• lista de episodios - sobre
  • Vencidos, vencedores e sarrafuscas várias

    [00:00:00 - 00:07:10] |
    Esta semana João Miguel Tavares confessa-se um fiasco.
    [00:07:10 - 00:20:28] |
    Pedro Mexia declara-se um sujeito com princípios e Ricardo Raúche Pereira sente-se lama-sento.
    [00:20:28 - 00:29:36] |
    Está reunido o programa que o joanom estámos legalmente impedidos de dizer.
    [00:29:36 - 01:14:04] |
    Esta semana simtuma rebelda, convontada de desafiar tudo o que é convencional.
    [01:14:04 - 01:19:22] |
    Por que quando eu imagino, é o concretiz?
    [01:19:22 - 01:26:16] |
    E só existe uma forma de alcançar esses novos horizontes.
    [01:26:16 - 01:34:16] |
    A o volante do novo CUPra estava a esca a 100% elétrico.
    [01:34:16 - 01:50:28] |
    Com um design inspirador, motor até 340 cavalos e autonomia em cidade até 693 km,
    [01:50:28 - 02:03:24] |
    edições WLTP, este SUV CUP redefino conceito de adrenalina e de ambição.
    [02:03:24 - 02:08:18] |
    Uma obra primei incomparable.
    [02:08:18 - 02:16:48] |
    Incomparáveis são também os nossos comentadores que já estão prontos para sumirem o seu lado
    [02:16:48 - 02:23:28] |
    mais a usado e partilharam os comentários mais...
    [02:23:28 - 02:28:28] |
    Mordazes.
    [02:28:28 - 02:30:08] |
    Bom programa.
    [02:30:08 - 02:45:28] |
    Ainda bem vindos?
    [02:45:28 - 02:47:08] |
    A de vinha lá.
    [02:47:08 - 02:49:08] |
    Estou a falar consigo.
    [02:49:08 - 02:58:20] |
    De que vamos falar hoje, durante a maior parte da reunião deste governo e leito apenas
    [02:58:20 - 03:02:56] |
    por quem nos ouve e nos vê.
    [03:02:56 - 03:11:36] |
    E isso mesmo, acertou, é um tema que, de uma forma ou doutra, vai estar por aqui durante
    [03:11:36 - 03:13:16] |
    os próximos 4 anos.
    [03:13:16 - 03:22:04] |
    Mas não vamos deixar por isso de tratar também das suntos mais à nossa escala, uma ministra
    [03:22:04 - 03:32:24] |
    a dar tudo para ser rapidamente remodelada, socialistas as turras e um dilúvio de lama
    [03:32:24 - 03:37:36] |
    a infectar a política espanhol em todo caso.
    [03:37:36 - 03:44:28] |
    Começamos como não podia deixar de ser pela escolha dos americanos e é sobre isso que o Ricardo
    [03:44:28 - 03:53:48] |
    Roussevereira quer ser ministro da pergunta certa para falar do vencedor ou da derrotada.
    [03:53:48 - 03:55:28] |
    Ricardo?
    [03:55:28 - 04:16:12] |
    Eu tenho mais interesse de rotada por...
    [04:16:12 - 04:20:08] |
    É mais de um tempo, não era preciso ser.
    [04:20:08 - 04:23:44] |
    Onde foi o acentônico?
    [04:23:44 - 04:28:08] |
    Foi trampo ganho ou foram os democratas que perderam?
    [04:28:08 - 04:36:48] |
    Essa aqui é a pergunta certa porque a pergunta está em estado assim.
    [04:36:48 - 04:43:36] |
    É a questão da pergunta certa, as pessoas estão a dizer assim, como é que este idiota
    [04:43:36 - 04:45:16] |
    é?
    [04:45:16 - 04:50:16] |
    É a pergunta certa, como é que a gente perdeu contra este idiota?
    [04:50:16 - 04:51:56] |
    É essa pergunta.
    [04:51:56 - 04:53:36] |
    Não é a primeira vez.
    [04:53:36 - 04:55:16] |
    Não é a primeira vez.
    [04:55:16 - 04:56:56] |
    É uma pergunta antiga.
    [04:56:56 - 05:07:00] |
    É o problema do que o Trump teve menos votos agora do que quando perdeu o que vai
    [05:07:00 - 05:08:40] |
    dentro.
    [05:08:40 - 05:10:20] |
    Mas ou menos os mesmos.
    [05:10:20 - 05:12:00] |
    Mas ou menos os mesmos não foram prejados.
    [05:12:00 - 05:15:20] |
    Para já tem menos dois mesmos.
    [05:15:20 - 05:17:00] |
    Mas já tem menos que isso.
    [05:17:00 - 05:22:52] |
    Mas é porque ainda não foi o que todos contaram, é que a basta ser carregá-lo para ela.
    [05:22:52 - 05:31:36] |
    Ok, talvez, mas ainda assim, neste momento está com menos do que quando perdeu, portanto
    [05:31:36 - 05:38:16] |
    que é o suposto canto da sereia do protofachismo.
    [05:38:16 - 05:42:08] |
    Muito sredutor não se verificou exatamente.
    [05:42:08 - 05:46:56] |
    Não é o Trump mais persuasivo de sempre.
    [05:46:56 - 05:50:16] |
    Foi do nosso lado.
    [05:50:16 - 06:00:56] |
    Ah, do nosso, então o nosso do lado das pessoas que não apreciam protofachismo.
    [06:00:56 - 06:02:36] |
    Eu não sei por si que eu disse bem.
    [06:02:36 - 06:05:56] |
    Não, não é por si que eu disse bem.
    [06:05:56 - 06:09:56] |
    É, de que dizer, aqui nesta vez alguém votava no Trump.
    [06:09:56 - 06:11:36] |
    Não, não.
    [06:11:36 - 06:16:36] |
    Não estava no Trump e no Chim Panzé estava pelo Chim Panzé.
    [06:16:36 - 06:31:36] |
    Mas o Chim Panzé, não é que eu sei, é que aquele J.N.Gudal tinha lá um uns que era...
    [06:31:36 - 06:36:36] |
    Não, mas a atenção, mas não se feremos a esta mesma, não se feremos todos da mesma maneira.
    [06:36:36 - 06:43:16] |
    Se quer, bisquete, nós somos os comentes, se feremos, possivelmente, dentro dos painéis.
    [06:43:16 - 06:51:36] |
    Denta os painéis da provisão para o painéis, o conhecido para o sofrer.
    [06:51:36 - 06:53:16] |
    Não, não, sim.
    [06:53:16 - 06:59:56] |
    E então, os painéis, os frímos para dentro, não se viram o Jimi-Kimola choraram.
    [06:59:56 - 07:06:36] |
    Não fomos em bagada e foi especialmente... Deus me vale.
    [07:06:36 - 07:13:16] |
    Foi especialmente ridículo porque eles estariam a dizer, "Ah, não tem fue um dia triste por aos imigrantes".
    [07:13:16 - 07:16:36] |
    "Fue um dia triste por as crianças".
    [07:16:36 - 07:19:56] |
    "Fue um dia triste por a NATO".
    [07:19:56 - 07:23:16] |
    Eu, da pente, a NATO.
    [07:23:16 - 07:24:56] |
    E ele está conduído.
    [07:24:56 - 07:26:36] |
    Porque tem vinha a NATO.
    [07:26:36 - 07:29:56] |
    E agora, o que vai ser desta organização?
    [07:29:56 - 07:33:16] |
    Não está lhes ter exprimido, é o melhor do mundo, é NATO.
    [07:33:16 - 07:34:56] |
    O melhor do mundo é NATO.
    [07:34:56 - 07:36:36] |
    Fala-se isso muitas vezes.
    [07:36:36 - 07:39:56] |
    Bom, realmente, é da lá.
    [07:39:56 - 07:41:36] |
    A pergunta certa.
    [07:41:36 - 07:44:56] |
    É isso, super supõe, vendo?
    [07:44:56 - 07:48:16] |
    É vendo uma pergunta certa?
    [07:48:16 - 07:51:36] |
    É um profissão que traz a vida também, uma pergunta errada.
    [07:51:36 - 07:54:56] |
    Não, é uma pergunta errada.
    [07:54:56 - 07:58:16] |
    É uma pergunta errada, é como é que este idiote está ganhando?
    [07:58:16 - 08:01:36] |
    É como nós perdemos contra este idiote?
    [08:01:36 - 08:04:56] |
    Porque estão esses, que tem...
    [08:04:56 - 08:09:56] |
    Por exemplo, agora apareceu, não se se viram isso,
    [08:09:56 - 08:16:36] |
    mas apareceu o Bernie Sanders.
    [08:16:36 - 08:26:36] |
    A dizer assim, "Oh, amigos, eu não acho surpreendente que tendo o Partido Democrato,
    [08:26:36 - 08:29:56] |
    abandonado da classe de trabalhadora".
    [08:29:56 - 08:34:56] |
    Ou seja, agora, abandonado pela classe de trabalhadora.
    [08:34:56 - 08:39:56] |
    E, portanto, houve um dado interessante.
    [08:39:56 - 08:46:36] |
    Por exemplo, o voto latino no Trump subiu muitoíssimo.
    [08:46:36 - 08:48:16] |
    Muitoíssimo.
    [08:48:16 - 08:51:36] |
    Ele tinha perdido por 38 pontos.
    [08:51:36 - 08:56:36] |
    O voto latino agora perdeu por 8 pontos, acho meu, portanto.
    [08:56:36 - 08:59:56] |
    Subiu muitoíssimo, voto...
    [08:59:56 - 09:03:16] |
    3... 8 pontos...
    [09:03:16 - 09:06:36] |
    - A 8 anos. - E é por 33 anos.
    [09:06:36 - 09:11:36] |
    - A 4 anos. - E agora por 8 anos.
    [09:11:36 - 09:16:36] |
    - E agora ainda menos. - O voto latino subiu muitoíssimo, eu percebi.
    [09:16:36 - 09:23:16] |
    Mas como se a Kamala Harris os disignou sempre correctamente,
    [09:23:16 - 09:29:56] |
    os latinos como latin ex, sempre correctamente.
    [09:29:56 - 09:36:36] |
    - E tem uma baixa de... - latin ex?
    [09:36:36 - 09:39:56] |
    - É como se diz. - É latin ex.
    [09:39:56 - 09:44:56] |
    - Eu lei latin ex, mas acho que se lei latin ex...
    [09:44:56 - 09:46:36] |
    - Estava... - Estava...
    [09:46:36 - 09:49:56] |
    - Estava perdendo por que? - Porque a gente...
    [09:49:56 - 09:56:36] |
    - É, aparentemente o caso não sabe, mas a palavra latinos
    [09:56:36 - 10:03:16] |
    para designar um grupo de pessoas é profundamente ofensiva.
    [10:03:16 - 10:08:16] |
    Porque sendo o esponhol uma língua...
    [10:08:16 - 10:13:16] |
    - É, por exemplo, latinos que se estão por rifanpreis.
    [10:13:16 - 10:19:56] |
    Mas para um grupo de pessoas é muito ofensiva,
    [10:19:56 - 10:26:36] |
    porque sendo o esponhol uma língua que tem gênero, como é óbvio,
    [10:26:36 - 10:29:56] |
    eu dizer latinos só como templas...
    [10:29:56 - 10:33:16] |
    - Latinos latinos. - E não é um dos latinos.
    [10:33:16 - 10:38:16] |
    - E então ela tinha ex que se diz.
    [10:38:16 - 10:43:16] |
    - Kamala sempre disse latin ex. - Ela devia latin ex.
    [10:43:16 - 10:49:56] |
    - Toda gente, deste lado, ela tinha ex, porque ela tinha ex que se diz, não é?
    [10:49:56 - 10:56:36] |
    Agora, eu... não sei se viram mais, dados ou interessantes também.
    [10:56:36 - 11:03:16] |
    M mulheres, jovens, classe trabalhadora e leiturado não branco,
    [11:03:16 - 11:06:36] |
    o Trump subiu em todos.
    [11:06:36 - 11:16:36] |
    E é... é, porquê, então quem é que o partido democrata está representado em regaduramente.
    [11:16:36 - 11:19:56] |
    E a questão é... em perceived gramática.
    [11:19:56 - 11:26:36] |
    Não é... é um correção linguística, foi perfeita...
    [11:26:36 - 11:29:56] |
    Qual é o problema? Os disciunários não votam. É chato.
    [11:29:56 - 11:34:56] |
    E depois é outra coisa que...
    [11:34:56 - 11:39:56] |
    Eu não sei... sinceramente eu não sei porque eu não...
    [11:39:56 - 11:44:56] |
    Esta ideia de... eu quero ver uma pessoa igual a mim,
    [11:44:56 - 11:48:16] |
    porque só pessoas igual a mim é que me representam.
    [11:48:16 - 11:53:16] |
    Comigo não funciona. Por exemplo, o Trump é igual a mim.
    [11:53:16 - 11:59:56] |
    O sentido é que também é um homem, também é heterossexual e também é...
    [11:59:56 - 12:04:56] |
    branco. Mas não me representa.
    [12:04:56 - 12:08:16] |
    E, portanto, eu não sou... não sou...
    [12:08:16 - 12:13:16] |
    - É que está de afólico, que está de discolada. - Não sou sensível isso.
    [12:13:16 - 12:18:16] |
    Mas eu ainda assim, eu estava de saber salgãem.
    [12:18:16 - 12:26:36] |
    E algum negro e um latino, olha para a Oprah e para Jenny Farlofas,
    [12:26:36 - 12:31:36] |
    no palco dos comícios democráticos assim.
    [12:31:36 - 12:34:56] |
    Estão aqui duas pessoas igual a mim.
    [12:34:56 - 12:39:56] |
    Por causa um promunorzinho, ou alguns milhões de promunorzinhos,
    [12:39:56 - 12:46:36] |
    que distinguem o esse eleitor daquelas pessoas que eles estão,
    [12:46:36 - 12:51:36] |
    é como se a gente... não sei se já viram esta cena, mas por exemplo.
    [12:51:36 - 12:54:56] |
    Imagina que passam ferrar e amarelo.
    [12:54:56 - 13:01:36] |
    E eu digo... que é regalo a meu, que eu tenho um fio da amarelo.
    [13:01:36 - 13:06:36] |
    Era italiante também e é da mesma cor. É igualzinho a meu.
    [13:06:36 - 13:09:56] |
    Eu nunca vi isso, está acontecendo.
    [13:09:56 - 13:14:56] |
    Mas no mundo do partido democrata, aparentemente isso.
    [13:14:56 - 13:23:16] |
    E, Camala, teve todos os multimilinários de espetáculo...
    [13:23:16 - 13:26:36] |
    - Todos. - E eu vou dizer...
    [13:26:36 - 13:29:56] |
    - Há uma série de coisas... - É de ser normal.
    [13:29:56 - 13:36:36] |
    - É normal, mas... - É mais escalhar, é mais voce do que eles que deu.
    [13:36:36 - 13:39:56] |
    - É, eu tenho que ser... - Eu tenho que ser...
    [13:39:56 - 13:44:56] |
    Este é o modo como eles se comportaram do princípio, afim.
    [13:44:56 - 13:46:36] |
    É aquela coisa...
    [13:46:36 - 13:49:56] |
    Não, este senhor tem oito entre dois anos, mas está.
    [13:49:56 - 13:51:36] |
    Em ótimas condições.
    [13:51:36 - 13:56:36] |
    O facto... Quem diz que não está em ótimas condições?
    [13:56:36 - 13:59:56] |
    São fake news, tem ótimas condições.
    [13:59:56 - 14:01:36] |
    Primeiro debate.
    [14:01:36 - 14:04:56] |
    Escalhar este senhor não está em condições.
    [14:04:56 - 14:08:16] |
    Quem é que vamos até mancar aqui nos últimos três meses disto?
    [14:08:16 - 14:11:36] |
    - Tu. - Vai, avança.
    [14:11:36 - 14:18:16] |
    Não é preciso ir a que é o processo que nós costumamos ter,
    [14:18:16 - 14:21:36] |
    que chamado primária, ou que é?
    [14:21:36 - 14:24:56] |
    - Tenho um professor de presente, melhor que Camala. - Exato.
    [14:24:56 - 14:26:36] |
    E portanto...
    [14:26:36 - 14:31:36] |
    Era uma altura, tendo em conta altura.
    [14:31:36 - 14:34:56] |
    E o adversário...
    [14:34:56 - 14:39:56] |
    Escalhar é uma altura para não...
    [14:39:56 - 14:43:16] |
    fazer boadas deste tipo.
    [14:43:16 - 14:54:56] |
    - O que faltou a Camala Harris para conquistar a confiança da media dos americanos?
    [14:54:56 - 15:03:16] |
    - É... - Eu não acho que Camala Harris tenha feito nada de substancialmente errado.
    [15:03:16 - 15:08:16] |
    Eu acho que ela fez uma boa campanha, teve um excelente debate.
    [15:08:16 - 15:18:16] |
    E depois, as limitações próprias de Camala Harris, que provavelmente é Portugal,
    [15:18:16 - 15:23:16] |
    se chegar a uma excelente política,
    [15:23:16 - 15:33:16] |
    mas que no campeonato americano está muito baixo de uma larga fatia de pessoas que são melhores de que ela.
    [15:33:16 - 15:36:36] |
    E instalou-se aquela com...
    [15:36:36 - 15:39:56] |
    E não acho que seja apenas uma impressão,
    [15:39:56 - 15:49:56] |
    ela não parecia ter grandes convicções a ser que nada tigam da questão do aborto.
    [15:49:56 - 15:51:36] |
    E...
    [15:51:36 - 16:01:36] |
    - O facto que ela tem sido uma candidata enxertada como Ricardo Riferia terá sido também importante?
    [16:01:36 - 16:06:36] |
    - Mas ela também não tem culpa de isso.
    [16:06:36 - 16:09:56] |
    - Não, não tem culpa de isso. - Ela não tem culpa de isso.
    [16:09:56 - 16:18:16] |
    - Repara, o problema da Camala é que ela nem sequer devia ter sido vice-presidente.
    [16:18:16 - 16:21:36] |
    Ela foi possivelmente vice-presidente,
    [16:21:36 - 16:26:36] |
    porque, por facto, é mulher e pela cor da sua pele.
    [16:26:36 - 16:29:56] |
    - Mas isso. - Essa foi a razão.
    [16:29:56 - 16:33:16] |
    - Isso, justo fica muito dos coisas previstas.
    [16:33:16 - 16:36:36] |
    - Eles... - Para serem oposto de presidente.
    [16:36:36 - 16:39:56] |
    - Pois, mas depois quando ficas do que eu responsabilidade não...
    [16:39:56 - 16:43:16] |
    - É o John, tanto que o meu navegou eu.
    [16:43:16 - 16:44:56] |
    - É patávame.
    [16:44:56 - 16:51:36] |
    - Mas esses mesos depois escolhou bem pelos vistos, porque ela é por que voou.
    [16:51:36 - 16:54:56] |
    - Não tem nem que falseu.
    [16:54:56 - 16:56:36] |
    - Sim, não me diria que falseu.
    [16:56:36 - 17:03:16] |
    Mas aqui o Biden não falseu felizmente, mas politicamente falseu.
    [17:03:16 - 17:09:56] |
    E ao falseu politicamente, numa altura, tão tardia,
    [17:09:56 - 17:16:36] |
    eu não acho que é que o partido democrata, se tivesse feito uma primária,
    [17:16:36 - 17:24:56] |
    um pouco mais competitiva à hora, que o Biden desisteu,
    [17:24:56 - 17:28:16] |
    o resultado tivesse sido diferente.
    [17:28:16 - 17:31:36] |
    Não acho mesmo, não acho.
    [17:31:36 - 17:33:16] |
    - Acho que não chegava a tempo. Isso foi subado.
    [17:33:16 - 17:36:36] |
    - O erro... - É, é, e é das urnas.
    [17:36:36 - 17:39:56] |
    - Acho que, por que eu ia ainda, por mais do que eu perdiu a Camala,
    [17:39:56 - 17:46:36] |
    o erro foi, em primeiro lugar, que é uma sequeria como viste presidente,
    [17:46:36 - 17:51:36] |
    mas o maior todo, é ele não ter desistido.
    [17:51:36 - 17:56:36] |
    Opamentos há dois anos, há dois anos, não ter grito,
    [17:56:36 - 18:01:36] |
    não tem condições, não vou apresentar.
    [18:01:36 - 18:09:56] |
    Não é só a idade, ele é um presidente profundamente impopular.
    [18:09:56 - 18:14:56] |
    E quando as pessoas passam o tempo todo, a versão das,
    [18:14:56 - 18:19:56] |
    mas a vez da amideca falham a saudade mais importante todas,
    [18:19:56 - 18:26:36] |
    que diz, um presidente com este nível de impopologidade
    [18:26:36 - 18:31:36] |
    nunca na história dos Estados Unidos, esse partido voltou a ser eleito.
    [18:31:36 - 18:33:16] |
    Realite.
    [18:33:16 - 18:41:36] |
    Mas os níveis de popularidade de Biden era um demasiado baixo.
    [18:41:36 - 18:48:16] |
    E isso deu uma vitória atrâmpica, mas fazia o doctorar a gente imaginava,
    [18:48:16 - 18:51:36] |
    mas ainda bem que foi assim, é, notes.
    [18:51:36 - 18:54:56] |
    - E ainda bem que foi a vitória do Trump?
    [18:54:56 - 18:59:56] |
    - Não, ainda bem que se trampater de ganhar, ganhou assim.
    [18:59:56 - 19:08:16] |
    Para mim, já ganhou ter ganho com clareza, e com o voto popular,
    [19:08:16 - 19:11:36] |
    e sem dúvida de dinheiro.
    [19:11:36 - 19:14:56] |
    - Isso vai ter sido muito dividido, podia dar confusão.
    [19:14:56 - 19:24:56] |
    - Podia dar confusão, e sobretudo, este é o segundo que é resultado possível.
    [19:24:56 - 19:31:36] |
    O pior do que o resultado possível era se camalou até o esse ganho, por um pouco.
    [19:31:36 - 19:34:56] |
    - Pois, seria um exágio, mas não se sabe a menos.
    [19:34:56 - 19:38:16] |
    - Não sei o que a que ia acontecer, mas este resultado é...
    [19:38:16 - 19:39:56] |
    - É o que a gente sabe.
    [19:39:56 - 19:48:16] |
    - Este resultado de geleja e deitimiza o próprio Donald Trump em 2020,
    [19:48:16 - 19:54:56] |
    porque essas eleições funcionaram em 2024, mas a gente também...
    [19:54:56 - 19:59:56] |
    - E a gente camalou em elejavende discurso em considerou de rota,
    [19:59:56 - 20:03:16] |
    fez questão de l'asina lá.
    [20:03:16 - 20:13:16] |
    - E com razão, e também deu um bom discurso de despedida, com dignidade,
    [20:13:16 - 20:16:36] |
    a mesma coisa de Joe Biden.
    [20:16:36 - 20:23:16] |
    O partido democrato a nível dos discursos não está muito mal.
    [20:23:16 - 20:29:56] |
    Eles são bons que as palavras, mas é como diz o Ricardo, só se preocupam com elas.
    [20:29:56 - 20:34:56] |
    - O Trump derruto, plasso segunda vez uma mulher,
    [20:34:56 - 20:39:56] |
    depois de ter sido vencido a quatro anos por um homem,
    [20:39:56 - 20:46:36] |
    na avaliação segmentada dos vários grupos eliturais,
    [20:46:36 - 20:54:56] |
    o Ricardo já referiu a algum que ele parece particularmente relevante,
    [20:54:56 - 21:03:16] |
    Pedro Moxia, o gênero, a identidade étnica, o estratos sócio económico.
    [21:03:16 - 21:14:56] |
    - Deja-se logo na questão étnica, o perda da grande,
    [21:14:56 - 21:19:56] |
    por parte dos democratas dos latinos,
    [21:19:56 - 21:26:36] |
    que se calhasse que é um eliturado, digamos, misto,
    [21:26:36 - 21:29:56] |
    num certo sentido, porque é...
    [21:29:56 - 21:39:56] |
    Como é que podemos dizer, sócio e econômicamente a esquerda,
    [21:39:56 - 21:49:56] |
    mas nos costumamos não, em cada tradição católica, etc.
    [21:49:56 - 21:58:16] |
    Bom, o que me faz em pressão foi que todos os livros
    [21:58:16 - 22:01:36] |
    sobre a Sylvester E. Leitrovos, Estados Unidos,
    [22:01:36 - 22:06:36] |
    falam nas colégações, na colégação democrata,
    [22:06:36 - 22:13:16] |
    da colégação republicana, até a maior colégação de todas,
    [22:13:16 - 22:21:36] |
    quando o regano ganhou 50 de 50 de 50 em um estado,
    [22:21:36 - 22:29:56] |
    e se falavam nos democratas por o regano.
    [22:29:56 - 22:38:16] |
    O argo de tanto que havia pessoas no outro período,
    [22:38:16 - 22:43:16] |
    agora também vão a alguns republicanos por Camala, mas não tantos.
    [22:43:16 - 22:54:56] |
    Mas os democratas sempre, sempre quer dizer,
    [22:54:56 - 23:06:36] |
    no último meio feito, sempre tiver no afrento, mas pessoas com educação superior,
    [23:06:36 - 23:16:36] |
    com os motivitas e na classe trabalhadora e nas minorias, etc.
    [23:16:36 - 23:19:56] |
    E isso chegava sempre.
    [23:19:56 - 23:29:56] |
    Ele chegou até para várias vezes ganhar o voto nacional,
    [23:29:56 - 23:34:56] |
    um número de votos, mas perder, nem temos de um colégio natural,
    [23:34:56 - 23:38:16] |
    é o regraís que eles têm.
    [23:38:16 - 23:46:36] |
    E tudo isso foi rodendo para mim, muito estranho, que não há mais anticorpos,
    [23:46:36 - 23:58:16] |
    desde milhares do outro ano, sem fim, isso fica para a partícula posterior,
    [23:58:16 - 24:18:16] |
    acho que sendo os Estados, os swing states que o Trump ganhou, todos,
    [24:18:16 - 24:29:56] |
    todos, sendo alguns deles, mas de uma era o rest belt, alguns por pequenas marças.
    [24:29:56 - 24:34:56] |
    Sim, ainda outros que ainda não sabemos o resultado final,
    [24:34:56 - 24:41:36] |
    sendo todos eles de tradição em baréu,
    [24:41:36 - 24:48:16] |
    já nasceram tanto assim, mas de tradição de operar,
    [24:48:16 - 24:53:16] |
    ir a energia fábrica, ir a gente um do mais importante,
    [24:53:16 - 25:01:36] |
    sim de cática, e importante voto democrata,
    [25:01:36 - 25:08:16] |
    o Trump entra para ali como não é normal e, portanto,
    [25:08:16 - 25:13:16] |
    se se tem várias colégiações, e há um dos grupos muito grandes,
    [25:13:16 - 25:18:16] |
    aquele forne é os democratas que nunca vão perder,
    [25:18:16 - 25:26:36] |
    a nova Inglaterra nunca vão perder, perderam dos Estados, a nova Inglaterra.
    [25:26:36 - 25:36:36] |
    E os republicans que vão perder o canças ou o Kentak,
    [25:36:36 - 25:41:36] |
    acho que é o Kentak, onde é que elas vão de dois grandes?
    [25:41:36 - 25:43:16] |
    Sim, um Idoeste.
    [25:43:16 - 25:53:16] |
    E, portanto, é preciso que os bastiões resistam.
    [25:53:16 - 25:58:16] |
    Eu sou assensível, estranhamento ou não,
    [25:58:16 - 26:06:36] |
    ao argumento recarte, acho que as pessoas dos Ming States,
    [26:06:36 - 26:16:36] |
    particularmente do rest belt, não tinham como prioridade,
    [26:16:36 - 26:21:36] |
    as prioridades que têm um estudante de Calamby,
    [26:21:36 - 26:26:36] |
    é o Oda, no Iorque Univóire, se tem ação de um problema.
    [26:26:36 - 26:31:36] |
    Sim, mas o problema é que em Manhattan não é para a Deus,
    [26:31:36 - 26:33:16] |
    é para a Application.
    [26:33:16 - 26:41:36] |
    Sim, a percentage entregaram suviu, não é suviu, é Brooklyn, na Bronx, não é?
    [26:41:36 - 26:48:16] |
    Entregamos a alguma da respiraira, a parte de ministro da pergunta certa,
    [26:48:16 - 26:54:56] |
    João Miguel Tavar, esquercer desta vez, ministro dos mil cortes
    [26:54:56 - 26:59:56] |
    e não se trata exatamente de cortes aos segmentais.
    [26:59:56 - 27:01:36] |
    Não, não, não, não.
    [27:01:36 - 27:06:36] |
    A Metáfora Sérvido, portanto, para recomentar,
    [27:06:36 - 27:09:56] |
    onde é que conhece as pressões agora?
    [27:09:56 - 27:14:56] |
    É uma expressão americana que eu gosto de que é 10xSans and Cats Amorte
    [27:14:56 - 27:23:16] |
    por mil cortes, com uns golpes, parece uma coisa meio de samurai.
    [27:23:16 - 27:33:16] |
    É a Metáfora Sérvido para argumentar que Trump aplicou mil golpes adversária e isso?
    [27:33:16 - 27:44:56] |
    Sim, porque eu acho que o Trump já explicamos que a Cámola não vejo que aquela
    [27:44:56 - 27:48:16] |
    podia se fazer melhor, do que fez, verdadegamento,
    [27:48:16 - 27:56:36] |
    podia se dizer que devia ser afastado mais ainda do ligado do Joe Biden.
    [27:56:36 - 27:59:56] |
    Mas também ninguém gostaria de ver aquilo, não é?
    [27:59:56 - 28:03:16] |
    Foi a vice-presidente.
    [28:03:16 - 28:08:16] |
    Que alegre um equilíbrio muito difícil, se a aula se afastasse demasiado
    [28:08:16 - 28:13:16] |
    e aparecer uma treidora que estava apunyado lá nas costas do homem que ia dar.
    [28:13:16 - 28:16:36] |
    Mas a Portugal ou uma recente?
    [28:16:36 - 28:18:16] |
    É.
    [28:18:16 - 28:24:56] |
    Da mesma dilema, pelo menos, de Sánchez com o que está neco.
    [28:24:56 - 28:29:56] |
    E não há nenhuma boa solução como aliás, está a ver.
    [28:29:56 - 28:36:36] |
    E, portanto, eu não acho que seja essa questão.
    [28:36:36 - 28:39:56] |
    O que eu acho, e isso muitas vezes, não é valorizado.
    [28:39:56 - 28:44:56] |
    Como todos nós temos um...
    [28:44:56 - 28:48:16] |
    Não é todos nós, nós não.
    [28:48:16 - 28:54:56] |
    Que aliás, aqui há uma semana, nós provimos que o Trump ia ganhar, já.
    [28:54:56 - 28:58:16] |
    Agora vamos sobrear isso momento.
    [28:58:16 - 28:59:56] |
    Previram.
    [28:59:56 - 29:01:36] |
    Eu não provine nada.
    [29:01:36 - 29:03:16] |
    Eu não proviste nada, não.
    [29:03:16 - 29:04:56] |
    Mas nós aqui apostamos.
    [29:04:56 - 29:06:36] |
    Eu provico que ia ficar tássto.
    [29:06:36 - 29:08:16] |
    Terem cheia, não apostamos, não.
    [29:08:16 - 29:11:36] |
    Mas se apostamos, os dois, estava conhecendo esta vez.
    [29:11:36 - 29:19:56] |
    E eu disse, como nós nos pagamos no discursos estivamente apocalíptico,
    [29:19:56 - 29:24:56] |
    a relação ao Trump, porque é uma coisa um pouco irritante.
    [29:24:56 - 29:33:16] |
    Com tudo que nós já dissemos, não é o Trump, mas já sempre um que é regarde tintas,
    [29:33:16 - 29:41:36] |
    que se torna, conta que eu porto sente que muitas vezes, não permite ver o que é diferente.
    [29:41:36 - 29:48:16] |
    E Trump em 2024, tinha muitas coisas diferentes,
    [29:48:16 - 29:53:16] |
    de relação a um tanto é de 2002, 20, 2016.
    [29:53:16 - 29:59:56] |
    No meio do momento, uma coisa, eu submiê isso num texto público,
    [29:59:56 - 30:04:56] |
    que é que ele tem pessoas a apoiar o que não tinha,
    [30:04:56 - 30:09:56] |
    e tem uma verdadeiramente uma equipa.
    [30:09:56 - 30:16:36] |
    Isso pode dar por bem como pode dar por mal, porque pode dizer que ele agora uma pessoa...
    [30:16:36 - 30:18:16] |
    Sabemos isso.
    [30:18:16 - 30:19:56] |
    Talem todas as suas ídios.
    [30:19:56 - 30:29:56] |
    Sabemos por ídios destes, que pessoas trabalharam com ele, que é o Liga Zero,
    [30:29:56 - 30:31:36] |
    ao que ele dizem.
    [30:31:36 - 30:33:16] |
    Não, certo.
    [30:33:16 - 30:39:56] |
    Todas as estes demonias que eles tiveram na casa branca com o Trump,
    [30:39:56 - 30:44:56] |
    escrevendo sobre isso, dizem que ele entra por um ouvido e sera pro outro.
    [30:44:56 - 30:49:56] |
    O dia do que eu não comisse do campanha,
    [30:49:56 - 30:54:56] |
    desse que ele tinha um que eu tinha o consulhado, não dizer não sei o que,
    [30:54:56 - 30:58:16] |
    mas ele ia dizer na mesma, porque pagava muito bem.
    [30:58:16 - 30:59:56] |
    O ponto aqui é, eu...
    [30:59:56 - 31:04:56] |
    Eu não acho que as pessoas mudem em si tanto,
    [31:04:56 - 31:08:16] |
    e não vão mudar o gosto de tanto e tal anos,
    [31:08:16 - 31:13:16] |
    é preciso ter algum cuidado com o que é a impervisibilidade do Trump.
    [31:13:16 - 31:21:36] |
    É esta posição, às vezes, um pouco aborcida de nós acharmos que adoníamos o futuro
    [31:21:36 - 31:26:36] |
    e, como está provado, adoníamos que o exílimo em nenhuma.
    [31:26:36 - 31:29:56] |
    É, de facto, diferente.
    [31:29:56 - 31:31:36] |
    Foi muito diferente...
    [31:31:36 - 31:38:16] |
    O discurso, por exemplo, de vitória do Trump foi a confusão do costume,
    [31:38:16 - 31:43:16] |
    uma coisa ridículamente perdida, né?
    [31:43:16 - 31:48:16] |
    É que é o ramblin, como eles que estão me dizer,
    [31:48:16 - 31:53:16] |
    mas diz o ramblinha português, alguma boa palavra para eles.
    [31:53:16 - 31:59:56] |
    Daí vai existir, comando. Fala-se, eu fico a ver, eu disse, não há nada enquanto eu não vou falar.
    [31:59:56 - 32:01:36] |
    Mas...
    [32:01:36 - 32:04:56] |
    É que é o erático, né?
    [32:04:56 - 32:09:56] |
    Sim, mas sim, é erático.
    [32:09:56 - 32:11:36] |
    Sim, mas é, enfim.
    [32:11:36 - 32:16:36] |
    Mas eu tose as pessoas todas, né?
    [32:16:36 - 32:21:36] |
    Para cima do palco, posto daquela forma,
    [32:21:36 - 32:26:36] |
    extraísima as pessoas que queriam falar,
    [32:26:36 - 32:31:36] |
    até a chefe da campanha que vai ser a chefe da sua...
    [32:31:36 - 32:33:16] |
    Não quis falar.
    [32:33:16 - 32:36:36] |
    Da sua casa que não quis falar, e vai eu até seguir.
    [32:36:36 - 32:39:56] |
    E tudo aquilo...
    [32:39:56 - 32:46:36] |
    Aquela comunhão, aquele sentimento de eu já não estou só...
    [32:46:36 - 32:53:16] |
    Mas não é só já que eu use americanos, que isso dos americanos é o que sempre passou,
    [32:53:16 - 32:54:56] |
    que tenha a ser lado.
    [32:54:56 - 33:03:16] |
    Mas o facto de agora ter pessoas distintas a apoiarem, isso é uma coisa nova.
    [33:03:16 - 33:06:36] |
    Eu acho que faz a imensa diferença tão...
    [33:06:36 - 33:17:28] |
    Lá, o
    [33:17:28 - 33:23:16] |
    ao lado quando também tinha toda a gente em palco, mas era a família, a maioria da...
    [33:23:16 - 33:28:16] |
    Exatamente, era a família, porque ele não conhecia, mas...
    [33:28:16 - 33:36:36] |
    Não há Ivanka, não há álgebra de curso, e eu, portanto, a família é a site cena,
    [33:36:36 - 33:48:16] |
    e entra o Elon Musk, e entra o J.D.Vance, que é padrinhado uma forma que mais que mais que menos nunca foi.
    [33:48:16 - 33:56:36] |
    E que J.D.Vance tem uma capacidade de tornar politicamente compreensível,
    [33:56:36 - 34:06:36] |
    aquilo que no caso da autempressão apenas intuíções, e isto tudo faz diferença.
    [34:06:36 - 34:13:16] |
    E eu acho que isto foi muito mais que antes, também para o resultado de o atual tempo teve.
    [34:13:16 - 34:24:56] |
    Na quatro anos, Trump tentou subverter o resultado das eleições, onde foi derrotado.
    [34:24:56 - 34:34:56] |
    Nesta campanha insultou a adversária das mais variadas formas.
    [34:34:56 - 34:43:16] |
    A minha super seguir, quem se lhe apõe, pode concluir-se daqui,
    [34:43:16 - 34:51:36] |
    para mexer aqui os oitores que votaram neles se estão a burrifar para as boas maneiras,
    [34:51:36 - 34:54:56] |
    para o Espírito Sívico e Democrático.
    [34:54:56 - 35:06:36] |
    É diferente a questão do Espírito Sívico e Democrático, ou de as boas maneiras e democrático.
    [35:06:36 - 35:21:36] |
    Nas boas maneiras, eu aliás, escrevi há uns anos quando um famoso colonista americano escreveu um artigo contra as boas maneiras.
    [35:21:36 - 35:29:56] |
    É a ideia de que as boas maneiras eram importantes na política,
    [35:29:56 - 35:36:36] |
    só impedir as pessoas, dizerem o que realmente pensa, não sei o que mais, e eu acho isso.
    [35:36:36 - 35:43:16] |
    É a pessoa que vai o respeito.
    [35:43:16 - 35:51:36] |
    Acho que se pode ter convicções, por exemplo, Bernie Sanders,
    [35:51:36 - 36:01:36] |
    é um dos políticos mais esquerda no pandora americano e não é ofensivo.
    [36:01:36 - 36:09:56] |
    Portanto, não tem nada a ver com isso.
    [36:09:56 - 36:16:36] |
    E portanto, acho que as boas maneiras, acho que as boas maneiras se vêm.
    [36:16:36 - 36:26:36] |
    O Espírito Sívico foi um espírito democrático, vamos la ver.
    [36:26:36 - 36:41:36] |
    O Espírito Sívico democrático foi severamente atacado com não reconhecimento da Dakota,
    [36:41:36 - 36:49:56] |
    nas 6 entriores, com a retórica que vão em vazão do capitóleo.
    [36:49:56 - 36:53:16] |
    E a retórica toda vai capucar?
    [36:53:16 - 37:06:36] |
    O Espírito Sívico é um meio interno, a ideia de que a imprensa, tudo isso.
    [37:06:36 - 37:09:56] |
    Isso é mais preocupante.
    [37:09:56 - 37:18:16] |
    Pode se concluir, então, que os 8 oitores não têm conta essa questão,
    [37:18:16 - 37:23:16] |
    que é uma questão que não usa feta.
    [37:23:16 - 37:28:16] |
    Eu acho que essa questão não acredita, porque temos que ser assim tão priori.
    [37:28:16 - 37:38:16] |
    Na verdade, tantos boas maneiras como o Espírito democrático, a Sívico,
    [37:38:16 - 37:43:16] |
    começam a ser referidas cada vez mais e outro dia,
    [37:43:16 - 37:53:16] |
    estava de costa neviqueiro, nós só estavam casal duas pessoas,
    [37:53:16 - 37:59:56] |
    duas rapazes, a falar sobre o trampo.
    [37:59:56 - 38:06:36] |
    E eram claramente, com uma conversa de devogados, a coisa de gente.
    [38:06:36 - 38:23:16] |
    E claramente, a sombra de qualquer reprovação sobre aquele tom, sobre aquele discurso, passou.
    [38:23:16 - 38:31:36] |
    E ele tem isso, mas não tem mala, o estilo dele não é isso.
    [38:31:36 - 38:38:16] |
    Isso é do fato de passar para o Espírito da Marida das Pessoas.
    [38:38:16 - 38:51:36] |
    Não é para levar a sério, são uma coisa dele ou não tem mal nenhum.
    [38:51:36 - 38:53:16] |
    E eu acho isso.
    [38:53:16 - 38:58:16] |
    Se você é para você, arranjasse-se uma espécie de bipolaridade entre.
    [38:58:16 - 39:06:36] |
    E, tantas vezes, que já falei disso, por causa da polita português entre,
    [39:06:36 - 39:16:36] |
    a pessoa, a bruta telhada, mas que está a ser genuina,
    [39:16:36 - 39:21:36] |
    e a pessoa bem educada que no fundo está a ser falsa.
    [39:21:36 - 39:26:36] |
    Mas o problema não é... Não é boa, é boa.
    [39:26:36 - 39:36:36] |
    É o facto dessa bruta linda, passar por este senão a estar a ser a que diga-to honesto
    [39:36:36 - 39:41:36] |
    e dizer o que realmente pensa, e este senão realmente está a ser muito bem educado.
    [39:41:36 - 39:44:56] |
    Mas, por baixo, está a ser falsa.
    [39:44:56 - 39:46:36] |
    E a pessoa, quando era o que era...
    [39:46:36 - 39:54:56] |
    A vez no século XX, que um várias muito ourembraram, que eram muito diretas e honestas, já bocupensavam.
    [39:54:56 - 39:58:16] |
    E não é o que isso fosse uma virta.
    [39:58:16 - 40:03:16] |
    Não estou a dizer que é uma virta, estou a dizer que o outro lado é um defeito.
    [40:03:16 - 40:13:16] |
    Em que é que este trampo vai tomar poça em janero 2005, o Ricardo Raújo Pereira,
    [40:13:16 - 40:23:16] |
    pudrá vir a ser diferente daquele que ocorreu com a casa branca em janero 2017?
    [40:23:16 - 40:28:16] |
    Eu receio que ele está em agora mais experiência.
    [40:28:16 - 40:36:36] |
    Estas jamais organizados? Não tem que se preocupar com o segundo mandato.
    [40:36:36 - 40:46:36] |
    E sempre em principio é uma preocupação do JD Events que muito provavelmente não são.
    [40:46:36 - 40:51:36] |
    Não será sucientemente estúpido para deixar para os últimos três meses a sua ouro.
    [40:51:36 - 40:56:36] |
    É o que faz si eu cheguei o mandato e não vou ficar em dito.
    [40:56:36 - 41:03:16] |
    É porque não, eu acho que está na calha claramente...
    [41:03:16 - 41:14:56] |
    Vou armarem em exvenho, mas eu acho que ela, de mais, que é um protocandidato.
    [41:14:56 - 41:23:16] |
    Porque claramente vai haver um disputa tritórico, não é?
    [41:23:16 - 41:26:36] |
    Eu sou Elon Musk, não sou o Nafi, que é de souro.
    [41:26:36 - 41:31:36] |
    Acheu esses imigrantes, vão para lá tirar um lugar...
    [41:31:36 - 41:38:16] |
    Não, eu acho que não sou o Nafi, porque eles não vi isso, mas eles me falaram.
    [41:38:16 - 41:44:56] |
    Eles não falaram isso, eu sou o Schwarzenegger, não fui na canal.
    [41:44:56 - 41:49:56] |
    Não sei se o Elon Musk não pode.
    [41:49:56 - 41:53:16] |
    Eu não sei no que vi isso, mas o Elon Musk...
    [41:53:16 - 41:56:36] |
    O Google já deve ter por acordo com isso.
    [41:56:36 - 42:01:36] |
    Não posso dizer que não pode, mas se deve comprar pode.
    [42:01:36 - 42:06:36] |
    É claro, mas eles também se alteram?
    [42:06:36 - 42:18:16] |
    Sim, mas eu imagino que o GDV não vai deixar para a última,
    [42:18:16 - 42:21:36] |
    os últimos três meses da sua participatura.
    [42:21:36 - 42:26:36] |
    É que estão, por exemplo, eu conto com outra coisa ainda,
    [42:26:36 - 42:31:36] |
    que é uma certa desorientação do Partido Democrata.
    [42:31:36 - 42:36:36] |
    Eu da época, se está aí o Bernie Sanders, que disse que não é surpreendente
    [42:36:36 - 42:41:36] |
    que o Partido Democrata está tendo abandonado a classe trabalhadora,
    [42:41:36 - 42:44:56] |
    a classe trabalhadora, o Tanya abandonado a ele.
    [42:44:56 - 42:53:16] |
    A Catarina Martins, nossa Catarina Martins, disse a esquerda americana,
    [42:53:16 - 42:58:16] |
    esqueceu a pobreza? Estou na espera de que.
    [42:58:16 - 42:59:56] |
    E é isso?
    [42:59:56 - 43:08:16] |
    Há temas que interessa, há temas que ou não interessa ou interessa
    [43:08:16 - 43:11:36] |
    um bastante menos.
    [43:11:36 - 43:18:16] |
    Se nós estivermos concentrados nos segundos, em vez de nos primeiros,
    [43:18:16 - 43:21:36] |
    acontecem nos coisas destas.
    [43:21:36 - 43:26:36] |
    Os homenagautavares ficam, assim, ministro dos mil gopes,
    [43:26:36 - 43:38:16] |
    dos mil cortes, e é, vez do Pedro Messias, tornaram-me, do estrangeiro triste e do estrangeiro contente.
    [43:38:16 - 43:44:56] |
    Tiveu no mundo mais sinais da satisfação a tristeza para a eleição do Nauta.
    [43:44:56 - 43:49:56] |
    É, parece uma fala sobre la Fontaine.
    [43:49:56 - 43:53:16] |
    É, então, o senhor feliz da contente?
    [43:53:16 - 44:01:36] |
    Não, ou várias manifestações da alegria de tristeza,
    [44:01:36 - 44:13:16] |
    segundo a proximidade ideológica e a proximidade estratégica.
    [44:13:16 - 44:19:56] |
    É a revista de Economist, fala de um nascimento de um mundo trâmpico,
    [44:19:56 - 44:26:36] |
    do período histórico, de maiores consequências para a América,
    [44:26:36 - 44:34:56] |
    será esta eleição para a América e a nível internacional.
    [44:34:56 - 44:44:56] |
    Desde o tempo de Roosevelt, o que que poderá vir a ser este mundo trâmpico?
    [44:44:56 - 44:54:56] |
    Existe-se assim, só dizer, é evidente que a União Europeia como um todo não ficou contente?
    [44:54:56 - 44:59:56] |
    É evidente que é um pequeno...
    [44:59:56 - 45:03:16] |
    Chega-te um pequeno...
    [45:03:16 - 45:04:56] |
    É um...
    [45:04:56 - 45:06:36] |
    É um pequeno...
    [45:06:36 - 45:08:16] |
    É um pequeno...
    [45:08:16 - 45:09:56] |
    É um pequeno...
    [45:09:56 - 45:11:36] |
    É um pequeno...
    [45:11:36 - 45:13:16] |
    Exatamente.
    [45:13:16 - 45:19:56] |
    É óbvio que a União Europeia está apavorada.
    [45:19:56 - 45:26:36] |
    É óbvio que o Israel ficou contente, o meu leifio ficou contente,
    [45:26:36 - 45:46:36] |
    mas portanto a Itaabá é distribuída e a Russia foi muito ambigo na reação e a China disse o que diz sempre.
    [45:46:36 - 45:53:16] |
    É um assunto muito bonito, porque não acho que os chatéis dizem sempre que isso é assunto nosso,
    [45:53:16 - 46:01:36] |
    então tu usa o mesmo pos outro, pra ti que é um regredor, portanto isso está bem.
    [46:01:36 - 46:04:56] |
    A tua pergunta era sobre o mundo trâmpico?
    [46:04:56 - 46:06:36] |
    O mundo trâmpico...
    [46:06:36 - 46:14:56] |
    O que quer dizer?
    [46:14:56 - 46:19:56] |
    Se acompanhar esta análise de economista, a ideia de que isso é...
    [46:19:56 - 46:28:16] |
    A eleição com maiores consequências em evento transcional desde a de Roosevelt.
    [46:28:16 - 46:31:36] |
    Isso vai depender...
    [46:31:36 - 46:41:36] |
    Já houve uma que aliás trâmpico é o mesmo tempo um dos...
    [46:41:36 - 46:48:16] |
    uma das causas e um dos efeitos, porque já havia...
    [46:48:16 - 46:56:36] |
    a sinais disso antes, que é um deslocamento da direita pra direita em todo o mundo,
    [46:56:36 - 47:09:56] |
    os partidos de direita hoje, ou pra que tentarem corruptar a agenda da direita radical ou por convicção.
    [47:09:56 - 47:18:16] |
    Estão à direita do que estavam alguns anos, isso por um lado.
    [47:18:16 - 47:24:56] |
    E no caso americano, particularmente, foi...
    [47:24:56 - 47:34:56] |
    sou capaz de jurar das campanhas que vi que segui, deste que legionais e veste televisão,
    [47:34:56 - 47:43:16] |
    que foi esta campanha em que o candidato republicano, o Falamento do Ronaldo Reagan,
    [47:43:16 - 47:56:36] |
    o Ronaldo Reagan e Clipsos, o Ronaldo Reagan era a única coisa que unia todas as fações do Partido de Repo-Licano.
    [47:56:36 - 48:01:36] |
    É a única coisa que toda a gente estava da cor do mundo.
    [48:01:36 - 48:06:36] |
    Não quer dizer, não se possa estar ainda no acordo com isso, mas...
    [48:06:36 - 48:14:56] |
    E o Reagan, e, portanto, foi a grande crôa de glória do ponto de vista dos republicanos.
    [48:14:56 - 48:24:56] |
    E, portanto, a direita americana mudou completamente, isso, sem dúvida.
    [48:24:56 - 48:34:56] |
    Mas o peso do trampismo vai de peneiro de uma coisa, não da presidencia de tramp,
    [48:34:56 - 48:43:16] |
    mas da evolução de venses, porquê venses, não há um idiota de todo.
    [48:43:16 - 48:56:36] |
    Sabemos, primeiro, que não há um idiota, pelo livro que escreveu e não só,
    [48:56:36 - 49:04:56] |
    e sabemos também como da radicalmente ideias que o livro deu em parte contra trampo.
    [49:04:56 - 49:13:16] |
    Portanto, se ele semente, se ele semente hiver, não idiota.
    [49:13:16 - 49:19:56] |
    E capaz de mudar de ideias, obviamente, acho que já teve.
    [49:19:56 - 49:26:36] |
    Eu acho que pode ver em uma surpresa boa, mas não o creio...
    [49:26:36 - 49:39:56] |
    O Roosevelt foi um cadinho com quase a social, como queria a ciência no ardeca,
    [49:39:56 - 49:46:36] |
    se ele fosse um padrão, que durou, décadas e tal.
    [49:46:36 - 49:49:56] |
    Isto é difícil, é difícil, dizer.
    [49:49:56 - 49:59:56] |
    Trampo, prometeu acabar com as guerras no mundo, de que armas é que ele desprende
    [49:59:56 - 50:04:56] |
    para cumprir a promessa, João Miguel Tavares?
    [50:04:56 - 50:13:16] |
    Bom, neste momento, da casa branca, do Senado, provavelmente,
    [50:13:16 - 50:19:56] |
    de que a Amara dos Representantes, de Porto Suprema, ele lê-los a,
    [50:19:56 - 50:24:56] |
    e depois de poder, de Estados Unidos, na América,
    [50:24:56 - 50:38:22] |
    "Agruma é um issue eh, mas não defalto
    [50:38:22 - 51:04:34] |
    e um julgado "
    [51:04:34 - 51:41:14] |
    e a gente não se via a década". E, portanto, quer dizer, ninguém acredita que ela acaba amanhã com a guerra na Ucrania. Mas vamos ver o que sai da lei, a guerra da Ucrania. Eu acho que ela está perdida por lá do Craniano, e se não está nada a ver com o Donald Trump. Tem a ver mesmo que o poderia o rosto e também com a própria importância da Europa.
    [51:41:14 - 51:59:34] |
    O mais importante nem estudo mesmo é "nós", eu, peus, começamos a abrir a Pistena e, de vez, nos remetemos a nossa condição de eternos dependentes da América, porque o Donald Trump tem toda a razão.
    [51:59:34 - 52:12:54] |
    Quando vai olhar para o dinheirinho que cada país investe na sua defesa e toda a gente está a década a viver do chapéu americano.
    [52:12:54 - 52:37:54] |
    Não é a essa que temos de estudar homenívoros como diz Macron, diz que há, no mundo aos carnívoros os herbívoros que até a Gose Europeus eram herbívoros, mas que têm de passar a ser homenívoros. É uma metáfora poderosa.
    [52:37:54 - 52:51:14] |
    É uma metáfora poderosa, eu acho que sim. Uma que não está a fato de dizer coisas certas nesse espeto, ali um grande desejo da América a acordar, o que é que a América?
    [52:51:14 - 53:02:54] |
    Deu igual para a Corgarag, o que é que já não há napulhões?
    [53:02:54 - 53:21:14] |
    Estava preparado para um regresso um período de presença, acho que o mundo sem sursalto, como aconteceu durante o primeiro mandado da Trump.
    [53:21:14 - 53:36:14] |
    Sim, em 2016. A medida de madrugada enquanto está sentado na retreta e eu gostava de se calhar.
    [53:36:14 - 53:41:14] |
    A geração de tweet ficou até sua própria rede social.
    [53:41:14 - 53:46:14] |
    Mas eu gostava de um "preferir um mundo", acho eu, em que...
    [53:46:14 - 54:04:34] |
    Quer dizer, em que uma vez isso era ótimo, mas uma vez que é um mundo em que se existe, freou um mundo em que a gente percebe que são manobras de diversão e que o essencial não está aí.
    [54:04:34 - 54:17:54] |
    Enquanto a gente ataca, o facto do Trump ir fazer algo com as três da manhã e por algumas coisas no Twitter,
    [54:17:54 - 54:31:14] |
    eu acho que, em princípio, é o apalado que ele dorme melhor. Não está a dormir, mas depois de dar-me...
    [54:31:14 - 54:39:34] |
    É o apalado que ele dorme melhor. E ela está para pessoas como eu, para pessoas que nós aqui que temos um aqui.
    [54:39:34 - 54:44:34] |
    A gente comenta fã de chadas semanais.
    [54:44:34 - 54:59:34] |
    E a senhora, agora, para quem tem a responsabilidade de combater politicamente, talvez seja melhor uma estratégia que vai aquilo que é mais substancial.
    [54:59:34 - 55:11:14] |
    Eu fui acompanhando a campanha nos médios americanos e nos médios portugueses.
    [55:11:14 - 55:24:34] |
    E tanto lá como cá havia, por exemplo, a gente ligava um canal da notícias e dizia para o baixo, "Trump insulta adversária".
    [55:24:34 - 55:42:54] |
    Para um dia seguinte, a notícia era "Trump insulta", o presidente Biden. "Trump insulta" é ex-apoiante que agora está com a ex-colobrador, que agora está com a camada.
    [55:42:54 - 55:49:34] |
    Ah, bem. É fócula.
    [55:49:34 - 55:52:54] |
    Exato, é fócula.
    [55:52:54 - 55:59:34] |
    Bem, vamos ver se o fócula continua. É possível que sim, claro.
    [55:59:34 - 56:06:14] |
    O Pedro Messia fica ministro do estrangeiro Tristido, estrangeiro Contente.
    [56:06:14 - 56:29:34] |
    São entre as pastas ministriais para esta semana e já temos pouco tempo. Altro para mudarmos de tema e para sabermos, porque o Pedro Messia é de novo ele, se declara com o princípio e disposta a defender-los no artigo de jornal Pedro Messia.
    [56:29:34 - 56:39:34] |
    Não, não vou escrever. Não vou escrever sobre este assunto.
    [56:39:34 - 57:06:14] |
    Estamos a falar do desentendimento interno entre as socialistas, que já levou admissão do presidente da Federação da área do Banatelizboa, o Altaar Catelores, que votou ao lado do chega, sem dona empiedade, o meu próprio declarional atura, numa deliberação controversa a nível municipal.
    [57:06:14 - 57:22:54] |
    Essa posição política motivou um artigo subscrito esta semana, entre outros, por António Costa, a infesa da honra do PS, como anunciou o atirlo do desertivo.
    [57:22:54 - 57:29:34] |
    Como é que se diz esta semana de ser refusca socialista, Pedro Messia?
    [57:29:34 - 57:46:14] |
    Há duas coisas, já veja que uma tende substância ou não tem, as duas substâncias, mas são completamente diferentes, porque não é o artigo, eu posso entrar a lista do que vem.
    [57:46:14 - 58:06:14] |
    Consegar em regulamento municipal, dispõe-se de forçar da renda tários, evitações municipais, quando não, de participação em turos na via pública, além de violar grosseiramente as competências à symbolidade da república,
    [58:06:14 - 58:21:14] |
    a tinge de forma desproporcional, direita da habitação dos próprios e promoveridos, razãos inocentes que interromperem a família.
    [58:21:14 - 58:27:54] |
    Eu acho que isto é o óbvio, acho que isto é o óbvio, na substância.
    [58:27:54 - 58:41:14] |
    Portanto, na substância, na discussão que jurou essa associação entre o PS e o chega em lores.
    [58:41:14 - 58:51:14] |
    Acho que não se escortigo, é de José Léu, Pedro Silva Bradão.
    [58:51:14 - 58:59:34] |
    Não, não, Pedro Silva Bradão, Pedro Silva Bradão, então, ele costa.
    [58:59:34 - 59:19:34] |
    Nesse substância, acho que isto é verdade, isto não é uma vida muito normal, em um partido de progresista, e acho que é normal que,
    [59:19:34 - 59:26:14] |
    se eu me disse, na dor, os que exermos, também a pressão contém isso.
    [59:26:14 - 59:31:14] |
    Então, o que não é substância? O que é que é também substância?
    [59:31:14 - 59:54:34] |
    O outro natureza é que a teplata de fesa da um ra do PS, isto não pode deixar de ser lido como um ataque, ou seja, que está ligado.
    [59:54:34 - 60:01:14] |
    Não, porque o que está ligado é o único que é o que é o Toque.
    [60:01:14 - 60:06:14] |
    E bem, porque é o que é o que é o Toque?
    [60:06:14 - 60:09:34] |
    Não, claro, é o único posição que tinha...
    [60:09:34 - 60:19:34] |
    O mar do era dizer que conheciam um mal momento do autarco de luce.
    [60:19:34 - 60:22:54] |
    O Toque não acusou o atropelamento.
    [60:22:54 - 60:34:34] |
    Mas ao dizer que o PS tem um partido de princípios, o que é o que é o Léu, que tem cima muito ouvido.
    [60:34:34 - 60:39:34] |
    Para que o Pedro Silva para aega, o Pedro Silva para aega, o Pedro está atrado.
    [60:39:34 - 60:57:54] |
    O que é o Pedro do PS, o PS, ou os outros partidos, mas é o Léu, que tem cima muito ouvido, e o que é o que é particularmente de taisista, toda a gente sabe isto.
    [60:57:54 - 61:09:34] |
    Só que eu acho que o Pedro não se sente também, o Pedro não se sente, o Fender não é masculinidade dele, que é...
    [61:09:34 - 61:17:54] |
    Eu não cedo num comprometo, eu não...
    [61:17:54 - 61:24:34] |
    Justamente, o artigo terminava dizendo que...
    [61:24:34 - 61:34:34] |
    Vou citar e preciso, Vérbio, escondendo um dirigente socialista ao offender gravamento de valores, identidade e a cultura do PS,
    [61:34:34 - 61:52:54] |
    não há calculismo taisista que o possa desvalorizar. No mesmo Deus, se citar e já o do PS, veio a público dizer que, se há política em Portugal, que não é tático,
    [61:52:54 - 61:56:14] |
    -dice eu -É eu.
    [61:56:14 - 62:04:34] |
    Pode se concluir que o Pedro não se sente sendo anicoasta, estão desavindos.
    [62:04:34 - 62:09:34] |
    Estão, nunca deixaram de estar, e agora continuo a...
    [62:09:34 - 62:14:34] |
    Mas eu acho que este é natural, porque...
    [62:14:34 - 62:22:54] |
    Mas eu ouvi, Pedro não se sente, de dizer, na noite eleitoral, que acabou a tática.
    [62:22:54 - 62:26:14] |
    Acredito, sim, sim.
    [62:26:14 - 62:32:54] |
    E o que estão em esta é...
    [62:32:54 - 62:41:14] |
    Um fã de farrão, que esteve durante algum tempo a dizer, eu é que saque megastro fazia.
    [62:41:14 - 62:57:54] |
    Não só saque megastro fazia, como eu sou, eu era o guardião de uma certa pura e ideológica, que está acima de cedastáticas,
    [62:57:54 - 63:09:34] |
    porque cedastáticas e pragmatismo das táticas envolve às vezes engolir os princípios por causa sacrificando-se em nome da tática.
    [63:09:34 - 63:12:54] |
    E o fã de farrão...
    [63:12:54 - 63:16:14] |
    Não, o guardião natural.
    [63:16:14 - 63:26:14] |
    Ao tarque de lores, e não só, é mais importante o que isso, era presidente Faul, exá.
    [63:26:14 - 63:29:34] |
    Então, mas agora é natural.
    [63:29:34 - 63:46:14] |
    É o fã de farrão que se revindicava a sua pura ideológica e sabia que megastro fazia, seja a alvo de cartas a dizer assim.
    [63:46:14 - 63:52:54] |
    Então, pá, é isto, é isto, é engraçado.
    [63:52:54 - 64:02:54] |
    A partir da noite já se perfilou um candidato para suceder na faula Ricardo Lian, o comentador político Miguel Brata Roque,
    [64:02:54 - 64:16:14] |
    como é que vê o evento ao ingresso na política ativa de mais um representante do comentariado que fazéis parte com distinção.
    [64:16:14 - 64:24:34] |
    E pá, eu, eu quero perguntar-me ao agominho, é, tu sabes que eu sou um cantiano.
    [64:24:34 - 64:31:14] |
    E como cantiano, sou um grande apreciado do imparative que é de cor.
    [64:31:14 - 64:36:14] |
    Eu espero de ver para quando a voz a ver, é isto.
    [64:36:14 - 64:44:34] |
    Mas, para nunca, é a séria diferença. É, não é, para o nisso é que nós somos encantadores.
    [64:44:34 - 65:02:54] |
    E, independentemente, sem ser esquerda, direita, não estamos a utilizar o nosso espaço aqui, supostamente pante que tapotámos para alguma espécie da aventura política.
    [65:02:54 - 65:11:14] |
    É, a gente fez a Miguel Brata Roque, ele já teve existência política e vida política.
    [65:11:14 - 65:12:54] |
    Mas não é isso, o ponto.
    [65:12:54 - 65:16:14] |
    Foi esse que está aí do Estado, do Estado.
    [65:16:14 - 65:31:14] |
    E o Marcel também tinha tido e o Marques Mendes também tinha tido. Esse não é o ponto. É que, apesar tudo, há uma quantidade despreuccional de pessoas que venham aos a экранes da televisão.
    [65:31:14 - 65:41:14] |
    Mesmo que tenham que carreira política, após utilizar o comentário, o político, como uma catapulta para um outro lado.
    [65:41:14 - 65:56:14] |
    E isto, ouve, já está com o motinho de índia, é dos 7,07, não sei se é dos 7,07, mas é dos 20 e pouco, até os 60, até os 60.
    [65:56:14 - 66:16:14] |
    Porque já tivemos o caso de se basar um bugalho, o João Marques Mendes também comentou-nos neste caso, ouvi dizer que queria ser presidente da Câmara de Cascas, agora o Miguel Brata Roque quer mandar na afotação de Lisboa.
    [66:16:14 - 66:24:34] |
    Ah, sim. Não sei, não sei se algum de nós está interessado, acho que você quer, Carlos.
    [66:24:34 - 66:29:34] |
    Estamos nos estamos. Eu não faço parte do que acho que a ministério da Câmara.
    [66:29:34 - 66:31:14] |
    Não faço parte do que eu estou.
    [66:31:14 - 66:44:34] |
    Eu estou achando que para os ministros está com tudo, mas nós todos tem um interesse político. Eu acho que os nossos espectadores sabem que nenhum de nós têm qualquer espécie de interesse.
    [66:44:34 - 66:51:14] |
    Eu tenho, mas é só, eu só sai daqui, ficar aqui a polícia de ser de cargos políticos.
    [66:51:14 - 67:04:34] |
    Pega aí, não, eu vou fazer uma promessa aos nossos espectadores. Eu tenho um interesse político, mas só sai daqui quando falemos que é para primeiro ministro.
    [67:04:34 - 67:06:14] |
    Ah, direto, copta-se.
    [67:06:14 - 67:07:54] |
    Direto, primeiro ministro.
    [67:07:54 - 67:21:14] |
    Estás parecido porque é que o Pedro Luísquia se declara com princípios, os homenagaltavares de sentir são fiasco para atribuir o epíto-to a quem.
    [67:21:14 - 67:24:34] |
    Então, temos pouco tempo.
    [67:24:34 - 67:37:54] |
    É uma gregida blasco, é porque a maioria de loboares quando estava no CIS já relegou, lembrou isso aqui há uns tempos, ela ganhou o triste tipo de uma gregida fiasco.
    [67:37:54 - 67:41:14] |
    E agora está a ser percebendo porquim, por que?
    [67:41:14 - 67:56:14] |
    É essa semana, teve mais uma semana a ma, porque falou que os sindicatos da polícia, disse-se que podia discutir a questão da grave na polícia.
    [67:56:14 - 68:19:34] |
    E, imediatamente, no mesmo dia, teve de emitir um comunicado a dizer que isso não era possível, até porque o primeiro ministro tinha, na campanha lateral, feito finca pé, de forma muito clara, sobre a impossibilidade de ser admitida.
    [68:19:34 - 68:37:54] |
    O caso das máscara, realmente já disse-se tudo. Eu acho que pedi sentar não a optar neste momento com si um, porque uma gregida blasco está claramente a minha saga sobre recorde, maior número de gafos, pelo menor tempo.
    [68:37:54 - 68:49:34] |
    E isto ainda que é gregada e tável, por que as razões todas que te sospezeis já é demasiado as negas, ainda por cima ela é em suntos substanciais.
    [68:49:34 - 68:52:54] |
    Sabe o que eles estão a precisar?
    [68:52:54 - 69:02:54] |
    De uma carta de António Costa, está direto tão futeforões, não é o resolveiro de uma questão de meses a polícia, de duas minhas.
    [69:02:54 - 69:06:14] |
    É, não é, não é, não é, não é, não é?
    [69:06:14 - 69:26:14] |
    É quanto as mais controversias é que podram resistir a ministra ou ao revés de ir ao primeiro ministro, por parte da ministra da ministra da Internia, porque já se começou a falar da remogulação.
    [69:26:14 - 69:42:54] |
    Visto que ela tem, total, sobre algumas essas áreas competentes, ela devia deliberar que ela própria não devia falar em público.
    [69:42:54 - 69:46:14] |
    De um ex-peço.
    [69:46:14 - 69:49:34] |
    De um lugar...
    [69:49:34 - 69:56:14] |
    Tem sido aqui, não, aqui já entrou na substância.
    [69:56:14 - 69:57:54] |
    É fácil.
    [69:57:54 - 70:04:34] |
    Mas aqui entrou na substância, mas das outras foi simplesmente a trapellação.
    [70:04:34 - 70:11:14] |
    E nesta fase do campirato, o ministro não se pode atrapalhar.
    [70:11:14 - 70:27:54] |
    A outra ministra com algo que é algo de controverse, ou a posição em bloco está a pedir, ou a apórem do vida, pelo menos, a capacidade política da Nepal,
    [70:27:54 - 70:47:54] |
    uma retinha para se manter à frente no Ministério da Saúde, as sete mortes numa semana associadas a problemas no Inem são um mer problema paracional ou um gravo pelo problema político, o Amiga da Varda.
    [70:47:54 - 71:06:14] |
    São as duas coisas, e não é grave, é gravíssimo, é gravíssimo. Ele é as Marta Tmit, o Caio, por causa de mortes no Inem, e isto é incompreensível.
    [71:06:14 - 71:21:14] |
    Eu sou uma pessoa que acho que devem ver limitações aos direitos à grave em áreas que são absolutamente fundamentais da função pública.
    [71:21:14 - 71:22:54] |
    - Não foi grave?
    [71:22:54 - 71:34:34] |
    - Mas não é isso o ponto, é que o problema. Eu sou conta, o direito à grave em áreas absolutamente fundamentais na função pública, como pode acontecer neste caso no Inem.
    [71:34:34 - 71:37:54] |
    Mas não é grave soubora, estou a ganhar as pessoas.
    [71:37:54 - 71:47:54] |
    - Mas estas pessoas tão a dizer que não, eu não quero comprimar as horas do que aquelas me adivíduo, e isso é o viamente sustentável.
    [71:47:54 - 71:54:34] |
    - É um grave as horas de ganhar as pessoas, mas o senhor está em direito a fazer aquilo.
    [71:54:34 - 72:12:54] |
    - O que é incompreensível é um problema que está mais do que identificado e que reparem as pessoas que estão a atender refutem-mas no código, são 140 e 5 neste momento.
    [72:12:54 - 72:24:34] |
    - E os técnicos médicos especialistas são 700, não é? Também estamos a falar de resolver o problema de 700 pessoas.
    [72:24:34 - 72:39:34] |
    - Um Estado que não é capaz de resolver o problema de 700 pessoas, numa área tão sensível como esta, é um Estado incompetente e um Ministério incompetente.
    [72:39:34 - 72:49:34] |
    - Agora, esta senhora ministra da saúde está, sei profundamente, incompetente, como foram incompetentes os outros ministros da saúde.
    [72:49:34 - 73:11:14] |
    - Que quer dizer? Porque se nós falhemos nem emergency a médica e este Estado é sempre para que, se não é para salvar pessoas que te for, não dizer que este senhor aqui é uma lata de estar com a VCE, se o Estado não sabe que os ponteiga isso não sabe o que os ponteiga é nada.
    [73:11:14 - 73:37:54] |
    - Já sabemos porque os amigos estábaste claro a um fiasco, agora muito prevemente em duas frases recardar hoje para era porque é que se sente lama-sento, é que estão de Espanha e de revolta contra o Primeiro Ministro.
    [73:37:54 - 73:51:14] |
    - O Primeiro Ministro e os restos de Espanha. - Exato. - Com a de consciência de até mostrado, mas o mais de 200 pessoas em Valência.
    [73:51:14 - 74:11:14] |
    - Em Valência e eles foram lá visitar, o Primeiro Ministro reconheceu que a resposta das autoridades tinha sido insuficiente e se pranto uma catástica daquele gera alguma...
    [74:11:14 - 74:26:14] |
    - Imagina que gera algum discontentamento e depois há um problema que aquilo não é, apesar de ser aquilo ao lado, aquilo é Espanha.
    [74:26:14 - 74:44:34] |
    - E nós em Portugal, de vez em quando há uma grande olada, no máximo uma lata de tinta, Espanha e Caron, uma velha que tenho o Primeiro Ministro lá dentro, é muito raro a correr-nos.
    [74:44:34 - 75:01:14] |
    - E portanto depois a própria... - Quer dizer, é fácil falar, mas quando erradro semxas. - Eu acho que neste caso até eu estagei ali a ter galama oprimendo isso.
    [75:01:14 - 75:31:14] |
    - Serto, mas quando... O meu problema é a pedro semxas ir embora. Eu lembro-me sempre daquelas fracelas imagens em que Ramalianes salta pro Tijadil de um carro e ponhas mãos na cintura e o carro avança com o elávero de mostrar que não tem medo, sem poder mostrar que não tem medo.
    [75:31:14 - 75:49:34] |
    - E isto direm embora, às vezes até, às vezes, como a gente sabe, ainda por cima, levar uma galheta, às vezes é medicinal para a imagem do político que é a Pinha.
    [75:49:34 - 76:14:34] |
    - O problema é que parece que houve aqui, de vez de incompetência, paralelos, entre o poder central e o poder regional, tanto houve uma galhinha política, de uma coisa que é uma coisa de outras pessoas.
    [76:14:34 - 76:27:54] |
    - É uma oportunidade. Se estivesse acontecido em Portugal, nós tenhamos a dizer como é possível, só neste país, só neste país, mas não foi aqui ao lado. É inacreditável que ele aconteceu em este país.
    [76:27:54 - 76:39:34] |
    - Bom, chegamos aos livros e eu trago esta semana um livro que é uma reflexão sobre o estado da democracia norte-americana, vem para o Pósito.
    [76:39:34 - 77:17:54] |
    - Chamas a tirania de Minoria tem como subtítelo, nem edição portuguesa, porque estão as democracias em perigo, mas na verdade, o que os autores analisam, especificamente, é especificamente o caso norte-americano, aliás, o subtítelo de edição original americana, publicada no ano passado, é diferente do subtítulo português e é isto.
    [77:17:54 - 78:06:14] |
    - Por que que a democracia norte-americana atingiu o ponto de ruptura, especificamente a democracia norte-americana? O livro evidentemente anterior a eleição desta semana, como já se disse, e teria até uma pertinência acrecicida-se da Nautramp, não tivesse conseguido ganhar como aconteceu em 2016 no voto popular, o argumento dos autores, rapidamente, e simplificando muito, aponta para aquilo que eles consideram ser uma disfunção constitucional, ou seja, a reis do problema está no ano passado.
    [78:06:14 - 78:44:34] |
    - O País Fundadores da Democracia-americana preocuparam-se na altura com uma razão de ser, com a ameaça de uma ditadura da maioria, e por isso criaram-se este tema eleitoral que está longe da ideia de proporcionalidade, atribui uma representação despreperturada aos pequenos estados menos povoados, daí o título a tirania da Minoria.
    [78:44:34 - 79:07:54] |
    - O grande isso arregra que o vencedor leva tudo independentemente a dimensão da vitória, é também, segundo estes dois professores de Harvard, um convite ao entreincheiramento e a radicalização de posições políticas.
    [79:07:54 - 79:27:54] |
    - A tirania da Minoria, de Cevano-Lavitesky e Daniel Ziplat, de edição Vogueis. Os João Miguel Taváres propõe também uma relação política a era das revolções.
    [79:27:54 - 79:44:34] |
    - Também com um enquadrigamente histórico grande. Neste mundo há muita gente brilhante e há muita gente sensata, mas não há tanta gente que seja assim multanemente, brilhante e sensata.
    [79:44:34 - 79:49:34] |
    - E o Fábio de Desacarguia é um desses casos.
    [79:49:34 - 80:07:54] |
    - E a esterea das revoluções, que sei agora pela gradiva, analisa várias revoluções desde o século 16, republicou a granula delandês,
    [80:07:54 - 80:22:54] |
    - A revolução gloriosa britânica, a revolução fracésia, a revolução americana, a revolução industrial. E depois analisa também aquilo que tem que ser revoluções modernas.
    [80:22:54 - 80:49:34] |
    - E a managa como essas dinâmicas criam entre um imposto conservador e um imposto progressista, na semana em que Donald Trump foi através, ele é presidente dos Estados Unidos da América, acho uma ótima e muito insta motiva leitura.
    [80:49:34 - 80:56:14] |
    - O Pedro Machia traz a Fede Martin de Escorcesa.
    [80:56:14 - 81:24:34] |
    - Sim, mas o que o Fede Martin de Escorcesa diz respeito a Israel, em Barulho, se chama Conversas sobre a Fede, interessa-me a maneira como ele nasce as conversas com intelectual, zoita e enceísta italiana.
    [81:24:34 - 81:47:54] |
    - Então nesse padar fala sobre a presença do catolicismo e do cristianismo na sua obra, nomeadamente por falar da comunidade italomérica, por falar de histórias de violência, a redenção etc.
    [81:47:54 - 82:07:54] |
    - A sua acesso ao Paul de Ströider, que era Calvinista, a última editação de Cristo, que o surpreende, o plaplemico causou o silêncio, que é um filme completamente católico.
    [82:07:54 - 82:49:34] |
    - E acaba a dizer, o livro acardo depois com um mini guião de um filme sobre Jesus que eu planei a fazer, e acaba com ela dizer muito explicitamente que não é um homem muito ligado à igreja, não sou um doutor da igreja, de dizer, mas acredito nas ideias, e é interessante que ela diga nas ideias, nas ideias de incarnação e ressurreição.
    [82:49:34 - 83:01:14] |
    - Não restou lembrar um intelectual, assim que diga uma coisa dessas, no século XXI.
    [83:01:14 - 83:09:34] |
    - O Ricardo Arosperer atrás mortes fabulosas dos antigos, que é isso.
    [83:09:34 - 83:32:54] |
    - E o livro é exatamente isso, este senhor de Nobel de, é um, um especialista em estudos clássicos, que é o Atim para mim, porque tem uma filha a estudar isto, e pelo justição, uma saída profissional, que é escrever o livro sobre mortes fabulosas dos antigos, será ótimo.
    [83:32:54 - 84:11:14] |
    - E é o que diz no título, são mortes realmente fabulosas das pessoas da antigos, da clássica, em pradores que morrem, para já que, quando é não várias outras pessoas, amortes macabras, suicírios bizarros, ataques de direria, de dizer, ataques de direria, muito dignos, porque o morto está continuo de pé, de forma muito digno até o fim.
    [84:11:14 - 84:32:54] |
    - E é isso, até o Lices aparece aqui, isso é uma persona, até porque tem várias mortes que ele pedece, e ele faz a compilação de todas as supostas mortes do Lices.
    [84:32:54 - 84:51:14] |
    - Uma compilação curiosa, está concluída mais uma reunião humanal, do jogo e de dias, à mesma hora, os do costume também em podcast, pedram de chia João Miguel Tavarres e Ricardo Arosperer.
    [84:51:14 - 85:36:14] |
    [música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

    Source code