28 - 78:08:08] |
    muito particular.
    [78:08:08 - 78:15:28] |
    No Pedro Messia, traz autocratas uma espécie de empresa.
    [78:15:28 - 78:26:28] |
    Sim, é mais um, chamar-se autocracia, inc, da Anne Applebaum, que é historiadora e
    [78:26:28 - 78:36:28] |
    lista, escreve na Atlântica, e é um dos vários livros que são nos últimos últimos anos,
    [78:36:28 - 78:44:40] |
    que prova, que demonstra, que aquilo que nós chamávamos ditadoras, são hoje um bocadinho
    [78:44:40 - 78:46:20] |
    diferente.
    [78:46:20 - 79:03:04] |
    A vez de exterminar em pessoas por razões ideológicas, fazem ciberatáquias, negócios
    [79:03:04 - 79:15:36] |
    escuros, propaganda através de mais tecnológicos, e são movidas pelo interesse pessoal dos autocratas
    [79:15:36 - 79:25:48] |
    e, portanto, não passaram a ser democracias, não passaram a ser regímos recomendadas,
    [79:25:48 - 79:37:52] |
    mas já não é bem o Paul Pot, é uma espécie de Paul Pot do Rojo do Mano, e Anne Applebaum
    [79:37:52 - 79:42:28] |
    analisa várias dessas regímos.
    [79:42:28 - 79:46:00] |
    Autocracia Incorporated.
    [79:46:00 - 79:50:56] |
    O Ricardo Arrospreira traz poesia.
    [79:50:56 - 79:54:16] |
    Disadamento, é um poeta, ou diálogo.
    [79:54:16 - 79:57:36] |
    Um poeta conhecido, um poeta trouxe aqui várias vezes.
    [79:57:36 - 80:06:16] |
    Um poeta do Porto, chamado Jorge Sousa Braga, este livro que há cereal de acabou de publicar
    [80:06:16 - 80:09:36] |
    chama Saflore Cadaver e outros poemas.
    [80:09:36 - 80:11:16] |
    E o catalógico?
    [80:11:16 - 80:18:20] |
    Eu tive acesso aos poemas antes, porque Jorge Sousa Braga foi, teve a gente lhes adir,
    [80:18:20 - 80:25:16] |
    ao meu "intercentíssimo podcast" num dos episódios.
    [80:25:16 - 80:32:36] |
    E este, Jorge Sousa Braga no seu livro de estreia, já tinha um conjunto poemas chamado
    [80:32:36 - 80:41:00] |
    Epistula sobre a merda, e o que seito muitas vezes porque tem um verso que diz a merda, é
    [80:41:00 - 80:50:12] |
    a única coisa que não se pode cão-se por cara, é verdadeiro e admirável.
    [80:50:12 - 81:04:12] |
    E este volume, que tem muitos poemas também sobre a merda.
    [81:04:12 - 81:11:40] |
    E a atenção, e não só sobre isso, como uma ideia que não é exclusiva dos Jorge Sousa
    [81:11:40 - 81:23:16] |
    Braga, mas de muitos poetas, no sentido que ambicionar ser como a merda, é uma ambição
    [81:23:16 - 81:34:56] |
    de fãs, que é uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs, que é uma péssima de
    [81:34:56 - 81:43:16] |
    fãs, que é uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs,
    [81:43:16 - 81:53:16] |
    que é uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs, que
    [81:53:16 - 82:04:56] |
    é uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs, que é
    [82:04:56 - 82:09:56] |
    uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs, que é uma péssima de fãs, que é uma péssima
    [82:09:56 - 82:14:10] |
    É floreca da Holi Clare.
    [82:14:10 - 82:18:32] |
    Está do Bralto, Holi Clare.
    [82:18:32 - 82:21:14] |
    Então, vamos dizer, tem que acabar isso.
    [82:21:14 - 82:24:04] |
    Já não já estou em Ramos no tempo.
    [82:24:04 - 82:30:54] |
    A floreca da Holi Clare, os Jorços da Braga, assim se conclui mais uma rena.
    [82:30:54 - 82:39:00] |
    O Semanal, hoje o dia, da mesma hora, os mesmos de sempre também em podcasts, termos
    [82:39:00 - 82:42:52] |
    dias de homem e galtavás e Ricardo Rosperer.
    [82:42:52 - 83:26:58] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

    Source code