Bom, já é a altura dos livros e atrague esta semana o livro que de origem em um filme brasileiro que tem estreia marcado em Portugal para a próxima semana.
o conhecido deputado, depois deputado, voltou ao Brasil e em janeiro de 1971 foi preso, depois sabe-se torturado e morto, mas durante muito tempo a família não fazia ideia do que ele tinha acontecido.
E é precisamente a saga dessa família e, em particular, da viúva, é o Nisse Paiva, que o livro de Marcelo Rubén Spive, o polídique chamava-se Rubén Spive, o filho autor do livro.
É um escritor aliás que já tinha sido premelhado anteriormente, chama-se Rubén Spive, e ele reconstitui esta tragédia familiar e o combate pela memória,
Ainda estou aqui de Marcelo Rubén Spive, edição Don Quixote. O João Miguel Taváres traz um livro de fotografia, de uma dos signos de apaisagem. Eu gosto muito de livros originais e pequenos projetos que se notam que são projetos de amor.
E este é o caso que eu descobriu numa fina que descobriu, até que a edição é de 2023, mas só agora, que, pelo menos, é que eu encontrei o livro e é possível que só agora que tenha sido distribuído.
E nós, muitas vezes, digamos assim, o público ilustrado fala muito da mítica, Roots 66, não é? Famos a Estrada Americana, que atravessa a América de um lado ou outro.
Nós não temos o tamanho da América, mas temos a Estrada Nacional 2, que atravessa Portugal, de cima abaixo, portanto ela vai desde Chávez até Fago, mesmo pelo curação do país.
E, portanto, alguns dilemos e a concessão magalhantes atravessaram esta Estrada Nacional e foram fotografando os marcos, curiosamente também com um conceito, que foram fotografando das capicuras.
Portanto, quando chega ao número, o marco 232, depois do 242, e assim vão fazendo cerca de 10 em 10 km, vão procurrendo estas Estradas Nacional e também vão mostrando as várias paisagens.
O que é da dupla página é uma fotografia do marco e depois da paisagem que está em seu redor, portanto, vemos também a mudança da paisagem portuguesa, que é um...
-Todas a preti branco? -Dum país muito variado, todas as a preti branco, passando portanto por 34 municípios, e é uma estrada que está a ser galvo de um renaximento turístico.
E é um começo que faz uma coisa que muitos començos fazem, que é juntar um acontecimento histórico e um acontecimento individual, ou privado, neste caso uma história de amor entre um... entre um... entre um... um intelectual de uma estudante, e a dissonução, ou os chinais que levam a dissonução da RDA.
O mais interessante é que o acontecimento mais importante, aqui é a história da amor, e não a dissonução da RDA, mas tudo o que acontece numa das vertentes tem a ver com a outra.
A substituição do novo polovelho, a nostalgia, o prigo, as experiências guradas e ela faz isto de uma maneira absolutamente magistral, é um grandíssimo começo.