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  • Ricardo Araújo Pereira no Governo Sombra: "Tenho duas mágoas na vida: nunca fui convidado para a Maçonaria e orgias também não"

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    Esta semana, Ricardo Aospreira sente ovacionado João Miguel Tavárez de Clara S. Terminado
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    e Pedro Mexia confessa-se uma caquim de imitação.
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    Está reunido o Governo de Sombra.
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    [Música]
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    Viva vocês vão bem-vindos no final de uma semana em que foi anunciado o levantamento 173 dias depois de ter conhecido do estado de emergência.
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    As fronteiras terrestres vão reabrir este sábado. Vamos poder voltar a jantar fora ao fim de semana. Está preparado para tirar a barriga de miséries Ricardo Aospreira.
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    Não é por isso, Carlos. A minha vida não é muito diferente daquilo que era durante o confinamento.
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    Tanta gente a cachar-se durante tanto tempo. Não, eu não sei o que é.
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    É a atenção. Se é para cachar.
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    Voltamos a ter uma situação mais próxima do normal.
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    Se é para cachar a minha sensação assim como o meu.
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    Eu tenho assistido com o próprio lexidade a estas notícias que dizem.
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    O que é a nerde de monta-orgia com 89 pessoas em Hermesinda. E a minha questão são vários, são recorrentes estas notícias.
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    Estava ouvindo-te a mais.
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    Eu tenho duas máguas na vida. Uma é, nunca em que ninguém me convidou para a massonaria. Nunca fui convidado.
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    Se for assim, eu não percebieste o sinal.
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    Calhamos-te o aperte não. E outra. Orgias. Também não sou convidado para nenhuma. E não, a gente são estas por exemplo.
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    Estas demos ainda 89 pessoas.
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    É no ruim, só tenho uma.
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    Claramente, precisam de mais gente. Estava numro ruim para nesta...
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    O meu telefone continuando a não tocar. Não costava nada.
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    Quer deixar o número? Quer ir numro.
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    Partilhar número e mais um.
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    Eu acho que não é falta disso. Eu acho que não.
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    Eu vou la costar alguma coisa. Enriqueira-la. Vai haver a origem essas tifas.
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    Mas pegue, espere.
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    A razão pela qual, tu não é a convidado de peorgias, é porque fiz esta conta e com que isso faltava um número em pago.
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    E, portanto, significa que não percebes nada de origem.
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    Não se nada de origem. Qual é o problema de ser um número em pago no moringias?
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    Se calhar, tu não sei se está um senhor que está de alguém que ouve, ou organiza ou não sei se está de casa.
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    Estas tifas convidam com essa tua de colagação de amor monogâmica que é que eu vou ficar igual a que vai fazer neste programa.
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    E o peda-me-sir já tem planos para substituir emergência pela calamidade?
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    Eu colhero com fuses, desde o primeiro, não percebesse de estes esquemas de casero.
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    É mais ou menos como dizer.
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    Tenção, abandonamos o Estado de Catástrofe, e agora estamos no Estado de preocupação ao contrário.
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    Abandonamos a operação para a Catástrofe, melhor dizendo.
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    Porque a calamidade é a minha mente.
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    A calamidade é a minha emergência.
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    Mas soldemos a calamidade?
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    A uma calamidade vai me provar, mas eu do ponto de vista linguístico protesto contra estes cedinhas, porque estas não são zeras.
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    A regra tem que ser clara.
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    A regra esfaz, o que é que pode estar aberto, e o significado das palavras.
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    Pense nisso, calamidade ou urgência?
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    É que é pior. Por exemplo, urgência irá a casa de bem.
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    E urgência?
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    E urgência?
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    É uma urgência.
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    E urgência é um fogo.
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    Não, é bem uma coisa.
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    E uma regra que é uma coisa que é uma calamidade na casa de ganho é outra.
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    Pode ser que avançamos por um pouco ali, como seja, João Miguel Lavares.
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    E este rei abertura, João Miguel Lavares, será caso para fazer uma grande reiv de comemoração?
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    Um grande reiv só se for até às 10 e meia de noite.
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    Porque, por que, pesado, todas as 10 e meia de noite?
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    Eu não sei que se seja como na menhado lexência em que havia matinés nestes critéicas,
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    que é a papanhaga, é o pessoal dos secundais, não sei se ainda há matinés nestes critéicas, mas só se for isso.
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    Só se for uma reiv, acho que há 4 tatalhas.
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    Bem, vamos então a distribuição de pastas com o alívio de saber-mos que já só estamos a viver em tempo de calamidade.
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    O Ricardo Arroz Pereira quer ser desta vez ministro da sopa no mel e parecem-lhe de qualidade todos os ingredientes deste caldo.
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    O Ricardo Arroz, não é mais nada.
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    Antes mais nada a que fazer aqui, onde gostaram de serviço, que eu acho que é meritório,
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    que é, normalmente as pessoas, por que, porque é sopa no mel, não é possível uma coisa boa,
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    quando despejar sopa no mel, em principio, não produz um efeito que nós percehemos.
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    E, dacordo, com o sempre o tilo "ciber" do vidas?
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    Quando se fala em sopa no mel, falam em sopar o pão no mel, um hábito antigo, para...
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    -Sermos supinhas de tal. -Sermos supinhas de tal.
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    -Sermos supinhas de tal. Assim, quando uma pessoa está insupada, também não quer dizer que ele na sopa.
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    -É isso. -Quero falar de... -Presenta. -Certo, não me disse seus ingredientes, não bom.
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    -Ans os ingredientes, que eu acho que já estão a zea dos itáus.
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    -Pero falar da controvérsia em torno da convenção do movimento Europa e liberdade, que é o mel,
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    que vai decorrer no final de maio e para qual foram anunciadas, manhando o segundo dia dessa convenção,
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    as presências de João Miguel Tavar, Serge de Soza Pinto e André Ventura.
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    -P偏 só que tem de importância, é muito bem. -Entende as razões da polêmica que se gerou a volta
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    deste acontecimento?
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    Até certo ponto sim, porque tenho algumas objeções ao movimento Europa, liberdade.
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    Primeiro, porque não me parece um movimento.
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    Parece bastante parada, a gente sobrefalar eles no mesmo por por ano e,
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    para movimento, parece muito parado. Segundo, a Europa é liberdade, como o Ritavar reforiu bem,
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    também tem alguns problemas, porque lá está a um convidar lá, que teve como uma espécie de mandatária
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    conviveu muito e convidou para que a vira, a senhora Marrino Le Pen, que, ao que parece,
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    não é grande a percebadora da Europa, sobre liberdade, o mesmo participante,
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    também tem de coisas no Facebook sobre prender, ser o mandar prender, pessoas que ofendam
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    majestrados, polícias e guardas perigionais, não é bem assim uma definição de liberdade
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    que estamos habituados, depois, há pessoas que dizem que talvez possa ser interessante
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    de bater com a André Ventura, talvez só que a André Ventura não vai de bater,
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    vai apenas ser oradora.
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    -E depois... -Vai falar no final dessa manhã, e eu souber isso.
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    -O que eu acho que as pessoas têm o direito de convidar o André Ventura, o André Ventura
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    tem direito a falar, é a frase que o Ritavar usa no seu texto, eu subscrevo, que é defender
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    a liberdade de expressão do ventura, não me obrigar a convidar-lo, é exatamente essa minha
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    posição, eu defendo que o André Ventura deve poder falar, eu não sou obrigada a convidar-lo.
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    Agora, convidar-lo tem um significado, parece-me evidente que convidar-lo...
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    -Politico. -Politico.
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    -Ainda por cima, para ser oradora, parece-me que isso tem um significado, e eu acho surpreendente,
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    já o ano passado fica insurpreendido, que este movimento, ourope a liberdade, queira,
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    esse significado para... -Mas curiosamente, o principal alvo das críticas foi
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    o deputado socialista, ser de seus apintos.
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    -Sem, mas isso já é outra coisa, eu creio que o ser de seus apintos,
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    -Presão, o ser de seus apintos? -Por eu ter aceitado juntar-se...
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    -Juntar-se... Vamos ver, aquele que ele se vai juntar, ele não vai juntar-se o André Ventura,
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    o André Ventura, como eu disse, não vai debater com ninguém, vai falar a seguir,
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    bem, princípio, eu não sei se os oradores até tenho suponho que seja possível, que primeiro,
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    seja o seu apinho, não soubesse que o ventureia, segundo, não soubesse que ia falar
    [12:35:00 - 12:40:00] |
    imediatamente a seguir ao debate em que ele participa.
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    Parece-me que o problema é o tema do debate em que o ser de seus apintos vai participar,
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    que se chama, que faz confusão, a uma parte autoritária da esquerda,
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    que é o tema sobre a intolerância cultural e a ditadura do politicamente correto,
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    a uma parte autoritária da esquerda que está a fazer o seguinte exercício.
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    O politicamente correto não existe, é uma invenção ou na melhor das hipóteses e existe,
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    mas é apenas boa educação, basta termos cuidado com os cheços.
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    Isto é uma primeira novidade para mim, que é a redorponte vista de reduzir o politicamente correto,
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    por causa de bibliografia sobre o politicamente correto, nenhuma delas diz que o politicamente correto
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    é boa educação.
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    Segundo, isto termos cuidado com os cheços, eu não sabia que era problemática,
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    que era chece de boa educação que fosse problemática.
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    E depois, qual é o terceiro problema? É que o resto do mundo não concorda com esta definição
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    que o politicamente não correto não existe ou que existindo apenas boas posições.
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    O resultado da sugeriu que mostrei, a capa do lepe da página do normal,
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    que não é bem a corretta do chega, é um jornal mainstream normal,
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    é o diário de notícias, que pôs na sua primeira página,
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    aqui há 13 tempos, sim.
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    Esta diz assim, a opcção, plu politicamente correto, já põe em causa,
    [15:05:00 - 15:13:20] |
    os livros, quadras e espetáculos, isto é o que o mundo todo vê, o mundo todo vê
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    o que está descrito nesta capa do diário de notícias.
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    Estes são um exemplo, poderem dar vários outros do entendimento geral,
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    que não têm a ver com o entendimento, desse pequeno segmento autoritário.
    [15:38:20 - 15:48:20] |
    E portanto, que distinguem aquilo que é a processão do resto do mundo,
    [15:48:20 - 15:51:40] |
    da processão desse pequeno segmento.
    [15:51:40 - 15:55:00] |
    Está sugerindo, então, que isto desbate.
    [15:55:00 - 16:03:20] |
    Acho que é isso que faz confusão, e este pequeno segmento é a participação
    [16:03:20 - 16:06:40] |
    do Sergiusso do Sertinho, neste debate.
    [16:06:40 - 16:13:20] |
    A participação num evento, onde vai estar, andré, aventura,
    [16:13:20 - 16:21:40] |
    pode ser vista pedramachia como uma forma de dar implicitamente cobertura
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    ao fundador do chega.
    [16:25:00 - 16:33:20] |
    Acho que há três notas sobre isso, primeiro, hoje convidam quem quiser,
    [16:33:20 - 16:38:20] |
    e, portanto, em ultimar na aula, ninguém nada com isso.
    [16:38:20 - 16:41:40] |
    E para a sua espalda?
    [16:41:40 - 16:45:00] |
    É isso, é isso.
    [16:45:00 - 16:55:00] |
    Em segundo lugar, a connotar que André Ventura foi excluído das indições antríures
    [16:55:00 - 17:03:20] |
    e protestou contra ter sido excluído, e, portanto, o meu mudou de estratégia.
    [17:03:20 - 17:06:40] |
    Até disso, que era um reward que ele fazia, um acerto.
    [17:06:40 - 17:15:00] |
    No, certamente, porque o PSD mudou de estratégia, portanto, posaçoras.
    [17:15:00 - 17:21:40] |
    As regras são outras, e isto é também curioso de notar.
    [17:21:40 - 17:35:00] |
    E, antes de ser o meu al recusar nas avalhas, mas ao recusar as burboletas,
    [17:35:00 - 17:38:20] |
    na terminaugêlogia do João Miguel,
    [17:38:20 - 17:51:40] |
    está a dar às homoscitos para usar uma frase que o Ricardo Costa hoje usa nos pressa.
    [17:51:40 - 18:00:00] |
    Ele diz que as pessoas que vão participar naquela sessão que não andré aventura naquele dia,
    [18:00:00 - 18:05:00] |
    vão ser como mosquitos em direção ou um farol alta velocidade.
    [18:05:00 - 18:11:40] |
    Por quem partilha o palco-conventura não é por ser infamente,
    [18:11:40 - 18:16:40] |
    mas toda a gente vai crescer por que a coventura diz,
    [18:16:40 - 18:20:00] |
    só o coventura passa a ser o assunto.
    [18:20:00 - 18:28:20] |
    Quem não tem nada contra número 1, quem conviva, conviva.
    [18:28:20 - 18:31:40] |
    Quem aceita a seita, quem partilha, partilha.
    [18:31:40 - 18:36:40] |
    É com eles, mas há aqui duas mensagens muito claras.
    [18:36:40 - 18:45:00] |
    Primeiro, a mudança de estratégia, que mostra como a direita mudou de estratégia em Portugal,
    [18:45:00 - 18:50:00] |
    mas, uma vez, o sentimento também, embora ou seja, do contra,
    [18:50:00 - 18:58:20] |
    e que, no espetáculo onde está o ventura,
    [18:58:20 - 19:03:20] |
    as outras pessoas vão ser notas de rada peco, como se vai ver.
    [19:03:20 - 19:06:40] |
    É um espetáculo de um espetáculo?
    [19:06:40 - 19:10:00] |
    Não, espetáculo.
    [19:10:00 - 19:15:00] |
    É um espetáculo, tem uma dimensão espetacular.
    [19:15:00 - 19:18:20] |
    E, por exemplo, isso agora.
    [19:18:20 - 19:23:20] |
    Quanto ser o seu ex-apinto, uma coisa que também é muito engraçada as gerações,
    [19:23:20 - 19:26:40] |
    neste caso há direitos, o seu ex-apinto.
    [19:26:40 - 19:35:00] |
    Acho que, a gente já sabemos quais são, e são realmente muito divertidas,
    [19:35:00 - 19:48:20] |
    mas que as pessoas, a direita que acham que um homem que sente de esquerda,
    [19:48:20 - 19:55:00] |
    descorda das pontes da esquerda com a estrema esquerda,
    [19:55:00 - 19:58:20] |
    é um homem curajoso e incente.
    [19:58:20 - 20:05:00] |
    Os homens de direita que descardam das pontes, que o direita radical,
    [20:05:00 - 20:06:40] |
    são o culparde de canalhas.
    [20:06:40 - 20:13:20] |
    Também é muito engraçado, esse raciocínio curioso.
    [20:13:20 - 20:20:00] |
    Eu gostava, se um dos portugueses, que gostava de...
    [20:20:00 - 20:30:00] |
    Eu gostava de inficiar da simpatia que o seja de apreente de coisa,
    [20:30:00 - 20:35:00] |
    e que o alécio, simpatia de bastante com ele, acho que foi nosso convidado.
    [20:35:00 - 20:41:40] |
    O mel, João Miguel Tavars, é o priámbolo de uma frente de direita
    [20:41:40 - 20:45:00] |
    que não passe pelo caminho das broboletas,
    [20:45:00 - 20:50:00] |
    ou seja, que a seita abrir a porta ao chega.
    [20:50:00 - 20:56:40] |
    Aposto, ao chega já foi aberta com aquilo que aconteceu nos assóxios,
    [20:56:40 - 21:00:00] |
    isso parece absolutamente pacífico.
    [21:00:00 - 21:05:00] |
    Mas deixe-me de acordar aqui do peda que mexia numa coisa.
    [21:05:00 - 21:13:20] |
    Em 2019, a história que o peda que mexia se teve a contar é de 2019.
    [21:13:20 - 21:16:40] |
    É até que seria a convenção do mel.
    [21:16:40 - 21:25:00] |
    Em 2019, o de facto da aventura não foi convidado,
    [21:25:00 - 21:35:00] |
    depois houve protestos e houve algumas conversas em relação a estar,
    [21:35:00 - 21:36:40] |
    não está com presente.
    [21:36:40 - 21:41:40] |
    Mas em 2020, eles teve presente.
    [21:41:40 - 21:46:40] |
    E falou, e eu só que estava de saber o que é que,
    [21:46:40 - 21:51:40] |
    que algum de nós aqui presente sabe o que é que a aventura de seno 2000 e vindo,
    [21:51:40 - 21:53:20] |
    porque ela já esteve...
    [21:53:20 - 21:55:00] |
    Foi só depois da pandemia.
    [21:55:00 - 22:01:40] |
    Não, não, aquilo realizou-se na culturgesto, foi em março,
    [22:01:40 - 22:06:40] |
    portanto acho que foi um pouco antes da Portugal, que está fechado.
    [22:06:40 - 22:13:20] |
    E ninguém sabe basicamente o que é que a aventura foi dizer,
    [22:13:20 - 22:18:20] |
    e acho que ninguém repagou naquela altura.
    [22:18:20 - 22:25:00] |
    A única coisa que mudou em 2021 não é a prestença da aventura.
    [22:25:00 - 22:30:00] |
    É a prestença de Rui Rio, e não da aventura,
    [22:30:00 - 22:35:00] |
    portanto os líderes da gata vão estar todos os seus centados,
    [22:35:00 - 22:36:40] |
    Rui Rio.
    [22:36:40 - 22:41:40] |
    Estou lá de inferences, não está vazando isso.
    [22:41:40 - 22:50:00] |
    Não, porque tu sete os assores, claro, para Rui Rio, Rui Rio abriu a porta.
    [22:50:00 - 22:56:40] |
    Com certeza, Rui Rio, a aventura, que o que eu tenho de ferir é que eu ia do inferences,
    [22:56:40 - 23:00:00] |
    escritos, tanto eles estão lá aos quatro,
    [23:00:00 - 23:03:20] |
    e a outra diferença foi seis dos seus apintos,
    [23:03:20 - 23:08:20] |
    que na verdade foi o que começou toda esta conversa.
    [23:08:20 - 23:15:00] |
    Olha, eu estou por aqueles que dizem então,
    [23:15:00 - 23:20:00] |
    e então os seis dos apintos está com que ele apetece.
    [23:20:00 - 23:26:40] |
    Se que ela provavelmente nem esqueça de saber a sua regravelha em tuga lá estivesse,
    [23:26:40 - 23:33:20] |
    estivesse ou não estivesse, continuou a reconhe-se com a conversa em relação à aventura.
    [23:33:20 - 23:38:20] |
    Eu acho uma coisa altamente aborcida, altamente aborcida,
    [23:38:20 - 23:46:40] |
    até porque, mais uma vez, aquilo que diferencia hoje em dia,
    [23:46:40 - 23:51:40] |
    é esta direita radical, daquilo que foi a direita radical,
    [23:51:40 - 24:00:00] |
    aqui há 20 anos, é o facto desta ser nova e da outra ser antiga,
    [24:00:00 - 24:03:20] |
    e é bom que as pessoas se recogam.
    [24:03:20 - 24:10:00] |
    É alguma vez a direita radical teve a expressão política que tem hoje?
    [24:10:00 - 24:20:00] |
    Serto, mas eu estou a dizer, eu da mesma maneira que não quer que a esquerda radical desapareça
    [24:20:00 - 24:28:20] |
    do nosso espécie político, porque acho que ela representa determinados eleitores.
    [24:28:20 - 24:31:40] |
    Eu também não tenho nada contra a direita radical,
    [24:31:40 - 24:38:20] |
    a partir do momento que represento o mil e meio milhão de pessoas nas últimas eleições,
    [24:38:20 - 24:41:40] |
    que ela também tem um meio distância...
    [24:41:40 - 24:43:20] |
    Então, não é que ela existe.
    [24:43:20 - 24:46:40] |
    É que ela tem uma história...
    [24:46:40 - 24:48:20] |
    E a relação ao redecção...
    [24:48:20 - 24:53:20] |
    E a gente tem que estar a essa vez sequerzons e outros no arco da gobernação.
    [24:53:20 - 24:55:00] |
    Essa é a questão.
    [24:55:00 - 24:56:40] |
    Não, é que as vezes isso...
    [24:56:40 - 25:01:40] |
    Idealmente não, idealmente não quer pros outros nos dois, na conversão,
    [25:01:40 - 25:08:20] |
    o métáfrica do caminho da baruleta significa o contrário disso,
    [25:08:20 - 25:13:20] |
    "Tu pode-des não cria, mas vai ser inevitable".
    [25:13:20 - 25:18:20] |
    Que são coisas diferentes, como foi inevitable para o Antonio Costa,
    [25:18:20 - 25:25:00] |
    junto com a taxa de trama de egeita, as trama de egeita nas chegando a outra.
    [25:25:00 - 25:26:40] |
    Mas ainda, deixa-me só de isso.
    [25:26:40 - 25:30:00] |
    Não, mas clica-se a coisa por um lugar que temos já,
    [25:30:00 - 25:40:00] |
    conversamos-se a outra, e eu ainda não percebi de que rame de ciência é que essa tua observação,
    [25:40:00 - 25:45:00] |
    que pode não gostar, mas vai acontecer.
    [25:45:00 - 25:46:40] |
    E então...
    [25:46:40 - 25:48:20] |
    E então nada.
    [25:48:20 - 25:50:00] |
    Qual é o problema?
    [25:50:00 - 25:51:40] |
    Não gostas?
    [25:51:40 - 25:53:20] |
    Eu não gostei muito com isso.
    [25:53:20 - 25:56:40] |
    Que acontece em todos os dias.
    [25:56:40 - 25:58:20] |
    Mas o que é que o facto...
    [25:58:20 - 26:05:00] |
    Por que é que o facto do saber que vai acontecer pode ser um argumento?
    [26:05:00 - 26:08:20] |
    Mas espera, mas se não é um argumento...
    [26:08:20 - 26:10:00] |
    É mesmo inevitável.
    [26:10:00 - 26:11:40] |
    A passagem...
    [26:11:40 - 26:13:20] |
    Tu não quer...
    [26:13:20 - 26:15:00] |
    Não é...
    [26:15:00 - 26:16:40] |
    Eu já disse...
    [26:16:40 - 26:25:00] |
    Eu acho que isso envolve uma capitulação da parte da...
    [26:25:00 - 26:26:40] |
    Claro, mas eu já...
    [26:26:40 - 26:28:20] |
    Claro, claro.
    [26:28:20 - 26:30:00] |
    Nós só vimos não conseguimos.
    [26:30:00 - 26:31:40] |
    Claro.
    [26:31:40 - 26:33:20] |
    Vamos ter que recorrer então, aí, no argumento.
    [26:33:20 - 26:35:00] |
    É isso.
    [26:35:00 - 26:36:40] |
    É isso mesmo.
    [26:36:40 - 26:36:40] |
    É isso mesmo.
    [26:36:40 - 26:38:20] |
    Envolve essa capitulação.
    [26:38:20 - 26:40:00] |
    Envolve essa capitulação.
    [26:40:00 - 26:45:00] |
    Nós não conseguimos seduzir o eleitoral de nossas propostas.
    [26:45:00 - 26:46:40] |
    Exatamente.
    [26:46:40 - 26:48:20] |
    Evolve essa capitulação.
    [26:48:20 - 26:53:20] |
    Eu tenho por doatelado que tu tens, é a perpetuação do peste, não pode ir.
    [26:53:20 - 26:56:40] |
    Já, deixa-me só que você já dá-te uma coisa na relação à radicalismo.
    [26:56:40 - 27:00:00] |
    Por que há muita gente que diz que...
    [27:00:00 - 27:05:00] |
    Ah, mas esta coisa do chega tem um radicalismo.
    [27:05:00 - 27:08:20] |
    Que nunca se fio a esquerda.
    [27:08:20 - 27:10:00] |
    É mentira.
    [27:10:00 - 27:16:40] |
    Hoje em dia, ainda aqui semana passada, nós trocamos o livro sobre a ZFP25.
    [27:16:40 - 27:21:40] |
    E agora toda a gente fala daquela livre das F25.
    [27:21:40 - 27:35:00] |
    É bom recordar que várias pessoas queram bombistas da ZFP integraram o blog de esquerda.
    [27:35:00 - 27:40:00] |
    Queria bom recordar que financiers que lançaram um defensor das amministias,
    [27:40:00 - 27:50:00] |
    post-torruigistas da eta, e convém ter alguma memória daquilo que é o PSR.
    [27:50:00 - 27:56:40] |
    E também o que é que foi o Partido Comunista, do subtítulo na década de 70.
    [27:56:40 - 28:00:00] |
    Hoje em dia estão mais mancinhos ótimos.
    [28:00:00 - 28:06:40] |
    Mas esta mansidão é também aquilo que é que aconteceu a chegada daqui a 10 anos,
    [28:06:40 - 28:10:00] |
    desde que chega a poder a André Ventura.
    [28:10:00 - 28:11:40] |
    É só hoje.
    [28:11:40 - 28:15:00] |
    É indivitável que esta a descrever.
    [28:15:00 - 28:16:40] |
    Isso está a descrever.
    [28:16:40 - 28:18:20] |
    Isso está a descrever.
    [28:18:20 - 28:28:20] |
    Isso que está a descrever corresponde às acusações que a direita fez a criação do Jaringonça
    [28:28:20 - 28:33:20] |
    e que há algumas pessoas do Partido Socialista.
    [28:33:20 - 28:36:40] |
    Entre os quais, certos apinte, fez a criação do Jaringon.
    [28:36:40 - 28:41:40] |
    Não é como se toda a gente estivesse chamada quanto...
    [28:41:40 - 28:46:40] |
    É verdade para muito a digaita, não é verdade para mim.
    [28:46:40 - 28:50:00] |
    Eu nunca fiz essas críticas.
    [28:50:00 - 28:51:40] |
    A coisa está bem, tudo o que fiz.
    [28:51:40 - 29:00:00] |
    Mas aí, várias inevitabilidades que não sei se não são contraditores entre si,
    [29:00:00 - 29:08:20] |
    que é, tu dizes, nossa direita não consegue seduzir o eleitorado suficientemente para poder
    [29:08:20 - 29:10:00] |
    voltar ao governo.
    [29:10:00 - 29:15:00] |
    Temos mesmo que contar com o senhor que é racista e a seguir diz.
    [29:15:00 - 29:20:00] |
    Mas o senhor que é racista vai deixar de ser racista.
    [29:20:00 - 29:26:40] |
    Se ele vai deixar de ser racista, como é que vai continuar a reunir...
    [29:26:40 - 29:30:00] |
    Porque ele não está assistindo.
    [29:30:00 - 29:33:20] |
    Não é o racismo.
    [29:33:20 - 29:35:00] |
    Não é o racismo.
    [29:35:00 - 29:36:40] |
    Essa é uma diferença que seja o racismo.
    [29:36:40 - 29:38:20] |
    Como é que tu?
    [29:38:20 - 29:40:00] |
    Não tem que ir.
    [29:40:00 - 29:41:40] |
    O racismo.
    [29:41:40 - 29:43:20] |
    Acho que era, não tem.
    [29:43:20 - 29:48:20] |
    O raúm equivalente aqui no racismo.
    [29:48:20 - 29:58:20] |
    Se tu dizes isso, eu vou apresentar os Gabrielos Mita Ribagos e todos os negros que estão com ele na digação
    [29:58:20 - 30:01:40] |
    e vão dizer que não são racistas.
    [30:01:40 - 30:03:20] |
    É o racismo.
    [30:03:20 - 30:05:00] |
    É o racismo.
    [30:05:00 - 30:15:00] |
    O racismo e os giganos só servem para andar a aventura, mostrar que é curajoso.
    [30:15:00 - 30:16:40] |
    Sim.
    [30:16:40 - 30:20:00] |
    Se que não tem medo de enfrentar o politicamente correto.
    [30:20:00 - 30:21:40] |
    É para deixar...
    [30:21:40 - 30:25:00] |
    É para deixar de mostrar essa coragem.
    [30:25:00 - 30:26:40] |
    É certo.
    [30:26:40 - 30:28:20] |
    Não.
    [30:28:20 - 30:30:00] |
    Com certeza?
    [30:30:00 - 30:31:40] |
    Vamos voltar ao estela.
    [30:31:40 - 30:33:20] |
    É.
    [30:33:20 - 30:35:00] |
    Não se viu para dizer o estela.
    [30:35:00 - 30:36:40] |
    É, não se viu para dizer o estela.
    [30:36:40 - 30:38:20] |
    É, realmente.
    [30:38:20 - 30:40:00] |
    É, chamei coragem, tem aspas.
    [30:40:00 - 30:41:40] |
    Eu não gosto de fazer.
    [30:41:40 - 30:50:00] |
    Entregamos ao Ricardo Aros para a parte de ministro da Sopa Numel.
    [30:50:00 - 30:58:54] |
    Quando tope a demecia que é ser desta vez ministro de dar os dados, costuma dar os seus ou
    [30:58:54 - 31:00:34] |
    prefermentelos privados.
    [31:00:34 - 31:02:14] |
    Influirmente a demecia.
    [31:02:14 - 31:06:40] |
    Porque temos sempre que dar ou a parte dos dados.
    [31:06:40 - 31:21:40] |
    Isto é um propósito das dúvidas levantadas pela Comissão Nacional de Proteção de Dades em relação ao armazenamento das informações recolhidas pelos sensos que estão agora de correr.
    [31:21:40 - 31:36:40] |
    O Instituto Nacional de Statística é contratou uma empresa informática norte-americana para o armazenamento dos dados, em que me diz é que isto constitui um problema.
    [31:36:40 - 31:45:00] |
    Mas, acho que temos no momento em que está muito a discutir estátuas e a pessoas que querem ter que tastar.
    [31:45:00 - 31:51:40] |
    E eu acho que é da altura de fazer uma estátua à Comissão Nacional de Proteção de Dades.
    [31:51:40 - 32:03:20] |
    É uma das poucas instituições que entramem sempre a propósito e com bom senso, que é muito caro.
    [32:03:20 - 32:15:00] |
    É mais ou menos o contrário das tutelas da comunicação social e outras organizações como esta.
    [32:15:00 - 32:35:00] |
    É um problema que surgiu porque não se pensou nisso. Pode ser um problema que é potencial, mas não virá acontecer.
    [32:35:00 - 32:35:00] |
    É um problema que é um problema que pode ser um problema que é potencial, mas não virá acontecer.
    [32:35:00 - 32:45:00] |
    É um problema que é um problema que pode ser um problema que é potencial, mas não virá acontecer.
    [32:45:00 - 33:03:20] |
    É um problema que é um problema que é um problema que pode ser um problema que pode ser um problema que pode ser um problema que pode ser um problema que pode ser um problema que pode ser um problema que pode ser um problema que pode ser um problema que pode ser um problema que surgeu por que não se pensou nisso.
    [33:03:20 - 33:13:20] |
    A Comissão Nacional de Proteção de Dades, as leis americanas permitem que, por razões de segurança nacional, o Governo Américano,
    [33:13:20 - 33:38:20] |
    falamos disso muitas vezes, de 1 de setembro, tem acesso a dados. Neste caso, é um os senso, os feitos pelo Estado, pelo Governo, pelo Governo, e que de repente podem estar, mesmo que haja 0,1% isso acontecer,
    [33:38:20 - 34:10:00] |
    certamente que ninguém pensou nisso, e portanto isso é uma coisa suficientemente grave, até porque é um assunto que nos roveia e nos vai roder cada vez mais, e até porque os senso tem alguma informação banal, mas alguma informação molindrosa, e portanto, se isto não foi a cautelava, é balda.
    [34:10:00 - 34:20:00] |
    Se acharam que isto não é importante, então, aí realmente é, como é que é, não é emergência, é calamidade ou contrário.
    [34:20:00 - 34:48:20] |
    O podcast já chamou o Parlamento Com Caráter Durgência, o diretor do Inédio, institucional de estatística, vê nesta situação uma questão sem gravidade por aí além, uma caso de incompetência, uma falha condola, João Miguel Tavar.
    [34:48:20 - 35:05:00] |
    O TEM, é evidentemente importante, e eu já tive a posição mais próxima daquilo que ela teve o Pelo Emchil, e depois comecei a ler com mais atenção o que passava aqui com esta história.
    [35:05:00 - 35:23:20] |
    Tenho uma desta CloudFlare, e eu também fiquei com muito mais dúvidas do que certeza, porque a sensação com que eu fiquei, não sei se é chest zeulo da comissão de proteção de dados, que às vezes acontece com ficoce,
    [35:23:20 - 36:05:00] |
    se é o iné que não teve a devia da atenção ou a questão, o que eu termo é que depois de começar a ler todas as implicações que isto tem, é que nós não fiquemos com os dados, impecablemente, armazenados em Portugal, mas simultaneamente menos seguros, menos seguros, porque, de repente, tem chequevidos nascionais, que são muito mais fáceis de atacar do que este internacional.
    [36:05:00 - 36:10:00] |
    - O que é ser europeu? - Ou seja, um grande chegue, gração de diferentes.
    [36:10:00 - 36:35:00] |
    Mas o problema é que as grandes empresas que fazem isto são todos eles americanas, e ao mesmo tempo o próprio sistema não acontece aquilo que é habitual, que é cresçar com a tevidade mais animada por parte dos cidadãos, porque este foi uma das razões também, porque isto foi feito.
    [36:35:00 - 36:48:20] |
    - Já preencher os sensos o que o Carlos Torreira era? - E se, senhor Carlos, foi um momento de se evicul muito, que me realizou.
    [36:48:20 - 37:01:40] |
    - Essa controversia do armazenamento de dados por uma empresa norte-americana provoquem-se algum tipo de desconfiência ou de inquietação?
    [37:01:40 - 37:31:40] |
    - Na verdade, não, porque eu, juntando mal, louvor que o Pedro Feige da Comissão Nacional de Proteção de Dados, também ainda assim queria dizer que é o atim, que ela exista para a sinalar isto agora, é em princípio se há dados eles vão parar uma empresa americana.
    [37:31:40 - 37:45:00] |
    - Eu preencher os sensos em inglês, já para facilitar o trabalho de... - Não se tem. - Não se tem. - Para bem não se ter diretamente.
    [37:45:00 - 38:05:00] |
    - Sim, está bem, mas eu faço o meu trabalho, para não estar a dificultar o processo, é fatal que vão lá parar e portanto eu pôr os logos, mail e várias coisas logo em inglês.
    [38:05:00 - 38:20:00] |
    - O Pedro Feige, sei que se me esculhino, não é o meu irmão. - O email só se for para as survas, não é? - Exatamente, nem é o que está disponível para a sua.
    [38:20:00 - 38:40:00] |
    - O Pedro Feige fica, então, o ministro de dar os dados, agora é vez do João Miguel Tavares, se tornar ministro de memória um pouco afetada, e será que isso vai lá com medicação, né, assim?
    [38:40:00 - 38:48:20] |
    - Não, pode, como medicação, mas os compromheiros não são para mim, são para o outro.
    [38:48:20 - 39:11:40] |
    - Mas, de respeito ao papel do Partido Socialista, quanto às leis contra a corrupção, num desentendimento em que são protagonistas dois ex ministros do PS, com esta sorvando de soza e João Cravinho, que desenca de o apolêmica.
    [39:11:40 - 39:36:40] |
    - O vôme período da vida do Partido Socialista, que corresponde precisamente ao mandáculo especialmente tende atenção, que o oparte desse período, a mameria absoluta.
    [39:36:40 - 39:53:20] |
    - Em que o Partido Socialista relativamente ao poder que tenha não o exercício, não é em hostilidade.
    [39:53:20 - 40:20:00] |
    - Se não contra a possibilidade de termos um sistema eficaz, bem organizado, coerente, lógico, sobretudo eficaz, de combate à corrupção, tudo isso foi eliminado, mentre o requisite do Partido Socialista.
    [40:20:00 - 40:55:00] |
    - João Cravinho deve estar com a morre um pouco afretada, por uma razão muito simples. Desde a muitos anos, há becas a seguir eu, com a praticamente toda a osislação que nós temos hoje no domingo da luta contra a corrupção, foi aprovada pelo mão do Partido Socialista.
    [40:55:00 - 41:18:20] |
    - É a resposta de constância urbante de suas asacluações de João Cravinho, asacluações que João Cravinho faz ao tempo, ao PS, do tempo de Sócrates, que com colosões tira deste despic entre a ex-ministra socialista, João Miguel Tavar.
    [41:18:20 - 41:33:20] |
    - Em primeiro lugar, ele é logaste sempre a sensibilidade de linguista da constância urbante de sua asacluação, que nós já conhecíamos desde o seu tempo de ministra.
    [41:33:20 - 41:51:40] |
    - Mas aqui também se demonstra aquilo que hoje em dia é e junia do Partido Socialista na política portuguesa, porque nós temos a sensação que atualmente para ver a oposição, tem que ser o PS a fazer se assim próprio.
    [41:51:40 - 42:11:40] |
    - Porque só parece que aí é que há um extremicimento, nada do que o Rio Diga parece portuguar nada, por opessa andar à abulha, tem que ser já internamente, o que também é muito significativo agora.
    [42:11:40 - 42:50:00] |
    - Vamos ficar a mesma coisa, é preciso estar a gente usar conosco, a relação a aquilo que é a memória, porque ainda que seja verdade, que o pacotes, com medidas anticorupção, acho que eu também fazer as espinhas do Ricardo, e que foram aprovadas com o Partido Socialista até algumas desde no tempo de José Sócrates,
    [42:50:00 - 43:01:40] |
    que está em cima da mesa, é uma falta de vontade e evidente para lutar contra a corrupção. E essa falta de...
    [43:01:40 - 43:31:40] |
    Elas é transversal, ela não é só do PS, nem só do PSD, é todos os partidos que algum dia sonham chegar ao poder, porque isto complica eles a vida. Não quer dizer que as pessoas sejam corruptas, quer dizer que os casos de corrupção complicam a vida ao PS, ao PSD e os partidos de poder,
    [43:31:40 - 43:46:40] |
    que alguém se esquece de falar, que a gente não é o crevinho, é mesmo. - Posso falar que você é a proposta de texto caso de uma luta planória no interior do Partido Socialista, é exato.
    [43:46:40 - 44:16:40] |
    - Sim, uma luta planória, eu acho que eu leste estranho esta reação, porque é normal que, para em estar a causação de uma crevinho que é a reação do PS, né, que é da Rina Menes, diz, pelo visto de todos os semanas a isto, que é muito injusto,
    [44:16:40 - 44:35:00] |
    e eu vou ser a tal palavra, tudo que to com o PS, é injusto, que é uma reação normal, mas com a extensão de urbano, só se a reajiu, como se reajiu, são adversário político no outro termino ideológico,
    [44:35:00 - 45:00:00] |
    o que é o crevinho é, no mesmo partido dela, um histórico do PS, que o que o exercício funciona exgo-lo-vante, e que tem 84 anos, o que diz a conciliaria, a pede a este tempo de piada, a que o LHB não alegre chamou uma canalista insulto-voza.
    [45:00:00 - 45:43:20] |
    E portanto, o que eu acho pantoso é o que é o geste-reação, porque vamos lá ver, os juanca-revinho e outras pessoas do PS, incluindo no público mais deputado do Partido Socialista, que vão corroborar o opinião de um juanca-revinho, ou outras pessoas que sequeixaram que não foi feito o suficiente e que foram travadas medidas e que os acertaram particularmente desinteressado a este assunto.
    [45:43:20 - 45:56:40] |
    E pode dizer, não, não é verdade, vejam esta live, etc. Esta sub-reação, sub-poen...
    [45:56:40 - 45:58:20] |
    Exem, porque falta de memória.
    [45:58:20 - 46:26:40] |
    Supõem que há qualquer incomodidade com o tema, e as razões para ver, não possuem o PS, como diz o João Miguel, os partidos incomodados com este tema, os partidos do arco do poder, porque são aqueles que têm mais casos, e pode vir a ter, e isso que eu acho mais bizarro nesta reação.
    [46:26:40 - 46:38:20] |
    O que viu este reaparcimento de ministro a constância urbano de soza para responder a juanca-revinho, regardar-o os para ele?
    [46:38:20 - 47:11:40] |
    E vi com o agrado Carlos, mas ao mesmo tempo, eu comprei a ocupação, porque a última recordação que tenho de constância urbano de soza, é o momento em que ela como ministra dada na instração interna, na sequência de aqueles incêndios absolutamente horrorosos, de que nos lembrem os todos,
    [47:11:40 - 47:25:00] |
    e que, enfim, fizeram vítimas e causaram danos enormes, ela disse, sim, mas eu também ainda não tive férias.
    [47:25:00 - 47:41:40] |
    E eu canei o que ela é possível, que ainda não tenha tido, porque estas declarações, dão uma entender que ela ainda está em burnout.
    [47:41:40 - 48:11:40] |
    Por que, por exemplo, o facto de dizer que o juanca-revinho deve estar com uma memória, por exemplo, os preços, salvo-her, o Vitor Matos, dos preços fez um trabalho que mostrava que a memória do juanca-revinho estava bastante boa,
    [48:11:40 - 48:26:40] |
    ou seja, o trabalho do juanca-revinho diz que o juanca-revinho diz que, de facto, corresponde, corresponde-se não totalmente largamente, a verdade.
    [48:26:40 - 48:33:20] |
    Então, se é o lugar do PS, só o lugar do... só, só, só.
    [48:33:20 - 48:43:20] |
    - Perousar as pessoas, jouca-revinho. - Eu tenho simpatia por João Cravinho, se está o ípolo mesmo, o meu vinho é.
    [48:43:20 - 49:00:00] |
    - Por que é assim, o que é? - Por que é só, que tem uma reação vagal, a dizer o nome de José Sócrates, eu acho que merece, significa que, de facto, faz-me uma oposição...
    [49:00:00 - 49:18:20] |
    - A ver de repente, no meio do Sócrates, há a especturação. - E eu creio isso. - É, tem um significado político, interessante. - Pode ter sido. - Pelo ponto de vista.
    [49:18:20 - 49:33:20] |
    - O que eu me grada mais em João Cravinho é o facto de ele não alinhar numa espécie de... em João Cravinho, em pessoas como João Cravinho.
    [49:33:20 - 49:48:20] |
    Aliás, a autora do livro que vou falar hoje. Não alinhar numa espécie de fantasia, que é uma combinação que há entre algumas pessoas que...
    [49:48:20 - 50:05:00] |
    - Partindo do seguinte, princípio, a estrema direita, fala muito de corrupção, propõem soluções erradas e serve-se da corrupção para crescer.
    [50:05:00 - 50:21:40] |
    - Solução destas pessoas, fingir que a corrupção não existe. - João Cravinho e outras pessoas não estão disponíveis para fingir que o problema não existe.
    [50:21:40 - 50:36:40] |
    - E estão disponíveis para atacá-lo democráticomente. - Pra cá. - O João Miguel Taváres fica assim, ministro de memória um pouco afetada e isto é uma nova.
    [50:36:40 - 50:51:40] |
    - Estão entregues das pastas ministriais por esta semana. - A autora para saber-me porque o pedra-mexia-se declara uma caquinha imitação de que maca cada...
    [50:51:40 - 50:58:20] |
    - Para ter de falar com todo o respeito. - É uma forma de não ter nada a ver.
    [50:58:20 - 51:15:00] |
    - Tem um pouco mesmo de que já falamos apucado, que é curiosa e da hiplítica, de que estas pessoas estão se aportar de uma forma que nós não aprovamos.
    [51:15:00 - 51:35:00] |
    - Por isso vamos fazer o mesmo. - É uma curiosíssima convicção que há na política presa isto mesmo. - O jornal observador noticiou uma inflexão tática da candidatura de Carlos Muedas, a Câmara Municipal,
    [51:35:00 - 51:53:20] |
    - de uma experiência da sondagem que lhe deu um resultado desastroso, a palavra, a usar com uma diferença de mais de 20% da relação afetada de medida.
    [51:53:20 - 52:08:20] |
    - O resultado é um resultado preocupante, embora já ouve, para as pessoas apontaram vários históricos de diferenças e de...
    [52:08:20 - 52:16:40] |
    - Mas isso acho que tem 8% numa sonda. - Já não vou nessa, mas mesmo ao tárquicas.
    [52:16:40 - 52:51:40] |
    - E é verdade que o estilo de Carlos Muedas, que não é o seu estilo de candidato, o seu estilo de homem público, de político, é um estilo afável, de alugante, e ela não se eu que venha fazer jogo-limp política pela positiva etc.
    [52:51:40 - 53:08:20] |
    - Claro que isto tem sempre mais bonito dizer do que a política tem sempre um lado, evidentemente, com o fronto e de aggressividade.
    [53:08:20 - 53:26:40] |
    - Agora o que não é possível é alguém ser quem não é, como na comunicação, que é o facto de de repente, porque está a 20 pontos atrás,
    [53:26:40 - 53:48:20] |
    Carlos Muedas, que quer trazer uma política diferente, onde o político se diz, mas tem um perfilo um pouco diferente de alguns políticos, de maridos políticos, dos pássios públicos português,
    [53:48:20 - 54:05:00] |
    tem a estilo, mas vê as chondagens e serve ao estilo. - O antecedor observador diz que é anturágio dele, que é anturágio de uma contra- - Saseiro, o dado do próprio.
    [54:05:00 - 54:26:40] |
    - Comparações precipitáveis, acusações poucos sensatas, etc. Quando, quando ainda por cima, depois de muitos anos de gestão socialista, há muitoíssimo para criticar na câmera de Lisboa ou em qualquer câmera que fosse.
    [54:26:40 - 54:36:40] |
    - E por tanto, e se ele vai ser quem não é, do vir que este tem bom resultado. - Vem, é uma campanha de surja, João Milho Favard.
    [54:36:40 - 54:50:00] |
    - É bem, eu te pende, pelo muito o que quer dizer, campanha de surja, que às vezes também já estão bocados em jualde tanta sensação, tem tanta chazinha.
    [54:50:00 - 55:06:40] |
    - Eu gosto desse chavascal. - Com certeza, claro. - Não é que o gosto de chavascal, mas às vezes há um lado de salão de chá, que algumas pessoas te fendem que a política deve ser...
    [55:06:40 - 55:18:20] |
    - Ai, cuidado que estava lá de muitos anos. - Qual o salão de chá? - É o salão de chá, era o salão de chá, foi assim que saque a carnaire era o salão de chá.
    [55:18:20 - 55:31:40] |
    - Exvou, não, não é, então diz-me lá uma declaração grotesca que eu tenho aqui, hoje é um Miguel. - É, não tenho aqui igual que o meu lado de chá.
    [55:31:40 - 55:50:00] |
    - É, eu acho que só dá dois exemplos, dois exemplos muito brevos, que talvez possam indicar-te, que é capaz de haver um meio termo entre o salão de chá, claro, com a disteça.
    [55:50:00 - 56:11:40] |
    - Que são, uma vez, só do jeito, já só que um hedas fez o argumento, "Ave socrátum", não é, já desafiou-me aqui a pouco, numa semana passada, e o Eduardo Pachieco, que é candidata à Câmara da Tors Veda.
    [56:11:40 - 56:18:20] |
    - Desculpa, essa é uma dita dura socialista em Tors Veda.
    [56:18:20 - 56:26:40] |
    - É, mais antes que vão lá, então, a mais do que eu soulazado. - Uma dita dura socialista em Tors Veda, que é um lista.
    [56:26:40 - 56:45:00] |
    - Então, a única coisa que eu quero dizer é que estes temas, que a paz se dizem, são de negocios, de me putismo, são temas sérios, e portanto, não tem nada quanto que eles chegem entre zitos para a paz.
    [56:45:00 - 56:58:20] |
    - Se fosse conseguir política de medina ou de moedas, que conselhos para a campanha da Riaca, dão um delos.
    [56:58:20 - 57:06:40] |
    - Se nós estava ambos, podíamos sentar-se os dois, e eu delinei um conselho para a emro que eu serinto.
    [57:06:40 - 57:21:40] |
    - Vá, vamo lá ver, vocês são de dois sequinhas. Olha em um traque de um espelho, repare, ou calso, fornano, repara.
    [57:21:40 - 57:31:40] |
    - São de dois sequinhas, não tem, tem esta rábola de falar grosso, e não sei o que vocês deviam fazer.
    [57:31:40 - 57:50:00] |
    - O que eu tenho, é que eu tenho a letra mais bonita, ou a setora, eu fiz os trabalhos primeiro.
    [57:50:00 - 58:05:00] |
    - Esse tipo de competição, agradava-me ver naqueles dois. Acho que era apropriada, uma pessoa também tem que adecuar o comportamento, a sua personalidade.
    [58:05:00 - 58:11:40] |
    - A partir do momento tem que, se somos dequinhas, é pávamos-se os melhores dequinhas.
    [58:11:40 - 58:30:00] |
    - Estás causando sempre porque o Pedro Mexia se declara uma caquinha dimitação, quando o João Miguel Tavares diz sentir-se exterminado literal ou metafóricamente, João Miguel Tavares.
    [58:30:00 - 58:36:40] |
    - Espere que seja metafóricamente Carlos, espere que seja metafóricamente.
    [58:36:40 - 58:48:20] |
    - A razão para este estado de espírito tem a ver com uma afirmação da candidata do PSC, a câmera da amadora.
    [58:48:20 - 59:08:20] |
    - Se eu quiser ser mesmo política, se calhar tinha muito mais projeção, no outro sítio, mais estremados que eu espero que acaba, e espero mesmo que o Bloco de Esquerda seja exterminado.
    [59:08:20 - 59:11:40] |
    - A tua e o chega? - Também.
    [59:11:40 - 59:31:40] |
    - Susa na garcia no papel de grande determinadora, como é que este discurso sem quadra na história política do PSC de João Miguel Tavares?
    [59:31:40 - 59:36:40] |
    - Não sei que é quadra, e este não sei que é quadra.
    [59:36:40 - 59:50:00] |
    - Pega amor e Deus, paguem com esta ideia de que este terminar quem quer que seja, este tem caixa novamente na conversa que a gente já teve, mas ela é de facto importanta.
    [59:50:00 - 60:05:00] |
    - Porque é muito diferente, dizer que não concorda nada com aquela pessoa, a gente está aqui, não concorda nada que quer ter na Martinha, né, com fracias colossâneas, com os jovens, então...
    [60:05:00 - 60:16:40] |
    - Isso é uma coisa de combater as ideias e usar com o PCP, quando acha que a corredor do nosso amor democracia...
    [60:16:40 - 60:45:00] |
    - É uma coisa, mas a ideia do exterminio, mas é que esta ideia do exterminio não é só para nós temos bons índios do jano, "cuito tinha então o senão louçã e o senão que a gente tem na Martinha, e também tem a indireta à vida, não tem a ver com isso, e eles são mesmo necessários na democracia, não existem democracias só centro.
    [60:45:00 - 61:01:40] |
    - Os extremos são muito importantes para manter as pessoas dentro da democracia, e isso é muito importante quando partidos têm meio milhão de votos,
    [61:01:40 - 61:21:40] |
    ninguém quer que esses meio milhão de votos sejam proibidos ou estejam a folgada de democracia, porque não há nenhuma democracia que sobreviva, a andar atrás de meio milhão de pessoas, sabe que, "Ah, você está se portar bem, porque isso deixa de ser uma democracia".
    [61:21:40 - 61:36:40] |
    - O PCD Amador já vai arrepirmar a confiança política em Susana Garcia, que feita que este tipo de declarações pode ter na campanha autar, o que peda-me-se de jeito?
    [61:36:40 - 62:03:20] |
    - Ele feita de ser campanha não se abençue, mas acho que as pessoas gostam, acho que claramente aquilo que o João Miguel disse, "Avocado", eu ouvi muitas vezes a muitas pessoas nos últimos anos, e ele acho que um argumento foi um argumento muito importante nos Estados Unidos,
    [62:03:20 - 62:15:00] |
    que é um artigo sobre o que eu escrevi há uns meses de um grande fãsado do Anal Trâmpico, que escreveu a civilidade a uma virtude secundária.
    [62:15:00 - 62:36:40] |
    Ou seja, a ideia de que, no combate político, que é preciso, é eliminar o adversário, não é eliminar o metal, é acabar com ele, é o VCL, é seja o que for, e que, portanto, neste momento estamos num momento,
    [62:36:40 - 63:00:00] |
    neste ator, neste momento, tem que se alguém diz, esta declaração é escessiva, esta linguagem não é própria, é logo, salando de chaco, pindelite, linducoro, burboleta, burboleta,
    [63:00:00 - 63:21:40] |
    - Ora, estas coisas eram consensoais a 15 dias, - Estou no registro da evolução do pensamento do João Miguel, desde o tema anterior para este,
    [63:21:40 - 63:45:00] |
    - Dele neste já acha que isto... - Sabes que isso é um full-time job? - Mas vocês não, porque tudo isso está a pouco, que isto é pata, não pode ser o salão de chá, mas aqui na santa-gacia já diz, "Vem, é para cá, mais termina-se calhar, etc..."
    [63:45:00 - 63:55:00] |
    Com certeza, para pagar alguém que diz, "Aquí, não é só o Gé Sócrates, como a pessoa quer dizer, estramina isto!"
    [63:55:00 - 64:03:20] |
    Eu não que já estou evolução do meu pensamento, mas não é revolução do meu pensamento que são coisas mesmo diferentes.
    [64:03:20 - 64:07:20] |
    Como é que se terminam partidos, Ricardo Arroz, Pereira?
    [64:07:20 - 64:15:00] |
    Ok. Boas que, literalmente, se diz um ano literalmente já foi tentado, não sei o que.
    [64:15:00 - 64:16:40] |
    Eu já segui até.
    [64:16:40 - 64:20:00] |
    E segui até. Consegui-te mais.
    [64:20:00 - 64:25:00] |
    Uma coisa que me agrada nessas declarações.
    [64:25:00 - 64:30:00] |
    Uma coisa que me agrada nestas declarações é que...
    [64:30:00 - 64:38:20] |
    Quanto se escolhe uma candidata com a sua zenegarcia? É uma pessoa com a experiência atovisiva?
    [64:38:20 - 64:55:00] |
    Que está habituada a comunicar em princípio. A gente espera que essa pessoa tenha uma capacidade de escolher palavras superior.
    [64:55:00 - 65:00:00] |
    A pessoas não estão assim tão habituadas a falar em público.
    [65:00:00 - 65:06:40] |
    E, portanto, ela em princípio pensou qual é o melhor termo para ir a oposição a apera.
    [65:06:40 - 65:10:00] |
    Era extreminal. Isto era extreminal.
    [65:10:00 - 65:25:00] |
    Em princípio não está a ofrecer ao partido aquilo que o partido estava a esperar que oferecesse.
    [65:25:00 - 65:45:00] |
    Entretanto, no outro tema na frontal tárquica, por assim dizer, a semana ficou marcada também pelo obelisco de exáutino murais em aueiras.
    [65:45:00 - 65:53:20] |
    Sendo munícipe do conselho, já foi visitar o monumento com cada hora.
    [65:53:20 - 66:06:40] |
    O que eu falei, mas fui mais que era muito ir até porque me mandaram uma fotografia de uns dizeres que estão a ocupar essa na base do obelisco.
    [66:06:40 - 66:18:20] |
    Desverre com essa. Desverre, exactamente, neste caso porque as que vêm lá aqui lá um espaço de cultura e laser.
    [66:18:20 - 66:25:00] |
    Só quem escreveu laser em ganozes que escreveu laser.
    [66:25:00 - 66:30:00] |
    Escreveu-se com essa, porque se é um espaço de cultura e laser.
    [66:30:00 - 66:31:40] |
    Agora, desde o passo... Reação.
    [66:31:40 - 66:36:40] |
    E tem que ter uns LEDs, certo, ou é isso?
    [66:36:40 - 66:45:00] |
    Ou é, imaginemos que eles já gostaram.
    [66:45:00 - 67:00:00] |
    Espera aí, ó, Pao Amartinho, estou enganaste, que eu vi este cultura e laser. E a partir daí agora é um espaço em que só vão passar filmes da guerra da estrela, do Blaise de Wander.
    [67:00:00 - 67:06:40] |
    Uma coisa que se possa dizer, tá ver? Cultura e laser, nós prometemos.
    [67:06:40 - 67:23:20] |
    E o que tem a dizer do simbolismo da obra? Tem 17 metros e 59 centímetros para celebrar o facto de acelar do oéres ter sido criada em 1759.
    [67:23:20 - 67:36:40] |
    O carro de sucessível é o simbolismo dos 17 metros e 59 centímetros por causa de 1759.
    [67:36:40 - 67:41:40] |
    Mas eu acho que talvez os municípios tivessem popado.
    [67:41:40 - 67:46:40] |
    O risco de exemplo triam um óblisco muito mais baixinho.
    [67:46:40 - 68:01:40] |
    Mais baixinho, mas eu creio que os municípios de ouéres tinham mantido o simbolismo e popado algum dinheiro com um óblisco de 17 centímetros e 59 milímetros,
    [68:01:40 - 68:16:40] |
    o que o que o dizem já é um tamanho muito aceitar. Tenho simbolismo na mesma. Tenho simbolismo na mesma.
    [68:16:40 - 68:26:40] |
    1759. E era muito mais barato. Mas também veias coisas para o polísois.
    [68:26:40 - 68:35:00] |
    Positível, podia, perfeitamente, ter feito um oblisco de 175 metros. Não podia, é isso, né?
    [68:35:00 - 68:40:00] |
    Olha aí, e após 6 milhões, esses fechantes mil.
    [68:40:00 - 68:55:00] |
    Já sabemos por que o João Miguel Tavares se não se é determinado. Agora vamos tentar perceber por que o Ricardo Raújo Pereira se declara ovacionado.
    [68:55:00 - 68:58:20] |
    E o aplauso parece lemarsido?
    [68:58:20 - 69:05:00] |
    Sim, já não temos muito tempo, não é? Mas parece maldiásio muito marcido.
    [69:05:00 - 69:08:20] |
    Por que o pessoal marcial do Bel de Soso, o presidente.
    [69:08:20 - 69:11:40] |
    A falar do curso do...
    [69:11:40 - 69:13:20] |
    O curso do...
    [69:13:20 - 69:16:40] |
    O curso do Bel de Soso, foi o seu nome de ovos de abril.
    [69:16:40 - 69:23:20] |
    Alguienzo na Assembleia da República, toda a gente se levantou menos da André Ventura.
    [69:23:20 - 69:43:20] |
    Mas de resto, foi a Aestra Assembleia, foi um discurso que foi apreciado por pessoas de todos os setores, digamos, de todas as áreas ideológicas.
    [69:43:20 - 69:58:20] |
    E é o porque é o ovo acion, porque, de facto, é preciso fazer... é preciso estar lente para ter aquele... para fazer um discurso, que era em grande medida contra o sectarismo.
    [69:58:20 - 70:10:00] |
    E que ainda assim, eu ouvi sectários a dizer muito bem, bom discurso.
    [70:10:00 - 70:16:40] |
    Os mais burros, os mais burros apelados, diram só. Os mais esportinhos, disseiram.
    [70:16:40 - 70:18:20] |
    Muito bom discurso.
    [70:18:20 - 70:23:20] |
    A exeta aquela parte em que ele falou dos sectários iguais a mim.
    [70:23:20 - 70:31:40] |
    Nessa parte, eu melhoraria um pouco, mas de resto, eu tenho muito mais.
    [70:31:40 - 70:33:20] |
    Prefeitamente, sobre a...
    [70:33:20 - 70:38:20] |
    A subscrevo o apelau ou os outros custos do presidente, ou o que ela vai.
    [70:38:20 - 70:45:00] |
    E a subscreva, acho que, de facto, é, possivelmente, isso foi o melhor discurso que eu já ouvi a Marcelo.
    [70:45:00 - 70:51:40] |
    Só não consigo perceber que é uma unanimidade absurdo, porque o que eles teve ali, diz, é que é...
    [70:51:40 - 71:08:20] |
    Não vegui isto da história e da moia, isto é complexo. Eu costumo muito perceber que a gente que acha que é tudo de um simplismo total, diz, é bravo, bravo.
    [71:08:20 - 71:15:00] |
    Mas isto é o que as pessoas com o que a Beçando andem a imenço tempo, ainda bem gostaste.
    [71:15:00 - 71:30:00] |
    O tema da corrupção, isto é, representem quase todos os discursos partidários na Assembleia, pareceram de intervenções adequadas ao casião, Pedro Mxia.
    [71:30:00 - 71:45:00] |
    Uma tradição nas suas novidos, que deu mil falar em outras coisas, que não provavelmente a história, o que se passou há 47 anos.
    [71:45:00 - 71:55:00] |
    Mas também, quando fazemos a balaço de 25 de abril, sabemos que há duas outras coisas que falharam, redondamente.
    [71:55:00 - 72:08:20] |
    E a justiça, certamente, é uma das que falhou mais, é melhor do que a justiça, nomeadamente a justiça injusta, antiguamente.
    [72:08:20 - 72:18:20] |
    É uma justiça que tem muitas e a questão da corrupção vem à veia, está na calha, está na...
    [72:18:20 - 72:20:00] |
    Que é o escuro?
    [72:20:00 - 72:23:20] |
    E faz sentido neste momento, não é?
    [72:23:20 - 72:43:20] |
    Bom, está na altura dos livros, e esta semana eu trago um romance notável de um escritor notável, que viveu uma vida marcada pelo drama do Alcoulismo e pelo trauma da guerra,
    [72:43:20 - 72:56:40] |
    da primeira guerra mundial, José Frodo, austria, que não confundir com o norte-americano no Felipe Frodo, mais recente.
    [72:56:40 - 73:15:00] |
    José Frodo é o autor de a rebelião, o protagonista é um deficiente de guerra, que ficou em válido a encerro com os tantes e as que nunca chegam a ser explicadas no livro,
    [73:15:00 - 73:31:40] |
    o tema central do romance é o tema da inadaptação no mundo, hostil, onde os ingênus são, por aí, simplesmente, atrocidades, os ingênus e os apaixonados,
    [73:31:40 - 73:50:00] |
    este antiguo soldado, Andrés, pume, é ambas as coisas, ingênus e apaixonado, vê o mundo como um lugar guiado, tanto pela lei, como por uma ordem divina,
    [73:50:00 - 74:05:00] |
    mas acaba por ser confrontado com o absurdo de existência, e é daí que surge a rebelião que dá título ao romance.
    [74:05:00 - 74:18:20] |
    O livro foi escrito em 1924, mas que não vai ser confrontado com o absurdo de existência, spoiler.
    [74:18:20 - 74:23:20] |
    Spoiler? Mas não expliquei.
    [74:23:20 - 74:55:00] |
    O livro foi publicado em 1924, foi a terceira obra publicada por José Frodo e tem muitas afinidades com um outro texto publicado um ano mais tarde em 1925, e que se tornou uma das grandes obras primas da literatura do século 20, o processo de Kafka.
    [74:55:00 - 75:11:40] |
    Vale muito a pena ler este perturbado e perturbante José Frodo. Agora é vezes do Pedro Mexia que esta semana não traz um livro, mas uma publicação eletrônica.
    [75:11:40 - 75:41:40] |
    Eu sou desta publicação no ponto de vista de Peter Singer, que é um filósofo muito citado, muito traduzido, e que é um filósofo aliás bastante polêmico, nas mais variadas matérias, das direitos animais, a natureza humana, a eutanasia e a eugenia, e como eu sabe que para chegar à verdade,
    [75:41:40 - 76:28:20] |
    precisava ver discussão, incluindo a discussão de ideias polêmicas, decidiu lançar este journal ao controversial ideas, em que ele se propõe publicar textos que são controverses, porque esses textos são cada vez mais desencurajados nas universidades e certas publicações, porque pode eu finir alguém, e ele é da opinião que só se chega à verdade, com o confronto de ideias,
    [76:28:20 - 76:56:40] |
    mesmo ideias que são minoritárias, desagradáveis, que choquem alguns, e ele é isso que se propõe nesta publicação e as pessoas que fazem com ele, é publicar textos que sejam controverses por natureza, porque um filósofo sabe que da controversia é que nasceu as histórias ideias.
    [76:56:40 - 77:11:40] |
    O João Miguel Tavar, traz um livro branco, não instugui a douga, italianos chamado Carlos Tipola, já falecido?
    [77:11:40 - 77:41:40] |
    Mas quem é um livro divertidíssimo de humor e de inteligência, e eles chamam-se as leis fundamentais das tupidas humanas, e ele é tão deliciosa, na forma como divide os humanos, em quatro categorias, que são os bandidos, que é que eles quando fazem uma ação, eles ganham e os outros perdem,
    [77:41:40 - 78:13:20] |
    aqueles que são os chamam-se desamparados, mas, basicamente, são pessoas que são facilmente a ganhada, que é que fazem uma ação, elas perdem, os outros ganham, e eles ganham, e depois, há os tupidas, que são aquelas pessoas que quando fazem uma ação, elas perdem, e os outros perdem também.
    [78:13:20 - 78:35:00] |
    E o que é mais curioso é que ele diz que esses tupidos estão distribuídos por todas as classes da mesma forma, seja, seja a 19-Bet, seja a esperem o Nobel, estesas a mesa do governo de sombra, o número de tupidos é igual em todas as categorias.
    [78:35:00 - 78:43:20] |
    E este é um livro delicioso, e eu aconselho...
    [78:43:20 - 78:48:20] |
    Sabia que não ia resistir a acabar a falar de mim?
    [78:48:20 - 78:55:00] |
    E vale-me saber, não, porque nem não livre, mas é assim, não é assim.
    [78:55:00 - 79:01:40] |
    E nós tupidos, e portanto, é assim.
    [79:01:40 - 79:11:40] |
    O Ricardo Raúse Pereira traz um livro de uma autora que está na BR, últimamente.
    [79:11:40 - 79:31:40] |
    Que é, por sora, se você não para alta, economista e colunista do público, o livro chama-se Portugal e a crise do século, o terremoto da desigualdade é o subtítulo, é um livro que...
    [79:31:40 - 79:46:40] |
    Ela é muito clareza, a prova é que eu não percebo até para mim que não percebe nada econômico, o livro é inteligível, e ela...
    [79:46:40 - 80:05:00] |
    E, basicamente, é uma espécie de... Não sou um diagnóstico da crise que vivemos e que, provavelmente, vamos viver com bastante mais intensidade,
    [80:05:00 - 80:16:40] |
    começa com o momento em que o ministro Maricente Teno entregava a Nácemblé da República Warstamente, estado para 2020,
    [80:16:40 - 80:35:00] |
    por tanto, no fim de 2019, nós tínhamos um ocidente das contas públicas projetadas para 0,2%, o Pibo, um crescimento até bastante razoável do Pibo, e um mínimo histórico de desemprego,
    [80:35:00 - 81:00:00] |
    claro que na China, como sabemos mais tarde, estava levantar-se uma onda que viria submergir esta economia que até dava uns chinais bastante positivos e viria demonstrar claramente que a economia, apesar disso, era e continuasse a ser bastante frágil.
    [81:00:00 - 81:16:40] |
    E, portanto, depois de fazer este diagnóstico todo, a pessoa ressozana para ela ainda apresenta algumas propostas que não vão até manter o suspensão.
    [81:16:40 - 81:20:00] |
    A gente não faça de forma alguma coisa, não é?
    [81:20:00 - 81:38:20] |
    É, apresenta algumas propostas que, imagino que seja algumas de elas possam ser recebidas com surpresa e até para a publicidade, mas que me parecem...
    [81:38:20 - 81:41:40] |
    Algumas chafron, algumas e outras pessoas se se publicam.
    [81:41:40 - 82:05:00] |
    O livro chama-se Portugal e a crise do século, e assim se conclui mais uma reunião humanal, 2,8 dias, a mesma hora, novo governos sombra, pedram-se chia, João Miguel Tavarres e Ricardo Arospereira.
    [82:05:00 - 82:51:40] |
    [Música]

     

     

    Transcrições dos episódios do podcast Governo Sombra

    Feitos com uma mistura de Rust, whisper.cpp, e amor.

    Uma estupidez por Duarte O.Carmo

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