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  • Governo Sombra sobre o TGV: “Com menos uma ou duas autoestradas, já se tinha despachado o comboio”

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    Esta semana João Miguel Tavarze declara-se franciscano.
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    Ricardo Aúes Pereira considera-se sacro-o-santo e pedre-me-sia-se-se bem casado.
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    Está rinado do Governo Sombra.
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    [Música]
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    Para a Viva vocês vão bem-vindos no final de uma semana em que o Parlamento decidiu que
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    vemos todos ter de passar a andar de máscara nos espaços públicos, mesmo na rua.
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    Uma semana em que se ficou também a saber que o PSD vai rejeitar a proposta do Orçamento
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    de Estado e que o PCP se abstém deixando do Governo, portanto a marcer dos três votos
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    do PAN.
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    Falaremos dessa dança política orçamental daqui a pouco.
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    Com o Ricardo Aúes Pereira desta vez há distância, mas apenas por cautela, tudo tranquilo
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    Ricardo.
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    Sim, tudo bem, como é que a Gíria, o Tivo de Contacto direto com uma pessoa que destou
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    positivo e que tem um problema.
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    É apenas a pausa técnica que se empoende depois de ter estado em contacto com alguém que
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    tem o bicho.
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    É isso Carlos, mas tal como a CEM TV disse Cristiano Ronaldo sobre a minha pote dizer que
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    era o cisatamento mesmo, mas também é um combateante, este Thomas vai expunhar o bicho,
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    ou o bicho não sabe com quem é que se...
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    Neste caso, este Thomas nem tem o bicho.
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    Não é para já não há indicação nenhum.
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    Então não é sequer comparado, eu queria se comparar com o Cristiano Ronaldo, mas não é
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    desta vez que a comparação vai pro dígria.
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    Para vocês iguais, os
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    não é?
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    O bicho que não tem é preciso de solitário.
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    Vamos ao expediente e começamos pelo plano nacional de investimentos apresentado esta semana,
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    que faz com que o Ricardo Aurous Pereira quer ser desta vez ministro do TGL e o que
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    é o TGL?
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    Ricardo Aurous Pereira.
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    O TGL como é óbvio é o nosso TGV.
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    É o TGV?
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    É o nosso, o francês chama-se TGV porque são as iniciais de trám a gran viteste e o nosso
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    TGL porque é trám a gran la unterre.
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    O Ricardo quer falar de duas primeiras páginas do público com 21 anos de diferença entre
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    elas.
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    Uma de 6 de julho de 1999 a outra desta semana, com a data de 22 de outubro de 2020, será que
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    estamos prando o feitiço do tempo, Ricardo?
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    O Carlos, eu, eu, em primeiro lugar, crie a propor que todos nos encontrácimos aqui
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    em 2041 falar sobre a terceira capa do público que vai dizer isto.
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    É culpa de que...
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    É culpa de não é do público, isto somos nós.
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    Eu, a partir de um pató de jornalismo, é notável.
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    Não, somos nós, não é culpa de não é do público, somos nós enquanto o povo que estamos
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    há 21 anos a espera deste convoy.
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    É o tipo, eu não sei o tipo de pessoa fazer esta figura, isto é o momento em que há
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    alguém ser veira de nós na estação e diz, escuto uma coisa, só que está quando tem
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    paz espera deste convoy e nós há 21 anos.
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    Estou se calhar, não sei não vem, pare, se ele vá para casa, amigo.
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    Eu não sei o que é que...
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    O que está a TGV em França, eu sei o que é, em português não sei mais de confio
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    que o G-S, seja de Godô.
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    Por que o fato é que estamos a aguardar...
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    Faz agora 21 anos, eu gostava de saber, por causa faz-me faltam uma peça jornalística
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    sobre o dinheiro que já gastamos em estudos e projetos.
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    Cheiram que já gastamos algum.
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    E acho que pegando nesse dá uma papagada, a cada português país numa hora e um quarto
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    ao porto numa dia um privado.
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    Por causa é engraçado porque na capa desta semana dizia-se que a linha da autofluosidade
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    entre Lisboa, entre o Porto e Lisboa vai reduzir a viagem para uma hora e um quarto.
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    Em 1929, dizia-se que a TGV veio ligar Lisboa ao Porto, ouva que é uma inversão de órdenos
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    e os fatores será que é significativa da alguma onda.
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    É possível, porque em princípio do Porto, Lisboa é mais baixo, pequeno de cheia.
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    É mais rápido.
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    E, como parendas duas capas, há pelo menos uma outra coisa que mudou...
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    Agora já não há notícia de que faltam pilulas no norte do país.
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    Isso eu recebi e recebi como muito grado.
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    Essa é a única melhoria aparentemente em 21 anos que o nosso país teve.
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    Foi já pilulas no norte.
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    Mas, de uma adapta de pandemia, faz todo esse de faltar a medicação.
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    Porque ele era, não é tão diferente assim, visto com o ironíaco à indignação.
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    São Miguel Tavar.
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    Não, é quase a minha indignação para outras coisas.
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    Embora não diz que não justificasse neste sentido.
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    Em primeiro lugar, ele fica contenta.
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    Porque é daquelas coisas.
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    Nós às vezes vamos a falar de grandes obras públicas e a gente pensa.
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    Mas um é o porto no Monteís, vai levar apenas, não vai levar apenas, um TGV para aqui e para ali, para o outro lado.
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    Um TGV que um combo é rápido, que ligasse lesbo o porto no maior e nenhum quarto.
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    Acho que, daquelas coisas que são tão óbvias, que farão tanto pelo país, que não me custa a aceitar.
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    Que é óbvio que se deve fazer, é um bom investimento.
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    É a única coisa que depois podemos perguntar.
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    E daí posso vir a alguma indignação, é porque é que não vou ouvir entendendo.
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    Não é que o país tenha estado pagado durante este tempo.
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    Não é que não se tenham gastros de dinheiro a fazer três autostradas para elelas entre Lisbo e o Porto.
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    Se quer, com menos umas autostradas já se tinham despachado o comor.
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    - Gustava que se soltava essa forma?
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    - Coloquei um niguinho dinheiro, Carlos, não sei se me permite, mas eu falei com um niguinho dinheiro.
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    E ele disse que em 21 anos, teria sido possível aproximar Lisboa do Porto em uma hora e um quarto doutra forma.
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    Que era o Var Pedra, por pedra, Lisboa, Paulado Coimbra.
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    Em 21 anos, dava para termos transladado Lisboa e ficarmos a uma hora e um quarto de compõe do Porto dessa forma.
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    - Gostou da possibilidade de se voltar a falar do T-Deitado, Pedro Bessia?
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    - Eu sempre criei um subcinema, um criei um subliteratura, subplúite de café rovia-remenos.
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    - O T-Deitado era a opção do ministro João Cravingh, da altura de 99,
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    há duas décadas, com uma ligação de Lisboa Porto e a meio a ligação para a Espanha.
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    - Deve dizer que a única coisa boa das discussões nos pássipulos sobre política, a ferroviária,
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    foi porto a agenda da terra palavra-bitola.
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    Como lemmas quando havia o cerco, o arafate, e tu a gente tinha mocatas.
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    O arafate está na mocatas.
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    E aqui é a Bitala, a Bitala e a Bitala Europeia. Agora, do ponto de vista do que eu lido, do que aquilo que o João Miguel disse, é evidente.
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    É evidente não só a ligação de Lisboa Porto, como evidente aquela ideia de que medri,
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    pode ser o centro de vários destinos, de merdimento comercial, naturalmente, e de mercadorias,
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    e do tal corredor, interior. Todas essas ideias que vieram a outra vez a aba,
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    não são abros farolanicas, nelefantes, brengues, como tantas vezes, nós vemos estas coisas com o pé atrás.
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    Mas sobre política é ferroviária, fico por aqui.
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    - Pode ser que a Bazuca permite agora, assimestemente, entregarmos ao Ricardo da Oros Pereira,
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    a parte de ministro do TGL, o Trão, a Grande Lão Ter,
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    e é, ao mesmo de que o João Miguel tava a se tornar ministro da Tempa, quem é corrisco de dar Tempa a quem?
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    - Este tem uma metáfora biologina, na verdade, uma metáfora biologina que foi...
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    que foi expendida por Eduardo Pacheco, que é um que além de se dicar a musculação,
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    também tem algum amor pela poesia, é 2 em 1.
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    - A expressão levar a Tempa foi justamente introduzida no lexico político da semana
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    por um deputado social democrata do ar Pacheco, para explicar narrado e observador
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    porque que o PSD não querem entrar na dança do orçamento depois de entrar na encosta de territo a uns tempos
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    que dispensava ter o maior partido da oposição como parceiros de baile.
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    - Vem só o Temco, quem ele quere?
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    - Agora, depois não dispessa um "é" seguir, para estar ao lado sentados naqueles bailes de 1960,
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    a espera de outro cantor, não gosta de levar uma Tempa,
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    e que nos venha a dizer bem, o Temco é assim, não é um excelente pareco dança mal,
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    mas eu tenho um tipo de tipo, não.
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    - O Deputado Eduardo Pacheco e a Metáfora do Baile, no clube recreativo,
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    a proposta de discussão do orçamento acredita que ainda há que haver alguém a aceitar dar
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    um "pésim de dança" com António Costa, João Miguel.
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    - Eu acho que quem vai dar um "pésim de dança" com António Costa, é o paga do costume,
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    pelo menos um deus, né?
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    - Sim, o PCP já anunciou que se abstém?
    [15:55:52 - 15:58:48] |
    - O PCP já anunciou que se abstém.
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    - Sim, mas as contas ainda não estão fechadas.
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    - Sim, continuo a fazer um suspense, na primeira votação via a "blis" ampliados, na gente
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    tem aliado, mas depois ainda se vai ver...
    [16:14:20 - 16:25:52] |
    - E mesmo na primeira votação, na votação da próxima semana, na realidade, ainda falta...
    [16:25:52 - 16:29:12] |
    - Da falta de mais três votos.
    [16:29:12 - 16:32:56] |
    - Exato, em Podem do Pé no Podem.
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    - Pode ser o próprio block de cheiro da nossa sublocutiva, que é ficar fora da dança.
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    Embora tem que ser...
    [16:56:40 - 17:05:28] |
    E este impidência, já lá há 5 anos, isto vem se gravando.
    [17:05:28 - 17:17:16] |
    Não, é da agora, mesmo na altura da Jogincon, se é popularmente, também havia aprovações,
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    mas sempre com uma certa amavontada.
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    O que pode até relembrar antes que se calhar quando que vacilva, mais conhecido como a
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    atualmente, é a famosa Múmia paralítica, segundo a negômica, chamou, ela não era tão
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    paralítica assim, porque na altura obrigou aqueles partidos a assinar a alguns papilhinhos,
    [17:51:00 - 17:57:04] |
    que eles assinaram contra a amavontada, como a gente se lembra, cada um deles naquelas
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    salas do namoramento.
    [17:58:44 - 18:01:44] |
    - É um espinal, depois de posto aí.
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    - O mau a vontade, contra...
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    - O variado, contra o variado, o de uma avontada.
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    - O de uma avontada, exatamente.
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    E fiz a goma, isso, naquela chá das concias do pregnanto, mas a verdade é que funcionou
    [18:23:04 - 18:27:24] |
    daquê, é precisar adovar alguma estabilidade.
    [18:27:24 - 18:30:44] |
    - Contestânciamento social, porque...
    [18:30:44 - 18:34:04] |
    - E o bloco de uma vez e o PC do outro.
    [18:34:04 - 18:37:20] |
    - De esta vez, não houve nada de isto.
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    E da ideia que as coisas são cada vez mais difíceis, como em parte seguia te esperar.
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    O problema aqui é o contexto da pandemia, e isso é que faz muita confusão.
    [18:52:36 - 19:03:16] |
    Eu vejo as pessoas a guerra por causa do morçamento, o que todos nós temos a sensação,
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    que daqui e dois meses, provavelmente antes dele ser aprovado já está o ultrapassado.
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    Porque, evidentemente, o morçamento é construído com base em determinado tipo de expectativas
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    económicas, que neste momento estão completamente pendentes de uma pandemia que nós não sabemos
    [19:27:36 - 19:29:16] |
    por onde é que ela vai.
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    E, portanto, tendo e quanto a que essas expectativas, provavelmente vão todas para a água abaixo.
    [19:42:00 - 19:51:32] |
    Eu compreendendo muito mal estas visitações, estas dificuldades, até porque este caso é um
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    desgaste, que faz com que António Costa e o Governo, devem se ter ganhado a cabeça deles
    [19:58:44 - 20:02:08] |
    no chítio, que realmente importam.
    [20:02:08 - 20:10:12] |
    Andou aqui a pagada tempo com estas discussões orçamentais, que eu acho que não leva a ladinho.
    [20:10:12 - 20:17:44] |
    - António Costa entrevistado na TVI disse que não virais costas ao país, foi uma frase
    [20:17:44 - 20:19:24] |
    literal.
    [20:19:24 - 20:28:08] |
    Leu isto como garantia que se o arçamento for chumbado, o primeiro ministro nosso de
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    peda-mecia.
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    - Quero dizer, antes de mais esta construção de dramaturgia que é muito boa, quer deixar
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    a personagem mais complicada para o fim.
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    O bloco foi a personagem que mais você forou contra o orçamento e já sabemos o que
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    o todo agente praticamente faz, menos o bloco.
    [21:04:40 - 21:11:48] |
    É tipo que nós somos terror, em que há a última-meuda a morrer, mas sendo várias a morrer,
    [21:11:48 - 21:19:44] |
    e há a última, que é estracalhada pelo serial killer.
    [21:19:44 - 21:27:12] |
    E na este caso é o bloco que ficamos todos interessados, é um cliffhanger, como dizem
    [21:27:12 - 21:33:04] |
    na televisão, ficamos a ver o próximo episódio, mas o próximo episódio tá escrito.
    [21:33:04 - 21:37:12] |
    Portanto nesse sentido não é muito interessante porque...
    [21:37:12 - 21:42:12] |
    - cliffhanger aqui pode nem ser o bloco, pode ser o pan, por exemplo.
    [21:42:12 - 21:43:52] |
    - Pode, mas é, mas é por causa.
    [21:43:52 - 21:47:12] |
    - Pode ainda ter asceras deputadas...
    [21:47:12 - 21:48:52] |
    - A que?
    [21:48:52 - 21:50:32] |
    - Não inscritas.
    [21:50:32 - 21:52:12] |
    - Também pode acontecer.
    [21:52:12 - 21:55:32] |
    - Por caso, mas contas me abolanam.
    [21:55:32 - 21:57:12] |
    - Mas contas me abolanam.
    [21:57:12 - 21:58:52] |
    - Mas contas me abolanam.
    [21:58:52 - 22:08:44] |
    Se o bloco desquerda votar contra com a configuração que temos neste momento, e se eventualmente
    [22:08:44 - 22:18:24] |
    o pan também votasse contra, a decisão ficava nas mãos das duas portadas não inscritas.
    [22:18:24 - 22:20:04] |
    - Isso sim, é graça.
    [22:20:04 - 22:21:44] |
    - Isso cada uma votasse.
    [22:21:44 - 22:28:28] |
    Se uma votasse favoria outra contra, ficava um empate cento e não, a cento e não.
    [22:28:28 - 22:33:32] |
    - Apesar de tudo que dizer, quando todos os defeitos que têm de me crescer, deixar
    [22:33:32 - 22:37:40] |
    as coisas nas mãos da aritomética tem o seu quê.
    [22:37:40 - 22:47:08] |
    É uma coisa simpática, mas as opções são do avéssimo.
    [22:47:08 - 22:48:48] |
    - E leições.
    [22:48:48 - 22:53:28] |
    - Que são, é morta e apeste.
    [22:53:28 - 22:56:40] |
    Quakérdos e podes, importante?
    [22:56:40 - 23:09:32] |
    O gorsamento vai passar, tem que passar, com qualquer aritomética criativa, com qualquer
    [23:09:32 - 23:13:16] |
    sedência, a fíjica não é sedência.
    [23:13:16 - 23:22:52] |
    Eu estou muito curioso para ver qual vai estar no papel da situação novo banco, sobretudo.
    [23:22:52 - 23:33:24] |
    Mas nós vimos este filme na posa, às vezes é uma das milho de filme torram morrer,
    [23:33:24 - 23:39:32] |
    que às vezes é outra, nós morre sempre porque é um filme de horror lá, está.
    [23:39:32 - 23:45:20] |
    - E eleições em estado, o homem, porque o presidente da República está impedido de
    [23:45:20 - 23:48:16] |
    solver a simbolidade da República.
    [23:48:16 - 23:52:16] |
    - É, mas isso seguiu bastante difícil.
    [23:52:16 - 24:03:00] |
    - As relações entre o PS e o bloco têm estado muito tensas, que contas de cabeça recardaram
    [24:03:00 - 24:10:48] |
    os prersos que ele parece que estarão a ser feitas à esquerda em relação ao orçamento
    [24:10:48 - 24:12:28] |
    para o 2020.
    [24:12:28 - 24:28:12] |
    - Acho que são as contas do costume, aquelas contas, de tentar perceber o que é o custo
    [24:28:12 - 24:30:40] |
    que tem via blaizar.
    [24:30:40 - 24:44:54] |
    De que modo é que esse custo pode ser contrabalançado com Gabarolisso sobre o facto de esta medida
    [24:44:54 - 24:57:20] |
    ter sido, por nossa iniciativa, essa relação entre o PS e o bloco sempre foi...
    [24:57:20 - 25:05:32] |
    - Se fosse no Facebook, ele tinha o que optar por aquela opção, é complicada, porque
    [25:05:32 - 25:08:12] |
    é realmente muito complicado.
    [25:08:12 - 25:22:04] |
    De qualquer modo, as palavras do Duarte Pacheco são interessantes porque pareceu que
    [25:22:04 - 25:36:08] |
    ele não percebe nada de baelles, nem de engate, porque ele diz que o PS escolheu outros
    [25:36:08 - 25:45:20] |
    pares de dança e agora se levar uma tempo, se calhar venteconojo que para dizer "Ah,
    [25:45:20 - 25:53:16] |
    o senhor é o senhor, até nem dançar assim tão bem, mas vamos lá dançar".
    [25:53:16 - 26:05:16] |
    Ora vamos lá ver o seguinte, ninguém nos baelles tira uma pessoa para dançar pelo facto
    [26:05:16 - 26:08:32] |
    de dançar banho ou não.
    [26:08:32 - 26:16:08] |
    A gente vai buscar um par e tem que encontrar se a senhora via blaizar ou não, se tem cara
    [26:16:08 - 26:25:48] |
    de via blaizar, a gente vai tirar para dançar, se tem cara de não via blaizar.
    [26:25:48 - 26:35:08] |
    - Pode ser vestido, é a gente que seja, a gente gera rojas, não se tira.
    [26:35:08 - 26:47:12] |
    - E pronto, estás explicado por quem sabe o que são os baeles dos clubes recreativos, os
    [26:47:12 - 26:58:48] |
    baios dos bombeiros, os homicletavares ficam então o ministro da Tampa, agora é a vez
    [26:58:48 - 27:00:28] |
    de quem?
    [27:00:28 - 27:02:08] |
    - Sim.
    [27:02:08 - 27:03:48] |
    - Ah, o Pedro Messia.
    [27:03:48 - 27:13:56] |
    O Pedro Messia quer ser o ministro de caras para falar do face a face americano, será
    [27:13:56 - 27:21:52] |
    que este último debate, este último frente, frente, ajudou a decidir alguma coisa?
    [27:21:52 - 27:23:32] |
    Pedro Messia.
    [27:23:32 - 27:38:00] |
    - Pode ter ajudado no sentido que este vejam ambos melhor do que no anterior de bat.
    [27:38:00 - 27:49:32] |
    Para já foi um debate normal dentro do que é possível, no sentido que do analo de
    [27:49:32 - 27:54:32] |
    tramp ou percebeu ou foi reconcilhado...
    [27:54:32 - 27:56:12] |
    - Ou foi o microfone?
    [27:56:12 - 28:03:00] |
    - Ou foi reconcilhado e percebeu, além de ele ter encortado o microfone, portou-se de forma
    [28:03:00 - 28:10:40] |
    de centro, não foi que ele espeta com o grotisco do primeiro debate, e vai dancer,
    [28:10:40 - 28:19:00] |
    mas está melhor do que no primeiro debate, menos de terpalhão, menos de acordado.
    [28:19:00 - 28:20:40] |
    - Mais acordado.
    [28:20:40 - 28:22:20] |
    - Mais acordado.
    [28:22:20 - 28:26:40] |
    - Agora faço mais duas da manhã ainda mesmo.
    [28:26:40 - 28:34:08] |
    - Às vezes é manhã de café, mas é descregar por isso.
    [28:34:08 - 28:52:28] |
    Mas o debate pode ter ajudado as pessoas indecisas no sentido que se o do analo de trampos
    [28:52:28 - 28:59:48] |
    e se vejam portado como da outra vez, não está obviamente a falar pelos indecisas, as
    [28:59:48 - 29:06:52] |
    pessoas que gostaram muito da prestação dela outra vez, não eram os indecisas, eram os
    [29:06:52 - 29:15:32] |
    apaniguados, as pessoas indecisas, acho que são pessoas que gostam de uma certa compostura
    [29:15:32 - 29:24:48] |
    em mudração, não vou chamar a prestação dela moderada, mas enfim, pouca casa gasta, qualquer
    [29:24:48 - 29:31:08] |
    coisa de facto agarfe já parece que realmente se gourmet.
    [29:31:08 - 29:41:54] |
    E acho que se teve bem implementos de um ponto, que foi o ponto de acvarar ali a
    [29:41:54 - 29:59:58] |
    vociculada nem responder, que foi a eficacia da administração ao bama em várias áreas,
    [29:59:58 - 30:05:42] |
    por oposição às coisas que o bairro diz que agora vai fazer e o maior outra vez por
    [30:05:42 - 30:11:34] |
    um momento, porque não fez, porque não fez, as razões pelos quais elas vão foram feitas
    [30:11:34 - 30:16:54] |
    entre as quais é um Congresso Repoplicado, mas enfim, é isso, teve bem.
    [30:16:54 - 30:18:34] |
    - No momento, especialmente maldade.
    [30:18:34 - 30:27:22] |
    - No resto, no resforo dos astros, não há nada a dizer sobre positivo, sobre o combate
    [30:27:22 - 30:33:30] |
    está para nem menos Estados Unidos, não há nada a dizer sobre a ideia de que o bairro
    [30:33:30 - 30:44:38] |
    é necessitialista ou mais da esquerda do que isso, a ideia de que a separação das
    [30:44:38 - 30:54:46] |
    famílias, das paredes, das câncias, é aceitável, porque estão em insteleções limpinhas,
    [30:54:46 - 31:06:02] |
    que a meldice, ou a ideia de que vai mostrar as declarações de imposto, mas não já, em breve,
    [31:06:02 - 31:11:58] |
    talvez dia 4, provavelmente de dia 4 de novembro.
    [31:11:58 - 31:19:06] |
    Acho que não houve nenhum momento, houve um momento em que o bairro não se esticou,
    [31:19:06 - 31:27:26] |
    porque ele não se esticou, no sentido que é arriscado, na história que te escordo, na
    [31:27:26 - 31:43:46] |
    que foi ao falar do petróleo, mostrando-se mais musculado no combate à essa questão petro-lífase
    [31:43:46 - 31:53:34] |
    das quais não só da Naldramp, é muito paniguado, mas como há vários estados, vários
    [31:53:34 - 31:56:02] |
    sumenho que se tem, de som dessa questão.
    [31:56:02 - 32:01:54] |
    - É importante, foi corajoso desse ponto de vista, mas também arriscado, não é?
    [32:01:54 - 32:12:34] |
    - É escado, agora Biden não errou nem de ci-smô da outra vez errou algumas vezes, em
    [32:12:34 - 32:25:46] |
    ci-smô, não quer dizer que não quer que tu ziasmarar, não está nele, mas é uma pessoa, é uma
    [32:25:46 - 32:29:42] |
    pessoa unidivida, se quer, de janeamento antes de ci-smô.
    [32:29:42 - 32:36:54] |
    - O debate foi desta vez mais curdato, o Pedro Jal saliente do que tinha acontecido no
    [32:36:54 - 32:44:30] |
    primeiro frente a 40, há três semanas, quem que ele percebeu que seu beneficiado com
    [32:44:30 - 32:52:26] |
    este tom mais curdato, mais calmo, João Miguel Tavares.
    [32:52:26 - 33:01:58] |
    - Acho que os dois chegam noficiados, e nesse sentido o debate não parece que cida grande
    [33:01:58 - 33:08:30] |
    coisa, não se entendem que no primeiro debate tiveram uns dois mal e agora nesse debate
    [33:08:30 - 33:14:14] |
    tiveram uns dois bem dentro de aquilo que é possível para a Naldramp.
    [33:14:14 - 33:23:22] |
    A Starbain, aliás do comentador da CNN, dizia que ele tinha mentido que nem pinóquio, e
    [33:23:22 - 33:30:42] |
    é verdade, quer dizer, quando nós olhamos post-fact checkings, a quantidade da afirmanção
    [33:30:42 - 33:40:14] |
    de Donald Trump vem, querendo embadas como "false, false, false, false, false, false, false,
    [33:40:14 - 33:43:34] |
    é realmente a vaciladora".
    [33:43:34 - 33:53:02] |
    Mas digem disso, teve de facto mais curdato do que é que estúmico, qualquer coisa abaixo
    [33:53:02 - 33:59:26] |
    daquela agritaria e dos golpes baixa que ele está habituado, já é qualquer coisa.
    [33:59:26 - 34:08:54] |
    Mas o Biden, para mim, eu acho que teve melhor do que o Pedro Jalme, para já, porque
    [34:08:54 - 34:18:06] |
    pareceu vivo, no sentido que no primeiro debate estava completamente mortiço, é que mais
    [34:18:06 - 34:25:42] |
    mesmo, parecia uma especificóis de ressicínio lento, o que tendo a contar a idade que ele
    [34:25:42 - 34:30:46] |
    tem, não passa muito bem na televisão.
    [34:30:46 - 34:35:54] |
    E agora não, acho que ele esteve bem.
    [34:35:54 - 34:43:38] |
    E o discurso, para mim, a coisa mais forte foi, além da questão do carata, que ele
    [34:43:38 - 34:52:42] |
    sublinha muitas vezes, que isto é uma escolha entre dois caratas muito diferentes, é a questão
    [34:52:42 - 34:54:22] |
    dos...
    [34:54:22 - 35:00:34] |
    Para mim não há estado de frasúis, estados de varmelhos, para mim há americano, eu vou
    [35:00:34 - 35:10:26] |
    ver algo, porque isto todos e aí é de facto uma diferença para a dona autâmica gigantesca.
    [35:10:26 - 35:17:30] |
    Além do debate, esta semana foi marcada pela entrada de Barack Obama da campanha, para
    [35:17:30 - 35:26:22] |
    seu Ricardo Arospreira ainda politicamente em forma ou antico presidente?
    [35:26:22 - 35:34:06] |
    Ah, caro, confesso que sim, pareceu-me que sim, agora eu não sei até que ponteguei
    [35:34:06 - 35:38:26] |
    isso não é uma ilusão ótica, não é?
    [35:38:26 - 35:47:42] |
    Porque no meio de Chim Panzeja, de repente aparece uma amossapia, a gente sabe, a gente
    [35:47:42 - 35:57:30] |
    sabe lá, olha que sim, senhora, uma esquestabe de evolução incrível, só que estamos a comparar
    [35:57:30 - 35:59:10] |
    com Chim Panzeja.
    [35:59:10 - 36:07:54] |
    E agora a nossa descrição do debate foi esta, foi, olha o Trump esteve melhor, tanto é que
    [36:07:54 - 36:18:30] |
    não la rem sofésseis ao seu adversário, como a fesquia estava bastante baixa.
    [36:18:30 - 36:31:06] |
    A gente realmente olha para o Obama e parece-nos um luxo aliás, ficamos a perguntar, não só
    [36:31:06 - 36:36:26] |
    relativamente, Trump mas ficamos a perguntar a partir de democrata, se não tem mais
    [36:36:26 - 36:47:10] |
    disso, não precisa de ser assim tanto, mas uma pessoa que saiba também articular frases
    [36:47:10 - 36:58:46] |
    e que frases completas e que esteja ainda viva, não há uma ninguém, só foi este carringar,
    [36:58:46 - 37:00:26] |
    certo?
    [37:00:26 - 37:10:02] |
    O Pedro Mexíaf fica então o ministro de Caras, estava em treinco das pastas ministriais por
    [37:10:02 - 37:20:22] |
    esta semana, altura agora para sabemos porque aqui o João Miguel Tavares se declara francescan
    [37:20:22 - 37:27:14] |
    do procebí, porque quer salvar um juzuita.
    [37:27:14 - 37:28:54] |
    É verdade, é verdade.
    [37:28:54 - 37:33:26] |
    Um juzuita, é como Bergoogliore.
    [37:33:26 - 37:35:06] |
    Sim.
    [37:35:06 - 37:43:46] |
    Que significada que atribui a declaração do Papa Francisco, é do que estamos a falar,
    [37:43:46 - 37:52:46] |
    a favor das unhões civis entre homossexuais, dizendo que eles têm direito a uma família.
    [37:52:46 - 38:01:42] |
    Exato, ele disse como tu refugi este bem, que têm direito a uma família.
    [38:01:42 - 38:12:26] |
    Eu acho que o que é mais espantoso não é isso, mas é o salto seguinte em relação às unhões
    [38:12:26 - 38:25:22] |
    homossexuais, porque ali aparece um Papa, não é, portanto a cabeça da igreja, é fazer uma
    [38:25:22 - 38:35:14] |
    defesa das leis civis e das leis de unhão civis entre homossexuais, sublinhendo que elas
    [38:35:14 - 38:47:06] |
    são essenciais para assegurar, tergminadas de estabilidade, tergminada de garantias,
    [38:47:06 - 38:52:54] |
    que é para os proteger os que é de homossexuais.
    [38:52:54 - 38:56:34] |
    E por que esse lado eu acho que isso é de facto?
    [38:56:34 - 39:04:10] |
    Aqui diga que eles já tinha refalado nisto, num livro ou de passagem, mas as coisas têm
    [39:04:10 - 39:10:38] |
    o impacto quando elas têm e portanto a que ele impacto não deve ser esquecido.
    [39:10:38 - 39:16:46] |
    É que lida é que esta posição do Papa põe em causa da doutrina da igreja, é este
    [39:16:46 - 39:18:26] |
    respeito.
    [39:18:26 - 39:25:22] |
    Eu acho que ele sai muito bem aí de uma maneira abelidosa, no sentido de que vai dizer que
    [39:25:22 - 39:35:30] |
    a doutrina da igreja não é educada, no sentido de que os casais não podem, não
    [39:35:30 - 39:42:54] |
    podem casar pela igreja, mas o que eu disse?
    [39:42:54 - 39:52:10] |
    Eu acho que é muito difícil passar isso apenas dessa maneira, claro que eles não podem
    [39:52:10 - 40:04:10] |
    continuar casando pela igreja, mas o acolhimento que Bergolho tem dado aos casais homossexuais
    [40:04:10 - 40:13:22] |
    despreeticamente o início do seu papado é algo que, sobretudo por causa de homossexuais
    [40:13:22 - 40:20:30] |
    católicos, pois homossexuais que estão dentro da igreja, que faz uma diferença absolutamente
    [40:20:30 - 40:22:10] |
    radical.
    [40:22:10 - 40:30:06] |
    Porque quem conhece a igreja por dentro, certamente que conhece homossexuais que de uma
    [40:30:06 - 40:40:06] |
    manual doutra vão sendo os corressados, pessoas que estão envolvidas entrevidades da igreja
    [40:40:06 - 40:52:30] |
    que quando descopam são homossexuais são afastadas e isto implica uma revolução muito grande
    [40:52:30 - 41:01:02] |
    e que já tardava e que o que eu acho que evidentemente é doutrina, não faria a sentido de ser
    [41:01:02 - 41:07:02] |
    doutra maneira porque aquilo que está escrito naquilo que é doutrina que isto tem e o que
    [41:07:02 - 41:15:30] |
    acho que ele nos é vajelho, é uma doutrina de acolhimento das pessoas que são excluídas
    [41:15:30 - 41:24:14] |
    e é a única coisa que o Francisco está a dizer é que está escrito na Bíblia, mas isso
    [41:24:14 - 41:32:06] |
    ao mesmo tempo é revolucionário, tendo a encontar aquilo que é da igreja católica, que
    [41:32:06 - 41:42:02] |
    ao longo, pelo menos desde a um ano em vida, é uma igreja que parece de facto, pelo menos
    [41:42:02 - 41:50:10] |
    de naquilo que é o pau, que é uma pública, obcecada pelas questões sexuais e não falávamos
    [41:50:10 - 42:02:42] |
    da igreja, porquota razão, ou seja, era porque não vi a pila, não pudeus usar os contressativos
    [42:02:42 - 42:08:38] |
    e depois temos a questão dos homossexuais, temos a questão dos selimbados dos pátidos e não
    [42:08:38 - 42:16:02] |
    se falava doutra coisa, se não, se não, se não dos sexos, eu esta semana escrevi um texto
    [42:16:02 - 42:25:10] |
    ou isso e eu dizia que é de esperto que seja que a igreja paga de olhar para as partes
    [42:25:10 - 42:31:18] |
    baixas e passa a olhar para cima porque aí que a igreja pode...
    [42:31:18 - 42:42:02] |
    Tem de facto... e porque aí tem muito a dar o mundo, no sentido de dizer que o mundo não
    [42:42:02 - 42:51:30] |
    se chegou na uma superfície e há uma dimensão espiritual que está ao alcance das pessoas
    [42:51:30 - 42:58:22] |
    e que errequece as pessoas enquanto se exumandos? E essa mensagem acho que faz tanto sentido
    [42:58:22 - 43:09:34] |
    hoje em dia, que celebro com grande entrociá-se, com estas declarações do Papa Francisco,
    [43:09:34 - 43:14:14] |
    que espero que a igreja se volta a centrar naquilo que é essencial.
    [43:14:14 - 43:21:38] |
    Que feita que esta posição do Papa Francisco pode vir a ter, a partir de uma mochia, no
    [43:21:38 - 43:33:06] |
    Brás de Ferro que se diz existir entre uma aula conservadora e uma aula progressista
    [43:33:06 - 43:35:34] |
    na igreja católica?
    [43:35:34 - 43:44:42] |
    Isto como aliás aconteceu várias vezes no ao longo deste papá do que está acontecido é
    [43:44:42 - 43:59:06] |
    que as frases, sobretudo frases, mais do que decisões revolucionárias, auditas revolucionárias
    [43:59:06 - 44:11:42] |
    são preferidas sempre em contestos não revolucionários, isto é, são preferidas neste caso
    [44:11:42 - 44:15:58] |
    no documentário, em entrevistas.
    [44:15:58 - 44:17:58] |
    Não foi bem encyclical?
    [44:17:58 - 44:31:30] |
    Uma vez há bordo um avião, ou seja, se eu disser fora da cabine de voto, vou votar
    [44:31:30 - 44:38:42] |
    no que me dá total, isto não é um voto, só um voto, só fazer lá o boti.
    [44:38:42 - 44:49:38] |
    Dece ponto de vista aliás há duas coisas importantes, primeiro há o seu próprio estúrrial
    [44:49:38 - 44:56:16] |
    enquanto ter se visto do Anus Aires e a maneira como ele não altura quando se discutiu
    [44:56:16 - 45:05:02] |
    o casamento entre pessoas no mesmo sexo na Argentina, defender de certa forma a união
    [45:05:02 - 45:13:10] |
    civil como alternativo ao casamento civil, por tanto nunca esteve em caso da alternidade
    [45:13:10 - 45:22:34] |
    da igreja, defender o união civil como alternativo ao casamento civil, porque pesar tudo,
    [45:22:34 - 45:35:28] |
    protege-a naquelas matérias que nós conhecemos de hospitalizações, de eranças, etc.,
    [45:35:28 - 45:45:50] |
    protege-a as pessoas e não dava um passe que para a igreja custa muito a dar de equiparação
    [45:45:50 - 45:52:58] |
    com os casamentos, com os casamentos entre pessoas, sexo diferente.
    [45:52:58 - 46:03:02] |
    Ora bem, isto é, o mais que se pode dizer é que isto é uma aceitação da doutrina do
    [46:03:02 - 46:13:20] |
    Estado, não é uma mudança da doutrina da igreja, agora há uma declaração que, por um
    [46:13:20 - 46:21:26] |
    ar de mostra boa vontade, mostra esses sinais da colhimento, por isso vá devais esperar os
    [46:21:26 - 46:30:10] |
    setores conservadores, eu gosto de um pouco de usar esta expressão conservadoras progressistas,
    [46:30:10 - 46:36:38] |
    acho que não é uma expressão muito feliz, mas as pessoas têm um conflito de latente.
    [46:36:38 - 46:43:54] |
    Há um conflito de duas fações, mas eu acho que a população dos pessoas, digamos de
    [46:43:54 - 46:51:50] |
    algo muito político, não parece que espelho que está ali.
    [46:51:50 - 46:59:30] |
    E a doutrina da igreja sobre o casamento católico não mudou.
    [46:59:30 - 47:02:10] |
    Sim, mas tem um impacto simbólico, tem?
    [47:02:10 - 47:08:46] |
    Sim, foi o que eu acabei de dizer, mas isto não pode ser.
    [47:08:46 - 47:20:30] |
    Agora, eu vou te acordar, o Jamiro Guéla, na baliza histórica da preocupação da igreja
    [47:20:30 - 47:30:30] |
    com o sexo que eu recuava uns milênios, eu recuava uns milênios, mas não se falado
    [47:30:30 - 47:32:10] |
    de outra coisa.
    [47:32:10 - 47:36:02] |
    É isso o meu sentido, porque não se falagem de outra coisa.
    [47:36:02 - 47:45:26] |
    Porque na altura não havia uma desconfirmidade tão grande entre as práticas sociais e a
    [47:45:26 - 47:57:14] |
    doutrina da igreja, no século XV, as doutrinas morais não estavam em total só a doutrina
    [47:57:14 - 48:04:42] |
    da igreja, hoje estão, e portanto desde dos anos 60, isso é muito patêto, mas quer dizer,
    [48:04:42 - 48:14:14] |
    como se quis dizer, está tudo no Santa Gostinho, a relação do sexo, a relação difícil
    [48:14:14 - 48:22:54] |
    com a sexualidade humana, é para o Rei e para o Mal, não se se avai aqui, mas admitamos
    [48:22:54 - 48:28:02] |
    que sim, é problemática na história da igreja e católica.
    [48:28:02 - 48:41:34] |
    Acredita, Ricardo Arospre, com esta frase, o atual Papa revoga a frase do Papa anterior,
    [48:41:34 - 48:51:42] |
    em que ele considerava, ao homosexualidade, um em trinzo com Mal Moral.
    [48:51:42 - 49:03:26] |
    Sim, eu quer dizer, de vez quando fiz, está muito para revugar, porque, por exemplo, por
    [49:03:26 - 49:15:06] |
    a relação do mais de aqui, não é uma sexualidade, é uma abuminação que pior só hostilismo.
    [49:15:06 - 49:25:50] |
    Não é a precisão da relação do mais, Ricardo, o que é de sido na igreja católica, fala
    [49:25:50 - 49:29:10] |
    em desordem moral atual.
    [49:29:10 - 49:39:30] |
    Então é um ideal silguia, essa frase que o Carlos Chito, que está num documento da congregação
    [49:39:30 - 49:47:30] |
    de padrão de trinidad de feia, de 86, e depois em 2013, mesmo a congregação de padrão
    [49:47:30 - 49:59:10] |
    da feia, proíbe todos os católicos de participar em, da poeira em medidas que reconecessem
    [49:59:10 - 50:10:18] |
    legalmente, unidas entre pessoas homossexuais.
    [50:10:18 - 50:20:42] |
    E, portanto, eu tenho algo, mas eu gosto de, quer dizer, não tenho nada contra valores simbólicos,
    [50:20:42 - 50:25:38] |
    eu gosto mais de coisas concretas.
    [50:25:38 - 50:33:02] |
    E esta, eu, quer dizer, acho que é muito fácil simpatizar com este Papa, isso não tem
    [50:33:02 - 50:43:26] |
    causa, acho que é muito fácil fazê-lo, parece uma pessoa muito simpática, mesmo quando
    [50:43:26 - 50:52:30] |
    de zapatadas em biatas que o que querem agarrar, tendo também até isso, eu apoio.
    [50:52:30 - 51:07:10] |
    Agora, estas declarações, digamos, seriam, seriam realmente revolcionárias em 1950.
    [51:07:10 - 51:11:42] |
    Em 2020, altura em que já...
    [51:11:42 - 51:15:02] |
    Pai grega em Estados.
    [51:15:02 - 51:24:46] |
    Serto, mas boa parte dos Estados já faz isto.
    [51:24:46 - 51:29:46] |
    Sabe que é graja desse ponto de vista no Mão de TGV?
    [51:29:46 - 51:42:22] |
    É pior ainda que o TGV leva mais tempo a chegar do que o próprio TGV, e portanto,
    [51:42:22 - 51:53:10] |
    era aquilo que o Pedro estava a dizer há pouco, que é estas declarações, porque
    [51:53:10 - 52:02:46] |
    tem apenas esse valor simbólico e não outro mais efetivo, digamos, assim, porque normalmente
    [52:02:46 - 52:15:38] |
    são preferidas com o Pedro disse nessas ocasiões, ou seja, são imenso em que o Papa não
    [52:15:38 - 52:20:22] |
    está a ser assurado pelo Espírito Centro.
    [52:20:22 - 52:23:42] |
    E por isso não tem falido.
    [52:23:42 - 52:25:22] |
    Mas deixemos só dizer uma coisa.
    [52:25:22 - 52:32:06] |
    Quando eu falei em valor simbólico, há uma dimensão prática neste valor simbólico, ou seja,
    [52:32:06 - 52:41:54] |
    há muitos padras, que dito, "vás, se quisermos utilizar a expressão progressista", que
    [52:41:54 - 52:50:46] |
    tem um trabalho da colimente, que trabalham junto do Pessoas almoço exoais, e que ainda
    [52:50:46 - 53:01:30] |
    só fazem quase numa espécie de tangente a aquilo que é a igreja central, digamos, assim,
    [53:01:30 - 53:05:46] |
    que se sente muito reforçado no seu papel, não é?
    [53:05:46 - 53:08:10] |
    Isso é uma coisa muito importante.
    [53:08:10 - 53:15:46] |
    Com estas palavras, espero que simpos, espero que ninguém desliga bom.
    [53:15:46 - 53:23:02] |
    Certo, mas a razão pode ser muito reforçado, porque isso foi dito num documentário.
    [53:23:02 - 53:24:42] |
    Não é bem...
    [53:24:42 - 53:28:26] |
    Por isso é que as questões simbólicas...
    [53:28:26 - 53:34:50] |
    Por isso é que as questões simbólicas não são apenas as questões do Trinás e podem ter
    [53:34:50 - 53:39:50] |
    força.
    [53:39:50 - 53:48:06] |
    Agora há de facto uma diferença entre mudar a doutrina e dizer coisas que sendo apenas
    [53:48:06 - 53:51:54] |
    simbólicas, tem um impacto social muito grande.
    [53:51:54 - 54:03:26] |
    Isso no fundo é a mesma discussão que dá da sente e tal ano sobre a situação do divorcio
    [54:03:26 - 54:07:22] |
    ou do casamento civil antes disso.
    [54:07:22 - 54:10:42] |
    Por tanto, é...
    [54:10:42 - 54:18:42] |
    É a igreja fazer as pares com o mundo, mas do que mudar a sua própria doutrina.
    [54:18:42 - 54:23:10] |
    É uma porta de se abre, do lugar.
    [54:23:10 - 54:30:02] |
    Eu acho que é possível porque o João Miguel Tavares se declara franciscano, quando
    [54:30:02 - 54:37:38] |
    a pedra um chia de sentir-se bem casado, não me diga que cedo fazer concluência ao
    [54:37:38 - 54:39:18] |
    João Miguel Tavares.
    [54:39:18 - 54:40:58] |
    Ah, é que fim...
    [54:40:58 - 54:46:38] |
    Transendo para a que materia de conficinolismo familiar.
    [54:46:38 - 54:53:22] |
    E isso é a lista de destripe tíseps para baixo, não é possível.
    [54:53:22 - 54:57:38] |
    Estou bem casado, o casado é como a Iuspla, não é?
    [54:57:38 - 54:59:18] |
    É um casado como a Iuspla.
    [54:59:18 - 55:08:18] |
    Quer falar da rotura na direita espanhola entre o PP e o VOX esta semana.
    [55:08:18 - 55:09:58] |
    Mas o...
    [55:09:58 - 55:13:18] |
    Parece que sou casado com minúsmo.
    [55:13:18 - 55:14:58] |
    Mas é o casado com Iuspla.
    [55:14:58 - 55:18:18] |
    Casado de Pablo, casado...
    [55:18:18 - 55:19:58] |
    O sublinhado.
    [55:19:58 - 55:21:38] |
    O líder do PP espanhão.
    [55:21:38 - 55:32:10] |
    O conhecido aqui nesse que era ser direita espanhola é alguém da direita europeia, líder
    [55:32:10 - 55:40:14] |
    direita europeia, pelo qual a olhagem não dá pra grande coisa com o féssio antes desta
    [55:40:14 - 55:41:54] |
    semana.
    [55:41:54 - 55:54:22] |
    Finalmente disso aquilo que era o aviopalgo umas pessoas e começou a ser problemático no
    [55:54:22 - 56:05:02] |
    último e meio, nós podemos dizer isso, nós podemos dizer entre estes senhores e nós,
    [56:05:02 - 56:12:22] |
    entre a direita conservadora, liberal, direita clássica, direita mainstream, como queríamos
    [56:12:22 - 56:14:02] |
    chamar.
    [56:14:02 - 56:23:50] |
    E a direita nacional conservadora, poliista, como queríamos chamar, para evitar as pessoas
    [56:23:50 - 56:29:58] |
    de extrema direita que não nos levem muito longe.
    [56:29:58 - 56:34:58] |
    Não há com...
    [56:34:58 - 56:39:02] |
    De interesses, não há cominhada de queridos.
    [56:39:02 - 56:53:54] |
    O PP, contra a moção de censura ao governo espanhão, proposta pelo voce de Santiago Abascal,
    [56:53:54 - 57:00:10] |
    veniu-se a criação do céu, por curdão sanitario.
    [57:00:10 - 57:04:44] |
    Não gosto de essa expressão curdão sanitario porque eu acho que a partir de momento em que
    [57:04:44 - 57:14:14] |
    os partidos são concorrem legitimamente as eleições e tem evocos, são tão legitimos
    [57:14:14 - 57:19:10] |
    uns como os outros, não gosto de a ideia que sejam párias.
    [57:19:10 - 57:26:54] |
    Acho que há uma coisa muito mais simples do que isso, o que disse para o casado.
    [57:26:54 - 57:31:30] |
    Não somos nem queremos cheirar como vocês.
    [57:31:30 - 57:44:58] |
    Ou seja, o Santiago Abascal falou da Europa e comparou o processo de europeu a Hitler.
    [57:44:58 - 57:56:22] |
    Falou das guerras culturais, comprando todas as que existem e inventando mais, insultou
    [57:56:22 - 58:02:54] |
    adversários políticos, entorno uma polarização absurda.
    [58:02:54 - 58:13:06] |
    E, portanto, o que Pablo Casado disse e a pena que não tenha sido dito por mais líderes
    [58:13:06 - 58:21:22] |
    do rei de europei a dizer, se senhora, poas sorte, tenham muitos meninos, mas isto não
    [58:21:22 - 58:23:02] |
    somos nós.
    [58:23:02 - 58:31:10] |
    Isto é outra direita, tem total de eternidade para estar deste jeito lá com o voto, mas
    [58:31:10 - 58:35:06] |
    não somos a mesma coisa.
    [58:35:06 - 58:42:22] |
    Claro que, pois essas polícias se chamam essa direita, é direita cobarde, mas ninguém
    [58:42:22 - 58:46:26] |
    pode obegar as outras pessoas a estar ainda com o corto conosco.
    [58:46:26 - 58:56:26] |
    E, portanto, não será-te de coragem nem coberdeir, há famílias na esquerda como
    [58:56:26 - 59:07:02] |
    a direita, opostas e que não se entendendo historicamente, estiveram em guerras alias, há
    [59:07:02 - 59:08:42] |
    não muitas décadas.
    [59:08:42 - 59:18:50] |
    E, portanto, essa é a ideia de que agora isso acabou e vamos todos gerar novas minorias com
    [59:18:50 - 59:26:50] |
    pessoas que cujas ideias nós te pluramos, é bom que finalmente um líder da direita eu
    [59:26:50 - 59:28:30] |
    tenha dito.
    [59:28:30 - 59:32:50] |
    Então, explicitamente, com o Pablo Casado fez.
    [59:32:50 - 59:41:42] |
    Vem nesta clarificação política em Espanha Ricardo Arospreira, é uma possibilidade
    [59:41:42 - 59:48:14] |
    de contágio para o nosso contexto político em Portugal.
    [59:48:14 - 59:56:02] |
    Eu de quer dizer, últimamente, o contágio das ideias políticas tem-se feito mais com
    [59:56:02 - 60:05:26] |
    as marras do que com as boas e, portanto, tenho algum receio de que isso não suceda.
    [60:05:26 - 60:16:22] |
    De qualquer modo em Portugal, fazer aquilo que o Casado fez, que é traçar uma linha
    [60:16:22 - 60:22:54] |
    muito clara de divisão entre ele e as ideias do vox.
    [60:22:54 - 60:30:26] |
    Caem Portugal supondo, que alguém, por exemplo, Rui Rui, queria fazer isso traçar uma linha
    [60:30:26 - 60:39:02] |
    entre ele e as ideias da André Ventura, por exemplo, era mais difícil porque é muito
    [60:39:02 - 60:45:34] |
    tem um que é difícil perceber que ideias são as de André Ventura, porque ela presenta
    [60:45:34 - 60:52:34] |
    essa votos com um programa que diz que quer acabar com todos os serviços públicos, em
    [60:52:34 - 61:03:14] |
    que, além da saúde e a educação, mas depois vai reformular em cima do joelho programa.
    [61:03:14 - 61:12:20] |
    E, portanto, eu acho que é preciso, se calhar é disso que o Rui Rui está a espera, que
    [61:12:20 - 61:22:56] |
    André Ventura, primeiro, fixa um programa e, depois, então, possa descordar dele.
    [61:22:56 - 61:36:36] |
    Quanto as políticas é que trafei-te o líder do Partido Popular, os Amiga Aldavares, para
    [61:36:36 - 61:47:20] |
    cortar de uma forma tão drástica com um partido vox que apoia os governos do PP.
    [61:47:20 - 61:59:00] |
    E é importante perceber que eles são sócios políticos na comunidade de Madrid, na
    [61:59:00 - 62:06:08] |
    Andalusia e em Múrcia. É por isso que eu acho que é uma estrapolação exagerada, porque
    [62:06:08 - 62:13:04] |
    se por que, desde o chume desta moção de censura, significa que nunca nas décadas mais
    [62:13:04 - 62:21:20] |
    próximas o PP, algum dia se colegará vox, precisa ser deu para governar a Espanha.
    [62:21:20 - 62:29:00] |
    Tem imensos de vox? É, é, é, é, é, já a rotura, na Andalusia, por isso.
    [62:29:00 - 62:38:44] |
    Certo, certo. Mas, certo, mas eu só quer mesmo dizer que essa estrapolação pode ser
    [62:38:44 - 62:47:56] |
    abusiva, mas naquilo que conta, o funho discurso é absolutamente extraordinário.
    [62:47:56 - 62:56:36] |
    Aliás, aquilo que, técnicamente, chama um roast, hoje em dia, aquilo foi o roast do abastcal.
    [62:56:36 - 63:02:56] |
    E que, nem, acho que uma parte de pessoas não estava aspergues, não sei quem que escreveu
    [63:02:56 - 63:10:44] |
    aquele discurso. Eu tive o cuidado de ouvir integralmente. Foi um discurso de cerca de
    [63:10:44 - 63:17:56] |
    35 minutos, foi o casado, foi a outras pessoas que trabalham com ela, se for ficar fora.
    [63:17:56 - 63:23:46] |
    E o dialogue arrechado, irmão. Não, mas o discurso é incrível do princípio, enfim.
    [63:23:46 - 63:33:28] |
    Aqui ela é uma maravilha, e de monstras, aliás, teve um impacto brutal, tanto que também,
    [63:33:28 - 63:42:28] |
    se você falar dele hoje, teve impacto até porque também se fez segredo e um tabu,
    [63:42:28 - 63:53:28] |
    a volta da que o PPI ia fazer, não sabia se ia votar contra ou obter-se.
    [63:53:28 - 64:00:48] |
    Sim, mas aqui eu fui uma pancada tão grande que o pop-up acho que ela, nesse que ia saber
    [64:00:48 - 64:07:28] |
    não ficou abandonado, nesse que ia saber ao que dizer. E isso se mostra também, porque
    [64:07:28 - 64:17:28] |
    é um discurso de um, é um discurso de digaite, não sei tecupa, é um discurso de digaite,
    [64:17:28 - 64:28:08] |
    mas um discurso de centro, no sentido da agarrigação dos panioses. E é bom ver, quando nós
    [64:28:08 - 64:38:48] |
    vivemos de malto, olha, tantas radicalismos, a força que tem um discurso, quando é bem feito,
    [64:38:48 - 64:48:44] |
    de acolhimento e de procura de consenso, que geralmente é tido, hoje em dia, como uma coisa
    [64:48:44 - 64:59:48] |
    mol, né? O tipo de que andou a procura do consenso é uma coisa mol, mas não tem de ser mol.
    [64:59:48 - 65:08:28] |
    Não tem de procurar consenso, o que ele disse foi... Consenso é um creno, não creno.
    [65:08:28 - 65:15:08] |
    Não creno, não creno, assim. Sério? Porque não creno as divisões, não é? Porque não creno está
    [65:15:08 - 65:26:40] |
    constantemente com o som e a fúria. E isso é uma procura de consenso, não sei te trazer
    [65:26:40 - 65:33:08] |
    os panioses juntos para uns, com os outros, não é um consenso com o Fox. É consenso
    [65:33:08 - 65:40:28] |
    em centros paniosos, ou seja, é dizer que nós juntos somos mais fortes do que nós
    [65:40:28 - 65:48:48] |
    se pagados, isso realmente é de visto como uma posição mol, não tem de ser mol, não tem de ser
    [65:48:48 - 65:55:48] |
    mol, não é um discurso incrível. Quem tiver paciência é o aconselho, imenso.
    [65:55:48 - 66:06:08] |
    Ficamos a saber por que o Pedro mexia, se não se é bem casado, vamos tentar agora saber
    [66:06:08 - 66:14:32] |
    rapidamente, por que que o Ricardo Raúr-Esperer se declara sacroçante? Você quer falar do
    [66:14:32 - 66:21:28] |
    professor de capitada em França? A que é que se refere a escolha da palavra sacroçante?
    [66:21:28 - 66:28:32] |
    Ricardo? É um teste de logo da onde nós temos os nossos nomes aqui por pôr, no governo
    [66:28:32 - 66:37:08] |
    sombra com muita frequência, que é... Se vocês poserem no Google, por exemplo, a expressão,
    [66:37:08 - 66:47:08] |
    o sacroçante antirracismo vão dar a pessoas que não têm grande apresse pelo antirracismo.
    [66:47:08 - 66:53:48] |
    Ou, por exemplo, quando a gente... Se alguém diz, essa sacroçante tem igualdade de gênero,
    [66:53:48 - 67:02:08] |
    enfim, enfim, em princípio, vamos ver, são pessoas que não têm grande apresse pela igualdade de gênero
    [67:02:08 - 67:08:48] |
    e o teste de logo da onde é, se vocês poserem essa sacroçante a liberdade de pressão,
    [67:08:48 - 67:15:28] |
    normalmente também quem diz isso, são pessoas que não têm grande apresse pela liberdade de pressão.
    [67:15:28 - 67:23:48] |
    É mais um caso, a propósito da liberdade de pressão, caso em França,
    [67:23:48 - 67:32:08] |
    é um professor de uma disciplina parcida com a disciplina de cidadania,
    [67:32:08 - 67:40:28] |
    a resolver falar sobre a liberdade de pressão e exibiu os desenhos do charly abdô
    [67:40:28 - 67:47:08] |
    para se falar sobre, para se discutir o assunto, o problema para debater-se
    [67:47:08 - 67:50:28] |
    é a não legítim publicá-los, etc.
    [67:50:28 - 68:02:08] |
    E, algumas comparações, um cado para armas, com o caso cada que o senhor de fama lican,
    [68:02:08 - 68:07:08] |
    acho que eu não quero que os filhos vão às aulas de cidadania.
    [68:07:08 - 68:13:48] |
    E a comparação é para o que é? Perta de capitação em fama lican.
    [68:13:48 - 68:18:48] |
    É que elas que capitações que o Crono é fama lican.
    [68:18:48 - 68:25:28] |
    Não só no ovo de capitação em fama lican. Com este professor, França,
    [68:25:28 - 68:33:48] |
    considerou aos meninos que achavam que os desenhos lhes iam fazer do idol,
    [68:33:48 - 68:45:28] |
    consideram que a objeção de consciência, eles não foram obrigados a falar sobre a liberdade de pressão.
    [68:45:28 - 68:48:48] |
    Lá, lá, lá, lá, não quer.
    [68:48:48 - 68:58:48] |
    Não foram obrigados, ou seja, algo que a que ela, senhora, tem receio que os nossos valores
    [68:58:48 - 69:05:28] |
    façam do idol aos seus filhos e não queria submetê-los a isso.
    [69:05:28 - 69:12:08] |
    Aquél professor permitiu que os meninos, a quem os desenhos faziam do idol,
    [69:12:08 - 69:22:08] |
    saísem. Né isso o livrou da de capitação. Entendentemente, parecem que fizemos um longo caminho
    [69:22:08 - 69:28:48] |
    entre o caso de Salman Westy e os desenhos de deixar do charriabdo,
    [69:28:48 - 69:35:28] |
    porque, em ambos os casos, até nas nossas sociedades havia pessoas a dizer,
    [69:35:28 - 69:43:48] |
    bom, sem claro, matar e tal, é um lugar desagradável, mas o certo é que estavam na pivilas,
    [69:43:48 - 69:50:28] |
    que é uma posição bastante arrepiante, que foi tida por várias pessoas.
    [69:50:28 - 69:55:28] |
    Eu acho que o caso é muito mais parecido aí, sim, a uma ponto de contato.
    [69:55:28 - 70:00:28] |
    É muito parecido que o que está a acontecer aos caritores,
    [70:00:28 - 70:10:28] |
    um palco enca no Brasil, que escreveu uma frase no seu Twitter, que era o brasileiro só ser a livre,
    [70:10:28 - 70:20:28] |
    quando o último bolsonar forem forcado nas tripas do último pastor da Iurdo,
    [70:20:28 - 70:27:08] |
    que é, enfim, ele aglussar uma frase conhecida antiga,
    [70:27:08 - 70:35:28] |
    e agora o que os postos de Iurdo estão a fazer é processá-lo em vários pontos do país,
    [70:35:28 - 70:40:28] |
    que, como se sabe, também do encontrimento do Brasil,
    [70:40:28 - 70:47:08] |
    obrigando não para ele cortar a cabeça literalmente,
    [70:47:08 - 70:53:48] |
    mas para fazer para a cabeça metafóricamente, porque aquilo ele vai dar,
    [70:53:48 - 71:00:28] |
    vai fazer para a tempo, vai fazer para a muito dinheiro,
    [71:00:28 - 71:07:08] |
    para eles querem apenas quando não há miseria, temos alguma sorte.
    [71:07:08 - 71:15:28] |
    Porque acham ou fingem achar que o que é o estado e dizer é literal,
    [71:15:28 - 71:22:08] |
    ou seja, que aquilo não é uma sátira, não é uma frase satírica,
    [71:22:08 - 71:30:28] |
    é uma frase literal, o que é um estúpido, porque alguém que é pela,
    [71:30:28 - 71:40:28] |
    que os bolsonados sejam enfurcados com as tripas dos pastor da Iurdo,
    [71:40:28 - 71:43:48] |
    não é uma proposta muito eficaz.
    [71:43:48 - 71:52:08] |
    Em princípio, eu tive ler algumas coisas no internet sobre a elasticidade de tripa humana,
    [71:52:08 - 71:58:48] |
    e sobre a resistência do pescoço dos bolsonários,
    [71:58:48 - 72:07:08] |
    e em regular tripa de pastor da Iurdo, a volta do pescoço de bolsonários,
    [72:07:08 - 72:12:08] |
    que proporciona um patético band-J jumping na melhor das hipóteses,
    [72:12:08 - 72:20:28] |
    qualquer bolsonar também medifica apenas a valouçar da tripa,
    [72:20:28 - 72:25:28] |
    e isto se não é se não arrajugar, além do que,
    [72:25:28 - 72:27:08] |
    além do que isso quer encerrar.
    [72:27:08 - 72:30:28] |
    Mas não vamos conseguir esquecer essa imagem, já?
    [72:30:28 - 72:35:28] |
    Sim, eu tenho nada que agradecer.
    [72:35:28 - 72:43:48] |
    Além de que, se queremos mesmo ser literais, o facto de ele dizer que os bolsonários
    [72:43:48 - 72:48:48] |
    deviam ser enfurcados na tripa dos padres da Iurdo,
    [72:48:48 - 72:57:08] |
    não só não matam os bolsonários, como técnicamente não precisa de matar os pastor da Iurdo,
    [72:57:08 - 73:00:28] |
    porque a tripa humana tem 6 a 9 metros,
    [73:00:28 - 73:08:48] |
    e bastam 2 metros bem medidos de tripa para enfurcar um bolsonar.
    [73:08:48 - 73:12:08] |
    E em respiração que tu fiz este pescoço?
    [73:12:08 - 73:18:48] |
    Não, para manter, dá para os padres da Iurdo continuar a invivir,
    [73:18:48 - 73:23:48] |
    com menos 2 metros de tripa, toda a gente está à muita gente vivi saudávelmente assim,
    [73:23:48 - 73:30:28] |
    e portanto, é muito difícil sustentar o que ele quer matar a alguém.
    [73:30:28 - 73:35:28] |
    Não temos muito mais tempo para este tema,
    [73:35:28 - 73:38:48] |
    mas se alguém tiver uma frase...
    [73:38:48 - 73:45:28] |
    Eu tenho que ser uma frase depois de casar do bem,
    [73:45:28 - 73:52:08] |
    macron, porque o macron, disso tudo que era preciso dizer na esta altura,
    [73:52:08 - 73:57:08] |
    a defesa do laicismo, da liberdade,
    [73:57:08 - 74:03:48] |
    disse não renunciaremos a caricaturas ou ilustrações,
    [74:03:48 - 74:08:48] |
    é uma frase que usava de ser necessário ser dita,
    [74:08:48 - 74:15:28] |
    mas é necessário ser dita, e atribuiu a titul de posto de Molo Gão D'Ora.
    [74:15:28 - 74:23:48] |
    Este professor foi uma atitude que não se engana sobre a questão
    [74:23:48 - 74:30:28] |
    que as atoridades públicas têm que ter com a minha sessão liberdade.
    [74:30:28 - 74:35:28] |
    Só um apartamento sobre os simbólicos,
    [74:35:28 - 74:40:28] |
    mais uma vez, de grande importância, os cartunos foram por projetados,
    [74:40:28 - 74:43:48] |
    nas faixadas de alguns edifícios públicos,
    [74:43:48 - 74:48:48] |
    sensidades francesas, no que mostram,
    [74:48:48 - 74:53:48] |
    é um gesto de grande coragem e da moral liberdade de expressão,
    [74:53:48 - 74:58:48] |
    que eu apelo com a indisiagem.
    [74:58:48 - 75:07:08] |
    Escoultura dos livros e desta vez eu trago um livro sobre o México,
    [75:07:08 - 75:12:08] |
    há muitos livros sobre o México, alguns extraordinários,
    [75:12:08 - 75:17:08] |
    mas o México continua a ser um país indesgotável,
    [75:17:08 - 75:22:08] |
    e, frequentemente, muito mal compreendido, foi aliás essa incompreensão
    [75:22:08 - 75:30:28] |
    que levou Paul Tarru, um dos autores veteranos de literatura de viagens,
    [75:30:28 - 75:37:08] |
    a percorrer precisamente o México aos 78 anos,
    [75:37:08 - 75:42:08] |
    num velho Buick, ele diz neste livro que estava farto
    [75:42:08 - 75:47:08] |
    de ouvir só opiniões ignorantes sobre o mexicanos,
    [75:47:08 - 75:52:08] |
    desde o mais alto cargo da América,
    [75:52:08 - 75:57:08] |
    até a sua esmordinária de gente esnofosa.
    [75:57:08 - 76:02:08] |
    O resultado é este livro, intitulado,
    [76:02:08 - 76:08:48] |
    na planície das serpentes, que é, como todos os livros do autor,
    [76:08:48 - 76:13:48] |
    uma crônica, na primeira pessoa, com muito autobiográfico,
    [76:13:48 - 76:18:48] |
    em que Paul Tarru relata histórias de experiências,
    [76:18:48 - 76:23:48] |
    e encontros com uma realidade que não cabe,
    [76:23:48 - 76:28:48] |
    naqueles clichéssas habituales sobre um país pobre e violento,
    [76:28:48 - 76:33:48] |
    que é muito mais do que apenas um país pobre e violento.
    [76:33:48 - 76:38:48] |
    O livro foi publicado originalmente no ano passado,
    [76:38:48 - 76:43:48] |
    tem agora a edição portuguesa na Catastácia,
    [76:43:48 - 76:48:48] |
    como está difícil viajar, temos pelo menos os livros,
    [76:48:48 - 76:53:48] |
    um meio de transporte, neste caso, para poder nos ir ao México.
    [76:53:48 - 77:02:08] |
    Quando tu aos homigalta-avares, traz uma história de Portugal
    [77:02:08 - 77:03:48] |
    sobre um novo prisma.
    [77:03:48 - 77:10:28] |
    Exatamente, uma história global de Portugal.
    [77:10:28 - 77:15:28] |
    Isto é uma iniciativa de casos filhosos,
    [77:15:28 - 77:20:28] |
    de Eduardo Frank e de José Pedro Pava,
    [77:20:28 - 77:28:48] |
    muita desta gente, tem feito uma gavilha pela cultura portuguesa.
    [77:28:48 - 77:35:28] |
    E este livro é uma perspectiva muito curiosa,
    [77:35:28 - 77:40:28] |
    que tenta desligar a história daqueles que eles consideram,
    [77:40:28 - 77:47:08] |
    e que a população daqueles que é a estrogografia,
    [77:47:08 - 77:52:08] |
    tem caminhado para um olhar muito mais globalizado.
    [77:52:08 - 77:58:48] |
    Ou seja, deixado a olhar para a história só como uma espécie de estado de nação,
    [77:58:48 - 78:08:48] |
    eles aliás têm uma expressão muito curiosa no prefácio que diz.
    [78:08:48 - 78:13:48] |
    Cada nação era como se fosse um bigo do mundo.
    [78:13:48 - 78:22:08] |
    E olhar para aquilo que representava realmente os grandes movimentos globais,
    [78:22:08 - 78:28:48] |
    que estão, expliquem, com uma clagueza que muitas vezes,
    [78:28:48 - 78:33:48] |
    uma história autocentrada não explica,
    [78:33:48 - 78:37:08] |
    coisas como os descobrimentos,
    [78:37:08 - 78:42:08] |
    ou muitas daqueles que têm sido as movimentações das peças humanas,
    [78:42:08 - 78:43:48] |
    ou a longo da humanidade.
    [78:43:48 - 78:48:48] |
    E nesse sentido é também uma história mais inclusiva.
    [78:48:48 - 78:55:28] |
    E isto, nós estamos a falar de cerca de uma centena de esticos,
    [78:55:28 - 78:58:48] |
    que começam desde a pré-estoga, e que vem até 2011,
    [78:58:48 - 79:02:08] |
    assinado por cerca de 80 autores,
    [79:02:08 - 79:08:48] |
    portanto, sobre em cada século,
    [79:08:48 - 79:17:08] |
    há uma divisão por temática, por aquilo que são os assuntos que mascaram,
    [79:17:08 - 79:27:08] |
    aquela determinada época, que são assinados por especialistas nesses temas.
    [79:27:08 - 79:28:48] |
    E vale-me essa pena.
    [79:28:48 - 79:37:08] |
    A história do Nobel de Portugal, o Pedro Mexíade desta vez não traz livro,
    [79:37:08 - 79:38:48] |
    traz dois sites.
    [79:38:48 - 79:43:48] |
    Sim, duas páginas de natureza muito diferente,
    [79:43:48 - 79:48:48] |
    a primeira é ter ver com literatura e a segunda é com música.
    [79:48:48 - 79:50:28] |
    Sites na neta.
    [79:50:28 - 79:53:48] |
    Sim, há outros sites.
    [79:53:48 - 79:58:48] |
    Não sei se me ficar claro.
    [79:58:48 - 80:05:28] |
    Temos o primeiro site, que chama "O site do Anil",
    [80:05:28 - 80:10:28] |
    que é, como não me indica, um site sobre o Alexandr Anil,
    [80:10:28 - 80:15:28] |
    é um projeto universático católica com a põe da fundação do Bélventa,
    [80:15:28 - 80:20:28] |
    que está alojado no site da biblioteca nacional,
    [80:20:28 - 80:25:28] |
    coordenado pela Joana Medin e é um site sobre o,
    [80:25:28 - 80:30:28] |
    evidentemente, sua poesia e a obra del Alexandr Anil,
    [80:30:28 - 80:38:48] |
    com tudo o que é preciso saber em termos de bibliografia ativa passiva,
    [80:38:48 - 80:43:48] |
    biografia, espolio, a biblioteca del,
    [80:43:48 - 80:52:08] |
    mas com um tom até se pode ver nas categorias que é a vidinha,
    [80:52:08 - 80:55:28] |
    de uma elado a Anil e outras exporções,
    [80:55:28 - 80:58:48] |
    com um tom que não há um tom de sezudo,
    [80:58:48 - 81:00:28] |
    mas é um tom de Anil.
    [81:00:28 - 81:05:28] |
    Mas um tom que faz de Use ou Anil,
    [81:05:28 - 81:10:28] |
    e é um exemplo de uma time site sobre a literatura.
    [81:10:28 - 81:15:28] |
    E o segundo, a segunda recomendação,
    [81:15:28 - 81:18:48] |
    é uma plataforma que eu confesso não conhecia,
    [81:18:48 - 81:23:48] |
    que se é uma Patreon, onde descobri esta página do loito colo,
    [81:23:48 - 81:28:48] |
    loito colo, é um dos meus songwriter favoritos,
    [81:28:48 - 81:37:08] |
    um dos mais cultos e ironicos songwriter de 1980,
    [81:37:08 - 81:42:08] |
    e para a idiota, porque continuo em atividade,
    [81:42:08 - 81:48:48] |
    mas neste momento, eu tive uma quebra de 80% do rendimento
    [81:48:48 - 81:55:28] |
    dos concertos, e então decidiu através desta plataforma,
    [81:55:28 - 82:03:48] |
    por um fico de um máximo valor,
    [82:03:48 - 82:10:28] |
    é 7 euros e meio, é 7 sérios, libres.
    [82:10:28 - 82:13:48] |
    Acho que é eiros e meio.
    [82:13:48 - 82:20:28] |
    É até bela máxima, oferece vídeos,
    [82:20:28 - 82:27:08] |
    ensaios, aulas de guitarra, letras, assináveis,
    [82:27:08 - 82:30:28] |
    memorabilia de concertos,
    [82:30:28 - 82:35:28] |
    e máscaros entre os quais uma massa que tem,
    [82:35:28 - 82:40:28] |
    um nome de uma canção dele,
    [82:40:28 - 82:43:48] |
    "Sou You de Like" do "Save the World",
    [82:43:48 - 82:47:08] |
    quer salvar o mundo, que é uma canção que foi mais a mente diz,
    [82:47:08 - 82:50:28] |
    se quer salvar o mundo, começa a portir.
    [82:50:28 - 82:58:48] |
    O Ricardo Aospreira, tem um livro presunto.
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    A uma coleção, a uma coleção de edições 70 carnes,
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    que tem alguns livros, por exemplo, ilogios da palavra,
    [83:10:28 - 83:20:28] |
    ilogios da rebeldia, ilogios do amor, ilogios da lentidão,
    [83:20:28 - 83:25:28] |
    ilogia da bicicleta, também merece.
    [83:25:28 - 83:28:48] |
    Suspeito, não tenho certeza.
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    O melhor é o último programa do que tu só pavesar.
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    Eu passou os livros com muito mais pinta.
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    O seu outro programa, o Carlos Vaz Marx,
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    passou também livros, vários volumes,
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    mas com muito mais ação.
    [83:45:28 - 83:48:48] |
    E era de lucefia, muito mais ação.
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    Não na chipra isto.
    [83:50:28 - 83:53:48] |
    Eu não na chipra isto, de Deus.
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    Curvo, curvo mal talento de Carlos Vaz Marx para passar livros.
    [83:58:48 - 84:00:28] |
    Agora, deve dizer-vos o seguinte,
    [84:00:28 - 84:02:08] |
    aqui por isso é uma frase.
    [84:02:08 - 84:03:48] |
    Só uma frase.
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    É este ilogio da lentidão, que pode ser lido,
    [84:07:08 - 84:10:28] |
    sobretudo para pessoas que estão em confinamento,
    [84:10:28 - 84:13:48] |
    como eu pode ser lido em articulação,
    [84:13:48 - 84:17:08] |
    com o seu alvoreenseido e tal,
    [84:17:08 - 84:18:48] |
    calvindo sobre rapidez,
    [84:18:48 - 84:22:08] |
    de contido nas suas propostas para o próximo.
    [84:22:08 - 84:25:28] |
    E aquele asa citar do aqui,
    [84:25:28 - 84:28:48] |
    e as pessoas podem passar o seu confinamento,
    [84:28:48 - 84:33:48] |
    uma tarde qualquer a decidir se preferência de razões da lentidão,
    [84:33:48 - 84:38:48] |
    ou as razões da rapidez,
    [84:38:48 - 84:42:08] |
    e assim não bebe menos.
    [84:42:08 - 84:48:48] |
    E com ilogio da lentidão, no caso,
    [84:48:48 - 84:52:08] |
    está concluída mais de uma reunião semanal,
    [84:52:08 - 84:58:48] |
    dois oit dias, à mesma hora, aqui,
    [84:58:48 - 85:02:08] |
    no Governo Sombra, peda-me-se,
    [85:02:08 - 85:05:28] |
    a João Mikáltavárez de Ricardo Rúspera.
    [85:05:28 - 85:18:48] |
    [Música]
    [85:18:48 - 86:07:08] |
    [Música]
    [86:07:08 - 86:10:28] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

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